• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO NOVOS TALENTOS REGULAMENTO 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO NOVOS TALENTOS REGULAMENTO 2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONCURSO NOVOS TALENTOS

REGULAMENTO 2017

O Concurso Novos Talentos tem como principal objetivo o incentivo à carreira e a valorização de estudantes da área da gastronomia. Para tanto, avalia o aprimoramento de técnicas gastronômicas, as receitas criadas e a didática demonstrada durante a apresentação do prato criado. Estão disponibilizadas, através deste regulamento, as regras necessárias para a participação.

1°) DO INGREDIENTE PRINCIPAL

O Concurso Novos Talentos mantendo sua determinação de divulgar a cultura gastronômica regional, usará como tema desta edição a GOMA DE MANDIOCA E TAPIOCA GRANULADA, valorizando e respeitando a cultura do estado do Rio Grande do Norte. Os participantes terão total liberdade de criação de acordo com a categoria inscrita. É obrigatório o uso da GOMA DE MANDIOCA e/ou TAPIOCA GRANULADA como

ingrediente de destaque (principal) na preparação apresentada.

Uma das etimologias da mandioca diz que o alimento é originário da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. (EMBRAPA, 2006).

O Brasil já foi o maior produtor de mandioca, perdeu a hegemonia para a Nigéria e na sequência cedeu o 2º lugar para a Indonésia. A produção brasileira de mandioca havia se estabilizado na faixa dos 25 milhões de toneladas, porém na safra de 2012/13 a redução foi mais acentuada por conta da forte seca no Nordeste. Como os estados nordestinos sofreram acentuadas quebras na atual safra, a previsão de colheita é de apenas 21,2 milhões de toneladas, o que representa a menor produção dos últimos 10 anos. (GROXKO, 2013.)

A mandioca espécie Manihot esculenta Crantz, pertencente à família Euphorbiaceae é um alimento domesticado pelas populações pré colombianas nasterras quentes da América. Devido à ampla

adaptabilidade às condições ambientais e à capacidade produtiva, tornou se alimento básico para muitas populações indígenas e complementar para outras (BROCHADO, 1977)

Há duas variedades de mandioca, brava ou mansa (tipo mesa) no qual dependem da quantidade de linamarina disponível no alimento. Essa substância quando sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade. 

Segundo Fortunato et al. (2007) A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico  (quantidade de linamarina maior que 100mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais ela deve ser submetida a técnicas de detoxificação(secagem) para ser consumida. Sendo assim, o processamento industrial da mandioca é necessário, até que se transforme em farinha, polvilho, fécula ou raspa. Já a mandioca tipo mesa (mansa) é consumida das mais diversas formas: em bolos, biscoitos, pudins, purês, ou simplesmente cozida, frita ou em caldo.Esta variedade não precisa ser processada, pois o seu teor

(2)

Dentre os modos de consumo desse alimento, existem dois processos que se destacam. Sendo um a goma de mandioca e outro a farinha granulada.

A goma de mandioca é o resultado a hidratação da fécula (amido de mandioca que recebeu adição de água). Nos dias atuais, popularmente conhecida por tapioca. Esse produto sempre agrada os brasileiros, independente de classe social ou região. A tapioca granulada é o subproduto da goma de mandioca, cujo o processo de produção consiste em coloca-la em um tacho e mexer até que fome bolinhas duras.

O uso da goma de mandioca e a tapioca granulada veio se protagonizando em produções gastronômicas. Da tapioca ao dadinho, seja para empanar, torrar ou fritar. Sejam preparações doces ou salgadas, normalmente elas têm índices positivos no que diz respeito à aceitabilidade.

Procurando abrir as opções de variedades alimentícias com a participação da goma de mandioca e/ou tapioca granulada é interessante se pensar em inovações gastronômicas explorando o sabor, cor e textura que o esse produto pode proporcionar além da valorização de se trabalhar um alimento que tem características regionais, pois a regionalidade de um produto é uma das características fundamentais para a criação d e uma identidade gastronômica.

2°) DA PARTICIPAÇÃO

O Festival Gastronômico da Pipa disponibiliza um quadro de doze duplas (24 vagas) para alunos da área de gastronomia de todo o Brasil, desde que estejam cursando ou estiverem concluído o Curso

Superior de Gastronomia ou Curso de Cozinheiro Profissional comprovado através de diploma ou

declaração da instituição nos anos de 2016 e 2017. Caso o participante já tenha participado do concurso em anos anteriores, ele poderá participar desde que seja em uma categoria diferente. Juntamente com a ficha de inscrição deverá ser anexado um trabalho (explicação abaixo item 3, Etapa 1) e a ficha técnica de preparação elaborada. Cada dupla participante ficará responsável pela matéria prima necessária para a elaboração da sua preparação assim como os utensílios e equipamentos a utilizar durante o processo. A dupla participante deverá levar ingredientes necessários para a elaboração de 6 (seis) pratos, que serão posteriormente degustados pelos cinco membros da comissão julgadora e um para a foto de divulgação. A organização do evento NÃO se responsabiliza pelo deslocamento e/ou hospedagem dos participantes do concurso.

SERÃO TRÊS CATEGORIAS: PETISCO/ENTRADA, PRATO PRINCIPAL E SOBREMESA (QUATRO PARTICIPANTES PARA CADA DIA).

Os alunos participantes são responsáveis pela utilização não autorizada de receitas de terceiros em seus trabalhos e pelas consequências advindas do descumprimento da legislação vigente. Todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre os responsáveis pela elaboração dos trabalhos.

Os alunos participantes autorizam a divulgação dos seus nomes, vozes e imagens, exclusivamente de interesse da comunicação, marketing e propaganda do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa, bem

como cedem os direitos autorais de suas eceitas (na íntegra ou em parte).O participante não poderá divulgar, veicular, falar ou vestir o nome de qualquer empresa que não seja patrocinadora e/ou apoiadora do festival durante e no âmbito do concurso

(3)

3°) DO CONCURSO

Etapa 1: Avaliação do trabalho, o trabalho deverá ser entregue de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 14724:2011), correspondendo a um resumo devendo conter introdução, objetivo, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas (ver modelo). Elaborar a Ficha Técnica da Preparação elaborada (ver modelo).

O foco do resumo é apresentar a preparação elaborada destacando o uso da goma de mandioca e/ou tapioca granulada em sua criação, valorizando esta cultura alimentar. Falar sobre a preparação escolhida, especificar todos os ingredientes, bem como as técnicas utilizadas na receita. Enfatizar a importância do uso do goma de mandioca e/ou tapioca granulada na sua preparação e a contribuição da mesma para a área da gastronomia.

Etapa 2: Será feita a seleção de 04 (quatro) preparações por categoria pela Comissão Organizadora do evento e Profissionais da Gastronomia, segundo os critérios abaixo:

- Conteúdo e contextualização (resumo);

- Forma de utilização do ingrediente principal (goma de mandioca e/ou tapioca granulada); - Ficha Técnica da Preparação;

- Inovação; - Autenticidade.

A divulgação dos trabalhos selecionados para a etapa final será feita pela Comissão Organizadora do Concurso no dia 14 de agosto de 2017.

Etapa final: Apresentação durante o Festival Gastronômico da Pipa.

Os participantes serão avaliados por um júri técnico em gastronomia. A banca será composta por profissionais da área de gastronomia diretamente envolvidos com o setorde A &B - Alimentos e Bebidas. Cada dupla participante terá 60 (sessenta) minutos para o pré-preparo (será feito uma escala entre as duplas selecionadas e haverá júri técnico acompanhando) e 40 (quarenta) minutos para a finalização e

apresentação da receita para o júri técnico e platéia presente no Festival. Os ingredientes a serem utilizados por cada dupla será conferido antes da entrada da dupla para o pré preparo seguindo a ficha técnica apresentada no ato da inscrição. Não será permitido, em hipótese alguma, a entrada de produtos/alimentos previamente manipulados ou ingredientes que não constem na ficha técnica. Para a apresentação, a dupla deve entregar para cada membro do júri, bem como a sua coordenação (6 componentes) uma copia do resumo e da ficha técnica enviada no ato da inscrição. Após o final da apresentação, a dupla terá 20 (vinte) minutos para a organização e limpeza do ambiente. Na cozinha NÃO será permitida, a presença de pessoas que não estejam participando do concurso, ou seja, deverão estar apenas os concorrentes e a equipe de coordenação da cozinha. O não cumprimento de alguma regra resultará em penalidade na pontuação final e/ou desclassificação da dupla.

(4)

O júri técnico fará a degustação e analisará os seguintes itens:

- Organização e segurança na manipulação dos alimentos no pré preparo. - Harmonia de sabor e textura;

- Criatividade (inovação); - Técnica gastronômica;

- Apresentação do prato (estética);

- Apresentação pessoal (higiene, postura, organização); - Didática (capacidade de transmitir sua receita com clareza). - Cumprimento de tempo (pré-preparo e preparação).

A avaliação técnica se dará durante o período de realização do Festival, nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2017, um dia para cada categoria respeitando a ordem: petisco/entrada, prato principal e sobremesa. A sequência de apresentação será definida por sorteio a ser realizado no evento de lançamento do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa, posteriormente divulgada no site oficial www.festivaldapipa.com.br. O resultado do Concurso Novos Talentos será informado a cada dia após a última apresentação.

4°) DA PREMIAÇÃO

Serão premiadas as melhores duplas concorrentes de cada categoria após o final da contagem de votos de cada dia de apresentação. Os prêmios serão definidos pela organização com os parceiros do evento e entregues após a divulgação dos resultados.

5°) DA INSCRIÇÃO

As inscrições e receitas deverão ser entregues até o dia 01 de agosto de 2017, impreterivelmente, através do endereço eletrônico gastronomia@festivaldapipa.com.br.

Documentos necessários para a inscrição: 1) Ficha de inscrição devidamente preenchida;

2) Ficha técnica da preparação devidamente preenchida (ver modelo);

3) Trabalho escrito de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 14724:2011) (ver modelo);

4) Certificado de conclusão (2016/2017) ou declaração da instituição de ensino (dadupla). 6°) CRONOGRAMA

01/08/17 – Fim do período de inscrição;

14/08/17 – Resultado da pré-seleção de inscritos; 22/08/17 – Sorteio da ordem de apresentação; 25 a 27/09/17 – Apresentação durante o festival

7°) CONTATOS E INFORMAÇÕES:

(5)

NOME DA PREPARAÇÃO

Nome Completo do(a) participante 1 da dupla Nome Completo do(a) participante 2 da dupla RESUMO

O texto deve ser digitado com fonte tamanho 12 e espacejamento 1,5 entre as linhas. Utiliza-se no texto o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Oresumo deve conter ate 500 palavras contemplando introdução, objetivo desenvolvimento e conclusão. O foco do resumo é apresentar a preparação elaborada destacando o uso da GOMA DE MANDIOCA e/ou TAPIOCA GRANULADA em sua criação, valorizando esta cultura alimentar. Falar sobre a preparação escolhida, especificar todos os ingredientes, bem como as técnicas utilizadas na receita. Enfatizar a importância do uso do GOMA DE MANDIOCA e/ou TAPIOCA GRANULADA na sua preparação e a contribuição da mesma para a área da gastronomia.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras chave. REFERENCIAS

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO – REITORIA Rua do Rouxinol, 115 –

Os dados pessoais dos Participantes recolhidos no âmbito da presente Campanha serão objeto de tratamento informático com a finalidade exclusiva de gerir

Os v´ ertices correspondem a m´ aquinas e as arestas correspondem ` a possibilidade de liga¸c˜ ao entre duas m´ aquinas, juntamente com o correspondente custo de opera¸c˜ ao