• Nenhum resultado encontrado

Simulado TRT Direito Constitucional Simulado 1 Emilly Albuquerque

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado TRT Direito Constitucional Simulado 1 Emilly Albuquerque"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Direito Constitucional

Simulado 1

(2)

CONSTITUCIONAL – TRT

FCC – TRT – 16ª – 2009 01. Considere:

I. A Emenda à Constituição será promulgada pelo Presidente do Congresso Nacional, após votada, em único turno, pela maioria absoluta dos seus membros.

II. As medidas provisórias terão sua votação iniciada na Câmara dos Deputados.

III. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.

IV. As leis delegadas serão elaboradas pelo Presidente da República, que deverá solicitar delegação ao Senado Federal.

V. A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, terá início no Senado Federal.

Está correto o que se afirma APENAS em (A) II, III e IV.

(B) II e III. (C) I, III e V. (D) I e IV. (E) I, IV e V.

02. A doutrina constitucional tem classificado a nossa atual Constituição Federal (1988) como escrita, legal,

(A) formal, pragmática, outorgada, semi-rígida e sintética. (B) material, pragmática, promulgada, flexível e sintética. (C) formal, dogmática, promulgada, rígida e analítica.

(D) substancial, pragmática, promulgada, semi-rígida e analítica. (E) material, dogmática, outorgada, rígida e sintética.

03. Em tema de Poder Constituinte Originário, é INCORRETO afirmar que (A) é limitado pelas normas expressas e implícitas do texto constitucional vigente, sob pena de inconstitucionalidade.

(B) é incondicionado, porque não tem ele que seguir qualquer procedimento determinado para realizar sua obra de constitucionalização.

(C) é autônomo, pois não está sujeito a qualquer limitação ou forma prefixada para manifestar sua vontade.

(D) caracteriza-se por ser ilimitado, autônomo e incondicionado.

(E) se diz inicial, pois seu objeto final − a Constituição, é a base da ordem jurídica.

(3)

04. No âmbito do controle de constitucionalidade, pode-se afirmar que: (A) A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente da Constituição Federal, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justiça ou pelos Tribunais Federais de Recurso, na forma da Lei.

(B) Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Procurador-Geral da República, que defenderá o ato ou texto impugnado.

(C) Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.

(D) O Advogado-Geral da União deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal.

(E) Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, além de outros, o Presidente da Ordem dos Advogados

do Brasil e o Controlador-Geral da República.

FCC – TRT 6ª – Analista Judiciário – 2012

05. Os direitos sociais reconhecidos aos trabalhadores pela Constituição Federal

(A) estabelecem que é obrigatória a remuneração do serviço extraordinário superior, no máximo, em cinquenta por cento à do normal.

(B) aplicam-se apenas às relações de trabalho urbanas, já que os trabalhadores rurais são regidos por legislação específica.

(C) determinam que é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos, bem como qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

(D) são normas programáticas e, portanto, desprovidas de eficácia jurídica, dependendo da discricionariedade do Administrador Público para que se concretizem.

(E) asseguram que é livre a associação sindical, sendo permitida a criação de mais de uma organização sindical representativa de categoria profissional ou econômica na mesma base territorial.

06. Rodolfo, com 18 anos de idade, deseja, pela primeira vez, concorrer para o cargo de Vereador em Município que pertence ao mesmo Estado no qual seu pai é Deputado Estadual. Neste caso, segundo a

(4)

(A) poderá concorrer ao pleito, mas, se vencer as eleições, seu pai não poderá se reeleger no mesmo Estado de jurisdição do filho.

(B) não poderá concorrer ao pleito, pois incide em caso de inelegibilidade reflexa pelo fato de seu pai ser Deputado Estadual no mesmo território de jurisdição em que deseja se eleger.

(C) não poderá concorrer ao pleito, pois não possui idade suficiente para se eleger Vereador.

(D) poderá concorrer ao pleito desde que seu pai renuncie ao respectivo mandato até seis meses antes do pleito.

(E) poderá concorrer ao pleito, pois possui idade suficiente para se eleger Vereador e não incide em caso de inelegibilidade reflexa em relação a seu pai.

07. João, brasileiro naturalizado, com 62 anos de idade, é nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Presidente da República, depois de aprovada sua escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional. João não era juiz de carreira, atuava como advogado trabalhista e lecionava em uma Faculdade de Direito. A arguição pública a que fora submetido comprovou que

tinha notável saber jurídico e reputação ilibada. Desta hipótese, conclui-se que o processo para a nomeação de João

(A) cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade. (B) cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade, exceto quanto ao fato de João não ser juiz de carreira.

(C) não cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade no tocante à condição de nacionalidade de João e ao órgão que aprovou sua escolha.

(D) não cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade no tocante à condição de nacionalidade, profissão e idade de João, nem ao órgão que aprovou sua escolha.

(E) cumpriu os requisitos constitucionais exigidos para essa finalidade, exceto quanto ao órgão que aprovou sua escolha.

FCC – Analista Judiciário – TRT 23ª – 2012

08. No tocante aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, conforme prevê o artigo 5o da Constituição Federal,

(A) não poderá ser restringida a publicidade dos atos processuais, inexistindo exceções.

(B) será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal.

(C) nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei, o militar só será preso em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente.

(5)

(D) a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre não serão comunicados imediatamente à família do preso ou à pessoa por ele indicada, cuja comunicação só será realizada após o preso prestar depoimento perante a autoridade policial.

(E) o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada apenas a assistência de advogado, vedada à da família.

09. Sobre os direitos políticos,

(A) podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

(B) a ação de impugnação de mandato tramitará publicamente.

(C) para concorrer a outros cargos, o governador do Distrito Federal não está obrigado a renunciar o respectivo mandato.

(D) o militar alistável que contar mais de dez anos de serviço é elegível desde que se afaste da atividade.

(E) o mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso

do poder econômico, corrupção ou fraude.

10. Sobre a Administração Pública, em conformidade com o disposto na Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que

(A) durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

(B) as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

(C) é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

(D) somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

(E) depende de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das sociedades de economia mista.

(6)

11. Segundo a Constituição Federal, legislar sobre a proteção e a integração social das pessoas portadoras de deficiência é de competência

(A) privativa dos Estados. (B) privativa da União.

(C) concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.

(D) concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

(E) concorrente da União, dos Estados e dos Municípios.

12. Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, em recurso ordinário, (A) o mandado de injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta

ou indireta, excetuados os casos de competência do Supremo Tribunal Federal e dos órgãos da Justiça Militar, da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal.

(B) as causas decididas, em única ou última instância, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territórios, quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência.

(C) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os Desembargadores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal.

(D) os conflitos de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias da União, ou entre autoridades judiciárias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e as da União.

(E) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País. Gabarito: 1 – B 2 – C 3 – A 4 – C 5 – C 6 – E 7 – C 8 – B 9 – E 10 – A 11 – C 12 - E

Referências

Documentos relacionados

11.1 - Após a divulgação do resultado final do processo, os proponentes poderão apresentar recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis. 11.3 - O Instituto Elo poderá revogar ou

Além da forma da ruptura estar relacionada com a massa específica, a mesma ainda apresenta uma forte relação com a cota dinâmica, em que, para o estudo, madeiras

Atividade 1: Sala de espera e roda de conversa: a importância da alimentação saudável.. A primeira atividade realizada na Unidade Básica de Saúde José Tenório de

 Buscar nos manuais pedagógicos, orientações para tentar solucionar o problema de pesquisa do presente trabalho. Ou seja, elucidar que propostas de ensino em

O contexto das questões epistemológicas e didáticas indicadas pelos estudantes, passa pelo entendimento de que é provável que o papel da modelagem no ensino de Ciências

AGRA et al., 6 em 2007, avaliaram 111 pacientes portadores de recidivas locais de carcinoma epidermóide na boca submetidos à cirurgia de resgate, com o objetivo de estudar

Na atualidade, podemos oferecer-lhe não somente máquinas para fabricação e usina- gem de móveis ou complementos em madeira ou fibra, mas também sistemas de ali- mentação,

Desta forma, este artigo propõe- se a investigar o Fórum Eletrônico, enquanto ferramenta pedagógica digital, considerando-se a sua utilização na disciplina Leitura e