• Nenhum resultado encontrado

GP 10 Qualidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GP 10 Qualidade"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)Gerência de Projetos de TI 10. Qualidade Mário Peixoto http://pintaudi.googlepages.com.

(2) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Qualidade. Grupo de Processo. Processo. Planejamento. Planejar a qualidade. Execução. Realizar a garantia da qualidade. Controle. Realizar o controle da qualidade.

(3) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Gerência de qualidade São processos que definem as responsabilidades, objetivos e políticas da qualidade que é esperada Teóricos: Joseph Juran: • Princípio do 80/20, alta administração e adequação ao uso. W. Edward Deming: • Qualidade Total e ciclo Plan-Do-Check-Act para melhoria. Philip Crosby: • Custo da má qualidade, mais prevenção e menos inspeção, zero defeito e qualidade é conformidade com requisitos. O PMI é compatível com eles e mais: ISO, Seis Sigma, Voz do Cliente, CMM, CMMI, Malcon Baldrige, etc.. Propósito e responsabilidade: Visa a satisfação do cliente (necessidades e expectativas) A qualidade é obra de todos. Mas, é responsabilidade do GP.

(4) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Conceitos Qualidade: Grau que um projeto cumpre os requisitos. Trabalho supérfluo (gold plating): Evitar! Mais funcionalidades, mais qualidade, melhor desempenho, etc. do que foi combinado. Análise marginal: Ponto máximo de qualidade Procurar o ponto onde os benefícios ou receitas de qualidade geradas equivalem aos custos de obtê-las. Melhoria contínua (Kaizen): Buscar continuamente pequenas melhorias de qualidade. Sob demanda (JIT - Just In Time): As entregas são feitas somente quando são necessárias. GQT – Gerenciamento da Qualidade Total: Todos devem melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

(5) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Planejar a qualidade - processo.

(6) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Planejar a qualidade Entradas. Ferramentas e Técnicas. Análise de custo-benefício Linha de base do escopo Custo da qualidade (CDQ) Registro das partes interessadas Gráficos de controle Linha de base dos custos Benchmarking Linha de base do cronograma Projeto de experimentos Registro de riscos Amostragem estatística Fatores ambientais da empresa Fluxogramas Ativos de processos da empresa Metodologias de gestão da qualidade Ferramentas adicionais de qualidade. Saídas. Plano de gestão da qualidade Métricas da qualidade Lista de verificação da qualidade Plano de melhoria no processo Documentos do projeto atualizado. Missão: Identificar requisitos e padrões de qualidade relevantes ao projeto e ao produto, definir como satisfazê-los e demonstrá-los. Linha de base do escopo: Declaração de Escopo, EAP e Dicionário da EAP. Análise de custo-benefício: Benefícios:. retrabalho,. produtividade,. custo e. satisfação.

(7) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Planejar a qualidade - técnicas Custo da qualidade (CDQ): Custo da conformidade (custo incorrido para evitar falhas): • Custo de prevenção: • Custo de avaliação:. Treinamento, documentação, fazer certo, etc. Testes, inspeções e perdas de testes destrutivos. Custo da não conformidade (custo por causa das falhas): • Falhas em projeto: • Falhas no cliente:. Retrabalho e sucateamento Obrigações, garantia e perda de negócios. Gráficos de controle: São utilizados para verificar se o processo é estável ou previsível • Exemplo: Controle de prazo. Limite de Especificação Limite de Controle Variação Normal Meta. Regra dos 7. Fora de controle.

(8) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Planejar a qualidade - técnicas Benchmarking: Comparar outros projetos (da empresa ou do mercado) à fim de descobrir o modelo ideal a perseguir. Projeto de experimentos (DOE: Design of Experiments): Realizar experiências para identificar fatores que influenciam nas variáveis determinantes da qualidade e o custo dela para o produto. Amostragem estatística: Escolha de parte representativa da população (amostra) para inspeção. Fluxogramas: Representação gráfica dos processos, atividades e decisões: • Exemplo de processo destacando em vermelho as atividades de qualidade: Escrita. Revisão. Ok? Não. Execução. Ok?. Evidência. Não Não Correção. Ok?.

(9) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Planejar a qualidade - técnicas e saídas Técnicas: Metodologias de gestão da qualidade: • Métodos específicos: Seis Sigmas, CMM, CMMI, etc.. Ferramentas adicionais de qualidade: • Brainstorming, diagrama de afinidades, análise do campo de força, técnicas de grupo nominais, diagramas matriciais e matrizes de priorização. Saídas: Plano de gestão da qualidade: • Descreve como a equipe de gestão implementará a política de qualidade da organização executora. Sigmas (Desvios Padrão). Eficiência ou Rendimento. 1. 68,26%. 690.000. 2. 95,46%. 308.000. 3. 99,73%. 66.800. 6. 99,99%. 3,4. DPMO.

(10) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Planejar a qualidade - saídas Métricas de qualidade: A qualidade deve ser definida e validada pelos interessados, para que possa ser medida para ser gerenciável • Ex: densidade de defeitos, taxa de falhas, % de retrabalho, disponibilidade, cobertura de testes, etc.. Lista de verificação (checklist) da qualidade: Feitas especificamente para alguns componentes ou fases do processo para verificar se o necessário foi feito. Plano de melhoria no processo: Analisa os processos procurando desperdícios, atividades que não geram valor agregado ou pontos de melhoria do processo Ele define para os processos: limites, configuração, métricas e metas. Documentos do projeto atualizado: Registro das partes interessadas e Matriz de responsabilidades.

(11) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar a garantia da qualidade processo.

(12) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar a garantia da qualidade Entradas. Ferramentas e Técnicas. Ferramentas e técnicas de Plano de gestão do projeto planejamento e realização Métricas de qualidade da qualidade Informações sobre desempenho Auditorias da qualidade Medições de controle de qualidade Análise do processo. Saídas Ativos de processos atualizados Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado. Missão: Auditoria dos requisitos de qualidade e medições de qualidade para garantir que sejam aplicados os padrões de qualidade durante a execução. Plano de gestão do projeto: Plano de gestão da qualidade e plano de melhoria no processo. Medições de controle de qualidade: Resultados das medições de qualidade realizadas.

(13) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar a garantia da qualidade técnicas Ferramentas e técnicas de planejamento e realização da qualidade: Todas as técnicas vistas de planejamento e realização do controle de qualidade podem ser utilizadas: Análise de custo-benefício, Custo da qualidade (CDQ), etc.. Auditorias de qualidade: Análise independente (quem fez não pode auditar) de verificação da conformidade de políticas, processos e procedimentos. Análise do processo: Execução das atividades previstas no Plano de Melhoria de Processo para identificação e execução das melhorias necessárias e possíveis.

(14) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar a garantia da qualidade - saídas Ativos de processos atualizados: Normalmente os padrões de qualidade são atualizados. Solicitações de mudanças: Podem incluir Ações Preventivas, Ações Corretivas e Reparos de Defeitos. Plano de gestão do projeto atualizado: Os planos de gestão de qualidade, cronograma e custos podem ser afetados. Documentos do projeto atualizado: Incluem entre outros: Relatórios de Auditoria, Planos de Treinamento e Documentos de Processos.

(15) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar o controle da qualidade processo.

(16) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar o controle da qualidade Entradas. Ferramentas e Técnicas. Saídas. Plano de gestão do projeto Métricas de qualidade Listas de verificação da qualidade Medições de desempenho do trabalho Solicitações de mudança aprovadas Entregas Ativos de processos da empresa. Diagrama de causa e efeito Gráficos de controle Fluxogramas Histograma Diagrama de Pareto Gráfico de execução Diagrama de dispersão Amostragem estatística Inspeção Revisão de solicitações de mudanças aprovadas. Medições de controle da qualidade Mudanças validadas Entregas validadas Ativos de processos atualizados Solicitações de mudanças Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado. Missão: Monitorar e registrar os resultados da qualidade, avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias. Ativos de processos da empresa: Padrões e políticas de qualidade, diretrizes padronizadas do trabalho, procedimentos de reporte de problemas e defeitos, além da política de comunicação.

(17) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar o controle da qualidade – técnicas Sete ferramentas básicas da qualidade de Ishikawa: Diagrama de causa e efeito (Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa) Gráficos de controle Fluxogramas Histograma Diagrama de Pareto Gráfico de execução Diagrama de dispersão. Amostragem estatística Inspeção Revisão de solicitações de mudanças aprovadas.

(18) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Exemplos de diagramas Diagrama de causa e efeito (Ishikawa):. Causa e efeito expandido por brainstorming:.

(19) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Exemplo de fluxo de processo.

(20) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar o controle da qualidade técnicas Histograma. Gráfico Sequencial 100% 98% 96% 94% 92% 90% 88% 86% 84% 82%. % Execução CT. % Sucesso CT. 14/06. 10/06. 08/06. 04/06. 31/05. 26/05. 21/05. 17/05. 12/05. 10/05. 06/05. 04/05. 80% 02/05. 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0. % Aceitação CT.

(21) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Histograma e Diagrama de Pareto. SO do servidor. 6%. 86%. Erro de script. 5%. 91%. Mudança não testada. 3%. 94%. Erro do operador. 2%. 96%. Falha de backup. 2%. 98%. Tentativa de invasão. 1%. 99%. Falha de disco. 1%. 100%. 35. Falha de disco. 80%. Tentativa de invasão. 19%. % acum. Falha de backup. Conflito de IP. 99 100. %. Erro do operador. 61%. 98. 61. Mudança não testada. 26%. 94. 96. 86. Erro de script. Corrupção de arquivo. 80. SO do servidor. 35%. 91. Conflito de IP. 35%. 80% Falhas. Placa de Rede. 20% Causas. % Acum. Corrupção de arquivo. %. Causa. Placa de Rede. • Análise de falhas:. 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0.

(22) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Gráfico de dispersão.

(23) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar o controle da qualidade técnicas Inspeção: Verificação se um resultado está em conformidade com o valor esperado (padrão) A inspeção também é chamada de revisão, revisão por pares (revisão cruzada), auditoria, homologação (walkthroughs), etc. A inspeção pode ser aplicada em atividades, pacotes de trabalho, entregas, produto ou projeto e também em reparos dos defeitos. Revisão de solicitações de mudanças aprovadas: Todas as mudanças devem ser revisadas para verificar se foram implementadas corretamente.

(24) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar o controle da qualidade - saídas Medições de controle da qualidade: São os resultados das medições do controle de qualidade. Mudanças validadas Entregas validadas: As entregas devem ser verificadas, e se necessário corrigidas, antes de serem feitas. Ativos de processos atualizados: Listas de verificações concluídas Documentação de lições aprendidas. Solicitações de mudanças: Ações corretivas ou preventivas ou reparo de defeitos. Plano de gestão do projeto atualizado: Plano de gestão da qualidade e plano de melhoria no processo.

(25) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Realizar a garantia da qualidade x Realizar o controle da qualidade Item. Realizar a garantia da qualidade. Realizar o controle da qualidade. Grupo de Processo. Execução. Monitoramento & Controle. Propósito. Auditar os requisitos e as medições de qualidade Garantir que os padrões sejam utilizados Verificar se os padrões precisam ser melhorados. Monitorar e registrar os resultados da qualidade Avaliar o desempenho e recomendar mudanças Validar as entregas e as mudanças aprovadas. Entradas. Plano de gestão do projeto Métricas de qualidade Informações sobre desempenho Medições de controle de qualidade. Plano de gestão do projeto Métricas de qualidade Listas de verificação da qualidade Medições de desempenho do trabalho Solicitações de mudança aprovadas Entregas (concluídas) Ativos de processos da empresa. Principal Técnica. Auditorias de qualidade. Inspeção de qualidade. Técnicas Adicionais. Análise do processo Planejamento e realização da qualidade. Ferramentas de qualidade de Ishikawa Amostragem Revisão de solicitações de mudanças aprovadas. Ativos de processos atualizações (lições) Solicitações de mudanças (prevenções/correções) Saídas Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado. Medições de controle da qualidade Mudanças validadas Entregas validadas Ativos de processos atualizados (lições) Solicitações de mudanças (correções) Plano de gestão do projeto atualizado Documentos do projeto atualizado. Principal Alvo. Processos e padrões de qualidade do provider. Problema ocorrido, mudanças e entregas. Principal Agente. GP ou equipe de garantia de qualidade. GP e equipe de controle de qualidade.

(26) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Disciplina. Plano de Gestão do Projeto. Integração Escopo. Fatores Ambientais. Tempo Custos Qualidade Recursos. Ativos de Processos Desenvolver o Termo de Abertura. Planejar Aquisições. Planejar Comunicações. Desenvolver Plano de RH. Comunicações. Plano Gestão Projeto. Planejar Qualidade. Aquisições. Criar a WBS. Definir o Escopo. Coletar os Requisitos. Definir as Atividades. Desenvolver Cronograma. Estimar as Durações. Estimar os Recursos. Seqüenciar Atividades. Identificar os riscos. Planejar Gestão de Riscos. Determinar Orçamento Planejar as respostas a riscos. Riscos. Realizar a análise quantitativa dos riscos. Estimar Custos Realizar a análise qualitativa dos riscos.

(27) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Exemplos de questões 1) Todas as opções a seguir são usadas no gerenciamento de qualidade, EXCETO: A. Análise marginal B. Fornecedores selecionados C. Desvio padrão D. A técnica Delphi. 2) Gráficos de Pareto ajudam o gerente de projetos a: A. Concentrar-se nas questões mais críticas para melhorar a qualidade B. Foco em estimular o raciocínio C. Explorar um resultado futuro desejado D. Determinar se um processo está fora de controle Respostas: B e A.

(28) Gerência de Projetos de TI – Mário Peixoto. Obrigado!.

(29)

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a precisão do Modelo Digital de Terreno - MDT, gerado a partir dos dados obtidos por imagens digitais de um Veículo Aéreo

Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo da criança de 0 a 6 anos, como também identificar as concepções

Em relação ao Respondente4 ele já havia usado a ferramenta em outra instituição antes de iniciar suas atividades na UTFPR Campus Pato Branco e é possível creditar sua

Neste trabalho foram analisados os dados coletados em perímetro urbano e rural no município de Serranópolis do Iguaçu com a finalidade de investigar e avaliar o

Obtivemos as respostas listadas a seguir: Sujeito 1: “Brincar na educação infantil é muito importante para o desenvolvimento da criança que nessa fase tem o lúdico como elemento

No Quadro 14, está a representação da incompatibilidade número 10 onde na modelagem BIM, conforme o projeto estrutural, a passagem da eletrocalha foi projetada a 2,97m

Neste sentido, o nosso trabalho foi realizado em dois momentos: o Campo de Observação com 20 horas semanais e Campo de Docência com 20 horas semanais, encontros significativos

A forma em que as empresas do arranjo do segmento cama-mesa-banho estão inseridas no mercado externo pode ser enquadrada em relações de redes de empresas, nas