• Nenhum resultado encontrado

Edital n.º 010/2012-PPGSCF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital n.º 010/2012-PPGSCF"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SOCIEDADE,

CULTURA E FRONTEIRAS – NÍVEL MESTRADO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

Edital n.º 010/2012-PPGSCF

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

STRICTO SENSU EM SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS – NÍVEL MESTRADO, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS, PARA INGRESSO NO ANO LETIVO DE 2013.

A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós- Graduação stricto sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras – Nível Mestrado, com área de concentração em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no uso de suas atribuições.

considerando a Resolução n.º 318/2011-CEPE, de 15 de dezembro de 2011, que aprovou as Normas Gerais para os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Unioeste;

considerando a Resolução n.º 317/2009-CEPE, de 28 de dezembro de 2009, que aprovou o Projeto Político Pedagógico do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras – nível de Mestrado/PPGSCF;

considerando a Resolução n.º 123/2011-CEPE, de 09 de junho de 2011, que aprovou as normas para reconhecimento, pelos Colegiados de Cursos de Pós-Graduação, stricto sensu, de diplomas ou títulos de graduação e da pós-graduação, stricto sensu, obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras dos Estados Partes do Mercosul, para o fim específico de ingresso e matrícula nos seus programas;

TORNA PÚBLICO:

Art. 1.º No período de 01 a 26 de outubro de 2012, das 08h30 às 11h30/13h30 às 17h00, estarão abertas às inscrições para a seleção de 15 vagas e 05 suplentes no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras – Nível de Mestrado, para a Turma 2013.

Art. 2.º. Para as inscrições via SEDEX, a última data para postagem é 24 de outubro de 2012.

Art. 3.º. O candidato, ou seu representante legal, fará o pedido de inscrição em requerimento específico, anexado a documentação em envelope lacrado, endereçado à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura em Fronteiras, a ser entregue e registrado no Protocolo Geral do Campus, no Prédio Administrativo, situado na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 – Polo Universitário – Caixa Postal 961 – Foz do Iguaçu-PR – CEP: 85.870-900, das 08h30 às 11h30/13h30 às 17h00, dentro do prazo estipulado neste Edital.

3.1. No envelope de inscrição deverão constar os seguintes documentos. a) foto 3X4 recente;

(2)

b) requerimento de inscrição preenchido em formulário específico, disponibilizado na página http://www.unioeste.br/pos;

c) 01 cópia autenticada do RG, CPF, ou documentos equivalentes (Carteira Nacional de Habilitação em que conste o número do CPF; RG em que conste o número do CPF); Título de Eleitor; Certificado de Reservista; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Passaporte e CPF para estrangeiros.

d) 01 cópia autenticada do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso Superior, ou, quando for o caso, Declaração de Matrícula, em que conste ser o candidato um provável formando;

e) candidatos estrangeiros não originários dos países do Mercosul deverão apresentar os diplomas devidamente revalidados, conforme regulamenta a Resolução CNE/CES nº 1, de 28 de janeiro de 2002, do Conselho Nacional de Educação;

f) candidatos oriundos dos países do Mercosul deverão seguir instruções da Resolução n.º 123/2011-CEPE, de 09 de junho de 2011, disponível no site http://www.unioeste.br/servicos/arqvirtual/lista_arq.asp?codvalue=123/2011-CEPE;

g) 01 cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

h) currículo Lattes (gerado pela página http://lattes.cnpq.br) documentado, atualizado no ano de 2012;

i) pré-projeto de pesquisa;

j) comprovante original da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00(cem reais). Conta corrente para depósito da Taxa de Inscrição. Banco Caixa Econômica Federal, Agência 0589 – Operação 006 – c/c 117-4.

Parágrafo Único - O Currículo Lattes, como todos os documentos exigidos, devem ser devidamente comprovados, sob pena de não ser homologada a inscrição.

4.º. A Área de Concentração – Sociedade, Cultura e Fronteiras – é de natureza interdisciplinar e viabilizada pelas pesquisas do corpo docente.

Art. 5.º. O curso tem a duração de quatro semestres e as disciplinas são ofertadas semestralmente, às terças e quartas-feiras, no período diurno.

Art. 6.º. Todo o processo de seleção é coordenado por uma Comissão, cuja composição foi aprovada pelo Conselho do Centro de Educação e Letras.

(3)

Art. 7º. Os exames de seleção são individuais, independentes e realizados nas seguintes etapas:

7.1. PRIMEIRA ETAPA: Eliminatória: Prova escrita, com uma ou mais questões voltadas para a natureza interdisciplinar da área de concentração do Programa, cuja finalidade é a avaliação da capacidade de análise, argumentação e conhecimento aprofundado dos candidatos na bibliografia indicada, observando-se, também, suas habilidades de produção de texto.

7.1.2. A Bibliografia indicada para a realização da Prova Escrita consta dos seguintes títulos:

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 2000.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis, RJ: Editoria Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. 2.ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

7.2. SEGUNDA ETAPA: Exame de proficiência: Será realizado no mesmo dia da prova escrita, versando sobre tradução ou interpretação de um ou mais textos em língua inglesa ou espanhola, cuja temática é relativa à área de Sociais e Humanidades.

7.2.1. A elaboração e a avaliação do exame de proficiência fica a cargo de uma Comissão formada por professores de língua espanhola e de língua inglesa nomeada pelo Centro de Educação e Letras.

7.2.3. Caso o candidato não seja aprovado no exame de proficiência terá uma nova e única oportunidade no exame de seleção do ano seguinte.

7.2.4. Os seguintes certificados, desde que convalidados nos últimos três anos, poderão dispensar o candidato da prova de proficiência:

Língua Inglesa

1. Exames de Cambridge – FCE (nível intermediário), CPE (proficiência), CAE (avançado).

2. IELTS - nível intermediário, mínimo de 70 pontos - nível "B2" segundo o Common European Framework of Reference.

3. TOEFL ibt - mímino de 87 pontos - nível "B2" segundo o Common European Framework of Reference.

4. TOEFL ITP - mínimo de 543 pontos - nível "B2" segundo o Common European Framework of Reference.

5. Escolas de idiomas que certifiquem no mínimo o nível intermediário. 6. Diploma de Graduação com habilitação em Língua Inglesa.

7. Certificado de aprovação no Exame de Proficiência realizado por Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

(4)

Língua Espanhola

1. Certificado: DELE (Diploma de Espanhol como Lengua Estrangera – Níveis Intermediário e Superior).

2. Certificado: CELU (Certificado de Español, Lengua y Uso). Níveis: Intermediário e Avanzado.

3. Diploma de Graduação com habilitação em Língua Espanhola.

4. Certificado de aprovação no Exame de Proficiência realizado por Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

7.2.5. Candidatos estrangeiros deverão comprovar proficiência em língua portuguesa. 7.2.6. Os candidatos, que se inserem na condição do item 7.2.4. devem solicitar sua

dispensa no ato da inscrição, em formulário próprio, anexando o respectivo comprovante, devendo aguardar o parecer da Comissão.

7.2.7. Candidatos que pretendem realizar apenas a prova de proficiência deverão protocolar os seguintes documentos:

a) requerimento de inscrição preenchido em formulário específico, disponibilizado na página http://www.unioeste.br/pos;

b) 01 cópia autenticada do RG, CPF, ou documentos equivalentes (Carteira Nacional de Habilitação em que conste o número do CPF; RG em que conste o número do CPF); Título de Eleitor; Certificado de Reservista; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Passaporte e CPF para estrangeiros.

c) 01 cópia autenticada do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso Superior, ou, quando for o caso, Declaração de Matrícula, em que conste ser o candidato um provável formando;

d) comprovante original da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00(cem reais). Conta corrente para depósito da Taxa de Inscrição. Banco Caixa Econômica Federal, Agência 0589 – Operação 006 – c/c 117-4.

Parágrafo Único – Alunos regulares matriculados no programa que se inscrevem no artigo 67, parágrafo 2.º, do Regulamento do PPGSCF, serão dispensados da taxa de inscrição.

7.3. TERCEIRA ETAPA: Entrevista, com argüição sobre o pré-projeto de pesquisa e sobre o Currículo Lattes do candidato.

7.3.1. O único formato de currículo a ser aceito é o currículo Lattes gerado pela respectiva plataforma do CNPQ.

7.3.2. O pré-projeto de pesquisa deve estar obrigatoriamente vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa. Deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT, digitado

(5)

em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com o mínimo de 6 (seis) e o máximo de 10 (dez) laudas, obedecendo à seguinte disposição:

 Dados de Identificação (Título do pré-projeto, Nome do Autor, Linha de Pesquisa na qual o pré-projeto se insere);  Introdução;  Justificativa;  Objetivos;  Fundamentação Teórica;  Metodologia;  Cronograma;  Referências Bibliográficas.

7.3.3. A prova escrita, o Pré-projeto e o Currículo Lattes devem ser apresentados em Língua Portuguesa.

Art. 8º. Para ser admitido no Programa, o candidato deve ser aprovado nas duas etapas eliminatórias do Processo de Seleção – Prova escrita e Entrevista – e estar classificado dentro do limite das quinze (15) vagas oferecidas para a turma 2012.

Art. 9º. Serão aceitas inscrições de portadores de diploma de Curso Superior. No caso de candidatos graduandos no último ano do Curso, a inscrição poderá ser efetuada mediante apresentação de declaração de Matrícula, em que conste ser o candidato um provável formando; porém, a matrícula somente será efetivada com a apresentação do Certificado de Conclusão de Curso.

Art. 10º. O Processo Seletivo para ingresso no Programa seguirá o cronograma abaixo:

Inscrições para Seleção: 01 a 26/10/2012

Inscrições via SEDEX: 24/10/2012

 Publicação do Edital de Homologação de Inscrições para Seleção, com ensalamento e horário das provas: 06/11/2012

Realização da Primeira Etapa (Prova Escrita + Proficiência): 21/11/2012

 Publicação do Edital com o Resultado da Primeira Etapa (Prova Escrita + Proficiência) e Edital de Convocação para Segunda Etapa: 28/11/2012

Realização da Segunda Etapa (Entrevista): 05/12/2012

Publicação do Edital com o Resultado Final da Seleção: 11/12/2012

Matrícula dos selecionados no limite de vagas: fevereiro/2013

(6)

Art. 11º. Não será permitido a juntada de documentação uma vez protocolada a inscrição e não haverá qualquer devolução da taxa de inscrição.

Art. 12º. Os Editais serão divulgados em mural da Secretaria do Programa e nos endereços

http://www.unioeste.br/pos. Não serão divulgados resultados por telefone.

Art. 13º. Informações poderão ser obtidas na Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto

Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Sala 01, Bloco A, Unioeste- Campus de Foz do Iguaçu, no

horário das 14h as 16h; pelo e-mail mestradoscf@yahoo.com.br ou pelo endereço eletrônico

http://www.unioeste.br/pos.

Art. 14º. Não caberá recurso por parte do candidato em nenhuma das etapas do presente processo de seleção.

Publique-se!

Foz do Iguaçu, 20 de agosto de 2012.

Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

These initiatives were designed to decrease the waiting time and to treat urgent cases that occurred on each occasion; eyecare services were provided every Saturday, in the period

de vermiculita tratadas com diferentes teores de cromo 65 Tabela 11 - Medidas do volume de oxigênio produzido com o tempo para amostras de.. verm-Cr 200meq em diferentes

Assim, este estudo evidenciou que não há uma correlação significativa entre o estresse oxidativo celular, as reações adversas apresentadas durante o

Cinco experimentos foram conduzidos em condições de laboratório para verificar a suscetibilidade das castas (operários e soldados) de Cornitermes cumulans a 12 isolados de

Tal concepção de ensino de ciências está intimamente vinculada a pressupostos que consideram a Ciência como prática social e cultural, sendo constituída na e

Tabela 1 Valores de F para altura de planta (AP), rendimento de massa fresca da parte aérea (MFPA), rendimento de massa seca da parte aérea (MSPA),

No presente relato mostrou-se que: 1) pior função diastólica do VE foi detectada em LM-S em relação aos LM-A e IS, independente da variação nos