• Nenhum resultado encontrado

À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

À LA CARTE

Vera Ribeiro de Carvalho

(você poderá ver a explicação desse título clicando aqui)

ESCLARECIMENTO

TENHO RECEBIDO VÁRIAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM VER ONDE POSTAR OS COMENTÁRIOS PARA ESTA COLUNA.

SE QUISER COMENTAR, OBSERVE, LOGO QUE CLICA PARA ABRIR A COLUNA, QUE ABAIXO ESTÁ ESCRITO: "POSTE COMENTÁRIOS ABAIXO QUANDO QUISER. "

ESSE “ABAIXO” FICA NA PÁGINA ANTERIOR A ESTA. ÀS VEZES O ESPAÇO APARECE LOGO ABAIXO MESMO; ÀS VEZES, LÁ “EMBAIXÃO”, AO PÉ DO SITE. VEJA:

SENHORES PROFESSORES, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!... – PARTE II

Conforme devem lembrar-se os meus leitores mais fiéis, terminamos a coluna passada com a seguinte pergunta:

(2)

Vamos às respostas...

Segundo o professor Alex de França Aleluia, a escola é o reflexo de uma gestão. “Se a escola

vem sendo alvo de inúmeros exemplos de indisciplina, alguém está falhando e eu, felizmente ou não, culpo a direção escolar e, por conseguinte, resvala no professor. Antes de julgar o meu pensar, acompanhe comigo. Se a direção está jogada e não há ninguém que respalde o professor fora da sala, o aluno saberá disso e o enfrentamento é compulsório. Para o professor se sentir “seguro” em sala é necessário acreditar na direção. Saber que todos estão caminhando juntos para uma única direção: o sucesso do aluno.

Já vi professores sendo agredidos verbalmente e fisicamente, mas o que acontece? A direção vem colocar “panos frios” e ao invés do agredido ir até uma delegacia e fazer um Boletim de ocorrência, ele deixa para lá. Fazendo com que a bola de neve se expanda. O aluno agressor é como marido agressor, uma vez que levanta a voz para um educador e nada acontece, isso se multiplicará e o pior pode acontecer. Por isso culpo a direção!”

Ainda segundo ele, “a indisciplina é sempre uma questão levantada. Na verdade, é o

(3)

Confirmo que este fenômeno, que não tem uma fórmula para diminuí-la ou exonerá-la, é específico de nossa sociedade, tendo em vista que não há mais “valores” sendo trabalhado no núcleo familiar e não há referência específica para que ele, o aluno, siga.

A escola, para os alunos, virou um meio de conversar e bater papo; para os pais, um lugar para deixar o filho, quanto mais tempo melhor e, para os governantes, um depósito de crianças e adolescentes. Outra situação que agravou a indisciplina em sala é que os pais “deixam” seus filhos com mais liberdade, os mesmos escolhem desde pequenos, o que querem comer, vestir e ir, quando chega na escola e o professor indica o lugar que ele deve sentar, vem o confronto – “nem minha mãe manda em mim, por que você mandará?” – o educador, já cansado de humilhações, revida com nervosismo e o impacto de visões acontece e a agressão se confirma.”

(https://professoralexdefranca.wordpress.com/dicas/dicas-para-diretores/professor-voce-e-quem-manda-em-sala-de-aula/ )

Por outro lado, há quem diga que há falta de respeito de todas as partes...

“A relação dos professores com seus alunos tem que ser de respeito. A maneira de agir do professor influencia muito no comportamento do aluno. Se o professor procura ser justo em suas atitudes e decisões, servirá de exemplo positivo à classe. Se dialoga com seus alunos em busca da melhor alternativa na resolução de problemas, constrói ou reforça a mesma prática entre os alunos na sala de aula ou em outro espaço. São posturas que demonstram respeito.

(4)

Ao contrário de alguns professores que ao invés de respeitarem seus alunos, agem de maneira inadequada com eles: professores que, por exemplo, tratam o aluno como mais um número e não como pessoa; que apelidam pessoas ressaltando características físicas ou psicológicas; que repetem expressões ameaçadoras como, “calem a boca!”, “vai ver só quando eu corrigir sua prova”, “ eu quero assim e pronto!” e daí por diante. Posturas desse tipo fazem com que o aluno se desinteresse pelos estudos, se sinta desrespeitado ou até diminuído em seu valor como pessoa.

(5)

Assim como o professor tem de respeitar seu aluno, o aluno deve respeitar o professor. O aluno precisa entender que o professor é, antes de tudo, uma pessoa que tem os seus valores e que representa papel importante na escola e na vida do aluno; portanto, merecedor de total respeito para que se realize na sala de aula um trabalho construtivo através do diálogo, sem ofensas nem ameaças. (...)

Muitas vezes, a família deixa de submeter a criança ou o jovem a esse tipo de reflexão relacionada ao professor, o que pode ser a causa da ocorrência de inúmeros casos de desrespeito e de violência nas escolas de que ouve falar quase todos os dias nas mídias.

Outra relação no espaço da sala de aula que deve ser refletida é a do aluno-aluno. Não basta que aluno respeite professor e vice-versa, é necessário, também, que os alunos se respeitem entre si para que as atividades se desenrolem com naturalidade e progresso. Os alunos devem estar preparados e bem orientados para interagirem em espaços que exigem cooperação, trocas, engajamento, participação. O que se observa na maioria dos grupos de alunos são os xingamentos, apelidos, falta de diálogo, falta de afeto e de cordialidade, constituindo assim a total falta de respeito entre eles; trazendo como consequência o baixo rendimento escolar.

(6)

O respeito é base de toda relação humana. A sala de aula é um espaço que não pode dispensar essa virtude ou sentimento.”

(https://www.recantodasletras.com.br/redacoes/3033194 )

O Colégio Estadual do Paraná – que possui mais de 5 mil alunos – aposta em medidas preventivas aos conflitos entre alunos e com os professores. A instituição de ensino desenvolveu um conjunto de ações junto à direção e aos professores. As medidas preventivas tomadas pela diretoria do colégio são, por exemplo: adoção da patrulha escolar (realizada pela organização especial da Polícia Militar); reunião anual com os 110 representantes de turma para discussão de temas comuns entre os estudantes; palestras e reuniões que visam à conciliação entre alunos e à observância dos direitos e deveres do professor e aluno realizadas pela Defensoria Pública do Estado do Paraná. Todas as medidas adotadas pela escola, segundo a secretaria jurídica do colégio, se integram e visam à segurança e à harmonia no ambiente escolar.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/sem-dialogo-problemas-escolares-viram-casos-de-justica-6hny8fxhluew8ujd8sbl29g9g

Quanto a mim, particularmente... acredito demais no que o acima citado professor Alex de França disse em seu artigo:

“Como eu diminuo a indisciplina em sala? Em uma escola que trabalhei, os alunos ficavam aglomerados em grupos dentro de sala, mas quando eu apontava à porta, eles imediatamente arrumavam

(7)

as carteiras e muitos professores me perguntavam como eu conseguia fazer isso. Respondia com muito prazer.

Os estudantes gostam de ser disciplinados. Querendo ou não, quando você vem com visões diferentes, da que eles estão acostumados, vão reclamar, mas no fim, seguem as regras.

Outra coisa: ALUNO SABE QUANDO O PROFESSOR CONHECE O SEU CONTEÚDO. A primeira coisa para diminuir a indisciplina é mostrar ao aluno que você é importante para a vida escolar dele, mas não fale isso, mostre com as ações: chegue à sala com a aula totalmente preparada e com curiosidades que possam integrar no conteúdo. Deixe-o perceber que você tem conhecimento e domínio da sua disciplina, caso contrário, ele entenderá que a sua presença não é significante e em sua aula, eles conversarão e muito. Quando o educando proferir que você é “boazinha ou bonzinho” saiba que ele está dizendo que você não é professor ou professora.”

(https://professoralexdefranca.wordpress.com/dicas/dicas-para-diretores/professor-voce-e-quem-manda-em-sala-de-aula/ )

Como se vê... duas coisas importantes: combinar “as regras do jogo” logo no primeiro dia de aula (como eu faço no meu curso, né, meu pessoal?), colocando todos os “pingos nos is”... e dominar a matéria.

(8)
(9)

Ação entre seres humanos!

Atendendo a uma postagem do Elmar Santos no face, solidarizo-me com a causa da minha “ex-aluninha” Soninha Ataide.

Os meus leitores já a conhecem, pois já saiu aqui na minha coluna. Aqueles que não leram, poderão saber mais detalhes neste link (rolar a tela mais para o final):

http://www.goionews.com.br/noticia/2015/01/31/2439/linguagem-fatica/54878/

A Sonia Ataide está precisando de uma cadeira motorizada, um Triciclo para ajudá-la na locomoção. Há tempos recebi um pedido dela por face, e colaborei com uma pequena parte. Quem a conhece sabe que ela convive com paralisia desde cedo, e que agora está se agravando.

Desde a semana passada (só para falar após esta chamada recente...) muitas pessoas já se solidarizaram fazendo depósitos. Agradecemos... mas pedimos que continuem, pois ainda falta um tanto!

(10)

Pedi que nos fizesse um áudio, explicando suas necessidades. Ouçam (acabou revelando a grandeza de seu caráter...):

https://www.youtube.com/watch?v=iorB-T6ELsA&feature=youtu.be

Ela está pedindo uma colaboração de R$12,00... mas peço àqueles que podem que doem mais, pois o triciclo custa cerca de onze mil reais. Quem quiser depositar poderá fazê-lo nas contas:

Banco do Brasil - Agência 0847-8 / conta poupança 39183-2 Banco Sicredi - Agência 0726 / conta 53517-6

Poderão também entregar pessoalmente...

Contando com o provérbio que diz que “a União faz a Força”, tenho Fé de que conseguiremos nosso intento. Continuem colaborando!

(11)

CHARME MODAS

Começa HOJE (17 a 24/02) a LIQUIDAÇÃO da CHARME CALÇADOS!!!! BÓRA ECONOMIZAR! Descontos de até 60% a PRAZO (crediário, cartão ou cheque pré-datado)! Milhares de TÊNIS, SAPATOS, BOTAS, SANDÁLIAS, SAPATILHAS e RASTEIRAS!!! Vá aproveitar! Leve toda a sua família, amigos e vizinhos! É IMPERDÍVEL!! SÓ ATÉ DIA 24!

Uma ideia brilhante para alguém merecedor!!

(Foto dos meus arquivos. Dia da Consciência Negra no Duque de Caxias)

Recebi ontem ( 15/02) uma ligação da Casa da Cultura, convidando-me para uma reunião no próximo dia 20. Disseram que era para uma homenagem para o meu amigo Cláudio Martins. Mas eu não tinha ideia do que exatamente se tratava, justamente por não estar em Goio ainda. Disse que por isso não poderia comparecer, mas que contassem comigo para o que precisasse.

Hoje minha amiga Léia compartilhou na minha linha do tempo a matéria abaixo (obrigada, Léia!). Vibrei com a notícia... e passo-a a vocês!

(12)

“Um grupo de amigos do artista goioerense Claudio Martins, que há 6 anos está acamado, vítima de sequelas de acidente de moto, está preparando uma publicação que vai contar em detalhes a vida do Cláudio.

Claudio Martins foi uma das pessoas que praticamente dedicou sua vida a arte. Era funcionário da secretaria de Cultura e nas horas vagas também fazia arte, cantando e poetizando. Sua história será eternizada em um livro que deverá ser lançado no aniversário de Claudio Martins, no mês de setembro. O projeto está sendo liderado por um grupo de amigos, entre eles Adauto Mazonas, que na próxima terça-feira, às 20 horas, estará reunido com pessoas ligadas ao Claudio Martins e que acompanhou a trajetória artística do Claudio, para apresentar o projeto. E, a partir daí reunir o maior número de informações e fotografias que farão parte do livro.

Segundo Adauto, mesmo as pessoas que não foram convidadas, mas tem material do Claudio Martins poderão participar da reunião. O livro, além de biográfico, vai contar com poesias, letras de peças de teatro e de músicas escritas por Claudio, assim como fotografias.

Outra proposta é que durante a elaboração do projeto, acontece um evento beneficente com a renda revertida para vestir em tratamento e medicamentos para Claudio Martins.” (Tribuna da Região, 16/02/18)

ADOREI essa iniciativa! Parabéns aos envolvidos!

O que há pelo Brasil que eu conheci...

Carnaval em Guaratuba – PR – 2018 e outros

(13)

Clique no link abaixo para ler a coluna de hoje do Dr. Rodrigo:

http://www.goionews.com.br/noticia/2018/02/17/3386/as-memorias-emocionais-do-corpo/80117/

Emagrecer 01 a 02 quilos por mês é saudável. As dietas radicais podem prejudicá-los. Galeria dos aniversariantes

(14)

E “ta” chegando dia 19! É o dia em que minha nora Rafaela trocará de idade! Rafa, você pode até não saber... mas sou e serei eternamente grata a você pela felicidade que traz ao meu filho Rodrigo! Que você tenha muitos e muitos anos de vida com muita saúde, amor, amizade, paz e harmonia! Para qualquer coisa que precisar, nós estamos aqui para você, pois a amamos! Muitas felicidades!

Interessante observar essa galeria! Muitos professores que foram meus ex-alunos... (né, Toninha, Ioleide, Gevanildo, Vera...) alguns ex-alunos por terem feito meu curso de redação...(né, João Vitor, Fernandinha...)... algumas ex-alunas que não são professoras... (né, Rosangela e Polaca?)... Alguns amigos antigos (né, Millor, Bete, Regina, seu Aleixo, Carla?...) e até um ex-aluno-afilhado-de-casamento! (né, João? rsrsrs!). Meus queridos, tenham um feliz aniversário, cheio de coisas lindas e de emoções positivas. Sejam felizes! Desejo que seu dia seja imensamente alegre e que não falte a paz e a harmonia que vocês tanto merecem!

(15)

Óculos na Orient tem 15% de desconto e 180 dias para pagar

As melhores condições de pagamento estão na ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT. Você faz a sua compra agora e paga com cheque direto para julho de 2018.

Além do prazo, aviando sua receita de óculos na ORIENT você tem 15% de desconto. Na compra de qualquer produto 10% de desconto. Sua compra também poderá ser parcelada em até 10 vezes no cartão!

Além de todas essas vantagens, na ORIENT você encontra as melhores marcas em óculos de sol, relógios e joias que combinam perfeitamente com seu bom gosto.

Então não perca mais tempo, passe hoje mesmo na ORIENT para aviar sua receita de óculos ou comprar óculos de sol, relógios, joias e semijoias ou artigos de couro.

(16)

Segundo a norma culta, há erro (de uso ou de colocação) na substituição dos termos sublinhados por um pronome, em:

a) O ministro não teve muitos escrúpulos naquela hora. / O ministro não teve-os naquela hora. b) Ele estava pronto para salvar a Itália. / Ele estava pronto para salvá-la.

c) Eles terminaram as provas hoje. / Eles terminaram-nas hoje.

d) Todos queriam que o professor entregasse o livro ao melhor aluno. / Todos queriam que o professor lhe entregasse o livro.

e) Ele nunca perdoaria ao irmão aquela omissão. / Ele nunca lhe perdoaria aquela omissão. http://sitenotadez.net/portugues-gramatica/

Referências

Documentos relacionados

Nossos avós estavam com a razão quando diziam que comemos para viver e não vivemos para comer.. A mesa é um excelente lugar, sozinhos ou acompanha- dos, para nos exercitarmos,

Mães de filhos (masculino) com menos de 6 anos avaliam-se a si e aos seus maridos/companheiros como menos autoritativos do que mães de filhos mais velhos (diferenças

As aivecas são protegidas com desarme automático através de mola plana (A), para maior segurança do arado e do sistema hidráulico do trator (terceiro ponto).. Portanto, em caso

Os resultados apontam que as regiões que mais se des- tacaram com números de casos acima da média nacional em todas as faixas etárias, tanto no gênero masculino como no femi-

As tabelas 13, 14 e 15 apresentam os prêmios obtidos pelo modelo de precificação da opção de compra do tipo europeia para a cesta de moedas apresentado no

Embora constatada um baixo índice de infecções pelo HIV através dos estudos analisados, percebeu- se uma alta prevalência de acidentes ocupacionais com exposição

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFC RESUMO: Nesse artigo pretende-se lançar luz sobre a história da fotografia oitocentista atentando para as

Esta pesquisa consiste em explorar no ensino da arte a história da fotografia, sua evolução através do tempo e construções fotográficas em palimpsestos que permitem a alunos