• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: Engenharias

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO ENIAC - ENIAC, FACULDADE DE TECNOLOGIA ENIAC-FAPI - ENIAC, FACULDADE ENIAC - ENIAC

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): NATHAN GABRIEL OLIVEIRA SANTOS, CLEBER PEREIRA DA SILVA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DOUGLAS MERLIN RODRIGUES DOS SANTOS

(2)

1

Otimização de Tempo de Máquina Impressora Rotogravura

1. RESUMO

Devido ao crescimento excessivo de demanda na indústria gráfica de embalagens a impressora rotogravura imprime em materiais flexíveis e semi rígidos com diversa variedades de pedidos de larguras e impressão os operadores estão rodando as máquinas impressoras rotogravura que utiliza de 1 a 10 cores, em sua velocidade máxima, como a máquina produz cerca de 500 metros de material por minuto, uma distração do operador pode ocasionar uma perca muito grande de material no processo e também nas trocas de setup da máquina há um tempo ocioso de operador e de máquina muito grande. O objetivo é reduzir o número de horas improdutivas, por meio da viabilização dos tempos de setup nas máquinas impressora rotogravura de dez cores. E a metodologia aplica foi com base na pesquisa de campo feito no setor produtivo, resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Foi elaborado uma estratégia em cima dos problemas obtidos e optamos por utilizar uma ferramenta da qualidade chamada de SMED que visa redução no tempo de Setup os resultados mostraram a eficácia das medidas corretivas adotadas.

Palavra-chave: SMED (Single Minute Exchang of Die)

2. INTRODUÇÃO

Atualmente com o crescimento no setor da indústria gráfica brasileira caracteriza-se por um alto nível tecnológico. Muitas empresas obtiveram importantes avanços em termos de inovação, o que impulsionou o avanço para a melhoria de sua produtividade e da qualidade de seus produtos. No entanto, tais mudanças exigem do setor uma emergente adequação em sua produção.

(3)

2 Este artigo tem por objetivo a implementação de melhoria da produtividade de uma indústria gráfica de embalagens flexíveis e semi rígido. Um dos maiores problemas das indústrias gráfica de impressão de embalagens de um modo geral é o desperdício durante o seu processo produtivo, tempo ocioso dos operadores e máquinas nas trocas de pedidos variados a muita perda de material para seu acerto.

O assunto abordado neste trabalho se justifica na necessidade de melhoria do setup de máquinas de impressora rotogravura, redução das horas improdutivas nos diversos setores da produção irá permitir-lhe uma redução dos gastos significativa e também irá diminuir o desperdício de insumos durante o seu processo produtivo, além de uma maior agilidade no processo como um todo, permitindo a entrega de pedidos no prazo e assim sendo mais competitiva no mercado, sobretudo através da maior satisfação de seus clientes.

3. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é analisar a produtividade de uma indústria gráfica e propor soluções para melhorá-la, através da redução da quantidade de horas improdutivas, por meio da redução dos tempos de setup nas máquinas impressora rotogravura de dez cores, a fim de melhor atender seus clientes, possibilitando preços mais competitivos e produtos fabricados com menos desperdício de tempo e com o uso de insumos gráficos ambientalmente corretos.

4. METODOLOGIA

A metodologia aplicada é a pesquisa de campo com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Na Figura 1, demonstra a estrutura do SMED. Com a visualização da figura, nota-se que há duas etapas distintas no SMED, que são os estágios conceituais.

(4)

3 Figura 1: SMED (Single Minute Exchang of Die)

Fonte: SHINGO, 2000

Essa metodologia que foi utilizada na pesquisa e dividida em 3 estágios conceituais, havendo um estágio preliminar:

➢ Estágio Preliminar, nele foi estabelecido parâmetros de tempos iniciais das operações realizadas no setup, nele utilizada cronômetro, entrevista com os operadores, tudo isso visando conhecer melhor cada detalhe dos processos.

➢ Estágio 1, essa fase corresponde a definição e reestruturação das atividades, classificando e nomeando-os em setup interno e setup externo, no setup interno relacionamos as atividades que são executadas com a máquina em standbay, setup externo aquelas atividades que são executadas com a máquina em operação.

“[...] se for feito um esforço científico para realizar o máximo possível da operação de setup como setup externo, então, o tempo necessário para o interno pode ser reduzido de 30 a 50%. Controlar a separação entre setup interno e externo é o passaporte para atingir o SMED.” (SHINGO, 1985).

(5)

4 ➢ Estágio 2, nessa fase avaliou-se o ganho no tempo promovido pelo setup interno e foi realizado uma nova avaliação se a viabilidade de acrescentar-se atividades do setup externo para o setup interno.

➢ Estágio 3, nessa fase há uma “Melhoria considerável em cada operação básica do setup interno e externo”, visando sempre melhoria continua do SMED.

Segundo Shingo (1985) comentava que preferiu separar em três estágios conceituais para melhor compreensão da metodologia, mas a rigor, quando se faz a identificação dos elementos internos e externos, a separação e conversão são consequências diretas.

De qualquer forma, os possíveis ganhos na fase de transformação de setup interno em setup externo são estimados entre 30 e 50% por Shingo (1985) e por um estudo de Hall (1983), em que os ganhos possíveis com transferência de operações internas para externas são estimados nesta mesma porcentagem.

5. DESENVOLVIMENTO

A pesquisa do desenvolvimento do trabalho foi com base na pesquisa de campo interna e externa, com as informações registrada dos principais problemas que são: excesso de perca de matéria primas no processo de impressão e tempo ocioso de operadores e máquinas na hora das trocas de pedidos.

Com nas informações registrada na pesquisa de campo foi estudado os tipos de ferramentas da qualidade que se enquadra melhor no problema citado acima, com base nesse dados chegamos na ferramenta chamada SMED que também é conhecida por Troca Rápida de Ferramenta, sua aplicação em uma linha de impressão rotogravura para embalagens plásticas flexíveis demonstra que com pequenas melhorias, como organização, separação, trabalho em equipe e treinamento é possível obter grandes resultados.

(6)

5 Fonte: Elaborado pelo próprio autor,2018

Como a prática já menciona, implementaremos ações que facilitam e se possível eliminem esse tempo ocioso. Hoje em dia o tempo é a chave para competitividade, liderança de mercado, destaque, visamos um trabalho a ser implantado para melhoramos neste aspecto.

Foi feito testes, pesquisas de campo e percebemos a necessidade de um auxilio no setup interno, hoje em dia contamos com a mão de obra de três funcionários em cada máquina, um operador um meia oficial e um ajudante, eles têm a tarefa de trocar todos os itens das dez colunas, fora rolos de pressão, facas, matéria prima, tintas e etc. Vendo está grande gama de atividades, estipulamos a necessidade de uma “equipe de apoio”.

(7)

6 Foi constatado tempos exorbitantes, prejudicando em muito o potencial produtivo da organização, vendo a necessidade de analisar o SMED mais a fundo e constatando a necessidade da implementação de operações em paralelo.

Na figura do gráfico 1: Está relatando o tempo de setup antes da melhoria proposta.

Figura 1: Gráfico (tempos de máquina sem a melhoria)

Fonte: Elaborado pelo próprio autor,2018

Após os testes de implementação de ações em paralelo, observou-se tempos melhores. Automaticamente maior produtividade.

Na figura do gráfico 2: Está relatando o tempo de setup com a melhoria proposta implementada.

(8)

7 Fonte: Elaborado pelo próprio autor,2018

Foi detectado uma grande diferença nos tempos, diminuiu-se quase pela metade o tempo ocioso da máquina e mão de obra, com uma “equipe de apoio” de apenas dois colaboradores, dividindo as tarefas e com treinamento adequado, nem toda automatização necessita ser mecânica, muitas vezes necessita apenas de pequenos ajustes em seus processos, ou apenas uma contratação que sairá mais viável que uma automatização mecânica milionária.

Na figura do gráfico 3: Está mencionado a comparação do time de setup antes da melhoria proposta e com a melhoria proposta já implantada.

Figura 3: Gráfico (Resultados na redução de tempo)

. Fonte: Elaborado pelo próprio autor,2018

(9)

8

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após testes e estudos, notou-se o erro em nosso processo, com a ferramenta correta podemos melhorar nossos resultados, maximizando nossas produções. Nessa melhoria foi utilizada a ferramenta da qualidade criada por Shingo SMED (Single Minute Exchang of Die), também conhecida por Troca Rápida de Ferramenta, nos permite dissolver todo o processo facilitando a visão dele em cada aspecto, dessa forma foi possível definir cada sub etapa. Padronizando, antecipando, melhoria nos seus insumos, implantando operações em paralelo, redução de retrabalho e etc. Com isso concluiu-se que o SMED foi substancial nesse processo, e o aumento da produção.

8. FONTES CONSULTADAS

HALL, R. W. Zero Inventories. Homewood: Dow Jones-Irwin, 1983.

Metodologia de Shigeo Shingo (SMED): análise crítica e estudo de caso (2007). Disponível em: SMED_Analise_Critica_e_Estudo_de_Caso.pdf.

MASCARENHAS, Sidnei Augusto: Metodologia Científica/Sidnei Augusto Mascarenhas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

SHINGO, S.A Revolution in Manufacturing: The SMED System. New York: CRC, 1985, 384p.

SHINGO, Shigeo. Sistema de Troca Rápida de Ferramenta – uma revolução nos sistemas produtivos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Até 20 de abril de 2012, o preço das ações ordinárias a serem adquiridas pelos beneficiários, em decorrência do exercício das opções, era fixado pelo Conselho

O objetivo Institucionalizar Técnicas e Métodos Básicos de Teste é cumprido totalmente, pois a organização possui um framework do processo de desenvolvimento de software que agrega

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Deste modo, o presente estudo teve como objetivo ressaltar a importância do conhecimento sobre a correta armazenagem e descarte de medicamentos e a prática da farmácia

Níveis teciduais de testosterona (pg/100mg) de ratos normais (falso castrados) (NR), hiperplásicos (HP), tratados durante 30 dias (V.O.) com finasterida (FN, 4 mg/kg), e diferentes

Occurrence of Euchaeta paraconcinna Fleminger, 1957 (Crustacea, Copepoda, Calanoida) in a coastal area of Bahia State, northeastern Brazil.. Laboratório Integrado de Zooplâncton

Em 2017, havia 1,4 bilhão de trabalhadores em condições vulneráveis (42,5% do total de ocupados) e outros 35 milhões deverão se colocar nessa condição até 2019. Um resultado