• Nenhum resultado encontrado

CURRÍCULO AFROCENTRADO E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A CAPOEIRA DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURRÍCULO AFROCENTRADO E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A CAPOEIRA DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURRÍCULO AFROCENTRADO E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A CAPOEIRA DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Center afro-culture curriculum and national curricular parameters: the capoeira within the classes of physical education

Juliana Trajano dos Santos1

Universidade Salgado de Oliveira INTRODUÇÃO

Diante dos diversos episódios de intolerância étnico-racial que vêm assolando a sociedade brasileira, a escola se torna o local no qual devemos desenvolver conceitos de tolerância e de respeito a todos para o convívio em harmonia. Assim, a instituição educacional dentro de seu currículo deve encontrar maneiras de combater as mazelas geradas no convívio social, a fim de minimizá-las.

Quando colocamos o discente negro de classe popular e sua cultura dentro das questões trabalhadas no currículo, começa a realizar nele um processo de reconhecimento social. A cultura afro-brasileira, sendo inserida nos currículos escolares, esclarece a sua importância na construção sócio-cultural da sociedade. Dessa forma, em se tratando da valorização desta cultura:

[...] bem como reivindicações e propostas do Movimento Negro ao longo do século XX apontam para a necessidade de diretrizes que orientem a formulação de projetos empenhados na valorização da história e cultura dos afro-brasileiros e dos africanos, assim como comprometidos com a de educação de relações étnico-raciais positivas, a que tais conteúdos devem conduzir (Brasil, 2004, p. 9).

Pensando no papel educacional e referente às aulas de Educação Física, como podemos utilizar a Capoeira como conteúdo de um currículo afrocentrado? JUSTIFICATIVA

(2)

SANTOS, Juliana Trajano dos.

A Capoeira esteve presente em diversos momentos históricos, com presença marcante na época da escravidão como símbolo de resistência (MACUL, 2008). A Capoeira é uma cultura corporal do movimento presente nos blocos de conteúdo - luta, no Parâmetro Curricular Nacional (BRASIL, 1997). Assim, faz-se pertinente o seu estudo, para possível utilização no espaço educacional.

OBJETIVO

O Objetivo do presente estudo foi observar e destacar possíveis concepções positivas dos discentes em relação aos conceitos relacionados ao negro e sua cultura/história.

METODOLOGIA

No estudo original, que deu origem a este, foi utilizada pesquisa do tipo ação, que pretende intervir na realidade social. Porém na presente pesquisa foi utilizado o método de misto, que utiliza a combinação de métodos qualitativos e quantitativos (THOMAS ET AL, 2012). Para a coleta de dados foi utilizado observação participante, questionário fechado, entrevista e aplicação de duas aulas tendo como conteúdo a Capoeira.

A análise de dados se deu a partir da leitura das informações obtidas dos registros realizados na observação participante, junto com os dados gerados no questionário e na entrevista. Para gerar confiabilidade ao estudo utilizamos citações diretas dos participantes (THOMAS ET AL, 2012).

Os sujeitos da pesquisa são os alunos do 1° do ensino fundamental I, matriculados na Escola Municipal Manuel de Abreu. A amostra foi composta por 50 discentes, de faixa etária entre 6 e 7 anos.

APLICAÇÃO DAS LUTAS

As aulas tiveram, dentre seus objetivos, trabalhar os elementos da Capoeira (golpes, pontos e sua devida importância como cultura). Os discentes fizeram as atividades propostas, com alto grau de interação entre eles. Em todo momento, o

(3)

contexto socio-histórico em relação às lutas dos escravizados eram lembrados, junto, a importância da Capoeira nesse período histórico.

1. Discentes realizando a Ginga; 14/11/2017.

Fonte: O autor.

2. Discentes realizando o Pique Caranguejo; 14/11/2017.

(4)

SANTOS, Juliana Trajano dos.

Além dos movimentos, as questões culturais foram de grande relevância, nas quais a Capoeira entra como luta e meio do negro escravizado combater o colono-escravagista e conseguir sua liberdade. A questão histórica também foi abordada dentro dos pontos de capoeira, cuja maioria cita o sonho de liberdade como temática principal. Assim, os discentes foram organizados em círculos e aprenderam os ritmos das palmas de acordo com o ponto de Capoeira que estava sendo tocado.

Através da observação, foi percebido que muitos discentes já estão tomando conhecimento de alguns elementos da cultura afro-brasileira, devido às falas dos mesmos: “Os pretos são importantes para o Brasil”; “Os negros inventaram a Capoeira para se defender”; “Os escravos sofriam muito e fizeram capoeira para se defender”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aplicou-se o questionário para saber o nível dos educandos em relação à cultura afro-brasileira e a Capoeira propostas nos planos de aula. As aulas foram aplicadas e o questionário foi novamente respondido pelos discentes.

Houve aumento de pelo menos 20% no número de discentes que responderam sim sobre conhecer e/ou participar da Capoeira, nas aulas de Educação Física.

(5)

Fonte: O autor, 2018.

A cultura de um povo é construída por fatores socio-históricos. Candau (2011) ao descrever os processos de formação cultural afirma que “diferenças culturais - étnicas, [...] entre outras – se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, sabores, crenças e outros modos de expressão” (p. 241). Dessa forma se faz pertinente à utilização da Capoeira como tema dentro das aulas de educação física daquele grupo de crianças, vindas de um bairro de classe popular e em sua maioria negra.

Nas entrevistas, os discentes, relataram pontos existentes na história do negro escravizado e a importância da Capoeira na busca pela liberdade. As perguntas das entrevistas foram as seguintes: quais as atividades você mais gostou? Por quê? Essas atividades são importantes? Por quê? Você se considera negro? Nas falas dos alunos, observamos as concepções positivas relacionadas ao negro e sua cultura. Na entrevista foram destacados os seguintes relatos:

Aluno A: “Tia Ju, eu gostei da Capoeira porque tinha que lutar!”. Aluno B: “A Capoeira é importante porque serve para se defender”.

Aluna C: “Eu não tenho a pele muito escura, tia, eu tenho um cabelo assim (crespo) e meu nariz também. Minha mãe diz que mesmo assim sou preta. É tia eu sou preta sim”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dentre as descobertas realizadas, o trabalho corrobora com os autores que afirmam que o currículo deve ter aspectos referentes a questões sócio-culturais dos discentes e comunidade escolar (MOREIRA; CANDAU, 2007).

A cultura de um povo é construída por fatores socio-históricos. Candau (2011) ao descrever os processos de formação cultural afirma que “diferenças culturais - étnicas, [...] entre outras – se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, sabores, crenças e outros modos de expressão” (p. 241). Assim, é

(6)

SANTOS, Juliana Trajano dos.

Assim, a Capoeira como conteúdo de um currículo afrocentrado dentro da disciplina Educação Física cumpri seu papel de construção de conhecimento, em relação à cultura do negro, seu processo de escravização e conquista da liberdade e assim, consequentemente, valorização da referida e reconhecimento como negro. Palavras-chave: Currículo Afrocentrado; Parâmetros Curriculares Nacionais; Capoeira.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais cotidianos e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras. v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011.Disponível em:<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf>. Acessado em: 20 ago. 2017.

MACUL, Marcus Vinícius Santana. Capoeira: Luta de resistência e violência. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ - 2º Seminário - Ano 2008.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2007.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Referências

Documentos relacionados

O movimento “Eles não amam a Lapa”, por exemplo, é constituído principalmente por moradores, mas também por frequentadores da Lapa, que se aproveitam da grande visibilidade que

E, se Jesus ainda está morto, não existe absolutamente nenhuma razão para a sua pregação ou para a fé que os coríntios demonstraram (15:14).. O que Paulo está

Parágrafo Terceiro: Este contrato exige a contratação e pagamento de mão-de-obra específica para efetuar os serviços de limpeza e conservação dos banheiros e para realizar

Dessa forma, recorremos à pedagogia dos multiletramentos para fundamentar a construção de conhecimentos sobre a referida língua e, alinhado a essa perspectiva,

Assim, buscou-se analisar a implementação de um programa de PCAs na escola, dentro das aulas de Educação Física, avaliando as opiniões do professor de Educação Física

A abundância e atividade da macrofauna do solo são profundamente influenciadas pela sazonalidade do regime de chuvas, onde a condição de saturação periódica do

•É um dos principais alimentos consumidos no mundo, sendo um dos mais importantes grãos em termos de valor

A idéia de trabalhar com a capoeira trazendo-a para o contexto escolar, como conteúdo nas aulas de educação física, representa uma grande possibilidade de exploração no contexto