• Nenhum resultado encontrado

EDITAL UnC-REITORIA 005/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL UnC-REITORIA 005/2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL UnC-REITORIA – 005/2015

Dispõe sobre as inscrições para concessão de Bolsa de Estudo do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina – UNIEDU, recursos previstos no Artigo 170 da Constituição Estadual.

A Reitora da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições estatutárias, TORNA PÚBLICO o Processo de Seleção de Estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade do Contestado-UnC, para concessão de Bolsas de Estudo para o 1º semestre de 2015, com os recursos financeiros previstos no Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina.

1 OBJETIVO

O presente Edital tem por objetivo conceder Bolsas de Estudo do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina – UNIEDU para pagamento total ou parcial das mensalidades dos alunos economicamente carentes, regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da UnC.

2 REQUISITOS DOS CANDIDATOS

2.1 Ter efetivado o cadastro no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, conforme dispõe o Edital n° 01/SED/2015.

2.2 Estar matriculado em Cursos de Graduação da UnC em no mínimo 12 créditos, no prazo regular estabelecido pela UnC, não beneficiados com bolsas de órgãos públicos ou institucional.

2.3 Possuir desempenho acadêmico (média igual ou superior a 7,0 na fase anterior cursada), atestado através do boletim obtido na Central do Aluno ou pelo histórico escolar obtido na Secretaria Acadêmica.

2.3.1. Para os acadêmicos matriculados nas primeiras fases serão considerados as médias parciais até a data da homologação da inscrição.

2.4 Os acadêmicos beneficiários do Financiamento Estudantil – FIES poderão participar desde que o percentual de financiamento seja igual ou inferior a 75%; 2.5 Estar cursando a primeira graduação de nível superior, desconsideradas para

esse fim as licenciaturas curtas. 3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições para o processo de concessão de Bolsas de Estudo deverão ser realizadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição de Bolsa de Estudo Art. 170 – 2015, na Central do Aluno, disponível no site www.unc.br juntamente com documentos atualizados e completos (referentes ao aluno e ao seu grupo familiar),

(2)

conforme Anexo I, entregues no SAE de cada campus até o dia 22 de abril de 2015 às 22h.

3.2 As declarações do Anexo I devem seguir o modelo disponível no site www.unc.br na seção Extensão – SAE e conter assinaturas reconhecidas em cartório.

3.3 No caso de integrantes do grupo familiar serem menores de 18 anos, não será obrigatório o reconhecimento de assinatura.

3.4 No momento da entrega dos documentos não será realizada conferência de documentação. A falta de documentação ou divergência deles implicará na eliminação no processo de seleção e não caberá recursos.

3.5 Não serão disponibilizadas fotocópias de documentos, portanto os estudantes interessados deverão providenciá-las antes da entrega.

3.6 Entende-se como grupo familiar o conjunto de pessoas que possuam vínculo de parentesco e/ou afetividade, contribuam e usufruam da mesma renda, ainda que residam em diferentes endereços.

3.7 O candidato que residir sozinho, mas depender da ajuda dos pais ou de alguém para se manter, deverá declarar essa(s) pessoa(s) como integrante(s) do seu grupo familiar, independente dela(s) não contribuir(em) para o pagamento das mensalidades do curso de graduação.

3.8 O grupo familiar deverá comprovar renda própria que suporte seus gastos, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de reprovação.

3.9 Caso o acadêmico pré-classificado não apresente documentos que comprovem as informações prestadas no cadastro, será desclassificado do processo de bolsa de estudo.

3.10 Com exceção das declarações, a UnC não ficará com documentos originais. 3.11 As bolsas de estudo concedidas poderão ser canceladas pela Universidade a qualquer tempo, em caso de constatação de inveracidade de documento apresentado ou falsidade de informação prestada.

3.12 O acadêmico, ou seu representante legal, em caso de ser menor de idade, responde judicialmente pela veracidade e autenticidade das informações e documentos apresentados, sendo que os demais entes do grupo familiar poderão responder solidariamente pela veracidade das informações e documentos que vieram a apresentar no processo de concessão da bolsa de estudo.

4 CLASSIFICAÇÃO

4.1 A classificação depende do preenchimento CORRETO do cadastro do acadêmico no Portal do UNIEDU. Conforme a Portaria N/37/SED/2014, a classificação será realizada por meio da fórmula apresentada abaixo, sendo que as

(3)

peso 1,0; no item ME a resposta ALUGADA/FINANCIADA terá peso 0,8 e a resposta PRÓPRIA/CEDIDA terá peso 1,0.

IC = RF.ME.DE.TC.DDC GF.100

IC = Índice de carência

RF = Renda familiar (valor em reais);

ME = Moradia do estudante (alugada ou financiada/própria ou cedida);

DE = Possui despesa familiar mensal, com educação paga, para outro membro do grupo familiar (sim/não);

TC = Possui despesa familiar mensal com transporte coletivo (sim/não); DDC = Possui despesa com tratamento de doença crônica (sim/não); GF = Número de pessoas do grupo familiar.

4.2 Efetuada a fórmula, o sistema organizará um relatório com o Índice de Carência – IC obtido pelo candidato e, com base nesse relatório serão pré-classificados os acadêmicos, em ordem crescente de IC. Somente após a conferência da documentação pela Comissão Técnica de Seleção e Avaliação é que as bolsas serão homologadas com o respectivo percentual de benefício.

5 DIVULGAÇÃO DOS BENEFICIADOS

5.1 A publicação será feita no site www.unc.br no link Bolsas de Estudo Art. 170/Art. 171 e nos murais do SAE, no dia 08 de maio de 2015, até às 22h. A relação conterá o nome do acadêmico, o curso, a ordem de classificação, os valores individuais e o percentual que será recebido de benefício.

5.2 Após a publicação da relação de acadêmicos beneficiados, serão aceitos pedidos de revisão junto ao SAE, até 3 (três) dias da data da publicação da relação dos beneficiados. Os pedidos serão analisados pela Equipe Técnica que é responsável pelo processo de seleção e avaliação dos acadêmicos beneficiados. 6 DOS DESCONTOS

6.1 Os percentuais de bolsas concedidas serão de no mínimo 25% e serão definidos conforme Índice de Carência – IC obtido a partir do preenchimento do cadastro. 6.1.1 O acadêmico economicamente carente e portador de deficiência física ou que tiver atestada a sua invalidez permanente, receberá o benefício no percentual de 100%, desde que devidamente comprovada por documentos fornecidos por profissional habilitado, atendendo os requisitos do item 2 do referido Edital.

6.2 Sobre os valores de disciplinas em dependência, não será concedido benefício de bolsa de estudo.

6.3 A implementação das bolsas estão condicionadas ao repasse de recursos do Governo do Estado do Estado de Santa Catarina à UnC.

(4)

6.4 Para fazer jus ao beneficio, as mensalidades anteriores a primeira concessão, deverão estar quitadas de forma integral.

6.5 Os contemplados deverão assinar o recibo da prestação de contas na UnC antes de terem o desconto cadastrado nas mensalidades. Os acadêmicos serão contatados via e-mail e/ou via ligação telefônica para assinatura do recibo da prestação de contas e terão prazo de 24 horas para assinarem o documento, a partir da data de recebimento do e-mail/ligação telefônica (os e-mails e telefones utilizados para contato serão os informados no ato da matrícula ou no cadastro de bolsa).

7 DA MANUTENÇÃO DO BENEFÍCIO

7.1 Os acadêmicos contemplados deverão desenvolver 20 (vinte) horas semestrais de atividades nos programas/projetos institucionais de extensão da UnC com relatório de atividades atestado pelo responsável do programa/projeto institucional do campus.

7.1.1 O não cumprimento do item 7.1 implica no cancelamento da bolsa e renovação do benefício.

7.2 Os documentos para manutenção do benefício para o segundo semestre de 2015 deverão ser entregues em datas a serem divulgadas no site da UnC.

8 DAS DENÚNCIAS

8.1 Para que não ocorra o beneficiamento indevido de algum acadêmico, qualquer pessoa poderá formalizar denúncia, a qualquer tempo, através do e-mail comissaoart170@unc.brou pela ouvidoria da Universidade.

8.2 A Equipe técnica responsável pelo processo de seleção dos acadêmicos inscritos no processo de bolsa de estudo, com base na análise de denúncias que fornecerem dados relevantes suspenderá temporariamente o benefício concedido até que a averiguação seja procedida.

8.3 A partir da comprovação de fraude, falsificação, omissão, contradição de informações, adulteração de documentos ou infração de qualquer item do presente Edital, a Equipe Técnica suspenderá o benefício concedido sem prejuízo das medidas administrativas e judiciais cabíveis, não permitindo nova inscrição do acadêmico em processos futuros.

8.4 Em caso de indeferimento o acadêmico pagará suas mensalidades com multas e juros, conforme prevê o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, assinado no ato da matrícula.

8.5 O benefício será repassado ao acadêmico subsequente, na ordem de classificação obtida a partir do preenchimento do cadastro.

(5)

8 CRONOGRAMA

ATIVIDADE PERÍODO

Inscrição no site do UNIEDU Até 16/03/2015

Entrega de Formulário de Inscrição e Documentações junto ao SAE

Até 22/04/2015

Divulgação da Homologação dos Inscritos Até 30/04/2015 até às 22h

Divulgação dos Resultados Até 08/05/2015 até às 22h

10 DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A Equipe Técnica e a Comissão de Fiscalização de Bolsas de Estudo de que trata o presente Edital, foi instituída de acordo com a Lei Complementar nº 281/2005 e alterações posteriores, que regulamentam o Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina e são responsáveis do processo seletivo dos acadêmicos inscritos no cadastro, bem como pelo acompanhamento encaminhamento e cumprimento das medidas legais necessárias no que se refere a denúncias, casos omissos ou especiais.

10.2 Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital podem ser obtidos no Serviço de Apoio ao Estudante de seu campus.

Mafra, 18 de março de 2015.

Solange Sprandel da Silva Reitora

(6)

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO ACADÊMICO PARA BOLSA DE PESQUISA ARTIGO 170

Ao assinar o presente formulário o candidato assume total responsabilidade sobre a veracidade das informações prestadas, as quais poderão ser investigadas ou confirmadas a qualquer tempo.(SOMENTE TERÃO VALIDADE AS INFORMAÇÕES COMPROVADAS COM DOCUMENTOS LEGALMENTE ACEITOS).

1. IDENTIFICAÇÃO Nome:

Curso: Fase: CPF: RG: Cidade:

Esta empregado? ( ) Sim ( ) Não Se sim, função exercida: Local de Trabalho:

Tempo do último emprego: Outras fontes de renda? ( ) Sim. Onde: ( ) Não Estado Civil: Nº de dependentes:

Possui algum benefício para custear seus estudos?

2. COMPROVANTES DE RENDA DO GRUPO FAMILIAR

Comprovantes de rendimentos de todos os integrantes do grupo familiar acima de 18 anos, que se enquadrem em uma ou mais das situações abaixo:

a) Assalariado:

- Os três últimos demonstrativos de pagamento (cópia);

- Os seis últimos demonstrativos de pagamento, nos casos recebimento de horas extras (cópia).

b) Autônomo ou Profissional Liberal:

- DECORE – Declaração Comprobatória de Rendimentos (original) ou Guia de Recolhimento de INSS dos três últimos meses (cópia).

c) Trabalhador Informal ou Eventual:

- Declaração de rendimentos, conforme modelo disponível no site www.unc.br (Extensão - SAE – Modelos de Declaração Art. 170), com média dos três últimos meses e com assinatura reconhecida em cartório (original);

d) Proprietário Individual ou Sócio-Proprietário de Empresa Ativa:

- DECORE – Declaração Comprobatória de Rendimentos (original), dos três últimos meses; - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, com todas as folhas, inclusive o recibo de entrega (cópia);

- Contrato social com todas as alterações (cópia);

e) Proprietário Individual ou Sócio-Proprietário de Empresa Inativa:

- Protocolo de baixa em uma das esferas: municipal, estadual ou federal (cópia), ou - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica de Inatividade (cópia).

(7)

- Extrato obtido via internet no site

http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml ou comprovante de rendimento que contenha o número do benefício recebido;

g) Produtor Rural:

- Ultimas seis notas de venda da produção ou

-Declaração do Sindicato dos Produtores Rurais ou do próprio agricultor;

- Caso as atividades rurais sejam realizadas em terras de terceiros, apresentar o contrato de arrendamento (cópia).

h) Estagiário:

- Contrato de estágio, indicando o valor mensal recebido (cópia);

i) Estiver Recebendo Seguro Desemprego:

- Comprovante de recebimento fornecido pela Caixa Econômica Federal (cópia); - Rescisão contratual (cópia);

- Comprovante do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS (cópia).

j) Receber Auxílio de Parentes e/ou Amigos:

- Declaração constando o valor do auxílio prestado, conforme modelo disponível no site www.unc.br (Extensão - SAE – Modelos de Declaração Art. 170) com assinatura daquele que presta o auxílio, devidamente reconhecida em cartório.

k) Receber Pensão Alimentícia:

- Declaração constando o valor da pensão alimentícia, com assinatura de quem paga reconhecida em cartório, conforme modelo disponível no site www.unc.br (Extensão - SAE – Modelos de Declaração Art. 170).

- Extrato bancário com o valor recebido/pago ou folhas de pagamento que discrimine o valor.

l) Receber Aluguel de Imóveis:

- Declaração constando o valor recebido mensalmente, com assinatura reconhecida em cartório, conforme modelo disponível no site www.unc.br (Extensão - SAE – Modelos de Declaração Art. 170).

Preencher a renda considerando todas as pessoas com quem você mora, incluindo você.

Nome Parentesco Idade Ocupação

Profissional

Renda (R$)

TOTAL DA RENDA FAMILIAR

3. COMPROVANTES DE BENS PATRIMONIAIS

a) Cópia do carnê de IPTU (apenas a parte onde discrimina as informações do patrimônio) ou Certificado de Cadastro do Imóvel Rural – CCIR; cópia dos documentos de veículos; cópia da nota fiscal de maquinário, cópia de extrato dos títulos ou ações, cópia de extrato bancário de investimento, entre outros documentos que comprovem o patrimônio.

(8)

b) São considerados bens patrimoniais áreas de terras, terrenos, casas, apartamentos, veículos (mesmo que estejam financiados), participação em sociedades, quotas de empresas, títulos, ações, maquinários, aplicações financeiras, entre outras.

Preencher o formulárioconsiderando todos os bens e imóveis pessoais e os do grupo familiar.

Telefone convencional: ( ) sim ( ) não Celular: ( ) sim ( ) não Carro: ( ) próprio ( ) da família Computador: ( ) sim ( ) não Imóvel Rural ( ) sim ( ) não Imóvel Urbano: ( ) sim ( ) não

Moradia: Casa Própria: ( ) sim ( ) não Você mora com a família: ( ) sim ( ) não Reside em outra cidade? ( ) sim ( ) não

Transporte para a Universidade: ( ) carro próprio ( ) carona da família ( ) ônibus ( ) outro Contribui com as despesas da casa ( ) sim ( ) não Quanto:

Há outro membro da família em IES paga? Não ( ) Sim ( ) Valor da mensalidade:

4. GASTOS FAMILIARES

4.1 Gastos com habitação

a) No caso do grupo familiar residir em imóvel alugado, apresentar cópia de contrato de locação com assinaturas reconhecidas em cartório e do recibo de pagamento do último aluguel. Caso o aluguel seja dividido com outra(s) pessoa(s), anexar ao contrato de locação, declaração com assinatura reconhecida em cartório assinada por todos os inquilinos informando o valor pago por morador.

b) No caso do grupo familiar residir em imóvel financiado, apresentar cópia do recibo da última parcela ou extrato bancário que comprove o financiamento;

c) No caso do grupo familiar residir em imóvel cedido, apresentar declaração, com assinatura reconhecida em cartório de quem cede o imóvel.

d) Comprovante de residência (cópia de fatura de água, luz, telefone, condomínio); 4.2 Gastos com Doença

a) Cópia do laudo médico legível, atualizado, em caso de existência de doença crônica (conforme definido no art. 2º da Portaria Nº 483, de 1º de abril de 2014) no grupo familiar (o documento deverá conter: nome do paciente, código da doença (CID), tipo do tratamento, data, carimbo e assinatura do profissional que atesta);

b) Comprovantes de gastos com medicamentos para tratamentos contínuos (cópias dos recibos, notas fiscais, etc.);

4.3 Gastos Diversos

Os demais gastos devem ser comprovados com os respectivos recibos de pagamento.

5. OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES (Descrever em anexo aspectos relevantes

quanto a sua situação sócio econômica).

__________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(9)

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

6. QUADRO PARA QUANTIFICAÇÃO DO ÍNDICE DE CLASSIFICAÇÃO

Renda Familiar Total: R$ ___________________ Tipo de moradia do estudante:

( ) Própria ou Cedida ( ) Alugada ou Financiada

Possui despesa familiar mensal, com educação paga, para outro membro do grupo familiar? ( )Sim ( ) Não

Possui despesa familiar mensal com transporte coletivo? ( ) Sim ( ) Não

Possui despesa com tratamento de doença crônica? ( ) Sim ( ) Não

Número de membros do Grupo familiar? ...pessoas.

Assinatura do Acadêmico Requerente: ____________________________________

7. ESPAÇO RESERVADO PARA A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO.

_______________________ ______________________ Assinatura do Presidente Assinatura do Secretário

Referências

Documentos relacionados

Alguns resultados obtidos já apontam o processo de hidrodesoxigenação (HDO) como sendo mais vantajoso que o craqueamento utilizando zeólitas; já que a utilização

O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para simular o escoamento do fluido refrigerante e a transferência de calor nos regimes permanente e transiente

A inclusão dos alunos portadores de deficiência, nas escolas é uma proposta que teve início, no Brasil, marcado pela sua participação na Conferência Mundial sobre Educação

Entendemos que os trabalhadores da malva são sujeitos sociais detentores de grande capacidade de trabalho, desejam apenas relacionar-se na esfera pública como cidadãos completos,

Passaremos a analisar duas coleções de livros didáticos de Matemática destinados à EJA: Coleção Viver, Aprender e Coleção Tempo de Aprender. Elegemos duas

Movimento cronógrafo a corda manual com indicadores de dia da semana, data, mês e fases da lua.. 37mm

 Fica instituído, inclusive e expressamente para a previsão do disposto na alínea “t”, do parágrafo 9º, do artigo 28 da Lei nº 8.212 de 24 de julho de 1991 [1] , e dentro

O presente artigo é um estudo realizado com o grupo de marisqueiras de Canto Grande-CE e objetiva compreender as características do trabalho artesanal realizado por este