• Nenhum resultado encontrado

Isis Laponez da Silveira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Isis Laponez da Silveira"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Isis Laponez da Silveira

1. Formação Profissional

Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas (1986) pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (1989) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).

Engenheira Metalurgista (1977) pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

2. Registro Profissional

CREA/MG, Nº 17.794, expedido em 11/10/78. 3. Meios para contatos

Endereço comercial:

ATMA – ASSESSORIA TÉCNICA EM MEIO AMBIENTE LTDA ME Rua Dona Salvadora, 42.

CEP 30220.230 – Belo Horizonte – MG 31 - 3284.7993

atma.bh@ig.com.br Endereço residencial: Rua Dona Salvadora, 42.

30220.230 – Belo Horizonte - MG 31 - 3223.2679 / 31 – 9245.1578 ilaponez@ig.com.br

4. Cursos de Pós Graduação

Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas, no Departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia da UFMG. Período 1979 a 1986. Dissertação: Estudo Comparativo de Aglomeração Química a Frio de Dois Concentrados Fosfáticos Brasileiros: Patos de Minas e Catalão-GO.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Período: 1988 a 1989.

(2)

5. Atividades Profissionais.

Pesquisadora da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC, no período de julho de 1977 a 1990, lotada no Setor de Tecnologia Metalúrgica, desempenhando e participando das seguintes atividades principais:

▪ Projetos de pesquisa na área de produção de carvão vegetal em fornos de alvenaria ▪ Supervisão de ensaios para a caracterização de propriedades físicas e metalúrgicas de

matérias-primas siderúrgicas.

▪ Pesquisas de técnicas e produtos – ligantes químicos - para a aglomeração a frio de minérios e concentrados fosfáticos.

▪ Projetos de pesquisa na área de produção de ferro ligas em escala de laboratório (Forno Elétrico de 30 kVA) e em escala piloto (Forno Elétrico de 250 kVA): Fe-Mn-AC; Fe-Mn-MC e Fe-Mn-BC; Fe-Ni; Fe-Cr e outros.

▪ Projetos de pesquisa para a produção de fósforo elementar e termo fertilizantes magnesiano fundidos em escala piloto (Forno Elétrico de 250 kVA).

Técnica da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, no período de julho de 1990 a setembro de 2007, desempenhando as seguintes atividades e funções:

▪ Gerente da Divisão de Monitoramento Ambiental (DIMAM) e da Divisão de Qualidade do Ar (DIQAR) no período de abril de 1997 a março de 2001.

▪ Representante da FEAM em comissões e grupos de trabalho

▪ Atendimento a requisições do Ministério Público Federal e Estadual com participação em reuniões representando a FEAM e com a elaboração de pareceres técnicos.

▪ Atendimento a requisições do Poder Legislativo Estadual, com elaboração de pareceres técnicos a Projetos de Lei e participação em audiências públicas em comissões da Assembleia Legislativa.

▪ Revisão da DN COPAM 11/86, alterada pela DN COPAM 01/82, que deu nova redação ao Anexo I: estabelecimento de novos padrões de emissão de dióxido de enxofre para fornos e caldeiras a óleo combustível.

▪ Proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG: monitoramento da qualidade do ar nos municípios integrantes do polo produtor de ferro gusa de MG – Sete Lagoas; Itaúna e Divinópolis.

(3)

▪ Gestão de redes automáticas de monitoramento da qualidade do ar no Estado de Minas Gerais - Belo Horizonte; Contagem; Betim; Juiz de Fora - com proposição de projetos para financiamento e estabelecimento de parcerias com empresas, por meio de condicionantes ao licenciamento, visando à complementação e ampliação do número de estações de medição.

▪ Participação em grupo de trabalho para implantação do projeto de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso no Estado e elaboração do Plano de Controle de Poluição por Veículos (PCPV) para Minas Gerais.

▪ Análise e elaboração de pareceres técnicos para estudos apresentados nos processos de licenciamento ambiental de diversos empreendimentos (indústrias alimentícias; indústrias químicas; produção de ácido sulfúrico; de ferro ligas; de ferro gusa; de fertilizantes; de cimento; de beneficiamento mineral e refino de ouro; de compostos de cromo e taninos sintéticos; aterros sanitários e outros).

▪ Assessoramento técnico à Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte para a aquisição de estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar, projeto BHBUS.

▪ Elaboração de Termos de Referência para contratação de serviços de consultoria técnica para dimensionamento e configuração de rede automática de medição da qualidade do ar da RMBH: eixo Belo Horizonte/Contagem/Betim.

▪ Elaboração de Convênios de Cooperação Técnica para o monitoramento da qualidade do ar entre FEAM e municípios: Sete Lagoas; Itaúna; Divinópolis; Contagem; Betim e Juiz de Fora.

▪ Coordenação dos subgrupos de Siderurgia e Fertilizantes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), responsável pela elaboração do Anexo XII (Limites de emissão para poluentes atmosféricos gerados na produção de fertilizantes, ácido fosfórico, ácido sulfúrico e ácido nítrico) e do Anexo XIII (Limites de emissão para poluentes atmosféricos gerados nas indústrias siderúrgicas integradas e semi integradas e usinas de pelotização de minério de ferro) da Resolução CONAMA 382/2006.

Diretora Técnica da ATMA – Assessoria Técnica em Meio Ambiente Ltda., a partir de novembro de 2007, desenvolvendo os seguintes trabalhos:

▪ Usina Termelétrica de Betim: diagnóstico; caracterização de impactos; definição de programas de controle e monitoramento das emissões atmosféricas e da qualidade do ar.

▪ Assessoramento técnico à SECA – Sistema de Estudos Climáticos e Ambientais Ltda. para a elaboração de modelagem de dispersão atmosférica da Companhia Siderúrgica do Pecém/CE.

(4)

▪ EIA/RIMA Aeroporto da USIMINAS: diagnóstico; caracterização de impactos; definição de programas de controle e monitoramento das emissões e da qualidade do ar para o empreendimento.

▪ Monitoramento da Qualidade do Ar: cursos ministrados para a G.S. Educacional.

▪ Tratamento, análise de dados e elaboração de relatórios técnicos do programa de monitoramento da qualidade do ar em Conceição do Mato Dentro: Projeto MINAS-RIO da ANGLOAMERICAN. Trabalho em parceria com a ENGESER - Engenharia e Serviços Ltda. Período do contrato: outubro de 2010 a agosto de 2012.

▪ RCA/PCA Empreendimento Imobiliário Alphaville Vespasiano/MG: diagnóstico; caracterização de impactos; definição de programas de controle e monitoramento das emissões atmosféricas e da qualidade do ar para o empreendimento.

▪ EIA/RIMA Empreendimento minerário da MMX em Serra Azul/MG: caracterização meteorológica (comportamento dos ventos); identificação e caracterização das fontes; emissões atmosféricas e dos impactos á qualidade do ar; definição de programas de controle e monitoramento das emissões e da qualidade do ar para o empreendimento. ▪ RCA/PCA do Terminal Integrador de Araguari/MG (transbordo de produtos e insumos

agrícolas) - empreendimento da VLI: caracterização climática e meteorológica; identificação e caracterização das fontes; emissões atmosféricas e dos impactos á qualidade do ar; definição de programas de controle e monitoramento das emissões e da qualidade do ar para o empreendimento

▪ RCA/PCA para o Terminal Integrador de Uberaba/MG (Transbordo de produtos e insumos agrícolas) empreendimento da VLI: caracterização climática e meteorológica; identificação e caracterização das fontes; emissões atmosféricas e dos impactos á qualidade do ar; definição de programas de controle e monitoramento das emissões e da qualidade do ar para o empreendimento.

▪ PCA do Projeto de Otimização da Mina do Sapo, componente do Projeto Minas-Rio da AngloAmerican, em Conceição do Mato Dentro/MG: estudo do comportamento dos ventos e análise da série histórica de dados do monitoramento de particulados para a proposição de nova rede e diretrizes para o monitoramento

▪ Integrante da banca examinadora da monografia de Luciana Figueiredo de Castro – “Estudo das Emissões de NOx na Queima de Gás Natural e dos Sistemas de

Tratamento – SCR e SNCR” – apresentada ao Programa de Pós Graduação em Saneamento; Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerias.

(5)

▪ Tratamento, análise dos dados e elaboração de relatórios técnicos do programa de monitoramento da qualidade do ar em Conceição do Mato Dentro: Projeto MINAS-RIO da ANGLOAMERICAN. Trabalho em parceria com a ENGESER - Engenharia e Serviços Ltda. Período do contrato: abril de 2013 a abril de 2015.

(6)
(7)

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Numa outra perspetiva, a tatuagem como objeto, independentemente das pessoas possuidoras das mesmas, também tem associada uma reação social percebida, especificamente,

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

50 TABELA 11 : Tabela de Analise de Variancia para a variavel de acucares totais de danos quimicos com relacao ao sistema de transporte ..... 68 TABELA 2 Numero total de

ITT, intent-to-treat set of patients; mITT, modified intent-to-treat set of patients; Mydrane group, patients who received an intracameral injection of a standardised combination