• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE SALA DE AULA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE SALA DE AULA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFÂNCIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE PSICOLOGIA

PROGRAMA DA DISCIPLINA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA INFÂNCIA 2º SEMESTRE 2013

Profª Ms. Mara Poltronieri

Turma: 4º Semestre (Matutino; Noturno/A; Noturno/B) 1. OBJETIVOS

Ao término da disciplina Avaliação Psicológica: infância, os alunos deverão ser capazes de compreender, aplicar, avaliar e interpretar as seguintes técnicas psicológicas: entrevista inicial com os pais, observação lúdica, teste WISC III, Teste DFH III, entrevista de devolução de informação para os pais e para a criança.

1.1 Domínio Cognitivo

- Conceituar, identificar, criticar e exemplificar as técnicas de exame psicológico dentro de um contexto mais amplo que não somente os testes;

- Comparar técnicas de exame psicológico e aplicá-las em situações práticas;

- Identificar o teste psicológico como técnica, treinando sua aplicação, avaliação e interpretação de resultado;

- Desenvolver uma postura ética e de autoconfiança diante dos conceitos aprendidos. 1.2 Domínio Afetivo

- Sensibilizar-se para a importância do uso de várias técnicas de exame psicológico no tocante a um trabalho profissional sério e responsável;

- Perceber o valor de exame psicológico com diferentes técnicas de exame. 2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Técnica de Entrevista Inicial com os Pais; - Observação Lúdica – Utilização da Caixa;

- A Escala Wechsler de Inteligência – WISC III (fundamentação teórica, técnica de aplicação, avaliação e interpretação do teste);

- DFH III – o desenho da figura humana: avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças (fundamentação teórica, técnica de aplicação, avaliação e interpretação do teste); - Técnica de Entrevista de Devolução de Resultados (pais e criança).

3. METODOLOGIA

Teoria/Prática: aulas expositivas dialogadas (realizadas em sala de aula);

Prática (laboratorial): vivência prática, em grupo de quatro alunos, de aplicação, avaliação e interpretação de entrevistas e testes psicológicos. Realização de atendimento sob a supervisão da professora da disciplina (em sala de aula, para esclarecimento de dúvidas) e dos técnicos do Setor de Psicologia Aplicada (realizado no Setor de Psicologia Aplicada - SPA): supervisão do treino dos testes psicológicos realizados pelos alunos antes da aplicação no cliente colaborador, da entrevista inicial realizada com os pais, da observação lúdica realizada com o cliente colaborador (criança entre seis a onze anos), da aplicação, avaliação e interpretação dos testes psicológicos realizados com o cliente colaborador e fechamento das entrevistas de devolução de resultados para os pais e para o cliente colaborador.

Obs.: a avaliação da aplicação, pontuação e interpretação dos testes e relatório final será realizada pela Professora da Disciplina.

(2)

Quanto ao atendimento: os pais do cliente colaborador deverão comparecer ao SPA, com o grupo de alunos, por duas vezes (entrevista inicial e devolução dos resultados).

O cliente colaborador deverá comparecer ao SPA, com o grupo de alunos, por quatro vezes (observação lúdica, aplicação do teste WISC III aplicação do teste DFH III e devolução de resultados).

3.1 Atividades práticas obrigatórias no Setor de Psicologia Aplicada (realizado em grupo de até quatro pessoas).

3.1.1 Aplicação Experimental (TREINO) do Teste WISC III (apenas o grupo deverá estar presente nessa atividade).

- Prazo do 4º semestre Matutino e Noturno/B: De 20/08 até 14/09 (atividade com 1h30 de duração).

- Prazo do 4º semestre Noturno/A: De 23/08 até 21/09 (atividade com 1h30 de duração). Após o treino do teste WISC III, o grupo deverá deixá-lo na recepção do S.P.A. para avaliação da aplicação. Após liberação da aplicação experimental (treino), o grupo poderá realizar a aplicação do teste no cliente colaborador.

3.1.2 Entrevista Inicial com os Pais e Observação Lúdica com a Criança (nessa atividade devem estar presentes o grupo, os pais e a criança).

- Prazo do 4º semestre Matutino e Noturno/B: De 17/09 até 11/10 - Prazo do 4º semestre Noturno/A: De 13/09 até 11/10

A entrevista inicial com os pais terá a duração de 1h30 e a observação lúdica a duração de 50 minutos. Enquanto uma dupla faz a entrevista inicial com os pais, os outros dois alunos observam a criança em atividade lúdica.

ESSA ATIVIDADE SÓ PODERÁ SER REALIZADA COM O CONSENTIMENTO DOS PAIS OU RESPONSÁVEL PELO CLIENTE COLABORADOR DESTA FORMA, NESSE PRIMEIRO ENCONTRO, OS ALUNOS DEVERÃO ENTREGAR NO S.P.A. O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO DEVIDAMENTE ASSINADO PELOS PAIS OU RESPONSÁVEL.

3.1.3 Entrega dos Relatos da Entrevista Inicial com os Pais e Observação Lúdica com a Criança no SPA para avaliação das análises realizadas pelo grupo (após a realização da entrevista inicial com os pais e observação lúdica com a criança o grupo terá o prazo de uma semana para entregar no SPA duas cópias dos relatos das atividades – digitados - com as devidas análises. Uma das cópias será devolvida aos alunos para fechamento do caso atendido).

3.1.4 Aplicação Real do teste WISC III.

Nessa atividade deverá estar presente um dos alunos que realizou a Entrevista Inicial com os Pais e um dos alunos que realizou a Observação Lúdica com a Criança.

- Prazo do 4º semestre Matutino e Noturno/B: De 23/09 até 26/10 (atividade com 1h30 de duração).

- Prazo do 4º semestre Noturno/A: De 23/09 até 26/10 (atividade com 1h30 de duração). Após aplicação do teste WISC III, a dupla de aplicadores deverá entregá-lo na secretaria do SPA. Após liberação do teste aplicado no cliente colaborador, o quarteto terá três dias úteis para pontuá-lo e entregá-pontuá-lo no SPA para revisão da pontuação.

(3)

3.1.5 Aplicação Real do Teste DFH III.

Nessa atividade deverão estar presentes os dois alunos que compõe o quarteto que NÃO aplicaram o teste WISC III.

- Prazo do 4º semestre Matutino e Noturno/B: De 30/09 até 04/11 (atividade com 1h30 de duração).

- Prazo do 4º semestre Noturno/A: De 30/09 até 04/11 (atividade com 1h30 de duração). Na saída da aplicação do teste DFH III, a dupla de aplicadores deverá passar pelo SPA e solicitar que as folhas aplicadas sejam rubricadas pelos técnicos.

O teste aplicado deverá ser levado pelos aplicadores e o grupo terá três dias úteis para deixá-lo devidamente pontuado no SPA para revisão da pontuação.

3.1.6 Orientação das Entrevistas de Devolução de Resultados.

Após a realização de todas as atividades, entrevista inicial com os pais, observação lúdica com o cliente colaborador, aplicação, pontuação, revisão da pontuação e interpretação dos testes WISC III e DFH III realizados com a criança, o grupo deverá marcar uma data com a professora de sala de aula para discussão de resultados e fechamento dos esboços das devolutivas.

Após esse encontro o grupo estará liberado para devolver os resultados aos pais e para cliente colaborador

- Datas do 4º semestre Matutino e Noturno/B: 11/11; 18/11; 25/11 - Datas do 4º semestre Noturno/A: 14/11; 21/11; 28/11

Obs: para esse encontro, o grupo deverá trazer todo o material prático do semestre e os esboços das devolutivas (são dois esboços, um para os pais e outro para o cliente colaborador)

3.1.7 Realizar a devolução de resultados para os pais e para a criança.

- Prazo do 4º semestre Matutino e Noturno/B: De 12/11 até 07/12 (atividade com 50 minutos de duração).

- Prazo do 4º semestre Noturno/A: De 18/11 até 07/12 (atividade com 50 minutos de duração).

OBSERVAÇÃO:

Entrega do relatório final :

- Prazo do 4º semestre Matutino e Noturno/B: 02/12/2013 - Prazo do 4º semestre Noturno/A: 05/12/2013

O quarteto que realizar as entrevistas devolutivas para os pais e para a criança após a entrega do relatório terá 24H de prazo para deixar os relatos das mesmas no SPA.

4. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 Para a disciplina “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA INFÂNCIA” a avaliação é única, por meio das atividades realizadas em grupo (atividades práticas no Setor de Psicologia Aplicada – entrega do relatório final valendo de zero a dez pontos) e individualmente (três avaliações parciais valendo de zero a sete pontos cada + Nota da Fase Escrita Única da Avaliação Interdisciplinar Cumulativa (AIC*) do Curso de Psicologia com peso de 0,0 a 3,0 pontos) no decorrer das atividades acadêmicas, buscando-se identificar competências e habilidades constituídas por meio de produções escritas, da compreensão dos conteúdos trabalhados e da solução de situações-problema. *AIC: Uma prova de múltipla escolha com 30 (trinta) questões;

A prova inicia às 8h (oito horas) e termina às 11h (onze horas), para os estudantes do período matutino e com início as 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) e término às 22h30 (vinte e duas horas e trinta minutos) para os estudantes do período noturno.

(4)

Será aplicada no dia 08 de outubro de 2013 para todas as turmas (nesse dia os setores do curso não funcionarão para atividades acadêmicas de nenhuma natureza).

Avaliação única (média semestral) =

média das avaliações parciais + nota AIC + relatório final das atividades práticas

2

NÃO HAVERÁ PROVA SUBSTITUTIVA E EXAME FINAL PARA ESTA DISCIPLINA. No caso de falta do aluno não haverá substituição das avaliações parciais, independente do instrumento usado pelo professor.

Para as demais disciplinas:

A avaliação acadêmica é realizada por disciplina, incidindo sobre a frequência e a atividade escolar do estudante. São atividades de avaliação: pesquisas, exercícios, leitura e interpretação de textos, de casos, trabalhos práticos, seminários, provas escritas, constantes no Plano de Ensino e de Aula apresentado aos estudantes pelo professor, no início do semestre letivo.

A composição das notas do 1º e 2º bimestres será feita da seguinte maneira: A)Composição da nota para o 1º. Bimestre (B1):

Avaliação continuada com no mínimo três INSTRUMENTOS. Um deles poderá ser prova escrita. B)Composição da nota para o 2º. Bimestre (B2): somente para disciplinas presenciais e estágios de ênfase (do 7º ao 10º semestres).

B2A – Avaliação do Professor com peso de 0,0 a 7,0 na data prevista pela UnG em calendário acadêmico.

B2B – Avaliação Interdisciplinar Cumulativa (AIC) com peso de 0,0 a 3,00 conforme Regulamento (anexo ao plano de ensino da disciplina).

IMPORTANTE: Aprovação

No caso de disciplinas com avaliação B1 e B2. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média de aproveitamento semestral igual ou superior a 7,0 (sete inteiros), desde que não ultrapasse o limite de 25% de faltas no semestre letivo. A média bimestral deverá ser lançada de meio em meio ponto. A média semestral será obtida pela soma das duas médias bimestrais e o resultado dividido por 2. Oficialmente, o cálculo desta média será feito pelo sistema de processamento de dados da Universidade Guarulhos, com arredondamento de 0,25 para mais. O aluno que, numa disciplina, obtiver média semestral inferior a 4,0 (quatro inteiros) será considerado reprovado nessa disciplina, independentemente do número de faltas e não terá direito a fazer o exame especial de recuperação.

No caso de disciplinas com avaliação única. Será considerado aprovado o aluno que obtiver a média de aproveitamento semestral igual ou superior a 7,0 (sete inteiros), desde que não ultrapasse o limite de 25% de faltas no semestre letivo. Não haverá provas substitutivas de avaliações parciais e não haverá exame especial de recuperação.

Nas disciplinas com avaliação cumpriu ou não cumpriu. Será considerado aprovado o aluno que obtiver o conceito cumpriu desde que não ultrapasse o limite de faltas de 25% no semestre letivo. Não haverá provas substitutivas de avaliações parciais e não haverá exame especial de recuperação e não haverá reposição de supervisões. Haverá reposição de atendimentos ou visitas de estágios conforme critério do supervisor de estágio, ouvido a coordenação de estágio do campo em questão.

(5)

OBSERVAÇÕES GERAIS

Terá desconto de pontos sobre a nota do relatório, o grupo ou aluno que:

 Não realizar por responsabilidade própria as atividades práticas no SPA que só poderão ser realizadas dentro dos prazos previstos no presente programa da disciplina (obs.: isto também é válido para as aplicações experimentais).

 Faltas éticas que o grupo (ou aluno) possa vir a cometer poderão implicar em um rebaixamento maior ou menor na nota do relatório, a critério do professor de sala de aula.  O aluno ou grupo que tiver algum tipo de falta em relação às atividades obrigatórias no SPA

deverá trazer outro colaborador e cumprir as atividades, de aplicação, avaliação e interpretação de testes individualmente. Caso isto não ocorra, o aluno receberá ZERO de nota prática.

 O grupo deverá desenvolver o Programa de Avaliação Psicológica Infantil com um Colaborador (criança de 06 a 11 anos) que não tenha vínculo familiar e de amizade íntima com os alunos que compõe o quarteto. Caso isto não ocorra, será considerado como falta ética (ver item dois destas observações).

5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES: 2ªF. DAS 07H40 ÀS 11H00 – 4º MATUTINO 2ªF. DAS 19H20 ÀS 22H40 – 4º NOTURNO/B

Aula TP Conteúdo/Atividades Estratégia de Aula/Recursos

1ª 05/08 Apresentação do programa Aula expositiva dialogada/ Visita ao Setor de Psicologia Aplicada 2ª 12/08 Técnica de Aplicação do Teste WISC III Aula expositiva dialogada;

retroprojetor 3ª 19/08 Técnica de Aplicação do Teste WISC III (cont.)

Atividade extraclasse de leitura, análise e reflexão de textos sobre entrevista inicial com pais.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor Atividade extraclasse 4ª 26/08 XXVII SEMANA CULTURAL DA PSICOLOGIA

E I ENCONTRO DE PSICOLOGIA E PRÁTICAS

INSTITUCIONAIS

---5ª 02/09 Técnica de Entrevista Inicial com os Pais. Atividade extraclasse de leitura, análise e reflexão

de textos sobre observação lúdica.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor Atividade extraclasse 6ª 09/09 Técnica de Entrevista Inicial com os Pais (cont.);

Técnica de Observação Lúdica.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor 7ª 16/09 Técnica de Observação Lúdica (cont.)

Técnica de Aplicação do teste DFH III.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor 8ª 23/09 Avaliação Teórica Individual (técnicas de

entrevistas, entrevista inicial com pais e observação lúdica)

Técnica de Pontuação do Teste WISC III (2ª aula)

Atividade elaborada pelo professor.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor

(6)

9ª 30/09 Técnica de Pontuação do Teste WISC III (cont.) Fundamentação e Interpretação do Teste WISC III

Aula expositiva dialogada; retroprojetor

10ª 07/10 Fundamentação e Interpretação do Teste WISC III (cont.)

Aula expositiva dialogada; retroprojetor

11ª 14/10 RECESSO ESCOLAR

---12ª

21/10

Avaliação Teórica Individual (técnicas de aplicação, avaliação, interpretação e fundamentação teórica do teste WISC III)

Interpretação do Teste DFH III (2ª aula)

Atividade elaborada pelo professor.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor 13ª 28/10 Interpretação do Teste DFH III (cont.) Aula expositiva dialogada;

retroprojetor 14ª 04/11 Entrevista de Devolução dos Resultados e Esboço de

Devolutiva

Aula expositiva dialogada; retroprojetor

15ª 11/11 Supervisão de Casos Reflexão em grupo

16ª 18/11 Supervisão de Casos Reflexão em grupo

17ª 25/11 Supervisão de Casos Reflexão em grupo

18ª 02/12 Avaliação Teórica Individual (técnicas de aplicação, avaliação, interpretação e fundamentação teórica do teste DFH III e técnica

de entrevista de devolução de resultados) Entrega do Relatório Final do Caso Atendido no

Setor de Psicologia Aplicada

Atividade elaborada pelo professor

19ª 09/12 Discussão da Avaliação do Relatório Final Reflexão em grupo

5ªF. DAS 19H20 ÀS 22H40 – 4º NOTURNO/A

Aula TP Conteúdo/Atividades Estratégia de Aula/Recursos

1ª 08/08 Apresentação do programa Aula expositiva dialogada/ Visita ao Setor de Psicologia Aplicada 2ª 15/08 Técnica de Aplicação do Teste WISC III Aula expositiva dialogada;

retroprojetor 3ª 22/08 Técnica de Aplicação do Teste WISC III (cont.)

Atividade extraclasse de leitura, análise e reflexão de textos sobre entrevista inicial com pais.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor Atividade extraclasse 4ª 29/08 Técnica de Aplicação do teste DFH III.

Técnica de Entrevista Inicial com os Pais.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor 5ª 05/09 Técnica de Entrevista Inicial com os Pais (cont.);

Atividade extraclasse de leitura, análise e reflexão de textos sobre observação lúdica.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor Atividade extraclasse 6ª 12/09 Técnica de Observação Lúdica. Aula expositiva dialogada;

(7)

7ª 19/09 Avaliação Teórica Individual (técnicas de entrevistas, entrevista inicial com pais e

observação lúdica)

Atividade elaborada pelo professor.

8ª 26/09 Técnica de Pontuação do Teste WISC III Aula expositiva dialogada; retroprojetor 9ª 03/10 Técnica de Pontuação do Teste WISC III (cont.) Aula expositiva dialogada;

retroprojetor 10ª 10/10 Fundamentação e Interpretação do Teste WISC III Aula expositiva dialogada;

retroprojetor 11ª 17/10 Fundamentação e Interpretação do Teste WISC III

(cont.)

Aula expositiva dialogada; retroprojetor 12ª 24/10 Avaliação Teórica Individual (técnicas de

aplicação, avaliação, interpretação e fundamentação teórica do teste WISC III)

Interpretação do Teste DFH III (2ª aula)

Atividade elaborada pelo professor.

Aula expositiva dialogada; retroprojetor 13ª 31/10 Interpretação do Teste DFH III (cont.) Aula expositiva dialogada;

retroprojetor 14ª 07/11 Entrevista de Devolução dos Resultados e Esboço de

Devolutiva

Aula expositiva dialogada; retroprojetor

15ª 14/11 Supervisão de Casos Reflexão em grupo

16ª 21/11 Supervisão de Casos Reflexão em grupo

17ª 28/11 Supervisão de Casos Reflexão em grupo

18ª 05/12 Avaliação Teórica Individual (técnicas de aplicação, avaliação, interpretação e fundamentação teórica do teste DFH III e técnica

de entrevista de devolução de resultados) Entrega do Relatório Final do Caso Atendido no

Setor de Psicologia Aplicada

Atividade elaborada pelo professor

19ª 12/12 Discussão da Avaliação do Relatório Final Reflexão em grupo

6.ROTEIRO DO RELATÓRIO

4º semestre Matutino e Noturno/B entregar o relatório até 02/12/13 no SPA. 4º semestre Noturno/A entregar o relatório até 05/12/13 no SPA.

1. Identificação dos Alunos: nomes, RA e turma.

2. Identificação do Cliente-colaborador: iniciais do nome, idade (em anos e meses), sexo e escolaridade.

3. Relato da Entrevista Inicial com os Pais

3.1 Análise da Entrevista Inicial com os Pais 4.Relato da Observação Lúdica

4.1 Análise da Observação Lúdica 5. Interpretação Quantitativa do teste WISC III

5.1 Interpretação Qualitativa do teste WISC III (comportamentos da criança observados durante a aplicação do teste)

6. Interpretação Quantitativa do teste DFH III

6.1 Interpretação das histórias do teste DFH III 7. Esboço da Entrevista Devolutiva para os Pais

8. Esboço da Entrevista Devolutiva para a Criança

(8)

9. Relato da Entrevista Devolutiva realizada com os Pais 10. Relato da Entrevista Devolutiva realizada com a Criança

11. Anexos

- Protocolo de registro do teste WISC III;

- Protocolo de registro do subteste procurar símbolos; - Folha de correção do teste DFH III;

- Desenhos do DFH III;

- Material desenvolvido pela criança na observação lúdica (se houver), por exemplo: desenhos, dobraduras e modelagem.

O quarteto que realizar as entrevistas devolutivas para os pais e para a criança após a entrega do relatório (4º semestre Matutino e Noturno/B até 02/12/13 ; 4º semestre Noturno/A até 05/12/13), terá 24H de prazo para deixar os relatos das mesmas no SPA.

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

WECHSLER, S. M. DFH III – O desenho da figura humana: avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças brasileiras. 3. ed. Rev. Campinas: Impressão Digital, 2003.

WECHSLER, D. WISC III Escala de Inteligência Wechsler para Crianças: manual. 3. ed. Adaptação e padronização de uma amostra brasileira por Vera Lúcia Marques de

Figueiredo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

WECHSLER, D. WISC III Escala de Inteligência Wechsler para Crianças: apostila de instruções para aplicação e avaliação do teste 3. ed. Adaptação e padronização de uma amostra brasileira por Vera Lúcia Marques de Figueiredo.

São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. COMPLEMENTAR:

ABERASTURY, A. Psicanálise da criança: teoria e técnica. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

ANCONA-LOPEZ, M. (Org.). Avaliação da inteligência. São Paulo: EPU, 1987. 2 v. CUNHA, J. A. et al. Psicodiagnóstico - V. 5 ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

OCAMPO, M.L.S. et al. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. Tradução Mirian Felzenszwalb. 11. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.

Referências

Documentos relacionados

5.13 Para a 3ª Etapa – Entrevista, serão convocados os 3 (três) candidatos com maior pontuação, para cada vaga, ou todos se em menor número, e desde que não eliminados, que

humanos; condução de pesquisa envolvendo seres humanos; reconhecimento de autoria; propriedade intelectual; relação empresa/indústria- universidade; o processo de

Esta tese apresenta uma nova e efetiva abordagem neuro-genética denominada MAAM- GA constituída por um algoritmo genético e uma rede neural associativa morfológica para a

Em contrapartida, o que, via de regra, se vê nas varas de família, jurisdição onde as ações que instauram a curatela são propostas, muitas das pessoas não

indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Santa Catarina,

XI – ter autonomia para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão, em consonância com o seu Conselho

Nesse contexto, foi possível pensar que não devemos ignorar as diferenças existentes entre uns e outros como seres em si diante de um determinado viés ou contexto social aos quais