• Nenhum resultado encontrado

Documento de Referência Nanotecnologia em Cosméticos Maio de 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Documento de Referência Nanotecnologia em Cosméticos Maio de 2012"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Documento de Referência

Nanotecnologia em Cosméticos

Maio de 2012

(2)

2 | P á g i n a

Documento de Referência

Nanotecnologia em Cosméticos

(3)

3 | P á g i n a

Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos Av. Paulista, 1313 – 10º andar – CJ 1080

01311-923 | São Paulo | SP | Brasil www.itehpec.org.br

Conselho Gestor

Presidente: João Carlos Basilio da Silva Vice-Presidente: Manoel Teixeira Simões Tesoureiro: Romeu Affonso

Conselho Científico-Tecnológico

Presidente: Flávia Alvim Sant'Anna Addor Conselheira: Silvia Berlanga de Moraes Barros Conselheira: Silvia Stanisçuaski Guterres Conselheiro: Carlos Eduardo de Oliveira Praes Conselheira: Assunta Napolitano Camilo Conselheiro: Elcio Garcia Alvares

Coordenação Executiva

Marina Kobayashi

Encontro Internacional “Os Pilares Fundamentais da Nanotecnologia na Indústria Cosmética”

Coordenação Executiva: Marina Kobayashi

Coordenação Técnica: Carlos Eduardo de Oliveira Praes

Documento de Referência “Nanotecnologia em Cosméticos”

Relator: Pedro Amores da Silva

Contribuições: Carlos Eduardo de Oliveira Praes, Marina Kobayashi, Flávia Alvim Sant'Anna Addor, Silvia Stanisçuaski Guterres

(4)

4 | P á g i n a

Apresentação

O

Documento de Referência “Nanotecnologia em Cosméticos”

apresenta a síntese de todos os aspectos discutidos acerca da nanotecnologia no Encontro Internacional “Os Pilares Fundamentais da Nanotecnologia na Indústria Cosmética”, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio de 2012 em São Paulo, SP, Brasil. O documento contendo os apontamentos e recomendações do setor tem como objetivo subsidiar a construção de políticas públicas adequadas para o desenvolvimento da nanotecnologia para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil.

(5)

5 | P á g i n a

Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e

Cosméticos

O

Setor brasileiro de HPPC vem crescendo a uma taxa real média de 10% ao ano

nos últimos 16 anos e, em 2011, o Brasil seguia como o 3º maior mercado consumidor do mundo com 10% de market share (dados do Euromonitor). O faturamento da indústria alcançou 29,4 bilhões de reais ou 17,6 bilhões de dólares (ex-factory, líquido de impostos sobre vendas).

Segundo dados recentes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), há mais de duas mil empresas fabricantes de produtos do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registradas no país. Em 2011, 20 empresas de grande porte representavam 73% do faturamento total.

Até 2011, as exportações do setor cresceram a uma taxa superior a 14%, atingindo 141 países de todos os continentes. O setor foi responsável ainda pela criação de cerca de 4,3 milhões de oportunidades de trabalho.

A indústria cosmética destaca-se pelo seu dinamismo, demandando inovação contínua e investimentos constantes, fatores que se refletem sobre toda a cadeia produtiva.

A inovação é um fator fundamental para o desenvolvimento e competitividade das empresas; e as parcerias com fornecedores, universidades e instituições de pesquisa tornam possível a aceleração do processo de inovação através de projetos conjuntos e da transferência de tecnologia.

A título de ilustração, em 2009, o setor investiu cerca de 2% do seu faturamento em P&D, taxa muito superior aos 0,65% da média brasileira (levantamento da Booz & Company). A cada dois anos, os lançamentos dentro do setor são responsáveis por cerca de 50% do faturamento de toda a indústria cosmética.

(6)

6 | P á g i n a

Sobre o Itehpec

O

ITEHPEC - Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – foi criado em 2006 como o braço tecnológico da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. O ITEHPEC tem como missão atender a demanda do setor nas questões de inovação e tecnologia; estimulando, fomentando e promovendo atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico para os produtos do setor, em qualquer região do território nacional e internacional.

O ITEHPEC tem um papel fundamental no estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento tecnológico desta cadeia produtiva, constituindo-se, a partir das decisões de seu Conselho Gestor, um Programa de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Cosmética.

O Itehpec tem como objetivos:

a) Ser o facilitador no desenvolvimento tecnológico, um instrumento para a capacitação tecnológica das empresas, tendo como papel fundamental a busca da competitividade do setor, gerando informações para o balizamento das políticas tecnológicas e para a gestão do processo de mudanças e inovações no setor;

b) Gerar oportunidades de negócios em inovação e capacitação tecnológica para as empresas do setor;

c) Estabelecer e consolidar a interação das universidades e centros de pesquisa com as empresas;

d) Estimular o aproveitamento dos mecanismos de subvenção e incentivos fiscais para a inovação nas empresas; e

e) Estimular a participação de instituições de Ciência & Tecnologia no processo de inovação tecnológica.

Programa de Inovação

Sob a missão de atender a demanda do setor nas questões de inovação e tecnologia, o ITEHPEC vem estimulando, fomentando e promovendo atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor.

(7)

7 | P á g i n a

O ITEHPEC desenvolveu um Programa de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria Cosmética apoiado em quatro pilares fundamentais: 1. produção de conhecimento estratégico; 2. disseminação, aplicação do conhecimento e capacitação de empresas; 3. criação de ambiente propício para a inovação; 4. inserção das empresas na gestão da inovação.

Esses pilares estão baseados em ações estratégicas que levam em consideração os desafios e oportunidades para alcançar a liderança mundial na produção de produtos para cabelo e pele, que atendam aos requisitos do mercado global, quanto à segurança, eficácia e inovação até 2023.

A seguir, destacamos uma das iniciativas do ITEHPEC que deu origem a esse Documento de Referência, o Encontro Internacional “Os Pilares Fundamentais da Nanotecnologia na Indústria Cosmética”.

(8)

8 | P á g i n a

Encontro

Internacional de Nanotecnologia

O

ITEHPEC promoveu nos dias 17 e

18 de Maio de 2012 o Encontro

Internacional “Os Pilares

Fundamentais da Nanotecnologia na Indústria Cosmética”.

O Encontro reuniu renomados especialistas do Brasil e do exterior para discutir sobre os aspectos da nanotecnologia que estão em evidência na atualidade em todo o mundo. As discussões abordaram os pilares fundamentais da nanotecnologia na indústria cosmética: pesquisa e formulação; nanometrologia; segurança dos nanomateriais e a comprovação da segurança desde a pesquisa até o consumidor final; e ainda, a comprovação da eficácia dos produtos com nanoingredientes.

O objetivo principal do Encontro foi reunir elementos para a construção de diretrizes para o desenvolvimento da nanotecnologia durante os dois dias de debates e discussões. A partir disso, foi produzido este documento consolidando os aspectos relevantes apontados pela indústria cosmética. O documento tem como intuito subsidiar a construção de políticas adequadas para o desenvolvimento da nanotecnologia na Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil.

O público foi constituído por empresários, executivos e profissionais de pesquisa e desenvolvimento, marketing, qualidade, assuntos regulatórios, meio ambiente, dentre outras áreas; além de autoridades; técnicos do governo e pesquisadores.

A nanotecnologia possui uma característica de potencializar propriedades físico-químicas em reduzidas concentrações, e os materiais em escala nanométrica ou nanomateriais tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas.

De fato, já há produtos em diversos setores que utilizam a nanotecnologia com sucesso. No setor cosmético, verifica-se que as empresas têm a preocupação natural pela comprovação da segurança e eficácia dos nanomateriais e dos cosméticos que deles se utilizam.

Existe um grande leque de oportunidades para a aplicação da nanotecnologia na indústria cosmética, mas isso vem acompanhado de grandes desafios na área de pesquisa e se estendem pela construção de uma normatização capaz de

(9)

9 | P á g i n a

assegurar aos consumidores a segurança dos produtos e que, ao mesmo tempo, não impeça a evolução na aplicação dessa nova tecnologia.

O Encontro contou com a co-organização da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), além das parcerias da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

(10)

10 | P á g i n a

Principais Abordagens do Encontro

Nanotecnologia e o Consumidor

A informação e a educação do consumidor foram dois aspectos muito abordados ao longo de todo o Encontro.

O aumento a que podemos assistir de registros e lançamentos de novos produtos cosméticos e a divulgação das nanotecnologias que são incorporadas nos cosméticos deve estar em paralelo com uma preocupação de educação do consumidor e com a exatidão da informação que é transmitida. Tal como em outros setores, a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos deve manter-se fiel aos conceitos técnicos e sua comprovação, evitando apelos que possam induzir no consumidor expectativas erradas.

Mais do que uma tendência, a nanotecnologia é uma oportunidade de crescimento do setor para novos produtos com maior valor agregado. Conforme visto anteriormente, é notória a pujança deste segmento no Brasil.

Portanto, o surgimento desta nova tendência abre novas oportunidades, mas também propõe desafios para a sociedade e para o governo, que deverá promover a educação e fomentar a divulgação de informação acerca da nanotecnologia, enquanto o setor defenderá a transparência da informação que transmite ao consumidor. Todas estas contribuições irão consolidar a educação do consumidor para as nanotecnologias e contribuir para a sua aceitação.

Nanotecnologia - Caracterização

A segurança na utilização dos nanomateriais em cosméticos é a vertente que mais tem sido debatida em nível mundial e foi, sem margem para dúvidas, o aspecto mais importante debatido no Encontro Internacional de Nanotecnologia.

A segurança de nanomateriais, além de considerar a utilização pelo consumidor, deve ser estudada e avaliada de forma abrangente. Ela deve considerar toda a exposição que pode ocorrer desde as etapas de fabricação de nanoingredientes e eventual exposição dos trabalhadores, até à eliminação dos produtos contendo nanomateriais e a sua persistência e efeitos no meio ambiente.

(11)

11 | P á g i n a

Para que este amplo estudo seja possível, torna-se fundamental uma avaliação e caracterização dos nanomateriais que exige uma definição rigorosa e métodos adequados.

Atualmente, a definição que prevalece é aquela que considera como nanomaterial todas as partículas que possuam pelo menos uma das suas dimensões em escala entre 1 e 100 nanômetros (nm) e que estas partículas sejam estudadas em número. A definição mais consensual estabelece que “Nanomaterial é um material natural, obtido acidentalmente ou fabricado, que contém partículas livres ou agregadas onde, para 50% ou mais das partículas -considerando a sua distribuição em número - possui uma ou várias dimensões externas na escala entre 1nm e 100 nm”.

Para um estudo rigoroso destes nanomateriais, é fundamental separar os nanoingredientes sólidos e insolúveis das nanotecnologias de encapsulação.

As nanotecnologias de encapsulação tais como as nanoemulsões, lipossomas, entre outras que, quando aplicadas na pele, separam-se nos seus constituintes sofrendo difusão em contacto com a pele; já deram provas de segurança de uso nos últimos 30 anos e seus estudos e metodologias já estão consolidados. Por outro lado, os nanoingredientes sólidos e insolúveis devem ser o principal objeto de estudo e, para estes, devem ser desenvolvidos novos métodos de caracterização e avaliação de segurança. Nenhum destes métodos está normalizado pela ISO (International Organization for Standardization).

Para consolidar o desenvolvimento de novos métodos, destaca-se no Brasil o Projeto da ABDI, no âmbito da Agenda Tecnológica Setorial (ATS) de Cosméticos, desenvolvido em parceria com ITEHPEC/ABIHPEC e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), onde serão desenvolvidos métodos de caracterização para os nanomateriais, assim como amostras de referência dos nanomateriais mais utilizados pelo setor. Visa-se o desenvolvimento de uma bateria de métodos de caracterização padronizados, cujas metodologias de análise sejam de execução rápida, a custo controlado e que atenda os requerimentos regulatórios. Uma vez padronizada, esta tecnologia será difundida com o apoio de laboratórios de referência para os fabricantes de insumos e cosméticos.

É fundamental o empenho de todo o setor para que o INMETRO desenvolva métodos adequados para cada nanomaterial, permitindo a caracterização, reprodutibilidade e rastreabilidade; além da certificação de laboratórios de referência.

(12)

12 | P á g i n a

Nanotecnologia e Segurança de Nanoingredientes

A análise de segurança de cosméticos que incorporam nanotecnologias deve ser desenvolvida no produto final se as tecnologias aplicadas forem solúveis e lábeis; ou então, diretamente nos nanoingredientes, se estes forem insolúveis e persistentes.

No entanto, todos os produtos cosméticos, independentemente das tecnologias que incorporem, devem sempre ser objeto de todas as análises exigidas pelas normas e requerimentos regulatórios da ANVISA. A análise específica de segurança dos cosméticos contendo nanomaterias não exclui as normas de segurança comuns aos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

A segurança dos nanoingredientes para o consumidor depende da exposição destes através da pele, inalação e ingestão. Os métodos atualmente utilizados para a avaliação da exposição devem ser adaptados às nanotecnologias, utilizando técnicas de estudo que considerem, além da exposição sistêmica, a penetração através da pele, a inalação e deposição pulmonar e a absorção/translocação intestinal.

Nanoingredientes – Desenvolvimento de Novos Insumos e Novos

Vetores

O crescimento visível dos lançamentos de novos produtos incorporando nanotecnologias está a par com o desenvolvimento da capacidade da comunidade científica brasileira. Neste aspecto, destacam-se o surgimento de centros brasileiros de produção científica, além do incentivo ao registro de patentes.

Só uma caracterização rigorosa dos novos insumos (designação química, CAS, diâmetro, polidispersidade, potencial zeta, reatividade) permitirá a sua comercialização e a aceitação destes produtos em mercados internacionais.

As aplicações dos métodos de nanoencapsulação permitem aumentar a estabilidade dos ingredientes, reduzir a quantidade aumentando o seu efeito e administrar estes ingredientes em regiões específicas da pele. Os primeiros usos de nanomateriais (nanopartículas de zinco, titânio, quartzo, topázio e nanometais e minerais micronizados) exploraram as suas propriedades de refração da luz solar.

(13)

13 | P á g i n a

Alguns destes vetores já são usados em cosmética (nanocápsulas, nanoesferas, fulerenos) e outros já possuem patentes aplicáveis ao setor (quantum dots, dendrímeros e nanotubos de carbono).

Outras vantagens que já são exploradas referem-se à associação da nanotecnologia a materiais já conhecidos melhorando as suas propriedades (nanofibras, nanotêxteis).

Nanoingredientes - Debate Regulatório internacional

As normas a serem adotadas para o estudo da segurança e a regulamentação internacional encontram-se em debate nas principais regiões econômicas. Vale dizer que o Brasil é membro integrante dos fóruns de discussão participando na ISO (International Organization for Standardization) e no ICCR (International Cooperationon Cosmetic Regulation).

Esta harmonização e alinhamento internacional são importantes para o setor produtivo brasileiro que exporta produto acabado, para que não sejam acrescentadas barreiras à livre circulação de mercadorias.

(14)

14 | P á g i n a

Recomendações do Setor

O Encontro Internacional de Nanotecnologia promovido pelo ITEHPEC alcançou na plenitude seus objetivos de reunir especialistas nacionais e internacionais acerca da temática.

Esta foi mais uma demonstração clara que a priorização da estratégia do Brasil no tema nanotecnologia está em alinhamento com outros países e o setor de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos pode se aproveitar dessa oportunidade, contribuindo para alavancar o crescimento econômico das empresas e do país, bem como oferecer aos consumidores brasileiros produtos inovadores.

Durante os dois dias, os principais temas referentes a oportunidades ou cuidado sobre a nanotecnologia aplicada a cosméticos foram tratados e, para que o setor possa evoluir rapidamente com pesquisa, desenvolvimento e inovação, algumas iniciativas precisam de encaminhamento priorizado, tais como:

Inserir a nanotecnologia nos programas escolares e fomentar a realização de programas generalistas para a divulgação

Apoiar as fases iniciais de desenvolvimento da metodologia de caracterização e o estabelecimento de laboratórios que possam acelerar a caracterização dos nanoingredientes

Desenvolver procedimentos e métodos para análise e caracterização de produtos da cadeia de nanotecnologia aplicada aos cosméticos – Projeto de Nanometrologia

O projeto traz a oportunidade de inovar e desenvolver a Indústria para o mercado consumidor nacional e internacional, aumentar a relação e aproximar as empresas de Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia, aumentando a assertividade e o conhecimento relacionado a decisões estratégicas e planejamento. Para o governo, significa evoluir nas questões de regulamentação e, quando determinada, possuir uma Indústria preparada. Para o mercado consumidor, é ter produtos inovadores que atendam as necessidades de consumo.

(15)

15 | P á g i n a

Acompanhar a discussão internacional sobre nanotecnologia nos principais fóruns e mercados.

Organismos internacionais de referência para o Setor de HPPC vêm discutindo sobre a nanotecnologia, sua evolução, aspectos de segurança, legislação e tendências. É importante que o setor, através do ITEHPEC, participe e acompanhe as discussões dos diversos agentes nos principais mercados. Dentre os organismos internacionais, destacamos a ISO (International Organization for Standardization), ICCR (International Cooperation on Cosmetics Regulation), Nanodermatology Society (EUA), entre outros.

Reunir esforços do setor, das autoridades e dos centros de pesquisa para o desenvolvimento da Nanotecnologia no Setor de HPPC no Brasil.

O Brasil conta com massa critica de considerável expressão no país, além de algumas diretrizes para desenvolvimento, avaliação de segurança e eficácia; e ainda políticas de esclarecimento junto ao consumidor sobre o real impacto dos novos ingredientes, em relação a aspectos sanitário e ambiental.

Financiar Programas Setoriais de Inovação

O Brasil, sem sombra de dúvida, tem verificado um grande avanço no campo da Pesquisa e Desenvolvimento. O país tem trabalhado para promover mudanças estruturais, resultando em saltos qualitativos de inovação.

Uma característica do setor cosmético é a existência de elevado número de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), que precisam ser inseridas no contexto da inovação. E é nesse sentido que gostaríamos de apresentar nossa contribuição através de uma proposta de criação de um mecanismo voltado para acelerar o processo de difusão da inovação e melhor atender as MPME, estimulando políticas públicas orientadas para a inovação.

Os Programas Setoriais de Inovação no Brasil, a exemplo dos Programas Setoriais de Exportação, deveriam receber financiamento direto através de suas entidades de classe. A exemplo da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), que financia os Programas Setoriais de Exportação, deveria existir uma Organização voltada à promoção da Inovação, financiando diretamente os Programas Setoriais por meio das associações ou Entidades Tecnológicas Setoriais (ETS) como é o caso do ITEHPEC.

(16)

16 | P á g i n a

O ITEHPEC, por sua vez, estruturou um completo Programa de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que inclui, dentre outros temas, o desenvolvimento da Nanotecnologia para o Setor de HPPC no Brasil. Cabe ressaltar que os projetos que constituem o Programa Setorial de Inovação para a Indústria Cosmética deverão ter um impacto gigantesco, uma vez que contemplam ações estratégicas de longo prazo para o desenvolvimento da inovação e tecnologia da cadeia produtiva de HPPC.

(17)

PROGRAMAÇÃO

DO ENCONTRO INTERNACIONAL

“Os Pilares Fundamentais da

(18)

18 | P á g i n a

17 de maio de 2012

CONFERÊNCIAS

Nanotecnologia – Uma visão global sobre lançamentos e principais tendências, Jane

Henderson, Presidente da Mintel Beauty Division, REINO UNIDO

Conclusões do estudo “Nanotecnologias: subsídios para a problemática dos riscos e regulação”, Marina Pereira Pires de Oliveira, responsável pelo projeto de nanotecnologia

da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

PILAR 1: PESQUISA E FORMULAÇÃO

Os princípios que devem ser considerados na formulação ou na escolha de nanomateriais na aplicação de produtos para pele e cabelo

Formulações de Nanotecnologias para aplicação na pele: estrutura e destino, Prof. Dr. Elias

Fattal, Universidade de Paris, Faculdade de Farmácia, FRANÇA

O que é preciso saber sobre um nanomaterial para sua aquisição junto a um fornecedor: quais as suas características para aplicação em produtos de cabelo ou pele, Profa Dra.

Silvia Guterres, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estado da arte em nanotoxicologia de materiais na escala nanométrica aplicados no cabelo e a pele, Prof. Dr. Nelson Durán, Unicamp – Universidade Estadual de Campinas

PILAR 2: NANOMETROLOGIA

Ferramentas metrológicas para caracterização físico-química confiável dos nanomateriais: aspectos específicos de caracterização dimensional de nanopartículas, Oleksii Kuznetsov,

Pesquisador de Metrologia e Qualidade do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Técnicas de Caracterização de Nanomateriais aplicadas a Cosméticos, Natália Neto

Pereira Cerize, Pesquisadora do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, do Centro de Tecnologia de Processos e Produtos, do Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas

Mesa Redonda

Mediador: Carlos Praes, coordenador dos grupos de Nanotecnologia da ABIHPEC/ITEHPEC

(19)

19 | P á g i n a

18 de maio de 2012

PILAR 3: SEGURANÇA

Segurança dos Nanomateriais e Comprovação da Segurança desde a Pesquisa até o Consumidor

Avaliação de Segurança de produtos cosméticos contendo nanomateriais. Um enfoque na segurança de nano-ingredientes, Pedro Amores da Silva, INFARMED – Autoridade Nacional

de Medicamentos e Produtos de Saúde – PORTUGAL

Abordagens para a segurança dos nanomateriais e conformidade com os regulamentos no setor de cosméticos, Prof. Dr. Qasim Chaudhry, FERA - Food and Environment Research

Agency, REINO UNIDO

Esclarecimentos sobre a segurança dos nanomateriais. Ensaios e estudos atuais realizados para os nanomateriais que têm sua segurança comprovada, Prof. Dr. José Mauro

Granjeiro, Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial

Segurança de cosméticos contendo nanoingredientes: o que muda? Como e por que monitorar o produto no mercado?, Dra. Flávia Addor, Diretora Técnica da Medcin

Instituto da Pele

PILAR 4: EFICÁCIA

Comprovação da Eficácia dos Produtos com Nanomateriais

Disposição de nanomateriais aplicados sobre a pele: avaliação e imagem, Prof. Dr.

Richard Guy, Universidade de Bath, REINO UNIDO

Eficácia e Segurança de Nanotecnologias destinadas à aplicação na pele, Prof. Dr. Elias

Fattal, Universidade de Paris, Faculdade de Farmácia, FRANÇA

Mesa redonda

Mediador: Profa Dra. Silvia Guterres, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Além do debate da mesa redonda, foi apresentada uma compilação com os pontos-chave abordados durante os dois dias do Encontro. A partir disso, com o resultado do Encontro, o ITEHPEC irá produzir um documento com a síntese de todos os aspectos discutidos acerca da nanotecnologia. O documento contendo os apontamentos do setor deverá ser encaminhado para as autoridades governamentais com o objetivo de subsidiar na construção de políticas adequadas para o desenvolvimento da nanotecnologia no Brasil.

(20)

20 | P á g i n a

Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Av. Paulista, 1313 – 10º andar – CJ 1080 01311-923 | São Paulo | SP | Brasil www.itehpec.org.br

Documento de Referência “Nanotecnologia em Cosméticos”

(21)

Referências

Documentos relacionados

O quinto componente da estratégia STOP TB prevê uma abordagem em que a defesa, a comunicação e a mobilização social se entrecruzam 6 : defesa da estratégia de

A Psicologia Escolar e Educacional, almejamos um projeto educacional que vise coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho

das políticas de saúde e saúde mental no Brasil, como subsídio para uma melhor compreensão dos aspectos históricos que influenciaram a constituição do Sistema Único

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for