• Nenhum resultado encontrado

Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CRI - COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ.

Avenida Capitão Índio Bandeira, 2379 - Campo Mourão – PR. CEP 87300-005 Fone/fax: (44) 3525-6147

www.cri.com.br - e-mail: contato@cri.com.br

Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade

O COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ, pessoa jurídica de direito privado, com sede na cidade de Campo Mourão, estado do Paraná, Centro, na avenida Capitão Índio Bandeira, 2379 – sala 01 – CEP 87300-005, cadastrado no CNPJ/MF sob nº 81.163.040/0001-56, com seu Estatuto Social devidamente Registrado/Microfilmado sob nº 5518, livro A-4, em 13 de fevereiro de 1989, no 2º Ofício do Serviço de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da cidade de Curitiba, Capital do estado do Paraná, e os Órgãos Judiciais e da Administração Pública, regulam o Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade para fins de intercomunicação e disponibilização do I.P. dos Serviços de Registros de Imóveis do Estado do Paraná, via Web.

- Para fins deste Protocolo o Colégio do Registro de Imóveis do Paraná é designado como “CRI”; os Serviços de Registros de Imóveis são designados como “RIs”; o Judiciário e todos os Órgãos da Administração Pública são designados como “Entidades”; os integrantes do Judiciário e dos Órgãos da Administração Pública são designados como “Usuários”; Os titulares dos Serviços de Registros de Imóveis são designados como “Registradores”. - Entende-se como “consulta” a pesquisa do Usuário no banco de dados do CRI através do e-oficio; entende-se por “solicitação” o ofício por meio eletrônico, emitido por algum Usuário, encaminhado através do e-oficio aos RIs; entende-se por “oneração” todo e qualquer gravame disponibilizado por alguma Entidade através do e-oficio aos RIs que deva ser registrado ou averbado na matrícula; entende-se por “constrição” toda notícia disponibilizada por alguma Entidade através do e-oficio aos RIs, de indisponibilidade ou outra limitação pessoal que o RI deva tomar conhecimento; entende-se por “I.P.” o Indicador Pessoal.

- O Judiciário e os Órgãos da Administração Pública, para fins processuais, têm a necessidade de informações da movimentação de bens de determinadas pessoas nos Serviços de Registros de Imóveis.

- Se faz necessário a sistematização de um canal de interoperabilidade para fins do protocolo de comunicação eletrônica, declaração de indisponibilidade, cancelamento da indisponibilidade e demais atos registrais entre Judiciário e Órgãos da Administração Pública com os Registradores.

(2)

- Cumpre aos Registradores a disponibilização das informações registrais de maneira célere, racional e eficiente.

- O presente Protocolo trata-se da disponibilização do I.P. dos RIs, e da interconexão via Web, através do CRI, entre o Judiciário e Órgãos da Administração Pública com os RIs, em que as partes adotam as seguintes diretrizes.

- O e-oficio é um dispositivo pelo qual os RIs, disponibilizam as informações, através do abastecimento de um banco de dados volátil via Web, organizado, sistematizado e disponibilizado pelo CRI, do qual as Entidades cadastradas podem efetuar consulta fazer solicitação de informações e disponibilizar atos de oneração de imóveis ou de constrição de pessoas. - As respostas dos RIs preferencialmente deverão ser por meio eletrônico. - O uso é exclusivo para os Usuários lotados em Órgão Público conveniado, não podendo o Usuário ceder, ou facultar o uso a terceiro não habilitado, (não credenciado no CRI).

- Será efetuado cadastramento de todas as Entidades e se disponibilizará senha de acessibilidade exclusiva e intransferível ao Usuário, ou cadastramento através de Certificado Digital (Padrão ICP-Brasil).

- Os Usuários têm conhecimento da classificação de abastecimento (temporal) das Serventias, representada por cores conforme gráfico disponível na tela do e-oficio.

- As Entidades têm conhecimento da dificuldade de interconexão entre os bancos de dados dos vários RIs e o CRI, e que, portanto, há uma limitação temporal de abastecimento; o que limita as pesquisas por consulta direta no I.P. do CRI e que paulatinamente, face ao cronograma de abastecimento pelos RIs, oferecerão uma pesquisa mais robusta.

- Que haverá um cronograma para os RIs efetuarem o abastecimento retroativo até 1976 (entrada em vigência da L.R.P.). Prazo este razoável, considerando a necessidade de pesquisas, responsabilidade, segurança, conferência, custo, disponibilidade de pessoas capacitadas, etc.

- A consulta do Usuário de inicio pode ser limitada a disponibilidade de nomes ou CPF/CNPJ constantes do cadastro do CRI de acordo com a viabilidade de interconexão ou abastecimento dos RIs conveniados.

- A solicitação do Usuário através do e-oficio (ofício eletrônico solicitando informações), bem como a informação disponibilizada de oneração de imóvel ou constrição pessoal, será remetida pelo CRI a todos os RIs do estado do Paraná, independentemente de estar o RI aderido ou não a este Protocolo. - Que as Entidades através de seus Usuários diligenciarão no sentido de incluir, quando possível, nas despesas dos processos os valores dos emolumentos para repasse ao RI dos serviços efetuados por ele. Assim, ao

(3)

final do processo, caso seja devido, haverá repasse do valor dos emolumentos dos serviços realizados pelos RIs.

- Que as Entidades usuárias desta solução têm conhecimento de que o CRI é um mero canal de intercomunicação, e de que não tem qualquer responsabilidade em relação às informações que repassa entre o RIs e Entidades.

- O CRI deverá observar, atualizar e desenvolver novas ferramentas e soluções que se façam necessárias a fim de prestar o melhor serviço às partes.

- As solicitações, informações de oneração ou de constrição, uma vez disponibilizada pela Entidade ao CRI é simultâneo aos RIs. No entanto, em vista a realidade local de cada RI, serão considerados notificados em até 12 horas, depois de solicitado ou disponibilizada a informação no e-oficio. O CRI deve se manter constantemente no mesmo horário oficial de Brasília.

- Deverão ser tratados e relacionados os atos que as várias Entidades podem provocar em relação ao RIs.

- As Serventias que efetuarem o abastecimento do I.P. e tiverem a classificação de azul (abastecimento retroativo até a entrada em vigência da Lei de Registros Públicos) de acordo com o cronograma estabelecido, de regra geral, não receberão correspondências de solicitação de buscas nos casos de não constar o nome ou CPF/CNPJ do pesquisado.

- O acima mencionado considera a visibilidade e acesso aos RIs que o dispositivo e-oficio proporciona às Entidades, a dificuldade inicial da interconexão entre o CRI e os vários sistemas adotados pelos RIs, tendo em vista os prazos prescricionais e a ampliação da pesquisa disponibilizada via Web para todas as Entidades, contribuindo para aumentar a segurança, agilidade e eficácia jurídica.

- Que o CRI tem um Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade firmado com os RIs, do qual os Registradores conveniados se comprometem a manter abastecido o banco de dados do CRI e a recepcionarem as notícias de oneração e constrição expedida pelas Entidades, compromisso este do qual as Entidades usuárias tem conhecimento.

- Este Protocolo poderá vir a ser adequado para otimização do uso do Sistema e-ofício.

Campo Mourão, 03 de setembro de 2007.

(4)

CRI - COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ.

Avenida Capitão Índio Bandeira, 2379 - Campo Mourão – PR. CEP 87300-005 Fone/fax: (44) 3525-6147

www.cri.com.br - e-mail: contato@cri.com.br

Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade

O COLÉGIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS DO PARANÁ, pessoa jurídica de direito privado, com sede na cidade de Campo Mourão, estado do Paraná, Centro, na avenida Capitão Índio Bandeira, 2379 – sala 01 – CEP 87300-005, cadastrado no CNPJ/MF sob nº 81.163.040/0001-56, com seu Estatuto Social devidamente Registrado/Microfilmado sob nº 5518, livro A-4, em 13 de fevereiro de 1989, no 2º Ofício do Serviço de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da cidade de Curitiba, Capital do estado do Paraná, e os REGISTRADORES DE IMÓVEIS regulam o Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade para fins de intercomunicação e disponibilização do seu I.P. via Web.

- Para fins deste Protocolo o Colégio do Registro de Imóveis do Paraná é designado como “CRI”; o Serviço de Registro de Imóveis é designado como “RI”; o Judiciário e todos os Órgãos da Administração Pública são designados como “Entidades”; os integrantes do Judiciário e dos Órgãos da Administração Pública são designados como “Usuários”; o titular do Serviço de Registro de Imóveis é designado como “Registradores”.

- Entende-se como “consulta” a pesquisa do Usuário no banco de dados do CRI através do e-ofício; entende-se por “solicitação” o ofício por meio eletrônico, emitido por algum Usuário, encaminhado através do e-ofício ao RI; entende-se por “oneração” todo e qualquer gravame disponibilizado por alguma Entidade através do e-ofício aos RIs que deva ser registrado ou averbado na matrícula; entende-se por “constrição” toda notícia disponibilizada por alguma Entidade através do e-ofício aos RIs, de indisponibilidade ou outra limitação pessoal que o RI deva tomar conhecimento; entende-se por “I.P.” o Indicador Pessoal.

- O Judiciário e os Órgãos da Administração Pública, para fins processuais, têm a necessidade de informações da movimentação de bens de determinadas pessoas nos Serviços de Registro de Imóveis.

- Se faz necessário a sistematização de um canal de interoperabilidade para fins do protocolo de comunicação eletrônica, declaração de indisponibilidade, cancelamento da indisponibilidade e demais atos registrais entre Judiciário e Órgãos da Administração Pública com os Registradores.

(5)

- Cumpre aos Registradores a disponibilização das informações registrais de maneira célere, racional e eficiente.

- O presente Protocolo trata-se da disponibilização do I.P. dos RIs, e da interconexão via Web, através do CRI, entre o Judiciário e Órgãos da Administração Pública com os RIs, em que as partes adotam as seguintes diretrizes.

- O e-ofício é um dispositivo pelo qual os RIs, disponibilizam as informações, através do abastecimento de um banco de dados volátil via Web, organizado, sistematizado e disponibilizado pelo CRI, do qual as Entidades cadastradas podem efetuar consulta, fazer solicitação de informações e disponibilizar atos de oneração de imóveis ou de constrição de pessoas. - As respostas dos RIs preferencialmente deverão ser por meio eletrônico. - A responsabilidade das informações (erros ou omissões) constantes do I.P. é exclusiva do Registrador que as enviou.

- Os custos operacionais deste serviço, as despesas, devem ser suportados pelos RIs.

- O Registrador participante declara conhecer a classificação de abastecimento (temporal) representada por cores.

- O Registrador assume o compromisso de enviar diariamente as informações do seu I.P. ao CRI, para ficar disponível para consulta pelas Entidades cadastradas. Poderá ser acordado que a transferência destas informações seja efetuada até mais de uma vez diária, conforme venha a ser estabelecido.

- O Registrador acata o cronograma de abastecimento regulamentado retroativo até 1976 (entrada em vigência da Lei de Registros Públicos).

- O CRI deverá observar, atualizar e desenvolver novas ferramentas e soluções que se façam necessárias a fim de prestar o melhor serviço às partes.

- As solicitações, informações de oneração ou de constrição, uma vez disponibilizada pela Entidade ao CRI é simultâneo aos RIs. No entanto, em vista a realidade local de cada RI, será considerado notificado em até 12 horas, depois de solicitado ou disponibilizada a informação no e-ofício. O CRI deve se manter constantemente no mesmo horário oficial de Brasília.

- Deverão ser tratados e relacionados os atos que as várias Entidades podem provocar em relação ao RI.

- Caso haja algum problema com o software ou Hardware do RI, este deverá providenciar com o máximo de urgência para sanar o problema sob pena de que se não sanar num prazo razoável responderá pela omissão.

(6)

- Do Cronograma de abastecimento I.P. do RI, para fins do Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade administrado pelo CRI através do e-ofício.

- Classificação de abastecimento representado por cores:

Vermelho: RI não disponível para Consulta (pesquisa on-line), será

encaminhada solicitação por ofício eletrônico.

Amarelo: RI integrante do e-ofício, consulta on-line a partir da data

de abastecimento da serventia.

Verde: RI integrante do e-ofício, consultas on-line que retroage aos

últimos seis anos.

Azul: RI integrante do e-ofício, consulta on-line que retroage a 1976

(vigência da lei 6015/73) ou à instalação da serventia se for posterior.

Metade Branca: banco de dados não atualizados nas últimas 36

horas.

- Para a Comarca de Curitiba somente deixara de receber solicitação de consulta o RI que esteja com status azul.

- Todo RI que estiver com status verde, de regra geral, somente receberá solicitação de informação enviada por alguma Entidade caso neste RI conste da consulta o nome ou CPF/CNPJ do consultado.

- Todo RI que estiver com status azul, somente receberá solicitação de informação enviada por alguma Entidade caso neste RI conste da consulta o nome ou CPF/CNPJ do consultado.

- Caso ainda que da consulta do Usuário no I.P. do CRI através do e-ofício tenha sido negativa, mas que o Usuário possua indícios ou informações de que determinada pessoa possua imóvel ou direito em determinado RI, ou de que se trate de processo cujo valor ou interesse seja grande, é possível a solicitação independentemente de que status temporal esteja o abastecimento do RI.

- O presente protocolo tem vigência a partir da assinatura do termo de adesão.

- Todo o Registrador que não optar por sua adesão não estará disponível para Consulta, mas de qualquer modo receberá toda e qualquer solicitação de informações bem como notificação de oneração imobiliária ou constrição pessoal.

- Este Protocolo poderá vir a ser adequado para otimização do uso do Sistema e-ofício.

(7)

Campo Mourão, 03 de setembro de 2007. Colégio do Registro de Imóveis do Paraná.

Solicitação de adesão do uso do Sistema e-ofício do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná.

Tem o presente, à finalidade de solicitar adesão ao Sistema e-ofício do Colégio do Registro de Imóveis do Paraná, para efetuar consultas, solicitações e receber as informações por meio eletrônico dos Serviços de Registro de Imóveis disponíveis no Paraná.

Declaro ter conhecimento do inteiro teor do Protocolo de Compromisso de Interoperabilidade que regulamenta uso do sistema e-oficio entre o CRI os Órgãos Judiciais e as Entidades da Administração Pública, e o, Protocolo de Interoperabilidade que regulamenta uso do sistema e-oficio entre o CRI e os RIs, ambos datados de 03.09.07, que ficam fazendo parte integrantes desta Solicitação de Adesão.

- Nome: - CI/RG nº - CPF nº - Entidade: - função ou cargo: - e-mail: - endereço: - Cidade: - UF: - CEP: - fone/fax:

- fotocópia de documento de nomeação, ou diplomação, ou identificação funcional de vínculo a Entidade.

..., .... de...2008.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Proteínas Cry1A.105 e Cry2Ab2, proteína 5- enolpiruvil-chiquimato-3- fosfato sintase (CP4 EPSPS), _ Milho geneticamente modificado resistente a insetos, evento MON 89034

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e