• Nenhum resultado encontrado

Notícias Online. Veja nesta edição. 01 de Julho de Tributário. Fique por Dentro. Saiba Mais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias Online. Veja nesta edição. 01 de Julho de Tributário. Fique por Dentro. Saiba Mais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Notícias Online

Informativo do SINDAC

Sindicato das Indústrias de

Adubos e Corretivos Agrícolas

do Estado de MG

Rua Bernardo Guimarães, 63/3º andar – Funcionários Cep. 30140-080 – BH – MG Fone: (31)3223-4011 Telefax: (31)3282-7888 sindac@fiemg.com.br www.sindac-mg.com.br

Veja nesta edição

01 de Julho de 2016

SESI – DIA V

Fique por

Dentro

Nota Técnica

2015.003 – versão

1.80 para emissão

de Nota Fiscal

Ele-Tributário

Prorrogado o prazo

para o

recolhi-mento da taxa de

incêndio

(2)

Fique por Dentro

Em mais de 10 estados do país, milhares de ações foram realizadas e formaram uma grande rede de amor e solidariedade. Crianças, adultos e idosos de todas as partes do país, receberam cuidado, aten-ção e a oportunidade de uma vida melhor. O meio ambiente também foi priorizado e rios, florestas, praças e ruas também receberam a ação transfor-madora do Dia V.

Em todos estes anos, o Sistema FIEMG promoveu o

Dia V como uma ação educativa, para sensibilizar a

indústria e a sociedade para a participação cidadã. Nas empresas, o voluntariado se consolidou por meio dos programas corporativos e abriu as portas para a adoção da gestão socialmente responsável. Ajudou a melhorar relacionamentos e facilitou o di-álogo com as comunidades do entorno.

A cada voluntário que doou tempo, trabalho e ta-lento para transformar uma rua, um bairro, uma cidade ou a vida de alguém, o nosso sincero reco-nhecimento. A todas as empresas que se engaja-ram e continuarão a ação transformadora, o nosso agradecimento especial. A todos que participaram conosco, MUITO OBRIGADO!

Cordialmente, Retransmitimos abaixo carta recebida do

Superin-tendente do SESI Lúcio Sampaio, referente ao Dia V - Dia de Ser Voluntário.

Belo Horizonte, junho de 2016. Caro amigo,

Criado em 2001 pelo Sistema FIEMG, o Dia V – Dia

de Ser Voluntário, há mais de quinze anos

mo-biliza empresas e sociedade para um dia de ação voluntária. Um dia para exercitar a cidadania e agir para transformar.

Nos últimos anos, o Dia V se concretizou como uma grande ação de promoção do voluntariado e em todas as cidades em que chegou, deixou contri-buições importantes, registradas em fotos e depoi-mentos marcantes de todos aqueles que tiveram a disposição de planejar uma ação, convidar os ami-gos e familiares e agir com solidariedade e alegria pelo bem de todos.

Agora, nossa missão está cumprida. Em Minas

Gerais, o voluntariado se tornou um valor impres-cindível para a prática da cidadania, da democracia e da transformação de nossas comunidades. E a partir deste ano, convidamos empresas, instituições e todos que participaram conosco a continuarem esse movimento de uma outra forma, indo além de um único dia, procurando praticar o voluntariado todos os dias do ano.

(3)

o 41 - Não tributada;

o 60 – ICMS cobrado anteriormente por substitui-ção tributária

Esta regra de validação não se aplica para o CST 30 (isenta ou não tributada com a co-brança do ICMS por ST), e em operação de devolução para o CST 50 (suspensão) e 51 (diferimento)

· Regras de validação na identificação do Códi-go Especificador da Substituição Tributária – CEST (que entrará em vigor em 01.10.2016), que estabe-lece a sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária.

Neste sentido, lembramos as empresas que ainda não tiveram atualização dos softwares para esta versão que consultem o suporte de seus sistemas para verificar se estas regras de validação da ver-são 1.80 da NT 2015.003 para emisver-são das notas fiscais eletrônicas já estão atualizadas, evitando re-jeições ou erros de validação no momento da emis-são da nota fiscal, cuja regra desta validação

inicia em 01.07.2016.

Fonte: e-PREVISÃO INFORMATIVO ELETRÔNICO DA PREVISA CONTABILIDADE Com a publicação da NT 2015.003 V. 1.80, o fisco

fez ajustes relacionados a validação da nota fiscal eletrônica nas regras para operações interestaduais com contribuintes isentos de inscrição estadual em relação à Emenda Constitucional 87/2015 (Diferen-cial de alíquotas – DIFAL).

Esta Nota Técnica altera o leiaute da NF-e para re-ceber informações correspondentes ao ICMS devi-do para o estadevi-do de destino, nas operações inte-restaduais para consumidor final não contribuinte, atendendo as definições desta EC 87/2015.

Dentre as regras alteradas nesta versão, estão: · A SEFAZ do destinatário (AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PE, RN, SE e SP) não permitira a identifi-cação de “contribuinte isento” de inscrição estadual em operações interestaduais. Esta regra de vali-dação não se aplica nas operações isentas (CST 41 ou CSOSN 103), imunes ou não tributadas (CST 41 ou CSOSN 300 ou 400);

· CST incompatível na operação com não con-tribuinte que seja diferente de:

o 00 –Tributada integralmente;

o 20 – Com redução da base de cálculo; o 40 – Isenta;

Tributário

Nota Técnica 2015.003 – versão 1.80 para emissão de

Nota Fiscal Eletrônica (mercadoria)

(4)

3 - CRÉDITO DE ICMS REFERENTE AO ESTO-QUE DE 31/12/2015

Nos termos do Decreto nº 46.931/2015 e Orien-tação Tributária DOLT/SUTRI nº 001/2016, os contribuintes que possuírem mercadorias ou bens que estão automaticamente excluídos do regime de substituição tributária relativo às operações subsequentes, por não constarem dos anexos do Convênio ICMS nº 92/2015, deverão inventariar os respectivos estoques em 31/12/2015, conforme os procedimentos previstos na Resolução nº 4.855, de 29 de dezembro de 2015, e, se for o caso, solicitar a restituição do ICMS recolhido.

No mesmo sentido, os contribuintes deverão inven-tariar os estoques de mercadorias ou bens na medi-da em que sejam incluídos no regime de substitui-ção tributária para recolher o imposto devido, nos termos do que dispõe a Resolução nº 4.855/2015.

4 - ENQUADRAMENTO DE PRODUTOS E MER-CADORIAS NA ST A PARTIR DO CONVÊNIO ICMS 92/2015

Ressaltamos que a lista publicada pelo CONFAZ, de produtos e mercadorias sujeitos ao regime da Substituição Tributária, é apenas autorizativa, ou seja, novos itens não serão incluídos automatica-mente neste regime. É necessário ocorrer alteração das disposições de cada Protocolo, ou assinatura de novos acordos, caso o Estado queira incluí-los na ST.

Para o correto enquadramento de qualquer produto ou mercadoria na substituição tributária, o contri-buinte deverá observar primeiramente a classifica-Comunicamos que, a partir da uniformização e

pa-dronização da lista de produtos e mercadorias su-jeitos ao regime de substituição tributária do ICMS no país e da criação do CEST pelo CONFAZ, os con-tribuintes devem ficar atentos às novas regras vá-lidas desde janeiro de 2016. Dessa forma, seguem abaixo, algumas observações importantes:

1- ICMS - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA A PARTIR DE 2016

Com o advento do Convênio ICMS nº 92/2015, os Estados e o Distrito Federal somente poderão in-cluir no regime da substituição tributária os pro-dutos e mercadorias devidamente autorizados pelo CONFAZ através do aludido convênio.

Se determinado item estava no regime da Substi-tuição, mas não consta da lista anexa ao Convênio ICMS nº 92/2015, significa dizer que os estados signatários para cobrar ICMS-ST deste produto ou mercadoria desde 01 de janeiro de 2016 deverá ter autorização por convênio.

2 - RELAÇÃO DOS PRODUTOS E MERCADO-RIAS EXCLUÍDOS DO REGIME DE SUBSTI-TUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS, DESDE 01/01/2016, POR FORÇA DO CONVÊNIO ICMS Nº 92/2015

• Artefatos de uso doméstico (exceto os plásticos e papéis relacionados no anexo);

• Artigos para bebê; • Baterias;

• Bicicletas; • Brinquedos; • Colchoaria;

Substituição tributária após as alterações promovidas

pelo convênio ICMS Nº 92/2015

(5)

Saiba Mais

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, de 25 de junho de 2016, a Resolução SEF nº 4.902/2016 alterando a Resolução nº 4.886/2016, que dispõe sobre a forma e o prazo de pagamen-to da Taxa pela Utilização Potencial do Serviço de Extinção de Incêndio relativa ao exercício de 2016, o cadastramento das edificações não residenciais e a cobrança proporcional referente ao exercício de 2015 nos Municípios de Caratinga e Leopoldina. Conforme a norma, o contribuinte da Taxa pela Uti-lização Potencial do Serviço de Extinção de Incên-dio que tenha, até as datas de vencimento fixadas, protocolizado pedido de alteração de dados neces-sários ao cálculo do valor da respectiva taxa e que tenha seu pedido deferido pela administração fa-zendária poderá recolher o tributo até 29.07.2016 sem encargos.

Para ter acesso à íntegra da Resolução nº 4.902/2016, visite: http://migre.me/ufFek

Fonte: Fiemg

Prorrogado o prazo para

o recolhimento

Referências

Documentos relacionados

Propor e/ou votar favoravelmente Projeto de Resolução cuja matéria seja a inclusão no Regimento Interno e na Lei Orgânica Municipal da obrigatoriedade de registro em ata dos

Caso venha ocorrer defeito de fabricação ou ferrugem, o material deverá ser substituído pelo fornecedor sem ônus para a EPTC.. Caso venha ocorrer defeito de

14 - Após a publicação dos resultados, os candidatos poderão interpor recurso no prazo de 24 horas, contados da publicação, observando o horário de expediente da

a) Formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado, conforme modelo disponível no Anexo I. b) Cópia autenticada (frente e verso) do diploma de graduação

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 27 de agosto de 2020 altera significativamente as obrigações das empresas quanto ao manuseio e tratamento de

Para relações de verbos de elocução em inglês, denominados reporting verbs, veja Thompson (1994) e a Collins Cobuild English Grammar (1993:314).. Observa-se ainda, a relação de

condições impostas no livramento condicional não pode servir para impedir a concessão de indulto ao apenado, a título de não.. preenchimento do

Pensando sempre em proporcionar aos clientes uma empresa voltada para a inovação e tecnologia, a ALTONA implantou a área de Gestão da Inovação Tecnológica, a fim de buscar no