• Nenhum resultado encontrado

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

16 de janeiro

HOJE FALAMOS DE GRAÇA E PAZ

Bom dia.

E boa semana. Hoje começamos o nosso dia com a Palavra de Deus. Penso que sabes o que quer dizer… A Palavra de Deus é aquela palavrinha que lemos e escutamos do livro da Bíblia que nos fala de Jesus e dos seus amigos. E porque começamos pela Palavra de Deus? Ontem, que dia da semana foi? (Domingo) é o dia da semana em que os cristãos são convidados a escutar de modo especial esta Palavra. E onde? Na missa. Ora. Ontem, domingo, dia do Senhor, um amigo de Jesus, de nome S. Paulo escreveu um texto de saudação mas com uma certeza muito grande que não quer que nos esqueçamos: somos escolhidos por Deus. Ora escutemos:

Texto

«Irmãos: Paulo, por vontade de Deus, escolhido para Apóstolo de Cristo Jesus (…)

à Igreja de Deus que está em Corinto (e que poderíamos dizer - à igreja que está em Faro, no Colégio do

Alto),

aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam (dizem), em qualquer lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco.»

Desperta/ Reflexão

S. Paulo neste pequeno texto, que é também Palavra de Deus, recorda-nos que Deus nos escolheu, nos chamou para sermos santos. E santo, segundo S. Paulo, é aquele que escolheu viver ao jeito de Jesus e d acordo com o que Jesus nos propôs: ser amigo de Deus e dos irmãos (aqueles que acreditam e seguem a Deus).

Parece fácil… mas nem sempre o é. Por isso, S. Paulo pede uma coisa para nós: a graça e a paz de Deus. A Graça que é estarmos bem com Deus e a Paz é estarmos bem com os irmãos. E isto implica muito na forma como estamos uns com os outros. Desde que acordo até que me deito. Assim cresceu e viveu D. Bosco, que ao longo desta semana iremos recordar.

Deixa-te Iluminar/Oração

Prece: Assim, hoje, vamos pedir a Maria e a Jesus que nos ilumine para fazer só o bem. Graça e Paz. Avé-Maria… Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. Em nome do Pai… Bom dia a todos!

(2)

D. BOSCO: UMA BREVE APRESENTAÇÃO A Família Salesiana

Bom dia.

Espero que se encontrem bem. Estamos em pleno mês salesiano, dedicado a D. Bosco. Por isso esta semana iremos falar um pouco sobre ele e ele, D. Bosco sobre si. Hoje faremos uma breve apresentação para recordarmos algo sobre a sua vida.

Texto/ Video

https://youtu.be/qXBLyf3K1XI - Título: Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude (história)

Um vídeo breve sobre D. Bosco e o que ele fez. Ajudar-nos-á a fazer memória do que conhecemos de D. Bosco. Façamos o esforço por escutar e compreender a vida de D. Bosco.

Desperta/ Reflexão

Uma criança igual a tantas crianças, mas Deus tinha uma missão para ele. E D. Bosco, aos poucos foi descobrindo. Em criança, junto dos amigos sentia que deveria fazer sempre o bem e ajudá-los a serem bons. E tu? Quanto bem queres aos teus colegas? Fazes tudo, mas mesmo tudo para ajudar o outro a ser bom? A saber brincar com todos, a não dizer mentiras, a não dizer palavras feias… a ser obediente, respeitar, saber escutar… como vês, isto de fazer o bem é bonito, mas muito exigente. Mas no fim, sentes uma grande alegria.

Deixa-te Iluminar/Oração

Prece: - Hoje pedimos a Nossa Senhora, por todas as crianças para que cresçam felizes. Avé Maria… Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

(3)

18 de janeiro JOÃOZINHO BOSCO, O SALTIMBANCO

A agilidade e a capacidade de João Bosco

Bom dia.

Hoje, gostaria de vos apresentar Joãozinho Bosco, o saltimbanco. Um saltimbanco era um personagem que no tempo de D. Bosco passava pelas aldeias e fazia um pouco de tudo: malabarismo, magia, jogos tradicionais, acrobacias, etc… e João Bosco começa a interessar-se por isso e quer aprender.

Texto (

pode-se colocar a imagem que está no fim enquanto se faz a leitura do texto)

Joãozinho Bosco é uma criança com muita vida. Brinca com os colegas aos mais variados jogos, enquanto a Mãe Margarida lhe diz que evite andar com maus colegas.

Aos dez anos, pede à Mãe Margarida para ir ver os ilusionistas, os acrobatas e saltimbancos. Quer aprender os seus truques. Assim, coloca-se na primeira fila e observa todos os movimentos desses artistas populares que andam de terra em terra. Ao chegar a casa, ensaia os exercícios que viu. Se se engana, recomeça.

Junto a sua casa há um prado. Um lugar ideal para dar o seu espetáculo. É domingo e muita gente se reuniu à volta de Joãozinho. Então, o pequeno artista estende o tapete para os saltos, coloca a mesa de ilusionista, ata uma corda a duas árvores para os «passeios» aéreos.

O espetáculo começa. Faz na perfeição os saltos mortais, multiplica bolas coloridas, muda a água em vinho, tira moedas do nariz dos que assistem… as pessoas riem-se e aplaudam alegremente. Mas a um certo momento, tira da cartola um terço e diz:

- Se querem que eu continue o espetáculo, têm de rezar comigo o terço. E as pessoas aceitavam bem. João reza e faz uma pequena reflexão. Depois, a representação continua. Sobe para a corda e caminha de um lado para o outro, ágil como um gato. E todos regressam a casa felizes.

Desperta/ Reflexão

A única coisa que João Bosco queria era que os seus amigos se divertissem sem fazerem o mal; de uma forma sã e se aproximassem de Deus.

Deixa-te Iluminar/Oração

(4)

19 de janeiro

MÃE MARGARIDA Uma boa educadora

Bom dia

. Na vida de S. João houve duas mulheres muito importantes: Nossa Senhora, Maria Auxiliadora e Mãe Margarida, que o ensinou a amar e a rezar a Nossa Senhora.

Texto

Hoje trazemos um vídeo que mostra como Mãe Margarida esteve sempre ao lado de D. Bosco. Pode ser um pouco longo, mas tentem identificar em que momentos e situações Mãe Margarida esteve presente na vida de D. Bosco e o que lhe dizia.

https://youtu.be/RS3z7MGgpFU Título: A Mãe de D. Bosco

Se assim o entenderem podem ver em dois dias.

Desperta/ Reflexão

Uma boa mãe, Mãe Margarida. Sempre junto do seu filho. Como Mãe mas também como conselheira. D. Bosco deve-lhe muito. Tudo o que ele ensinou aos seus rapazes foi da vivência e experiência com Mãe Margarida.

Deixa-te Iluminar/Oração

Prece: - Rezemos por todas as mães e agradeçamos a Maria e a Jesus por aquilo que são e por tudo o que fizeram, fazem e gostariam de fazer por cada um de nós.

(5)

20 de janeiro TU ÉS D. BOSCO

Bom dia.

Com o pé no fim de semana, deixamos-te com um cântico de D. Bosco.

https://youtu.be/9j1B7Qnb5TQ Título: Tu és D. Bosco. Música

Deixa-te

Iluminar

/Oração

(6)

Referências

Documentos relacionados

Injete 1,0 L de cada uma das soluções preparadas e determine a concentração de acetona na amostra de removedor de esmalte. Calcule o número de pratos para cada uma das

Deve-se ensinar aos cristãos, serem muito boas as indulgências do papa enquanto o homem não confiar nelas; mas muito prejudiciais quando, em conseqüência delas, se perde o temor

Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes, Sociedades Desportivas e demais interessados, pelo presente se informa que o Conselho de Disciplina da Associação de

Deus, cujo Filho, no Jardim das Oliveiras, nos ensinou, pela palavra e pelo exemplo, a orar para não cair em tentação,.. concedei-nos que, dedicando-nos constantemente à oração,

A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.. Oh, eu

Falando sobre a transação, o diretor de operações comerciais para o mercado externo da encarroçadora, Paulo Corso, lembrou que uma das principais características do transporte

5- Classifique as afirmativas sobre o formato do planeta Terra colocando V para as verdadeiras e F para as falsas.. Após assinale a

/ Senhor Deus, rei dos céus, / Deus Pai todo-poderoso: / nós vos louvamos, / nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, / nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa