• Nenhum resultado encontrado

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

FACULDADE DE MEDICINA - HOSPITAL SÃO LUCAS COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

Manual do Candidato

Concurso para seleção de Médicos Residentes para o ano de 2014. Candidatos a R1(acesso direto)

Manual do candidato:

(referente extrato de Edital divulgado no Jornal Zero Hora em 12-10-2013)

Este manual tem por finalidade apresentar as normas do processo seletivo para preenchimento de vagas para os Programas de RESIDÊNCIA MÉDICA da Faculdade de Medicina e do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Deve ser lido com atenção, pois nele estão contidas informações importantes quanto ao procedimento para inscrição, realização das provas, divulgação dos resultados, matrículas e eventuais reclassificações.

Os dispositivos aqui apresentados estão de acordo com as normas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e com o Regulamento Interno desta Instituição.

A inscrição no concurso implica na aceitação dos termos deste manual.

1-PROGRAMAS ACESSO DIRETO

DURAÇÃO VAGAS SITUAÇÃO

Cirurgia Geral * 2 anos 5 # Credenciado até 01-02-2015 Clínica Médica * 2 anos 8 # Credenciado até 18-10-2016 Infectologia 3 anos 1 Credenciado até 13-10-2017 Medicina Física e Reabilitação 3 anos 1 Credenciado até 13-10-2017 Neurocirurgia 5 anos 1 # Credenciado até 01-02-2015 Neurologia * 3 anos 2 # Credenciado até 01-02-2015 Obstetrícia e Ginecologia 3 anos 5 Credenciado até 01-02-2015 Ortopedia e Traumatologia * 3 anos 2 Credenciado até 18-10-2016 Otorrinolaringologia * 3 anos 1 Credenciado até 18-10-2016 Pediatria * 2 anos 7 Credenciado até 12-11-2016 Psiquiatria 3 anos 2 # Credenciado até 01-02-2015 Radiologia e Diagnóstico por Imagem * 3 anos 1 Credenciado até 18-10-2016

(2)

* PRMs que poderão ter aumento no número de vagas, dependendo da aprovação da CNRM-MEC e/ou do Edital 29 do Programa SIG-RESIDÊNCIAS.

#

Programas com vaga(s) ocupada(s) por candidato já aprovado e matriculado no ano anterior que foi convocado para serviço militar obrigatório: Cirurgia Geral (3 vagas); Clínica Médica (1 vaga); Neurocirurgia (1 vaga); Neurologia (1 vaga) e Psiquiatria (1 vaga).

2 - Inscrições

2.1. A inscrição no concurso para seleção de médicos residentes para o ano de 2014 dar-se-á em duas etapas, e somente será considerado inscrito o candidato que, tendo cumprido todos os requisitos estabelecidos nestas etapas, tiver o seu nome incluído em listagem que será disponibilizada, no site http://www.pucrs.br/residencia/, a partir do dia 08-11-2013.

2.2. A lista dos candidatos será apresentada em ordem alfabética, com os respectivos números de inscrição (que consta no doc. bancário), desde que em situação regular. 2.3. O local, endereço e número da sala onde cada candidato realizará a prova escrita constarão dessa mesma lista.

2.4. Os candidatos que não localizarem sua inscrição na referida lista deverão entrar em contato URGENTE com a COREME-PUCRS.

ETAPAS DA INSCRIÇÃO

Etapa I: Preenchimento da ficha de inscrição, somente via INTERNET, no período entre o dia 21-10-2013 até o dia 31-10-2013.

Etapa II: Pagamento do DOC bancário que será impresso ao término do preenchimento da ficha de inscrição, em qualquer agência bancária, preferencialmente nas do Banco Santander Banespa, até o dia 01-11-2013 (horário bancário) no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

ATENÇÃO: Os médicos participantes do PROVAB deverão entregar na COREME-PUCRS, Secretaria de Pós-Graduação em Medicina, 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS, Av. Ipiranga, 6690, sala 315 - Porto Alegre – RS – CEP: 90610-000, até o dia 01-11-2013, declaração emitida pela SGTES/MS de que estão participando do programa.

3 - Processo seletivo PRIMEIRA FASE

PROVA ESCRITA (peso de 50%)

3.1. Prova escrita com 100 questões igualmente distribuídas nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. As perguntas demandarão respostas objetivas, entre cinco opções apresentadas, estando apenas uma correta. Todas as questões serão de igual peso.

(3)

4. O candidato deverá acertar no mínimo 50% da prova escrita para ser aprovado e eventualmente classificado para as demais etapas.

5. Para as fases seguintes do concurso, serão convocados os candidatos que tiverem obtido melhor classificação em número igual a 5 (cinco) vezes o número de vagas. Em caso de empate, serão convocados todos os candidatos que tiverem obtido o último grau considerado na classificação. O candidato que não comparecer em alguma fase do concurso será automaticamente desclassificado.

5.1- Quaisquer solicitações referentes a condições especiais que dificultem ou impossibilitem os candidatos de participar da realização de alguma fase do concurso deverão ser submetidas previamente à COREME, por escrito, que estudará junto ao Setor Jurídico da PUCRS a possibilidade de alternativa, desde que o cronograma estabelecido seja mantido.

5.2- Doenças infecto-contagiosas ou sua suspeita impossibilitarão os candidatos de realizar as provas, implicando na desclassificação do candidato.

6. A prova escrita será realizada no dia 19-11-2013, com início às 8h30min e término às 12h30min (quatro horas de duração).

7. Os candidatos deverão apresentar-se às 8h no Prédio 40 da PUCRS Av. Ipiranga, 6681, munidos de CARTEIRA DE IDENTIDADE ORIGINAL (não será aceito Xerox), CANETA ESFEROGRÁFICA (azul ou preta) e COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO (DOC bancário).

ATENÇÃO: A grade de respostas deverá ser preenchida a caneta para ser melhor avaliada pelo sistema de leitura óptica da PUCRS.

7.1. Os candidatos somente poderão entregar suas grades de respostas após 1 hora do início da prova.

8. Os candidatos serão distribuídos entre o 6º ou 7º andar do Prédio 40, conforme número da sala publicado no momento da confirmação da vaga no site:

http://www.pucrs.br/residencia/

9. A Comissão de Seleção estará autorizada a anular a prova do candidato que, durante sua realização se comunicar com outros candidatos ou pessoas estranhas, bem como utilizar livros, impressos, notas e dispositivos eletrônicos.

10. A prova e o gabarito das respectivas perguntas serão disponibilizados no site:

http://www.pucrs.br/residencia/ no início da tarde do dia 19-11-2013.

10.1. Mesmo após o encerramento de todo o processo seletivo não serão fornecidos exemplares dos cadernos de questões.

11. Eventuais recursos deverão ser entregues na COREME-PUCRS, Secretaria de Pós-Graduação em Medicina, 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS, Av. Ipiranga, 6690, sala 315 - Porto Alegre - RS, por escrito, fundamentados com argumentação lógica, consistente e xerox de bibliografia pertinente, cabendo um recurso para cada questão, das 14h do dia 19-11-2013 até às 12h do dia 21-11-2013, em horário comercial, mediante pagamento da taxa de R$ 300,00 (trezentos reais) por

(4)

questão/recurso. Não serão recebidos recursos por e-mail, fax ou pelo correio. Será devolvida ao candidato a taxa investida no pedido de revisão de questão, se resultar em aceitação de recurso pela banca convocada para tal.

12. Não serão admitidos recursos que visem apenas à recontagem dos pontos da prova, tendo em vista que a correção da mesma se dará por leitura óptica e processamento eletrônico.

13. Se eventualmente alguma questão vier a ser anulada, os pontos correspondentes serão considerados para todos os candidatos presentes nesta etapa.

14. A relação dos candidatos classificados para as etapas seguintes estará disponível em 25-11-2013, após a resolução de eventuais recursos, no mesmo site, listados por número de inscrição. Obs.: Não será divulgada relação nominal.

15. Estarão disponíveis na INTERNET, a partir da divulgação dos classificados na PRIMEIRA fase, as instruções específicas para a SEGUNDA e TERCEIRA fases deste concurso.

SEGUNDA FASE

PROVA DE HABILIDADES (peso de 40%)

16. A prova de habilidades será realizada em salas separadas sucessivas e igualmente aplicada a todos os candidatos selecionados na primeira fase, envolvendo conhecimentos sobre Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Cada sessão terá a duração de 10 minutos e será conduzida por 2 preceptores.

17. A prova de habilidades será realizada no dia 30-11-2013 e os candidatos deverão ficar à disposição da comissão examinadora das 8h30min às 14h30min (por um período contínuo aproximado de até 6 horas), considerando o horário de início das provas de cada candidato. OBS.: Os candidatos que não cumprirem esta condição terão pontuação zero (0) nesta etapa da avaliação, sendo automaticamente desclassificados.

ATENÇÃO: Os candidatos não poderão trazer celular, pager, MP3, MP4, e outros dispositivos eletrônicos para o local de exame, bem como qualquer outro tipo de transmissor. As normas de segurança serão rigorosas e qualquer tentativa de comunicação externa por parte dos candidatos será considerada falta grave, sendo aplicada nota zero (0) para o mesmo, nesta etapa. Também não será permitido o ingresso nas salas com jalecos contendo identificação das instituições de origem ou nome do candidato. Não será também permitido o ingresso nas dependências onde se realizará o exame com bolsas, pochetes, mochilas, casacos, etc. Haverá guarda-volumes disponibilizados os candidatos.

18. Após a realização do exame os candidatos deverão imediatamente sair das dependências do HSL.

TERCEIRA FASE

(5)

19. Os candidatos deverão comparecer para a análise e argüição do currículo com uma foto e o curriculum vitae atualizado (CV Lattes) para análise pela Banca Examinadora; o CV será devolvido aos candidatos no local desta etapa do concurso.

ITENS A SEREM CONSIDERADOS:

19.1. Relacionados à análise do curriculum vitae (peso 0,5).

• Participação em atividades extra-curriculares relacionadas ao ensino, assistência

médica, estágios supervisionados, pesquisa científica e envolvimento institucional: monitorias, trabalhos publicados, trabalhos apresentados em congressos e bolsa oficial de iniciação científica (especificar fonte: PIBIC, etc).

• Participação em atividades de âmbito não relacionadas diretamente à profissão e

grau de conhecimento em línguas estrangeiras. 19.2. Relacionados à argüição do candidato (peso 0,5).

• Avaliar postura, objetividade, capacidade de auto-avaliação (pessoal e

profissional), expectativas profissionais para os próximos anos, fluência verbal e desenvoltura, coerência com os dados apresentados no curriculum vitae.

20. As entrevistas serão realizadas no período de 02 à 07-12-2013, em locais e horários a serem divulgados, no mesmo site, quando do resultado da prova escrita.

20.1. O candidato que tiver participado e cumprido integralmente o estabelecido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, de acordo com o Informe nº 4, de 03 de outubro de 2013 da CNRM-MEC, poderá ter direito a pontuação adicional na nota total obtida.

21. A divulgação da listagem com o resultado da SEGUNDA E TERCEIRA fases (conjuntamente) será no dia 11-12-2013.

21.1. Eventuais recursos referentes a estas fases deverão ser entregues na COREME, Secretaria de Pós-Graduação em Medicina, 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS, Av. Ipiranga, 6690, sala 315 - Porto Alegre - RS, por escrito e fundamentados, com argumentação lógica e consistente, no dia 12-12-2013, em horário comercial, mediante pagamento da taxa de R$ 300,00 (trezentos reais). Não serão recebidos recursos por e-mail, fax ou pelo correio.

22. A relação final com os candidatos aprovados no processo seletivo deverá ser divulgada no dia 16-12-2013, no mesmo site referido anteriormente.

23. Matrículas

23.1. Em ordem de classificação, os primeiros candidatos aprovados nos programas contemplados com bolsas pagas pelo Ministério da Saúde, serão matriculados nas vagas vinculadas ao Projeto Pró-Residência Médica; os seguintes receberão bolsa do HSL-PUCRS, em conformidade com as normas da CNRM-MEC.

(6)

23.2. Os candidatos selecionados terão os dias 17 e 18-12-2013, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h para efetuarem suas matrículas na COREME - 3º andar do HSL/PUCRS. O candidato que não se matricular dentro deste prazo será considerado DESISTENTE.

23.3. Para a matrícula final no respectivo PRM, após todas as fases do processo de seleção, o candidato classificado deverá comparecer com a CÓPIA dos documentos abaixo relacionados bem como preencher TODAS as informações que serão solicitadas na ficha de matrícula (inclusive GRUPO SANGUÍNEO/FATOR RH), sem os quais todo seu processo será sustado.

• Cópia do RG (Estado/órgão Emissor e data da emissão);

• Cópia do Título de Eleitor (Estado/Zona/Seção e data de emissão); • Cópia do CPF;

• Cópia da Carteira do CREMERS;

• Cópia do Diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior Brasileira

(quando de Instituição estrangeira deverá ser revalidado em universidade brasileira);

• Uma foto 3x4 (recente);

• Cópia do Comprovante de registro no INSS como contribuinte autônomo: http://www1.dataprev.gov.br/cadint/cadint.html ou Cópia do PIS/PASEP. Não haverá vínculo empregatício entre a PUCRS e o médico residente que assinará contrato como bolsista. Cabe ao médico residente bolsista se filiar ao INSS na qualidade de autônomo, como previsto na Lei 6932 de 07/07/1981.

• Cópia da Carteira do Serviço Militar (Número/órgão de expedição e série) para

candidatos masculinos.

23.4. O candidato deverá preencher e assinar a ficha de matrícula e termo de compromisso declarando conhecer o Manual do Médico Residente da COREME-PUCRS, disponível neste site.

23.5. O médico que comprovou no momento da inscrição que estava participando do PROVAB, no momento que fizer sua matrícula deverá entregar, junto com os documentos acima, lista com seu nome, publicada pela SGTES no Diário Oficial da União (DOU), comprovando que esta cursando com aproveitamento satisfatório a PROVAB. A Certificação de Conclusão do PROVAB, também expedida pela SGTES/MS, deverá ser entregue até a data limite do início das atividades em 06-03-2014. O candidato que não receber certificado de aproveitamento e conclusão perderá a pontuação adicional. Neste caso, o candidato será reclassificado no processo seletivo considerando-se a nota final sem a pontuação adicional.

ATENÇÃO

MÉDICOS BRASILEIROS COM CURSO MÉDICO NO EXTERIOR: além dos documentos acima, cópia do diploma revalidado por universidade brasileira credenciada para tal.

A não entrega de qualquer de um dos documentos acima listados (xerox), IMPEDE A MATRÍCULA DO CANDIDATO.

(7)

24. As matrículas dos candidatos suplentes serão feitas conforme desistências, obedecendo-se ordem de classificação de acordo com lista divulgada quando da publicação dos resultados finais, até completarem-se as vagas oferecidas nos PRMs. Os candidatos suplentes deverão enviar e-mail para coreme@pucrs.br para demonstrar interesse pelo programa no caso de sobrarem vagas.

25. Início dos Programas: 06-03-2014.

26. NO DIA 06-03-2014 OS CANDIDATOS SELECIONADOS E

EFETIVAMENTE MATRICULADOS DEVERÃO PARTICIPAR, EM

HORÁRIO A SER DEFINIDO PELA COREME, DE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO ÀS ROTINAS DO HSL/PUCRS (PRESENÇA OBRIGATÓRIA). 27. Caso sejam abertas novas vagas/bolsas para ingresso em 2014 em programas constantes neste manual, será seguida a seguinte ordem:

27.1. Serão chamados os candidatos suplentes;

27.2. Serão classificados os próximos candidatos, igual a 5 vezes o número de vagas disponíveis, desde que tenham acertado mais que 50% da prova escrita;

27.3. Se as vagas, ainda assim não forem preenchidas, será realizado novo concurso. 27.4. A troca de opção, durante o processo seletivo, não está autorizada, sendo para tanto necessária realização de novo concurso.

28. Validade do concurso apenas para início em 2014, exceto situações previstas em lei.

29. NÃO SERÃO FORNECIDAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS POR TELEFONE. Dúvidas poderão ser encaminhadas via endereço eletrônico: coreme@pucrs.br

30. A interposição de recursos sobre o presente manual deverá ser protocolada na COREME-PUCRS no dia 16-10-2013 das 9h às 12h ou das 14h às 18h.

Porto Alegre, 12 de outubro de 2013. Prof. Dr. Marcus Herbert Jones

Referências

Documentos relacionados

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

A partir da análise dos instrumentos de diagnóstico e pré-diagnóstico elaborados pelas equipes de pesquisa do Mais Gestão, bem como algumas entidades executoras das

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

[r]

[r]

A seleção de professores é uma medida que não parece ter uma solução tão breve e foge aos limites legais das escolas e da 28ª CRE. Para além da seleção de professores,

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais