• Nenhum resultado encontrado

Arq. Bras. Oftalmol. vol.64 número6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Arq. Bras. Oftalmol. vol.64 número6"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Arq Bras Oftalmol 2001;64:597-8

Altino nasceu na Paraíba e por lá terminou o Curso Ginasial. Transferiu-se depois para o Recife, onde concluiu seu curso de médico, inclinando-se pela Oftalmologia, atividade que exerceu até os 80 anos de idade.

Cedo tornou-se um profissional do mais alto nível moral e imprimia um respeito invejável pelo conhecimento de sua espe-cialidade aduzida a um cavalheirismo de renomado gentleman. Muito jovem conquistou por unanimidade a Presidência da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco e logo depois da Liga Pernambucana de Prevenção da Cegueira.

Foi um grande colaborador da Clínica Oftalmológica do Hos-pital Pedro II, onde gerações de Oftalmologistas se formaram.

Em 1953 construiu a Clínica de Olhos Altino Ventura, pri-meira Casa de Saúde Especializada, com internação, fato iné-dito no nordeste brasileiro.

Seu espírito progressista se fez logo adiante, na constru-ção do HOPE - Hospital de Olhos de Pernambuco, empreendi-mento de absoluto sucesso, uma referência nacional, ensejan-do a muitos o exemplo a seguir.

Há, entretanto, um relato a acrescentar relacionado com o alto espírito humanístico de Altino Ventura - a criação da Fundação Altino Ventura, hoje prestando um grande serviço social no Nordeste e, sendo considerada como centro de refe-rência de ensino, através do seu Curso de Especialização e Residência Médica em Oftalmologia, já tendo formado mais de 130 Oftalmologistas em seus 14 anos de existência.

V Á R I A S

Saudades de Altino Ventura

Casado com Maria de Lourdes, também paraibana, de aprimorada educação e graciosa mulher, nasceram do casal seis filhos dos quais são Oftalmologistas Lúcia e Marcelo.

Embora saibamos que a morte é o inexorável destino de todos nós, há, entretanto, em nossos sentimentos, uma sau-dade que não tem dimensão na existência do homem.

Ela flue do nosso coração e se ajunta à nossa consciência ampliando a tristeza e criando na seqüência da vida uma me-mória inesquecível.

Hoje nossas lágrimas regam o seu sepulcro e nada seria possível reviver os sonhos que sua vida sonhou e realizou para ornar o relicário de sua alma alegre e feliz, levando a todos a grandeza da felicidade, na riqueza emocional de sua pre-sença.

Nunca conseguiu esquecer um só dos seus amigos pois, sua vivência seria inútil e assim julgava não poder prescindir de um só deles.

Rolaram seus caminhos e cresceram suas amizades, pe-nhorados no carinho de sua afeição fraternal, âncora maior dos seus sentimentos.

Se ao chamamento do Altíssimo adormeceu sorrindo, gra-va, no pergaminho de sua admissão aos céus, os que em abraços lhe receberam.

Assim lembramos Altino Ventura, um ano depois de seu falecimento.

Que saudades de Altino; jamais o esqueceremos.

(2)

Arq Bras Oftalmol 2001;64:597-8 598 Várias

Inter national Federation of Ophthalmological

Societies (I.F.O.S.) and the Inter national Council

of Ophthalmology (I.C.O.)

Embora o primeiro Congresso Internacional de Oftalmolo-gia tenha sido realizado em 1857 (Bruxelas), o International Council of Ophthalmology acabou sendo apenas criado 70 anos depois, enquanto a International Federation of Ophthal-mological Societies foi fundada em 1933 (Madrid). O I.C.O. tornou-se um corpo executivo da I.F.O.S. e é a instituição que seleciona os locais para a realização de Congressos Internacio-nais de Oftalmologia, a cada quatro anos. Com a World Blind Union, fundou a I.A.P.B (International Association of Preven-tion of Blindness). A Academia Ophthalmologia InternaPreven-tiona-

Internationa-lis (A.O.I.) é uma organização de 50 membros que se reune com o I.C.O., ajudando-o em seus aspectos acadêmicos. Mas o I.C.O. tem, ainda, um Advisory Commitee para assessorá-lo em outros assuntos. Está implementando o projeto “Vision for the Future”, com várias linhas e objetivos. G.O.H. Naumann (Erlangen, Alemanha) e Bruce E. Spivey (New York, U.S.A) são, respectivamente, os atuais Presidente e Secretário-Geral do I.C.O. Maiores informações estão disponíveis no localizador www. icoph.org, mas contatos no Brasil podem ser feitos por meio do Prof. Dr. Rubens Belfort Júnior (eyebr@webmail. epm.br).

ABO ELETRÔNICO

A versão eletrônica dos Arquivos Brasileiros de

Oftalmologia com textos completos está disponível em:

• http://www.abonet.com.br

• SciELO Scientific Electronic Library Online

-http://www.scielo.org

Referências

Documentos relacionados

cia das publicações (para julgamentos de níveis de cursos de pós- graduação, de méritos curriculares pessoais e outros) a CAPES considera como de “boa qualidade” (Qualis A)

Considerando sua colocação de que possivelmente o diagnóstico correto não seja de paresia bilateral do IV par, e sendo a responsável pelo exame de motilidade ocular deste

Primei- ros pacientes do Estado do Rio de Janeiro tratados com a enzima recombinante Agalsidase Beta (Fabrazime). Rev Bras Oftalmol.. Arq Bras Oftalmol. 70, nº 5, páginas 809-813) li

The data used in this study were collected by a multidisciplinary team from several institutions from North America (University of Illinois, Chicago) and Brazil [Altino

Distribuição dos pacientes submetidos à ceratoplastia penetrante segundo os principais fatores de risco pré-operatórios e complicações Tabela 3.. Distribuição dos

Para a sua execução contou-se com uma equipe multidisciplinar, constando de 37 profissionais da Fun- dação Altino Ventura, composta de oftalmologistas (sendo quatro especializadas

Métodos: Análise retrospectiva de 30 pacientes com neurorretinite subaguda unilateral difusa, atendidos no ambulatório de uveítes da Fundação Altino Ventura e do Hospital de Olhos

para mais ou para menos – com potência de 10dBm (ESPECIFICAÇÕES DE SINALIZAÇÃO ACÚSTICA PARA REDE NACIONAL DE TELEFONIA, 1996, p. • Tom de controle de chamada: enviado