• Nenhum resultado encontrado

Licenciamento do System Center

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Licenciamento do System Center"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Licenciamento do System Center

Microsoft Corporation

Pub licado em: 1 de

Novembro de 2007

Updated: Novemb er 1, 2007

Resumo Executivo

Cada vez mais os clientes necessitam de um amplo pacote de ferramentas de gerenciamento que

forneça suporte integral para os ambientes físicos e virtuais. A Microsoft® está comprometida em

fornecer completas soluções de gerenciamento que se apliquem às plataformas e aplicações

da Microsoft. Nós reconhecemos que as necessidades de gerenciamento dos clientes nos ambientes

físicos e virtuais estão mudando e que novos modelos de licenciamento são necessários para

efetivamente conduzir essas mudanças. Nós atualizamos o licenciamento para a nova geração de

produtos System Center a fim de tratar melhor da virtualização e dos ambientes de TI dinâmicos.

Em 1 de novembro de 2007, os produtos System Center serão licenciados por ambiente de

sistema operacional (OSE) para o gerenciamento dos servidores; cada exemplo gerenciado de

um ambiente de sistema operacional (OSE) de servidor físico ou virtual

irá requer uma Licença

de Gerenciamento. Para o gerenciamento de OSEs de clientes (não servidores), os clientes

podem escolher entre as licenças de gerenciamento de usuário e de OSE para o System Center

Configuration Manager e Systems Center Operations Manager.

Os clientes com investimentos significantes em virtualização de servidor irão obter melhor

aproveitamento com o novo System Center Server Management Suite Enterprise. O pacote permite o

gerenciamento de um número ilimitado de OSES em um único servidor host físico e inclui o

System Center Virtual Machine Manager, bem como as Enterprise Server

Management Licenses para três outros produtos System Center: System Center

Configuration Manager, System Center Operations Manager e System Center Data

Protection Manager. Além disso, a Microsoft está oferecendo uma concessão de licença para os

clientes existentes com Software Assurance para ajudá-los a ampliar os investimentos existentes

em ambientes de servidores virtualizados.

Licenciamento para o System Center Essentials 2007 é discutido em

profundidade em um documento separado.

(2)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

© 2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste documento representam a visão atual da Microsoft Corporation nos assuntos discutidos na data de publicação. Como a Microsoft deve responder as mudanças nas condições de mercado, este documento não deve ser interpretado como um compromisso por parte da Microsoft e a Microsoft não pode garantir a precisão das informações apresentadas após a data da publicação.

Este documento tem apenas propósito informativo. A MICROSO FT NÃO FAZ NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA, IMPLÍCITA OU LEGAL, QUANTO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO.

O cumprimento de todas as leis de direitos autorais aplicáveis é de responsabilidade do usuário. Sem limitações à proteção dos direitos autorais, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada ou introduzida em um sistema de recuperação ou transmitida, de qualquer forma ou por qualquer meio (eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou qualquer outro) ou com qualquer finalidade, sem a permissão expressa por escrito da Microsoft Corporation.

A Microsoft pode ter patentes, solicitações de patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual relativos ao assunto tratado neste documento. Exceto quando expressamente declarado em qualquer contrato escrito de licença da Microsoft, o fornecimento deste documento não confere a você qualquer licença a essas patentes, marcas comerciais, direitos autorais e outras propriedades intelectuais.

Microsoft e Windows são marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros países.

(3)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

Índice

Resumo Executivo... 1

Visão Geral das Mudanças de Licenciamento... 4

Compreendendo o Licenciamento do System Center... 5

Definição de “Gerenciar”... 5

Definição de um “OSE”... 5

Como Determinar se um OSE Necessita de uma Licença de Gerenciamento ... 6

Compreendendo as Cargas de Trabalho e o Licenciamento do Syst em Center ... 6

Compreendendo as Licenças de Gerenciamento de Cliente... 7

A Licença de Servidor de Gerenciamento ... 7

Compreendendo a Transição para Por OSE ... 8

Impacto da Virtualização ... 8

Benefícios do System Center Server Management Suite Ent erprise ... 8

Opções de Step-up para o Server Management Suit e Enterpris e ... 9

Tempo de Renovação do Contrato de Licenciamento por Volume ... 9

(4)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

Visão Geral das Mudanças de Licenciamento

Antes de 1 de Novembro de 2007, a maioria dos produtos Microsoft® System Center – incluindo o Microsoft Systems Management Server 2003 (SMS 2003), Microsoft System Ce nter Operations Manager 2007 (Operations Manager 2007), Microsoft System Center Data Protectio n Manager 2006 (Data Protectio n Manager 2006) e o Syste m Center Standard Server Management License (Standard SML) – eram licenciados por dispositivo físico. Em outras palavras, uma única licença de gerenciamento permitia que um dispositivo fosse gerenciado independentemente do número de OSEs nele executados.

Havia duas exceções:

 O System Ce nter Essentials 2007 (Essentials 2007) r e q u e r i a u m a l i c e n ç a d e g e r e n c i a m e n t o para cada OSE que você queria gerenciar em um dispositivo

 As Client Manageme nt Lice nses (MLs) para SMS 2003 e Operations Manager 2007 disponíveis nos pacotes Microsoft Core CAL (Core CAL) e Microsoft Enterprise CAL (Enterprise CAL), respectivamente, permitiam que todos os OSEs em um dispositivo cliente fossem gerenciados por dispositivo físico ou usuário.

Em 1 de Novembro de 2007, o licenciamento do System Center está mudando. O novo modelo de lice nciamento entrega maior valor oferecendo o gerenciamento end -to-end de ambientes físicos e virtuais. Entretanto, os clientes com contratos ativos de Licenciamento por Volume da Microsoft (VL) poderão continuar usando os produtos disponíveis antes de 1 de novembro de 2007 de acordo com o modelo de licenciamento por dispositivo até a renovação de seus contratos. Qualquer versão nova ou produto novo introduzido ou após 1 de Novembro – incluindo o Conf iguratio n Manager 2007 e o Data Protection Manager 2007 – irão requerer as Licenças de Gerenciamento de OSE. Para os dispositivos clientes (não servidores), uma ML de usuário alternativa estará disponível para o Configuration Manager e Operations Manager .

As seguintes mudanças irão afetar a maneira como você licencia os produtos Syste m Center:

1.

Transição de licenciamento de dispositivo para licenciamento de OSE, para as MLs de servidor autônomo. Os produtos autônomos System Center que estavam disponíveis com uma licença de dispositivo por gerenciamento de servidor antes de 1 de Novembro de 2007 serão licenciados por OSE. Cada OSE host ou OSE convidado em um servidor irá requerer uma ML.

Transição de MLs de dispositivo para MLs de OSE ou MLs de usuário, para os OSEs Clientes autônomos. Os produtos autônomos System Ce nter que estavam disponíveis com uma ML de dispositivo para o gerenciamento de cliente antes de 1 de Novembro de 2007 serão licenciados por OSE ou por usuário. Os clientes têm a opção de escolher o modelo de licenciamento com base no que melhor se adeque a sua organização.

Disponibilidade continuada da Co re CAL e Ente rprise C AL por dispositivo ou usuário. Os clientes serão capazes de continuar fazendo o licenciamento dos pacotes Core CAL e Enterprise CAL por dispositivo ou usuário. As MLs do Configuration Manager e Operations Manager Client adquiridas através de um dos pacotes CAL estarão vinculadas com o modelo de licenciamento da C AL.

Introdução do Syst em Cente r Server Manag ement Suite Enterprise. Esta nova oferta de gerenciamento de servidor inclui o seguinte:

2.

3.

4.

a.

b.

c.

d.

ML do System Ce nter Config uration Manager Enterprise Server ML do System Ce nter Operations Manager Enterprise Server ML do System Ce nter Data Protec tion Manager Enterprise Server System Ce nter Virtual Machine Manager

Isto permite a capacidade avançada de gerenciamento de carga de trabalho para as aplicações corporativas, como o Exchange Server 2007 ou SQL ServerTM 2005 e, o mais importante, elimina a necessidade do licenciamento por OSE. Você somente precisa atribuir uma licença Server Management Suite Enterprise por servidor físico, independentemente do número de OSEs que estão sendo nele executados.

(5)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

5.

Licença concedida aos clientes existentes, com Soft ware Assurance ativo em 1 de No vemb ro de 2007. Os clientes que possuem MLs de servidor, com Software Assurance ativo que foi adquirido antes de 1 de Novembro de 2007 para o Operations Manager 2007, Systems Management Server 2003 ou Data Protection Manager 2006 irão receber 1 ML de Servidor adicional para cada 10 servidores que eles já possuam. Isto foi projetado para ajudar os clientes que já investiram na virtualização de servidor e que podem necessitar de MLs de Servidor adicionais.

A tabela a seguir resume o modelo de licenciamento para as licenças de gerenciamento por produto:

Compreendendo o Licenciamento do System Center

Para compreender completamente o licenciamento do System Ce nter, bem como quando e quais tipos de licenças de gerenciamento são requeridas, os clientes devem se familiarizar com:

1.

2.

3.

A definição de “gerenciar” e quando as MLs são requeridas Como é definido um OSE

Cargas de trabalho básicas X cargas de trabalho avançadas

Definição de “Gerenciar”

A definição de “gerenciar” incluída no Produc t Use Rights (PUR) define quando uma Licença de

Gerenciamento (ML) é necessária. “Gerenciar” um ambiente de sistema operacional (OSE) significa

solicitar ou receber dados, configurar ou fornecer instruções ao hardware ou software relacionado com

o OSE, ao invés de descobrir a presença de um dispositivo.

Definição de um “OSE”

Um ambiente de sistema operacional ou “OSE” é tudo ou parte de uma instância de sistema operacional ou tudo ou parte de uma instância de sistema operacional virtual, que permite identidade de máquina separada (nome de computador primário ou identificador exclusivo similar) ou direitos administrativos separados e instâncias de aplicações se, qualquer deles, for configurado para ser executado na instância de sistema operacional ou nas partes acima identificadas.

Há dois tipos de OSEs. Um OSE físico é configurado para ser executado diretamente em um sistema de hardware físico. Uma OSE virtual é configurada para ser executada em um sistema de hardware virtual.

Um sistema de hardware físico pode ter:

 Um OSE físico

 Um ou mais OSEs virtuais

Os clientes devem atribuir, pelo menos, tantas Licenças de Gerenciamento (ML) de Servidor ou Cliente para os servidore s físicos quanto o número de OSEs físicos ou virtuais que eles querem gerenciar naquele servidor.

(6)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

Alternativamente, o Sys tem Center Server Management Suite Enterprise é uma licença

exclusiva que um cliente pode atribuir ao servidor físico, fornecendo os direitos para

gerenciar um número ilimitado de OSEs naquele servidor.

Como Determinar se um OSE Necessita de uma Licença de Gerenciamento

Se um ambiente de sistema operacional (OSE) é gerenciado, uma ML deve ser atribuída ao dispositivo

no qual o OSE está sendo executado, com as seguintes exceções:

Quaisquer OSEs licenciados para executar instâncias de software de servidor de gerenciamento Quaisquer OSEs no quais nenhuma instância de software esteja sendo executada

Quaisquer dispositivos funcionando apenas como dispositivos de infra-estrutura de rede (OSI camada 3 ou inferior) Apenas para o momento e finalidade de ser convertido pelo System Center Virtual Machine Manager de um OSE físico para um OSE virtual

Compreendendo as Cargas de Trabalho e o Licenciamento do System Center

Os produtos System Center são projetados para gerenciarem as cargas de trabalho, incluindo o sistema operacional, sistema de arquivo, serviços de rede, serviços de segurança e aplicações corporativas. As ML de Cliente têm somente uma edição, destinada a gerenciar qualquer carga de trabalho executada em um OSE cliente. As de Servidor apresentam-se em duas edições para a maioria dos produtos:

1. Standard (por ex. a ML do Configuration Manager 2007 Standard Server), destina-se ao

gerenciamento de cargas de trabalho básicas, incluindo o sistema operacional, bem como o

armazenamento (por ex. arquivo/impressão) e a rede.

2. Enterprise (por ex. a ML do Configuration Manager 2007 Enterprise Server), destina-se

ao gerenciamento de cargas de trabalho avançadas, tal como segurança ou aplicações

como o Microsoft Exchange Server.

Os clientes podem determinar quais MLs são necessárias com base em três critérios:

1.

É um OSE de cliente ou de servidor que está sendo gerenciado? Se for um OSE de servidor, é necessária uma ML de Servidor. Caso contrário, uma ML de Cliente é a mais provável para ser usada, mas você pode usar tanto uma ML de cliente como de servidor.

Para o gerenciamento de servidor, quais produtos estão sendo usados? Para as MLs de servidor, todos os produtos, exceto o System Ce nter Essentials 2007 e o Virtual Machine Manager 2007, têm duas edições da ML de Servidor. No momento, o Virtual Machine Manager 2007 somente está disponível como um componente do Server Management Suite Enterprise .

Quais cargas de trabalho precisam ser gerenciadas ? O Configuration Manager 2007, Operations Manager 2007 e Data Protection Manager 2007 têm duas edições de ML de servidor. A carga de trabalho que está sendo gerenciada determina quais edições são necessárias . Uma ML de Servidor Padrão é suficiente para o gerenciamento das cargas de trabalho básicas, incluindo o sistema operacional, armazenamento (arquivo/impressão) e rede. Uma ML de Servidor Corporativo é necessária para qualquer outra carga de trabalho e permite o gerenciamento de qualquer carga de servidor ou aplicação.

2.

3.

A tabela a seguir esboça quais cargas de trabalho cada edição de ML de Servidor pode gerenciar:

(7)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

Compreendendo as Licenças de Gerenciamento de Cliente

Para o Operations Manager 2007 e Configuration Manager 2007 há dois tipos de MLs de Cliente

- OSE e usuário. A escolha do tipo de ML de Cliente deveria ser baseada em se o cliente tem mais usuários ou mais OSEs gerenciados. Se um cliente tem mais usuários, ele deveria fazer o licenciamento por OSE. Por exemplo, os clientes que têm trabalhadores de turno compartilhando PCs podem ter mais usuários do que OSEs. Se um cliente tem mais OSEs gerenciados, eles deveriam fazer o licenciamento por usuário. Por exemplo, os clientes que têm mais dispositivo por empregado (laptops e estações de trabalho) ou estão usando a virtualização para um grande número de PCs podem ter mais OSEs gerenciados do que usuários.

Os clientes que compram as MLs de Cliente do Configuratio n Manager ou Operations Manager, adquirindo Core CAL ou Enterprise CAL, serão capazes de seguir os relevantes termos do licenciamento de pacote CAL (por usuário ou por dispositivo). Observe que as licenças adquiridas através de Core CAL ou Enterprise CAL não podem ser atribuídas para gerenciarem um servidor ou um OSE de servidor.

A Licença de Servidor de Gerenciamento

Cada servidor onde o Operations Manager 2007, Configuration Manager 2007e Data Protec tion

Manager 2007 são executados requerer a respectiva licença de servidor de gerenciamento. A função do servidor de gerenciamento fornece um ponto central para coletar os dados e emitir

instruções para os sistemas gerenciados. Dependendo dos requisitos de infra-estrutura específicos do cliente, cada um dos produtos acima irá requer uma ou mais licenças de servidor de gerenciamento. Os servidores que possuem o software de Gerenciamento de Servidor não requerem MLs de servidor

separadas para o mesmo produto. Por exemplo, um servidor Operations Manager não iria requer que uma ML de servidor fosse monitorada pelo Operations Manager, mas iria requerer uma ML de servidor Configuratio n Manager se ele fosse gerenciado pelo Configuration Manager.

Microsoft System Center 7

Produto

ML Standard Server

ML Enterprise Server

Operations Manager

2007

trabalho básicas

Gerenciamento de cargas de

trabalho e aplicação

Gerenciamento de qualquer carga de

Configuration

Manager 2007

management) para cargas de

DCM (Desired configuration

trabalho básicas

Funcionalidade “leg ada”

(inventário, distribuição de

software, gerenciamento de

patch) para qualquer carga de

trabalho

 DCM para qualquer carga de trabalho

e aplicação

 Gerenciamento pro-ativo de sistemas para ajustes de configuração que sigam uma estrutura líder de mercado para o gerenciamento de informações em ambientes corporativos e

regulamentários em mudança

 Funcionalidade “legada” (inventário, distribuição de software,

gerenciamento de patch) para qualquer carga de trabalho

Data Protection

Manager 2007

trabalho básicas

Gerenciamento de cargas de

Gerenciamento de qualquer carga de

trabalho e aplicação

 Ferramenta de Recuperação de Sistema

 Backup de servidor virtual baseado em host

(8)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

Compreendendo a Transição para Por OSE

Embora as mudanças do licenciamento apliquem-se amplamente a todos os clientes System Center, exatamente como e quando isso afeta cada cliente irá depender de vários fatores, incluindo:

1.

2.

3.

Com que amplitude a organização tem implantado a virtualização Quais produtos S ystem Ce nter estão atualmente implantados Tempo de renovação do Licenciamento por Volume (VL)

Impacto da Virtualização

Como o novo modelo de licenciamento requer uma licença para cada OSE gerenciado, os clientes que têm a virtualização de servidor amplamente implantada em ambientes de produção são muito provavelmente afetados em um curto espaço de tempo. Os clientes que não têm a virtualização amplamente implantada são menos provavelmente afetados pelas mudanças.

A tabela a seguir compara o número de dispositivos e de licenças de OSE requeridas com

base em uma virtualização de uso do cliente:

Em muitos casos, os clientes já terão licenças suficientes para cobrir todos ou a maioria de seus OSEs. Os clientes que recentemente realizaram projetos de consolidação de servidores físicos provavelmente têm MLs extras que eles não mais precisam após a consolidação. Se elas são da mesma versão que o Management Server, elas podem ser novamente atribuídas para licenciar o gerenciamento dos OSEs nos dispositivos com mais de um OSE.

Benefícios do System Center Server Management Suite Enterprise

Como discutido acima, o Server Management Suite Enterprise inclui as licenças de

gerenciamento Enterprise Server para três produtos System Center:

Configuration Manager 2007

Operations Manager 2007

Data Protectio n Manager 2007

Ele também inclui o Virtual Machine Manager 2007 e o direito de usar os produtos incluídos para

gerenciar todos os OSEs em um único servidor físico.

Para colocar isto em perspectiva, o custo de gerenciamento de cargas de trabalho avançadas em

um servidor com 3 OSEs (o sistema operacional host e 2 sistemas operacionais virtuais convidados)

usando as MLs do Operations Manager 2007 e do Configuratio n Manager 2007 Enterprise Server

custaria $3,840 ($640 para cada ML, incluindo 2 anos de Software Assurance).

Microsoft System Center 8

Servidores

Físicos

Servidores

Virtuais

Total de OSEs

MLs

Requeridas por

Dispositivo

(antes de 1 de

Nov. de 2007)

MLs

Requeridas

por OSE (após

1 de Nov. de

2007)

Licenças

Recebidas por

Concessão

MLs Adicionais

Requeridas

100

0

100

100

100

10

Nenhuma

100

10

110

100

110

10

Nenhuma

100

30

130

100

130

10

20

100

50

150

100

150

10

40

100

100

200

100

200

10

90

100

200

300

100

300

10

190

(9)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

O gerenciamento do mesmo servidor com o Server Management Suite Enterprise custaria somente $1,2 90,

e forneceria capacidade de backup e de recuperação para as cargas de trabalho de aplicação avançada usando o Data Protectio n Manager, bem como o gerenciamento de OSE virtual usando o Virtual Machine Manager 2007.

Opções de Step-Up para o Server Management Suite Enterprise

Os clientes com cobertura Software Assurance em qualquer Server ML autônoma e System Center Sta ndard SML são elegíveis para comprar SKUs step –up de SA para migrar para o Server

Management S uite Enterprise.

O gráfico a seguir ilustra como as SKUs step-up se adequam:

Os clientes que já possuem a ML do Operations Manager 2007 Enterprise Server com Software Assurance ativo podem instalar o pacote por apenas $65 1. Os clientes que já possuem uma ML do Configuration Manager 2007 Standard Server (isto inclui todos os clientes com S A ativo que possuam uma CML do Systems Manageme nt Server 2003 Server) podem instalar o pacote por $1,057.

Os clientes com cobertura ativa Software Assurance em qualquer Server ML autônoma e

System Ce nter Standard SML são elegíveis para comprar SKUs step-up de AS para migrar para o Server

Management S uite Enterprise. Essas SKUs step –up para Operations Manager 2007 foram adicionadas na lista de preços de Outubro de 2007 e as SKUs step –up para Configuration Manager 2007 e Data

Protectio n Manager 2007 foram adicionadas na lista de preços de Novembro de 2007.

Tempo de Renovação do Contrato de Licenciamento por Volume

Os clientes Microsoft existentes com contratos de Licenciamento por Volume serão afetados pelas mudanças no licenciamento em momentos diferentes, dependendo de quando o contrato será renovado. O novo modelo de licenciamento estará vigente em 1 de Novembro de 2007 para qualquer novo contrato de VL ou renovações de contratos de VL existentes iniciadas após essa data. Os clientes com contratos de VL existentes antes de 1 de Novembro de 2007 podem continuar a comprar as novas Licenças de Gerenciamento de acordo com o antigo modelo de licenciamento de dispositivo para os produtos introduzidos antes de 1 de Novembro de 2007 até que seus contratos expirem. Observe que isso se aplica a todos os contratos de VL existentes, caso as licenças sejam cobertas com Software Assurance ou não. A tabela a seguir esboça quais licenças estão disponíveis com base na data de

(10)

LICENCIAMENTO DO SYSTE M CE N TE R

renovação do contrato:

As novas versões dos produtos existentes disponíveis em 1 de Novembro de 2007 ou após esta data – tal como o Configuration Manager 2007 – serão introduzidas de acordo com o novo modelo de licenciamento. Isto se aplicará independentemente de quando um cliente fez a atualização para estas novas versões ou de quando renovou seu contrato de VL. Quando os clientes renovam seus contratos, eles devem usar o novo modelo de licenciamento. O cliente irá precisar das MLs para todos os OSEs gerenciados, mesmo para os OSEs executados em dispositivos que foram licenciados por dispositivo de acordo com os seus contratos anteriores. Os clientes com cobertura Software Assurance em suas licenças também têm a opção de comprar licenças “step -up” para atualizar suas licenças para o Sys tem Center Server Management Suite Enterprise se eles quiserem gerenciar um número ilimitado de OSEs por servidor físico.

Microsoft System Center 10

Tipos de Licenças Disponíveis

Versão do Produto e Tipo de Licença

Contrato de VL Renovado

Antes de 1 Nov. de 2007

Contrato de VL Renovado Em

ou Após 1 Nov.

de 2007

ML do SMS 2003 Server (autônoma)

ML do SMS 2003 Client (autônoma)

Ml do SMS 2003 Client (Core CAL)

Por Dispositivo

Por Dispositivo

Por Dispositivo, Por Usuário

N/A

N/A

N/A

ML do Configuration Manager 2007

Server (autônoma)

ML do Configuration Manager 2007 Client

(autônoma)

ML do CAL Config Mgr 2007 Client (Core CAL)

Por OSE

Por OSE, Por Usuário

Por Dispositivo, Por Usuário

Por OSE

Por OSE, Por Usuário

Por Dispositivo, Por Usuário

ML do Operations Manager 2007

Server (autônoma)

ML do Operations Manager 2007

Client (autônoma)

ML do Operations Mgr 2007 Client

(Enterprise CAL)

Por Dispositivo, Por OSE

Por Dispositivo, Por Usuário, Por OSE

Por Dispositivo, Por Usuário

Por OSE

Por OSE, Por Usuário

Por Dispositivo, Por Usuário

ML do Data Protection Manager 2006

Server (autônoma)

Por Dispositivo

N/A

ML do Data Protection Manager 2007

Server (autônoma)

Por OSE

Por OSE

Standard Server Management License

(SML)

Por Dispositivo

N/A

Server Management Suite Standard

Server Management Suite Enterprise

Por OSE

OSEs Ilimitados

Por OSE

OSEs Ilimitados

Referências

Documentos relacionados

No Operations Manager 2007, a Microsoft introduziu ou aprimorou recursos como gerenciamento de aplicações distribuídas, transações sintéticas, monitoramento de clientes, sistemas

Para instalar o sistema operacional usando a mídia Dell Systems Management Tools and Documentation , consulte Installing Microsoft Windows Server 2012 (Instalação do

FIGURA 32 (a) Gráco do número total de acessos a disco realizado por cada estru- tura para indexação dos quadros do vídeo no arquivo invertido em função do tamanho do

Neste sentido, sugerem-se algumas medi- das, tais como: maior aproximação do serviço de saúde ocupacional com os trabalhadores, com fo- co na promoção da saúde e não no tratamento

Um Availability Group suporta failover para um conjunto de bancos de dados e aproveita a tecnologia de espelhamento de ban- co de dados (database mirroring) existente para

Para aqueles que não são versados nesta teoria, é preciso uma receptividade metanóica que permita a aceitação, concordante ou não, da validação científica deste olhar sobre

Os objetivos do trabalho foram conhecer a fauna de parasitoides de percevejos adultos em áreas de produção de soja do Brasil; verificar a influência da composição da

O primeiro item, “Mercado de Call Center: histórico, seus desafios, tendências para futuro” traz um recorte sobre o segmento de Call Center e suas principais