• Nenhum resultado encontrado

01. AMBIENTAÇÃO (L e M - Frei Luiz Turra) AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU É FIEL, É FIEL. FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. AMBIENTAÇÃO (L e M - Frei Luiz Turra) AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU É FIEL, É FIEL. FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 01. AMBIENTAÇÃO (L e M - Frei Luiz Turra)

AQUELE QUE VOS CHAMOU, AQUELE QUE VOS CHAMOU É FIEL, É FIEL. FIEL É AQUELE QUE VOS CHAMOU

02. ACOLHIDA E MOTIVAÇÃO

Animador 1 - Queridos irmãos e irmãs, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! É com grande alegria que nos reunimos na casa do Pai para juntos celebrarmos o mistério de nossa fé. Iniciando hoje a novena de preparação para a festa de nosso Padroeiro, queremos fazer a experiência da acolhida misericordiosa do amor de Deus. Aqui traremos nossos pedidos, agradecimentos, louvores, e tudo o mais que a nossa fé em Cristo nos inspirar. Entremos em profundo espírito de oração.

Animador 2 - Acolhemos com carinho todos que vieram celebrar conosco em especial, Dom Décio, bispo emérito e reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, a comunidade São Sebastião de Canivete - Linhares, os membros da Pastoral familiar, pastoral do dízimo e ECC. Sejam bem-vindos!

Animador 1 - O profeta João Batista, filho de Zacarias e Isabel, foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. A vocação profética de São João Batista, desde o ventre materno, reveste-se de acontecimentos extraordinários, que preparam o nascimento de Jesus. Ele é também o último dos profetas. Alegres, cantemos:

Procissão de entrada como de costume

03. CANTO INICIAL (L - Maria de Fátima de Oliveira / M - Djanira L. dos Santos)

VIMOS TE LOUVAR EM TUA CASA, Ó SENHOR. SOMOS A FAMÍLIA QUE TEU FILHO CONGREGOU.

1. Teu povo, tua família vêm hoje, com gratidão, louvar Teu nome santo, unidos na adoração.

2. Cantamos a Tua graça, o Teu infinito amor; a prece de nossas vidas, em casa já começou. 3. Das faltas contra a unidade queremos pedir perdão. É falta todo egoísmo que gera separação.

4. Começa em nossa casa a vida em fraternidade. Possamos com Tua graça, vivê-la na liberdade.

04. SAUDAÇÃO INICIAL Bispo - EM NOME DO PAI...

Bispo - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. BENDITO SEJA DEUS...

(2)

2

05. ACENDENDO A VELA DO NOVENÁRIO

Animador 2 - Rezamos hoje pelas Famílias. A família cristã, como comunidade de vida e amor, deve ser o lugar por excelência onde são formados os homens e mulheres de caráter e personalidade. Como igreja doméstica, ela é o ambiente adequado para desenvolver as qualidades e virtudes que alimentarão a vida do ser humano. A família se constrói no amor e na acolhida do outro.

Animador 1 - Agradecemos a Deus, que a partir do sacramento do matrimônio, fez conosco uma aliança de amor fundamentada na Trindade. Ao acendermos a 1ª vela do nosso novenário, peçamos a Deus que nossas famílias vivam à luz do evangelho, caminhando a serviço de Deus, na vida e no amor.

Um CASAL acende a 1ª vela do novenário (L e M - Pe. Geraldo C. da Silva)

1. Um dia, na Galiléia um homem chamado João falava com ternura de amor aos seus irmãos. Seu rosto resplandecia, a paz ele trazia. Fazei penitência sempre, sempre João dizia.

VIVA JOÃO BATISTA! VIVA O PERCURSOR! PORQUE JOÃO BATISTA ANUNCIAVA O SALVADOR! (BIS)

06. ATO PENITENCIAL

Bispo - De coração contrito e humilde aproximemo-nos do Deus justo e santo para que tenha piedade de nós, pecadores (pausa). Confiando em sua bondade, cantemos.

(L e M - Pe. José Cândido)

1. Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos. PIEDADE, PIEDADE, PIEDADE DE NÓS. (bis)

2. Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados.

3. Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa.

Bispo - Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

07. HINO DO GLÓRIA (Letra e Música - Frei Fabreti)

GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA! (BIS) GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA, A DEUS NOS ALTOS CÉUS, PAZ NA TERRA A TODOS NÓS!

1. Deus e Pai nós vos louvamos (glória a Deus), adoramos, bendizemos (glória a Deus), damos glória ao vosso nome (glória a Deus), vossos dons agradecemos! Senhor nosso, Jesus Cristo (glória a Deus), unigênito do Pai (glória a Deus), vós de Deus, Cordeiro Santo (glória a Deus), nossas culpas perdoai!

2. Vós que estais junto do Pai (aleluia), como nosso intercessor (aleluia). Acolhei nossos pedidos (aleluia), atendei nosso clamor. Vós somente sois o Santo (glória a Deus), o Altíssimo Senhor (glória a Deus). Com o Espírito Divino (aleluia), de Deus Pai no esplendor.

08. ORAÇÃO DA COLETA (Missal Romano – p. 354)

09. LEITURA DO LIVRO DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (5, 14-21) 10. SALMO RESPONSORIAL (102)

(3)

3 O SENHOR É INDULGENTE, É FAVORÁVEL.

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

- Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

- O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.

- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

11. CANTO DE ACLAMAÇÃO ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.

- Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me vossa lei como um presente vantajoso!

12. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS (5, 33-37)

13. HOMILIA

14. PRECES DA COMUNIDADE

Padre - Ó Deus, que estais sempre atento às necessidades de vossos filhos e filhas, por intercessão de São João Batista, vos apresentamos os nossos pedidos, cantando após cada invocação: TUA IGREJA ELEVA O CLAMOR, ESCUTAI NOSSA PRECE, SENHOR.

- Senhor, guiai a vossa Igreja, para que, vivendo sua vocação missionária, seja sempre sinal de unidade e comunhão entre todas as pessoas, raças e culturas. Nós vos pedimos.

- Senhor, protegei o Santo Padre e dai-lhe a inspiração necessária para conduzir vossa igreja nos caminhos da verdade e da justiça, cantemos.

- Senhor guiai todas as famílias, para que saibam fazer de seus lares um ambiente de paz e concórdia educando seus filhos na fé e no amor a Deus, cantemos.

- Senhor, abençoai Dom Décio que preside este primeiro dia da novena e nosso pároco padre Antônio, para que sejam promotores da verdadeira paz que procede de vós, cantemos.

- Senhor, ajudai-nos para que jamais desprezemos a Eucaristia e nela participemos sempre, com muita alegria e amor, cantemos.

Padre - Acolhei, Senhor, as nossas preces e conservai-nos em vosso santo serviço. Por Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

15. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador 2 - Ofertamos ao Pai, com o Pão e o Vinho, nossas famílias, para que sejam purificadas, consagradas e restauradas pelo amor de Deus.

Uma família entra do centro da Igreja, com as oferendas do Pão e o Vinho. Em seguida os fieis depositam a oferta do dia - arroz (L e M - Ir. Maria do Carmo S. Ramos)

(4)

4 1. Quando o trigo amadurece e do sol recebe a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graças pela vida, derramada neste chão, pois és tu o Deus da vida, quem dá vida à criação. (bis)

2. Os presentes da natureza, o amor do coração, o teu povo canta a certeza, traz a vida em procissão. Abençoa nossa vida, o trabalho redentor, as colheitas repartidas para celebrar o amor. (bis)

(L e M - Frei Fabreti)

1. A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer. A TUA TERNURA, SENHOR, VEM ME ABRAÇAR! E A TUA BONDADE INFINITA ME PERDOAR! VOU SER O TEU SEGUIDOR E TE DAR O MEU CORAÇÃO. EU QUERO SENTIR O CALOR DE TUAS MÃOS.

2. A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Aos pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.

16. CONVITE A ORAÇÃO

Padre - Orai irmãos e irmãs para que trazendo ao altar as alegrias e fadigas de cada dia nos disponhamos a oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo poderoso

Todos - RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA A GLÓRIA DE SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA A SANTA IGREJA.

17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS (Missal Romano – p. 354)

Padre - Senhor nosso Deus, vede nossa disposição em vos servir e acolhei nossa oferenda, para que este sacrifício vos seja agradável e nos faça crescer na caridade. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

18. PREFÁCIO E ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (Missal Romano – p. 477)

Padre - O Senhor esteja convosco. Todos - ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. Padre - Corações ao alto.

Todos - O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS. Padre - Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Todos - É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.

Padre - Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso Salvador e Redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão, a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por ele, os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando a uma só voz:

(L e M - David Julien)

O SENHOR É SANTO. (3x)

1. O Senhor é nosso Deus, o Senhor é nosso Pai. Que seu Reino de amor se estenda sobre a terra! 2. Bendito o que vem em nome do Senhor. (bis) Hosana, hosana, hosana!

Padre - Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e † o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

(5)

5 Padre - Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Padre - Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Padre - Eis o mistério da fé!

Todos - ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!

Padre - Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.

Todos - RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

Padre - E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

Todos - FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!

Padre - Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa Francisco, com o nosso Bispo Joaquim Wladimir, e todos os ministros do vosso povo.

Todos - LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!

Padre - Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

Todos - LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

Padre - Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu castíssimo esposo, com os santos Apóstolos, São João Batista e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Todos - CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

Padre - Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

Todos - AMÉM.

19. PAI NOSSO e ORAÇÃO PELA PAZ 20. HINO AO CORDEIRO

21. CANTOS DE COMUNHÃO

(6)

6 VENHO, SENHOR, TE RECEBER AGORA. TEU SANTO CORPO, SENHOR, ME ENCHE DO TEU AMOR. VENHO SENHOR, TE RECEBER AGORA. TEU SANTO SANGUE, SENHOR, TRANSBORDA MEU CORAÇÃO, SENHOR.

1. E ao receber teu Corpo e Sangue, Senhor, possa em mim brotar a paz, o amor, a salvação. E no teu altar seremos um em comunhão. És grande, ó meu Salvador.

2. E ao receber teu Corpo e Sangue, Senhor, não se faça em mim motivo de condenação. Mas se faça, sim, Senhor, presença Tua em mim. És grande, ó meu Salvador.

(L e M - Pe. Fábio de Melo)

1. Vou cantar teu amor, ser no mundo um farol. Eis-me aqui, Senhor vem abrir as janelas do meu coração. E então falarei imitando tua voz. Creio em Ti Senhor, nas pegadas deixadas por Ti vou andar. Vou falar do teu coração com ternura nas mãos e na voz, proclamar que a vida é bem mais do que aquilo que o mundo ensina e cantar.

CANTAR O CANTO ENSINADO POR DEUS COM POESIA ENSINAR NOSSA FÉ PLANTAR O CHÃO CULTIVAR O AMOR COMO POETAS QUE QUEREM SONHAR PRA REALIZAR O QUE O MESTRE ENSINOU. VIEMOS CEAR, RESTAURAR O CORAÇÃO, FONTE DE VIDA NO ALTAR A BROTAR, A NOS ALIMENTAR.

2. Celebrar meu viver pra no mundo ser mais. Faz de mim Senhor aprendiz da verdade, justiça e da paz. Comungar teu viver neste vinho e neste pão. Quero ser Senhor, novo homem nascido do teu coração.

22. ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO (Missal Romano – p. 354)

23. NOTÍCIAS – AVISOS - AGRADECIMENTOS

- Amanhã celebramos o 2º Dia da Novena às 19h, e rezaremos pelos jovens e adolescentes, estudantes, professores e profissionais da educação. Os Responsáveis serão às comunidades Matriz de Linhares e São Camilo do bairro Vila Rica, juntos das equipes do Setor Juventude e Ministérios Leigos. Presidirá a eucaristia o padre Maurício Cordeiro Fornaciari da Paróquia Santíssima Trindade – Linhares. Nosso gesto concreto para o dia de amanhã, será a doação de açúcar.

24. BENÇÃO DAS ALIANÇAS E DOS CASAIS (Ritual p. 30)

Convidar os casais a se colocarem diante do altar para a oração e a aspersão. No final, enquanto retornam aos seus lugares, canta-se o hino “Cantiga de matrimônio” e todos rezam a Oração a São João Batista.

(L e M - Pe. Zezinho)

1. Eu te agradeço tanto, por este amor bonito que entrou na minha vida. Entrou e foi ficando e me envolveu, me trouxe um novo encanto, mostrou-me o infinito. E aquela dor doída, a dor da solidão, não mais doeu. Eu disse aonde eu ia, contei-te os sonhos meus. Disseste que era teu o meu caminho. Encheste a minha vida de carinho. Disseste que também buscavas Deus.

2. Eu te agradeço tanto por este matrimônio, que se tornou meu sonho, que é muito mais bonito que eu pensei. É grande, é puro, é santo, é cheio de lembranças, é feito de esperanças. Te amo e para sempre te amarei. Com Deus por testemunha, eu juro neste altar que venha o que vier em nossos dias, por entre mil tristezas e alegrias, pra sempre, sempre, sempre vou te amar.

25. ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, sois a voz que clamava no deserto, dizendo: "Endireitai os caminhos do Senhor! Fazei penitência!" Rogai para que nos tornemos dignos do perdão daquele Jesus que anunciastes, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus. Eis aquele que tira o pecado do

(7)

7 mundo". São João Batista, pregador da conversão, rogai por nós. São João Batista, precursor do Messias, rogai por nós. São João Batista, alegria do povo, rogai por nós são João Batista, protetor das famílias, rogai por nós. AMÉM.

26. BÊNÇÃO FINAL (Missal Romano – p. 526)

27. CANTO FINAL (L e M - Pe. Zezinho)

1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente. Que nenhuma família termine por falta de amor. Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente, e que nada no mundo separe um casal sonhador. Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. Que eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois. Que a família comece e termine sabendo onde vai, e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor e que os filhos conheçam a força que brota do amor.

ABENÇOA, SENHOR, AS FAMÍLIAS, AMÉM. ABENÇOA, SENHOR, A MINHA TAMBÉM. (bis) 2. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. Que a família celebre a partilha do abraço e do pão. Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos. Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois. Que a família comece e termine...

Liturgia: ECC, Pastoral Familiar e Pastoral do dízimo Canto: Com. São Sebastião de Canivete – Linhares

Referências

Documentos relacionados

Aleluia Reine em vossos corações a paz de Cristo, habite em vós a sua palavra... Mas, quando ouviu

Apesar das alterações ambientais ocorridas na fauna e flora, muitas espécies de plantas da caatinga são amplamente conhecidas e utilizadas na medicina popular e para a

Essa poética documental, embora não dialogue com a fotografia de vanguarda que a precedeu, inclusive no Brasil, pauta-se também em critérios antropológicos comuns a outros

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

Um dos aspectos mais controvertidos em matéria de Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos, conhecido pela sigla ITCMD é o que diz

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO BRANCO DO SUL ESTADO DO PARANÁ, torna público, para todos os interessados a Classificação Final e respostas dos

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

Este trabalho teve como objetivo investigar quais os fatores motivacionais são considerados mais importantes para a prática da Educação Física no Ensino Médio A maioria dos