• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ESTUDO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A NOVA PERSPECTIVA SOCIAL DAS EMPRESAS NA CIDADE DE PLANALTINA - DF.

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE IDEAL DE BRASÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CARLOS VINÍCIUS PEREIRA BARBOSA, LINDOMAR SOARES PEREIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LUIZ ALBERTO ROCHA DE LIRA ORIENTADOR(ES):

(2)

ESTUDO SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL: Reflexões sobre a nova perspectiva social das empresas na Cidade de Planaltina - DF.

LIRA, L.A.R; BARBOSA, C.V.B; PEREIRA, L.S. Departamento de Administração (IDEAL-DF) luiz.lira@capes.gov.br;carlosvinicius-adm@hotmail.com;

lindomarsoares- adm@hotmail.com

1. RESUMO

O cenário econômico atual no Brasil, promove a responsabilidade social um espaço que vem ganhando cada vez mais força, assim há intensa inserção de novas empresas com práticas sustentáveis no mercado. Porém, estudos mostram que muitos empreendedores e a própria sociedade não possuem conhecimento desse mercado. Diante dessa constatação a pesquisa evidenciou que a atividade de um empreendedor social auxilia na construção de uma nova sociedade, incentivando a comunidade a se unir com o propósito de crescer e melhorar o seu meio. Diante desse novo contexto o processo de empreender vai se transformando e fazendo com que o empreendedor passe a desenvolver espirito criativo num ambiente globalizado alicerçado em bases de sustentabilidade. Esta pesquisa foi desenvolvida na Cidade de planaltina-DF, local onde se localiza a Faculdade Ideal de Brasília, e por meio do laboratório de gestão realizou o estudo com o objetivo de identificar por meio da atividade do social as melhores alternativas de planejamento, organização, execução e controle para a abertura e implantação de um empreendimento na cidade. Palavras-chave: Responsabilidade Social, Empreendedorismo Social, Sustentabilidade

(3)

2. INTRODUÇÃO

Atualmente, muito se fala em empreendedorismo integrado à atividade social, mas poucos, conseguem discernir com exatidão os conceitos atribuídos aos termos, devido às várias concepções populares. Neste sentido, o estudo realizado nesta pesquisa, ainda que em bases experimentais, vem acrescentar elementos sobre a importância da atividade empreendedora no desenvolvimento de soluções sociais e sustentáveis para o crescimento do país.

No Brasil surgem a cada dia, centenas de empreendimentos, mas poucos conseguem se manter no mercado devido à falta de planejamento. São negócios que nascem numa velocidade incrível, porém fecham suas portas mais rápido ainda. O empreendedorismo também é constituído de riscos, assim é necessário, um bom planejamento de médio e longo prazo, bem como, um plano de negócio que sirva de referência para tomada de decisão e possa minimizar tais riscos. Sabemos que indivíduos e organizações, frequentemente estão expostos às mudanças, algumas planejadas, outras, inesperadas. De tal sorte, existem metodologias, ferramentas e abordagens voltadas ao alcance de metas e desenvolvimento de estratégias de gestão oferecendo aos indivíduos e organizações maior sustentabilidade. Sob tal afirmação, a responsabilidade social vai criar condições sustentáveis no sentido de fazer com que o empreendedor não procrastine e eleve seu grau de comprometimento, autoconfiança e tenha atitudes concretas.

3. OBJETIVOS

Geral

Identificar por meio da responsabilidade social as melhores alternativas sustentáveis de planejamento, organização, execução e controle para a abertura e implantação de um empreendimento na cidade de Planaltina-DF.

Específicos • Revisar Literatura sobre o tema;

• Analisar os benefícios e oportunidades que o mercado social proporciona ao empreendedorismo;

(4)

uma empresa;

• Estudar e analisar responsabilidade social na cidade de Planaltina-DF;; • Estudar e analisar os dados socioeconômicos do Distrito Federal.

4. METODOLOGIA

Concepções epistemológicas acentuam que a necessidade humana de buscar o conhecimento faz parte da história de uma vida, elucidada nos resultados, avanços e tentativas, muitas vezes sem sucesso, mas compõem elementos importantes formadores da cultura, da qual, a geração se beneficia. Cada avanço transforma o mundo e deixa sua marca na história. Nesta pesquisa, foi utilizada uma base bibliográfica, que na concepção de Cervo & Bervian (2002, p. 65) se traduz em “procurar explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos e livros. Sob tal conceito, ao buscarmos explicar a realidade social dos empreendedores em Planaltina-DF, foi necessário, aplicação de um questionário, que segundo Cervo (2002, p. 48) é “a forma usada para coletar dados, pois possibilita medir com melhor exatidão o que se deseja. A amostra foi composta por 95 empresas escolhidas aleatoriamente, dentro do comércio local. Devido ao grande número de comércios ilegais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2015) afirma existir aproximadamente 15.000 empresas em funcionamento, porém apenas 8.000 possuem alvará para funcionamento. Para que a pesquisa tivesse maior grau de confiabilidade a amostra foi delimitada apenas no âmbito das empresas legalizadas e com cadastrado ativo. O questionário apresentava argumentos relacionados aos desafios que o empresário ao optar pelas práticas de responsabilidade social ou empreender no terceiro.

5. DESENVOLVIMENTO

Após a coleta e tratamento dos dados, realizou-se o ordenamento de todas as informações obtidas, com o intuito de facilitar o processamento, a análise e a construção das estatísticas, seguindo-se aos cálculos das porcentagens de cada item auferido como resposta e, a partir dos percentuais, analisar os indicadores que pudessem evidenciar a real situação dos empreendedores do comércio local. E, por meio da análise realizada, sobre plano de negócios (Fig.1)

(5)

notou-se, a existência de falta inclusão da responsabilidade social no Plano de Negócios, o que determina a fragilidade do empreendimento meio a sociedade levando aos riscos iminentes para a sua sobrevivência no mercado de Planaltina-DF. De tal sorte, tomando-se como referência uma clientela cada vez mais exigente, será necessário, que o empreendedor acompanhe as “ondas mercadológicas” e se adapte a elas. Para que isso ocorra é preciso que o empreendedor seja criativo e inovador. Pois a sociedade está exigindo que as empresas entreguem algo mais do que simplesmente produtos e serviços.

Figura 1- Plano de Negócios

Fonte: Fonte: Dados primários, elaborado (s) pelo (s) autor (es)

Neste caso, percebe-se que maioria dos empresários no segmento de varejo não adotou a ferramenta plano de negócios para abertura das suas empresas, nota-se que 2% da amostra se quer sabe o que é um plano de negócios, sendo que apenas 18% possuem um plano negócios, já 80% não tem um plano para gerir seu negócio.

Dada importância de um plano de negócio para qualquer organização ou ramo de atuação se observou a partir dos dados obtidos, o despreparo dos empreendedores sobre esta ferramenta tão valiosa e eficiente. A adoção do plano de negócios ajuda a sustentar a empresa, oferecendo informações para que a mesma, possa conhecer suas forças e fraquezas, as ameaças e

(6)

oportunidades do mercado, além de propiciar um estudo completo do público alvo, do produto, mercado de atuação entre tantos outros conceitos de gestão, que auxiliam a abertura e manutenção de uma empresa.

O resultado da pesquisa apontou que responsabilidade social é vista pela maioria dos empresários como custo. Assim muitos empresários não investem no trabalho social devido à falta de conhecimento. Considerando o quesito sobre conhecer o significado de empreendedorismo, apresentamos na figura 2, logo abaixo, os resultados.

Figura 2- Sobre o Significado de Empreendedorismo

Fonte: Fonte: Fonte: Dados primários, elaborado (s) pelo (s) autor (es)

Quanto ao significado de empreendedorismo pode-se evidenciar que apenas 2% dos respondentes colocaram como definição, a capacidade de organização e planejamento, sendo que 5% não identificaram entre as alternativas o conceito de empreendedorismo, 7% afirmam que empreendedorismo significa criação de empresas ou produtos novos, já 10%, disseram que empreendedorismo é um gerador de economia e renda para o país, a maioria absoluta, 76% dos entrevistados, assumem que empreendedorismo significa uma alternativa de sobrevivência.

(7)

Segundo Chiavenato (2008, p. 22) “o empreendedorismo envolve o processo de algo novo, que tenha valor e seja valorizado pelo mercado”. E para que o empreendedor consiga acelerar os resultados, desenvolver suas habilidades, aprimorar suas competências, melhorar suas relações e comunicação interpessoal é necessário que ele adote novas técnicas.

E neste quesito, sobre conhecer a atividades sociais, a figura 3, abaixo, relata os resultados auferidos na pesquisa.

Figura 3- Você conhece o Responsabilidade Social?

Fonte: Fonte: Dados primários, elaborado (s) pelo (s) autor (es)

Observou-se que a maioria dos empresários, 43%, já ouviu falar sobre responsabilidade social, 30%, conhecem responsabilidade social e 27%, responsabilidade social.

É muito comum hoje ouvir falar em sustentabilidade, responsabilidade social mesmo sendo algo extremamente importante para as empresas, as mesmas não valorizam da forma correta. Segundo Melo Neto & Froes (2001) a responsabilidade social é “como atitude e comportamento empresarial ético: a empresa encara como dever e compromisso, ter uma atitude ética, responsável

30%

43% 27%

(8)

e transparente nas suas mais diversas relações com a sociedade como um todo”.

6. RESULTADOS DA PESQUISA

Considerando os resultados finais da pesquisa, foi possível identificar as necessidades e desejos dos empresários e da sociedade local em obter conhecimentos mais amplos sobre responsabilidade social e seus benefícios. Neste sentido, a Faculdade Ideal de Brasília, por meio de seu núcleo de pesquisa assume um papel importante no sentido de prover a comunidade local e empresarial, de subsídios técnicos de gestão visando melhorar o nível de conhecimentos do empresariado. Diante disso, o laboratório de Gestão da FAE-DF, poderá oferecer aos entrantes no ramo empresarial capacitação, treinamento, concedendo subsídios para que os mesmos, avaliem cautelosamente o mercado.

Conhecimentos importantes sobre os concorrentes, o público-alvo, a região que a empresa atua, dentre outras questões relacionadas ao terceiro setor, responsabilidade social, sustentabilidade são aspectos fundamentais para a abertura de um negócio. Os dados oriundos do estudo permitiram concluir que a responsabilidade social aplicada ao empreendedorismo, acrescenta algo mais do que ensinar, ajuda a aprender, ajuda mutua entre sociedade e comercio levando o indivíduo a ter uma vida pessoal e profissional mais feliz e satisfatória. A implementação da responsabilidade como ferramenta poderá, ainda, contribuir muito para que os empreendedores se desenvolvam e inovem em suas práticas de gestão, ajudando a sociedade essas empresas estarão mais próximas da sociedade, do ambiente mesmo em pequenas e médias empresas da região. Noutra perspectiva será evidente a implantação de uma cultura de melhoria contínua, num processo de aprendizagem organizacional levando as empresas que praticam ações em parceria com o meio onde vive se tornem mais competitivas.

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nosso país possui inúmeras empresas privadas com diferentes dimensões, atuantes num mercado em crescimento, contudo, é possível observar que uma das principais dificuldades de sobrevivência de um empreendimento, se dá pela ausência de conhecimento dos empreendedores de um plano de negócios

(9)

atrelado a uma metodologia estratégica de ação e o meio social. As empresas necessitam trabalhar em parcerias para melhor a cidade e não somente entregar um produto ou serviço à sociedade.

O plano de negócio integrado a sustentabilidade representam, instrumentos eficazes para ajudar a solidificar um empreendimento a partir de estratégias, relacionadas ao mercado, às operações e, principalmente às técnicas de gestão inovadoras.

Todavia, a construção de um plano de negócio enseja aceitação e crença por parte do empreendedor, que passará a contar com um instrumental confiável para a prosperidade de seu negócio, evitando o naufrágio na primeira fase de vida do projeto. Tais fatores são essenciais para a criação de um novo empreendimento e, ajuda a minimizar os problemas futuros vinculados às demandas sazonais de mercado.

Sobre o alcance do objetivo final dessa pesquisa que era o de identificar por meio das boas práticas sustentáveis as melhores alternativas de planejamento, organização, execução e controle para a abertura e implantação de um empreendimento com abordagem social na cidade de Planaltina-DF, os resultados mostraram-se positivos na opinião da comunidade local e empresários.

8. PRINCIPAIS FONTES CONSULTADAS

ARAUJO, A. Coach um parceiro para o seu sucesso. São Paulo, Editora Gente,1999.

BIAGIO, L. A ; BATOCCHIO A. Plano de Negócio: estratégia para micro e pequenas empresas. São Paulo: Manole, 2005.

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, I. Empreendedor: Dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3°. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991. MATTAR, F. N.Pesquisa de Marketing. 5°. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MELO NETO, F. P. de; FROES, C.. Gestão da Responsabilidade Social corporativa: o caso brasileiro (da filantropia tradicional à filantropia de alto

(10)

rendimento e ao empreendedorismo social). Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

Planaltina, Distrito Federal – 150 anos de história e contrastes. Disponível em <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=939264>. Acesso em: 05 jul. 2015.

Regiões Administrativas do DF. Disponível em

<http://www.guiadebrasilia.com.br/cidade/dadostxt/ra_texto.html>. Accesso em: 29 jul. 2015.

SALIM, C. S et al. Construindo Planos de Negócio. 3°. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SERTEK, P. Empreendedorismo. 5°. Ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING. Cinco passos para o aprendizado

organizacional, agosto de 2013. Disponível em;

<http://www.sbcoaching.com.br/blog/coaching-organizacional/cinco-passos-aprendizado-organizacional/> Acesso em: 07/10/2015.

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

Não há evidência que documente que a proteção destes profissionais com vacina acelular contribui para a redução de transmissão da doença a recém-nascidos e crianças,

- A fotobiomodulação laser na superfície dentária e na entrada do alvéolo antes do reimplante (G3) favoreceu o processo de reparo tecidual após reimplante dentário em

[r]

A análise realizada no texto final desta política teve como intencionalidade compreender quais concepções de educação e de currículo permeiam a atual política

Esta dissertação surgiu com o objetivo de avaliar a dinâmica da gestão de inovação em empresas do setor da biotecnologia em Portugal, ou seja, elucidar algumas das características

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

By using different precursors (either methyl or methyl-phenyl polysiloxanes) and varied pyrolysis temperature (400-600°C), it was possible to adjust the ceramers