• Nenhum resultado encontrado

3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª Etapa. 2º Ano E.F. Competências Objeto de aprendizado Habilidade. Língua Portuguesa"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Competências

Objeto de aprendizado

Habilidade

1. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA

1.1. Usos e funções: código oral e código escrito.

Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

C1 - H5. Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral.

1.2. Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas.

C1 – Usos e funções: H1. Reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa, considerando as diferentes situações de comunicação.

C1 – Usos e funções: H3. Expressar-se oralmente e por escrito em diferentes padrões da linguagem, especialmente o culto, adaptando-se às diversas situações discursivas.

1.3. A linguagem como espaço de interação.

C1 – A linguagem como espaço de interação: H1. Compreender e valorizar a linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento e da estruturação da identidade pessoal e coletiva.

C1 - A linguagem como espaço de interação: H2. Compreender que a linguagem é atividade interativa em que nos constituímos como sujeitos sociais, capazes de usar a língua materna para compreensão da realidade.

1.4. A linguagem e a formação para a cidadania.

C1 – A linguagem e a formação para a cidadania: H1. Conhecer os usos e funções sociais da leitura e da escrita, como elemento importante ao exercício da cidadania.

3. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 3.1. Sons semelhantes (rimas). 3.2. Sílabas.

Dominar conhecimentos que concorrem para a apropriação da tecnologia e do sistema de escrita.

H3. Identificar quantas sílabas tem uma palavra, observando a mais forte. H4. Separar palavras em sílabas.

H6. Escrever em palavras a representação de letras com uma correspondência sonora (c, g). H7. Identificar as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas

(exemplo: sapo/casa).

H8. Escrever palavras considerando a variação entre o modo de falar e o modo de escrever. H9. Representar, na escrita, unidades da língua oral (fonema), fazendo relação de

quantidade e sonoridade.

(2)

4. DECODIFICAÇÃO E

COMPREENSÃO DE PALAVRAS

H1. Compreender o sentido de palavras, frases e textos.

1. TIPOS TEXTUAIS 1.1. Narração 1.2. Argumentação 1.3. Exposição 1.4. Descrição Compreender as características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

H1. Identificar elementos que compõem uma narrativa.

1. DOMÍNIOS DISCURSIVOS/ GÊNEROS TEXTUAIS 1.1. JORNALÍSTICOS Editorial, notícia, reportagem, entrevista, crônica, anúncio,

classificado, carta do leitor, carta ao leitor, resumo, resenha, boletim, charge, programação cultural, texto de opinião etc.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H1. Conhecer as principais características dos diversos gêneros textuais presentes no suporte jornal, identificando suas principais diferenças.

Compreender as

características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H2. Localizar informações explícitas em textos jornalísticos.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H3. Estabelecer, no interior dos textos jornalísticos, relação lógica entre os fatos e as opiniões apresentadas.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H4. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H5. Identificar o assunto principal de textos jornalísticos, tomando como referência o título, as ilustrações e os principais fatos.

(3)

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H6. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H7. Identificar em textos jornalísticos o tema e as ideias principais.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H8. Identificar a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio jornalístico.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H9. Reconhecer alguns gêneros do domínio jornalístico pelas suas finalidades e usos sociais.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H10. Identificar informações presentes em textos do domínio jornalístico, considerando suas funções sociais.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H11. Interpretar textos jornalísticos, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H12. Conhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos jornalísticos, entendendo sua importância para a comunicação dos fatos.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H13. Identificar diferenças ou semelhanças em textos, considerando a estrutura de cada gênero.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H14. Estabelecer relação entre informações de diferentes textos.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H15. Estabelecer relações sobre o assunto principal em diferentes textos.

C3 – JORNALÍSTICO – NOTÍCIA: H16. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual.

1.2. INSTRUCIONAIS

Receita, regra de jogo, manual, regulamento, contrato, roteiro, listagem, formulário, artigo científico, informativo, verbete, relatório, rodapé, registro de aula, diário de campo, glossário, tabela, mapa, gráfico, projeto, cronograma, bibliografia, biografia, currículo, índice, prova, debate, exposição, entrevista, seminário, etc.

Compreender as

características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos instrucionais, identificando suas principais diferenças.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H2. Localizar informações explícitas em textos instrucionais.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H3. Associar os gêneros pertencentes ao domínio instrucional à sua finalidade e ao seu suporte.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H4. Identificar as principais informações de textos instrucionais, tomando como referência a estrutura e as informações veiculadas em cada um deles.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H5. Conhecer os passos necessários para realização de ações relacionadas a alguns gêneros do domínio instrucional.

(4)

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H6. Identificar a finalidade dos textos instrucionais. C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H7. Conhecer o tipo de linguagem utilizada pelos textos instrucionais, entendendo sua importância para a comunicação das informações.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H8. Estabelecer relações entre as informações verbais e os recursos gráficos de alguns gêneros de textos instrucionais.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H9. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H10. Interpretar textos instrucionais, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H11. Identificar diferenças ou semelhanças em textos, considerando a estrutura de cada gênero.

C3 – INSTRUCIONAIS – VERBETE: H12. Estabelecer relação entre informações de diferentes textos.

1.3. PUBLICITÁRIOS

Propaganda, anúncio, cartaz, folheto, logomarca, logotipo, aviso, outdoor, placa, classificados, endereço postal, endereço eletrônico, endereço de Internet etc.

Compreender as

características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H1. Perceber que os gêneros pertencentes aos textos publicitários são apresentados de formas diferentes.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H2. Localizar informações explícitas em textos publicitários.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H4. Identificar a finalidade dos textos publicitários.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H5. Identificar o suporte de textos publicitários.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H6. Identificar as principais informações de textos publicitários, tomando como referência a estrutura e as informações veiculadas em cada um deles.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H7. Interpretar texto publicitário, com o auxílio de material gráfico diverso.

(5)

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H8. Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros, pertencentes ao domínio dos textos publicitários.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H9. Reconhecer a finalidade e o uso social de diferentes textos do domínio publicitário.

C3 – PUBLICITÁRIO: PROPAGANDA - H10. Identificar as semelhanças ou diferenças em textos de diferentes gêneros.

1.4. ENTRETENIMENTO Anedota, tirinha, jogo, adivinha, provérbio, história em quadrinhos, palavras cruzadas, horóscopo e jogo teatral.

Compreender as

características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

GÊNERO TEXTUAIS

Tirinha, história em quadrinhos.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos de entretenimento, identificando suas principais diferenças.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H2. Localizar informações explícitas em textos de entretenimento.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H3. Inferir informações implícitas em textos de entretenimento.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H4. Identificar as principais informações de textos de entretenimento, tomando como referência a estrutura e as pistas textuais presentes em cada um deles.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H5. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

(6)

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H6. Interpretar textos de

entretenimento, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H7. Associar os gêneros pertencentes ao domínio entretenimento à sua finalidade e ao seu suporte.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H8. Conhecer o tipo de linguagem utilizada em textos de entretenimento, percebendo sua importância para a comunicação das informações.

C3 – ENTRETENIMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS: H9. Identificar as semelhanças ou diferenças em textos de diferentes gêneros.

1.5. INTERPESSOAIS

Carta pessoal, carta aberta, carta do leitor, telefonema, e-mail, bilhete, recado, relato, convite, informe, diário pessoal, aviso, lista de

compras, formulário, placa, mapa de destino, catálogo, bate-papo virtual, etc.

Compreender as

características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos interpessoais, identificando suas principais diferenças.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H2. Localizar informações explícitas em textos interpessoais.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H3. Inferir informações implícitas em textos de entretenimento.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H4. Identificar o assunto principal de textos interpessoais, tomando como referência o título, as ilustrações e os principais fatos.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H5. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

(7)

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H6. Interpretar textos interpessoais, considerando a estrutura dos gêneros textuais pertencentes a esse domínio.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H7. Associar os gêneros pertencentes ao domínio interpessoal à sua finalidade e ao seu suporte.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H8. Identificar as semelhanças ou diferenças em textos de diferentes gêneros.

C3 – INTERPESSOAIS – LISTA: H9. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual.

1.6. FICCIONAIS

Parlenda, lenda, fábula, história em quadrinhos, poema, poema concreto, romance, conto, crônica, peça de teatro, roteiro de teatro, roteiro de cinema, declamação, encenação, narrativa de aventura, narrativa de viagem, etc.

Compreender as

características discursivas e linguísticas de tipos e gêneros diversos, contextualizando esses conhecimentos às várias situações

comunicativas.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS : H1. Conhecer as características dos diversos gêneros pertencentes aos textos ficcionais, identificando suas principais diferenças.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H2. Reconhecer características típicas de uma narrativa ficcional, identificando narrador, personagens, cenário, conflito e desfecho.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H3. Identificar os efeitos de sentido produzidos no texto ficcional pelo uso intencional de palavras, expressões, recursos gráfico-visuais e pontuação.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H4. Antecipar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como base título, imagens e estrutura.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H5. Localizar informações explícitas em textos ficcionais.

(8)

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H6. Inferir informações implícitas em textos ficcionais.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H7. Identificar o assunto principal de textos ficcionais, tomando como referência o título, as ilustrações e as informações veiculadas.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H8. Conhecer as marcas principais de um texto que o fazem ser característico de um determinado gênero.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H9. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto em que foi usada.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H10. Associar os gêneros pertencentes ao domínio ficcional à sua finalidade e ao seu suporte.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H11. Conhecer textos ficcionais em versões clássicas e contemporâneas.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H12. Comparar várias versões de alguns gêneros ficcionais, observando semelhanças e diferenças.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H13. Conhecer os principais autores da literatura infanto-juvenil e suas obras.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H.14. Ordenar os fatos na ordem dos acontecimentos listados no texto.

C3 – FICCIONAIS – CONTO DE FADAS: H15. Identificar repetições e substituições que contribuem para a coerência e coesão textual.

1. PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

1.1. Tipos textuais

1.2. Domínios discursivos:

Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros,

C4: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS – INSTRUCIONAL: REGISTRO DE AULA; PUBLICITÁRIO: CARTAZ; INTERPRESSOAL: LISTA; FICCIONAL: CONTO DE FADAS - H1. Produzir textos diversos, de acordo com as possibilidades de escrita.

(9)

jornalísticos, instrucionais, publicitários, entretenimento, interpessoais, ficcionais.

considerando diferentes situações de comunicação.

C4: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS – INSTRUCIONAL: REGISTRO DE AULA; PUBLICITÁRIO: CARTAZ; INTERPRESSOAL: LISTA; FICCIONAL: CONTO DE FADAS - H2. Reescrever histórias conhecidas, apoiando-se nos textos de referência.

C4: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS – INSTRUCIONAL: REGISTRO DE AULA; PUBLICITÁRIO: CARTAZ; INTERPRESSOAL: LISTA; FICCIONAL: CONTO DE FADAS - H3. Planejar a escrita de um texto, considerando o tema, o gênero e o destinatário.

C4: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS – INSTRUCIONAL: REGISTRO DE AULA; PUBLICITÁRIO: CARTAZ; INTERPRESSOAL: LISTA; FICCIONAL: CONTO DE FADAS - H4. Produzir textos coesos e coerentes, observando a estrutura do gênero/tipo proposto para cada ano escolar.

C4: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS – INSTRUCIONAL: REGISTRO DE AULA; PUBLICITÁRIO: CARTAZ; INTERPRESSOAL: LISTA; FICCIONAL: CONTO DE FADAS - H5. Observar, no momento da escrita, os aspectos próprios a cada gênero/tipo, considerando: tipo de argumentação, uso da norma-padrão, clareza de ideias e uso de recursos diversos. C4: PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS – INSTRUCIONAL: REGISTRO DE AULA; PUBLICITÁRIO: CARTAZ; INTERPRESSOAL: LISTA; FICCIONAL: CONTO DE FADAS - H6. Formular opinião e argumentação pessoal diante de temas veiculados em textos de diversos gêneros/tipos.

2. REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO 2.1. Adequação discursiva e conceitual

2.1.1. Adequação ao tema e ao gênero proposto.

2.1.2. Coerência (unidade temática): * Relação título-texto * Continuidade * Progressão * Articulação 2.1.3. Consistência argumentativa. Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação.

C4 – REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO: H1. Adequar a escrita ao contexto de produção.

C4 – REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO: H2. Adequar a escrita ao público-alvo.

(10)

C4 – REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO: H4. Adequar a escrita ao gênero textual proposto.

C4 – REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO: H5. Verificar relação do título com o texto produzido.

C4 – REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO: H6. Verificar a progressão temática do texto.

C4 – REVISÃO E EDIÇÃO DO TEXTO: H7. Adequar a variedade linguística e/ou estilística de um texto à situação comunicativa e ao gênero proposto.

2.2. Adequação formal

2.2.1. Coesão (recursos anafóricos, articuladores, correlação de tempos verbais, processos de coesão lexical, modalizadores, operadores

argumentativos.

2.2.2. Morfossintaxe (estruturação de períodos; concordância; regência; emprego de crase; colocação). 2.2.3. Paragrafação e pontuação. 2.2.4. Ortografia e acentuação.

Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H1. Aplicar os conhecimentos adquiridos na formação textual a serviço da comunicação assertiva.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H3. Relacionar tempos, modos, vozes e aspectos verbais, observando suas implicações na construção textual.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H3. Utilizar adequadamente os mecanismos básicos de concordância verbal e nominal.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H4. Utilizar adequadamente os mecanismos de coesão, utilizando pronomes, advérbios, conjunções e palavras do mesmo campo semântico.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H5. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à paragrafação dos textos.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H6. Fazer uso de parágrafos quando estes forem necessários à melhor organização e compreensão do texto.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H7. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à pontuação nos textos.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H8. Usar as convenções da língua escrita relacionadas à escrita correta das palavras, considerando as formas ortográficas resultantes de padrões regulares e palavras de uso frequente.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H9. Aplicar as convenções da escrita relacionadas à acentuação das palavras.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H10. Revisar os textos produzidos, usando estratégias que garantam sua qualidade.

C4 – ADEQUAÇÃO FORMAL: H11. Participar de situações de revisão coletivas, com a ajuda do professor, para verificação de melhorias.

(11)

1. LINGUAGEM ORAL 1.1. Gêneros do discurso oral: entrevistas, seminários, reportagens de rádio e TV, notícias de rádio e TV, debates, consulta, recado,

apresentações, declamação de poemas, encenação de peças teatrais.

Comunicar-se oralmente, adequando-se às diversas situações comunicativas.

C5 – LINGUAGEM ORAL: H1. Usar a língua portuguesa nas interações propostas, fazendo uso de gêneros do discurso oral.

C5 – LINGUAGEM ORAL: H2. Reconhecer os diferentes recursos que caracterizam a linguagem oral.

C5 – LINGUAGEM ORAL: H3. Conhecer principais características dos diversos gêneros do discurso oral.

C5 – LINGUAGEM ORAL: H4. Adequar a fala ao gênero do discurso oral.

1.3. Uso social. Comunicar-se oralmente, adequando-se às diversas situações comunicativas.

C5 – USO SOCIAL: H1. Reconhecer a expressão oral como veículo para troca de ideias, experiências e sentimentos.

C5 – USO SOCIAL: H2. Participar das discussões propostas, respeitando os direitos do seu interlocutor.

C5 – USO SOCIAL: H3. Adequar a fala ao contexto de comunicação.

C5 – USO SOCIAL: H4. Adequar a fala ao público-alvo.

C5 – USO SOCIAL: H5. Adequar a fala ao gênero do discurso oral.

C5 – USO SOCIAL: H6. Utilizar a linguagem oral para argumentar e defender seus pontos de vista sobre um assunto e/ou uma situação.

(12)

C5 – USO SOCIAL: H7. Praticar a linguagem oral, considerando os diversos contextos em que for usada.

C5 – USO SOCIAL: H8. Reconhecer a fala produzida por sua comunidade, respeitando a fala produzida por outras comunidades.

1. LÍNGUA E LINGUAGEM 1.1. As variedades linguísticas 1.1.1. Linguagem e adequação de uso.

1.1.2. A língua e suas variedades. 1.1.3. Língua oral e língua escrita. 1.1.4. Língua formal e língua informal.

Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando aspectos semânticos,

sintáticos, morfológicos e fonéticos.

C6 – LÍNGUA E LINGUAGEM: H1. Adequar a variedade linguística de um texto ao destinatário, ao gênero e às intenções comunicativas.

C6 – LÍNGUA E LINGUAGEM: H2. Reconhecer as variantes linguísticas como manifestações legítimas e igualitárias de comunicação.

C6 – LÍNGUA E LINGUAGEM: H3. Identificar em um texto as variedades linguísticas, características do dialeto de uma determinada região.

2. FONOLOGIA 2.1. Ortografia

2.1.1. Trocas de uso frequente. 2.1.2. Trocas regulares. 2.1.3. Trocas irregulares.

Aplicar os conhecimentos gramaticais, contextualizados às diferentes situações de produção e leitura de textos orais e escritos, considerando

C6 – ORTOGRAFIA – TROCAS: H1. Aplicar as principais convenções da escrita em palavras de uso frequente.

C6 – ORTOGRAFIA – TROCAS: H2. Empregar formas ortográficas resultantes de padrões regulares e irregulares, na produção de textos diversos.

(13)

aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos e fonéticos.

C6 – ORTOGRAFIA – TROCAS: H3. Formular hipóteses sobre regras de uso da língua escrita, a partir da análise de regularidades, aplicando-as em produções escritas e revisões de textos.

C6 – ORTOGRAFIA – TROCAS: H4. Reconhecer que palavras de mesmo som e/ou escrita podem, no contexto, apresentar diferentes sentidos.

2.2. Acentuação 2.2.1. O acento gráfico.

2.2.2. Regras de acentuação gráfica. 2.2.3. Uso da crase.

C6 – ACENTUAÇÃO: H1. Aplicar as principais convenções da escrita em relação ao uso da acentuação, com base na vivência e com apoio do dicionário.

3.2. Classes de palavras. C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H1. Identificar cada classe de palavras, entendendo seus conceitos e funções.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H2. Identificar a função das classes de palavras na construção de textos.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H3. Identificar a função das classes de palavras na compreensão de textos diversos.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H4. Perceber como as palavras podem se agrupar em classes, considerando a função que cada classe exerce na construção dos textos.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H5. Empregar palavras com clareza e coerência, de acordo com suas respectivas classes, em contextos determinados.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H8. Inferir, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em número.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: SUBSTANTIVO – NÚMERO E GRAU: H9. Inferir, pelo contexto de uso, os conceitos de substantivo, assim como suas flexões em grau.

(14)

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: H10. Empregar, observando a norma-padrão, as flexões, conjugações e concordâncias verbais e nominais das palavras.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: H11. Empregar os articuladores textuais, garantidores da organização e da progressão textual.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: H12. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelos conectores textuais.

C6 – CLASSE DE PALAVRAS: H13. Aplicar os diversos recursos da língua que contribuem para a coerência e coesão de um texto.

4. SINTAXE

4.1. Frases e oração. 4.1.1. Tipos de frases.

C6 – SINTAXE: H1. Identificar os tipos de frases existentes, observando a função de cada uma na construção de textos.

C6: SINTAXE: H2. Comparar frases afirmativas, interrogativas e exclamativas, observando a entonação e a intenção comunicativa de cada uma.

C6: SINTAXE: H3. Elaborar frases afirmativas, negativas, interrogativas e exclamativas, a partir da intenção comunicativa.

4.2. Pontuação e paragrafação 4.2.1. Os sinais de pontuação. 4.2.2. Funções dos sinais de pontuação.

4.2.3. Uso da vírgula.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H1. Identificar os sinais de pontuação, reconhecendo sua importância para a construção e compreensão de um texto.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H2. Empregar os diversos recursos, referentes ao uso correto e adequado da pontuação, que contribuem para a coerência e coesão de um texto.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H3. Reconhecer os sinais de pontuação como fatores fundamentais para a produção e compreensão textual.

(15)

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H4. Utilizar corretamente a pontuação, a fim de garantir expressividade, coesão e coerência textual.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H5. Identificar, em textos diversos, o sentido do uso dos sinais de pontuação.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H6. Explicar o efeito de sentido produzido pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências, aspas).

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H7. Compreender a função dos parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H8. Utilizar os parágrafos para a organização e construção de textos de vários gêneros.

C6 – SINTAXE: PONTUAÇÃO E PARÁGRAFOS: H9. Compreender a importância dos parágrafos e dos travessões para a definição das falas de personagens em um diálogo. 5. SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA

5.1. A palavra e seu significado. 5.1.1. Sinonímia e antonímia.

C6 – SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA: H1. Compreender que uma mesma palavra pode assumir diferentes sentidos, dependendo do contexto em que foi usada.

C6 – SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA: H2. Entender que o sentido de uma palavra só pode ser definido se ela for analisada a partir do seu contexto de uso.

C6 – SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA: H3. Identificar o sentido correto de uma palavra, a partir do contexto em que está sendo utilizada.

C6 – SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA: H4. Reconhecer que palavras de mesmo som e/ou escrita, podem, no contexto, apresentar diferentes sentidos.

C6 – SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA: H5. Identificar o sentido de palavras de mesmo som e/ou escrita, dependendo do contexto.

C6 – SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA: H6. Identificar, entre os vários sentidos que uma palavra pode ter, aquele mais apropriado ao que se quer dizer.

(16)

Dicas de aprofundamento

Programação mensal da BIJU – Biblioteca Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa – www.cultura.mg.gov.br – Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - Rua Carangola, 288.

Leitura dos suplementos infantis dos jornais em circulação: Gurilândia (Estado de Minas), O Tempinho (O Tempo), Folhinha (Folha de São Paulo). Filmes: Marley e eu; Madagascar 1 e Madagascar 2; A Era do Gelo 1, 2 e 3.

Livros: “Rato”, de Paulo Tati e Edith Derdyk (Melhoramentos); “Planeta Bicho”, de Luiz Roberto Guedes (Formato); “O Leão e o Camundongo”, de Jerry Pinkney (Martins Fontes).

Sites: http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br www.africam.com

www.suipa.org.br http://apasfa.org.

Música: CD’s Saltimbancos, de Chico Buarque de Holanda; A Arca de Noé, com poemas e canções de Vinícius de Moraes. Livros de literatura:

 “Chapeuzinhos Coloridos”, de José Roberto Torero e Marcus Aurélius Pimenta. Ed. Objetiva.  “O imperdível menino que perdia tudo”, de Marcelo Pires. Ed. Galerinha Record.

 “História de Ratinho”, de Annegert Fuchshuber. Ed Ática.

 “Contos do arco da velha”, de Maria Teresa dos Santos Silva. Ed. Companhia das Letrinhas.  “Os espiões da Emília”, de Monteiro Lobato. Ed. Brasiliense.

 “Contos de Gringolados”, de Oldair Cunha, Ed. Dimensão.  “Marcelo, Marmelo, Martelo”, de Ruth Rocha, Ed. Salamandra.  “Cinderela Brasileira”, de Mar Carolyne France, Ed. Paulus.  “Quando o dia engoliu a noite”, de Sônia Rosa, Ed. Paulinas.  “A fada afilhada”, de Márcio Vassalo, Ed. Global.

 “A maravilhosa roupa do rei”, de Sônia Junqueira, Ed. Atual

“ Velhinho entalado na chaminé”, de Pedro Bandeira, Ed. Moderna.

Referências

Documentos relacionados

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

O utilitário irá mostrar um ecrã de confirmação semelhante ao da figura seguinte, podendo seleccionar a opção “YES” para proceder a actualização das tabelas de

In order to obtain such better approximations, we adapt the origi- nal prepivoting method of Beran to this context of tail estimation.... To illustrate the validity of this

Como, em summa, essa especie de parentesco, sem depender substancialm ente da consangüinidade, só existia e se m antinha p ela com m unidade do culto pecu liar e exclu sivo

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da