• Nenhum resultado encontrado

Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa S.J.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa S.J."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1RELATÓRIO 1. HISTÓRICO:

O curso de Pós-Graduação em Filosofia, nas áreas da Filosofia Social e Filosofia da Educação, em nível de mestrado, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas , iniciou suas atividades em 1976, tendo o pedido de credencia -mento sido apresentado a este Conselho em abril de 1984.

0 presente Processo foi, em 9.4.84, distribuído ao Conselheiro Luiz Augusto Fraga Navarro de Brito e, em seauida, em 9.8.84, ao Conselheiro Dom Luciano José Cabral Duarte, o qual, tendo em vista as conclusões da Comissão Verificadora, baixou-o em diligência com as seguintes determinações, a serem atendidas pela Coordenação do Curso, no prazo de 60 dias:

a - Encaminhar a este Conselho relação do atual corpo do-cente contendo titulação, regime de trabalho e forma de atuação no curso; b - informar quantos alunos foram titulados até a

presen-te data e os presen-temas de suas dissertações; c - informar o número de orientandos por professor; d - providenciar a imediata contratação de mais um profes sor ;de tempo integral além de mais um ou dois em regime de tempo parcial;

Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa S.J.

credenciamento de curso de Pós-Graduação em Filosotia, com Sreas de concentração em Filosofia Social e Filosofia da Edu-cação em nível de mestrado, ministrado pela Pontifícia Univer sidade Católica de Campinas.

(2)

e - modificar a estrutura dos cursos de modo a diminuir o número de matérias obrigatórias e aumentar o de optativas , estas, enquanto um leque coerente e articulado; f - introduzir a leitura de grandes textos filosóficos, duran te os cursos, dado que não pode haver

mestrado, nesta área, sem recurso à grande tradição multissecular da filosofia universal, mesmo quando a linha de pesquisa estabelecida seja o Pensamento Brasileiro; g - exigir que as teses dos alunos

sejam,predominantemente de cunho filosófico pelas formas e natureza do tratamento, mesmo quando os temas envolvam problemas mais

empíricos; h - comprovar a assinatura de maior número de periódicos filosóficos, assim como a compra de livros estrangeiros, por parte da Biblioteca Central da Universidade. Com data de 27.3.85 a

Coordenação do Curso comunicava o atendimento das exigências acima.

Em 14.6.85 o Processo foi novamente redistribuído, desta vez ao Conselheiro Clóvis Veríssimo do Couto e Silva que, em 10.10.85, emitiu Parecer acolhendo as informações recebidas por par te da Coordenação do Curso, apresentando diversas considerações e terminando por concluir que:

" Os requisitos devem ser implantados para que o curso tenha condi-ções de credenciamento. Susto, pois, o ato de credenciamento, até junho de 1986, para reexame, quando as condições anteriormente men-cionadas deverão estar, efetivamente, preenchidas".

Esta conclusão do Relator, acolhida pela Câmara de Ensino Superior, foi aprovada, por unanimidade, pelo Plenário do Conselho, em 10.10.85.

Decorrido o prazo concedido, o Magnífico Reitor da PUC-CAMP encaminhou, com data de 28 de maio de 1986,os documentos correspon-dentes ãs ultimas exigências, renovando o pedido de credenciamento, assunto do presente processo, mais uma vez redistribuído,em 18.6.86, ao signatário deste Parecer.

2. ANALISE DO PROCESSO:

Com base nas informações e pareceres até o momento acumu-lados, o Relator apresenta seu próprio Parecer, repassando os diver sos itens pertinentes ao processo de credenciamento em questão:

(3)

2.1-ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA:

Para, a obtenção do título, o a]uno deverá cursar: a - 3 disciplinas obrigatórias, a saber:

- Metodologia do Trabalho Cientifico; - Antropologia Filosófica;

- Metodologia da Filosofia (ou Ética I para o aluno que já tiver obtido o grau de Licenciado em Filosofia)

b- - 5 disciplinas,optativas, no mínimo, escolhidas em função da linha

de Pesquisa (Filosofia da Educação ou Filosofia Social) entre as listadas como tais (ANEXO). Entre estas disciplinas foram incluidas, de acordo com exigência feita, as seguintes, relativas ã leitura de Textos:

- História da Filosofia I - Análise de Textos antigos e medievais;

- História da Filosofia II - Análise de Textos modernos e conteporâneos.

Após as alterações feitas, em atendimento ãs exigências estabelecidas pelos Relatores anteriores, a estruturação curricu -lar dos cursos se apresenta, em seu conjunto, como adequada aos ob jetivos pretendidos. Neste particular deve ser destacado o integral atendimento aos itens "e", "f" e "g" acima assinalados.

2.2- ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:

- é considerada plenamente satisfatória, 2.3- CORPO DOCENTE;

- A relação atualizada do corpo docente, solicitada pela exigência "a" com o acréscimo de mais um professor de tempo inte - gral e dois de tempo parcial (exigência "d") apresenta um total de 11 professores (ANEXO), assim caracterizados:

Quanto ao regime de dedicação: Tempo integral:4 Tempo Parcial :7 Quanto â titulação: Em doutorado: 8

livre docente:1 doutorando: 1 só mestrado: 1 Nos termos da

Comissão Verificadora, os docentes lecionam matérias para as quais são competentes; a distribuição das tarefas de ensino e orientação é boa, não havendo dependência de professo -res visitantes ou

(4)

samento a nível de curso e verdadeira preocupação em busca de um bom padrão acadêmico,

2,4 - CORPO DISCENTE:

Os critérios de seleção para o curso são os usuais e tem sido bem conduzidos: desde seu inicio, houve, um total de 19 titu lações, cuja relação, em ANEXO, atende â exigência do item "b".

Por ocasião da visita da Comissão Verificadora, o núme-ro de alunos efetivamente matriculados era de 57, dos quais 28 só cursando disciplinas, e 26 também em fase de elaboração de dis -sertacão.

Levando em consideração os dados disnoníveis, inferimos ser da ordem de 6 o índice da relação aluno/professor e de 3 o índice da relação orientando para tese/professor, o que pode ser considerado satisfatório. Esta última informação atende à exigência do item "c" .

De acordo, porém, com o parecer da referida Comissão, é necessário que os alunos que sejam admitidos no curso, tenham me-lhor base de conhecimentos de natureza filosófica.

2.5 - INFRAESTRUTURA FlSICA E FINANCEIRA

As instalações do curso são boas, funcionando em prédio que abrigou o antigo Seminário de Campinas.

O curso dispõe de uma pequena biblioteca de "emergência contendo revistas e textos filosóficos, e conta,também, com os re-cursos da Biblioteca Central da Universidade que está razoavelmen-te bem servida, uma vez que as primeiras Instituições da Universi-dade existem desde princípios dos anos 40 e que as aquisições têm sido feitas com regularidade ao lonqo desses anos, sobretudo no que diz respeito ãs publicações feitas em português, na área da Filosofia, o que tem muita importância, dado que os cursos se voltam , principalmente, para o Pensamento Brasileiro.

Em atendimento ã exigência do item "g", a Universidade comprova a aquisição de novos textos filosóficos assim como a aquisição de novos periódicos especializados. (ANEXO)

Financeiramente, os cursos não dependem de recursos ex ternos, mas, somente, das verbas orçamentarias da própria Universidade.

(5)

2.6 - PRODUÇÃO CIENTIFICA: PRODUÇÃO DOCENTE;

Há uma clara área de trabalho que envolve a maioria dos docentes: o Pensamento Brasileiro. Com excessão de um único pro -fessor, os demais têm livros publicados e todos parecem estar li gados ã pesquisa de modo efetivo.

Deve ser ressaltado o fato de que a revista filosófica "REFLEXÃO", próxima de seu 309 número, apresenta um padrão ponde-rável e reflete o trabalho do corpo docente que deve ser qualifi-cado com bom.

PRODUÇÃO DISCENTE

De acordo com análise da Comissão Verficadora, deve ha-ver um grande esforço de melhoria neste setor.

Nos últimos tempos, três alunos publicaram livros, sendo que apenas um sobre tema filosófico. As teses já defendidas têm versado sobre temas dispersos, devendo,de acordo com a exigência do item "g",passar a versar sobre temas predominantemente filosó-ficos pela forma e natureza do tratamento, mesmo quando digam res peito a problemas mais empíricos.

2.7 - INTERCÂMBIO:

Deve ser ampliado, constando, apenas, haver algum tipo de intercâmbio com o curso de Filosofia da PUC de São Paulo.

2.8 - AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÕES

As exigências feitas ao longo do período em que a soli-citação de credenciamento vem sendo processada, podem ser conside radas como atendidas. Vencido o prazo final - de setembro de 85 a junho de 86 - concedido pelo Conselheiro Clóvis Veríssimo do Couto e Silva, o presente Relator concorda com o parecer anteriormente emitido pela Comissão Verificadora no sentido de que o credencia-mento solicitado seja concedido, devendorporém, a Coordenação do

Curso envidar esforços tendo em vista as seguintes recomendações: - estabelecer um nível de maior exigência quanto â

qua-lificação dos candidatos ao curso, principalmente no que diz respeito ao conhecimento dos fundamentos da Filosofia;

- não permitir um crescimento do corpo discente que se-ja desproporcional ao número de integrantes do corpo docente;

(6)

- manter o empenho em reforçar o corpo docente em regime de tempo integral;

- procurar estabelecer um maior intercâmbio com outros cursos da área, promovendo a visita de conferencistas e especialistas, a realização de seminários e a publi

cação de trabalhos do curso também em revista de ou -trás Instituições.

II - PARECER DO RELATOR

Pelas considerações expostas, o Relator é de parecer que o curso de mestrado em Filosofia da PUC de Campinas, com as áreas de concentração em Filosofia Social e Filosofia da Educação pode ser credenciado pelo período de cinco anos

III - CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, acompanha o voto do Relator.

(7)

A N E X O I

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

M e t o d o l o g i a do Trabalho Científico Antropologia F i l o s ó f i c a I

Metodolo gia da Filosofia ou Ética I

DISCIPLINAS ELETIVAS

ÁREA DE FILOSOFIA SOCIAL Filosofia Social I

Filosofia Social II

História das Ideias Sociais no Brasil Teoria da Cultura B r a s i l e i r a

Teoria Sociológica Filosofia da Historia I Filosofia da Historia II

E p i s t e m o l o g i a das Ciências Humanas

Historia do Pensamento Científico no Brasil Filosofia da Ciência I

Filosofia da Ciência II Filosofia da Cultura

História da Filosofia Brasileira

História das Ideias Polí ticas no Brasil H i s t ó r i a das Ideias Econômicas no Brasil Historiografia da Filosofia Brasileira Filosofia do Direito

Filosofia do Trabalho Seminário Monográficos

Seminário de Orientação de Tese Lógica I

Lógica II

área DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Filosofia da Educação I Fi losofia da Educação II Teoria da Educação

Brasileira Filosofia na America Latina História da Educação

(8)

H i s t o r i a da Educação Brasileira II Problemas da Educação I

Problemas da Educação II Antropologia Filosófica II Ética II

Teoria da Cultura Brasile ira

H i s t ó r i a das Ideias Sociais no Brasil Lógica I

Lógica II

E p i s t e m o l o g i a das Ciências Humanas História da Filo sofia Brasileira

Filosofia da Linguagem Filosofia da Lógica Antropologia F i l o s ó f i c a I Antropologia Filosófica II Teoria da Comunicação Seminários Monográficos

Seminários de Orientação de Tese M e t o d o l o g i a do Ensino Superior Filosofia da Ciência I

F i l o s o f i a da Ciência II

(9)

A N E X O II RELAÇÃO DE DOCENTES

TITULAÇÃO REGIME

01 CONSTANÇA MARCONDES CÉSAR 02 FRANCISCO DE PAULA SOUZA 03 GERALDO PINHEIRO MACHADO 04 JEFFERSON ILDEFONSO DA SILVA 05 JOÃO CARLOS NOGUEIRA

06 JOÃO FRANCISCO REGIS MORAIS 07 MARIA CECÍLIA MARIGONI CARVALHO

08 MOACIR GADOTTI

09 ANTONIO CARLOS BERGO 10 FRANCISCO FONTANELA 11 JOSÉ LUIS SANFELICE

LD Dr Dr M Dr Dr Dr Dr Dr Dr Dr TI TI TP TP TP TI TI TP TI TP TP

NEWTON AQUILES VON ZUBEN MATHIEU CASALLIS RUBEM AZEVEDO ALVES Dr Dr LD PARTICIPANTE VISITANTE VISITANTE

(10)

IV - DECISÃO DO PLENÁRIO

O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a Conclusão da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

Desse total, a principal forma de uso da internet dos jovens entrevistados, a maioria dos usuários a utiliza para fins de sites de relacionamentos

Lévinas, Emmanuel, Autrement qu’être ou au-delà de l’essence, Martinus Nijhoff, 1974, ou em qualquer outra edição traduzida... FILOSOFIA DA PSICANÁLISE

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar Programas de disciplinas - 2º Semestre de 2012.. FIL-009 História da Filosofia Moderna 2

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Ementa: Estudo de um ou mais autores clássicos e/ou temas fundamentais do grande Racionalismo filosófico (Descartes, Espinosa) e/ou da tradição Empirista (Bacon,

Disciplina dedicada ao estudo de temas específicos às linhas de pesquisa do Programa não contempladas nas disciplinas ordinárias. A soberania é absoluta dentro de