• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ODONTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE ODONTOLOGIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ODONTOLOGIA Componente Curricular: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DENTÍSTICA

Código: ODO-027 CH Total: 60h Pré-requisito:

Período Letivo: 2015.2 Turma: 5°semestre

Professor: 1Profa. Msc. Saryta Argolo Souza Amaral; 2 Profa. Luísa Soares Santino; 3 Profa. Karina Sarno Titulação: 1Cirurgiã-dentista(EBMSP);Mestre em Odontologia– Clínica Odontológica (EBMSP) / 2

Cirurgiã-dentista(UFBA); Especialista em Endodontia (ABO-BAHIA); Mestranda em Endodontia (SL Mandic)/ 3

Espe-cialista em Implantodontia (ABO-VC); EspeEspe-cialista em Saúde Pública (Facinter) e Mestranda em Periodon-tia e Plástica Peri-implantar(SL Mandic)

PLANO DE CURSO EMENTA

Prática de todo o conhecimento teórico e pratico clínico aprendido na disciplina de Odontologia Pré-clinica I. Esta prática é desenvolvida na clínica escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Diagnosticar a condição de saúde bucal do paciente;

 Planejar um tratamento clínico integrado que corresponda às necessidades do paciente;

 Justificar as decisões clínicas tomadas na elaboração do plano de tratamento;

 Controlar as doenças cárie através de medidas de promoção de saúde e intervenção operatória;

 Buscar dados e textos de literatura científica, através de métodos manuais e informatizados, para

elaborar uma revisão bibliográfica;

 Estruturar um artigo de publicação para divulgação do conhecimento científico.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

 Desenvolver habilidade para procedimentos técnicos;

 Adquirir destreza nas técnicas de tratamento em seres humanos;

 Desenvolver senso crítico que determine a capacidade de planejamento e tratamento odontológico

mais indicado.

 Demonstrar capacidade de escrever um artigo científico de caso-clínico através do apanhado geral

de artigos atuais levantados na pesquisa bibliográfica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I

Atividade Clínica

Confecção do Caso Clínico Confecção do Artigo

(2)

Atividade Clínica

Confecção do Caso Clínico Confecção do Artigo

UNIDADE III

Atividade Clínica

Confecção do Caso Clínico Confecção do Artigo Apresentação Seminário

METODOLOGIA

1ª PARTE- Apresentação das normas da Disciplina, objetivos, conteúdos e dinâmica dos trabalhos. Os alunos receberão o cronograma

2a PARTE- Para a Disciplina de Estágio Supervisionado em Dentística serão utilizados, seminários e aulas práticas executados em âmbito laboratorial e ambulatorial.

AVALIAÇÃO

Além da freqüência mínima considerada obrigatória para a aprovação do aluno, correspondendo a 75% das aulas, as seguintes avaliações serão realizadas durante o semestre letivo:

Por unidade as atividades serão pontuadas e somadas de acordo com o descrito abaixo:

I Unidade: Avaliação de atividades Práticas + Introdução

II Unidade: Avaliação de atividades Práticas + Revisão da Literatura

III Unidade: Avaliação de atividades Práticas + Apresentação de Seminário + Entrega do Artigo Final

Os relatórios diários de aula prática, se corretos, contarão como avaliação do aluno na parte prática e deverão ser entregues impreterivelmente antes do início de cada atendimento clínico. Após este prazo o mesmo não será recebido e a nota correspondente não será incorporada à nota total. Poderá haver também avaliações surpresas que contarão ponto na nota prática.

Ao final do período, será considerado aprovado o aluno que obtiver uma média final igual ou superior a 7,0 (sete).

O aluno deverá ter uma freqüência mínima de 75% das aulas, caso contrário será reprovado por falta. Cada aula prática receberá uma pontuação de avaliação que corresponde à produtividade no dia, que terá amparo nos seguintes parâmetros:

- Pontualidade e Freqüência: Falta de pontualidade quanto ao horário de início da prática (tolerância máxima de até 15 minutos).

- Biossegurança: seguir as normas de biossegurança durante toda a prática

- Organização e Material: Falha na organização e falta de qualquer material necessário para o desenvolvimento da prática prevista.

- Desempenho Técnico - atuação e desenvolvimento psicomotor e cognitivo do aluno: interesse, conhecimento científico e habilidade demonstrada durante a prática prevista.

- Comportamento Social - atenção ao paciente; relação interpessoal; observância da ética.

(3)

uniforme incompleto – É obrigatório, na aula prática, o uso de jaleco de manga longa, gorro, sapato fechado e meia, todos na cor branca, além da utilização de luvas, máscara e óculos de proteção.

OBS 2: O aluno terá acesso, ao final de cada aula prática, à sua produtividade diária.

NORMAS GERAIS

1- Atestados médicos só serão aceitos com o prazo máximo de 7 dias após a data da falta. O atestado médico não abona a falta do aluno, apenas justifica o não comparecimento em aula.

2- A pontualidade será rigorosamente exigida nas atividades práticas. O horário de atendimento será das 9:20h às 12:40h e das 15:20h às 18:40h. O ambulatório estará disponível 15 minutos antes do horário estabelecido para que o aluno se organize e inicie o atendimento pontualmente.

3- Procure confirmar, um dia antes do atendimento, o comparecimento dos seus pacientes. Caso o pa-ciente venha a faltar, comunique ao seu professor o mais cedo possível. Em casos em que o aluno não tenha paciente para atender, por algum motivo, o professor poderá encaminhá-lo para qual-quer atividade relacionada ao conteúdo do componente curricular.

4- Se o aluno precisar faltar à aula prática, o paciente deverá ser informado antecipadamente. Caso isso não seja possível, o colega da dupla assumirá o atendimento do paciente.

5- Como o atendimento é realizado em dupla, quem auxilia deve estar o tempo todo disponível e in-formado do procedimento. O planejamento dos procedimentos é de responsabilidade da dupla. 6- O entrosamento com a sua dupla é fundamental para um bom aproveitamento. Tentem resolver as

divergências; caso não consigam se dirijam ao orientador para que a situação não se torne grave. 7- As normas de biossegurança serão exigidas rigorosamente. É uma questão ética com o outro

(cole-ga, paciente, funcionário). Qualquer dúvida se dirija ao seu orientador.

8- Cada aluno deverá dispor de material esterilizado para atender dois pacientes. O aluno não poderá trabalhar com a caixa de instrumentais encima da mesa do equipo. O material deverá estar exposto e seqüenciado nesta mesa de acordo com o procedimento a ser realizado. O material solicitado deve estar disponível durante a aula prática independente do tipo de atendimento.

9- O conteúdo do componente curricular deve estar sempre atualizado para que o aluno possa desen-volver suas competências com segurança. O professor poderá a qualquer momento solicitar relató-rio ou aplicar algumas questões para nota.

10- O uso do celular é proibido nas aulas teóricas e práticas.

11- Todos os professores poderão ajudar os alunos, porém solicite primeiro seu orientador, pois ele acompanhou todo o processo.

12- Para atender pacientes com alguma necessidade especial (hipertenso, gestante, cardiopata, diabéti-co, etc.) se faz necessário apresentar um relatório com os cuidados a serem seguidos para o seu atendimento.

13 É obrigatória a entrega de 01 pasta branca (transparente) por dupla e 01 foto para ser colada na Fi -cha de Apresentação (individual) e 01 foto para ser colada na Fi-cha de Produtividade (individual). 14- Todos os alunos serão avaliados em todas as aulas práticas nos seguintes critérios: CONDUTA

(rela-ção interpessoal, pontualidade, biossegurança, indumentária, documenta(rela-ção), MATERIAL (disponi-bilidade dos materiais, organização, instrumental), PROCEDIMENTO (cognição, análise crítica,

(4)

de-sempenho técnico). O barema em anexo deverá ser preenchido diariamente pelo aluno e avaliado pelo professor responsável.

15- Todos os alunos deverão realizar a limpeza do equipamento com álcool 70% e fazer toda a proteção do equipamento com filme plástico: Braço de cadeira, encosto de cabeça, refletor, cart, seringa trí-plice, alta e baixa rotação, fotoativador. A remoção do filme plástico é responsabilidade do aluno. 16- Antes de iniciar o procedimento, o aluno deverá informar ao professor sobre o procedimento do dia

e afixar a seqüência de atendimento no Box, corrigida e assinada.

17- Ao final do atendimento o aluno deverá colocar o planejamento diário no classificador da dupla. 18- Todos os procedimentos restauradores deverão ser feitos sob isolamento absoluto. Exceções serão

discutidas e planejadas previamente.

19- Em dentes posteriores, com exceção dos pré-molares superiores, o material restaurador de eleição é o amálgama. Outras opções deverão discutidas e planejadas previamente.

20- Ao final do semestre, um grupo de 4 alunos (2 duplas) deverão apresentar um seminário científico, contendo um relato de Caso-Clínico conduzido durante o semestre, em forma escrita no formato de artigo e apresentação oral. Para desenvolver o caso específico, será necessário, revisão da literatura com citação mínima de dois artigos científicos. Deverão apresentar ainda um relatório final (indivi-dual) das atividades desenvolvidas durante todo o período letivo.

21- Tentem sempre dialogar. Saibam que serão acolhidos com a atenção necessária. Trabalharemos para que vocês consigam alcançar um bom aproveitamento.

RECURSOS

Ambulatório: equipamentos, instrumentais e materiais de consumo da rotina clínica. Indumentária: jaleco branco, além da paramentação padrão.

Quadro e pincel, data show, artigos e livros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

REIS, A.; LOGUERCIO, A.D. Materiais Dentários Restauradores Diretos: dos Fundamentos à Aplicação Clínica. 1º ed. São Paulo: Santos, 2007.

BARATIERI, L.N.; et. al. Dentística: Procedimentos Preventivos e Restauradores. 2ª ed. São Paulo: Santos, 1989.

CONCEIÇÃO, E.N. et al. Dentística: saúde e estética. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MONDELLI, J. Fundamentos de Dentística Operatória. 1ª ed. São Paulo: Editora Santos. 2006.

Aprovado em _____/_____/_____

Profª Drª. Gyselle Cynthia Silva Meireles

Coordenadora do Colegiado do Curso de

Odontologia

Aprovado em _____/_____/_____

Profº Edgard Larry Andrade Soares

(5)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

CURSO: Odontologia SEMESTRE: 5º TURNO: Matutino/ Vespertino COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado em Dentística

PROFESSOR: : Profa. Msc. Saryta Argolo Souza Amaral; Profa. Luísa Soares Santino; Profa. Msc Ângela Guimarães Lessa

AULA ATIVIDADES PRÁTICAS

1 Apresentação do Corpo Docente e Plano de DisciplinaApresentação Lista de materiais e Dinâmica da Disciplina Preenchimento da Ficha Clínica de Dentística

2 Seminário - Materiais Dentários de Uso na Odontologia Restauradora

3 Seminário – Protocolos Clínicos

4 Atendimento de pacientes na clínica

5 Atendimento de pacientes na clínica

6 Atendimento de pacientes na clínica

7 Atendimento de pacientes na clínica

8 Atendimento de pacientes na clínica

9 Atendimento de pacientes na clínica

10 Atendimento de pacientes na clínica

11 Atendimento de pacientes na clínica

12 Atendimento de pacientes na clínica

13 Atendimento de pacientes na clínica

14 Apresentação dos Seminários

15 Apresentação dos Seminários

Avaliação Teórica I Unidade + Entrega da Introdução

Avaliação Teórica II Unidade + Entrega da Revisão da Literatura Avaliação Teórica III Unidade + Seminários

Referências

Documentos relacionados

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da

Para efeitos de IRS, o ganho ou mais-valia decorrente da alienação das suas ações da Saint-Gobain corresponde à diferença positiva entre o montante obtido com a venda das ações e

Este estudo tem por objetivo geral: Analisar a percepção das usuárias quanto á assistência prestada para o planejamento familiar e como objetivos específicos:

H7: Será que existem diferenças significativas nos factores motivacionais e de liderança quando se tem em consideração o número de anos que o inquirido exerce o cargo de presidente

a) Aplicação das provas objetivas. b) Divulgação dos gabaritos oficiais do Concurso Público. c) Listas de resultados do Concurso Público. Os recursos interpostos que não se