• Nenhum resultado encontrado

Lista 06 de Algoritmo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Lista 06 de Algoritmo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lista de 06 Exercícios de Algoritmo II

Professor Rodrigo Neves

1) Leia um vetor A e um vetor B, ambos com N < 30 elementos (valor definido pelo usuário) e que intercale estes vetores A e B, formando um outro vetor C da seguinte forma.

C[1] <- A[1] C[2] <- B[1] C[3] <- A[2] C[4] <- B[2]

2) Faça um programa que utilize uma estrutura de repetição para ler 20 números armazenando-os em um vetor e calcule e exiba a média aritmética deles. Em seguida o programa deve apresentar todos os valores armazenados no vetor que sejam menores que a média.

3) No exercício seguinte, temos que montar um menu de opções onde pode ser escolhida a desejada, uma só vez, e deve ser usado com o seguinte array para a resolução:

a = [32 45 85 66 12 35 10 96 38 15 13 11 65 81 34 64 16 89 54 19]

a) O vetor b deve se tornar uma cópia revertida do vetor a (a ordem dos elementos deve ser trocada).

b) Encontre o maior e o menor elemento de a.

c) Encontre índice do maior e índice do menor elemento de a. d) b deve receber a lista dos números que estão nos índices

(posições) pares de a.

e) b deve receber a lista dos índices (posições) de a que contém elementos maiores do que 50.

f) b deve receber a média aritmética dos elementos de a (arredondada para baixo).

g) b deve receber a lista decrescente dos índices de a que contenham elementos menores que 50.

h) b deve receber a ordenado de forma crescente ou ordem não-decrescente, já que poderá haver números repetidos.

4) Leia um conjunto de salários, sendo que para terminar a entrada será fornecido o valor -1. Após toda a entrada ter sido realizada, leia o valor de um reajuste. Em seguida exiba todos os salários já reajustados.

(2)

6) Ler um vetor Q de 20 posições (aceitar somente números positivos). Escrever a seguir o valor do maior elemento de Q e a respectiva posição que ele ocupa no vetor.

7) Faça um algoritmo que leia um vetor ordenado de 20 posições e depois um novo número e o insira dentro do vetor na posição correta para mantê-lo crescente.

8) Faça um algoritmo para ler um vetor de 20 números. Após isto, deverá ser lido mais um número qualquer e verificar se esse número existe no vetor ou não. Se existir, o algoritmo deve gerar um novo vetor sem esse número.

9) Elabore um programa que receba uma linha de texto e conte as vogais .

10) Construir um programa que pede para o usuário: (i) Uma string s,

(ii) Um caractere ch1, (iii) Um caractere ch2.

O programa deve substituir todas as ocorrências do caractere ch1 em s pelo caractere ch2.

11) Faça um programa que dado um nome completo, retorne a abreviatura deste nome. Não se devem abreviar as preposições como: do, de, etc. A abreviatura deve vir separada por pontos. Ex: Paulo Jose de Almeida Prado. Abreviatura: P.J.A.P.

12) Faça um programa onde o usuário digita 3 informações a respeito de uma pessoa: Nome, endereço e telefone. Concatene essas três informações em uma única string e faça uma contagem de quantas letras do alfabeto estão presentes nesta string (considerando as redundâncias) e também de dígitos numéricos. Os espaços e os caracteres de pontuação devem ser ignorados(as funções de contagem já fazem isso).

Exemplo:

Nome: Ana Claudia

Endereço: Rui Barbosa, 234 Tel: 234-0912

Resultado:

Quantidade de letras pertencentes ao alfabeto = 20. Quantidade de dígitos numéricos = 10

13) Fazer um programa para:

a) Receber uma string do usuário.

b) Contar quantos ditongos ou hiatos existem na string.

(3)

Desafios:

1) Dados dois strings (um contendo uma frase e outro contendo uma palavra), determine o número de vezes que a palavra ocorre na frase.

Exemplo:

Para a palavra ANA e a frase :

ANA E MARIANA GOSTAM DE BANANA (2) Temos que a palavra ocorre 4 vezes na frase.

2) Faça um programa de consulta pela posição numérica da pessoa: leia nomes de pessoas, sendo a quantidade determinada pelo usuário. Logo após a entrada pergunte ao usuário o número do nome que ele gostaria de consultar. Após sua resposta, exiba o nome que fica na posição informada. Chame atenção do usuário em caso de uma consulta inválida, ou seja, com números menores ou iguais a zero, ou maiores do que a quantidade cadastrada.

3) Faça um algoritmo para ler e armazenar em um vetor a temperatura média de todos os dias do ano. Calcular e escrever:

a) Menor temperatura do ano b) Maior temperatura do ano c) Temperatura média anual

d) O número de dias no ano em que a temperatura foi inferior a média anual

4) Dados dois números naturais m e n e duas seqüências ordenadas com m e n números inteiros, obter uma única seqüência ordenada contendo todos os elementos das seqüências originais sem repetição.

5) Leia dois conjuntos de números (podem ter o tamanho diferente) já ordenados de forma crescente. Crie um outro vetor para armazenar os dois conjuntos unidos, sendo que os números devem permanecer ordenados. Finalmente, exiba este vetor resultante.

6) Implemente um programa que receba um nome e apresente apenas o último sobrenome e o 1º nome na seguinte forma:

Exemplo:

Manuel Francisco Teixeira Duarte Duarte, Manuel

(4)

8) Elaborar um algoritmo que lê um conjunto de 30 valores e os coloca em 2 vetores conforme os valores forem pares ou impares. O tamanho destes dois vetores é de 5 posições. Se algum vetor estiver cheio escrevê-lo. Terminada a leitura escrever o conteúdo dos dois vetores. Cada vetor pode ser preenchido tantas vezes quanto for necessário.

9) Implemente um programa que receba uma linha de texto, retire os espaços em excesso existentes deixando apenas um espaço entre as várias palavras.

10) Uma locadora tem em um vetor de 50 posições a quantidade de filmes retirados pelos seus 50 clientes. A locadora esta fazendo um promoção que a cada 10 filmes retirados o cliente ganha uma locação gratuita, escreva um outro vetor mostrando quantas locações grátis cada um dos 50 clientes tem direito.

11) Ler uma matriz SOMA 4x4, calcular e escrever as seguintes somas:

a) da linha 3 b) da coluna 2

c) de todos os elementos da matriz

12) Faça um programa que carregue uma matriz 3 x 4 com números inteiros, calcule e mostre:

A quantidade de elementos pares; A quantidade de elementos ímpares; A média de todos os elementos

13) Fazer um programa para ler ao final da manhã o fechamento do caixa de uma loja, ou seja, o seu rendimento ao final da manhã. O mesmo deverá ser feito ao final da tarde. Este levantamento deve ser feito todos os dias da semana (de segunda-feira a sexta-feira). Ao final da semana, após feitas todas as leituras, descobrir e escrever o dia e o turno que teve maior rendimento. Obs.: Utilizar o conceito de matriz para resolver este exercício .

(5)

para o nome para encerrar o programa. Você deverá fazer uma tela de consulta com o formato que achar adequado.

15) Escreva um programa para cadastrar 50 clientes de uma loja. As informações necessárias são: nome, endereço e telefone. Deve ser usada uma estrutura de registro para a construção deste Cadastro. Ao final do cadastro de cada cliente deverá ser perguntado: "Novo Cliente (S/N)?". Deve-se utilizar um vetor do tipo declarado como um registro para a solução deste programa. Quando o usuário digitar "N" na pergunta para novo cliente ou quando preencher o vetor com 50 clientes, a tela deverá ser limpa e deverá ser montada uma tela para permitir a consulta aos clientes: por código (que é o índice do vetor). Deverá ser digitado o código 999 para encerrar o programa. A tela de consulta deverá ter o seguinte formato:

Digite o código do cliente: _ Nome:

Endereço: Telefone:

<Digite 999 para sair...>

Referências

Documentos relacionados

O pastor Felipe Silva de Oliveira da Terceira Igreja Batista em Jardim Bom Retiro (São Gonçalo/RJ), é convidado para apresentar uma reflexão bíblica baseada na

O Lucro Real é disponibilizado para as empresas que não se enquadram nas condições exigidas pelo SIMPLES e pelo regime de Lucro Presumido, devendo obrigatoriamente optar pelo

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

Desenvolver um algoritmo para ler uma seqüência de números inteiros com FLAG = 0, calcular e imprimir a quantidade de números lidos.. Desenvolver um algoritmo para ler uma seqüência

Faça uma rotina que tem como parâmetros, um vetor de números reais e o número de elementos que estão no vetor.. A rotina deve ordenar o vetor em

Aula Expositiva, Discussão dos textos, Apresentação de alunos, Exercícios, Prova.. 2

A descoberta do algoritmo AKS tem apenas relevância matemática visto que, apesar de ser um algoritmo de tempo polinomial e determinístico (classe P), na prática, leva muito mais

Dois vetores são paralelos quando podem ser expressos a partir de um determinante, cujas linhas são formadas pelas coordenadas dos vetores e o det = 0... Vetores