• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro Eletrônico Aula 00 Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Fisioterapia Cardiovascular - Curso Regular para Prefeituras (Fisioterapeuta)

(2)

1 APRESENTAÇÃO... . 1

2 SISTEMA CARDIOVASCULAR ... 5

2.2 VALVAS ATRIOVENTRICULARES... ...9

3 -QUESTÕES COMENTADAS...9

RESUMO... .12

LISTA DE QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...13

(3)

1

APRESENTAÇÃO

Prezado (a) concursando(a), parabéns pela iniciativa de adquirir o curso, trata-se de um passo importante para a sua aprovação !!!

É com imensa satisfação que iniciaremos os estudos do Curso Preparatório para os vocês fisioterapeutas que concorrem as carreiras municipais. Neste curso serão abordados temas de Fisioterapia Cardiovascular.

Este material será desenvolvido com muita dedicação e responsabilidade. Esforçando-me ao máximo para oferecer o melhor e mais completo conteúdo possível para concursos que pode ser encontrado no mercado.

Em todas as aulas serão apresentadas diversas questões de diferentes bancas que desenvolvem provas para concurso em todo o Brasil , procurando sempre dar ênfase ao seu estudo assim como criadas para sua fixação. A fim de discutirmos e ampliar os nossos conhecimentos as questões serão TODAS

COMENTADAS. E para que você possa praticar bastante, teremos, no final do

material questões sem comentários, com gabarito.

Mas antes de iniciarmos, tomo a liberdade de me apresentar sou o professor Fabio Cardoso, Leciono e supervisiono no ensino superior há 11 anos, em cursos de graduação e pós-graduação, em diversas disciplinas ligadas a área de Fisioterapia intensiva, respiratória e hospitalar. Alem é claro da cardiovascular. E sou Fisioterapeuta em Brasília.

(4)

a sua preparação e te habilite para a resolução de questões na área de fisioterapia, objetivando sua aprovação.

Para isso, os alunos matriculados no curso terão acesso ao seguinte conteúdo:

a) Material em pdf com a teoria de todos os assuntos mais cobrados na área de fisioterapia, contendo os principais conceitos, as aplicabilidades, as teorias, os recursos e as técnicas fisioterapêuticas .

b) Questões comentadas de várias bancas, com ênfase na Banca sempre que possível.

c) Figura-se que faça Mapas Mentais para facilitar a memorização dos principais tópicos da disciplina. Ajudo vocês nos topicos principais

d) Resumos do conteúdo explanado em cada uma das aulas.

e) Videoaulas, em aproximadamente 90% do curso, que complementarão o

PDF. Os PDF são importantes pois nos videos me aproximo aos máximo deles.

f) Acesso ao Fórum de dúvidas, onde você poderá tirar todas as dúvidas diretamente comigo.

Este material é de extrema importância para que você obtenha êxito em ser aprovado em um concurso na área de Fisioterapia.

(5)

Encontro-me sempre a disposição para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos, via fórum de dúvidas ...

Curta também nossas redes sociais:

@fisioestrategiaconcursos

@estrategia_fisioterapia

(6)

2-SISTEMA

CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.

2.1

FUNÇÕES

DO

SISTEMA

CARDIOVASCULAR

O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência: Transporte de gases para os tecidos do corpo por meio do sangue, transporte de nutrientes no tubo digestivo, transporte de resíduos metabólicos, transporte de hormônios, transporte de calor, etc. A circulação sanguínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, para oxigená -lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Por isso se diz que nossa circulação é dupla. O trajeto “coração (ventríc ulo direito) è pulmões è coração (átrio esquerdo)” é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação. O trajeto “coração (ventrículo esquerdo) è sistemas corporais è coração (átrio direito)” é denominado circulação sistêmica ou grande circulação. Circulação pulmonar: Ventrículo direito è artéria pulmonar è pulmões è veias pulmonares è átrio esquerdo. Circulação sistêmica: Ventrículo esquerdo è artéria aorta è sistemas corporais è veias cavas è átrio direito

(7)

Veja agora abaixo o coração e suas estruturas:

(8)

1. Veia Cava Superior 2 Veia Cava Inferior 3. Átrio Direito 4. Ventrículo Direito 5. Ventrículo Esquerdo 6. Artéria Pulmonar 7. Aorta

8. Artéria Coronária Direita

9. Artéria Coronária Descendente Anterior 10. Átrio esquerdo

11. Veias Pulmonares

b. Interior do Coração

1. Átrio Direito 2. Valva Tricúspide

3. Ventrículo Direito (via de entrada) 4. Ventrículo Direito (via de saída) 5. Valva Pulmonar 6. Artéria Pulmonar 7. Átrio Esquerdo 8. Septo Interventricular 9. Ventrículo esquerdo 10. Valva Mitral 11. Aorta

(9)

• O lado direito do coração recebe sangue das veias que trazem o sangue de todo o corpo. Este "sangue usado " é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico - é chamado de sangue venoso. • O átrio certo é a primeira câmara cardíaca que recebe o sangue.

• A câmara se enche a medida que seus músculos se relaxam para encher com sangue venoso que retornou de todo o corpo.

• O sangue entra em uma segunda câmara muscular chamada de ventrículo direito.

• O ventrículo direito é um das duas principais bombas do coração. Sua função é levar o sangue aos pulmões.

• Os pulmões oxigenam o sangue, restaurando a sua taxa de oxigênio, e o trocam com gás carbônico, que é expirado.

O lado esquerdo do coração:

• O lado esquerdo recebe o sangue depois que ele volta dos pulmões, já tendo recebido oxigênio. • O sangue rico em oxigênio chega ao coração por veias que vêm dos pulmões (chamadas de veias pulmonares).

• O sangue chega aos pulmões no átrio esquerdo, a primeira câmara no lado esquerdo.

• Do átrio esquerdo, o sangue segue para o ventrículo esquerdo, uma câmara muscular poderosa que bombeia o sangue oxigenado para todo o corpo.

• O ventrículo esquerdo é a mais forte das câmaras do coração. Seus músculos espessos necessitam executar contrações poderosas o suficiente para bombear o sangue para todas as partes do corpo.

• Esta contração forte gera a pressão sanguínea sistólica (o primeiro valor - e o mais alto - na medida da pressão arterial sanguínea). A pressão medida mais baixa, ou pressão sanguínea diastólica for medida quando o ventrículo esquerdo relaxa para se encher novamente com sangue.

• O sangue deixa o coração passando pela aorta ascendente. A aorta é a principal artéria que alimenta de sangue o corpo inteiro.

As Valvas

As valvas são retalhos (flaps) musculares que se abrem e fecham; este movimento de abrir e fechar faz com que o sangue direcionado de maneira correta.

(10)

2.2

VALVAS

ATRIOVENTRICULARES

As valvas tricúspide e mitral estão inseridas cada uma em um anel fibroso que usualmente não é contínuo ao nível da transição atrioventricular, principalmente à direita. São constituídas por cúspides de tamanho e extensão variáveis, as quais estão presas por cordas tendíneas aos músculos papilares, ou, como é observado na tricúspide, diretamente na superfície do septo ventricular. As cúspides são constituídas por tecido conjuntivo frouxo com variável quantidade de colágeno, proteoglicanos e fibras elásticas.

A partir da face atrial, identificam-se histologicamente duas camadas: a esponjosa, mais frouxa, e a fibrosa. As cordas tendíneas são classificadas de acordo com a região de sua insersão na cúspide, a saber: cordas da borda livre, cordas da zona rugosa e cordas basais. As cordas mais espessas são geralmente as da zona rugosa, uma região da face ventricular das cúspides que fica entre a borda livre e a área mais lisa (basal), junto à inserção no anel fibroso. Há, na valva mitral, duas cordas que se salientam pela sua espessura, sendo denominadas cordas estruturais.

O coração tem 4 valvas:

• A valva tricúspide regula o fluxo do sangue entre o átrio direito e o ventrículo direito. • A valva pulmonar se abre para permitir ao sangue fluir do ventrículo direito aos pulmões. • A valva mitral regula o fluxo do sangue entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. • A valva aórtica permite ao sangue fluir do ventrículo esquerdo à aorta ascendente.

3

QUESTÕES COMENTADAS

Agora aproveito para apresentar algumas questões e junto com elas reforço alguns outros conceitos até então ainda não trabalhados, para terem uma noção de como podem ser cobrados.

(11)

Q

UESTÕES COMENTADAS

Questões comentadas:

Questão 1. (2015 / VUNESP)

O aparelho valvar é formado pelas seguintes estruturas anatômicas: a) tendões pectíneos, cordas tendíneas e musculatura papilar. b) folhetos valvares, cordas tendíneas e musculatura pectínea.

c) anel valvar, folhetos valvares, cordas tendíneas e musculatura papilar.

d) sistema vascular, folhetos valvares, cordas pectíneas e musculatura tendínea. e) cordas tendíneas, musculatura estriada e musculatura papilar.

Comentário:

As valvas tricúspide e mitral estão inseridas cada uma em um anel fibroso que usualmente não é contínuo ao nível da transição atrioventricular, principalmente à direita. São constituídas por cúspides de tamanho e extensão variáveis, as quais estão presas por cordas tendíneas aos músculos papilares, ou, como é observado na tricúspide, diretamente na superfície do septo ventricular.

Gabarito letra C

Questão 2. ( 2015/VUNESP)

São vasos que compõem a circulação coronária:

a) artéria coronária direita, que se inicia na aorta e se divide em artéria circunflexa, e artéria ventricular esquerda.

b) artéria subclávia direita e artéria coronária esquerda com 4 ramos, dois à direita e dois à esquerda.

c) artérias coronárias direita e esquerda, originando-se da parte ascendente da aorta.

d) artéria coronária esquerda e artéria torácica interna, que se originam na raiz da aorta e na pulmonar.

e) artéria descendente posterior, artéria coronária lateral e coronária direita. Comentário:

As artérias coronárias direita e esquerda, fontes de suprimento arterial do coração, estão imersas no epicárdio. Originam-se da parte ascendente da aorta (seio aórtico). Os óstios das artérias coronárias se localizam acima das margens aderentes das cúspides das válvulas semilunares da aorta, entretanto, essa descrição deu margem a discussões em que as cúspides das valvas pudessem obstruir os óstios coronários no momento da sístole ventricular. Apesar das

(12)

Comentário:

Melhor que dizer e mostrar, vejamos:

Gabarito letra C

Questão 3. (2015/VUNESP)

O fluxo retrógrado das artérias para os ventrículos é impedido pelas(s) a) válvulas atrioventriculares b) válvulas semilunares. c) válvulas tricúspides d) válvulas bicúspides e) aorta. Comentário:

A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.

O fluxo retrógrado das artérias para o interior dos ventrículos é impedido pela válvula semilunar pulmonar ( vent. Direito) e pela válvula semilunar aórtica (vent. Esquerdo).

Gabarito letra B

(13)

RESUMO

FUNÇÕES

DO

SISTEMA

CARDIOVASCULAR

A circulação sanguínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, para oxigená-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Por isso se diz que nossa circulação é dupla. O trajeto “coração (ventrículo direito) è pulmões è coração (átrio esquerdo)” é denominado circulação pulmonar ou pequena circulação. O trajeto “coração (ventrículo esquerdo) è sistemas corporais è coração (átrio direito)” é denominado circulação sistêmica ou grande circulação. Circulação pulmonar: Ventrículo direito è artéria pulmonar è pulmões è veias pulmonares è átrio esquerdo. Circulação sistêmica: Ventrículo esquerdo è artéria aorta è sistemas corporais è veias cavas è átrio direito.

(14)

LISTA

DE

QUESTÕES

SEM

COMENTÁRIOS.

PARA

TREINAR

!!!

Questão 1. (2015 / VUNESP)

O aparelho valvar é formado pelas seguintes estruturas anatômicas: a) tendões pectíneos, cordas tendíneas e musculatura papilar. b) folhetos valvares, cordas tendíneas e musculatura pectínea.

c) anel valvar, folhetos valvares, cordas tendíneas e musculatura papilar.

d) sistema vascular, folhetos valvares, cordas pectíneas e musculatura tendínea. e) cordas tendíneas, musculatura estriada e musculatura papilar.

Questão 2. ( 2015/VUNESP)

São vasos que compõem a circulação coronária:

a) artéria coronária direita, que se inicia na aorta e se divide em artéria circunflexa, e artéria ventricular esquerda.

b) artéria subclávia direita e artéria coronária esquerda com 4 ramos, dois à direita e dois à esquerda.

c) artérias coronárias direita e esquerda, originando-se da parte ascendente da aorta.

d) artéria coronária esquerda e artéria torácica interna, que se originam na raiz da aorta e na pulmonar.

e) artéria descendente posterior, artéria coronária lateral e coronária direita.

Questão 3. (2015/VUNESP)

O fluxo retrógrado das artérias para os ventrículos é impedido pelas(s) a) válvulas atrioventriculares

b) válvulas semilunares. c) válvulas tricúspides d) válvulas bicúspides e) aorta.

(15)

GABARITO

1-C 2-C 3-B

(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

23.8.2 Na hipótese de a Assembleia Geral não chegar a acordo referente aos procedimentos de dação em pagamento dos Direitos Creditórios Cedidos e dos Ativos

Enquanto o Fórum Nacional em Defesa da Escola P ública (1990), defende a necessidade da construção de um Sistema de qualidade para toda a população brasileira,

A avaliação foi constituída de questionários funcionais para coluna lombar: Questionário de Incapacidade Roland Morris (QIRM), Índice de Incapacidade de Oswestry e Start

Os vasos supra-aórticos são identificados na se- guinte ordem: artéria subclávia direita, artéria carótida direita, artéria carótida esquerda e artéria subclávia

Maiores esforços de pesquisa são necessários para que se ampliem as colheitas de amostras biológicas, assim como as espécies da fauna silvestre brasileira envolvidas na manutenção

direita evidenciou artéria coronária direita dilatada, tortuosa e com ampla circulação colateral para coro- nária esquerda, cujo tronco tinha origem na artéria pulmonar.. As

TP: tronco pulmonar, AO: aorta, APD: artéria pulmonar direita, APE: artéria pulmonar esquerda, VCSD: veia cava superior direita, VCSE: veia cava superior

1 - Aortografia em projeção oblíqua anterior esquerda: artéria coronária direita origina-se no seio coronariano direito e opacifica artéria coronária esquerda retrogradamente