• Nenhum resultado encontrado

GRUPO 7 Padrão FCI N o /12/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO 7 Padrão FCI N o /12/2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Padrão Oficial da Raça

Padrão Oficial da Raça

Padrão Oficial da Raça

Padrão Oficial da Raça

Padrão Oficial da Raça

BRA

BRA

BRA

BRA

BRACO IT

CO IT

CO IT

CO ITALIANO

CO IT

ALIANO

ALIANO

ALIANO

ALIANO

(BRA (BRA (BRA (BRA

(BRACCO ITCCO ITCCO ITCCO ITCCO ITALIANO)ALIANO)ALIANO)ALIANO)ALIANO)

Fédération Cynologique Internationale

GRUPO 7

Padrão FCI N

o

202

(2)

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Filiada à Fédération Cynologique Internationale

TRADUÇÃO: Suzanne Blum.

REVISÃO: Claudio Nazaretian Rossi. PAÍS DE ORIGEM: Itália.

DATA DE PUBLICAÇÃO DO PADRÃO OFICIAL VÁLIDO: 13.11.2015. UTILIZAÇÃO: Cão de caça.

CLASSIFICAÇÃO F.C.I.: Grupo 7 - Cães Apontadores.

Seção 1.1 - Cães Apontadores Continentais - Tipo “Braco”. Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional..

Sergio Meira Lopes de Castro

Presidente da CBKC

Roberto Cláudio Frota Bezerra

Presidente do Conselho Cinotécnico

Atualizado em: 12 de maio de 2017.

Importante: Essa tradução é apenas para gerar uma facilidade aos interessados que não dominam os idiomas oficiais da FCI.

(3)

BRACO ITALIANO

(Bracco Italiano)

BREVE RESUMO HISTÓRICO: Este antigo cão de ancestrais de origem italiana

utilizado para a caça de aves, modelou-se e desenvolveu-se sozinho através dos tempos; da caça de ontem por meio de redes, ele adaptou-se às caçadas de hoje e aos tiros. Afrescos do século 14 são as provas da inequívoca continuidade do apontador Italiano, seja na sua morfologia ou nas suas atitudes como cão de aponte.

Selecionado pela grande habilidade de trote rápido e largo e por ser naturalmente um excelente retriever.

APARÊNCIA GERAL: De construção robusta e harmoniosa com aspecto vigoroso.

Os exemplares preferidos são aqueles com membros enxutos, músculos bem desenvolvidos, linhas bem definidas com uma cabeça nitidamente esculpida e com um evidente cinzelamento sub-orbitário, características que conferem distinção à raça.

PROPORÇÕES IMPORTANTES: O comprimento do tronco é igual ou um pouco

maior que a altura na cernelha. O comprimento da cabeça é igual a 4/10 da altura na cernelha; sua largura medida no nível dos arcos zigomáticos é menor que a metade do seu comprimento. O comprimento do crânio é igual ao do focinho .

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Resistente e adaptável a qualquer

tipo de caçada; confiável; dotado de uma excelente habilidade para aprender, é dócil e fácil de ser treinado.

CABEÇA: Angulosa e estreita ao nível das arcadas zigomáticas; seu comprimento

mede 4/10 da altura na cernelha; a metade do comprimento recai no nível de uma linha que liga os cantos internos dos olhos. As linhas superiores do crânio e do focinho são divergentes, isto é, o prolongamento da linha superior do focinho deve encontrar-se com a linha superior do crânio à frente da protuberância occipital e sendo ideal no meio da linha superior do crânio.

REGIÃO CRANIANA

Crânio: Visto de perfil, a linha superior do crânio forma um arco muito aberto. Visto de cima, forma uma elipse alongada, com o eixo maior no sentido do comprimento. A largura do crânio, medida no nível das arcadas zigomáticas, é menor que a metade

(4)

do comprimento total da cabeça. A protuberância da testa e das arcadas superciliares são perceptíveis. O sulco sagital e visível e termina na metade do crânio. A crista occipital é curta e não muito proeminente. A protuberância occipital é pronunciada. Stop: Não pronunciado.

REGIÃO FACIAL

Trufa: Volumosa, com narinas grandes e abertas, um tanto salientes sobre os lábios com os quais formam um ângulo. A cor é mais ou menos rosa, cor de carne ou marrom, dependendo da cor da pelagem.

Focinho: Cana nasal ligeiramente romana ou reta. De comprimento igual a metade do comprimento da cabeça, e sua altura é igual a 4/5 de seu comprimento. Visto de frente, as faces laterais são ligeiramente convergentes, embora apresentando a face anterior de boa largura. O queixo é pouco aparente.

Lábios: Os superiores são bem desenvolvidos, finos e pendentes, sem serem flácidos, recobrindo a mandíbula; vistos de perfil, ultrapassam-na ligeiramente. Vistos de frente, os lábios formam um “V” invertido, abaixo da trufa. As comissuras labiais são acentuadas, sem serem pendentes.

Maxilares / Dentes: Arcadas dentárias bem adaptadas, com os dentes ajustados na mandíbula; mordedura em tesoura; mordedura em torquês é aceitável.

Bochechas: Secas.

Olhos: De inserção semi-lateral, com uma expressão dócil e submissa, inseridos nem profundos, nem proeminentes. Olhos bastante grandes, pálpebras de forma amendoada e bem ajustadas (sem entrópio ou ectrópio). A cor da íris é de um ocre ou marrom mais ou menos escuro, dependendo da cor da pelagem.

Orelhas: Longas, em comprimento devem, sem serem esticadas, atingir a ponta da trufa. Sua largura é, no mínimo, igual a metade de seu comprimento; ligeiramente levantadas; na base, mais para estreitas, inseridas mais para trás no nível do arco zigomático. Uma orelha flexível com a borda bem voltada para dentro e realmente bem ajustada à bochecha, é apreciada. A extremidade inferior das orelhas acaba em uma ponta ligeiramente arredondada.

PESCOÇO: Robusto, em forma de cone truncado, de comprimento não menor

do que 2/3 do comprimento da cabeça; com a nuca bem marcada. A garganta apresenta uma ligeira barbela dupla.

(5)

TRONCO

Linha superior: O perfil superior do dorso é formado por duas linhas: uma, quase reta, inclinada da cernelha até a décima primeira vértebra dorsal; a outra é ligeiramente arqueada, juntando-se com a linha da garupa.

Cernelha: Bem definida, com as pontas das escápulas bem separadas. Lombo: Região lombar larga, musculosa, curta e ligeiramente convexa.

Garupa: Longa (com aproximadamente 1/3 da altura na cernelha), larga e bem musculosa; a angulação ideal com o osso coxal formando 30º com a horizontal. Peito: Largo, profundo e bem descido ao nível dos cotovelos, sem formar uma quilha, com costelas bem arqueadas, particularmente na sua parte baixa, e inclinado. Linha inferior e ventre: Perfil inferior quase horizontal na região do esterno, retraindo-se ligeiramente na região abdominal.

CAUDA: Grossa na raiz, reta, com uma ligeira tendência a se encurvar; de pelo

curto. Quando em movimento, principalmente em trilha, é portada horizontalmente ou quase. A cauda natural não deve se estender abaixo do jarrete e deve ter as

características mencionadas acima. Se amputada, para propósitos de caça, e em acordo com a saúde e bem estar animal, a cauda deve ter um comprimento de 15 - 25cm desde a raiz.

MEMBROS

ANTERIORES

Aparência geral: Movimento muito livre.

Ombros: Fortes, bem musculosos, longos e inclinados. Braços: Oblíquos, rentes ao tórax.

Cotovelos: A ponta do cotovelo deve estar numa linha perpendicular que passa pela extremidade caudal da escápula para o solo.

Antebraços: Fortes, retos, com tendões bem marcados.

Metacarpos: Bem proporcionados, secos, de bom comprimento e ligeiramente inclinados.

(6)

Patas anteriores: Fortes, de forma ligeiramente oval; dedos bem arqueados e compactos, com unhas fortes bem curvadas para o solo. As unhas podem ser de cor branca, amarela ou marrom, mais ou menos intensas dependendo da cor da pelagem; almofadas elásticas e secas.

POSTERIORES

Coxas: Longas, paralelas, musculosas com a parte posterior quase reta. Joelhos: Bem angulados.

Pernas: Fortes. Jarretes: Largos.

Metatarsos: Relativamente curtos e secos.

Patas posteriores: Com todas as características dos anteriores. Apresentam ergôs, cuja ausência não constitui defeito. Duplos ergôs são tolerados.

MOVIMENTAÇÃO: Trote amplo e rápido com poderosa propulsão dos

posteriores; porte alto da cabeça, tendo a trufa portada alta, de maneira que durante a caça, ela permaneça acima da linha superior.

PELE: Consistente, mas elástica; mais fina na cabeça, na garganta, nas axilas e na

região ventral do tronco. As mucosas visíveis são de acordo com a cor da pelagem; jamais com manchas pretas. As mucosas da boca são cor-de- rosa; nos ruãos ou branco e marrom, podem apresentar-se, às vezes, levemente manchadas de marrom ou marrom pálido.

PELAGEM

Pelo: Curto, denso e brilhante; mais fino e curto na cabeça, nas orelhas, nas faces anterior dos membros e nas patas.

COR

Branco. Branco com manchas de cor laranja ou âmbar, mais ou menos escuros, de diferentes tamanhos. Branco com manchas maiores ou menores de cor marrom. Branco manchado de laranja pálido, isto é, laranja ruão. Branco manchado de marrom, isto é, fígado ruão. Nessa última combinação, um reflexo metálico é apreciado, e um sombreado intenso de marrom é preferido, lembrando a cor da túnica de um frade. Uma máscara facial simétrica é preferida, mas a ausência da máscara é tolerada.

(7)

TAMANHO / PESO

Altura na cernelha: 55 e 67 cm

Tamanho preferido para os machos: 58 a 67 cm. Tamanho preferido para as fêmeas: 55 a 62 cm. Peso: entre 25 e 40 kg, dependendo do tamanho.

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como

falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão e na sua habilidade para executar seu trabalho tradicional.

FALTAS GRAVES

• Boca acentuadamente prognata inferior.

• Quantidade acentuada de pele produzindo uma barbela exagerada ou não

dividida, e muitas rugas na cabeça.

• Tamanho 2cm acima ou abaixo da altura da cernelha indicada no padrão. • Uma cauda voltada para cima é altamente indesejável.

FALTAS DESQUALIFICANTES

• Agressividade ou timidez excessiva.

• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

• Trufa fendida.

• Convergência das linhas superiores do crânio e do focinho. • Prognatismo superior.

• Olhos gázeos (porcelanizados).

• Pelagem preta, branco e preto, tricolor, fulvo, cor de avelã, unicolor, com manchas marrons (“tan”).

• Ausência de pigmentação (albinismo).

• Mucosas, pele e anexos com traços de preto.

NOTAS:

• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

(8)

ASPECTOS ANATÔMICOS

crânio inserção da cauda garupa lombo dorso cernelha escápula pescoço crista nuca orelha olho stop cara cana nasal trufa focinho maxilar superior queixo maxilar inferior comissura labial bochecha garganta ponta do ombro ponta do peito braço esterno antebraço punho metacarpo pata anterior cotovelo peito /caixa torácica linha inferior flanco linha abdominal perna joelho articulação do jarrete metatarso pata posterior cauda coxa ísquio

Referências

Documentos relacionados

• O suporte para fixar o televisor em parede não é fornecido com o televisor, e pode ser adquirido comercialmente.. • Se você não tiver habilidade suficiente para realizar

As amostras que podem ser reparadas com as definições presentes no servidor de quarentena ou no gateway não são enviadas para o Symantec Security Response. A amostra deve atender

Flores amarelo- esverdeadas, 2,9-3,2 mm compr.; sépalas externas glabras ou ciliadas apenas próximo ao ápice, fortemente maculadas por glândulas alvacentas; sépalas externas

O objetivo principal do estudo é avaliar a vulnerabilidade intrínseca à contaminação natural do aquífero cárstico Salitre, no município de Cafarnaum, para isso usou- se

Houve a realização a menor nas despesas com Divulgação e Publicidade, R$ 116 mil, despesas com aluguel de software, R$ 16 mil, central de atendimento, R$ 24 mil, serviços

The objective of the present study was to compare the efficacy of methadone and clonidine in the control of pain in the immediate postoperative period of videolaparoscopic

da lavratura do Auto de Infração conforme, no entanto, ainda que tenha ocorrido à regularização do objeto da infração, não há como descaracterizá-lo, porque

Ataliba Teixeira de Castilho (2004) reflete sobre a variação e o ensino institucionalizado da língua portuguesa. Ele afirma que, se por um lado, é preciso conhecer as condições