• Nenhum resultado encontrado

GUIA 2013 PARA PREFEITOS E PREFEITAS MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA 2013 PARA PREFEITOS E PREFEITAS MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GUIA 2013 PARA PREFEITOS E PREFEITAS

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

(2)

Ministro de Estado Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste Departamento Nacional de Obras Contra as Secas Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco

e do Parnaíba Secretaria de Infraestrutura Hídrica Secretaria Nacional de Irrigação Secretaria de Desenvolvimento Regional Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais Secretaria Nacional de Defesa Civil Gabinete do Ministro Secretaria Executiva

Principais competências do Ministério da Integração Nacional:

• Formulação e condução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR; • Formulação e implementação de planos e programas de Desenvolvimento Regional;

• Estabelecimento de diretrizes e prioridades para aplicação dos fundos regionais (FDNE, FDA, FDCO, FNE, FNO,

FCO, FINOR e FINAM);

• Gestão da Política Nacional de Defesa Civil; • Realização de obras de infraestrutura hídrica;

• Formulação e condução da Política Nacional de Irrigação; • Ordenamento Territorial.

Solicitação de recursos:

As transferências voluntárias no âmbito da Integração Nacional são realizadas por meio de convênios – pelo portal de Convênios/SICONV. No caso da defesa civil, para auxiliar estados e municípios no repasse de recursos, os convênios se destinam a ações preventivas de desastres. Já as transferências obrigatórias são realizadas a estados e municípios em Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. São ações de resposta e reconstrução.

(3)

A SDR é responsável pela gestão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e pela condução dos programas e projetos para o desenvolvimento regional nas escalas macro, micro e sub-regionais. Conheça mais:

Um dos principais programas da SDR, “2029 – Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária”, tem o objetivo de dinamizar o território nacional sem agredir suas identidades e estimular ações articuladas a partir de uma visão estratégica em escala nacional, com vistas à redução das desigualdades regionais.

Faixa de Fronteira

Está estruturada de forma a buscar permanentemente, por um lado, a valorização das potencialidades locais e, por outro, a integração com países da América do Sul.

Saiba mais sobre a SDR: http://www.integracao.gov.br/desenvolvimento-regional

(4)

SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL (SEDEC)

Órgão central do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC, responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Conheça mais:

Um dos principais programas da Sedec, “2040 – Gestão de Riscos e Respotas a Desastres”, tem entre seus objetivos a ampliação do conhecimento público sobre as áreas de risco nos municípios mais críticos, por meio do mapeamento da suscetibilidade geológica aos fenômenos de deslizamentos, inundações e enxurradas.

Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC)

Ferramenta inovadora no repasse de recursos do Governo Federal para estados e municípios em casos de desastres naturais. Proporciona mais agilidade e transparência.

Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID)

Possibilita a solicitação on-line de reconhecimento federal de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública.

(5)

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA (SIH)

Com base na Política Nacional de Recursos Hídricos, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica tem como principal objetivo a priorização da implantação de uma infraestrutura eficiente e integradora em todo o território nacional com o investimento em ações estruturantes. Conheça mais:

O principal programa da secretaria “2051 – Oferta de Água”, que contempla projetos de barragens, canais, sistemas simplificados de abastecimento e adutoras, além do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A maioria faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

(6)

SECRETARIA DE FUNDOS REGIONAIS E INCENTIVOS FISCAIS

(SFRI)

Atua pela uniformização de procedimentos, critérios e prioridades nos diversos fundos para financiamento e aporte de recursos em atividades produtivas. Entre seus objetivos está o estímulo ao direcionamento do investimento privado para as áreas e regiões mais carentes e economicamente estagnadas. Conheça mais:

Responsável por coordenar, com outros órgãos, os Fundos Constitucionais de Financiamento: do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). Coordena também os Fundos de Desenvolvimento Regional: da Amazônia (FDA), do Nordeste (FDNE) e do Centro-Oeste (FDCO). Além disso, é responsável pelos Fundos de Investimento da Amazônia (FINAM) e do Nordeste (FINOR).

(7)

SECRETARIA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO (SENIR)

O principal objetivo da Senir é configurar um sistema de gestão para a agricultura irrigada, em articulação com os vários órgãos que interagem com o setor, apoiando a iniciativa privada e otimizando as áreas públicas como instrumentos de desenvolvimento de regiões menos favorecidas. Conheça mais:

O principal programa da Senir, “2013 – Agricultura Irrigada”, tem entre seus objetivos a conclusão da implantação das etapas necessárias à viabilização dos projetos públicos de irrigação existentes, além de revitalizar as infraestruturas de uso comum e promover a exploração das áreas já implantadas em conformidade com a legislação ambiental com vista à transferência de gestão.

Programa Mais Irrigação

Lançado recentemente, a ideia é valorizar o agricultor familiar e desenvolver, por meio de parcerias público-privadas, a economia regional de forma sustentável, gerando mais emprego e renda, e levando alimentos de qualidade para a mesa dos brasileiros. O Mais Irrigação estará presente em 66 áreas de 16 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins.

(8)

CODEVASF

Empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. Investe também na estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. É responsável ainda pela implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos.

Saiba mais sobre a CODEVASF: http://www.codevasf.gov.br/

DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas é responsável pela execução de obras para a melhor convivência da população nordestina com a estiagem e as chuvas. Entre suas obras e projetos estão o Castanhão, no Ceará, o maior açude público para múltiplos usos do Brasil; Perímetro Irrigado Platôs de Guadalupe, no Piauí; Sistema Curema-Mãe D’água, na Paraíba, entre outros.

(9)

SUDENE

A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste tem como missão expandir, implantar e modernizar empreendimentos prioritariamente para o desenvolvimento da região de abrangência por meio da concessão de financiamentos e incentivos fiscais.

Saiba mais sobre a SUDENE: http://www.sudene.gov.br/

SUDECO

Voltada principalmente para a erradicação da miséria na região Centro-Oeste, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste dedica-se à redução das desigualdades regionais, ao incremento da competitividade da economia e à inclusão social.

É responsável pela implementação do projeto ferroviário que ligará Brasília à Luziânia e lançou recentemente o Brasil Central Tur – Turismo no Coração do País, que tem o objetivo de desenvolver o potencial turístico da região. Saiba mais sobre a SUDECO: http://www.sudeco.gov.br/

(10)

Telefones: GABINETE DO MINISTRO: (61) 3414-5762 SDR: (61) 3414-5619 SEDEC: (61) 3414-5869 SIH: (61) 3414-5828 SENIR: (61) 3414-5481 SRFI: (61) 3414-5754 OUVIDORIA: 0800-610021 • Fax: (61) 3414-4227

CONTATOS DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

SUDAM

A Superintendência de Desenvolvimento do Amazonas tem como missão institucional promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, assegurando a erradicação da miséria e a redução das desigualdades regionais.

(11)

Referências

Documentos relacionados

O motor Diesel encontra-se ligado directamente a um conjunto de bombas dos diferentes sistemas hidráulicos da máquina, os quais são na unidade tractor os sistemas

1 Sinto-me neura ou triste todo o tempo e não consigo evitá-lo Estou tão triste ou infeliz que esse estado se torna penoso para mim Sinto-me tão triste ou infeliz que não

Embora ainda não haja uma padronização quanto aos valores das velocidades das ondas de cisalhamento para o tecido mamário, considera-se que ondas menores de 2 m/s são indicativas

A compilação destes dados chega a uma planilha de parametrização, que permite a escolha do melhor sistema construtivo para um determinado número de blocos de

As variáveis analisadas foram divididas em fatores associados (faixa etária, número de pessoas com quem reside, escolaridade do chefe da família, TV no quarto,

Atualmente sobressaem-se os indicadores de origem ecológica, pois compreendem os recursos naturais, como: água, solo, ar, biodiversidade, entre outros (TAVARES;

As informações existentes neste documento e em seus anexos são para uso exclusivo e restrito da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e contém informações sensíveis e críticas

razoabilizou a situação dos docentes na instituição, não ocorreu no curso de Matemática 169. pelo déficit de profissionais na