• Nenhum resultado encontrado

No dia 18 de maio participamos de diversas atividades em comemoração ao dia de luta antimanicomial na cidade de Pelotas e Rio Grande.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "No dia 18 de maio participamos de diversas atividades em comemoração ao dia de luta antimanicomial na cidade de Pelotas e Rio Grande."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Apresentamos no dia 9 de março na semana de abertura dos cursos de Mestrado e Doutorado, na Faculdade de Enfermagem, da UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, a experiência de estagio em Trieste. Neste evento abordamos, o modo como Trieste recebe estudantes de diversos países do mundo, e sua experiência de desinstitucionalização. Neste evento participaram aproximadamente 40 alunos e 6 professores. As discussões possibilitaram que aos ouvintes conhecer mais profundamente o modo como se construiu a rede Triestina de saúde mental.  

  No dia 24 de março apresentamos no grupo de pesquisa de Saúde mental da Faculdade de Enfermagem da UFPEL,  a experiência  de reforma psiquiátrica Italiana e triestina. Este grupo é composto por pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas de conhecimento, entre os quais: psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissional de atividade física, músico, pedagogos. Nesta oportunidade foi possível discutir mais profundamente o pensamento basagliano e o desenvolvimento da política de saúde mental implantada na Itália. Participam aproximadamente 20 pessoas.

 

A partir deste encontro decide-se estudar de forma mais aprofundada o pensamento basagliano, e iniciamos pelo Livro Utopia e Realtà. Já realizamos dois encontros, com estudo de dois capítulos. Outros textos já estão no planejamento de trabalho deste grupo. Esta atividades terá continuidade e podemos lhe informar acerca das mesmas.

 

No dia 13 de maio, Carmen realiza na cidade de  Rio Grande, vizinha à Pelotas, uma apresentação da experiência de reforma em Trieste, a organização de sua rede de saúde mental e conceitos básicos do  pensamento basagliano. Participaram deste evento os profissionais da rede de saúde mental desta cidade, sendo um grupo de aproximadamente 100 profissionais de todas as áreas: psiquiatria, psicologia, enfermagem, serviço social, terapeutas ocupacionais, pedagogos, artistas plásticos, músicos, profissionais de atividade física. O debate após esta apresentação foi muito  proveitoso para refletir sobre nossas práticas, aproximações e distanciamentos do trabalho realizado na Itália, questões relacionadas á realidade de cada país e aspectos relativos ao processo brasileiro, em estágio mais recente de desenvolvimento.

No dia 18 de maio participamos de diversas atividades em comemoração ao dia de luta antimanicomial  na cidade de Pelotas e Rio Grande.

Realizou-se na cidade de Pelotas uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde Janaina participou da mesa de debate, sobre o processo de desinstitucionalização em nossa cidade. Estes eventos procuram reafirmar a política de reforma psiquiátrica, em um momento em que o Coordenador Estadual de saúde mental, toma medidas de afronta a este modo de cuidado em liberdade e propõe reabertura de leitos em hospitais psiquiátricos. Foi um debate com a participação de coordenação municipal de saúde mental, políticos e profissionais da área. Esta atividade propõe uma moção de repúdio ao coordenador estadual e suas propostas.

 

Realizou-se na cidade vizinha de São Lourenço do Sul a 11ª edição do Mental Tchê , que trata-se de um encontro Estadual de Saúde mental. Neste houve a participação de importantes profissionais da área, entre outros Roberto Tikanori – Coordenador Nacional de saúde mental, e o italiano Pier  Maria Furlan da Universidade de Turim.  Participamos deste encontro e em uma roda com a presença de Tikanori discutiu-se sobre o projeto de aplicação do Quality Right em algumas regiões do país, entre as quais a região sul, onde vivemos. Relatamos para ele a experiência  apresentada no Seminário da AIFO, do grupo de profissionais da Bahia.

 

No dia 11 de junho, Carmen e Janaina apresentam novamente A experiência de Reforma Psiquiátrica de Trieste, idéias e conceitos desenvolvidos por Franco Basaglia, organização da rede, aproximações e distanciamentos entre a realidade italiana e brasileira para o grupo de coordenadores das redes de atenção psicossocial dos 23 municípios da regional de saúde, na 3ª Coordenadoria Estadual de saúde. Foi muito interessante esse encontro, onde se realizou  um

(2)

debate acerca do processo brasileiro de reforma e de aspectos trabalhados em Trieste, semelhanças e diferenças.

 

No dia 12 de junho, Carmen participa de uma audiência pública na Câmara de vereadores de Rio Grande, em um debate que discute a política de saúde mental, e reafirmar o processo de desinstitucionalização brasileira, visto as ações do atual coordenador estadual de saúde mental do Estado do Rio Grande do Sul, contrarias à reforma psiquiátrica. Esse evento tem a participação de políticos e profissionais da área de saúde, incluindo o administrador do hospital da cidade. Neste evento é nomeada uma comissão para pensar e propor mudanças na internação psiquiátrica neste município. Esta atividade propõe uma moção de repúdio ao coordenador estadual e suas propostas.

No  dia 23 de junho Carmen apresenta esse tema para a turma do curso de psicologia na FURG – Universidade Federal de Rio Grande à convite do professor responsável. O grupo era composto de 40   alunos do curso de Psicologia. Demonstraram muito interesse em conhecer sobre o trabalho de Trieste e a história da desinstitucionalização italiana.  Foi muito interessante este momento, por que surgiu convite para a exposição desta experiencia em outro evento acadêmico de maior abrangência na área de psicologia

 

Muitas oportunidades se criaram para que fosse possível, divulgar, debater, estudar o pensamento basagliano, em diversos espaços, como havíamos pensado de fazê-lo. O interesse  dos colegas brasileiros é grande, e tem sido muito motivador para nós trabalhar e estudar acerca da psiquiatria democrática italiana.

 

Quanto as questões referente a um programa de rádio, produzido por usuários dos serviços de saúde mental, envio a seguir um endereço eletrônico para contato com essa rádio. WWW.radiocom.org.br

O programa de rádio gente como a gente funciona aos sábados das 13:30 h as 15:00 h. Horário de Brasilia, ou seja 5 horas a menos que o horário de Trieste, nesta época do ano.

Já reunimos com o grupo e eles referem muito interesse em comunicarem-se com a rádio triestina. Este programa está também no facebook na página programa gente como a gente.  

(3)

Fotos: 1 e 2- Encontro Na 3ª coordenadoria estadual de saúde. Apresentação de Carmen e

Janaina – sobre a Reforma psiquiátrica italiana e a experiência de Trieste.

(4)

Foto 3 – Audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade de rio Grande – Tema Luta

antimanicomial e discussão sobre o possível fechamento das atividades do Hospital psiquiátrico desta cidade. Carmen Argiles, participa junto a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadora Estadual de Saúde mental, diretor administrativo do Hospital Santa Casa do Rio Grande   que também administra o hospital Psiquiatrico. Nesta audiência discutiu-se o possível fechamento deste último e reafirma-se a

política nacional de reforma psiquiátrica e se discute o tema do retrocesso proposto pela coordenação do Estado do Rio Grande do Sul, que propõe de abertura de leitos em Hospitais psiquiátricos.

 

Fotos 4, 5, Audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade de Pelotas– Tema Luta

antimanicomial. Janaina Wilrich participou desta discussão com a presença da coordenadora municipal de saúde mental, políticos locais, Associação de usuários e familiares de Serviços de Saúde Mental, Coordenadora Estadual de Saúde Mental. Neste evento se reafirma a política nacional de reforma psiquiátrica e se discute o tema do retrocesso proposto pela coordenação do Estado do Rio Grande do Sul, que propõe de abertura de leitos em Hospitais psiquiátricos.

(5)

Fotos 6, 7, 8 – Dia de luta antimanicomial em pelotas. Atividades de rua com os serviços de

(6)
(7)

Fotos 9, 10, 11 -  Evento de caráter regional “Mental Tchê”, que ocorre todos os anos no dia 18 de

maio – dia de luta antimanicomial na cidade de São Lourenço, no Rio Grande do Sul. Neste evento esteve presente o Coordenador Nacional Roberto Tikanori.  Carmen e Janaina participaram  deste evento como ouvintes.

 

(8)

Conferência Municipal de Saúde de Pelotas – evento que discute a Política nacional de saúde, no plano municipal. Este evento produz propostas para a política Estadual e Nacional e indica delegados para a participação em conferências neste âmbitos a realizarem-se no plano estadual e posteriormente Nacional. Janaina está na coordenação do Conselho Municipal de Saúde que é responsável por este evento, juntamente com a Secretaria Municipal de saúde. Neste evento reafirma-se a política nacional de saúde mental. Nesta mesa retratada na foto, está presente Sandra Fagundes, profissional atuante a nível Estadual na luta antimanicomial. Carmen participa nos grupos de trabalho e na plenária final.

Referências

Documentos relacionados

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

The convex sets separation is very important in convex programming, a very powerful mathematical tool for, see [ ], operations research, management

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que