• Nenhum resultado encontrado

Uma análise dos tributos do município de Sertânia-PE, no período de 2007 a 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma análise dos tributos do município de Sertânia-PE, no período de 2007 a 2017"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS PINTO DO MONTEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. MARIA JAILMA SANTANA DA SILVA. UMA ANÁLISE DOS TRIBUTOS DO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA- PE, NO PERÍODO DE 2007 A 2017. MONTEIRO-PB 2018.

(2) MARIA JAILMA SANTANA DA SILVA. UMA ANÁLISE DOS TRIBUTOS DO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA- PE, NO PERÍODO DE 2007 A 2017. Artigo apresentada(o) ao Curso de Ciências Contábeis, Campus Poeta Pinto do Monteiro da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de graduado em Ciências Contábeis Orientador: Prof. Ms. Ilcleidene Pereira de Freitas.. MONTEIRO-PB 2018.

(3)

(4)

(5) Aos meus pais e as minhas irmãs pela dedicação, companheirismo e amizade, DEDICO..

(6) AGRADECIMENTOS. Ao criador de todas as coisas, Deus, pois eu seria nada se não fosse o seu amor por mim. À Ilcleidene Pereira de Freitas, coordenadora, professora do curso de Ciências contábeis e minha orientadora por seu empenho, pelas leituras sugeridas ao longo dessa orientação e pela dedicação, por ver em mim capacidades que muitas vezes eu não enxergava. Ao meu pai José Ailton da Silva, a minha mãe Marineide Santana da Silva as minhas irmãs; Janaina Santana da Silva, Jaine Santana da Silva, Jamile Santana da Silva, a minha tia Lucia Santana, pela motivação que sempre me deram, pela compreensão por minha ausência nas reuniões familiares. À minha tia Lourdes Santana (in memoriam), embora fisicamente ausente, sempre enquanto vida se fez presente nos meus momentos e nesse ano se elevou a casa do senhor, me deixando o exemplo de força e fé. Aos meus amigos que foram mais do que meu ponto de apoio e motivação, Tatiane Maria Limeira que me contempla com sua amizade desde início dessa graduação, dividimos muitos sorrisos e lagrimas. Rafaella Paulino Souza que está presente na minha vida em todos os âmbitos. Fernando Dantas Queiroz presente na minha vida desde longas datas foi minha fortaleza quando achei que não conseguiria, por todo amparo. Jose Wellerson Lopes que embora distante nunca deixasse de me motivar a continuar e se faz presente na minha vida. Jessica Andrade que surgiu na minha vida há pouco tempo, mas marca uma presença muito forte, sempre me estimula e se orgulha com minhas conquista. Ao meu patrão Anilson Fagundes de Oliveira e seu filho Advanilson Lopes Fagundes pela compreensão por minha ausência no meu posto de trabalho nos momentos finais onde o curso demandava mais de mim. A Vitor Moura pela disponibilidade e explicações dos dados para a fundamentação desse presente artigo. Muito obrigada!.

(7) “Eu me vejo fora de mim quando tenho minha obra feita. Então, me realizo.” Mario Sergio Cortella.

(8) Sumário 1 INTRODUÇÃO ........................................................................................... 10 2. REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................... 11 2.1. 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ............................................ 16 3.1. TIPOLOGIADA PESQUISA .................................................................................. 17. 3.1.1. Quanto à natureza, ........................................................................................... 17. 3.1.2. Quanto à abordagem do problema, ................................................................ 17. 3.1.3. Quanto aos objetivos......................................................................................... 17. 3.2. 4. INFORMAÇÕES DO MUNÍCIPIO....................................................................... 16. Quanto aos procedimentos. ..................................................................................... 17. 3.2.1. Universo da Pesquisa ........................................................................................ 18. 3.2.2. Coleta e tratamento de dados .......................................................................... 18. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS .......................................................... 18 4.1. Imposto Predial e Territorial Urbano -IPTU Territorial ..................................... 19. 4.2. Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU Predial.......................................... 20. 4.3. Impostos Sobre Serviço – ISS Homologado ........................................................... 21. 4.4. Imposto Sobre Serviço - ISS Referente a serviço, ................................................. 22. 4.5. Imposto Sobre Serviço – ISS sobre serviço NF-E ................................................. 23. 4.6. ISS Retido na fonte .................................................................................................. 23. 5 6. CONCLUSÃO .............................................................................................25 ABSTRACT .................................................................................................26. 7. REFERÊNCIAS ..........................................................................................27. 8. ANEXOS ...................................................................................................... 29.

(9) 9. UMA ANÁLISE DOS TRIBUTOS DO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA- PE, NO PERÍODO DE 2007 A 2017. Maria Jailma Santana da Silva. RESUMO A teoria keynesiana parte do pressuposto que o governo deve ser responsável por planejar, analisar, e aplicar suas políticas, visto que sem sua intervenção o mercado está fadado a falhar. Diante da importância da arrecadação tributária municipal, como principal fonte de receita própria, e em contrapartida o retorno esperado pelos contribuintes, o presente trabalho tem o intuito de analisar a arrecadação tributária do município de Sertânia – PE, durante o período de 2007 a 2017.A metodologia utilizada para desenvolver o estudo foi de natureza aplicada, uma análise qualitativa desenvolvido mediante os dados do relatório da dívida ativa do município, acompanhando o comportamento da arrecadação durante período de 2007 a 2017. Resultando em uma análise de 6 (seis) tributos que apresentaram maior relevância nas receitas apresentadas nesse relatório, entre eles está o IPTU Territorial e predial, que no âmbito municipal é o que mais contribui para geração de receita e que sua contribuição perdura ano após ano, devido a seu valor cobrado se basear na posse do bem imóvel ou domínio territorial, o desempenho de arrecadação desse tributo é resultado de melhores mecanismos de cobrança; já o ISS imposto sobre serviço é cobrado mediante algum serviço prestado, eventual ou contínuo. Diante dos resultados obtidos percebe-se picos de arrecadações durante o ano de 2012, o que pode explicar esse comportamento é que nesse mesmo ano as obras sofreram uma pausa o que não impacta na queda de arrecadação é o fato de grande parte do ISS dessas obras foram homologados, ou seja, são reconhecidas as obrigações de pagar esse tributo antes do fato ocorrido, a partir desse momento abriram novas licitações as quais foram atendidas e as obras voltam a todo vapor, refletindo diretamente na variação de arrecadação ISS. Como citado anteriormente o IPTU apresenta um aparente crescimento devido a sua cobrança anual mediante a posse do bem imóvel ou domínio desenvolve um comportamento de arrecadação crescente, pois é cobrada mediante a posse e conforme maior área construída ou área de posse, maior será a base de cálculo. Palavras-Chave: Funções do governo. Tributos. Arrecadações..

(10) 10. 1. INTRODUÇÃO As atividades econômicas partem do princípio da demanda e da oferta, e. consequentemente a geração e acúmulo de riquezas, gerando na academia a necessidade de estudar e explicar essa relação do indivíduo e suas necessidades básicas. As atividades econômicas são de extrema importância, por tratar não somente da movimentação no município, como também os limites das cobranças desses tributos, dos direitos dos indivíduos que compõem a arrecadação tributária bem como o retorno para a sociedade. O art. 156 da Constituição Federal de 1988 distingue bem o que compete arrecadar o município, para que assim seja movimentada a economia. Para atender essas necessidades o governo executa três funções, são elas: função distributiva, função alocativa e a função estabilizadora. O estudo foi realizado mediante dados apresentados pelo município partindo da curiosidade de acompanhar a arrecadação tributária em um período de desestabilidade econômica no país que começou por volta de 2014 como afirma BEZERRA (2018) no seu artigo. Durante esse período dos dados, as obras do Projeto Rio São Francisco também já beneficiavam o município marcando sua chegada exatamente no ano de 2007. No ano de 2012 ocorreram novas licitações para que possa ser dada continuidade nas obras que tinham previsão de serem entregues no ano de 2015, acontecendo somente em março de 2017. Este artigo tem como objetivo geral averiguar o comportamento do nível de arrecadação de tributos do município de Sertânia no período 2007 a 2017 tendo como objetivo específico comparar o comportamento da arrecadação de tributos no período supracitado. A metodologia usada para o estudo é de natureza aplicada, com análises de dados quantitativa, exploratória e descritiva. Com base nos relatórios da dívida ativa do município de Sertânia – PE. Esse relatório apresenta os tributos de outras competências que foram pagos noutro período, distribuímos os principais tributos em um quadro mostrando sua arrecadação anual. Os tributos escolhidos para análise foram: IPTU Territorial, IPTU Predial, ISS Homologado, ISS referente Serviço Nfe, ISS Referente a serviço e o ISS retido na Fonte. A arrecadação tributária tem como principal intuído o retorno ao bem-estar do cidadão, como serviços públicos. O Brasil está entre os 15 países com maior carga tributária, na colocação de 14º, mas analisando o retorno desses valores arrecadados em forma de bem-estar a população, o nosso País se encontra na pior situação entre os 30 países, como PAGOTTE (2018) trata. É de bastante relevância, analisar esses comportamentos do governo investir em algo para beneficiar a população e a alteração que esse investimento traz à gestão..

(11) 11. Partindo-se dessa ideia, diminuindo essa dimensão e observando-se o âmbito municipal, em que o mesmo deve cumprir com o que lhe compete, como podemos ver compete à arrecadação municipal as alíquotas cobradas, que podem variar de município a município, e o próprio deve estruturar sua administração para arrecadar, cobrar e identificar as melhores possibilidades de investimento. Discutir esse tema traz o conhecimento aos gestores da sua capacidade de arrecadação, se suas políticas de cobranças estão realmente funcionando. Como também do ponto de vista do contribuinte, cabe à percepção se nos anos em que os níveis de arrecadação foram maiores o retorno ao município foi realmente pertinente. Como o desenvolvimento de um artigo cientifico proporciona tratar dados reais e produzir transformações de conhecimento, a análise sobre a arrecadação de tributos no município de Sertânia-PE durante os anos 2007 a 2017 além de permitir acompanharmos como se movimentaram os tributos diante de mudanças de formas de cobranças, com oscilação de arrecadação mediante a chegada de prestadores de serviços no município pode ser um início no processo de conscientização da importância dessa arrecadação tão quanto a atenção dos gestores nas necessidades do indivíduos. O processo de conhecimento iniciado na academia pode ser a prática social. Para o curso de Ciências Contábeis que forma profissionais para prestar informações indispensáveis à gestão, auxiliando a tomada de decisão, acompanhar as análises de arrecadação é um viés bastante importante a ser estudado na academia. O artigo está desenvolvido da seguinte forma: na seção 2 trabalhamos o referencial teórico, abordando as ideias de outros autores a respeito da arrecadação tributária. Na 2.1 abordamos informações do município estudado. Seção 3 a metodologia utilizada para desenvolvimento da análise dos dados, que trata a natureza, objetivos, os procedimentos. Na seção 4 a discussão dos resultados e a seção 5 a conclusão.. 2. REFERENCIAL TEÓRICO A Ciência Econômica era tratada como parte integrante da filosofia Social, da Moral e. da Ética, sendo assim as atividades econômicas deveriam orienta-se, seguindo alguns princípios legais, justiça e igualdade. Surgindo então o conceito de troca, em Aristóteles, e preço justo, em Santo Tomás de Aquino (VASCONCELLOS e GARCIA,2008). Considerando que as atividades econômicas partem de algo bem primordial da troca e da oferta de um bem para melhorar seu bem estar ou até mesmo para atender a necessidade básica do individuo, os filósofos começam a analisar como se desenvolve esse comportamento em cada indivíduo, visando desenvolver e harmonizar o processo de presunção de teorias como o mercantilismo cuja preocupação era acumulação de riqueza de uma nação, considerando que.

(12) 12. o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Ainda nos clássicos precursores, Adam Smith entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer intervenção, levaria a sociedade ao crescimento econômico, e que mesmo que visando sua busca individual de lucrar o máximo, promove o bem-estar de toda comunidade. Na Teoria neoclássica que se desenvolveu até as primeiras décadas do século XX, no período em que se privilegiam os aspectos microeconômicos da teoria, pois a crença na economia de mercado e em sua capacidade autorreguladora fez com que os teóricos econômicos não. se. preocupassem. tanto. com. a. política. de. planejamento. macroeconômico. (VASCONCELLOS e GARCIA,2008). A teoria Keynesiana, que causou tanto impacto, surgiu quando a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande Depressão, a situação econômica dos países capitalistas eram críticas, o desemprego na Inglaterra e em outros países da Europa era muito grande, a teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão (VASCONCELLOS e GARCIA, 2008). O pensamento keynesiano defende que um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua demanda agregada ou efetiva. Entende-se que para a economia em recessão não existem forças de autoajustamento. Por isso é necessária a intervenção do Estado por meio de uma política de gastos públicos. E essas ideias influenciaram muito as políticas públicas econômicas dos países capitalistas e apresentam resultados positivos, gerando assim, um desenvolvimento expressivo da teoria econômica. De acordo com essa teoria Keynesiana, o governo participa de forma significativa no controle da inflação e da economia no geral, por ser responsável por planejar, analisar, e aplicar suas políticas, posto que, por si só, o mercado possui falhas, dessa forma se faz necessária a interação do governo no intuito de corrigir ou amenizá-las. Para tentar conciliar o interesse de todos os envolvidos no ambiente econômico, o Estado atua em três funções básicas, são elas: distributiva, alocativa e estabilizadora. Como Ferreira (2013) trata no seu artigo Funções do governo – Política econômica, Fiscal e Monetária. · A Função Distributiva: Consiste na redistribuição de renda, sendo que a maioria vem dos valores pagos nos impostos de todos os brasileiros, permitindo que o Governo repasse parte do que foi recolhido para serviços de bem comum, como.

(13) 13. educação, saúde. Chama-se distributiva, pois ela destina seus recursos a serviços públicos. · Função Alocativa: Aloca os recursos no oferecimento de bens e serviços públicos, como rodovias, educação e infraestrutura. · Função Estabilizadora: É agir no mercado diante das falhas promovendo através das políticas públicas o pleno emprego, o desenvolvimento econômico e social, estabilidade econômica e etc. (FERREIRA, pag. 2,2013). Através dessas funções do governo, a economia funciona com a participação dos contribuintes. Como podemos perceber, a função distributiva para alcançar o melhor desempenho é preciso arrecadar impostos, gerando a renda para que possa ser distribuída em forma de serviços, então a participação de cada contribuinte é fundamental para um bom funcionamento. Ou seja, precisa-se de recursos para serem alocados em alguma benfeitoria que a sociedade necessite. Conhecendo a necessidade, é desenvolvida a política pública visando solucionar essa necessidade toda contribuição é voltada para o contribuinte. Para arrecadação desses impostos são seguidos algumas regras, como equidade, progressão, simplicidade e neutralidade. Ferreira(2013) define a equidade como uma quantia justa por cada contribuinte. A progressividade preconiza quanto mais renda possuir o contribuinte, maior deve ser sua contribuição. Simplicidade: os impostos devem ser cobrados de forma simples a fim de reduzir custos. Neutralidade: os impostos não devem desestimular os investimentos e os consumos. Conhecendo as funções exercidas pelo governo e seus princípios básico, cabe destacar as políticas públicas, cujas ações e programas desenvolvidos pelo Estado visam garantir os direitos e bem-estar da população. Como Lenzi, T.(2018) traz no seu artigo, o planejamento, a criação e a execução dessas políticas públicas são exercidas pelos três poderes que formam o Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário. O poder Legislativo ou o Executivo podem propor políticas públicas e o Legislativo cria as leis referentes a uma determinada política pública; o Executivo planeja alguma ação para aplicação da medida e Judiciário regulariza a lei adequando para alcançar o objetivo. As políticas públicas existem e são executadas em todas as esferas de governo do país, ou seja, há ações, em níveis federais, estaduais e municipais. As políticas públicas visam aos direitos dos cidadãos, exercendo-se em diversas áreas, como na saúde, educação, moradia, lazer, transportes entre outros, para chegar ao foco necessário para desenvolvimento social, de antemão é necessário conhecer o problema, a necessidade para que se possa planejar alguma ação, estudar informações, tomar a decisão, implantar e avaliar se estão sendo alcançados os objetivos. Essas políticas públicas, após analisadas e estudadas devem incluir no plano plurianual do atual gestor, desta forma.

(14) 14. conhecendo planos de arrecadação de tributos e a destinação dessa contribuição, especificando quais serão as metas e objetivos das políticas públicas durante sua gestão. Os tributos são a principal fonte de financiamento de atividades das políticas públicas, Costa (1998) trata a relevância da problematização das políticas públicas para as análises urbanas deve-se ao pequeno desenvolvimento dos estudos sobre as arenas decisórias de políticas específicas relacionado a mudanças sociais na cidade. Percebe-se que a arrecadação dos tributos parte do pressuposto que designa a capacidade de benfeitorias pública, retorno à sociedade, mediante os estudos sobre o processo de tomada de decisão, as questões decisórias são cruciais para alcançar o objetivo que seja almejado pela gestão. Conforme Willenbring, M. (2012) a tributação pode ser definida como o preço que a sociedade paga pelos serviços que lhes são prestados pelo Estado visando ao bem comum. Esta deve ser entendida como a função social do tributo, tirar da sociedade, da parcela que pode arcar e contribuir principalmente com o pagamento de imposto, que é compulsório, para dar aos que necessitam de serviços que o Estado deve ofertar. Enfatizando a importância da arrecadação, percebe-se que o comportamento social dos tributos se faz necessário à arrecadação, que é compulsória e voltada aos seus contribuintes em forma de serviços. Então a contribuição traz seus benefícios aos que necessitam de serviços e que o governo deve arcar com essas necessidades, investindo tais tributos de forma correta e eficaz. As decisões dependem da necessidade geral da sociedade como também a específica do indivíduo. Essas são questões que contribuem para direcionar aplicações desses tributos ao serviço social, sejam eles impostos municipais, estaduais ou federais, precisa-se alcançar o objetivo das arrecadações. Nas questões do desempenho econômico, Rossetti (2016) trata que os movimentos da procura agregada impactam também parcelas apreciáveis dos reconhecimentos tributários para o governo: os tributos diretos são, todos, resultantes de fluxos de dispêndio, enquanto os tributos diretos ocorrem à medida que os fluxos do dispêndio interno e externo mantenham o sistema produtivo em operação, gerando fluxos de rendas tributáveis. Nesse sentido, a capacidade econômica é definida pelo nível de arrecadação tributária, conforme maior o desenvolvimento da localidade, o desenvolvimento econômico acompanha, independe da forma de incidência, como tratado acima, o imposto direto que incide sobre a renda de riqueza e sobre a renda, já os indiretos incidem sobre transações de mercadorias e serviços, e são os indiretos que focaremos no decorrer deste artigo..

(15) 15. Logo, a execução orçamentária reporta às funções do governo como agente econômico e é determinada por exigência de suprimento de bens e serviços públicos e semipúblicos, cujos custos de oferta não podem ser cobertos pelos mecanismos convencionais do mercado, porque eles não suprem necessidades individualizáveis, mas socialmente difusas, como são os casos da defesa, da segurança e do saneamento básico. (ROSSETTI, 2016) A função da arrecadação diz respeito também aos fatores qualitativos da prestação do serviço em retorno à sociedade, como a eficiência do serviço, para serem definidos as funções e a competência do estado/município está bem descrita, definindo a necessidade que será atendida socialmente. Nesse sentido, o artigo da Constituição Federal1988 que rege a competência dos municípios afirma no artigo 156 que: Compete aos Municípios instituir impostos sobre: I - Propriedade predial e territorial urbana; II - Transmissão Inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição; III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar. (BRASIL,1988). Esse artigo da constituição define a competência da arrecadação municipal mediante essas limitações como citado anteriormente, as alíquotas cobradas podem variar de município a município, como alguns tributos que servem somente para arrecadação de recursos para o município, como por exemplo, o IPTU, claro que nada proíbe de ter função social, esse destino será definido na própria gestão. Os próprios municípios devem estruturar sua administração para arrecadar, cobrar e identificar as melhores possibilidades de investimento. Além desses tributos arrecadados de receita própria dos municípios, destinados para melhorias do bem social, a União também destina parte da sua arrecadação para os municípios, como por exemplo; FPM (Fundo de participação do município), IPI (Imposto sobre produto industrializado), onde a União direciona 23,5% da arrecadação do imposto de renda para os municípios de acordo com sua população. O ITR (Imposto sobre a propriedade territorial rural) é repassado 50% do arrecadado, mas a partir de 2008 com a assinatura do governo junto à Receita Federal, os municípios recebem 100% do total do imposto arrecadado sobre esses imóveis. (Horta, A.).

(16) 16. 2.1. INFORMAÇÕES DO MUNÍCIPIO. O Município onde foi realizado essa pesquisa foi SERTÂNIA-PE localizada á 316 km. da Capital, é considerado o 7º município de maior território na micro região do estado de Pernambuco e com aproximadamente 35.761 habitantes, com área territorial de 2.421,527 km², composto pelos distritos; sede, algodoes, Henrique Dias, Rio da Barra, Albuquerque-NÈ e povoados; Pernambuquinho, Waldemar Siqueira, Moderna, Caroalina, Várzea Velha, Umburanas e Cruzeiro do Nordeste. Vizinho dos municípios de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e salgadinho, segundo dados do IBGE (2010). A densidade demográfica é de 14 habitantes por km² no território do município. O CENSO 2010 apresenta que a população residente no município era de 33.787 pessoas e o percentual dessa população era distribuída da seguinte forma; 9,7% crianças de 0 a 5 anos de idade, 16,8% de 6 a 14 anos, 18,2 % de 15 a 24 anos, 22,3% de 25 a 39 anos, 19,9% de 40 a 59 e por 13,0% de 60 anos ou mais. A População é composta por 51,2% mulheres e 48,8%homens. A taxa de analfabetismo de 15 ou mais idade realizada pelo censo 2010 constatou que 33% da população no ano de 2000 encontrávamos nessa situação e já em 2010 o percentual é de 27,2% da população. Em 2017 a educação apresentou 5.246 realizações de matriculas no ensino fundamental, 103 docentes no ensino médio em 36 escolas. No ano de 2017 a educação apresentou 5.246 realizações de matriculas no ensino fundamental, 103 docentes no ensino médio em 36 escolas. Ainda segundo dados do IBGE a proporção de pessoas ocupadas em relação á população total era 2.188 pessoas representando 6.2%. Já em comparação aos outros municípios do estado representa 108º de 185º e no Brasil 1511 de 5570 dentre as cidades do país. O rendimento mensal domiciliar per capita nominal no seu valor médio de pessoas com situação domiciliar urbana é de R$ 384,00 (Trezentos e Oitenta e Quatro Reais), e os de situação rural é de R$ 189,00 (Cento e Oitenta e Nove Reais). IBGE (2010). 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Descreveremos os procedimentos metodológicos para realização desta pesquisa, com base. nos relatórios da dívida ativa do município de Sertânia – PE. Este relatório apresenta os tributos de outras competências que foram pagos noutro período.

(17) 17. 3.1. TIPOLOGIADA PESQUISA. 3.1.1 Quanto à natureza, “A pesquisa é de natureza aplicada quando gera conhecimento prático dirigindo-se a solução de problema específico segundo Mauricio (p. 2 apud Gil 2009, p. 207) Portanto nossa análise é considerada de natureza aplicada por contar com dados veridicamente comprovados, a ser realizado um estudo de caso. 3.1.2 Quanto à abordagem do problema, “A metodologia da pesquisa é definida quantitativa, pois analisará relatórios constando a arrecadação tributária em valores.” Como Mauricio (p. 2 apud Gil 2009, p. 207) trata toda pesquisa que é quantificável, que significa traduzir opiniões e números em informações, que serão classificadas e analisadas, é considerada uma pesquisa quantitativa e qualitativa. 3.1.3 Quanto aos objetivos O objetivo para realizar as análises desta pesquisa se classifica em exploratória e descritiva. “Por envolver levantamento bibliográfico, estudo de caso e a prática com problema pesquisado é considerada uma pesquisa exploratória. E descritiva por objetivar as características de certa população ou fenômeno, estabelecer relações entre variáveis, e uma forma de levantamento”, Gil (2009, p 28) trata com essas definições. As pesquisas descritivas são, juntamente com as exploratórias, as que habitualmente realizam os pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática. São também as mais solicitadas por organizações como instituições educacionais, empresas comerciais, partidos políticos etc. Gil (2009 p. 28). 3.2. Quanto aos procedimentos.. Para elaboração da pesquisa contamos com interesse em analisar o comportamento dos tributos no município durante uma década, onde ocorrem vários fatores que causam oscilações no nível de arrecadação podemos citar como; Crise econômica no país, chegada do projeto da transposição do Rio São Francisco. Fundamentação da pesquisa conta com estudos de autores, como; Vasconcellos M. A. S., Garcia M. E, Silva, C.L , Lima, J.E. S., Costa N. R. Rossetti., Willenbring, M. entre outros que trouxeram contribuição para a base deste artigo. A base da pesquisa foi utilizada a revisão bibliográfica, documental e pesquisa de campo, onde foi analisados dados da arrecadação tributária no período de uma década; 2007 a 2017. A partir dessa coleta, os valores arrecadados dos impostos específicos analisado nesse artigo foram.

(18) 18. organizados em tabelas e somados os diversos valores apresentados do mesmo tributo. Dessa forma contamos com a arrecadação geral do ano para aquele mesmo tributo, em uma avaliação temporal. Elaboramos gráficos para uma comparação de níveis de arrecadação e analise do comportamento dos mesmos. 3.2.1 Universo da Pesquisa “Entende-se por universo ou população um conjunto de objeto ou evento que deseja estudar e a amostra se baseia em um subconjunto extraído da população por meio de alguma técnica de amostragem” como Luiz (2017, p.1) trata. No universo da pesquisa conta com 28 tipos de tributos, a amostra se limita a 6 tipos de tributos que são eles; IPTU predial, IPTU Territorial, ISS Fixo, ISS Homologado, ISS Referente aos serviços prestados – NF-E, ISS Referente aos serviços prestados. A escolha por esses tributos se baseia pelo fato que são eles os que apresentam maior capacidade de geração de receita para o município e desta forma em contrapartida são os possíveis investimentos municipais vinde desses recursos. 3.2.2 Coleta e tratamento de dados Solicitando junto à Prefeitura, foi feita uma busca nos dados internos e apurado o relatório da dívida ativa no município durante uma década que datou seu iniciou em 2007 e se perdura ao ano 2017. Entre todos os tributos arrecadados, selecionamos seis dele para realizar a analise temporal. Organizando-os em uma planilha onde consta o total da receita equivalente a cada tributo em específico.. 4. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Partiremos da análise dos dados desse município para discussão dos resultados. Foi. durante uma década bem movimentada que nosso estudo se ateve. Nesse período, a economia recebe comportamentos positivos e negativos, por exemplo: enfrentamos uma crise econômica no país, a chegada do projeto do Rio São Francisco neste determinado município, que tem como intuito beneficiar com água as regiões carentes. Esse projeto movimenta a economia do local, trazendo benefícios para arrecadação tributária, movimentação da economia deste setor, nos segmentos: alimentícios, hotelaria, construção civil entre outros, arcando com as necessidades dos residentes do município, como também outros profissionais que precisem se instalar na região. Mediante os dados fornecidos pela prefeitura de Sertânia, dados estes constantes na dívida ativa anual, escolhemos os seis tributos com maior capacidade de geração de receita. Na.

(19) 19. tentativa de compreender se em algum período o município se debilitou fortemente ou se beneficiou. O próprio município deve estruturar sua administração para arrecadar, cobrar e identificar as melhores possibilidades de investimento. Seguindo com a análise é evidenciamse em nossa tabela todos os tributos e sua arrecadação anual. Quadro1 – Tributos arrecadados no período 2007 á 2017. 2007. 2008. 2009. 2010. 2011. 2012. 2013. 2014. 2015. 2016. 2017. IPTU TERRITORTIAL. 18.402,28. 22.461,81. 41.470,02. 36.809,47. 60.622,75. 104.504,37. 89.379,59. 65.069,39. 48.140,91. 92.745,64. 76.229,18. IPTU PREDIAL. 199.851,48 166.267,35 221.541,91 222.615,34 257.337,72 246.451,48 206.767,95 257.254,07 197.492,80 272.267,71 278.675,57. ANOS TRIBUTOS. ISS HOMOLOGADO ISS REFERENTE A SERVIÇOS ISS REFERENTE A SERVIÇOS – NFE ISS RETIDO NA FONTE. 57.556,99. 49.900,86. 67.005,30. 71.586,24. 130.508,36 136.202,72 275158,36 186.529,90 198.713,82 226.324,04 348.640,88. 890,10. 566,32. 192,00. 45,00. 1.017,70. 415,40. 0. 60,91. 0. 0. 116.729,47. 304,00. 385,20. 118,11. 4.855,61. 4.909,94. 8.931,56. 2.504,06. 0. 0. 0. 982,49. 0. 0. 0. 11.940,44. 44.044,30. 57.602,96. 45.268,10. 46.920,26. 58.351,01. 62.595,09. 55.343,23. Fonte: Prefeitura Municipal de SERTÂNIA-PE 2018. 4.1. Imposto Predial e Territorial Urbano -IPTU Territorial Um imposto sobre propriedade predial e urbana é um imposto de competência municipal,. tem como fato gerador a posse de um bem imóvel ou domínio útil localizada na zona urbana do município. A base de cálculo é o valor venal do imóvel, superfície do imóvel com regras do Art.33 CTN. As alíquotas devem ser fixadas em lei municipal, porém não pode ser estabelecido em percentuais exorbitantes que violem o princípio da capacidade econômica, diz o Art. 156 CF. Conforme publicação de Melo (2016). Figura 1- IPTU Territorial 2007 a 2017. IPTU Territorial 120.000,00. 104.504,37 92.745,64. 89.379,59. 100.000,00. 76.229,18 80.000,00 60.000,00 40.000,00. 60.622,75 41.470,03 22.461,81 36.809,47. 65.069,39 48.140,91. 18.402,28 20.000,00 0,00 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017. Fonte: Prefeitura Municipal de Sertânia– PE 2018..

(20) 20. De acordo com a figura 1, no município de Sertânia percebemos a elevação dessa arrecadação, o ano que inicia nossa análise 2007 apresentou 2,81% dos tributos arrecadados nos 10 anos, o ano que se destacou com percentual foi em 2012, com 15,93%, em 2016 traz um destaque de 14,14% Lembrando que esse acompanhamento é somente territorial cumprindo o domínio de uma área, e que por alguns anos o gestor só repetia o IPTU do ano anterior com algum pequeno ajuste, dificultado assim o reconhecimento do valor justo a ser pago pelo território, no ano de 2016 volta a se destacar mediante o projeto de implantar estagiários nas ruas para organizar e atualizar dados que há um bom tempo não era atualizado. E se observarmos, este acontecimento ocorreu nessa análise no final de gestão e já começa a decair no ano seguinte como percebemos 2012 para 2013 que obtém uma queda de 3,3%. 4.2. Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU Predial No IPTU predial, cabe à posse do bem imóvel, a base do seu cálculo é feita através da. superfície do imóvel, como citado acima. E as taxas cobradas sobre o imóvel podem variar mediante as situações diversas, como por exemplo: será cobrada 1% tratando-se de prédio ou unidade mobiliaria autônoma, caso o imóvel se encontre em vias asfaltadas e não possua muros e vias de passeios públicos, sofrerão um acréscimo de 20% na alíquota aplicada, por fim podese chegar a uma taxa de 50% se a área não edificada for superior a 20 vezes a área edificada. Conforme Art.12 da Lei 1075/97, Sertânia.. Figura 2- IPTU Predial 2007 a 2017. IPTU Predial 278.675,57 257.337,72 257.254,07 272.267,71 221.541,91 246.451,48 250.000,00 222.615,34 206.767,95 197.492,80 199.851,48 200.000,00 166.267,35 300.000,00. 150.000,00 100.000,00 50.000,00 0,00 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017. Fonte:Prefeitura Municipal de Sertânia– PE 2018..

(21) 21. O acompanhamento do IPTU predial, figura 2,. demonstra que seus valores se. encontravam bem próximos, 2007 inicia com 7,91% e se mantem crescendo ou bem próximo do valores arrecadados em todos os anos. Nesse caso como é referente ao bem imovel há uma atenção maior da população e o comprometimento de anualmente pagar os impostos. E atentarmos mais uma vez ao bom desempenho de arrecadação tributária no ano de 2016 que atinge 10,78% e 2017 com 11,03% do montante total arrecadado do IPTU predial, no ano atual e posteriores ao recadastramento de IPTU no municipio. 4.3. Impostos Sobre Serviço – ISS Homologado Tratando-se do Imposto Sobre Serviços (ISS), o lançamento se dá por homologação,. quando se atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem exame prévio da autoridade administrativa. Borges (2015. P.1) Percebemos que o ISS Homologado deve-se reconhecer o material que será tributado para que em seguida possa ser calculado o montante a ser cobrado. Em Sertânia contamos com esses dados; Figura 3- ISS 2007 a 2017. ISS Homologado 348.640,88 350.000,00 275.158,36. 300.000,00 250.000,00 200.000,00. 136.202,72. 226.324,04 198.713,82 186.529,90. 130.508,36 150.000,00 71.586,24 67.005,30 100.000,00 57.556,99 49.900,86 50.000,00 0,00 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017. Fonte: Prefeitura Municipal de Sertânia– PE 2018.. Na análise dos 10 anos, demonstrada na figura 3, é possível traçarmos uma reta ascendente no nível de arrecadação, com uma queda na arrecadação no ano de 2008 com 0,44% comparado a ano de 2007 e os anos seguintes 2009 e 2010, retoma o crescimento e obtém resultados bem próximos chegando em 3,83% e 4,10% respectivamente. Nota-se uma grande elevação no nível de arrecadação no ano 2013 com 15,74%, no ano seguinte da paralisação e.

(22) 22. retomada nas obras do Projeto Rio São Francisco no município. O destaque dentre esses anos se atém a 2017 totalizou como o percentual de 19,94%. Exatamente por tratarmos do ISS Homologo que é reconhecido o valor antes do acontecimento e continua o valor devido, pausando ou não sua produção, sua arrecadação numa constante elevação. 4.4. Imposto Sobre Serviço - ISS Referente a serviço, Imposto sobre serviço cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal, sua incidência. se dá mediante a prestação de serviço com regras gerais subordinadas à lei complementar 116/2003 e a lei 11.438/1997 como Feitosa (2017) explica no seu artigo, que além desse fato vale lembrar que as alíquotas cobradas variam de um município para outro. Em Sertânia é cobrado 5% do valor do serviço prestado. Vejamos agora afigura 4: Figura 4- ISS Referente a Serviço 2007 á 2017. ISS Referente a servi!os 116.729,47 120.000,00 100.000,00 80.000,00 60.000,00 40.000,00 20.000,00. 890,10 566,32. 1.017,70 192,00 45,00. 415,40. 0. 60,91. 0. 0. 0,00 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017. Fonte: Prefeitura Municipal de Sertânia– PE 2018. Na nossa análise de ISS referente a serviço, temos 2 anos consecutivos em que não é apresentado o recolhimento desses tributos, respectivamente 2015 e 2016. O que possivelmente explica esse comportamento reside no fato de que os responsáveis reconheceram os ISS’s arrecadados nesse período nos dados do ISS’s homologados. Em 2017 disparando e obtendo maior arrecadação nos últimos 10 anos, alcançando 97,34%. Devido às melhorias de arrecadação da nova gestão do município, os responsáveis afirmam na forma que os dados vigentes forem atualizados os resultados melhorariam..

(23) 23. 4.5. Imposto Sobre Serviço – ISS sobre serviço NF-E Nesse caso o ISS é cobrado mediante uma emissão da nota fiscal de serviço eletrônica,. um documento de exclusividade digital, gerado e armazenado pela prefeitura.. Figura 5 – ISS Serviço NF E 2007 á 2017. ISS Ref a servi!o - NF E 8.931,56 9.000,00 8.000,00 7.000,00 6.000,00. 4.909,94 4.855,61. 5.000,00 4.000,00. 2.504,06. 3.000,00 2.000,00. 982,49. 1.000,00 304,00. 385,20. 118,11. 0. 0. 0. 0,00 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017. Fonte: Prefeitura Municipal de Sertânia -PE 2018. De acordo com os dados obtidos e expostos na figura 5, o ISS serviço NF traz em 2007 uma arrecadação 1,32% atingi 0,51% em 2009 e logo em seguida no ano de 2010 se eleva a 31,12% e quase mantem o nivel em 2011 subindo somente 0,24% atingindo assim o percentual de 21,36% do valor arrecadado referente a ISS NF E. Mesmo com esses dados o ano no qual chama mais atenção é o 2012 onde atinge 38,85% seu maior percentual nos 10 anos analisados. Podemos considerar fator relevante o fato da paralização das obras por falhas no orçamento, sendo aberto varias licitações para tercerizadas prestarem serviços de menor proporção comparada a obra como um todo, após aprovação a contratação desses profissionais e o serviços reconhecido atravez da NF E. Lembrando que durante 3 anos conseguinte obtem 0,00 de arrecadação são eles; 2014, 2015, 2016 o que se explica pelo mesmo motivo o ISS referente a serviço citado a cima, quando a arrecadação foi direcionado ao ISS homolagado. 4.6. ISS Retido na fonte O ISS retido na fonte deve constar a opção de retenção de imposto na fonte, dependendo. das características ou exigência da fonte pagadora, sendo destacada a cobrança do ISS na.

(24) 24. emissão da nota conforme Capucio (2017) trata. Geralmente a retenção acontece quando o serviço é realizado em local diferente do prestador então o ISS é devido no local de prestação afirma Tom (2016). Figura 6- ISS Retido na Fonte 2007 á 2017. ISS Retido na Fonte 70000. 62.595,09 58.351,01 55.343,23. 57.602,96. 60000 50000. 44.044,30. 46.920,26 45.268,10. 40000 30000 20000. 11.940,44. 10000 0. 0. 0. 0 2007. 2008. 2009. 2010. 2011. 2012. 2013. 2014. 2015. 2016. 2017. Fonte:Prefeitura Municipal de Sertânia– PE 2018.. Pode-se notar na figura 6 que o município de Sertania – PE nos primeiros anos analisados, não obtém arrecadação, pois o municipio aderia ao recolhimentomendiante o DANFE e só a partir de 2010 começa a contar com arrecadação retida na fonte com 3,13% em seguida so eleva-se a arrecadação, o ano de 2012 obtivemos 15,08% uma elevada considerável o que se pode interligar com o tributo ISS sobre serviço NF E que também 2012 traz um valor significativo na sua arrecadação,esse comportamento é explicado também pela pausa e retomada de obras no ano 2012 no municipio. Obtermos um pico de obras da transnordestina e transposição do rio São Francisco. O tributo de que estamos tratando também é mediante a emissão de nota fiscal e sua opção pode ser exigência ou característica da fonte pagadora do tributo, sendo especificada pelo emissor, em comparaçãoaos gráficos referentes a serviço NFe percebemos a crescente arrecadação continuada nos anos seguintes a 2012 o que pode ter ocasionado é que o ISS retido segundo o Art. 6º , da Lei complementar nº 116 de 2003 define que a retençao pode se dar mediante serviços prestados com andaimes, palcos, coberturas e estruturas temporárias, limpeza e manunteções de vias, que são casos em que os serviços são prestados em locais diferentes do estabelecimento do prestador. Ou seja, nesse caso o prestador irá tirar sua nota fiscal, retendo o seu ISS no município que prestou o serviço sendo assim o.

(25) 25. gráfico de emissão de NF, e não precisa necessariamente ter ligação direta com ISS retido na fonte.. 5. CONCLUSÃO Concluímos que é de extrema importância a arrecadação de tributos municipais para. geração de receita própria, visando a um bom retorno aos indivíduos, segundo as principais necessidades coletivas. O Estado deve cumprir com suas funções básicas; Função distributiva, Alocativa e Estabilizadora, para que a economia funcione de forma eficiente. Ressaltando também que a cobrança de tributo é seguida por algumas regras como equidade, progressão, simplicidade e neutralidade. A Análise no município de Sertânia- PE demonstra 6 tributos que apresentam maiores níveis de arrecadação ao município por ano em um intervalo de 10 anos iniciando-se em 2007 e findando em 2017. Os dados da dívida ativa vistos na figura 1, constataram que o IPTU predial contribui com 46,31% dos tributos para que seja destinado a alguma benfeitoria do município. O Processo das obras da Transposição não reflete diretamente no IPTU, o município procura melhorar o sistema de arrecadação para depender tanto dos tributos estaduais e federais. O tributo que menos contribui foi o ISS referente a serviço NF E com 0,42% durante toda a analise. Após ele se destaca com os menores valores ISS referente a serviço, normalmente por serem valores cobrados sobre montante bem inferior comparado ao IPTU. O ISS em destaque foi o homologado que obtém 32,04% porque esse ISS é cobrando antes do serviço prestado e reconhece a obrigação de pagar tais tributos mediante esse fator existe esse ápice de arrecadação no ano de 2017. O ISS Retido na fonte mesmo que sua opção seja feita mediante a emissão da nota, apresenta comportamentos de arrecadação melhores que o ISS refere NF pelo motivo que nesse período o município se beneficiava com prestadores de serviços para realização do projeto Rio São Francisco, então entendemos que embora os prestadores não emitam suas notas no município local, o ISS é devido ao município tomador. Desta forma o estudo atende seu objetivo especifico que é analisar comparações nas arrecadações no período de 2007 2017, e percebemos que quando há investimento no bem estar da população, há também em contra partida mais arrecadação, realizando a perfeita oferta e demanda, mesmo encontrando limitação no estudo que foi de encontrar a real aplicação desses tributos em retorno à sociedade e se está realmente atendendo a expectativas dos indivíduos do município. Mediante essas limitações, sugerimos para próximas pesquisas havendo interesse que desenvolva pesquisa mais aprofundada sobre as medidas que os gestores tomam e em que.

(26) 26. tipo de recurso são aplicados os tributos arrecadados, e as variações que as mudanças de gestão trazem ao município.. AN ANALYSIS OF THE TRIBUTES OF THE MUNICIPALITY OF SERTANIA-PE, FOR THE PERIOD 2007 TO 2017.. 6. ABSTRACT. The Keynesian theory assumes that the government should be responsible for planning, analyzing, and applying its policies, since without its intervention the market is bound to fail. Considering the importance of municipal tax collection, as the main source of own revenue, and in return for the expected return by taxpayers, the present work intends to analyze the tax collection of the municipality of Sertânia - PE, during the period from 2007 to 2017. The methodology used to develop the study was of an applied nature, a qualitative analysis developed through the data of the active debt report of the municipality, following the behavior of the collection during the period of 2007 to 2017. Resulting in an analysis of 6 (six) taxes that were more relevant in the revenues presented in this report, among which is the Territorial and land property tax (IPTU), which at municipal level contributes most to income generation and that its contribution is sustained year after year due to its value being based on ownership property or territorial domain, the tax collection better collection mechanisms; already the ISS tax on service being charged by means of any service provided, possible or continuous. In view of the results obtained we perceive collection spikes during the year 2012, which may explain this behavior is that in that same year the works suffered a break which does not impact on the fall of collection is the fact that a large part of the ISS of these works were approved , that is, the obligations to pay this tax were recognized before the event occurred, from that moment new tenders were opened which were met and the works returned to full steam, directly reflecting the variation of the ISS collection. As previously mentioned, the IPTU presents an apparent growth due to its annual collection through the possession of the property or domain develops an increasing collection behavior, as it is charged by the possession and according to the greater built area or area of possession, the greater the base of calculation. Keywords: Government functions. Taxes. Collection..

(27) 27. 7. REFERÊNCIAS. A crise econômica no Brasil. Disponível: https://www.todamateria.com.br/crise-economicano-brasil/ acesso: 01 de Setembro ás 10:32. Art. 156 da constituição de 1988. Disponível:https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10666279/artigo-156-da-constituicaofederal-de-1988/ Acesso ás 08:44 do 12 de Setembro de 2018.. Começam os testes da transposição do São Francisco. Disponível: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/12/transposicao-inicia-teste-em-canal-massertao-ainda-nao-recebe-agua.html acesso: 26 de Outubro de 2018 ás 14:59. Dados Município de Sertânia- PE2018 .Disponível:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sertania/panorama acesso em 01 de agosto de 2018ás 10:50. Direito tributário – IPTU disponível: https://imello.jusbrasil.com.br/artigos/229751265/direito-tributario-iptu Acesso: 23 de Outubro de 2018 ás 09:48.. Fundamentos da economia; VasconcellosM. A. S., Garcia M. E. – 3.ed. – São Paulo: Saraiva, 2008.. Funções do Governo – Politicas Economicas, Fiscal e Monetária. Disponivel: http://economiasemsegredos.com/politica-economica-fiscal-monetaria/ Acesso ás 11:02 do 11 de Setembro de 2018. ISS Lançado por homologação. Disponivel: <www.politicalivre.com.br/artigos/o-iss-elancado-por-homologacao/> acesso: 24/10/2018 ás 10:00. ISS: O que é e quem deve pagar.Disponível: <https://conta.mobi/blog/iss-o-que-e-quemdeve-pagar/ acesso: 01/09/2018 ás 08:45.. Os municípios e a arrecadação das receitas próprias. Disponível em: http://portalamm.org.br/tributario-os-municipios-e-a-arrecadacao-das-receitas-proprias/ Acesso ás 16:21 do 05 de Setembro de 2018. O que são Politicas Publicas? . Disponivel: https://www.todapolitica.com/politicas-publicas/ Acesso ás 15:37 do 11 de Setembro de 2018..

(28) 28. Politicas Publicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável; Silva, C.L , Lima, J.E. S., Organizadores. – São Paulo: Saraiva, 2010.. Politicas Públicas, justiça distributiva e inovação saúde e saneamento na agenda social; Costa N. R. São Paulo: Hucitec, 1998..

(29) 29. 8. ANEXOS ANEXO A – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2007.

(30) 30. ANEXO B – RELATORIO DA DIVIDA ATIVA 2008.

(31) 31. ANEXO C – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2009.

(32) 32. ANEXO D – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2010.

(33) 33. ANEXO E – RELATÓRIO DÍVIDA ATIVA 2011.

(34) 34. ANEXO F -RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2012.

(35) 35. ANEXO G – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2013.

(36) 36. ANEXO H – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2014.

(37) 37. ANEXO I – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2015.

(38) 38. ANEXO J – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2016.

(39) 39. ANEXO K – RELATÓRIO DA DÍVIDA ATIVA 2017.

(40)

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo