• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO VALE DO ITAJAI AMMVI PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL EDITAL N. 001/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO VALE DO ITAJAI AMMVI PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL EDITAL N. 001/2019"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA

MARQUE ASSIM: NUNCA MARQUE ASSIM:

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO

VALE DO ITAJAI – AMMVI

PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL

EDITAL N. 001/2019

Cargo:

ESTAGIÁRIO

INSTRUÇÕES

• Nesta prova, você encontrará:

10 (dez) questões de Língua Portuguesa,

10 (dez) questões de Lógica.

• Você está recebendo um Caderno com um total de 20 (vinte) questões do tipo múltipla

escolha, uma Folha Intermediária de Respostas e um Cartão-Resposta.

• Leia atentamente todas as questões e assinale a alternativa que julgar correta ou mais

adequada. Lembre-se de que, para cada questão, existe apenas uma alternativa

corre-ta.

• Utilize a Folha Intermediária de Respostas para registrar as alternativas escolhidas.

Essa folha ficará em seu poder para conferência com o gabarito a ser publicado.

• Depois de preencher a Folha Intermediária de

Res-postas, transcreva as alternativas escolhidas para o

Cartão-Resposta, preenchendo, forte e

completa-mente, a bolha com caneta esferográfica azul-escura

ou preta. Não faça outro tipo de marca na bolha nem

utilize outro tipo de caneta.

• No Caderno de Questões, você poderá fazer as anotações de que necessitar.

• O Cartão-Resposta e o Caderno de Questões serão devolvidos ao fiscal.

• Assine no local indicado no Cartão-Resposta.

• Você não poderá sair da sala de prova antes de transcorrida 1 (uma) hora.

• Os três últimos candidatos permanecerão na sala até o término das provas.

• Duração da Prova: 2h.

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES

Nome Legível do Candidato

Assinatura do Candidato

(2)

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

As quatro questões a seguir se referem ao texto abaixo:

Santa Catarina é um dos cinco estados brasileiros que __________ índices considerados inaceitáveis de desma-tamento, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A última edição do Atlas da Mata Atlântica, levantamento que monitora o bioma desde 1985, mostra que 905 hecta-res de mata localizados em território catarinense ___________________ entre o biênio 2017/2018.

Os dados, divulgados no dia 23 deste mês, indicam um aumento de 52% no desflorestamento, comparado ao biênio anterior — 2016/2017, quando ocorreu redução de 595 hectares.[...]

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/dia-da-mata-atlantica-desmatamento-cresce-52-em-santa-catarina Acesso em: 27/maio/2019. [adaptado]

1- Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto em relação à concordância verbal:

(A) mantém – desapareceram (B) mantem – desapareceram (C) mantêm – desapareceram (D) mantêm – desapareceu (E) mantém – desapareceu

2- Assinale a alternativa correta quanto à relação que as expressões “de acordo com” e “quando” exercem no texto:

(A) conformidade – tempo (B) consequência – lugar (C) oposição – concessão (D) condição – causa

(E) proporcionalidade – conclusão

3- É um sinônimo possível para o adjetivo “inaceitáveis”, utilizado no texto: (A) bons

(B) admissíveis (C) convenientes (D) toleráveis (E) intoleráveis

4- Assinale a alternativa com a justificativa correta para a acentuação das palavras, retiradas do texto, “índices”, “Atlântica” e “última”:

(A) Todas as paroxítonas são acentuadas. (B) Todas as proparoxítonas são acentuadas. (C) Todas as oxítonas são acentuadas.

(D) Todos os monossílabos tônicos são acentuados.

(E) Por serem acentos diferenciais, são todas palavras acentuadas. As seis questões a seguir se referem ao texto abaixo:

Já em relação a fauna, a onça-pintada é um exemplo de como o desmatamento afeta a vida dos animais. O doutor em Biociências e professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC Maurício Eduardo Graipel conta que não há registro da espécie em SC desde o início da década de 1970.

Para migrar do Rio Grande do Sul ao Paraná, esses animais precisam passar pela Argentina _____________ Santa Catarina não tem mais floresta suficiente para que ela possa fazer esse trajeto.

— A gente tem registro dela na reserva do Turvo (RS), na região de Missiones e no Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Elas fazem um contorno, _________________ a vegetação do Extremo-Oeste de Santa Catarina foi prati-camente toda suprimida — explica.

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/dia-da-mata-atlantica-desmatamento-cresce-52-em-santa-catarina Acesso em: 27/maio/2019. [adaptado]

5- Assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente, quanto ao uso dos porquês, as lacunas do texto:

(A) por que – por que (B) porque – por que (C) por que – porque (D) porque – porque

(3)

6- Propositadamente, foi retirado o acento indicativo de crase em um dos trechos do texto. Assinale, pois, a alter-nativa que contenha o trecho em que deve ser colocado crase:

(A) ... a onça-pintada é um exemplo... (B) ... afeta a vida dos animais. (C) ... em relação a fauna... (D) A gente tem registro...

(E) ... a vegetação do Extremo-Oeste de Santa Catarina...

7- Assinale a alternativa que contenha a correta classificação do tempo e modo verbais dos verbos, retirados do texto, “há” e “possa”, respectivamente:

(A) presente do indicativo – presente do subjuntivo (B) pretérito perfeito do indicativo – presente do indicativo (C) presente do subjuntivo – presente do indicativo

(D) pretérito imperfeito do indicativo – presente do subjuntivo (E) pretérito perfeito do indicativo – presente do subjuntivo

8- Assinale a alternativa correta quanto à classificação da classe gramatical das palavras retiradas do texto: (A) em – conjunção

(B) já – advérbio (C) como – preposição (D) fauna – adjetivo (E) um – interjeição

9- Assinale a alternativa que contenha um trecho ou palavra do texto que não esteja desempenhando a função de sujeito da oração a que pertence:

(A) a onça-pintada

(B) O doutor em Biociências e professor do departamento de Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC Maurício Eduardo Graipel

(C) esses animais (D) A gente

(E) registro da espécie em SC desde o início da década de 1970

10- Em “Para migrar do Rio Grande do Sul ao Paraná, esses animais precisam passar pela Argentina...”, a vírgula foi empregada para:

(A) antecipar uma oração subordinada adverbial final (B) separar um vocativo

(C) separar um aposto

(D) indicar a elipse de um termo (E) explicar o sujeito

QUESTÕES DE LÓGICA

11- Maria deseja criar uma senha usando as 5 letras de seu nome. A quantidade de senhas diferentes de 5 carac-teres que ela pode criar é igual a:

(A) 100. (B) 80. (C) 120. (D) 60. (E) 140.

12- Para atender um pedido de 120 peças, duas máquinas de igual desempenho, operando 8 horas por dia, cluíram o pedido em 3 dias. Um novo pedido de 450 peças, iguais às anteriores, foi solicitado para ser con-cluído em 5 dias. Para este novo pedido, devido a uma limitação técnica, as máquinas poderão operar por apenas 6 horas diariamente. A quantidade de máquinas em operação, de igual desempenho das anteriores, necessárias para concluir esse pedido é de:

(A) 4. (B) 3. (C) 6. (D) 5. (E) 7.

(4)

13- Mário, Joaquim, Carlos, Lucas e André estavam competindo em um jogo de videogame. Um deles marcou a metade da pontuação do campeão. Um deles fez 550 pontos. Lucas fez 850 pontos e André marcou mais tos que Lucas, mas não foi campeão. Ainda, sabe-se que o campeão fez 1000 pontos e que Mário fez 50 pon-tos a mais que Carlos. Com base nessas informações, é possível afirmar ,com certeza, que o campeão foi: (A) Mário.

(B) Carlos. (C) Lucas. (D) André. (E) Joaquim.

14- Considerando que a sequência de números (1, 2, 5, 26, ...) foi construída segundo um padrão em que cada termo subsequente é obtido a partir de uma operação determinada sobre o anterior, pode-se afirmar que o próximo número da sequência é:

(A) 390. (B) 677. (C) 50. (D) 253. (E) 130.

15- O apartamento de Ana correspondia a 80% do valor do apartamento de Gustavo no ano de 2015. Os aparta-mentos foram novamente avaliados em 2019, sendo que o de Ana teve uma valorização de 20% em relação a 2015 e o de Gustavo não alterou seu valor. Considerando apenas essas informações, pode-se afirmar que o apartamento de Ana, em 2019, equivale a um valor percentual do apartamento de Gustavo, em %, de:

(A) 100. (B) 116. (C) 98. (D) 96. (E) 86.

16- Em um depósito há pregos, dobradiças e abraçadeiras, totalizando 116 desses produtos somados. Sabe-se que a quantidade de dobradiças é um terço da quantidade de abraçadeiras e que, ao serem retirados 50 pregos para realizar um serviço, ainda restaram metade dos pregos no depósito. Pode-se afirmar que a quan-tidade de abraçadeiras no depósito é de:

(A) 20. (B) 8. (C) 16 (D) 4. (E) 12.

17- Um bônus de R$ 2.125,00 foi dividido entre 4 corretores de imóveis, de modo proporcional ao número de clien-tes atendidos no mês. Joana atendeu o dobro de clienclien-tes que João. João atendeu 75% do número de clienclien-tes que Pedro. Pedro e Lucas atenderam 4 clientes cada um. Pode-se afirmar que o bônus recebido por Joana foi, em reais, de: (A) 1512. (B) 750. (C) 1000. (D) 500. (E) 418.

18- Em uma empresa, foram adquiridas camisetas de uniforme para os funcionários. Ao optar por entregar as ca-misetas somente aos 23 funcionários do setor de produção, fornecendo 5 caca-misetas por funcionário do setor, verificou-se que sobrariam 36 camisetas. Para evitar desperdício, optou-se por uma nova forma de dis-tribuição, dando camisetas também aos 4 funcionários do setor administrativo, sendo que, para cada camiseta dada a um funcionário do setor administrativo, 3 camisetas sejam entregues para cada funcionário do setor de produção. Nessa nova distribuição, o número mínimo de camisetas que sobrarão será igual a:

(A) 7. (B) 6. (C) 4. (D) 5. (E) 3.

(5)

19- Toda mamãe é carinhosa. Considerando essa afirmação como verdadeira, é possível afirmar que: (A) Todas as pessoas carinhosas são mamães.

(B) Alguma mamãe não é carinhosa.

(C) Alguma pessoa carinhosa não é mamãe. (D) Nenhuma pessoa carinhosa é mamãe. (E) Nenhuma mamãe é carinhosa.

20- O valor de m tal que

0 1 9 16 2 3 3 2 1 3 2 m + + −  = − é um número: (A) ímpar. (B) múltiplo de 8. (C) divisível por 7. (D) divisível por 12. (E) múltiplo de 3.

(6)
(7)

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MÉDIO

VALE DO ITAJAI – AMMVI

PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL

EDITAL N. 001/2019

FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS

Questões RESPOSTAS 01 A B C D E 02 A B C D E 03 A B C D E 04 A B C D E 05 A B C D E 06 A B C D E 07 A B C D E 08 A B C D E 09 A B C D E 10 A B C D E 11 A B C D E 12 A B C D E 13 A B C D E 14 A B C D E 15 A B C D E 16 A B C D E 17 A B C D E 18 A B C D E 19 A B C D E 20 A B C D E INFORMAÇÕES

O inteiro teor da prova e o gabarito da prova objetiva serão divulgados até às 18h do dia 17 de junho de 2019, no endereço eletrônico http://concursos.furb.br/, link AMMVI – Processo de Recru-tamento de Pessoal - Edital N. 001/2019.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Identificar a produção do conhecimento em enfermagem no período pós-parto imediato período Greenberg, nos últimos 5 anos, de 2005 a 2009;Demonstrar os resultados da

Dos leitores que se manifestavam favoravelmente, a grande maioria (57%) era constituída por indivíduos alheios à medicina e à psiquiatria, muitos deles envolvidos em

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

O presente artigo pretende discutir o exercício do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos por de entidades e órgãos não