• Nenhum resultado encontrado

Aeronáutico 01/2011 1/26 (FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aeronáutico 01/2011 1/26 (FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 1/26

ÍNDICE

1.INFORMAÇÕES PRELIMINARES ... 2

2. APRESENTAÇÃO ... 2

3. ESTRUTURA DO CONTRATO DE SEGURO ... 2

4. GLOSSÁRIO ... 3 5. OBJETIVO DO SEGURO ... 10 6. RISCOS COBERTOS ... 11 7.LIMITES DE RESPONSABILIDADE ... 11 8. ÂMBITO GEOGRÁFICO ... 11 9. DOCUMENTOS DO SEGURO ... 11 10.RISCOS EXCLUÍDOS ... 11 11. FRANQUIA ... 13 12. FORMA DE CONTRATAÇÃO ... 14 13. ACEITAÇÃO DO RISCO ... 14 14. VIGÊNCIA ... 15

15. INÍCIO E FIM DOS RISCOS ... 15

16. PAGAMENTO DO PRÊMIO ... 15

17. CLÁUSULA DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS MORATÓRIOS ... 17

18. LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS ... 18

19.OBRIGAÇÕES DO SEGURADO EM CASO DE RECLAMAÇÃO DE SINISTRO...20

20.DOCUMENTOS PARA A REGULAÇÃO DE SINISTROS ... 19

21. INDENIZAÇÃO ... 19 22. INSPEÇÕES ... 20 23. CONCORRÊNCIA DE APÓLICES ... 20 24. PERDA DE DIREITOS ... 22 25. PERDA TOTAL ... 23 26. SALVADOS ... 24 27. COMUNICAÇÕES ... 24 28. RESCISÃO E CANCELAMENTO ... 24 29. SUB-ROGAÇÃO DE DIREITOS ... 25 30. PRESCRIÇÃO ... 25 31. ARBITRAGEM ... 25 32. FORO ... 26

(2)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 2/26

1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1 A aceitação deste seguro estará sujeita à análise do risco.

1.2 O registro deste plano na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

1.3 O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, razão social ou nome completo, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

2. APRESENTAÇÃO

2.1- Apresentamos as Condições Contratuais do seguro AERONÁUTICO, que estabelecem as formas de funcionamento das coberturas contratadas.

2.2 - Para os devidos fins e efeitos, serão consideradas em cada caso somente as condições correspondentes às coberturas aqui previstas e discriminadas, desprezando-se quaisquer outras.

2.3 - Mediante a contratação do seguro, o segurado aceita explicitamente as cláusulas limitativas que se encontram no texto destas condições contratuais.

2.4 - Para os casos não previstos nestas condições contratuais serão aplicadas as leis que regulamentam os seguros no Brasil.

3. ESTRUTURA DO CONTRATO DE SEGURO

3.1 - Este contrato de seguro está subdividido em três partes assim denominadas: Condições Gerais, Condições Especiais e Condições Particulares, as quais em conjunto recebem o nome de Condições Contratuais, fazendo parte integrante e inseparável desta apólice.

3.2 - Condições Gerais são as cláusulas comuns a todas as coberturas e/ou modalidades desta apólice de seguro, que estabelecem as obrigações e os direitos do segurado e da seguradora.

3.3 - São denominadas Condições Especiais o conjunto de cláusulas relativas às garantias deste plano de seguro, que eventualmente alteram as Condições Gerais, onde são descritos quais são os riscos cobertos e os riscos não cobertos em cada cobertura em cada modalidade. Para este Contrato de Seguro, as Coberturas Básicas, Coberturas Adicionais e Cláusulas Específicas são consideradas Condições Especiais.

3.4 - Condições Particulares são aquelas que alteram as Condições Gerais e/ou Especiais desta apólice de seguro, projetadas para atender às peculiaridades do segurado, modificando ou cancelando disposições já existentes, ou, ainda, introduzindo novas disposições, eventualmente ampliando ou restringindo coberturas.

(3)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 3/26

4. GLOSSÁRIO Abalroamento

Choque da aeronave com outra aeronave, hangar, ou outros objetos, que possam gerar danos, de maneira acidental.

Aceitação

Aprovação da proposta apresentada pelo Segurado e a emissão da competente apólice.

Acidente

Acontecimento que deriva de causa súbita, imprevista e ocasional, que provoca danos às coisas e às pessoas.

Aeronave

Veículo capaz de navegar pelo ar, identificado neste contrato de seguro, inclusive o sistema de propulsão e peças e equipamentos instalados na aeronave, enquanto estiverem instalados e enquanto temporariamente removidos, até que uma substituição tenha começado; também ferramentas e equipamentos na aeronave que foram projetados para o uso com a aeronave e são normalmente transportados pela aeronave.

Adiantamento

Importância que se antecipa ao segurado, por conta de uma indenização a que o mesmo faz jus e que ainda não foi precisamente determinada ou não totalmente coletada de outros seguradores, em decorrência de um sinistro coberto.

Agravação do Risco

São circunstâncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade da ocorrência do risco assumido pelo segurador.

Âmbito Geográfico

Significa a delimitação geográfica onde os bens segurados estão cobertos pela apólice

Apólice

É o instrumento do contrato de seguro que contém as Condições Gerais e Cláusulas que o regem, assim como as informações sobre o objeto ou bem seguradas.

Arbitragem

A arbitragem é um processo alternativo, extrajudicial e voluntário, entre pessoas físicas e jurídicas capazes de contratar, sem a tutela do Poder Judiciário. As partes litigantes elegem, em compromisso arbitral, uma ou mais pessoas denominadas árbitros ou juízes arbitrais, de confiança das partes, para o exercício neutro ou imparcial do conflito de interesses, submetendo-se à decisão final dada pelo árbitro, em caráter definitivo, vez que não cabe recurso neste sistema de resolução de controvérsias.

Ato doloso

É o ato intencional praticado no intuito de prejudicar a outrem.

Ato ilícito

É toda ação ou omissão voluntária, negligência, imperícia ou imprudência que viole direito alheio ou cause prejuízo a outrem.

(4)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 4/26

Aviso de sinistro

É a comunicação da ocorrência de um sinistro que o Segurado é obrigado a fazer ao Segurador, assim que tenha dele conhecimento.

Bagagens

E o conjunto de todos os objetos que o viajante levar em seu poder, quer malas caixas maletas e/ou pacotes, que soltos em uso pessoal, durante a viagem empreendida.

Beligerante

Que faz guerra ou está em guerra; nações ou governos que se guerreiam.

Beneficiário

É a pessoa física ou jurídica em cujo proveito é devido à indenização em caso de sinistro. O beneficiário pode ser determinado (quando constituído nominalmente) ou indeterminado (quando desconhecido na formação do contrato).

Pessoa em cujo proveito se faz o seguro.

Bens

São todas as coisas, direitos e ações que podem ser objeto de propriedade.

Bens Segurados

São todos os bens identificados na apólice.

Cancelamento e Rescisão

Dissolução antecipada do contrato de seguro, em sua totalidade, por perda de direito do Segurado ou determinação legal, ou parcialmente, em relação a uma determinada cobertura, no caso de reembolso correspondente ao Limite Máximo de Garantia da mesma. O cancelamento do seguro por acordo das partes denomina-se “Rescisão”.

Cancelamento automático

É o que resulta da falta de pagamento do prêmio nos prazos estipulados.

Cancelamento integral

É a dissolução do contrato de seguro antes que tenha produzido qualquer efeito. Este cancelamento obriga a devolução de prêmio.

Cobertura

Proteção conferida por um contrato de seguro ou de resseguro. Também empregada com o sentido de garantia, com a qual por vezes se confunde. Exemplo: Cobertura Básica ou Garantia Básica.

Condições Gerais

Conjunto de Cláusulas contratuais que estabelece obrigações e direitos, do Segurado e da Seguradora.

Corretor de Seguro

É o profissional habilitado e autorizado a angariar e promover contratos de seguros, remunerado mediante comissões estabelecidas nas tarifas.

(5)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 5/26

Dados Eletrônicos

Significam fatos, conceitos e informações convertidas para uma forma adaptada para comunicações, interpretação ou processo por processamento de dados eletrônicos e inclui programas, software, e outras instruções codificadas para o processamento e manipulação de dados ou o controle e a manipulação de tais equipamentos.

Dano

No seguro, é o prejuízo sofrido pelo Segurado e indenizável ou não, de acordo com as condições do contrato de seguro.

Dano Estético

É o tipo de dano físico/corporal, causado à pessoa física, que, embora não acarretando sequelas que interfiram no funcionamento do organismo, implicam redução ou eliminação dos padrões de beleza.

Dano Físico à Pessoa

É o tipo de dano caracterizado por lesões físicas causado ao corpo da pessoa, excluindo-se dessa definição os danos estéticos.

Dano Material

É todo e qualquer dano que atinge os bens móveis ou imóveis.

Dano Moral

Lesão, praticada por outrem, ao patrimônio psíquico ou à dignidade da pessoa, ou, mais amplamente, aos direitos da personalidade, causando sofrimento psíquico, constrangimento, ou qualquer tipo de desconforto, independente da ocorrência simultânea de danos materiais ou corporais.

Depreciação

Termo que designa a perda progressiva de valor dos bens, móveis ou imóveis, pelo seu uso, obsolescência, idade e estado de conservação. Redução do valor de um bem segurado, visando à apuração do seu valor atual, segundo determinados critérios matemáticos.

Dolo

Má fé; qualquer ato consciente por meio do qual alguém induz, mantém ou confirma outrem em erro; vontade consciente dirigida com a finalidade de obter um resultado criminoso.

Emolumentos

Conjunto de despesas adicionais a que, na conta do prêmio, está sujeito o segurado; parcela que integra o valor em risco das coisas seguradas, composto de taxa de administração, lucros, benefícios e despesas indiretas (BDI).

Endosso

É o documento pelo qual o Segurado e o Segurador alteram dados, modificam condições de uma apólice, ou a transferem a outrem.

(6)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 6/26

Equipamento Eletrônico

Equipamento ou programa de computador os circuitos eletrônicos, microchips, circuitos integrados, microprocessadores, sistemas embutidos, hardwares (equipamentos computadorizados), softwares (programas utilizados ou a serem utilizados em equipamentos computadorizados), firmwares (programas residentes em equipamentos computadorizados), programas, computadores, equipamentos de processamento de dados, sistemas ou equipamentos de telecomunicações ou qualquer outro equipamento similar, sejam eles de propriedade do segurado ou não.

Especificação da Apólice

Documento que reúne conjunto de informações sobre o seguro contratado, tais como: proprietário, beneficiários, locais de risco, descrição dos itens segurados, valores segurados, prêmios, franquias, vigência do seguro, enumeração de cláusulas aplicáveis, entre outros.

Evento

É o fato ou acontecimento cuja ocorrência acarreta prejuízo ao segurado

Força maior

Acontecimento inevitável e irresistível, ou seja, evento que poderia ser previsto, porém não controlado ou evitado.

Franquia

Entende-se por franquia o valor expressamente definido no contrato de seguro, para cada cobertura que for prevista a sua existência, representando a participação do Segurado nos prejuízos consequentes de cada sinistro. Deste modo, a responsabilidade da Seguradora começa apenas e tão somente após alcançado o seu limite. Ver também “Participação Obrigatória do Segurado”.

Furto Qualificado

Ato de subtração de coisas seguradas, configurando-se como qualificado, para os efeitos deste seguro, exclusivamente o furto cometido com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa e que deixe sinais inequívocos de sua ocorrência.

Furto Simples

Subtração, para si ou para outrem, de coisa móvel alheia, sem deixar vestígios.

Garantia Cascos

É a denominação usual empregada para designar a cobertura básica de cascos aeronáuticos

Garantia RETA

É a denominação dada à cobertura adicional do ramo aeronáutico, que garante o risco de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo (RETA), reembolsando o segurado, por danos pessoais e/ou materiais causados pela (s) aeronave (s) caracterizada (s) na apólice desde que o mesmo venha ser judicialmente obrigado a pagar tais prejuízos, com fundamento em dispositivo do CBA Código Brasileiro de Aeronáutica e outros acordos internacionais ratificados pelo governo brasileiro.

(7)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 7/26

Hangar

É o lugar no qual as aeronaves ficam estacionadas. É uma espécie de garagem que existe no

aeroporto.

Importância Segurada

É o valor monetário atribuído ao patrimônio ou às consequências do risco sob expectativas de prejuízos, para o qual o Segurado deseja a cobertura do seguro, ou seja, e o limite de responsabilidade da seguradora, que, no seguro de coisas, não poderá ser superior ao valor do bem. Também designada por capital segurado, quantia segurada e soma segurada.

Incêndio

Combustão com chamas, capaz de propagar-se a objetos vizinhos e de por em risco a vida e o patrimônio de uma pessoa.

Indenização

Termo que define a contraprestação da Seguradora, isto é, o valor que deverá pagar ao Segurado no caso da efetivação do risco coberto previsto e contratado nesta apólice, limitado ao valor do capital segurado da respectiva cobertura contratada.

Limite Máximo de Indenização por Cobertura Contratada (LMI)

É o valor máximo a ser pago pela seguradora com base na apólice, resultante da ocorrência de um determinado evento ocorrido na vigência da mesma e garantido pela cobertura contratada. Esse limite não representa em qualquer hipótese pré-avaliação do(s) objeto(s) ou interesses segurado(s).

Local do Risco

Local no qual o segurado executa o trabalho que motivou a contratação do seguro, incluindo o canteiro de obras, caso conste da especificação da apólice. O local do risco abrange as vias internas de circulação, quando tais vias forem de uso exclusivo do segurado e desde que façam parte do Valor em Risco Declarado. O local do risco não inclui as fábricas e instalações dos fabricantes e fornecedores.

Locaute

Paralisação dos serviços ou atividades de uma empresa ou empresas de atividades afins, por determinação de seus administradores ou do sindicato patronal respectivo, também denominada “greve patronal”.

Negligência

Omissão, descuido ou desleixo no cumprimento de encargo ou obrigação.

No seguro, é considerada especialmente na prevenção do risco ou minoração dos prejuízos.

Objeto do Seguro

É a designação genérica de qualquer interesse segurado, sejam coisas, pessoas, bens, responsabilidades, obrigações, direitos ou garantias.

(8)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 8/26

Ocorrência

Acontecimento, circunstância. No jargão de seguros, usa-se às vezes como sinônimo de evento danoso, sinistro, ou, ainda, agravação de risco.

Perda Parcial

Estado da coisa segurada, causado por risco garantido, que a torna, temporariamente imprópria para o uso a que se destinava, passível de recuperação e retorno ao estado imediatamente anterior ao sinistro.

Perda Total

Estado da coisa segurada, causado por risco garantido, que a torna, de forma definitiva, imprópria para o uso a que se destinava.

Prejuízo

É qualquer dano ou perda que reduz, na quantidade ou qualidade, o valor dos bens.

Prêmio

É a importância paga pelo Segurado, ou Estipulante proponente, à Seguradora, em troca da transferência do risco a que está exposto.

Prêmio adicional

É um prêmio suplementar cobrado em certos e determinados casos.

Prêmio Fracionado

É prêmio anual dividido em parcelas para efeito de pagamento.

Prescrição

No seguro, é a perda da ação para reclamar os direitos ou a extinção das obrigações previstas nos contratos em razão do transcurso dos prazos fixados em lei.

Proponente

É quem propõe a sua adesão ao seguro e que passará a condição de segurado após a aceitação formal do risco pela seguradora.

Proposta de Seguro

Documento preenchido e assinado pelo proponente, na formação do seguro, na qual são contidos os dados que devem constar da apólice e informações verdadeiras e completas sobre os riscos a serem cobertos.

Pro- rata

É o cálculo do prêmio do seguro, proporcional aos dias de vigência do contrato.

Rateio

Condição contratual segundo a qual o segurado participa de uma parcela dos prejuízos indenizáveis, naqueles casos em que o Valor em Risco Declarado ou Importância Segurada quando da contratação do seguro for inferior ao valor em risco das coisas seguradas apurado na data do sinistro.

(9)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 9/26

Regulação de Sinistro: Trata-se do processo de avaliação das causas, consequências,

circunstâncias, levantamento da documentação necessária e apuração dos prejuízos devidos ao segurado e do direito deste à indenização.

Reclamação

É a apresentação, pelo Segurado, ao Segurador, do seu pedido de indenização. A reclamação deve vir acompanhada da prova da ocorrência do risco, do seguro do bem, e também do prejuízo sofrido pelo reclamante.

Rescisão

Dissolução antecipada do contrato de seguro por acordo das partes. Quando não há acordo, usa-se o termo “cancelamento”.

Ressegurador

É aquele que aceita, em resseguro, as cessões feitas pelo segurador direto.

Resseguro

Operação pela qual o segurador, com o objetivo de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido.

Risco

É o acontecimento incerto e imprevisível, independente da vontade das partes e contra o qual é feito o seguro.

Risco agravado

É aquele que, em virtude de qualquer deficiência ou característica intrínseca, apresenta maior probabilidade de sinistro.

Riscos Excluídos

São os riscos que o contrato retira da responsabilidade do Segurador. Os riscos excluídos podem ser genéricos, quando enumerados nas Condições Gerais da apólice, e específicos, quando constam das Condições Especiais.

Roubo

É a subtração da coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

Salvados

São bens tangíveis resgatados de um sinistro, afetados ou não por danos materiais, que tenham sido indenizados, e que possuam valor comercial.

Segurado

Pessoa física ou jurídica, podendo ser o proprietário, o financiador, o construtor ou o montador, que, tendo interesse legítimo segurável, contrata o seguro.

Seguradora

(10)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 10/26

Seguro

É o contrato mediante o qual uma pessoa denominada Segurador, se obriga, mediante o recebimento de um prêmio, a indenizar outra pessoa, denominada Segurado, do prejuízo resultante de riscos futuros e incertos, previstos no contrato.

Sinistro

É a ocorrência do risco previsto no contrato (apólice).

Spare Parts

Partes e Peças da aeronave, ou seja, motores, peças sobressalentes e equipamentos destinados a serem utilizados em, ou para formar parte de uma aeronave.

Sub-rogação

É o direito que a lei confere ao Segurador, que pagou a indenização ao Segurado, de assumir seus direitos contra terceiros, responsáveis pelos prejuízos.

Taxa

É o elemento necessário a fixação do prêmio.

Tumultos

Ação de pessoas com características de aglomeração, que perturbe a ordem pública por meio da prática de atos depredatórios e para cuja repressão não haja necessidade da atuação das Forças Armadas.

Valor econômico

É a capacidade de um bem de ser trocado por outros bens ou por dinheiro.

Veículos

Qualquer dos meios para transportar ou conduzir pessoas, animais ou objetos, trafegando ou não por meios próprios, exclusivamente na aérea sob controle do aeroporto e devidamente descriminado nesta apólice.

Vício próprio ou intrínseco

É a condição natural de certas coisas, que as tornam suscetíveis de se destruir ou avariar, sem intervenção de qualquer causa externa.

Vigência

Prazo de duração do contrato de seguro.

Vistoria de Sinistro

Inspeção efetuada por peritos habilitados, após o sinistro, de modo a verificar e estabelecer os danos ou prejuízos sofridos pelo objeto segurado.

5. OBJETIVO DO SEGURO

O objetivo deste seguro é garantir ao segurado, indenizações por prejuízos sofridos, reembolsos de despesas e quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente, em conformidade com o estipulado nas Condições Gerais, Especiais e particulares desta Apólice, seus Aditivos e Endossos.

(11)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 11/26

6. RISCOS COBERTOS

Para os fins deste Seguro, consideram-se riscos cobertos aqueles expressamente, definidos nas Condições Especiais, ratificadas no texto dos aditivos ou endossos e ocorram no âmbito geográfico estabelecido na especificação da apólice.

7. LIMITES DE RESPONSABILIDADE

7.1 - As importâncias seguradas constantes dos aditivos e/ou endossos, as quais foram aceitas pelo segurado, representam, apenas, os limites máximos das indenizações exigíveis de acordo com as condições desta apólice.

7.2 - As importâncias seguradas das diferentes garantias desta apólice, ou nos diferentes itens da garantia reta, devem ser consideradas, sempre, como inteiramente distintas e destinadas a indenizações completamente diferentes.

8. ÂMBITO GEOGRÁFICO

8.1 - Território Brasileiro, continentes Sul, Centro e Norte-Americano, seus mares e águas, conforme definido nas Condições Especiais e Particulares da apólice.

9. DOCUMENTOS DO SEGURO

9.1 - São documentos deste seguro: a apólice e seus anexos, as Condições contratuais, a proposta de seguro assinada pelo segurado, seu representante ou corretor de seguros,

9.2 - Qualquer alteração no conteúdo dos documentos referidos nesta cláusula só será válida se for feita por escrito, mediante proposta assinada pelo proponente, seu representante ou por corretor de seguros habilitado e houver concordância prévia sobre ela, entre segurado e seguradora, devendo a seguradora fornecer obrigatoriamente o protocolo que identifique a proposta por ela recepcionada, com indicação da data e hora de seu recebimento.

9.3 - Não é válida a presunção de que a seguradora tenha conhecimento de circunstâncias que não constem dos documentos citados nesta cláusula, e daquelas que não lhe tenham sido comunicadas posteriormente na forma estabelecida nestas condições.

10. RISCOS EXCLUÍDOS

10.1 ESTA APÓLICE NÃO GARANTE PERDAS E DANOS E QUAISQUER CUSTOS OU DESPESAS RELACIONADAS COM:

a) ATOS DE AUTORIDADE PÚBLICA, SALVO OS DESTINADOS A EVITAR A PROPAGAÇÃO DE DANOS MATERIAIS COBERTOS;

(12)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 12/26

b) ATOS DE HOSTILIDADE OU GUERRA, REBELIÃO, INSURREIÇÃO, REVOLUÇÃO, MOTIM, TUMULTO, CONFISCO, GREVE, LOCAUTE, NACIONALIZAÇÃO, DESTRUIÇÃO OU REQUISIÇÃO DECORRENTES DE QUALQUER ATO DE AUTORIDADE DE FATO OU DE DIREITO, CIVIL OU MILITAR, E, EM GERAL, TODO E QUALQUER ATO OU CONSEQUÊNCIA DESSAS OCORRÊNCIAS, BEM COMO ATOS DE QUALQUER PESSOA AGINDO POR PARTE DE, OU EM LIGAÇÃO COM QUALQUER ORGANIZAÇÃO CUJAS ATIVIDADES VISEM A DERRUBAR PELA FORÇA O GOVERNO OU INSTIGAR A SUA QUEDA, PELA PERTURBAÇÃO DA ORDEM POLÍTICA E SOCIAL DO PAÍS, POR MEIO

DE ATOS DE TERRORISMO, GUERRA REVOLUCIONÁRIA, SUBVERSÃO E

GUERRILHAS. ESTÃO IGUALMENTE EXCLUÍDOS TODOS OS DANOS/RISCOS INERENTES E/OU CONSEQÜENTES DESTES EVENTOS, INCLUSIVE INCÊNDIO, QUEBRA DE MÁQUINA, DENTRE OUTROS;

c) QUALQUER PERDA, DESTRUIÇÃO OU DANO DE QUAISQUER BENS MATERIAIS, OU QUALQUER PREJUÍZO OU DESPESA EMERGENTE, OU QUALQUER DANO EMERGENTE E QUALQUER RESPONSABILIDADE LEGAL DE QUALQUER NATUREZA, DIRETA OU INDIRETAMENTE CAUSADOS POR RESULTANTES DE, OU PARA OS QUAIS TENHAM CONTRIBUÍDO RADIAÇÕES IONIZANTES OU DE CONTAMINAÇÃO PELA RADIOATIVIDADE DE QUALQUER COMBUSTÍVEL NUCLEAR OU DE QUALQUER RESÍDUO NUCLEAR RESULTANTE DA COMBUSTÃO DE MATERIAL NUCLEAR. PARA FINS DESTA EXCLUSÃO, COMBUSTÃO COMPREENDERÁ QUALQUER PROCESSO AUTOSUSTENTADOR DE FISSÃO NUCLEAR;

d) QUALQUER PERDA, DESTRUIÇÃO, DANO OU RESPONSABILIDADE LEGAL DIRETA OU INDIRETAMENTE CAUSADOS POR, RESULTANTES DE, OU PARA OS QUAIS TENHA CONTRIBUÍDO MATERIAL DE ARMAS NUCLEARES;

e) NÃO OBSTANTE O QUE EM CONTRÁRIO POSSAM DISPOR AS CONDIÇÕES GERAIS, ESPECIAIS E/OU PARTICULARES DO PRESENTE SEGURO, FICA ENTENDIDO E CONCORDADO QUE, PARA EFEITO INDENITÁRIO, NÃO ESTARÃO COBERTOS DANOS E PERDAS CAUSADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE POR ATO TERRORISTA,

CABENDO À SEGURADORA COMPROVAR COM DOCUMENTAÇÃO HÁBIL,

ACOMPANHADA DE LAUDO CIRCUNSTANCIADO QUE CARACTERIZE A NATUREZA DO ATENTADO, INDEPENDENTEMENTE DE SEU PROPÓSITO, E DESDE QUE ESTE TENHA SIDO DEVIDAMENTE RECONHECIDO COMO ATENTATÓRIO À ORDEM PÚBLICA PELA AUTORIDADE PÚBLICA COMPETENTE;

f) FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE QUALQUER EQUIPAMENTO E/OU PROGRAMA DE COMPUTADOR E/OU SISTEMA DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA DE DADOS EM RECONHECER E/OU CORRETAMENTE INTERPRETAR E/OU PROCESSAR E/OU DISTINGUIR E/OU SALVAR QUALQUER DATA COMO REAL E CORRETA DE CALENDÁRIO, AINDA QUE CONTINUE A FUNCIONAR CORRETAMENTE APÓS AQUELA DATA;

g) QUALQUER ATO, FALHA, INADEQUAÇÃO, INCAPACIDADE, INABILIDADE OU DECISÃO DO SEGURADO OU DE TERCEIRO, RELACIONADO COM A NÃO UTILIZAÇÃO OU NÃO DISPONIBILIDADE DE QUALQUER PROPRIEDADE OU EQUIPAMENTO DE QUALQUER TIPO, ESPÉCIE OU QUALIDADE, EM VIRTUDE DO RISCO DE RECONHECIMENTO, INTERPRETAÇÃO OU PROCESSAMENTO DE DATAS DE CALENDÁRIO;

(13)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 13/26

h) ATOS DOLOSOS OU ATO QUE CONFIGURE CULPA GRAVE EQUIPARÁVEL AO

DOLO PRATICADO PELO SEGURADO, PELO BENEFICIÁRIO OU PELO

REPRESENTANTE LEGAL, DE UM OU DE OUTRO, SENDO CERTO QUE, EM SE TRATANDO DE SEGURADO PESSOA JURÍDICA, A EXCLUSÃO AQUI ESTABELECIDA APLICA-SE AOS SÓCIOS CONTROLADORES, AOS SEUS DIRIGENTES BENEFICIÁRIOS E RESPECTIVOS ADMINISTRADORES E REPRESENTANTES LEGAIS;

i) PERDAS OU DANOS EM CONSEQÜÊNCIA DE VENTOS DE VELOCIDADE IGUAL OU SUPERIOR A DE 60 NÓS, TERREMOTOS E OUTRAS CONVULSÕES DA NATUREZA, SALVO QUANDO A AERONAVE ESTIVER EM VÔO OU MANOBRA, PREVALECENDO PARA A DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DO VENTO, A INFORMAÇÃO DO POSTO METEOROLÓGICO OFICIAL MAIS PRÓXIMO DO LOCAL DO ACIDENTE;

j) LUCROS CESSANTES E DANOS EMERGENTES DIRETA OU INDIRETAMENTE RESULTANTES DA PARALISAÇÃO DA AERONAVE SEGURADA, MESMO QUANDO EM CONSEQÜÊNCIA DE QUALQUER RISCO COBERTO POR ESTA APÓLICE;

k) A REAL, SUPOSTA OU AMEAÇADA PRESENÇA DE ASBESTO EM QUALQUER FORMA QUE SEJA, OU QUALQUER MATERIAL OU PRODUTO QUE CONTENHA, OU SUPOSTAMENTE CONTENHA, ASBESTO, OU

l) QUALQUER OBRIGAÇÃO, SOLICITAÇÃO, EXIGÊNCIA, ORDEM, REQUERIMENTO ESTATUTÁRIO OU REGULATÓRIO APLICÁVEL A QUALQUER SEGURADO OU OUTROS PARA, MONITORAR, LIMPAR, REMOVER, CONTER, TRATAR, NEUTRALIZAR, PROTEGER OU EM QUALQUER OUTRA FORMA RESPONDER A REAL, SUPOSTA OU AMEAÇADA PRESENÇA DE ASBESTO OU QUALQUER MATERIAL OU PRODUTO QUE CONTENHA, OU SUPOSTAMENTE CONTENHA, ASBESTO.

11. FRANQUIA

11.1 - Desde que acordado entre as partes, será aplicado franquias e/ou participação mínima obrigatória do segurado estabelecidas por ocasião da contratação do seguro e expressamente constante nesta apólice, nos prejuízos abrangidos pelas coberturas contratadas.

11.2 - Em caso de sinistro previsto e coberto caberão ao Segurado os primeiros prejuízos indenizáveis relativos a cada sinistro conforme os percentuais ou valores especificados para as respectivas franquias;

11.3 - Se duas ou mais franquias previstas nesta apólice forem aplicáveis a uma única ocorrência, deverá ser utilizada a franquia de maior valor;

11.4 - No que diz respeito a danos materiais sofridos pelas coisas seguradas, num período de 72 (setenta e duas) horas consecutivas, e provenientes de um mesmo evento da natureza, será considerado como um único sinistro. Aplicar-se-á para o evento somente uma franquia estipulada na especificação da apólice.

(14)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 14/26

12. FORMA DE CONTRATAÇÃO

12.1 - A Primeiro Risco Absoluto, respondendo a seguradora pelos prejuízos até o limite estabelecidos para cada cobertura.

12.2 - Em caso de sinistro, o segurado não poderá alegar excesso de verba em qualquer cobertura para compensação de eventual insuficiência de outra.

13. ACEITAÇÃO DO RISCO

13.1 - A contratação deste seguro deverá ser feita por meio de proposta escrita que contenha os elementos essenciais para exame, aceitação ou recusa do(s) risco(s) proposto(s), bem como a informação da existência de outros seguros cobrindo os mesmos interesses contra os mesmos riscos, assinada pelo proponente, seu representante ou pelo corretor de seguro desde que por expressa solicitação de qualquer um dos anteriores.

13.2 - A seguradora fornecerá, obrigatoriamente, ao proponente, protocolo que identifique a proposta por ele recepcionada, com indicação da data e hora de seu recebimento.

13.3 - A seguradora disporá do prazo de 15 (quinze) dias para análise da proposta, contados da data de seu recebimento, seja para seguros novos ou para alterações que impliquem modificações dos riscos originalmente aceitos ou ainda para as renovações.

13.4 - A contagem do prazo de avaliação da proposta ficará suspensa, caso a seguradora, justificando o(s) novo(s) pedido(s), solicitar documentos complementares para uma melhor análise do risco(s) proposto(s), voltando a correr a partir do primeiro dia útil após a data em que se der a entrega da documentação.

13.4.1 - Nos casos em que a aceitação da proposta dependa de contratação ou alteração da cobertura de resseguro facultativo, os prazos previstos nesta cláusula serão suspensos, até que o(s) ressegurador(es) se manifeste(m) formalmente

13.4.2 - A seguradora deverá informar, por escrito, ao proponente, seu representante legal ou corretor de seguros, sobre a inexistência de cobertura.

13.4.3 - Na hipótese prevista anteriormente, é vedada a cobrança de prêmio total ou parcial, até que seja integralmente concretizada a cobertura de resseguro e confirmada a aceitação da proposta.

13.5 - A seguradora comunicará ao proponente, seu representante ou ao seu corretor, por escrito, a não aceitação da proposta, especificando e justificando os motivos de recusa.

13.6 - Na hipótese da proposta ter sido recepcionada com adiantamento do prêmio, a cobertura do seguro prevalecerá por mais 2 (dois) dias úteis após a formalização da recusa pela seguradora e, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, os valores a serem devolvidos ao proponente descontada a parcela “Pró-Rata Temporis” relativa ao período em que prevaleceu a cobertura serão pagos.

(15)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 15/26

13.7 - Além disso, na hipótese de não cumprimento do prazo máximo definido, também será pago ao proponente o valor equivalente à atualização monetária pela variação positiva do índice indicado na Cláusula 17 destas Condições Gerais a partir da formalização da recusa até a data efetiva da restituição pela seguradora.

13.8 - A atualização será efetuada com base na variação apurada entre o último índice publicado antes da data de formalização da recusa e aquele publicado imediatamente anterior à data da efetiva devolução.

13.9 - Caso não seja cumprido o prazo máximo definido anteriormente, o valor a ser pago ao proponente estará sujeito a aplicação de juros moratórios de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, a partir do primeiro dia posterior ao término do prazo fixado para devolução do prêmio até a data da efetiva restituição pela seguradora.

13.10 - A ausência de manifestação por escrito da seguradora nos prazos previstos anteriormente caracterizará a aceitação tácita do seguro.

13.11 - A emissão da apólice ou do endosso será feita em até 15 (quinze) dias, a partir da data de aceitação da proposta.

14. VIGÊNCIA

14.1 - O seguro terá o seu início às 24h (vinte e quatro horas) do dia fixado na especificação da apólice, vigerá pelo prazo estabelecido no mesmo documento e terminará às 24h (vinte e quatro horas) do dia previsto para o vencimento.

14.2 - Quando não houver adiantamento do prêmio quando do protocolo da proposta, o início de vigência será a partir das 24 horas do dia da aceitação da proposta ou outra data distinta, desde que acordado expressamente pelas partes.

14.3 - Na hipótese de recepção da proposta com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do prêmio, seu início será a partir das 24 horas da data da recepção da proposta, sendo seu término também às 24 horas da data para tal fim indicada.

15. INÍCIO E FIM DOS RISCOS

15.1 - Para fins deste seguro, o início e fim dos riscos serão aqueles definidos nas Condições Especiais que fazem parte integrante e inseparável desta apólice e nela encontram-se expressamente ratificadas.

16. PAGAMENTO DO PRÊMIO

16.1 - Os prêmios poderão ser fracionados em parcelas, em número inferior ao de meses de vigência do contrato, não devendo a última parcela ter vencimento após o término do seguro.

(16)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 16/26

16.2 - O prazo limite para o pagamento do prêmio é a data de vencimento estipulada no documento de cobrança. Se esta data limite cair em dia em que não haja expediente bancário, o pagamento do prêmio poderá ser efetuado no primeiro dia útil em que houver expediente. O respectivo documento de cobrança será encaminhado ao segurado ou ao seu representante legal ou, ainda, por expressa solicitação de qualquer um destes, ao corretor de seguros, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis em relação à data do respectivo vencimento. Se o sinistro ocorrer dentro do prazo de pagamento do prêmio, sem que ele se ache efetuado, o direito a indenização não ficará prejudicado.

16.3 - A data limite fixada para pagamento do prêmio à vista ou da primeira parcela, no caso de apólices fracionadas, não poderá ultrapassar o 30º (trigésimo) dia da emissão da apólice, da fatura ou da conta mensal do aditivo de renovação ou, ainda, dos aditivos ou endossos dos quais resulte aumento do prêmio.

16.4 - O não pagamento do prêmio do seguro a vista, nas apólices, com pagamento único ou da primeira parcela no caso de apólices fracionadas, até a data do vencimento, implicará o cancelamento automático do contrato de seguro ou aditamento a ele referente, independentemente de qualquer interpelação judicial ou extrajudicial.

16.5 - No caso de fracionamento de prêmio, será garantida ao segurado a possibilidade de antecipar o pagamento do prêmio fracionado total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros pactuados, e não haverá cobrança de nenhum valor adicional a título de custo de fracionamento.

16.6 - Quando o pagamento da indenização acarretar o cancelamento do contrato de seguro, as parcelas vincendas do prêmio deverão ser deduzidas do valor da indenização, excluído o adicional de fracionamento.

16.7 - Fica vedado o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago à vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no caso em que o segurado deixar de pagar o financiamento.

16.7.1 - No caso de falta de pagamento de qualquer uma das parcelas subsequentes à primeira, o prazo de vigência da cobertura será ajustado em função do prêmio efetivamente pago, observado a fração prevista na tabela de prazo curto, a saber:

TABELA DE PRAZO CURTO

Relação % entre a parcela de prêmio paga e o prêmio total

da apólice Fração a ser aplicada sobre a vigência original Relação % entre a parcela de prêmio paga e o prêmio total

da apólice Fração a ser aplicada sobre a vigência original 13 15/365 73 195/365 20 30/365 75 210/365 27 45/365 78 225/365 30 60/365 80 240/365 37 75/365 83 255/365 40 90/365 85 270/365 46 105/365 88 285/365 50 120/365 90 300/365

(17)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 17/26

Relação % entre a parcela de prêmio paga e o prêmio total

da apólice Fração a ser aplicada sobre a vigência original Relação % entre a parcela de prêmio paga e o prêmio total

da apólice Fração a ser aplicada sobre a vigência original 56 135/365 93 315/365 60 150/365 95 330/365 66 165/365 98 345/365 70 180/365 100 365/365

16.7.2 - A Seguradora informará ao Segurado ou ao seu representante, por meio de comunicação escrita, o novo prazo de vigência ajustado de acordo com a tabela de prazo curto.

16.7.3 - O prazo original da apólice ficará automaticamente restaurado caso seja restabelecido pelo Segurado o pagamento das parcelas ajustadas, acrescidas dos encargos contratualmente previstos, dentro do prazo previsto no item anterior.

16.7.4 - Concluído o prazo previsto no item 16.7.1 desta cláusula, sem que tenha sido retomado o pagamento do prêmio, ou ainda, no caso em que a aplicação da tabela não resultar em alteração do prazo de vigência da cobertura, o contrato será de pleno direito cancelado.

16.8 No caso de recebimento indevido de prêmio, os valores pagos serão devolvidos e fica sujeito a atualização monetária a partir da data de recebimento, até a data da devolução, com base na variação positiva do índice IPCA / IBGE.

17. CLÁUSULA DE ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS MORATÓRIOS

17.1 No caso de extinção do índice pactuado – IPCA/IBGE, como índice de atualização de valores a seguradora utilizará aquele definido pelo Conselho Monetário nacional – CMN como índice de preços relacionado às metas de inflação.

17.2 - As partes poderão optar por outro índice de atualização monetária, desde que autorizado pelos órgãos competentes, devendo tal disposição constar nas Condições Particulares.

17.3 - Em caso de alteração dos critérios de atualização monetária estabelecidos pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) em função de legislação superveniente, fica acordado que as condições previstas neste item serão imediatamente enquadradas às novas disposições.

17.4 - O pagamento de valores relativos à atualização monetária e juros moratórios far-se-á independentemente de notificação ou interpelação judicial, de uma só vez, juntamente com os demais valores do contrato.

17.5 - As atualizações serão efetuadas com base na variação apurada entre o último índice publicado antes da data de exigibilidade da obrigação pecuniária e aquele imediatamente anterior à data de sua efetiva liquidação.

(18)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 18/26

18. LIQUIDAÇÃO DE SINISTROS

18.1 - A liquidação de qualquer sinistro coberto por esta apólice se processará consoante as regras constantes das Condições Gerais, Especiais e Particulares, que dela fazem parte.

19. OBRIGAÇÕES DO SEGURADO EM CASO DE RECLAMAÇÃO DE SINISTROS

19.1 Em caso de sinistro coberto por esta apólice, o Segurado, seus empregados e agentes obrigam-se a cumprir as seguintes disposições:

a) dar imediato aviso à Seguradora, por escrito, de todo e qualquer sinistro, mesmo que o fato seja público e notório, informando o prefixo da aeronave, data do acidente, local do acidente, cidade mais próxima do local do acidente, estado, bem como a estimativa dos danos pessoais e materiais;

b) agir com razoável presteza em todas as circunstâncias que estiverem sob seu controle;

c) independente das medidas legais e administrativas a que está sujeito, tomar todas as providências para defesa, salvaguarda e preservação do objeto segurado, bem como para minorar as consequências do sinistro e, ainda, agir de conformidade com as instruções que receber da Seguradora;

c.1) Os eventuais desembolsos decorrentes das providências acima, bem como as despesas ou custos de salvamento devidos a terceiros serão de responsabilidade da Seguradora, até o limite da importância segurada;

d) instruir seu pedido de indenização com os documentos comprobatórios da causa, natureza e extensão da perda ou dano material sofrido pelo objeto segurado; e

e) assegurar que todos os direitos contra terceiros estejam devidamente preservados e exercidos, observado o disposto na legislação em vigor;

f) fornecer, por escrito, dentro de 30 (trinta) dias, à seguradora, pormenores completos do acidente colocando à sua disposição todos os livros, registros, dados, informações, plantas, desenhos e especificação referentes à aeronave e seus acessórios, que lhe forem razoavelmente solicitados provando a veracidade deles;

g) fornecer a seguradora os nomes e endereços de duas testemunhas, no mínimo, bem como de todas as pessoas interessadas, salvo nos casos de impossibilidade comprovada;

h) avisar, por escrito à seguradora, qualquer pedido de indenização de passageiros, seus herdeiros ou de terceiros, relativo à ocorrência, encaminhando, também, qualquer carta ou documento a ela referente;

(19)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 19/26

i) comunicar, sem demora, à seguradora, o recebimento de quaisquer contrafés de intimações ou citações, relativas à ocorrência, sem prejuízos das providências imediatas de sua parte que se fizerem necessárias;

j) fazer e consentir que a seguradora faça tudo quanto for aconselhável e possível para evitar ou diminuir qualquer dano, avaria ou responsabilidade que possam ser indenizáveis por força desta apólice;

k) reservar, gratuitamente, na aeronave de socorro que porventura for enviada ao local do acidente, seja ela de sua propriedade ou não, um lugar para um representante autorizado da seguradora, salvo nos casos de absoluta e comprovada impossibilidade. l) a seguradora poderá, de acordo com o segurado, providenciar para reduzir a extensão dos prejuízos, ficando, no entanto, entendido e concordado que quaisquer medidas tomadas pela seguradora, não implicarão em reconhecimento da obrigação de indenizar os danos verificados.

m) A Seguradora reembolsará o Segurado por quaisquer despesas que tenham sido efetuadas de maneira correta e razoável no cumprimento das obrigações previstas, até o limite da importância segurada.

20. DOCUMENTOS PARA A REGULAÇÃO DE SINISTROS

20.1 - Para fins deste seguro consideram-se como documentos básicos, necessários à regulação e liquidação dos sinistros:

a) Aviso de sinistro; b) Boletim de ocorrência;

c) Documentação da aeronave:

d) I.A.M – Inspeção Anual de Manutenção;

e) Log book – caderneta de manutenções da aeronave, com o registro atualizado de todas as manutenções exigidas para aquele tipo de aeronave.

20.2 - Fica entendido e acordado que, na medida em que cada ocorrência pode apresentar uma particularidade distinta, mediante dúvida fundada e justificável, outros documentos poderão ser solicitados pela seguradora.

20.3 - A Seguradora poderá exigir atestados ou certidões de autoridades competentes, bem como o resultado de inquéritos ou processos instaurados em virtude do fato que produziu o sinistro, sem prejuízo do pagamento da indenização no prazo devido. Alternativamente, poderá solicitar cópia da certidão de abertura de inquérito, que porventura tiver sido instaurado.

21. INDENIZAÇÃO

21.1 - O prazo para o pagamento de indenização é de 30 (trinta) dias após protocolo de entrega do último documento exigido na regulação. Caso sejam necessários documentos

(20)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 20/26

fundada e justificável, o prazo será suspenso, e dar-se-á continuidade a partir do dia útil subsequente àquele em que forem completamente atendidas as exigências.

21.2 - Os valores das indenizações de sinistros ficam sujeitos a atualização monetária a partir da data de ocorrência do evento até a data do efetivo pagamento, com base na variação positiva do índice IPCA / IBGE; calculado “Pró-Rata Temporis”, somente quando a seguradora não cumprir o prazo de 30 (trinta) dias fixado para pagamento da indenização.

21.3 - Nos seguros de danos em que haja pedido de reembolso de valores pagos pelo segurado a terceiros e que tenha garantia securitária, cuja indenização corresponda a reembolso de despesas efetuadas, os valores das indenizações de sinistros ficam sujeitos à atualização monetária, quando a seguradora não cumprir o prazo de 30 (trinta) dias, contratado nas Condições Gerais, para pagamento da indenização, a partir da data do efetivo dispêndio pelo segurado a terceiro, até a data do efetivo reembolso feito pela seguradora, com base na variação positiva do índice IPCA / IBGE.

21.4 - Nos seguros em moeda estrangeira, a conversão para moeda nacional ou conversão da moeda nacional para moeda estrangeira será feita tomando-se como referência a data do efetivo pagamento da indenização ao segurado.

21.5 - Se o prazo para pagamento da indenização não for cumprido, este valor estará sujeito à aplicação de juros de mora de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) ao mês, a partir do primeiro dia posterior ao término do prazo fixado para pagamento da indenização, sem prejuízo de sua atualização.

22. INSPEÇÕES

22.1 - A seguradora se reserva o direito de, a qualquer tempo durante a vigência do seguro, realizar inspeções, vistorias e verificações no local do risco e nas aeronaves, por conta própria ou por terceiros nomeados por ela, obrigando-se o segurado a:

I. Fornecer os esclarecimentos, documentos e provas que lhe forem pedidos, devendo facilitar o desempenho das tarefas dos inspetores da seguradora;

II. Acompanhar pessoalmente, ou através de preposto devidamente credenciado, as inspeções realizadas pela seguradora, que poderá remeter possíveis recomendações ao segurado, estipulando prazos para que sejam cumpridas;

III. Implementar as recomendações apresentadas, nos prazos que forem estipulados. IV. Conceder livre acesso a qualquer local sob o controle do segurado, onde a

aeronave possa estar.

23. CONCORRÊNCIA DE APÓLICES

23.1 - O segurado que, na vigência do contrato, pretender obter novo seguro sobre os mesmos bens e contra os mesmos riscos deverá comunicar sua intenção, previamente, por escrito, a todas as sociedades seguradoras envolvidas, sob pena de perda de direito.

(21)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 21/26

23.2 - O prejuízo total relativo a qualquer sinistro amparado por cobertura de responsabilidade civil, cuja indenização esteja sujeita às disposições deste contrato, será constituído pela soma das seguintes parcelas:

a) despesas, comprovadamente, efetuadas pelo segurado durante e/ou após a ocorrência de danos a terceiros, com o objetivo de reduzir sua responsabilidade;

b) valores das reparações estabelecidas em sentença judicial transitada em julgado e/ou por acordo entre as partes, nesta última hipótese com a anuência expressa das sociedades seguradoras envolvidas.

23.3 - De maneira análoga, o prejuízo total relativo a qualquer sinistro amparado pelas demais coberturas será constituído pela soma das seguintes parcelas:

a) despesas de salvamento, comprovadamente, efetuadas pelo segurado durante e/ou após a ocorrência do sinistro;

b) valor referente aos danos materiais, comprovadamente, causados pelo segurado e/ou por terceiros na tentativa de minorar o dano ou salvar a coisa;

c) danos sofridos pelos bens segurados.

23.4 - A indenização relativa a qualquer sinistro não poderá exceder, em hipótese alguma, o valor do prejuízo, vinculado à cobertura considerada.

23.5 - Na ocorrência de sinistro contemplado por coberturas concorrentes, ou seja, que garantam os mesmos interesses contra os mesmos riscos, em apólices distintas, a distribuição de responsabilidade entre as sociedades seguradoras envolvidas deverá obedecer às seguintes disposições:

23.5.1 - Será calculada a indenização individual de cada cobertura como se o respectivo contrato fosse o único vigente, considerando-se, quando for o caso, franquias, participações obrigatórias do segurado, limite máximo de indenização da cobertura e cláusulas de rateio; 23.5.2 - Será calculada a “indenização individual ajustada” de cada cobertura, na forma abaixo indicada:

a) se, para uma determinada apólice, for verificado que a soma das indenizações correspondentes às diversas coberturas abrangidas pelo sinistro é maior que seu respectivo limite máximo de garantia, a indenização individual de cada cobertura será recalculada, determinando-se, assim, a respectiva indenização individual ajustada. Para efeito deste recálculo, as indenizações individuais ajustadas relativas às coberturas que não apresentem concorrência com outras apólices serão as maiores possíveis, observados os respectivos prejuízos e limites máximos de indenização.

O valor restante do limite máximo de garantia da apólice será distribuído entre as coberturas concorrentes, observados os prejuízos e os limites máximos de indenização destas coberturas.

b) caso contrário, a “indenização individual ajustada” será a indenização individual, calculada de acordo com o inciso 23.5.1.

23.5.3 - Será definida a soma das indenizações individuais ajustadas das coberturas concorrentes de diferentes apólices, relativas aos prejuízos comuns, calculadas de acordo com o inciso 23.5.2.

(22)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 22/26

23.5.4 - Se a quantia a que se refere o inciso 23.5.3 for igual ou inferior ao prejuízo vinculado à cobertura concorrente, cada sociedade seguradora envolvida participará com a respectiva indenização individual ajustada, assumindo o segurado a responsabilidade pela diferença, se houver;

23.5.5 - Se a quantia estabelecida no inciso 23.5.3 for maior que o prejuízo vinculado à cobertura concorrente, cada sociedade seguradora envolvida participará com percentual do prejuízo correspondente à razão entre a respectiva indenização individual ajustada e a quantia estabelecida naquele inciso.

23.5.6 - A sub-rogação relativa a salvados operar-se-á na mesma proporção da cota de participação de cada sociedade seguradora na indenização paga.

23.6 - Salvo disposição em contrário, a sociedade seguradora que tiver participado com a maior parte da indenização ficarão encarregada de negociar os salvados e repassar a quota-parte, relativa ao produto desta negociação, às demais participantes.

24. PERDA DE DIREITOS

24.1 - O segurado perderá o direito a qualquer indenização decorrente do presente contrato quando, por si, por seu representante ou por seu corretor de seguro se:

a) deixar de cumprir as obrigações convencionadas;

b) procurar obter benefícios do presente contrato por qualquer meio ilícito;

c) fizer declarações inexatas, ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou no valor do prêmio, ficando prejudicado o direito à indenização , além de estar obrigado ao pagamento do prêmio vencido. Se a inexatidão ou a omissão nas declarações não resultar de má fé do segurado, a seguradora poderá:

1) na hipótese de não ocorrência de sinistro:

Cancelar o seguro, retendo, do prêmio originalmente pactuado, a parcela proporcional ao tempo decorrido, ou permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível.

2) na hipótese de ocorrência de sinistro, sem indenização integral:

Cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, retendo, do prêmio originalmente pactuado, acrescido da diferença cabível, a parcela calculada proporcionalmente ao tempo decorrido, ou permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de prêmio cabível ou deduzindo-a do valor a ser indenizado.

3) na hipótese de ocorrência de sinistro com indenização integral:

Cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, deduzindo do valor a ser indenizado, a diferença de prêmio cabível.

(23)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 23/26

e) deixar de comunicar imediatamente à seguradora, logo que saiba, qualquer fato suscetível de agravar o risco coberto, sob pena de perder o direito à indenização, se ficar comprovado que silenciou de má fé;

e.1) A seguradora, desde que o faça nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco, poderá dar-lhe ciência, por escrito, de sua decisão de cancelar o contrato ou, mediante acordo entre as partes, restringir a cobertura contratada;

e.2) O cancelamento do contrato só será eficaz trinta dias após a notificação, devendo ser restituída a diferença do prêmio, calculada proporcionalmente ao período a decorrer;

e.3) na hipótese de continuidade do contrato, a seguradora poderá cobrar a diferença de prêmio cabível.

f) deixar de participar o sinistro à seguradora, tão logo tome conhecimento, e não adotar as providências imediatas para minorar as consequências;

g) no caso de fraude, ou tentativa de fraude, simulando um sinistro ou agravando as consequências de um sinistro para obter indenização.

h) o Segurado se recusar a apresentar qualquer documentação que seja exigida pela Seguradora para o correto esclarecimento do fato ocorrido;

i) houver a inobservância ou negligência do consignatário, ou seus representantes, no cumprimento das obrigações que têm como propósito evitar ou reduzir perdas, assim como assegurar o direito de ressarcimento da Seguradora contra transportadores, depositários ou outras partes envolvidas em sinistro indenizável pelas coberturas deste seguro;

j) a aeronave for usada para fim diverso do indicado nesta apólice ou tiver alteradas as suas condições de aero navegabilidade;

k) o segurado arrendar ou transferir a terceiros, total ou parcialmente, o interesse na aeronave segurada, sem que conste no presente contrato o acordo da Seguradora com tal operação;

l) o segurado não tiver, antes da ocorrência do sinistro, dado ciência à seguradora da existência de qualquer outro seguro contratado para a aeronave segurada nesta apólice.

25. PERDA TOTAL

25.1 - Ocorrendo roubo, furto ou desaparecimento da aeronave segurada e decorrido o prazo de 60 (sessenta) dias sem que tenha notícia oficial do seu paradeiro, mediante comprovação hábil, a seguradora reconhecerá a perda total e providenciará o pagamento da indenização, ressalvadas, porém, as indenizações por vidas humanas, que dependerão da necessária declaração judicial de óbito.

(24)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 24/26

25.2 - Em caso de danos materiais causados a aeronave, em decorrência de um risco coberto, estará caracterizada a perda total, quando o custo de reparo represente 75% (setenta e cinco por cento) ou mais, do valor da aeronave.

26. SALVADOS

26.1 - Entendem-se como salvados, para fins deste seguro, todos os objetos que são resgatados de um sinistro e que ainda possuem valor econômico.

26.2 - Ocorrido o sinistro que atinja coisas cobertas por esta apólice, o Segurado não poderá fazer o abandono dos salvados e deverá tomar desde logo todas as providências cabíveis no sentido de protegê-los e de minorar os prejuízos.

26.3 - A Seguradora poderá, de acordo com o Segurado, providenciar o melhor aproveitamento dos salvados, ficando, no entanto, entendido e concordado que quaisquer medidas tomadas pela Seguradora não implicarão reconhecer-se ela obrigada a indenizar os danos ocorridos.

26.4 - No caso de sinistro indenizado, todos os salvados passam a ser de propriedade da seguradora. A Seguradora poderá em comum acordo com o Segurado, deixar de exercer este direito.

27. COMUNICAÇÕES

27.1 - As comunicações do Segurado somente serão válidas quando feitas por escrito.

27.2 - As comunicações da Seguradora se consideram válidas quando dirigidas ao endereço de correspondência que figure na Apólice.

27.3 - O segurado obriga-se a comunicar à seguradora eventual mudança de endereço, de modo que esta possa manter o cadastro do segurado permanentemente atualizado. O descumprimento desta obrigação desobrigará a seguradora relativamente à efetiva ciência do segurado.

27.4 - As comunicações feitas à Seguradora por um Corretor de Seguros, em nome do Segurado, surtirão os mesmos efeitos que se realizadas por este, exceto expressa indicação em contrário da parte do Segurado.

28. RESCISÃO E CANCELAMENTO

28.1 - O contrato de seguro poderá ser rescindido, total ou parcialmente, a qualquer tempo, por acordo entre as partes contratantes, mediante aviso prévio, por escrito de 30 dias.

28.2 - Em quaisquer das hipóteses de cancelamento, a Seguradora reterá, no máximo, além dos emolumentos, o prêmio calculado em base pro- rata temporis (proporcional ao tempo decorrido).

(25)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 25/26

28.3 - O prêmio a ser devolvido será corrigido pelo índice IPCA/IBGE, a partir da data de recebimento da solicitação de cancelamento ou da data do efetivo cancelamento se este ocorrer por iniciativa da Seguradora.

28.4 - Esta apólice ficará automaticamente cancelada no caso de falência ou liquidação judicial ou extrajudicial da empresa segurada.

28.5 - Além das demais situações previstas nestas condições, uma determinada garantia será automaticamente cancelada quando a indenização ou a soma das indenizações pagas a título dessa garantia atingir o respectivo Limite Máximo de Indenização.

29. SUB-ROGAÇÃO DE DIREITOS

29.1 - Uma vez paga a indenização pelo sinistro, a seguradora estará sub-rogada dos direitos e ações do segurado contra terceiros cujos atos ou fatos tenham causado o sinistro indenizado, podendo exigir do segurado, a qualquer tempo, o instrumento de cessão e os documentos hábeis para exercer estes direitos.

29.2 - Salvo dolo, a sub-rogação não tem lugar se o dano foi causado pelo cônjuge do segurado, seus descendentes ou ascendentes, consanguíneos ou afins.

29.3 - É ineficaz qualquer ato do segurado que diminua ou extinga em prejuízo do segurador, os direitos a sub-rogação, nem fazer acordo ou transação com terceiros responsáveis pelo sinistro, salvo com prévia e expressa autorização da seguradora.

30. PRESCRIÇÃO

30.1 Os prazos prescricionais são aqueles determinados em lei.

31. ARBITRAGEM

31.1 - Esta Cláusula é de adesão facultativa por parte do segurado.

31.2 - A adesão à arbitragem poderá ser feita mediante assinatura em documento apartado ou nesta própria Cláusula.

31.3 - Ao aderir a esta Cláusula, o segurado está se comprometendo a solucionar qualquer litígio ou controvérsia decorrentes deste contrato através de mediação e arbitragem, nos termos da lei nº 9.307/96.

31.4 - Na hipótese das partes decidirem pelo uso da arbitragem, esta seguirá as seguintes regras:

31.4.1 - A controvérsia ou divergência será submetida à decisão de um “árbitro

(26)

(FORM=35G0002) IMPRESSO ELETRONICAMENTE A LASER

01/2011 26/26

31.4.2 - Não havendo consenso quanto à escolha do “árbitro comum”, dentro de um

prazo de 30 (trinta) dias após a decisão tomada nesse sentido, tanto o Segurado como a Seguradora nomearão por escrito, e dentro de 10 (dez) dias, os seus “árbitros representantes”, os quais deverão pronunciar-se em decisão conjunta, 15 (quinze) dias após suas convocações.

31.4.3 No caso dos “árbitros representantes” não estabelecerem voto comum, será por eles comunicado por escrito, as partes contratantes, a nomeação que fizerem de um “arbitro de desempate”, o qual será aceito antes de ser proposta qualquer ação judicial. 31.4.4 Competirá ao árbitro de desempate:

a) presidir as reuniões que considerar necessárias com os dois “árbitros representantes” em desacordo;

b) entregar simultaneamente ao Segurado e à Seguradora as atas dessas reuniões, que constituirão sempre documentos prévios indispensáveis a qualquer direito de ação judicial por quaisquer das partes em desacordo.

31.4.5 - O Segurado ou Co-Segurado e a Seguradora suportarão separadamente as despesas de seus “árbitros representantes” e participarão com a metade das despesas do “árbitro comum” e do “árbitro de desempate”, citados nesta Cláusula.

31.4.6 - As sentenças proferidas em Juízo Arbitral têm o mesmo efeito que as sentenças proferidas pelo Poder Judiciário.

32. FORO

32.1 - Fica eleito para dirimir quaisquer dúvidas, o foro da comarca do domicílio do segurado. 32.2 - Na hipótese de inexistência de relação de hipossuficiência entre as partes, será válida a eleição de foro diverso daquele previsto no item anterior.

Referências

Documentos relacionados

• Caso a piscina não seja montada em local plano, nivelado, terreno compacto e/ou em desacordo com as instruções de montagem pode resultar no desabamento da piscina e na

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os acionamentos virarão usando o volante ou o joystick e a rotação dos motores pode ser aumentada no modo somente aceleração, mas a posição da marcha permanece em ponto

Geralmente, numa escola de Educação Infantil, é utilizado DVDs, ou filmes infantis de diversas maneiras, porém nossa indagação é: Os professores utilizam filmes infantis

dado por qualquer das partes, salvo em caso de reversão ao cargo original, por exercente de cargo de confiança, ficam vedadas alterações nas condições de trabalho, inclusive de

O presente estudo apresentou como principais limitações a dificuldade de encon- trar na literatura trabalhos que utilizaram o ODI para avaliar a capacidade funcional de indivíduos

(Opção imagem deve estar definida como Nenhum.) Tema principal: Resolução de problemas de qualidade da imagem digitalizada. Ondulações aparecem

Evitando Tendência Persistente de Insolvência: Antes que se cristalize => correção de rumos => coragem e vontade política => no âmbito das finanças públicas => evitar