• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO. O que é um editor de texto -01. Operações básicas. Operações intermediárias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUMÁRIO. O que é um editor de texto -01. Operações básicas. Operações intermediárias"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)
(2)

SUMÁRIO

O que é um editor de texto -01

Tela principal - 01 Botão minimizar - 02

Botão maximizar / restaurar – 02 Botão fechar – 02 Barra de título – 02 Barra de menu – 02 Área de trabalho – 03

Operações básicas

Criando um documento – 04 Digitando um documento -04 Excluindo um texto – 04 Salvando um documento – 04 Visualizando um documento – 05 Imprimindo um documento – 06 Fechando um documento – 06 Saindo do Word – 07

Operações intermediárias

Abrindo um documento existente – 08 Selecionando um texto para alteração – 08 Uma parte do texto – 08

Uma palavra - 08 Uma linha inteira - 08 Um parágrafo - 08 Todo o documento - 08 Para cancelar a seleção - 08

Recortando, colando e copiando partes de um texto – 08 Verificando ortografia – 09

Ignorar tudo - 10

Adicionar ao dicionário - 10 Inserindo quebras de páginas – 10 Formatando um texto - 11

Guia fonte - 11

(3)

Guia efeitos de textos – 11 Modos de exibição - 12 Modo normal – 12 Modo layout on-line – 12 Modo layout da página – 12 Modo estrutura de tópicos – 12 Barra de status – 12

Usando as barras de ferramentas – 13 Barra de ferramentas padrão – 13 / 14 Barra de ferramentas formatação – 15 Barras de rolagem – 16

Réguas - 16

Incluindo figuras no documento – 16 Clip-art – 17

Do arquivo - 17 Autoformas – 17 Wordart – 18 Gráfico - 18

Barra de ferramentas desenho – 18

Operações avançadas

Configurando páginas – 19 Margens - 20 Tamanho do papel - 20 Origem do papel - 20 Layout - 20

Inserindo data e hora – 20

Inserindo numeração de página - 21 Criando cabeçalhos e rodapés – 21 Autocorreção - 22

Não encontrada - 22 Sugestões – 22 Ignorar uma vez - 23 Ignorar regra - 23 Alterar - 23 Alterar todas - 23 Adicionar - 23 Sugerir - 23 Autocorreção – 23

Usando a ajuda do Word - 24 Galeria - 24

(4)

Queridos

e

queridas

:

Este módulo foi elaborado com o maior carinho e empenho para que possa ser utilizado de forma adequada, por isso, espero que você ao utilizá-lo tenha o maior

cuidado, pois servirá para outras pessoas futuramente.

Atenciosamente Gustavo Duarte Escola é

… O lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas e quadros,

programas, horários, conceitos … Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente, o Coordenador é gente, o Professor é gente, cada funcionário é gente.

E a Escola será cada vez melhor,

na medida em que cada um se comporte como colega, amigo e irmão.

Nada de “ilha cercada de gente”.

Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir que não tem amizade e ninguém. Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio e só.

Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico …

Numa Escola assim, vai ser fácil,

estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.

(5)

O que é um editor de textos?

O Editor de Textos é um aplicativo usado para criar e editar textos usando o computador. Ele pode ser comparado a uma máquina de escrever, porém considerando que possui muito mais recursos: podemos inserir figuras, fazer correções de maneira rápida e eficiente sem precisar digitar todo o texto novamente, usar diferentes tipos e tamanhos de letras, algo mais difícil de fazer em uma máquina de escrever, uma vez que ela possui um tipo de letra e tamanho fixo.

Muitos editores de texto disponíveis possuem recursos básicos semelhantes para o tratamento de textos: Word, Carta Fácil, Star Office, Open Office, 602, Wordpad, Word Perfect etc.. Neste módulo vamos usar o Microsoft Word 97 como referência.

Tela principal

(6)

Botão Minimizar

Ao minimizar a janela do Word, ela sai da área de trabalho e fica indicada na Barra de tarefas do Windows. Ao minimizar a janela de um documento, o Word permanece na área de trabalho e a referência ao documento minimizado ficará indicada no canto inferior esquerdo da janela.

Botão Maximizar

/ Restaurar

Usamos esses botões para configurar a janela no seu tamanho máximo ou restaurar uma janela que se encontra minimizada. Quando uma janela é minimizada, seus botões mudam para: Restaurar, Maximizar, ou Fechar. Se a janela estiver restaurada, o botão Restaurar é substituído pelo Maximizar e vice-versa.

Botão Fechar

Usado para fechar a janela ativa, tanto à janela correspondente a um documento quanto à janela do Word.

Barra de título

Na Barra de título temos o nome do aplicativo em uso, no caso, Microsoft Word. Se houver um documento sendo trabalhado com a janela maximizada, seu nome também aparecerá na Barra de título. No exemplo a seguir, estamos trabalhando com um documento chamado carta, com sua janela maximizada:

A barra de título indica o aplicativo e o documento que está sendo digitado.

Barra de menu

Por meio da Barra de menu podemos usar todas as ferramentas disponíveis para trabalhar com os textos. Podemos também utilizar algumas dessas opções a partir da Barra de ferramentas, resultando na mesma operação. A barra de menu contém ferramentas de trabalho do Word.

(7)

Área de trabalho

A área de trabalho é onde elaboramos nossos documentos, seja digitando, inserindo figuras, construindo tabelas, formatando, usando os recursos que a ferramenta disponibiliza e que atendam às necessidades do trabalho que queremos desenvolver, conforme observamos na figura apresentada a seguir:

Barras de Rolagem Barra Ferramentas Desenho Réguas Área de Trabalho Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Modos de

exibição Barra de status

Barra Ferramentas

imagem Barra de título Barra de Menu

(8)

OPERAÇÕES BÁSICAS

Criando um documento

Documento é como chamamos um arquivo criado no Word. Para digitar uma carta, por exemplo, o primeiro passo é criar um novo documento, ou seja, deixar disponível uma área de trabalho onde a carta será digitada e trabalhada.

Para criar um novo documento, usamos o menu Arquivo, opção Novo. Será aberta a seguinte janela:

Selecionando a opção Documento em branco temos a área de trabalho disponível para começar a digitar o conteúdo de um documento.

Digitando um documento

Com a área de trabalho disponibilizada, é importante considerarmos algumas explicações básicas antes de iniciar a digitação:

 Quando o texto chegar ao final da linha, não precisamos pressionar a tecla ENTER (tecla usada geralmente para posicionar o cursor na próxima linha), pois o Word executa o retorno automático, saltando para a próxima linha do documento. Pressionamos ENTER somente para iniciar um novo parágrafo;

O Word faz o retorno automático quando a linha que está sendo digitada chega ao final.

 Durante a digitação de um texto, poderão aparecer alguns símbolos no meio do documento. Esses símbolos são caracteres do Word que não serão impressos: aparecem apenas na tela do computador e correspondem aos espaços e às tabulações inseridas. Para ocultá-los, clicamos sobre o botão Mostrar / Ocultar ;

Excluindo um texto

Para excluir uma parte do texto ou o texto todo, devemos selecioná-lo e em seguida pressionar a tecla Delete ou Backspace.

Para substituir uma parte do texto ou o texto todo, podemos primeiro apagá-lo e em seguida digitar o novo texto ou então apenas selecioná-lo e digitar o novo texto sobre a seleção.

(9)

Salvando um documento

Salvar um documento significa guardar as informações digitadas no disco rígido do computador ou num disquete.

Quando salvamos um documento pela primeira vez, o Word abre uma janela para digitarmos um nome para esse documento e escolhermos a unidade de disco (disco rígido - unidade C: ou disquete - unidade A: ou B:) na qual o documento será salvo (gravado).

Depois que o documento for salvo pela primeira vez, nas próximas vezes a gravação será automática, apenas atualizando as informações modificadas.

Ao trabalharmos com um documento, é importante salvá-lo várias vezes durante sua elaboração, para não corrermos o risco de perder todas as modificações efetuadas.

Para salvar um documento, usamos o menu Arquivo, opção Salvar, ou clicamos na barra de ferramentas padrão, opção .

Caso seja a primeira gravação, teremos a seguinte janela:

Um documento do Word tem a extensão .doc.

Em Salvar em, selecionamos a pasta onde o documento deverá ser salvo e, em seguida, digitamos seu nome na caixa

Nome do arquivo.

Para salvar o mesmo documento em outra unidade de disco ou pasta, por exemplo, o documento está gravado no disco rígido, mas queremos salvá-lo em disquete também, usamos a opção Salvar como... do menu Arquivo.

Caso um documento tenha sido salvo e novas modificações foram introduzidas posteriormente, o Word fará as atualizações quando a opção Salvar for usada.

Visualizando um documento

Antes de imprimir um documento, devemos visualizá-lo para verificar se sua disposição no papel está conforme desejamos. Para isso, clicamos no botão Visualizar impressão da barra de ferramentas padrão ou no menu Arquivo, opção Visualizar

impressão.

É importante usarmos a visualização, antes da impressão, para verificarmos se o documento a ser impresso está ok.

(10)

Podemos visualizar até seis páginas do documento, usando a opção . Para voltar ao documento normal, clicamos na opção Fechar.

Imprimindo um documento

Para imprimir um documento é necessário que a impressora esteja configurada corretamente. Com a impressora configurada, temos várias formas de fazer esta operação: clicando no menu

Arquivo, opção Imprimir ou usando a tecla de atalho CTRL+P ou usando o ícone da barra de ferramentas padrão. Será aberta uma caixa de diálogo com várias opções para a impressão do documento como, por exemplo, a tela seguinte:

Podemos imprimir diversas cópias do mesmo documento, assim como imprimi-lo novamente em outro momento, desde que esteja gravado corretamente.

Dependendo da impressora, serão apresentadas diferentes opções, as quais selecionamos de acordo com o que estamos usando.

Fechando um documento

Para fechar um documento, clicamos no menu Arquivo, opção Fechar. Se o documento ainda não foi salvo, o Word dará um aviso e permitirá salvá-lo neste momento. Um documento fechado poderá ser reaberto em qualquer momento.

(11)

Saindo do Word

Para sair do Word, usamos o menu Arquivo, opção Sair ou fechamos a janela clicando sobre o botão . Se algum documento estiver aberto, o Word dará um aviso para que essa operação seja efetuada. Devemos sair do Word quando encerramos o trabalho com os documentos.

OPERAÇÕES INTERMEDIÁRIAS

Abrindo um documento existente

Um documento digitado em outra ocasião pode ser reaberto para acrescentar informações, fazer correções e impressões etc.

Podemos alterar um documento sempre que for necessário, sem ter que digitá-lo novamente.

Existem várias formas para abrir um documento que já existe:

clicando no menu Arquivo, opção Abrir ou usando a tecla de atalho CTRL+A ou usando o ícone na barra de ferramentas padrão.

Uma mesma operação pode ser feita de diversas formas: pelo menu, pelas teclas de atalho ou pelos ícones das barras de ferramentas.

Ao escolher uma das opções acima, será aberta uma caixa de diálogo onde selecionamos na caixa Examinar, a unidade de disco e a pasta de trabalho onde o documento está gravado. Uma vez selecionada uma unidade de disco, serão listadas as pastas e os documentos que ali existem. Ao encontrar o documento desejado, devemos selecioná-lo e clicar no botão Abrir.

Para abrir um documento que já existe é importante saber seu nome e onde ele se encontra. A opção Localizar agora pode auxiliar, caso desconhecemos as informações acima.

(12)

Selecionando um texto para alteração

Para fazer qualquer alteração em um texto digitado no documento, primeiro selecionamos, com a ajuda do mouse, o texto a ser alterado, de tal forma que ele fique sombreadode preto.

Uma parte do texto

Clicamos na posição em que desejamos iniciar a seleção e, mantendo o botão do mouse pressionado, arrastamos até o final do texto desejado e soltamos o mouse;

Uma palavra

Damos um duplo clique sobre a palavra desejada;

Uma linha inteira

Posicionamos o mouse no início da linha a ser selecionada até que esta fique com a forma de seta, e então damos um clique. Para selecionar diversas linhas, selecionamos a primeira linha e arrastamos o mouse verticalmente até o final da seleção;

Um parágrafo

Posicionamos o mouse no início do parágrafo que queremos selecionar, até que este fique com a forma de seta e, em seguida, damos um duplo clique;

Todo o documento

Posicionamos a seta do mouse em qualquer linha e, em seguida, damos três cliques;

Para cancelar a seleção

Clicamos fora do texto que está selecionado, porém dentro do documento.

Recortando, colando e copiando partes de um texto.

Este recurso é usado quando precisamos copiar ou trocar de posição, dentro do texto, algumas palavras, frases ou parágrafos, sem precisar apagar e digitar novamente.

Quando precisamos copiar uma parte do texto - ou o texto todo - num lugar diferente (seja no mesmo documento ou em outro documento), selecionamos o texto desejado e usamos a ferramenta (copiar) ou a tecla CRTL + C. Em seguida, posicionamos o cursor onde será

feita a cópia e usamos a ferramenta (colar) ou a tecla CRTL + V.

As opções recortar, colar e copiar auxiliam na elaboração e revisão dos documentos. Quando precisamos mover uma parte do texto para outro local, selecionamos a parte que deverá ser movida e usamos a ferramenta (recortar) ou a tecla CRTL + X. Em seguida, posicionamos

(13)

o cursor no local onde o texto deverá ser inserido e usamos a ferramenta (colar) ou a tecla

CRTL + V.

A ferramenta recortar pode ser usada para excluir o texto selecionado.

Verificando ortografia

O Word possui um Verificador ortográfico automático que atua como um revisor, verificando erros de gramática e de ortografia, com base num dicionário de consulta do Word. À medida que o texto é digitado, o Word colocará um sublinhado vermelho na palavra que ele considera errada. Nem todas as palavras apontadas como erradas pelo Word estão realmente erradas! É o caso dos nomes próprios, por exemplo, e nesse caso não há o que corrigir: o sublinhado vermelho é apenas uma advertência, não sairá na impressão.

Os "erros" serão apontados durante a digitação se a opção Verificar ortografia ao digitar estiver selecionada.

Para ativar ou desativar as opções de verificação de ortografia e gramática, clicamos em

Opções na barra de menu Ferramentas e selecionamos as opções desejadas na pasta Ortografia e Gramática:

Para corrigir uma palavra apontada como errada pelo Word, clicamos no botão direito do

mouse. Será aberta uma caixa apresentada na figura a seguir, onde a palavra carta foi escrita de forma errada. Caso o Word reconheça algumas palavras semelhantes em seu dicionário, ele as disponibilizará como prováveis palavras corretas. Se o revisor não encontrar palavras semelhantes, não trará opções de correção.

No primeiro bloco, o Word traz as opções de correção, nos demais blocos as opções de ação. Abaixo explicaremos cada ação separadamente:

(14)

Ignorar tudo

Esta opção é usada quando sabemos que a palavra está correta, portanto não precisa ser corrigida, mas ela não foi reconhecida pelo revisor do

Word. Geralmente isso acontece com nomes próprios. Uma vez selecionada esta opção, o Word não tentará corrigir novamente essa palavra neste documento.

Adicionar ao dicionário

Adicionamos a palavra, apontada como errada pelo revisor, ao dicionário de consulta especificado na caixa adicionar ao. Toda vez que a mesma palavra for digitada em qualquer documento, ela não aparecerá mais como errada.

Inserindo quebras de páginas

O Word insere quebras de páginas automaticamente no documento, de acordo com o tamanho do papel especificado na configuração da página. Essas marcas não são possíveis de serem eliminadas, pois são controladas pelo próprio Word. Além das quebras automáticas, podemos inserir quebras manuais em lugares estratégicos, por exemplo, no início de um novo capítulo. As quebras manuais poderão ser eliminadas posteriormente, se necessário.

Para inserir uma quebra de página manual, posicionamos o cursor onde desejamos a quebra e pressionamos as teclas Ctrl + Enter simultaneamente ou usamos o menu Inserir, opção

Quebra e, na caixa de diálogo, escolhemos a opção de quebra de página.

O Word automaticamente fará a reconfiguração das páginas quando inserirmos ou excluirmos uma quebra.

(15)

Formatando um texto

A formatação do texto pode ser acionada antes ou depois da digitação. Se for feita depois, o texto a ser formatado tem de estar selecionado. Para formatar a letra do texto usamos o menu

Formatar, opção Fonte. Será aberta uma caixa de diálogo com diversas alternativas, a saber:

Guia Fonte

Selecionamos o tipo de fonte a ser usada, estilo, tamanho, sublinhado, cor e efeitos desejados. Todas as opções escolhidas são visualizadas na caixa Visualização;

Guia Espaçamento entre caracteres

Opção usada para definir o espaço entre uma letra e outra;

Guia Efeitos de textos

Apresenta alguns estilos de animação que podemos aplicar no texto selecionado: letreiro luminoso, segundo plano intermitente, texto em fagulhas, tracejado preto em movimento, tracejado vermelho em movimento ou tremido.

As animações não são reproduzidas na impressão, mas são recursos visuais que podem ser usados dentro do texto.

(16)

Modos de exibição

Estes botões estão localizados no canto inferior esquerdo da janela do Word e permitem alternar entre os vários modos de exibição do documento que o Word apresenta:

A alternação também pode ser feita por meio do menu Exibir, onde estão listados os modos de exibição normal, layout on-line, layout de página e estrutura de tópicos.

Modo normal

O texto é exibido continuamente, apenas com uma marcação indicando o fim de uma página e começo de outra. Neste modo não há régua lateral.

Modo layout on-line

É criado um pequeno índice com as palavras chaves do texto, título, subtítulos e parágrafos, divididos em tópicos. Ao clicar em algum tópico do índice, o Word exibirá automaticamente a página a ele relacionada.

Este modo é muito útil quando o documento é extenso e precisamos localizar algum parágrafo, subtítulo ou título.

Modo layout da página

Este é um dos modos mais usados, pois nessa opção as páginas são exibidas separadamente, tornando possível a visualização de como ficará cada página depois de impressa.

Modo estrutura de tópicos

Exibe o texto subdividido em tópicos e em página contínua.

Barra de status

Pela Barra de status podemos observar o que acontece com nosso documento, em qual página estamos se há seções diferentes, total de páginas, posição de linha e coluna onde o cursor se encontra situação do documento: se está sendo elaborado, gravado ou impresso.

Enquanto um documento está sendo gravado ou impresso, o Word não o libera para alterações.

(17)

Usando as Barras de ferramentas

As Barras de ferramentas apresentam algumas funções que agilizam e facilitam nosso trabalho durante a criação de textos.

O Word possui diversas barras pré-definidas, conforme podemos observar na figura a seguir, sendo as mais usadas: Barra de ferramentas Padrão, Formatação e Desenho, pois elas contêm as ferramentas básicas para criação e formatação de qualquer tipo de texto.

Quando iniciamos o Word, as barras Padrão e Formatação geralmente são exibidas. Caso elas não estejam visíveis ou queiramos incluir outras barras de ferramentas na área de trabalho, usamos o menu Exibir, opção Barra de ferramentas e selecionamos as barras desejadas.

No exemplo anterior, estão selecionadas as barras de ferramentas Padrão, Formatação,

Desenho e Tabelas e Bordas.

Barra de Ferramentas Padrão

Esta barra permite trabalharmos com as ferramentas básicas do Word. Todas as funções da

barra de ferramentas padrão também podem ser acessadas pela barra de menu. A seguir,

explicaremos as funções de cada ferramenta, subdividindo-as em blocos para melhor entendimento.

O primeiro ícone é usado para criar um Novo documento, o segundo para Abrir um documento que já existe e o último para Salvar um documento que está sendo trabalhado. Equivalentes às funções Novo, Abrir e Salvar do menu Arquivo.

Equivalentes às funções Imprimir e Visualizar impressão do menu Arquivo e Verificar ortografia e gramática do menu Ferramentas.

Usado para Permissão (acesso restrito), E-mail, Imprimir um documento, Visualizar impressão e Verificar ortografia e gramática, respectivamente.

(18)

Estas opções correspondem às seguintes funções: Pesquisar, recortar a área selecionada, mantendo o conteúdo numa área denominada área de transferência (este conteúdo poderá ser reutilizado pela opção Colar); copiar a área selecionada para a área de transferência; colar o conteúdo da área de transferência para o local onde o cursor está posicionado; Pincel copia as propriedades do texto selecionado (negrito, itálico, sublinhado etc.) para outra área a ser selecionada.

Equivalentes às funções Recortar, Copiar e Colar do menu Editar.

As alterações feitas mais recentemente no documento são armazenadas pelo

Word e podem ser desfeitas ou refeitas clicando no primeiro botão ou no segundo, respectivamente.

Equivalentes às funções Desfazer e Refazer do menu Editar.

Permite inserir ou editar um hyperlink especificado

Um hyperlink é uma espécie de “atalho” para outro local, que pode ser o mesmo documento, uma planilha do Excel, um arquivo do disco rígido ou algum local da rede ou da Internet.

Essas opções correspondem às seguintes funções: exibir ou ocultar a barra de ferramentas

tabelas e bordas onde estão as ferramentas para edição, criação de tabelas e edição ou

alteração de bordas em textos; inserir uma tabela com o número de linhas e colunas especificados; inserir uma planilha do Excel com o número de linhas e colunas desejados; alterar o número de colunas em um documento; exibir ou ocultar a barra de ferramentas desenho. A opção de alteração do número de colunas é usada para criação de textos jornalísticos.

As tabelas são usadas para organizar as informações. No menu tabelas temos diversas opções para serem exploradas.

A opção permite ativar ou desativar a estrutura do documento representada em uma janela vertical ao lado esquerdo, opção útil para ser aplicada em documentos extensos; a opção exibe caracteres que não serão impressos e que apenas indicam formatação do texto (caracteres de tabulação, marcas de parágrafos etc.); a opção permite reduzir ou ampliar a exibição do documento ativo.

(19)

Essas opções são úteis quando estamos trabalhando com documentos extensos, pois auxiliam a visualização global do conteúdo.

Essa opção abre o Assistente do Office, que oferece ajuda e dicas para o usuário. Essa opção será posteriormente detalhada no item Usando a ajuda do Word.

Barra de ferramentas formatação

Esta barra permite trabalharmos com as ferramentas de formatação do Word. Todas as funções da barra de ferramentas formatação também podem ser acessadas pela barra de

menu, opção Formatar. A seguir, explicaremos as funções de cada ferramenta,

subdividindo-as em blocos para melhor entendimento.

A primeira opção, da esquerda para a direita desse bloco, permite escolher o modelo do documento a ser gerado ou formatar partes do documento de acordo com o modelo; a segunda opção permite escolher o tipo de fonte (letra) a ser usada; e a última opção permite selecionar o tamanho da fonte.

Na figura, observamos a seleção do modelo Normal, fonte Verdana e tamanho da fonte 12.

Usado para formatar textos em Negrito, Itálico e/ou Sublinhado. As três opções podem ser usadas ao mesmo tempo.

Usado para alinhar à esquerda . Usado para alinhamento centralizado . Usado para alinhar à direita .

(20)

Permite inserir Espaçamento entre linhas, numeração, Marcadores, diminuir recuo,

aumentar recuo, Borda externa, Realçar e Alterar a cor da fonte, respectivamente.

Exemplos: Texto com borda Texto realçado

Barras de rolagem

Deslocam o documento para cima, para baixo, para esquerda e para direita. Elas fazem parte da Área de trabalho e são acionadas clicando nos botões com setas simples (para avançar ou retroceder linha a linha) ou com as setas duplas (para avançar ou retroceder página a página).

Réguas

As réguas verticais e horizontais emolduram a Área de trabalho e servem para indicar o tamanho da área a ser impressa e atuar como guia durante a elaboração do documento. As réguas podem estar omitidas ou aparentes. Para isso, usamos o menu Exibir, opção Régua: se a opção estiver selecionada, a régua estará aparente.

Incluindo figuras no documento

As figuras são recursos usados para diversos fins, entre eles, a expressão de idéias dentro de um texto e uma leitura mais agradável. O Word fornece algumas figuras (Clip-art) que podem ser usadas, mas podemos inserir outros tipos, por exemplo, figuras que criamos

(21)

em qualquer aplicativo de edição de desenhos, figuras encontradas na Internet, figuras digitalizadas, fotos etc..

Para inserir figuras, usamos o menu Inserir, opção imagem, onde teremos as seguintes opções:

Devemos ter cuidado para não colocar muitas figuras no texto, pois seu tamanho pode ficar muito grande, dificultando as operações.

Clip-art

Esta opção permite inserir figuras que fazem parte do próprio Word;

Do arquivo

Permite inserir uma figura que está gravada no computador ou disquete.

Autoformas

Estas são formas pré-definidas pelo Word que podem ter seu tamanho, largura, espessura etc. alterados de acordo com o contexto onde a figura será incluída:

(22)

WordArt

Esta é uma ferramenta que trabalha com textos, permitindo configurar as letras deixando-as curvas, menores de um lado, em pé, com profundidade, mudar cores, sombras etc.. No quadro apresentado a seguir, temos as possíveis representações que o WordArt permite:

Este recurso é usado em textos que devem ter maior destaque, por exemplo, os títulos.

Gráfico

Esta opção insere a figura de um gráfico feito no Excel.

Os recursos acima também podem ser acessados por meio da Barra de Ferramentas

Desenho, a qual possui outros recursos usados para tratamento de figuras: caixas de texto,

linhas e cores.

Barra de ferramentas desenho

(23)

Contém algumas opções de desenho que se realizam ao clicar e/ou arrastar o mouse. Opções de inserção: uma linha, uma linha com uma ponta de seta, um quadrado ou retângulo, um círculo ou elipse, uma caixa de texto para digitar textos explicativos, efeitos de texto conforme a opção do WordArt escolhida.

Estas funções estão diretamente relacionadas à figura que foi inserida e se que encontra selecionada. Opções para alteração: cor de preenchimento, cor da linha, cor da fonte, espessura da linha, pontilhado, direção / localização das setas, sombreamento da figura, visualização tridimensional da figura.

OPERAÇÕES AVANÇADAS

Configurando páginas

O Word possui uma configuração de página padrão que é assumida sempre que é criado um novo documento. Algumas vezes é necessário reconfigurar a página porque a configuração padrão não atende às necessidades do documento que está sendo criado.

Para alterar a configuração padrão da página, usamos o menu Arquivo, opção Configurar página. Será aberta a seguinte janela, com três guias:

Na configuração de páginas, determinamos o tamanho das margens laterais, cabeçalho, rodapé, entre outras opções.

(24)

Margens

Especificamos as medidas das margens superior, inferior, esquerda e direita do documento;

1/1/2002

Tamanho do papel

Especificamos a largura e altura do papel que será usado na impressão e de que forma será essa impressão: paisagem ou retrato. Os tipos de papel mais usados são Carta e A4;

A opção paisagem resulta na impressão horizontal, ao passo que a opção retrato imprime na vertical.

Origem do papel

Definimos como será a alimentação do papel durante a impressão de uma página, por exemplo, se a alimentação do papel será manual ou automática. As opções da origem de papel dependerão da impressora padrão que está definida.

Layout

Definimos as opções de cabeçalhos e rodapés, quebras de seção, alinhamento vertical e numeração de linha.

As modificações serão válidas apenas para o documento que está aberto. Caso queiramos que essas modificações se tornem as definições padrões do Word, clicamos sobre o botão Padrão. Todos os documentos que forem abertos depois terão a nova configuração padrão definida. É importante visualizar o documento para certificar que está de acordo com o planejado.

Inserindo data e hora

Margem direita Área útil Margem superior Margem esquerda Margem inferior

(25)

Para inserir data e hora num documento, clicamos no menu Inserir, opção Data e hora e escolhemos o formato desejado na caixa Formatos disponíveis.

A data e hora inserida corresponde à data e hora do computador. Certifique-se que ela está correta!

Inserindo numeração de página

Para inserir a numeração nas páginas, clicamos no menu Inserir, opção Números de

páginas. Será aberta uma janela onde definimos a posição e o alinhamento do número:

esquerda, centralizado, direita, interno ou externo.

O número pode ser inserido no início da página (cabeçalho) ou no final (rodapé).

No botão Formatar, escolhemos o tipo de numeração: algarismos romanos, arábicos, com letras etc.. e, também, a partir de que número queremos iniciar a numeração.

Podemos desativar o número na primeira página quando esta for uma capa, por exemplo.

Criando cabeçalhos e rodapés

O cabeçalho e/ou rodapé são textos impressos em todas as páginas de um documento. O cabeçalho é impresso na margem superior e o rodapé na inferior.

Podemos definir um cabeçalho e/ou rodapé apenas na primeira página ou usar cabeçalhos e/ou rodapés diferentes para as páginas pares e ímpares.

(26)

Para criar um cabeçalho ou rodapé, usamos o menu Exibir, opção Cabeçalho e rodapé. Aparecerá uma Barra de ferramentas cabeçalho e rodapé, o documento ficará mais opaco e será aberta uma caixa tracejada onde devemos digitar o texto do cabeçalho e/ou rodapé que serão repetidos em todas as páginas. Para voltar ao documento, clicamos no botão Fechar. Podemos também inserir Data e hora e usar todos os comandos de formatação dentro do cabeçalho ou rodapé.

Os números das páginas localizam-se no cabeçalho ou rodapé, conforme foi definido na sua inserção.

AutoCorreção

Ao selecionar esta opção, teremos novamente a lista com as sugestões para correção. A opção selecionada substituirá todas as palavras em que o mesmo erro aconteceu.

O Word também apresenta a ferramenta Ortografia e gramática, que faz a correção total do texto. Geralmente usamos esta opção ao terminar a digitação do texto, para fazer uma revisão geral. Para isso, clicamos no menu Ferramentas, opção Ortografia e gramática e será apresentada a seguinte caixa de diálogo:

Sempre devemos corrigir nossos textos após terminá-los, pode haver alguns erros de digitação ou gramática...

Explicaremos cada caixa separadamente, para melhor compreensão:

Não encontrada

Esta caixa aponta, em vermelho, a palavra que o corretor não encontrou no seu dicionário.

(27)

Aqui temos as sugestões de palavras para correção que o dicionário oferece.

Ignorar Uma vez

Ignora a palavra não encontrada e segue com a verificação.

Ignorar Regra

Opção usada quando sabemos que a palavra está correta e, portanto, não precisa ser corrigida, mas ela não foi reconhecida pelo revisor. Geralmente isso acontece com nomes próprios. Uma vez selecionada esta opção, o revisor não tentará corrigi-la novamente.

Alterar

Altera a palavra não encontrada pela palavra que está na caixa Alterar para.

Alterar todas

Substitui a palavra da caixa Não encontrada pela palavra da caixa Alterar para em todo o texto.

Adicionar

Adiciona a palavra apontada como errada pelo revisor ao dicionário de consulta especificado na caixa adicionar a. Toda vez que a mesma palavra for digitada em qualquer documento, ela não aparecerá mais como errada.

Sugerir

Apresenta as sugestões de correção encontradas no dicionário.

AutoCorreção

Alguns erros comuns de ortografia e gramática são corrigidos automaticamente pelo revisor, por exemplo, se digitarmos uma letra minúscula no início de uma frase, automaticamente o revisor altera para maiúscula.

Ao escolhermos essa opção, o erro de ortografia detectado e sua correção serão adicionados na lista de AutoCorreção, de modo que essa correção seja feita automaticamente, durante a digitação, sempre que cometermos o mesmo erro.

(28)

Usando a ajuda do Word

O sistema de ajuda do Word é composto de textos curtos, com ênfase em explicações passo a passo. O sistema de ajuda pode ser acessado de diferentes formas:

Clicamos no menu Ajuda, opção Ajuda do Microsoft Word ou no símbolo de interrogação da barra de ferramentas padrão. Será aberto o Assistente de ajuda:

Cada opção pode ser usada para responder a um determinado tipo de dúvida:

 Pesquisar

Nesta opção, digitamos uma pergunta em O que você gostaria de fazer? que corresponde à nossa dúvida e clicamos em Pesquisar. Se ele não entender nossa pergunta, abrirá algumas opções para esclarecermos melhor;

 Opções

Usada para configurar o assistente do Word com as seguintes propriedades:

Galeria

Usada para trocar o assistente do Word.

Opções

(29)

TECLAS DE ATALHO

Atalhos agilizam a edição de documentos

Os atalhos de teclado são sempre úteis. Além de poupar os tendões sobrecarregados

pelo uso do mouse, eles agilizam o trabalho ao economizar comandos. É possível, por

exemplo, selecionar uma sentença segurando a tecla CTRL conforme clica. Ou usar a

tecla F8 para selecionar letra, palavra, sentença, parágrafo ou texto inteiro rapidamente.

Veja abaixo alguns atalhos de teclado que facilitam em muito o uso do Word:

Trabalhar com documentos:

F1

Abrir a Ajuda do Word. Este recurso só funciona com o Assistente do Office

desativado

CTRL + O

Criar um novo documento do mesmo tipo do atual ou mais recente

CTRL + A

Abrir um documento

CTRL + W Fechar um documento

ALT + CTRL + S Dividir a janela do documento

ALT + SHIFT + C Remover a divisão da janela do documento

CTRL + B

Salvar um documento

CTRL + L

Localizar texto, formatação e itens especiais·.

ALT + CTRL + Y

Repetir o comando Localizar (após fechar a janela Find and Replace)

CTRL + U

Substituir texto, formatação específica e itens específicos

CTRL + Y

Ir para uma página, um indicador, uma nota de rodapé, uma tabela, um

comentário, um elemento gráfico ou para um outro local

ALT + CTRL + Z

Voltar para uma página, um indicador, uma nota de rodapé, uma

tabela, um comentário, um elemento gráfico ou para um outro local

ALT + CTRL + HOME/b> Navegar por um documento

Ações e modo de exibição:

ESC Cancelar a ação

CTRL + Z

Desfazer a ação

CTRL + Y

Refazer ou repetir a ação

ALT + CTRL + P

Alternar para o modo de exibição de layout de impressão.

(30)

ALT + CTRL + N

Alternar para o modo normal

CTRL + \

Mover-se entre um documento mestre e seus subdocumentos

Formatação de caracteres e parágrafos:

CTRL + SHIFT + C Copiar a formatação do texto

CTRL + SHIFT + V Aplicar a formatação copiada ao texto

CTRL + SHIFT + F Alterar a fonte

CTRL + SHIFT + P Alterar o tamanho da fonte

CTRL + SHIFT + > Aumentar o tamanho da fonte

CTRL + SHIFT + < Diminuir o tamanho da fonte

CTRL + ]

Aumentar em um ponto o tamanho da fonte

CTRL + [

Diminuir em um ponto o tamanho da fonte

CTRL + SHIFT + A Formatar todas as letras com maiúsculas

CTRL + N

Formatar com negrito

CTRL + I

Formata com itálico

CTRL + S

Aplicar um sublinhado

CTRL + SHIFT + W Sublinhar as palavras, mas não os espaços

CTRL + SHIFT + D Aplicar duplo sublinhado ao texto

CTRL + SHIFT + H Aplicar formatação de texto oculto

CTRL + 1

Aplicar entrelinhamento simples

CTRL + 2

Aplicar entrelinhamento duplo

CTRL + 5

Aplicar entrelinhamento de 1,5 linha

CTRL + 0 (zero)

Adicionar ou remover um espaço de uma linha antes de um parágrafo

CTRL + E Centralizar um parágrafo

CTRL + J

Justificar um parágrafo

CTRL + G

Alinhar um parágrafo à direita

F11

Alinhar um parágrafo à esquerda

CTRL + M

Recuar um parágrafo à esquerda

CTRL + Q

Remover a formatação de parágrafo

CTRL + SHIFT + M Remover um recuo de um parágrafo à esquerda

CTRL + SHIFT + J Criar um recuo deslocado

(31)

CTRL + SHIFT + T Reduzir um recuo deslocado

CTRL + SHIFT + U Aplica um estilo

ALT + CTRL + K

Inicia a AutoFormat

CTRL + SHIFT + B Aplica o estilo Normal

ALT + CTRL + 1

Aplica o estilo Título 1

ALT + CTRL + 2

Aplica o estilo Título 2

ALT + CTRL + 3

Aplica o estilo Título 3

SHIFT + F11 Aplica o estilo Lista

Mover-se por uma tabela:

TAB Ir para a célula seguinte na linha

SHIFT + TAB

Ir para a célula anterior na linha

ALT + HOME (com o teclado numérico desativado) Ir para a primeira célula da linha

ALT + END (com o teclado numérico desativado)

Ir para a última célula da linha

ALT + PAGE UP

Ir para a primeira célula da coluna

ALT + PAGE DOWN

Ir para a última célula da coluna

SETA ACIMA

Ir para a linha anterior

SETA ABAIXO

Ir para a linha seguinte

TAB no fim da última linha Adicionar uma nova linha no pé da tabela

CTRL + TAB Digitar espaço de tabulação dentro da célula

Obs. Este Módulo foi elaborado com base em pesquisas no Google (www.google.com.br) e a maior parte dela foi retirado da apostila elaborada pelo CDI (Comitê para Democratização da

Informática) www.cdi.org.br

.

Atenciosamente

Gustavo Duarte

(Educador e multiplicador) gustavuduarte@yahoo.com.br gustavu_duarte@hotmail.com

Referências

Documentos relacionados

Assim como Astecas e Maias, a economia dos Incas se baseava na produção agrária, ou seja, mesmo havendo outras atividades econômicas que se locavam no império, a terra era a

A ocorrência de condenação total de carcaças de frangos devido à síndrome ascítica (SA) em matadouros sob Inspeção Federal no estado do Rio Grande do Sul alcançou

buscou  símbolos  de  pertencimento  dos  torcedores  ao  Município,  considerando  a  cultura  como  a  base  para  a  promoção  de  identidades  e,  estas, 

(CESPE - 2010 - ABIN - Agente Técnico de Inteligência - Área de Tecnologia da Informação) Os órgãos e entidades da administração pública federal que produzirem,

Segunda-feira de 19h às 20h40, Terça e Sexta- feira de 20h55 às 22h35 6 Mestre Formação: Graduação Química, Engenharia Química Izabela - izabela.vieira@unibh.br 13/02/2015 até

Orçamental Compete à Assembleia Nacional a remessa ao Tribunal de Contas da Conta do Estado e da Segurança Social para parecer e o nº 5 do mesmo artigo determina que

11 tributário do FUNDO ou do conjunto de Cotistas, em prejuízo destes últimos, o ADMINISTRADOR poderá declarar o fechamento do FUNDO para a realização de

Apesar da satisfação dos respondentes com o Programa Minor, de maneira geral, ter aumentado em relação à avaliação do ano anterior, algumas disciplinas e quesitos devem ser