• Nenhum resultado encontrado

GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO DE ESTUDO ANO IV 2017 AULA 12"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

GRUPO DE ESTUDO ANO IV – 2017 AULA 12

(2)

Revista Espírita – outubro de 1858 Emprego oficial do magnetismo animal

A doença do rei da Suécia

(...) O Espiritismo liga-se ao Magnetismo por laços íntimos (essas duas ciências são solidárias uma com a outra); e todavia, quem o teria acreditado? Ele encontra adversários obstinados mesmo entre certos magnetizadores que, eles, não os contam entre os espiritistas.

(3)

Os Espíritos sempre preconizaram o magnetismo, seja como meio curativo, seja como causa primeira de uma multidão de coisas; eles defendem sua causa e vêm prestar-lhe apoio contra seus inimigos. Os fenômenos espíritas abriram os olhos a muitas pessoas, que ao mesmo tempo se juntaram ao Magnetismo. (...)

(4)

Revista Espírita – janeiro de 1869

O Magnetismo e o Espiritismo são, com efeito, duas ciências gêmeas, que se completam e se explicam uma pela outra, e das quais aquela das duas que não quer se imobilizar, não pode chegar a seu complemento sem se apoiar sobre a sua congênere; isoladas uma da outra, elas se detêm num impasse; elas são reciprocamente como a física e a química, a anatomia e a fisiologia.

(5)

O Consolador – Emmanuel / Chico Xavier 1ª parte – Cap. V – Ciências Aplicadas

98 - Nos processos de cura, como deveremos compreender o passe?

- Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.

(6)

99 – Como deve ser recebido e aplicado o passe?

- O passe poderá obedecer à fórmula que forneça maior porcentagem de confiança, não só a quem o dá, como a quem o recebe. Devemos esclarecer, todavia, que o passe é a transmissão de uma força psíquica e espiritual, dispensando qualquer contacto físico na sua aplicação.

(7)

100 – A chamada “benzedura”, conhecida nos meios populares, será uma modalidade do passe?

- As chamadas “benzeduras”, tão comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do passe regenerador, vulgarizado nas instituições espirituais de socorro e de assistência.

(8)

Jesus nos deu a primeira lição nesse sentido, impondo as mãos divinas sobre os enfermos e sofredores, no que foi seguido pelos apóstolos do Cristianismo primitivo.

“Toda boa dádiva e dom perfeito vêm do Alto” – dizia o apóstolo, na profundeza de suas explanações.

A prática do bem pode assumir as fórmulas mais diversas. Sua essência, porém, é sempre a mesma diante do Senhor.

(9)

A Gênese – Cap. XIV OBSESSÃO e POSSESSÃO

46. Assim como as enfermidades resultam das imperfeições físicas que tornam o corpo acessível às perniciosas influências exteriores, a obsessão decorre sempre de uma imperfeição moral, que dá ascendência a um Espírito mau.

A uma causa física, opõe-se uma força física; a uma causa moral preciso é se contraponha uma força moral.

(10)

Para preservá-lo das enfermidades, fortifica-se o corpo; para garanti-la contra a obsessão, tem-se que fortalecer a alma; donde, para o obsidiado, a necessidade de trabalhar por se melhorar a si próprio, o que as mais das vezes basta para livrá-lo do obsessor, sem o socorro de terceiros. Necessário se torna este socorro, quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão, porque nesse caso o paciente não raro perde a vontade e o livre-arbítrio. (...)

(11)

Nos casos de obsessão grave, o obsidiado fica como que envolto e impregnado de um fluido pernicioso, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele. É daquele fluido que importa desembaraçá-lo. Ora, um fluido mau não pode ser eliminado por outro igualmente mau. Por meio de ação idêntica à do médium curador, nos casos de enfermidade, preciso se faz expelir um fluido mau com o auxílio de um fluido melhor.

(12)

O Livro dos Médiuns – Cap. XXIII

251. A subjugação corporal tira muitas vezes ao obsidiado a energia necessária para dominar o mau Espírito. Daí o tornar-se precisa a intervenção de um terceiro, que atue, ou pelo magnetismo, ou pelo império da sua vontade. Em falta do concurso do obsidiado, essa terceira pessoa deve tomar ascendente sobre o Espírito; porém, como este ascendente só pode ser moral, só a um ser moral-mente superior ao Espírito é dado assumi-lo (...)

(13)

Às vezes, o que falta ao obsidiado é força fluídica suficiente; nesse caso, a ação magnética de um bom magnetizador lhe pode ser de grande proveito. Contudo, é sempre conveniente procurar, por um médium de confiança, os conselhos de um Espírito superior, ou do anjo guardião.”

(14)

Revista Espírita – dezembro de 1862

Mas ocorre, algumas vezes, que a subjugação chega ao ponto de paralisar a vontade do obsidiado, e que não se pode esperar dele nenhum concurso sério. É então, sobretudo, que a intervenção de terceiros torna-se necessária, seja pela prece, seja pela ação magnética; (...).

(15)

A ação magnética, nesse caso, tem por efeito penetrar o fluido do obsidiado de um fluido melhor, e de livrar o do Espírito mau; operando, o magnetizador deve ter o duplo objetivo de opor uma força moral a uma força moral, e de produzir sobre o sujeito uma espécie de reação química, para nos servir de uma comparação material, expulsando um fluido por um outro fluido.

(16)

Daí, não só opera um desligamento salutar, mas dá força aos órgãos enfraquecidos por uma longa e, frequentemente, vigorosa opressão. Compreende-se, de resto, que o poder da ação fluídica está em razão, não só da energia da vontade, mas sobretudo da qualidade do fluido introduzido e, segundo o que dissemos, essa qualidade depende da instrução e das qualidades morais do magnetizador;

(17)

de onde se segue que o magnetizador comum, que agisse maquinalmente para magnetizar pura e simplesmente, produziria pouco ou nenhum efeito; é de toda necessidade um magnetizador Espírita, agindo com conhecimento de causa, com a intenção de produzir, não o sonambulismo ou uma cura orgânica, mas os efeitos que acabamos de descrever.

(18)

GRUPO DE ESTUDO ANATOMIA

(19)

ESQUELETO

É uma estrutura formada por 206 ossos no indivíduo adulto. Sua unidade básica histológica

é a célula óssea (osteoblasto) e um substrato de material inorgânico de sais de cálcio, fósforo, magnésio e de fibras conjuntivas.

(20)

O osso possui uma parte rígida e uma parte esponjosa. No interior do osso existe a medula óssea vermelha, assim chamada por ser o local formador de células sanguíneas.

(21)

O esqueleto tem a função de promover a sustentação, locomoção, defesa de órgãos vitais, além de ser integrante da armazenagem e estoque de sais minerais para o organismo (cálcio, fósforo, magnésio).

As partes onde os ossos se encontram são chamadas de articulações. Há vários tipos de articulações, desde as mais fixas com pouco ou nenhum movimento (Ex.: crânio) até as articulações com grande mobilidade (Ex.: ombro).

(22)

Os tecidos cartilaginosos e fibrosos formam estruturas fortes e firmes que mantêm os ossos no lugar. São os ligamentos, bolsa sinovial e tendões, que além de fixarem, permitem o contato sem desgaste articular.

(23)

CRÂNIO FACE CLAVÍCULA ESTERNO ÚMERO RÁDIO ULNA SACRO FALANGES FÊMUR TÍBIA FÍBULA TARSO METATARSO FALANGES COSTELAS ÍLIO PÚBIS CARPO METACARPO PATELA QUADRIL

(24)

ESCÁPULA VÉRTEBRAS COSTELAS FLUTUANTES CABEÇA do FÊMUR (Articulação coxo-femural) ÍSQUIO (quadril) CALCÂNEO COLUNA CERVICAL TORÁCICA LOMBAR SACRA CÓXIS

(25)
(26)
(27)
(28)

MÚSCULOS Musculatura estriada voluntária ou musculatura esquelética (movimentos voluntários)

(29)

Músculo cardíaco é estriado, mas involuntário, sob o comando do sistema nervoso autônomo.

Músculo liso é involuntário (aparelho digestivo, respiratório, vasos sanguíneos, etc..), também sob o comando do sistema nervoso autônomo.

(30)

O músculo estriado cardíaco se hipertrofia quando colocado em esforço contínuo, mas não se regenera quando lesado, como no caso do músculo cardíaco, no infarto do miocárdio.

O músculo liso tem a capacidade de regenerar suas fibras quando lesado (hiperplasia) e também aumenta a espessura de suas células (hipertrofia). No útero grávido acontecem os dois fenômenos celulares: hipertrofia e hiperplasia.

(31)

Nos casos de atrofias musculares por desuso prolongado ou por paralisias ou paresias, podemos usar o magnetismo promovendo o estímulo da célula muscular em seu desenvolvimento e estimulação nervosa.

Temos grandes grupos musculares que permitem a sustentação do corpo e seu movimento devido à fixação desses músculos nos ossos e articulações.

(32)

Nos casos de atrofias musculares por desuso prolongado ou por paralisias ou paresias, podemos usar o magnetismo promovendo o estímulo da célula muscular em seu desenvolvimento e estimulação nervosa.

Temos grandes grupos musculares que permitem a sustentação do corpo e seu movimento devido à fixação desses músculos nos ossos e articulações.

(33)

Diferença entre paralisia e paresia

O termo paralisia se refere à perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora, que pode ir do córtex cerebral até o próprio músculo; fala-se em paralisia quando todo movimento nestas proporções são impossíveis. O termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco. O termo paresia vem do grego PARESIS e significa relaxação, debilidade. Nos casos de paresias, a motilidade se apresenta apenas num padrão abaixo do normal, no que se refere à força muscular, precisão do movimento, amplitude do movimento e a resistência muscular localizada, ou seja, refere-se a um comprometimento parcial, a uma semiparalisia.

(34)
(35)

35

CENTROS de FORÇA POSTERIORES

(36)

UMERAL

Na altura do umbigo

CENTROS de FORÇA POSTERIORES

ou LOMBAR posterior do cardíaco posterior do gástrico Posterior do esplênico

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento