• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 1 DA INSCRIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 1 DA INSCRIÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL

A Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP, Unidade de Educação da Universidade de Pernambuco – UPE, de acordo com o Estatuto da Universidade de Pernambuco, Boletim nº. 03/08 de 29 de junho de 2008, torna público o presente edital estabelecendo as normas para o Exame de Seleção e Admissão de candidatos ao Pós-doutoramento em Odontologia nas áreas de: Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Odontopediatria e Saúde Coletiva.

Objetivo: Vislumbra-se com este programa a integração da FOP/UPE com outras Universidades, Centros de Pesquisa e Grupos de Pesquisas consolidados ou em consolidação externos a UPE, e o desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade para fortalecer a formação de recursos humanos.

1 – DA INSCRIÇÃO

1.1. Exige-se dos candidatos, para inscrição no Programa de Pós-Doutoramento em Odontologia, comprovação do término de curso de graduação em Odontologia e Doutorado nas respectivas áreas;

1.2. O candidato deverá ter no mínimo um interstício de dois anos de término do doutorado e estar vinculado a Universidade, Centro de Pesquisa e/ou Grupo de Pesquisa consolidado ou em consolidação externo a UPE;

1.3. Os candidatos que tenham bolsa de pós-doutorado já autorizada por agência de fomento com outras instituições externas, sob orientação de professor (es) que atendam os requisitos do item 12 deste edital e em conformidade com os prazos do programa da UPE poderão ficar dispensados das áreas vinculadas e das exigências do item 1.2.

1.4. Docentes em exercício na Universidade de Pernambuco não poderão participar do Pós-doutoramento da UPE em função da missão do programa;

1.5. A formalização da inscrição poderá ser feita pessoalmente na Secretaria do Setor de Pós-Graduação - 1º andar da Faculdade e por procuração registrada em cartório. 1.6. O período de inscrição será de 03 a 24 de agosto de 2009, no horário das 8h às 12h.

1.7. O pagamento da inscrição, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) deverá ser efetuado na Tesouraria da FOP-UPE.

2 – DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO NO EXAME DE

SELEÇÃO E ADMISSÃO

2.1 Ficha de inscrição, conforme modelo anexo a este Edital (anexo I), será disponibilizada no sitio da UPE na Internet e na Secretaria do Setor de Pós-Graduação da FOP.

2.2 Cópia do diploma de graduação em odontologia e doutorado em odontologia nas respectivas áreas, a exceção do atendimento ao item 1.3.

2.3 Cópia do histórico escolar do curso de graduação e doutorado.

2.4 Cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante da última votação e de registro junto ao órgão de classe correspondente.

2.5 Duas fotos 3x4 (recente)

2.6 Documentação necessária à prova de título (descrita no item 3.5.1 deste edital) 2.7 Comprovante do pagamento da taxa de inscrição que, se efetuada através de

(2)

2.8 Cópia do projeto de pesquisa.

2.9 Candidatos com documentação incompleta terão sua inscrição recusada.

2.10 Toda documentação deverá ser entregue na Secretaria da Unidade Setorial de Pós- Graduação no ato da inscrição.

2.11 Para a cópia da documentação apresentada diretamente à Secretaria da Unidade Setorial exige-se a apresentação da documentação original.

2.12 Não haverá ressarcimento de qualquer despesa realizada pelo candidato na formalização do seu processo de habilitação.

2.13 Ao efetuar a inscrição o candidato estará, automaticamente, concordando com as disposições contidas no presente Edital.

3 – DO EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO

O processo de seleção será presidido pelo Gerente Setorial de Pós-Graduação, cabendo ao Diretor da Faculdade a indicação das Bancas Examinadoras para cada uma das áreas de concentração vinculadas, ouvindo os respectivos Coordenadores de Área.

3.1 ETAPA 1 – Inscrição na FOP/UPE, na forma dos capítulos 1 e 2 do presente edital.

3.2 ETAPA 2 Defesa do projeto de pesquisa (peso 4). 3.2.1 Os critérios de avaliação do projeto serão:

a) relevância e originalidade da idéia para a área; b) coerência e aspectos metodológicos da proposta; e, c) capacidade de argumentação do candidato.

3.3 ETAPA 3 – Prova de compreensão da língua inglesa a qual será atribuído peso 2 (dois).

3.3.1 Fica dispensado da prova de compreensão da língua inglesa, sendo a ela atribuída pontuação máxima, o candidato que em seu currículo comprovar proficiência (IELTS – nota 5, TOEFFEL – mínimo de 70 pontos).

3.4 ETAPA 4 – Análise do Currículo Vitae ao qual será atribuído peso 4 (quatro). 3.4.1 Para esta etapa será necessária a comprovação dos itens pontuados na planilha de pontuação conforme modelo anexo (anexo II). O candidato deverá apresentar currículo no modelo Lattes.

3.5 ETAPA 5 – Divulgação do resultado final pela Gerência Setorial de Pós-Graduação.

3.6 As notas variarão de 0 (zero) a 10 (dez) e será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete).

3.7 A admissão ao programa dependerá, além da aprovação, da classificação do candidato em número correspondente à quantidade de vagas oferecidas.

(3)

3.8 Serão oferecidas as vagas segundo quadro abaixo:

Odontologia (Áreas de Concentração) Pós-Doutorado

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial 1

Odontopediatria 1

Saúde Coletiva 1

4 – DOS PRAZOS E DA TRAMITAÇÃO DO RESULTADO PARA O EXAME DE

SELEÇÃO E ADMISSÃO

4.1 Programa de Pós-Doutoramento

DATA E HORA ETAPA PESO

03 a 24/08/2009

08h as 12h Etapa 1 Inscrição na FOP/UPE -

26/08/2009 (Quarta-feira)

08h Etapa 2 Defesa do projeto 4

26/08/2009 (Quarta-feira)

14h Etapa 3 Proficiência em Língua Inglesa 2

27/08/2009 (Quinta-feira) Etapa 4

Analise do Currículo 4 28/08/2009 (Sexta-feira) Etapa 5

Divulgação do resultado Final -

31/08/2009 Matricula -

01/09/2009 Inicio das atividades -

5 – DO LOCAL DAS INFORMAÇÕES

Setor de Pós-Graduação (1º andar) da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, situada à Avenida General Newton Cavalcanti 1650 – Tabatinga – Camaragibe – PE – CEP 54753-220. Mais informações pelo telefone (81) 3184-7659 ou 3184-7660 pelo endereço eletrônico posgraduacaofop@yahoo.com.br

6 – DA REALIZAÇÃO DOS EXAMES

6.1 Somente terão acesso ao local dos exames de seleção os portadores de documento de identificação com foto. Aqueles que não estiverem com documento de identificação ou que se apresentarem depois de iniciada a seleção não poderão realizar a prova e serão eliminados do concurso.

6.2 Não será permitida qualquer forma de comunicação do candidato, exceto com os fiscais da seleção, sendo vedada a utilização de celulares ou qualquer outro aparelho de transmissão e recepção de dados.

7 – DO JULGAMENTO

7.1 O julgamento do projeto de pesquisa, proficiência em língua inglesa e análise do currículo caberá, única e exclusivamente, aos Membros da Banca Examinadora instituída para o concurso. Para obtenção da nota final será utilizada a fórmula abaixo:

NOTA = Projeto de Pesquisax 4 + Proficiência em língua inglesa x 2 + Análise de currículo x 4 100

(4)

8 – DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRICULA DOS CANDIDATOS

APROVADOS

8.1 A matricula será efetuada com os documentos apresentados no processo de seleção e declaração de compromisso e disponibilidade do pós-doutorando para: 1º) participar ativamente das atividades do programa;

2º) desenvolver atividades de pesquisa seguindo o projeto apresentado;

3º) o pós-doutorando deverá comparecer semestralmente à Secretaria de Pós-graduação da FOP para renovar a sua matricula mediante preenchimento do Requerimento em modelo próprio.

4º) o tempo mínimo de realização do pós-doutoramento será de oito meses e máximo de dezoito.

9 – DA CONCESSÃO DE BOLSAS

A aprovação do candidato na seleção ao programa não gera para a FOP/UPE a obrigatoriedade de concessão de fomento ao estudo (bolsa).

10 – DA ADMISSÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS

10.1 Os alunos estrangeiros candidatos ao pós-doutoramento deverão cumprir as mesmas exigências, excetuando-se documentos específicos para cidadãos brasileiros.

11 – DO CUMPRIMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

1º) participar ativamente das atividades de pesquisa do programa stricto sensu em Odontologia,

2º) desenvolver atividades de pesquisa seguindo o projeto apresentado, em conformidade com as linhas de pesquisa da FOP, e em caráter excepcional, outros projetos após aprovação da CPG/FOP com anuência do orientador.

3º) participar de projetos financiáveis junto a órgão de fomento,

4º) publicação ou carta de aceite de no mínimo dois artigos originais em revistas de impacto na área (A1 e A2-Qualis CAPES).

5) o prazo máximo para entrega da carta de aceitação do artigo será de até doze meses do término do programa.

12 – DA ORIENTAÇÃO

12.1 O orientador deverá ser, prioritariamente, bolsista produtividade pesquisa do CNPq e na sua ausência ter nível de equivalência utilizando os critérios atribuídos pelo Ministério de Ciência e Tecnologia;

12.2 Estar credenciado no programa de doutorado em Odontologia;

12.3 É permitida a co-orientação por professores não bolsistas do CNPq desde que estejam credenciados no programa de pós-graduação em Odontologia da FOP. Estes deverão contribuir efetivamente na execução de todas as fases da pesquisa.

13 – DA EMISSÃO DO TÍTULO

12.1 Será emitido ao participante do programa, certificado de Pós-doutoramento de acordo com o artigo 92 do Estatuto da Universidade de Pernambuco após o cumprimento de todas as exigências das atividades acadêmicas descritas no item 11.

(5)

12.2 O não cumprimento das atividades em prazo legal implicará na não emissão do titulo por insuficiência acadêmica.

12.3 Ao orientador e/ou orientador será conferido certificado de orientação ou co-orientação de pós-doutoramento após o cumprimento das exigências legais descritas no item 11.

14 – DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos a esse Edital serão decididos pelo Conselho Departamental da Faculdade de Odontologia de Pernambuco.

Camaragibe, 04 de junho de 2009.

Prof. Dr. BELMIRO CAVALCANTI DO EGITO VASCONCELOS Diretor

(6)

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FOP/UPE

NÍVEL:

_________________________________________________________________________________

ÁREA:

__________________________________________________________________________________

NOME:

PAI:

MÃE:

DATA DE NACIMENTO:

NATURALIDADE:

NACIONALIDADE:

IDENTIDADE:

C.R.O:

ESTADO CIVIL:

CÔNJUGE:

ENDEREÇO RESIDENCIAL

BAIRRO:

CIDADE:

ESTADO:

CEP

CELULAR:

FONE

ENDEREÇO PROFISSIONAL

BAIRRO:

CIDADE

ESTADO

CEP

FONE:

E-MAIL:

A SER PREENCHIDO POR CANDIDATO DOCENTE

INSTITUIÇÃO:

DISCIPLINA

________________________________________________________

Assinatura

(7)

ANEXO II

PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DO CURRICULO DE CANDIDATOS

PÓS-DOUTORAMENTO

1. EXPERIÊNCIA DOCENTE (VALOR MÁXIMO 30 PONTOS) NA ÁREA PRETENDIDA EM OUTRA ÁREA

- Ensino em Instituição de Ensino Superior 10 5

- Orientação de tese de doutorado aprovada

- Co-orientação de tese de doutorado aprovada - Orientação de dissertação de mestrado aprovada - Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada

* Por orientação. 4* 1,5* 2,0* 1,0* 2* 1,0* 1,0* 0,5* TOTAL

2. PRODUÇÃO CIENTIFICA NA ÁREA (VALOR MÁXIMO 50 PONTOS)

Artigos em Periódicos (será considerado qualis CAPES/MEC atual)

- Artigo publicado em revista internacional (A1, A2) com ISSN (5 pontos por artigo)

- Artigo publicado em revista internacional (B1, B2) com ISSN (4 pontos por artigo)

- Artigo publicado em revista internacional (B3) com ISSN (3 pontos por artigo)

- Livro publicado com ISBN (3 pontos por livro completo) - Capítulo de Livro publicado com ISBN (2 pontos por capítulo)

TOTAL 3. OUTRAS (VALOR MÁXIMO 20 PONTOS)

Patente depositada (5 por patente) Patente concedida (10 por patente) Projeto financiado (3 por projeto)

Referências

Documentos relacionados

• Hipertensos jovens com história familiar de hipertensão + AVC antes dos 40 anos.. • Hipertensos com parentes de 1º grau

Se o menu de definições da placa gráfica não tiver uma opção para ajustar o tamanho do ecrã, actualize o controlador da placa gráfica para a versão mais recente. (Contacte

Ainda segundo os autores, uma razão para a correlação entre capacidade de memória de trabalho e inteligência é a habilidade diferencial de implementar de forma bem

Obrigações e Restrições: sempre que um devoto de Nimb lança uma magia, existem chances iguais (50%) de que da funcione muito bem (como se afetada pelo talento

O CA e a Diretoria Executiva têm participação ativa no gerenciamento e controle de riscos através de uma robusta estrutura de comitês, de políticas específicas, e de limites

Existem dois tipos de paciente paliativo: o em fase terminal ou muito avançada de doença e o não terminal, ainda com perspectiva de algum tratamento oncológico e/ou

Considerando reinserção e reabilitação como o objetivo final do tratamento em CAPS, percebeu-se a necessidade de desenvolver uma oficina terapêutica que, através

REQUISITOS CALDAS DA RAINHA CADAVAL BOMBARRAL ÓBIDOS PENICHE PENICHE LOCALIDADE N.º OFERTA OFERTAS DE EMPREGO. Unidade Emissora: Data de Emissão N.º