• Nenhum resultado encontrado

o Encontro Com a Alma Gemea

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "o Encontro Com a Alma Gemea"

Copied!
74
0
0

Texto

(1)

O Encontro

O Encontro

com a Alma Gêmea

com a Alma Gêmea

(2)

Prólogo

Prólogo

Ninguém jamais conseguiu escrever sobre

Ninguém jamais conseguiu escrever sobre Rapa Nui Rapa Nui sem usar a palavrasem usar a palavra mistériomistério. . NaNa verdade, tudo por lá passou mesmo a ser um grande mistério desde que a descobriram, verdade, tudo por lá passou mesmo a ser um grande mistério desde que a descobriram, quando a insanidade do homem "civilizado" a tocou.

quando a insanidade do homem "civilizado" a tocou.

É difícil acreditar que a bordo de pelo menos um daqueles primeiros navios sequer  É difícil acreditar que a bordo de pelo menos um daqueles primeiros navios sequer  houvesse um homem que pudesse avaliar e tentar minimizar o desastre, o verdadeiro houvesse um homem que pudesse avaliar e tentar minimizar o desastre, o verdadeiro genocídio que se praticava ao tentar incorporá-la ao resto do mundo.

genocídio que se praticava ao tentar incorporá-la ao resto do mundo. Pudessem as águas do Pacífico tê-la escondido até hoje...

Pudessem as águas do Pacífico tê-la escondido até hoje...

No dia da Páscoa de 1722, um holandês infortunamente a descobriu, iniciando o No dia da Páscoa de 1722, um holandês infortunamente a descobriu, iniciando o   processo de destruição de uma das mais formidáveis culturas que o planeta jamais   processo de destruição de uma das mais formidáveis culturas que o planeta jamais

conheceu. Começou por dar-lhe um nome:

conheceu. Começou por dar-lhe um nome: Ilha da Páscoa Ilha da Páscoa..

Ele não sabia que fazendo isso interrompia a mais primordial das comunhões que o ser, Ele não sabia que fazendo isso interrompia a mais primordial das comunhões que o ser, algum dia, no passado, já tinha conquistado: a do homem com a Natureza e com o Cosmos. algum dia, no passado, já tinha conquistado: a do homem com a Natureza e com o Cosmos.

Era tudo de que, até aquele infame momento, os habitantes de

Era tudo de que, até aquele infame momento, os habitantes de Rapa Nui(1) Rapa Nui(1) precisavam precisavam  para habitar a ilha mais remota do mundo.

 para habitar a ilha mais remota do mundo.

Não pediram que um estranho mudasse o nome de sua terra, que já tinha todos os nomes Não pediram que um estranho mudasse o nome de sua terra, que já tinha todos os nomes de que precisava, não pediram roupas, nem armas, nem panelas e nem o que vem por  de que precisava, não pediram roupas, nem armas, nem panelas e nem o que vem por  acréscimo: doenças, violência, escravidão, fome, desequilíbrio total.

acréscimo: doenças, violência, escravidão, fome, desequilíbrio total.

Lá não acharam ouro para roubar, como roubaram dos incas e dos maias. Encontraram, Lá não acharam ouro para roubar, como roubaram dos incas e dos maias. Encontraram, sim

sim, , cercercandcando o todtodos os os os poucpoucos os cencento to e e dezdezoitoito o quiquilômlômetretros os quaquadradrados dos daqudaquela ela ililha,ha, enor

enormesmes, , giggigantantescescas as estestátuátuas as de de pedpedra. ra. Não Não pudpuderaeram m comcomprepreendender er comcomo o "s"selvelvageagens,ns,   bár

  bárbarbaros os e e idóidólatlatrasras" " conconsegseguiauiam m conconstrstruir uir e e trtransansporportar tar parpara a ondonde e bem bem ententendendesessemsem colossos de pedra de mais de cem toneladas. Eles, "civilizados", sequer podiam movê-las. colossos de pedra de mais de cem toneladas. Eles, "civilizados", sequer podiam movê-las. Eram grandes demais para caber em seus navios e por isso derrubaram-nas. Levaram só as Eram grandes demais para caber em seus navios e por isso derrubaram-nas. Levaram só as cabeças para seus museus poeirentos.

cabeças para seus museus poeirentos.

Mas havia mulheres bonitas para serem estupradas e homens fortes para serem Mas havia mulheres bonitas para serem estupradas e homens fortes para serem escravizados.

escravizados.

E outros barcos trazendo mais "civilização" foram chegando. E outros barcos trazendo mais "civilização" foram chegando.

Um trouxe um leproso e o largou por lá. Outro trouxe cabras, outro trouxe cavalos, Um trouxe um leproso e o largou por lá. Outro trouxe cabras, outro trouxe cavalos, outro trouxe religião.

outro trouxe religião.

O paraíso virou leprosário. Quem nunca, por milênios, havia precisado de cabras ou de O paraíso virou leprosário. Quem nunca, por milênios, havia precisado de cabras ou de cavalos, agora tinha praga de cabras e de cavalos.

cavalos, agora tinha praga de cabras e de cavalos.

E era preciso também catequizá-lo... Como se não bastasse. E era preciso também catequizá-lo... Como se não bastasse.

Quem antes tinha como religião o respeito humano agora precisava comungar num Quem antes tinha como religião o respeito humano agora precisava comungar num templo que construíram, sem ver, sobre um outro templo que já existia há milhões de anos. templo que construíram, sem ver, sobre um outro templo que já existia há milhões de anos. Trezentos e tantos anos depois, voando a novecentos quilômetros por hora, atravessei o Trezentos e tantos anos depois, voando a novecentos quilômetros por hora, atravessei o Pacífico a bordo de um Boing que levou cinco horas de Santiago até lá.

Pacífico a bordo de um Boing que levou cinco horas de Santiago até lá.

Desci as escadas e meus pés tocaram pela primeira vez o solo daquela terra sagrada. Desci as escadas e meus pés tocaram pela primeira vez o solo daquela terra sagrada. Tive que voltar lá muitas outras vezes até descobrir ou até revelarem para mim o grande Tive que voltar lá muitas outras vezes até descobrir ou até revelarem para mim o grande mistério de Rapa Nui.

mistério de Rapa Nui.

Desde aquela primeira vez e sempre que piso naquela terra, sinto uma energia, uma Desde aquela primeira vez e sempre que piso naquela terra, sinto uma energia, uma força estranha, uma vibração boa entrando pelo meu corpo, pela alma.

força estranha, uma vibração boa entrando pelo meu corpo, pela alma.

Custei a compreendê-la. Jamais conseguirei escrever com clareza sobre isso... Não Custei a compreendê-la. Jamais conseguirei escrever com clareza sobre isso... Não existem palavras ou talento suficientes.

(3)

Sei que vou tentar e nas tentativas talvez eu consiga fazer com que alguém sinta o Sei que vou tentar e nas tentativas talvez eu consiga fazer com que alguém sinta o mesmo. Se conseguir, será o começo do resgate.

mesmo. Se conseguir, será o começo do resgate.

Sempre que eu ia para a costa oeste ver o pôr-do-sol, eu passava por uma casa, já nos Sempre que eu ia para a costa oeste ver o pôr-do-sol, eu passava por uma casa, já nos arredores do povoado, onde reparava num velhinho sentado em um cadeira no jardim, bem arredores do povoado, onde reparava num velhinho sentado em um cadeira no jardim, bem  perto do portão da rua.

 perto do portão da rua.

Ele sempre estava lá. Eu o cumprimentava e ele acenava sorridente. Ele sempre estava lá. Eu o cumprimentava e ele acenava sorridente.

Eu ia, ficava alguns dias guiando grupos de visitantes, voltava ao Brasil, ia de novo e o Eu ia, ficava alguns dias guiando grupos de visitantes, voltava ao Brasil, ia de novo e o velhinho estava lá. Eu passava e ele acenava.

velhinho estava lá. Eu passava e ele acenava. Um dia, parei para conversar.

Um dia, parei para conversar.

-Papai me disse para eu ficar aqui, para cumprimentar e para tratar bem os visitantes... -Papai me disse para eu ficar aqui, para cumprimentar e para tratar bem os visitantes... Ele tinha noventa anos.

Ele tinha noventa anos. Mataram quase tudo em

Mataram quase tudo em Rapa Nui Rapa Nui... Quase tudo.... Quase tudo.

Que bom que esconderam, bem escondido, a chave que abre o coração. Que bom que esconderam, bem escondido, a chave que abre o coração. Ouço falarem muito gratuitamente sobre

Ouço falarem muito gratuitamente sobre um amor mais amplo, sobre um amor por  um amor mais amplo, sobre um amor por  tudo e por todos e que seria esse amor  tudo e por todos e que seria esse amor  verdadeiro.

verdadeiro.

 Duvido de que alguém consiga sequer   Duvido de que alguém consiga sequer  chegar perto dele sem antes encontrar  chegar perto dele sem antes encontrar   somente uma pessoa, aquela que irá amar,  somente uma pessoa, aquela que irá amar,  sobre tudo e sobre todos, por todas as  sobre tudo e sobre todos, por todas as suassuas

vidas, por toda a

vidas, por toda a sua existência.sua existência.

Conhecimentos cósmicos milenares, hoje perdidos no tempo, davam aos homens de Conhecimentos cósmicos milenares, hoje perdidos no tempo, davam aos homens de civilizações que nos precederam o rumo para a felicidade.

civilizações que nos precederam o rumo para a felicidade.

E a felicidade sempre foi, é e será aquele estado de equilíbrio, harmonia e paz que cada E a felicidade sempre foi, é e será aquele estado de equilíbrio, harmonia e paz que cada homem definiu para si próprio como o ideal.

homem definiu para si próprio como o ideal.

Assim, poderíamos dizer que a felicidade assume conceitos diferentes, proporcionais ao Assim, poderíamos dizer que a felicidade assume conceitos diferentes, proporcionais ao conhecimento, à evolução e aos valores de cada indivíduo.

conhecimento, à evolução e aos valores de cada indivíduo.

O homem traça metas e alcançando os objetivos conclui ter encontrado a felicidade. O homem traça metas e alcançando os objetivos conclui ter encontrado a felicidade. Como essas metas são determinadas e limitadas ao seu conhecimento, o ser, na realidade, Como essas metas são determinadas e limitadas ao seu conhecimento, o ser, na realidade, está feliz, porém, temporariamente.

está feliz, porém, temporariamente.

É exatamente isso o que ocorre com o homem contemporâneo e disso decorre seu É exatamente isso o que ocorre com o homem contemporâneo e disso decorre seu   per

  permanmanemtemte e estestado ado de de tentensãosão. . Com Com seu seu conconhechecimeimento nto resrestritrito to a a padpadrõerões s purpurameamentente ma

mateteririaiais, s, esestá tá pepermrmananententemementente e exexpopoststo o ao ao dedesgsgasastatantnte e prprococesesso so da da "f"felelicicididadeade temporária", já que o sistema sempre providencia novas metas que o indivíduo massificado temporária", já que o sistema sempre providencia novas metas que o indivíduo massificado  precisa atingir.

 precisa atingir.

Sempre ocupado na tentativa de acompanhar esse processo que o escraviza a valores Sempre ocupado na tentativa de acompanhar esse processo que o escraviza a valores mesquinhos, o homem moderno é mantido longe daquilo que poderia lhe proporcionar a mesquinhos, o homem moderno é mantido longe daquilo que poderia lhe proporcionar a verdadeira felicidade, um estado de harmonia, de equilíbrio e de paz perenes.

verdadeira felicidade, um estado de harmonia, de equilíbrio e de paz perenes.

Existem aspectos comuns a todos os seres humanos e desconhecidos da maioria, que Existem aspectos comuns a todos os seres humanos e desconhecidos da maioria, que descaracterizam os conceitos básicos daquilo que seres, realmente, a felicidade.

(4)

Tais aspectos, revelados por um conhecimento transcendente, foram destruídos, Tais aspectos, revelados por um conhecimento transcendente, foram destruídos, escondidos ou abandonados pelos mais

escondidos ou abandonados pelos mais escusos e diversos motivos.escusos e diversos motivos.

Mentes inescrupulosas sempre existiram. Assim, esse processo remonta à aurora da Mentes inescrupulosas sempre existiram. Assim, esse processo remonta à aurora da hum

humanianidadade de teterrrresestrtre. e. À À memedidida da que que o o CoConhnhececimimenento to CóCósmsmicico o erera a rerevevelalado do pepelalass Hierarquias Celestes, alguns homens buscavam deter os ensinamentos para si próprios, Hierarquias Celestes, alguns homens buscavam deter os ensinamentos para si próprios, visando obter poder sobre os de sua espécie. Foi assim que surgiram os chefes tribais, os visando obter poder sobre os de sua espécie. Foi assim que surgiram os chefes tribais, os  pajés, os curandeiros, os sacerdotes, os reis, os faraós, os ditadores, os governantes, os  pajés, os curandeiros, os sacerdotes, os reis, os faraós, os ditadores, os governantes, os

gurus etc. gurus etc.

Não é difífil deduzir que, se o Conhecimento chegasse a todos, tais homens seriam Não é difífil deduzir que, se o Conhecimento chegasse a todos, tais homens seriam  plenamente dispensáveis.

 plenamente dispensáveis.

Esses, porém, além de não repassarem os ensinamentos recebidos, encarregaram-se, Esses, porém, além de não repassarem os ensinamentos recebidos, encarregaram-se, tam

tambémbém, , de de detdeturpurpá-lá-los, os, disdisseseminminandando o o o caocaos, s, invinvertertendo endo valvaloreores s e e tratransfnsformormandando o oo homem de hoje em um herdeiro de mil verdades.

homem de hoje em um herdeiro de mil verdades.

Isso fez com que o homem, cada vez mais distanciado de sua condição de cidadão Isso fez com que o homem, cada vez mais distanciado de sua condição de cidadão cósmico, fosse traçando seus ideais de felicidade

cósmico, fosse traçando seus ideais de felicidade divorciados das verdades fundamentais.divorciados das verdades fundamentais. Bas

Baseadeado o em em valvaloreores s concontrátráriorios s à à sua sua essessêncência ia e e tottotalmalmentente e contcontamiaminadnado o por por  ensinamentos e crenças equivocados, o terrestre quase já não consegue reagir para retomar  ensinamentos e crenças equivocados, o terrestre quase já não consegue reagir para retomar  seu verdadeiro caminho e resgatar sua paz. Emaranhado por erros e falsas afirmações sobre seu verdadeiro caminho e resgatar sua paz. Emaranhado por erros e falsas afirmações sobre tudo aquilo que transcende a vida no planeta, desgastado na grande luta pela sobrevivência tudo aquilo que transcende a vida no planeta, desgastado na grande luta pela sobrevivência num mundo que se tornou inóspito, bombardeado diariamente por vibrações nocivas aos num mundo que se tornou inóspito, bombardeado diariamente por vibrações nocivas aos seres humanos, já não mais reage aos constantes chamados de alguns seres que se dispõem seres humanos, já não mais reage aos constantes chamados de alguns seres que se dispõem a corrigir tal situação.

a corrigir tal situação.

Esses seres, especiais que são, buscam resgatar os conhecimentos perdidos e libertar o Esses seres, especiais que são, buscam resgatar os conhecimentos perdidos e libertar o homem de sua ignorância, fator determinante de sua infelicidade.

homem de sua ignorância, fator determinante de sua infelicidade.

Os terrestres afastam-se tanto desses seres e também entre si próprios desenvolvendo Os terrestres afastam-se tanto desses seres e também entre si próprios desenvolvendo co

coststumumes es anantatagôgôninicocos, s, crcriaiandndo o coconcnceieitotos s e e crcrenençaças s esespipiriritutuaiais s coconfnflilitatantnteses,, des

desarmarmonionizandzando-so-se e com com os os eleelemenmentos naturatos naturais, is, que que agoagora ra um um úniúnico co fatfator or ainainda da nosnos  permitiu ter a esperança de que uma catástrofe maior ainda possa ser evitada. É o fato de  permitiu ter a esperança de que uma catástrofe maior ainda possa ser evitada. É o fato de que alguns conseguem ainda, por força de sua evolução espiritual, lutar para reverter o que alguns conseguem ainda, por força de sua evolução espiritual, lutar para reverter o  processo de degradação do homem terrestre. Assim, nascem aqui seres com a missão  processo de degradação do homem terrestre. Assim, nascem aqui seres com a missão

cósmica específica de resgate do

cósmica específica de resgate do Conhecimento.Conhecimento.

Não são muitos e estão espalhados por toda a Terra, liderando ou participando de tarefas Não são muitos e estão espalhados por toda a Terra, liderando ou participando de tarefas que se identificam por muitos rótulos diferentes, mas que compõem um único trabalho. que se identificam por muitos rótulos diferentes, mas que compõem um único trabalho.

Há uma certa facilidade em identificá-los. Padrões específicos de comportamento os Há uma certa facilidade em identificá-los. Padrões específicos de comportamento os di

diststininguguem em da da mamaioioriria. a. ApApesesar ar de de ssereres es "e"eduducacadodos"s", , de de rerececebebererem m os os memesmsmosos ens

ensinainamenmentostos, , de de serseres es concondicdicionionadoados s às às mesmesmamas s necnecessessidaidadesdes, , desdestoatoam m dos dos demdemaisais,, destacando-se dos membros de suas famílias como "ovelhas negras"

destacando-se dos membros de suas famílias como "ovelhas negras" do rebanho.do rebanho.

Assim são tachados porque não apresentam resignação ao sistema. São, no mínimo, os Assim são tachados porque não apresentam resignação ao sistema. São, no mínimo, os "di

"diferferenteentes". s". QuaQuando ndo insinsisistemtem, , não não sucsucumbumbindindo o às às prepressssõesões, , são são visvisionionáriários, os, louloucoscos,, místicos, rebeldes, sonhadores etc. Se, por acaso, não são suficientemente astutos, irritam místicos, rebeldes, sonhadores etc. Se, por acaso, não são suficientemente astutos, irritam os demais e têm o mesmo destino reservado a todos os que se indispõem contra o que está os demais e têm o mesmo destino reservado a todos os que se indispõem contra o que está estabelecido. São repudiados pela sociedade ou sumariamente eliminados.

estabelecido. São repudiados pela sociedade ou sumariamente eliminados.

Esses seres, ao longo dos séculos, nos trazem as informações que nos abrem para o Esses seres, ao longo dos séculos, nos trazem as informações que nos abrem para o Conhecimento Cósmico e que, conseqüentemente, nos libertam. Sua força está em seu Conhecimento Cósmico e que, conseqüentemente, nos libertam. Sua força está em seu sentimento. Em seu íntimo guardam outras características que raramente revelam. Têm sentimento. Em seu íntimo guardam outras características que raramente revelam. Têm lembranças de outras identidades, de outros lugares e até de outra família.

(5)

É a "gente das estrelas", que cumpre sua missão de resgate dos terrestres para podermos É a "gente das estrelas", que cumpre sua missão de resgate dos terrestres para podermos conhecer o tudo e o Todo e assim traçar as metas e determinar valores corretos que nos conhecer o tudo e o Todo e assim traçar as metas e determinar valores corretos que nos guiarão à verdadeira felicidade.

guiarão à verdadeira felicidade.

São muitas as lições que nos trazem. Todas revestidas da extrema simplicidade que São muitas as lições que nos trazem. Todas revestidas da extrema simplicidade que envo

envolve lve todtodo o o o UniUniververso. so. NósNós, , que que durdurantante e milmilêniênios os nos nos encaencarrerregamgamos os de de desdestrtruiruir,, esc

escondonder er e e altalteraerar r essessas as infinformormaçõeações s e e que que por isso por isso sensentimtimos os um um gragrande vazio nde vazio queque  permanentemente nos impele a redescobri-las, fazendo com que façamos incursões cegas  permanentemente nos impele a redescobri-las, fazendo com que façamos incursões cegas

ao

ao desdescoconhnheciecidodo, , tetemomos s exextrtremema a didifificulculdadade de em em perperceceber ber e e dedepoipois s em em acaceieitatar r esessasa si

simpmplilicicidadade, de, guguiaiadodos s quque e sosomomos s apeapenanas s popor r susupoposisiçõçõeses, , fafantntasasiaias s e e elelucucubrubraçaçõesões desastrosas.

desastrosas.

Nós mesmos fabricamos com nossas mentes doentias verdadeiras armadilhas, dogmas Nós mesmos fabricamos com nossas mentes doentias verdadeiras armadilhas, dogmas que nos impedem de chegar ao caminho da verdade.

que nos impedem de chegar ao caminho da verdade.

Desenvolvemos um instinto natural de repulsa a tudo o que se apresenta de maneira Desenvolvemos um instinto natural de repulsa a tudo o que se apresenta de maneira simples. Supomos que para ser cósmico tem que ser milagroso e assim não aceitamos o simples. Supomos que para ser cósmico tem que ser milagroso e assim não aceitamos o milagre da simplicidade.

milagre da simplicidade.

Porém, quando percebemos que há algo errado e que precisamos de ajuda, partimos Porém, quando percebemos que há algo errado e que precisamos de ajuda, partimos  para a nossa busca pessoal, mas q

 para a nossa busca pessoal, mas quase sempre esperando que o uase sempre esperando que o "cósmico" manifeste-se para"cósmico" manifeste-se para nós enquadrado em nossos valores, dentro do conceito e da visão que temos dele.

nós enquadrado em nossos valores, dentro do conceito e da visão que temos dele.

Quando nos comportamos assim, nos submetemos a muitos perigos. Um deles é o da Quando nos comportamos assim, nos submetemos a muitos perigos. Um deles é o da decepção que pode fazer com que interrompamos nossa busca levados pela descrença. decepção que pode fazer com que interrompamos nossa busca levados pela descrença. Outro é que, se nos enveredamos por caminhos totalmente desconhecidos, carregados de Outro é que, se nos enveredamos por caminhos totalmente desconhecidos, carregados de crenças equivocadas e conseqüentemente sintonizado em freqüências vibratórias erradas, crenças equivocadas e conseqüentemente sintonizado em freqüências vibratórias erradas, iremos encontrar mentes que se comprazem, por suas fraquezas e ignorância, a nos manter  iremos encontrar mentes que se comprazem, por suas fraquezas e ignorância, a nos manter  afastados do caminho certo.

afastados do caminho certo. Por

Portanttanto, o, parpara a iniiniciaciar r nosnossa sa busbusca ca pelpela a retretomaomada da do do ververdadedadeiro iro conhconheciecimenmento,to,  precisamos abrir nossas mentes para receber informações básicas muito simples, mas que, a  precisamos abrir nossas mentes para receber informações básicas muito simples, mas que, a  princípio, irão nos parecer fantásticas, já que em sua maioria são o oposto de tudo a que  princípio, irão nos parecer fantásticas, já que em sua maioria são o oposto de tudo a que nos foi ensinado, ou melhor, colocado em nossa cabeça numa verdadeira lavagem cerebral nos foi ensinado, ou melhor, colocado em nossa cabeça numa verdadeira lavagem cerebral que já dura milênios.

que já dura milênios.

Vamos, então, adotar um procedimento também oposto para encontrar a nossa Verdade. Vamos, então, adotar um procedimento também oposto para encontrar a nossa Verdade. Em vez de partirmos em vôo cego ao desconhecido, vamos procurá-la por aqui mesmo. Em Em vez de partirmos em vôo cego ao desconhecido, vamos procurá-la por aqui mesmo. Em vez de implorarmos por milagres, vamos fabricar o nosso próprio milagre.

vez de implorarmos por milagres, vamos fabricar o nosso próprio milagre.

Vamos fazer um "curso de magia", partindo em busca da felicidade, estudando Vamos fazer um "curso de magia", partindo em busca da felicidade, estudando  pacientemente lição por lição.

 pacientemente lição por lição.

A primeira delas refere-se à retomada da nossa capacidade de análise; e não vamos A primeira delas refere-se à retomada da nossa capacidade de análise; e não vamos analisar as estrelas. Elas são a nossa meta e, portanto, ficam para as últimas lições.

analisar as estrelas. Elas são a nossa meta e, portanto, ficam para as últimas lições.

Vamos começar pela análise da nossa própria realidade, daquilo que é palpavel e, Vamos começar pela análise da nossa própria realidade, daquilo que é palpavel e,  portanto, fácil,

 portanto, fácil, simples simples..

Procedendo dessa maneira, iremos corrigindo nossos valores, nos despindo de falsos Procedendo dessa maneira, iremos corrigindo nossos valores, nos despindo de falsos conceitos, o que nos permitirá encontrar o

conceitos, o que nos permitirá encontrar o Caminho dos MagosCaminho dos Magos e, ao longo dele, tudo o quee, ao longo dele, tudo o que  precisamos saber para alcançar a paz.

 precisamos saber para alcançar a paz.

Para sermos bem-sucedidos em nossa caminhada é preciso que estejamos munidos de Para sermos bem-sucedidos em nossa caminhada é preciso que estejamos munidos de toda a nossa força, e isso é completamente impossível de se conseguir sozinho.

toda a nossa força, e isso é completamente impossível de se conseguir sozinho.

Se observarmos à nossa volta, iremos ter extrema facilidade para constatar que toda a Se observarmos à nossa volta, iremos ter extrema facilidade para constatar que toda a natureza, que toda a criação, se manifesta sob forma

natureza, que toda a criação, se manifesta sob forma dual dual . A bipolaridade é a determinante. A bipolaridade é a determinante de toda a criação. O positivo e o negativo, ou melhor, o

de toda a criação. O positivo e o negativo, ou melhor, o  feminino feminino e e oo masculinomasculino são ossão os fatores básicos, as condicionantes naturais de todo

(6)

Não podemos jamais considerar ou nos considerarmos felizes se contrariamos a regra Não podemos jamais considerar ou nos considerarmos felizes se contrariamos a regra  básica da criação, o estado de dualidade que determina que o ser completo, harmônico,  básica da criação, o estado de dualidade que determina que o ser completo, harmônico,

equi

equiliblibradrado, o, conconhecehecedor dor e e segseguiduidor or das verdaddas verdades es funfundamdamententais ais é é aqueaquele le que que busbusca ca ee consegue encontrar e viver com a sua "contraparte", com a sua

consegue encontrar e viver com a sua "contraparte", com a sua alma gêmeaalma gêmea..

Sendo esse o princípio fundamental da existência ou a busca maior do ser, todos os Sendo esse o princípio fundamental da existência ou a busca maior do ser, todos os outros são meros componentes daquele estado que chamamos de felicidade.

outros são meros componentes daquele estado que chamamos de felicidade.

O ser só se manifesta plenamente atravéz do amor e só consegue tal manifestação O ser só se manifesta plenamente atravéz do amor e só consegue tal manifestação quando está completo. E somente é um ser completo quando é estabelecida a sua dualidade. quando está completo. E somente é um ser completo quando é estabelecida a sua dualidade. Junto com a sua outra "metade", o ser está pronto para se manifestar em toda a sua Junto com a sua outra "metade", o ser está pronto para se manifestar em toda a sua grandeza de expressão máxima da Criação.

grandeza de expressão máxima da Criação.

Mas quem é a nossa alma gêmea? Onde está? Aqui mesmo ou num outro mundo? É Mas quem é a nossa alma gêmea? Onde está? Aqui mesmo ou num outro mundo? É  possível encontrá-la aqui ou pelo menos estabelecer um contato com ela? Quando?

 possível encontrá-la aqui ou pelo menos estabelecer um contato com ela? Quando?

Como tudo o que é transcendental, muito já se especulou sobre isso. Pelo desejo de Como tudo o que é transcendental, muito já se especulou sobre isso. Pelo desejo de saber e também pela iniciativa escusa de alguns, as informações tornaram-se confusas. saber e também pela iniciativa escusa de alguns, as informações tornaram-se confusas. Sempre foi assim. Com esse e com outros pontos que levam às verdades fundamentais, Sempre foi assim. Com esse e com outros pontos que levam às verdades fundamentais, libertadoras da consciência humana.

libertadoras da consciência humana.

Entretanto, seres de altas hierarquias, justos, atentos e protetores sempre se manifestam Entretanto, seres de altas hierarquias, justos, atentos e protetores sempre se manifestam em defesa daqueles que se fazem merecedores de receber as revelações. Encarnando entre em defesa daqueles que se fazem merecedores de receber as revelações. Encarnando entre nós ou falando atravéz de "porta-vozes", guiam e inspiram os homens de boa vontade para nós ou falando atravéz de "porta-vozes", guiam e inspiram os homens de boa vontade para que o Conhecimento não seja totalmente perdido.

que o Conhecimento não seja totalmente perdido. At

Até é há há popoucoucos s séséculculos os didizimzimamamos os popovovos s ininteteiriros os que que aiaindnda a dedetitinhnham am tataisis conhecimentos. Os povos americanos e polinésios foram os que mais sofreram nas mãos de conhecimentos. Os povos americanos e polinésios foram os que mais sofreram nas mãos de conquistadores.

conquistadores.

Pouca coisa mudou de lá para cá. Se o progresso já não permite mais que se queimem Pouca coisa mudou de lá para cá. Se o progresso já não permite mais que se queimem   pessoas em praças públicas, essas perecem nas mãos de assassinos contratados ou são   pessoas em praças públicas, essas perecem nas mãos de assassinos contratados ou são

engendradas tramas para que sejam desacreditadas e postas como párias da sociedade. engendradas tramas para que sejam desacreditadas e postas como párias da sociedade.

Portanto, para alcançarmos novamente o Conhecimento é preciso que estejamos de fato Portanto, para alcançarmos novamente o Conhecimento é preciso que estejamos de fato seguros de que é isso que desejamos, já que tal escolha sempre nos coloca "na contramão seguros de que é isso que desejamos, já que tal escolha sempre nos coloca "na contramão do mundo".

do mundo".

"Na contramão do mundo, rumo às estrelas" foi o lema que adotamos para nortear o "Na contramão do mundo, rumo às estrelas" foi o lema que adotamos para nortear o trabalho que desenvolvemos buscando resgatar conhecimentos perdidos.

trabalho que desenvolvemos buscando resgatar conhecimentos perdidos.

Da mesma maneira que estudiosos dedicam-se às pesquisas científicas descobrindo ou Da mesma maneira que estudiosos dedicam-se às pesquisas científicas descobrindo ou redescobrindo "novas tecnologias para toda a atividade humana, outros também pesquisam redescobrindo "novas tecnologias para toda a atividade humana, outros também pesquisam o desconhecido, caminhando à frente da ciência ortodoxa, ferindo interesses e sendo o desconhecido, caminhando à frente da ciência ortodoxa, ferindo interesses e sendo combatidos. Entretanto, não se pode negar que são esses os que são procurados "quando combatidos. Entretanto, não se pode negar que são esses os que são procurados "quando não há mais remédio".

não há mais remédio". E

E onde iremos buscar os onde iremos buscar os "remé"remédios" a dios" a não ser não ser nos berços onde nos berços onde estiestiveram depositveram depositadosados um dia?

um dia?

Essa jornada data de vinte anos, quando foi iniciado um trabalho para tentar contribuir  Essa jornada data de vinte anos, quando foi iniciado um trabalho para tentar contribuir  com uma pequenina parcela de participação no resgate do Conhecimento perdido.

com uma pequenina parcela de participação no resgate do Conhecimento perdido.

Na totalidade desse deslumbrante e fantástico aprendizado destacou-se um ponto que se Na totalidade desse deslumbrante e fantástico aprendizado destacou-se um ponto que se fez brilhar mais do que o Sol, tal a transformação que se operou no íntimo do meu ser: a fez brilhar mais do que o Sol, tal a transformação que se operou no íntimo do meu ser: a gr

granande de rerevevelalaçãção o sosobrbre e nonossssa a veverdrdadadeieira ra cocondindiçãção o de de seser r duadual l e e o o cacamiminhnho o paparara conhecermos e encontrarmos nossa outra metade, nosso complemento divino, contraparte, conhecermos e encontrarmos nossa outra metade, nosso complemento divino, contraparte, alma gêmea, ou como queiram chamá-la.

alma gêmea, ou como queiram chamá-la.

Na verdade, não se pode resumir tudo o que foi descoberto e aprendido em vinte anos Na verdade, não se pode resumir tudo o que foi descoberto e aprendido em vinte anos em um só livro. Por isso optamos pela publicação de

em um só livro. Por isso optamos pela publicação de O Encontro com a Alma Gêmea -O Encontro com a Alma Gêmea -Mahina Omotohi

(7)

Nesta obra, julgamos ser de nossa obrigação, além de tratar do tema-título, que Nesta obra, julgamos ser de nossa obrigação, além de tratar do tema-título, que consideramos prioritário, revelar também a origem das informações a serem retransmitidas. consideramos prioritário, revelar também a origem das informações a serem retransmitidas. É o que faremos a seguir, convidando-o a nos acompanhar numa grande viagem. Uma É o que faremos a seguir, convidando-o a nos acompanhar numa grande viagem. Uma viagem que, quando bem-sucedida, é uma viagem sem volta.

(8)

A Origem das revelações

A Origem das revelações

 De repente, só para

 De repente, só para você percebevocê perceber o óbvio,r o óbvio, é montada

é montada uma verdadeira operação interplanetária...uma verdadeira operação interplanetária...

O comandante do avião sugeriu que olhássemos para baixo para vermos a ilha de O comandante do avião sugeriu que olhássemos para baixo para vermos a ilha de Robinson Crusoé, que fica bem perto do litoral do Chile.

Robinson Crusoé, que fica bem perto do litoral do Chile.

Vendo aquele pedacinho de terra rodeado pela imensidão do mar, lembrei-me, por um Vendo aquele pedacinho de terra rodeado pela imensidão do mar, lembrei-me, por um momento, do famoso personagem, e logo minha mente disparou em recordações, momento, do famoso personagem, e logo minha mente disparou em recordações, fazendo-me sentir também como um náufrago do Universo, fazendo-meio sozinho neste pequeno planeta me sentir também como um náufrago do Universo, meio sozinho neste pequeno planeta azul, tão azul quanto o oceano que atravessávamos em busca do conhecimento.

azul, tão azul quanto o oceano que atravessávamos em busca do conhecimento.

Voávamos rumo a ele. Perdida no meio do Pacífico, a cinco horas de vôo de Santiago, Voávamos rumo a ele. Perdida no meio do Pacífico, a cinco horas de vôo de Santiago,  Rapa Nui,

 Rapa Nui, a Ilha da Páscoa, nos esperava com seu encantamento.a Ilha da Páscoa, nos esperava com seu encantamento.

Antes de pousar, o jato da LAN CHILE contornou toda a ilha, dando-nos uma visão Antes de pousar, o jato da LAN CHILE contornou toda a ilha, dando-nos uma visão antecipada daquele lugar de segredos e revelações. Estávamos chegando ao "Umbigo do antecipada daquele lugar de segredos e revelações. Estávamos chegando ao "Umbigo do Mundo"

Mundo" Te Pito o Te HenuaTe Pito o Te Henua, uma das denominações nativas da Ilha de Páscoa., uma das denominações nativas da Ilha de Páscoa.

Era a quarta vez que eu visitava aquele lugar levando comigo grupos de estudiosos, Era a quarta vez que eu visitava aquele lugar levando comigo grupos de estudiosos,  pesquisadores e pessoas em busca de mais conhecimento. Mesmo assim, como sempre foi  pesquisadores e pessoas em busca de mais conhecimento. Mesmo assim, como sempre foi desde a primeira vez, uma sensação muito grande de paz me invadiu assim que desci do desde a primeira vez, uma sensação muito grande de paz me invadiu assim que desci do avião.

avião.

No Aeroporto de Mata-Veri uma pequena multidão nos esperava. A maioria, donos de No Aeroporto de Mata-Veri uma pequena multidão nos esperava. A maioria, donos de hospedarias que vão até lá disputar clientes entre os turistas, única fonte de renda da ilha. hospedarias que vão até lá disputar clientes entre os turistas, única fonte de renda da ilha.

Logo encontramos Eduardo Martinez, que também tem uma empresa de turismo que Logo encontramos Eduardo Martinez, que também tem uma empresa de turismo que inc

inclui lui uma uma hoshospedpedariaria a e e KomKombis bis parpara a excexcursursõesões. . UsaUsamos mos seuseus s serserviçviços os desdesde de nosnossasa  primeira visita à Ilha da Páscoa. Eduardo é gentil, extremamente atencioso com seus  primeira visita à Ilha da Páscoa. Eduardo é gentil, extremamente atencioso com seus hóspedes e conhece cada recanto da ilha como ninguém, pois já está por lá há mais de trinta hóspedes e conhece cada recanto da ilha como ninguém, pois já está por lá há mais de trinta anos.

anos.

Enquanto eu e ele recolhíamos as bagagens, os componentes do grupo espalharam-se Enquanto eu e ele recolhíamos as bagagens, os componentes do grupo espalharam-se   pel

  pelo o pequpequeno eno aeraeroporoporto, to, lotlotando ando as as lojlojinhinhas as de de lemlembrabrançanças s e e semsempre pre cercercadocados s pelpelosos   pa

  pasqusquensenses es áviávidos dos por por consconsegueguir ir hóshóspedpedes, es, ou ou ententão ão à à proprocurcura a de de pacpacoteotes s envenviadiadosos costumeiramente por seus parentes que residem no continente atravéz dos passageiros do costumeiramente por seus parentes que residem no continente atravéz dos passageiros do avião.

avião.

Colocamos as bagagens nos carros e enquanto Eduardo se encarregava da árdua tarefa Colocamos as bagagens nos carros e enquanto Eduardo se encarregava da árdua tarefa de juntar todo o grupo encostei-me numa parede, fechei os olhos e deixei que aquela de juntar todo o grupo encostei-me numa parede, fechei os olhos e deixei que aquela energia boa, aquela sensação de "estar em casa" tomasse conta de mim. Uma nuvem tapou energia boa, aquela sensação de "estar em casa" tomasse conta de mim. Uma nuvem tapou o Sol e a brisa do Pacífico passou como que levando embora tudo de bom que eu sentia o Sol e a brisa do Pacífico passou como que levando embora tudo de bom que eu sentia naquele instante. Por um pequeno lapso de tempo não ouvi mais o burburinho do aeroporto naquele instante. Por um pequeno lapso de tempo não ouvi mais o burburinho do aeroporto e uma terrível sensação de solidão me invadiu. Abri os olhos. Uns dois metros à minha e uma terrível sensação de solidão me invadiu. Abri os olhos. Uns dois metros à minha frente vi a silhueta de um homem recortada contra o Sol, já próximo do poente. Quando frente vi a silhueta de um homem recortada contra o Sol, já próximo do poente. Quando meus olhos acostumaram-se com a luz intensa, percebi que era um velho nativo que eu já meus olhos acostumaram-se com a luz intensa, percebi que era um velho nativo que eu já tinha visto inúmeras vezes vagando pela ilha. Nunca, que eu me lembrasse, o vi no tinha visto inúmeras vezes vagando pela ilha. Nunca, que eu me lembrasse, o vi no  povoado ou ali no aeroporto.

 povoado ou ali no aeroporto.

--Yorama KoriYorama Kori -Saudou-me na língua-Saudou-me na língua Rapa Nui Rapa Nui. Respondi, repetindo a saudação, como é. Respondi, repetindo a saudação, como é o costume, e ele continuou em espanhol:

o costume, e ele continuou em espanhol:

-Da próxima vez, volte aqui na Lua cheia de setembro. Mas, venha sozinho, porque de -Da próxima vez, volte aqui na Lua cheia de setembro. Mas, venha sozinho, porque de agora em diante você não pode mais continuar sozinho.

(9)

Observei-o afastar-se e, antes que eu tentasse ordenar meus pensamentos, Eduardo me Observei-o afastar-se e, antes que eu tentasse ordenar meus pensamentos, Eduardo me chamou.

chamou.

Rumamos para a hospedaria situada apenas a uns quinhentos metros do aeroporto. As Rumamos para a hospedaria situada apenas a uns quinhentos metros do aeroporto. As  pessoas do grupo, fazendo comentários e perguntas, não me permitiram pensar naquilo que  pessoas do grupo, fazendo comentários e perguntas, não me permitiram pensar naquilo que o velho havia dito. Eduardo, como sempre, queria saber da hora em que preferíamos tomar  o velho havia dito. Eduardo, como sempre, queria saber da hora em que preferíamos tomar    ba

  banhnho o papara ra só só liligagar r o o aqaqueuecedcedor or no no momomementnto o cecertrto o e e nãnão o dedespspererdidiçaçar r enenerergigia. a. AA eletricidade na Ilha da Páscoa é fornecida por geradores e, quando o consumidor ultrapassa eletricidade na Ilha da Páscoa é fornecida por geradores e, quando o consumidor ultrapassa uma determinada quota, o preço aumenta bastante.

uma determinada quota, o preço aumenta bastante.

Quase tudo o que consumimos aqui vem de avião, continuou Eduardo, nas suas Quase tudo o que consumimos aqui vem de avião, continuou Eduardo, nas suas explicações sobre a rotina da ilha. Uma vez por ano vem um navio transportando o material explicações sobre a rotina da ilha. Uma vez por ano vem um navio transportando o material  pesado que não pode vir de avião. Um outro navio-tanque traz os combustíveis.

 pesado que não pode vir de avião. Um outro navio-tanque traz os combustíveis.

Com essas explicações o pessoal do grupo compreendeu o porquê de toda aquela gente Com essas explicações o pessoal do grupo compreendeu o porquê de toda aquela gente no aeroporto de Santiago, cercando os passageiros que iam para a ilha, pedindo que no aeroporto de Santiago, cercando os passageiros que iam para a ilha, pedindo que trouxessem pacotes com frutas, roupas e toda a sorte de objetos para seus parentes lá trouxessem pacotes com frutas, roupas e toda a sorte de objetos para seus parentes lá residentes.

residentes.

Antes que Eduardo me pedisse, entreguei-lhe uma pilha de jornais e revistas que Antes que Eduardo me pedisse, entreguei-lhe uma pilha de jornais e revistas que apanhei no avião e outras que comprei em Santiago. Lembro-me até de sua decepção apanhei no avião e outras que comprei em Santiago. Lembro-me até de sua decepção quando, na primeira viagem à ilha, não apanhei nenhum "periódico" no avião. Depois quando, na primeira viagem à ilha, não apanhei nenhum "periódico" no avião. Depois disso, nunca mais cheguei lá sem levar livros, jornais e revistas.

disso, nunca mais cheguei lá sem levar livros, jornais e revistas.

Eduardo distribuiu os quartos e apresentou sua esposa Lucília, que supervisiona as Eduardo distribuiu os quartos e apresentou sua esposa Lucília, que supervisiona as refeições para os hóspedes.

refeições para os hóspedes.

Já eram quase seis horas da tarde e cada um foi tratar de arrumar suas coisas e tomar um Já eram quase seis horas da tarde e cada um foi tratar de arrumar suas coisas e tomar um  banho, sem ainda terem tido tempo de refletir sobre o fato de estarem num dos lugares mais  banho, sem ainda terem tido tempo de refletir sobre o fato de estarem num dos lugares mais

remotos de todo o mundo. remotos de todo o mundo.

Desfiz minha mala e antes de entrar para o chuveiro fui dar uma espiada pela janela. Desfiz minha mala e antes de entrar para o chuveiro fui dar uma espiada pela janela. Estava entardecendo na "Terra dos Homens-Pássaros". O colorido do céu em mais um Estava entardecendo na "Terra dos Homens-Pássaros". O colorido do céu em mais um pôr-do-sol formidável e o barulho das ondas fizeram-me momentaneamente voltar quase vinte do-sol formidável e o barulho das ondas fizeram-me momentaneamente voltar quase vinte anos no tempo, a uma época em que jamais poderia supor um dia eu estar ali, bem no meio anos no tempo, a uma época em que jamais poderia supor um dia eu estar ali, bem no meio do Pacífico, levando pessoas para conferirem a possível presença extraterrena no planeta, do Pacífico, levando pessoas para conferirem a possível presença extraterrena no planeta, estando eu sempre a tentar descobrir segredos do povo misterioso que habitou aquele lugar  estando eu sempre a tentar descobrir segredos do povo misterioso que habitou aquele lugar  no passado...

no passado... ...Foi tudo

...Foi tudo tão repentinotão repentino, , sem aviso... Um sem aviso... Um turbiturbilhão de lhão de acontacontecimeecimentos inusitntos inusitados queados que até hoje, ao recordar, sinto-me meio atordoado. para mim, que vivi os primeiros trinta e até hoje, ao recordar, sinto-me meio atordoado. para mim, que vivi os primeiros trinta e três anos de minha vida sempre voltado para mim mesmo, ser despertado num repente para três anos de minha vida sempre voltado para mim mesmo, ser despertado num repente para uma outra realidade foi uma experiência marcante. Por várias ocasiões temi não suportar as uma outra realidade foi uma experiência marcante. Por várias ocasiões temi não suportar as explosões interiores provocadas pelas revelações. Eram milhares de perguntas que eu explosões interiores provocadas pelas revelações. Eram milhares de perguntas que eu queria fazer de uma só vez e só consegui respostas atravéz de um metódico e paciente queria fazer de uma só vez e só consegui respostas atravéz de um metódico e paciente aprendizado.

aprendizado.

O Contato

O Contato

(10)

Certa vez encontrei sete homens que me Certa vez encontrei sete homens que me disseram ser o maior poder do

disseram ser o maior poder do Universo.Universo.  Disseram-m

 Disseram-me também que acima e também que acima deles sódeles só estava o poder do sentimento humano. estava o poder do sentimento humano.

Tudo começou durante uma noite qualquer em 1973. Sempre tive um sono muito Tudo começou durante uma noite qualquer em 1973. Sempre tive um sono muito  profundo e naquela noite estranhei muito ao acordar no meio da madrugada. Acordei e lá  profundo e naquela noite estranhei muito ao acordar no meio da madrugada. Acordei e lá estavam eles. Sete homens vestidos com longas capas brancas. Estavam enfileirados na estavam eles. Sete homens vestidos com longas capas brancas. Estavam enfileirados na frente da minha cama, todos de costas para mim. Tão humanos como nós, mas totalmente frente da minha cama, todos de costas para mim. Tão humanos como nós, mas totalmente indescritíveis.

indescritíveis.

Sei que jamais conseguirei, com palavras, fazer uma descrição que se aproxime um Sei que jamais conseguirei, com palavras, fazer uma descrição que se aproxime um  pouco daqueles homens

 pouco daqueles homens. . FiqueFiquei i totaltotalmente paralismente paralisado. Sequer ado. Sequer podia mexer um podia mexer um múscmúsculo eulo e nem ao menos falar. Eles permaneceram ali por alguns minutos e depois caminharam em nem ao menos falar. Eles permaneceram ali por alguns minutos e depois caminharam em direção à parede à sua frente; passaram por ela como se esta não existisse e sumiram.

direção à parede à sua frente; passaram por ela como se esta não existisse e sumiram.

Nos dias que se seguiram, apareceram outras vezes. Dois dias depois da primeira visita, Nos dias que se seguiram, apareceram outras vezes. Dois dias depois da primeira visita, acordei novamente no meio da noite e eles estavam lá, dentro do quarto. Notei que um acordei novamente no meio da noite e eles estavam lá, dentro do quarto. Notei que um de

deleles s esestatava va pepertrto o da da cacamama. . CoConsnsegegui ui momovever r o o roroststo, o, tetentntanando do ololhahar r papara ra elele.e. Imediatamente ele esticou os braços em minha direção só permitindo que eu visse uma Imediatamente ele esticou os braços em minha direção só permitindo que eu visse uma folha de papel que segurava. Havia algo escrito. Parecia um poema. Comecei a ler e acho folha de papel que segurava. Havia algo escrito. Parecia um poema. Comecei a ler e acho que adormeci.

que adormeci. Na manhã

Na manhã seguiseguinte, recordavante, recordava-me de -me de tudo. Levanteitudo. Levantei-me e -me e escreescrevi reproduzinvi reproduzindo do o queo que havia lido, sem ter que fazer qualquer esforço para lembrar. Eis o que escrevi naquele dia: havia lido, sem ter que fazer qualquer esforço para lembrar. Eis o que escrevi naquele dia: Muito além da última

Muito além da última estrela conhecestrela conhecida,ida, nos limites permitidos à matéria,

nos limites permitidos à matéria, está o mundo do

está o mundo do primeiro portal.primeiro portal.  Ali, eu estou agora.

 Ali, eu estou agora.  Eu e

 Eu e outros seis que vieram comigo da outros seis que vieram comigo da parte impenetrável.parte impenetrável. Quando transpomos a "barreira de prata" 

Quando transpomos a "barreira de prata"  trouxemos a espada da

trouxemos a espada da justiçajustiça e os que

e os que conhecem a nossa procedênciaconhecem a nossa procedência nos chamam de

nos chamam de guerreiroguerreiros, mas somos apenas s, mas somos apenas servos,servos,  servis servidores daquele que em vão procurais conhecer.  servis servidores daquele que em vão procurais conhecer.  É Ele quem nos manda usar a "balança" e determinar quem  É Ele quem nos manda usar a "balança" e determinar quem

devemos levar conos

devemos levar conosco quando voltamos à co quando voltamos à sua casa.sua casa.  Para isso transpomos a

 Para isso transpomos a "barreira". Para escolher."barreira". Para escolher.  Assim, a nós é concedido o

 Assim, a nós é concedido o grande direito de julgamento,grande direito de julgamento,  próprio e restrito aos que vivem na

 próprio e restrito aos que vivem na verdade.verdade.  Não tenteis, pois, de agora em d

 Não tenteis, pois, de agora em diante,iante, avaliar procedimentos ou fatos.

avaliar procedimentos ou fatos.  Eu vos digo:

 Eu vos digo: se não conheces os princípios,se não conheces os princípios, com que direito tentais determinar os fins? com que direito tentais determinar os fins?

(11)

 Procurai, antes, proceder de acordo com

 Procurai, antes, proceder de acordo com vossas instruçvossas instruçõesões cumprindo as ordens dadas para hoje.

cumprindo as ordens dadas para hoje.

Se nisso tendes tanta dificuldade, por que perguntar  Se nisso tendes tanta dificuldade, por que perguntar 

ou insistir em saber o que vos será mandado fazer amanhã? ou insistir em saber o que vos será mandado fazer amanhã?  Não sejais submissos, porém acatai o que não ofende

 Não sejais submissos, porém acatai o que não ofende o vosso espírito. Tendes

o vosso espírito. Tendes essa facilidade.essa facilidade.  Eu vos garanto que E

 Eu vos garanto que Ele próprio vos avisará quandole próprio vos avisará quando vos desviardes do nosso caminho.

vos desviardes do nosso caminho.

Surpreendi-me quando percebi que após terminar de escrever esse poema escrevi mais Surpreendi-me quando percebi que após terminar de escrever esse poema escrevi mais outros dois com uma facilidade extraordinária. No dia seguinte, escrevi outros e em menos outros dois com uma facilidade extraordinária. No dia seguinte, escrevi outros e em menos de um mês já tinha escrito mais de trinta. Deduzi que aqueles sete homens se comunicavam de um mês já tinha escrito mais de trinta. Deduzi que aqueles sete homens se comunicavam atravéz daqueles poemas que eu escrevia entre uma aparição e outra.

atravéz daqueles poemas que eu escrevia entre uma aparição e outra.

Atravéz dos primeiros textos, eles me disseram que eram homens que já tinham toda a Atravéz dos primeiros textos, eles me disseram que eram homens que já tinham toda a evolução material e espiritual, que já tinham todo o Conhecimento e que eles, sete, evolução material e espiritual, que já tinham todo o Conhecimento e que eles, sete, compunham um "Conselho Universal", formado por eles e por mais outros dois, um compunham um "Conselho Universal", formado por eles e por mais outros dois, um ho

homemem m e e umuma a mumulhlherer. . AcAcrerescscenentatararam m quque e aqaqueuele le hohomemem m e e aqaqueuela la mumulhlher er ereramam infinitamente superior a eles próprios.

infinitamente superior a eles próprios.

Tudo isso me desnorteava. Comecei a pensar que estava tendo alucinações e queria Tudo isso me desnorteava. Comecei a pensar que estava tendo alucinações e queria livrar-me de tudo aquilo, mas "Eles" continuaram aparecendo e "falando".

livrar-me de tudo aquilo, mas "Eles" continuaram aparecendo e "falando".

Eduardo chamou para o jantar, interrompendo minhas incursões ao passado. Sua esposa, Eduardo chamou para o jantar, interrompendo minhas incursões ao passado. Sua esposa, Lucília, tinha mandado preparar para a nossa primeira refeição na ilha lagostas, um prato Lucília, tinha mandado preparar para a nossa primeira refeição na ilha lagostas, um prato  bastante comum naquelas paragens.

 bastante comum naquelas paragens.

Se a eternidade existir, você só ganhará se Se a eternidade existir, você só ganhará se viver em função dela.

viver em função dela.

Se ela não existir, você jamais ficará sabendo. Se ela não existir, você jamais ficará sabendo.  Apostar na eternidade é um jogo bom de  Apostar na eternidade é um jogo bom de  se fazer porque você só fica sabendo  se fazer porque você só fica sabendo dodo

resultado se tiver ganho. resultado se tiver ganho.

Lotamos as duas Kombis com as quais o nosso anfitrião na Ilha da Páscoa executa seus Lotamos as duas Kombis com as quais o nosso anfitrião na Ilha da Páscoa executa seus serviços de atendimento aos turistas e seguimos em direção ao

serviços de atendimento aos turistas e seguimos em direção ao  Rano Rano Raraku(3). PeloRaraku(3). Pelo caminho, naquela primeira saída do grupo, os olhos de todos não bastavam para apreciar  caminho, naquela primeira saída do grupo, os olhos de todos não bastavam para apreciar  tanta beleza. Não sabiam se olhavam para as

tanta beleza. Não sabiam se olhavam para as ondas exploondas explodindo em dindo em tons de azul tons de azul e lavandoe lavando as estranhas esculturas negras formadas pela lava endurecida ou se apreciavam os pássaros as estranhas esculturas negras formadas pela lava endurecida ou se apreciavam os pássaros ou as flores. Um pouco antes de chegarmos ao vulcão, passamos por uma estátua de pedra, ou as flores. Um pouco antes de chegarmos ao vulcão, passamos por uma estátua de pedra, típica da ilha. O grupo, ao ver o primeiro

típica da ilha. O grupo, ao ver o primeiro moaimoai(4) se alvoroçou. Queriam parar, tirar (4) se alvoroçou. Queriam parar, tirar  fotografias e tive que acalmá-lo.

fotografias e tive que acalmá-lo.

Logo chegamos ao Rano Raraku, onde em tempos remotos os nativos esculpiam as Logo chegamos ao Rano Raraku, onde em tempos remotos os nativos esculpiam as famosas estátuas. Naquele sítio, as enormes e impressionantes estátuas estão por toda a famosas estátuas. Naquele sítio, as enormes e impressionantes estátuas estão por toda a  parte. A maioria semi-enterrada e uma grande quantidade delas ainda presa às paredes da  parte. A maioria semi-enterrada e uma grande quantidade delas ainda presa às paredes da cratera, por terminar, num sinal evidente de que o titânico trabalho foi interrompido de cratera, por terminar, num sinal evidente de que o titânico trabalho foi interrompido de repente. Entre essas, semi-esculpidas, está o "gigante de pedra", impressionante mesmo repente. Entre essas, semi-esculpidas, está o "gigante de pedra", impressionante mesmo ainda deitado na encosta: vinte metros de comprimento e mais de duzentas toneladas de ainda deitado na encosta: vinte metros de comprimento e mais de duzentas toneladas de  peso.

(12)

-É importante destacar, quando falamos dessa estátua colossal -expliquei ao grupo-, que -É importante destacar, quando falamos dessa estátua colossal -expliquei ao grupo-, que aparentemente todos os cientistas famosos que já andaram por aqui, tentando elaborar  aparentemente todos os cientistas famosos que já andaram por aqui, tentando elaborar  hipóteses sobre o sist

hipóteses sobre o sistema de transporte dessas estema de transporte dessas estátuas (uns átuas (uns dizendo que as rolavam sobredizendo que as rolavam sobre troncos, outros argumentando com muita convicção dizendo que usavam paus e cordas para troncos, outros argumentando com muita convicção dizendo que usavam paus e cordas para construir guindastes), fizeram questão de ignorar essa gigantesca estátua que, por si só, construir guindastes), fizeram questão de ignorar essa gigantesca estátua que, por si só, derruba suas teorias, já que na tentativa de demonstrar o transporte por esses métodos, não derruba suas teorias, já que na tentativa de demonstrar o transporte por esses métodos, não conseguiram convencer ninguém nem quando tentaram com estátuas com um décimo do conseguiram convencer ninguém nem quando tentaram com estátuas com um décimo do  peso do "gigante".

 peso do "gigante".

Percorrendo toda a "fábrica de

Percorrendo toda a "fábrica de moaismoais" que eram construídos tanto pelo lado de fora" que eram construídos tanto pelo lado de fora como pelo lado de dentro da cratera. Este fato é uma outra evidência clara de que os como pelo lado de dentro da cratera. Este fato é uma outra evidência clara de que os   pa

  pasqsqueuensnses es titinhnham am umuma a enenororme me fafacicililidaddade e papara ra trtransansporportátá-l-lasas, , cacaso so cocontntráráririo o nãnãoo construiriam as estátuas pelo lado de dentro da cratera, necessitando subir toda a encosta e construiriam as estátuas pelo lado de dentro da cratera, necessitando subir toda a encosta e depois descer pelo outro lado, já que tinham a matéria-prima -pedras- à vontade no lado de depois descer pelo outro lado, já que tinham a matéria-prima -pedras- à vontade no lado de fora.

fora.

Os componentes do grupo perguntáram-me evidentemente qual seria o método Os componentes do grupo perguntáram-me evidentemente qual seria o método realmente usado pelos construtores para o transporte daqueles colossos de pedra que podem realmente usado pelos construtores para o transporte daqueles colossos de pedra que podem ser encontrados espalhados pelos cento e dezoito quilômetros quadrados da ilha, num total ser encontrados espalhados pelos cento e dezoito quilômetros quadrados da ilha, num total de

de ququasase e sesetetececentntas as esestátátutuasas. . FaFalelei-i-lhlheses, , enentãtão, o, quque e dedentntre re as as ininúmúmereras as lelendndas as ququee constroem a magia daquele paraíso perdido no Pacífico, existe uma que fala do

constroem a magia daquele paraíso perdido no Pacífico, existe uma que fala do manamana, , umum fantástico poder mental de alguns sacerdotes que lhes possibilitava transportar as enormes fantástico poder mental de alguns sacerdotes que lhes possibilitava transportar as enormes estát

estátuas, levituas, levitando-as. Para ando-as. Para os cientisos cientistas ortodotas ortodoxos, um absurdo. Para quem tem xos, um absurdo. Para quem tem a mentea mente livre de preconceitos, a única explicação viável e muito mais aceitável para todos os que livre de preconceitos, a única explicação viável e muito mais aceitável para todos os que  podem ir até lá e ver tudo com os próprios olhos.

 podem ir até lá e ver tudo com os próprios olhos.

Depois de percorrer todo o sítio, subimos pela encosta e nos sentamos na parte mais alta Depois de percorrer todo o sítio, subimos pela encosta e nos sentamos na parte mais alta da borda da cratera do

da borda da cratera do Rano Rano Raraku. Do alto, as Kombis lá embaixo pareciam carrinhos deRaraku. Do alto, as Kombis lá embaixo pareciam carrinhos de  brinquedo. A paisagem belíssima descansou a todos e a conversa girou em torno do que  brinquedo. A paisagem belíssima descansou a todos e a conversa girou em torno do que

hav

havíaíamomos s viviststo o e e apaprerendndidido o nanaququelele e prprimimeieiro ro didia, a, ataté é que que alalguguém ém memencincionoonou u memeuu "contato", querendo saber qual o mais importante ensinamento que recebi.

"contato", querendo saber qual o mais importante ensinamento que recebi.

-Na realidade -respondi-, ainda não sei se poderia destacar um entre os muitos que -Na realidade -respondi-, ainda não sei se poderia destacar um entre os muitos que recebi, todos de absoluta importância. Se, entretanto, eu levar em conta que logo após a recebi, todos de absoluta importância. Se, entretanto, eu levar em conta que logo após a minha experiência, as respostas que deram às primeiras perguntas que fiz foram as que me minha experiência, as respostas que deram às primeiras perguntas que fiz foram as que me convenceram de que valia a pena levar tudo aquilo adiante, acho que posso considerar  convenceram de que valia a pena levar tudo aquilo adiante, acho que posso considerar  como as mais importantes essas primeiras explicações.

como as mais importantes essas primeiras explicações.

Lembro-me de que naqueles dias, logo após os encontros que mudaram radicalmente a Lembro-me de que naqueles dias, logo após os encontros que mudaram radicalmente a minha vida, minha cabeça era um rodopio incessante de perguntas e dúvidas. Meu intelecto minha vida, minha cabeça era um rodopio incessante de perguntas e dúvidas. Meu intelecto exigia algo mais concreto. Nas profundas e dolorosas análises que eu fazia, logo concluí exigia algo mais concreto. Nas profundas e dolorosas análises que eu fazia, logo concluí que tudo aquilo envolvia não só esta vida que estou vivendo. Tudo envolvia uma existência que tudo aquilo envolvia não só esta vida que estou vivendo. Tudo envolvia uma existência mais ampla, ou seja, a dita eternidade do ser, e essa eternidade ainda era, para mim, um mais ampla, ou seja, a dita eternidade do ser, e essa eternidade ainda era, para mim, um  ponto de grande dúvida. Eu pensava: Se os ensinamentos mais importantes que estou  ponto de grande dúvida. Eu pensava: Se os ensinamentos mais importantes que estou recebendo não têm relação com essa suposta eternidade, então, primeiro, eu preciso ser  recebendo não têm relação com essa suposta eternidade, então, primeiro, eu preciso ser  convencido disso, pois, do contrário, nada teria maior sentido.

convencido disso, pois, do contrário, nada teria maior sentido.

E, num dos encontros seguintes, quando eu já me sentia mais à vontade, argumentei: E, num dos encontros seguintes, quando eu já me sentia mais à vontade, argumentei:

-Ouvimos, desde quando nascemos, em função de nossa formação religiosa, as pessoas -Ouvimos, desde quando nascemos, em função de nossa formação religiosa, as pessoas falarem na eternidade da alma e a maioria cresce acreditando nisso sem nunca questionar, falarem na eternidade da alma e a maioria cresce acreditando nisso sem nunca questionar, sem formular um pensamento próprio sobre tal assunto. Devo acreditar só porque vocês sem formular um pensamento próprio sobre tal assunto. Devo acreditar só porque vocês estão falando?

estão falando?

Enquanto eu falava ou pensava tudo isso, não sei precisar, parecia que, paralelamente, a Enquanto eu falava ou pensava tudo isso, não sei precisar, parecia que, paralelamente, a resposta já era conhecida por mim.

(13)

-Você está enganado quando afirma que nada têm como certo -responderam-. Vocês -Você está enganado quando afirma que nada têm como certo -responderam-. Vocês têm uma coisa certa, indiscutível, inevitável em suas vidas... a

têm uma coisa certa, indiscutível, inevitável em suas vidas... a mortemorte. Portanto, a única. Portanto, a única saída para os terrestres é fazer um jogo, apostar às cegas. E esse jogo que lhes propomos é saída para os terrestres é fazer um jogo, apostar às cegas. E esse jogo que lhes propomos é um jogo agradável de fazer, pois é um

um jogo agradável de fazer, pois é um jogo certo jogo certo..  Não te preocupes nem pelo céu, nem pelo inferno,  Não te preocupes nem pelo céu, nem pelo inferno,

nem se algum d

nem se algum dos dois existe.os dois existe.

 Nem pela morte, nem se com ela terminas.  Nem pela morte, nem se com ela terminas.  Faz da vida um jogo certo,

 Faz da vida um jogo certo, com trunfo marcado.

com trunfo marcado.

 Aposta na alma, na eternidade, na tua imortalidade.  Aposta na alma, na eternidade, na tua imortalidade.

Tira do baralho a morte. Tira do baralho a morte. Sai da corda bamba da sorte. Sai da corda bamba da sorte.

Se perderes, jamais ficarás sabendo... Se perderes, jamais ficarás sabendo... ... Terás acabado!

... Terás acabado!

Aqueles homens que se haviam identificado como os "comandantes supremos do Aqueles homens que se haviam identificado como os "comandantes supremos do Universo" e que sabiam que só a sua aparição seria o bastante para me transformar num fiel Universo" e que sabiam que só a sua aparição seria o bastante para me transformar num fiel seguidor, não me pediram para ter fé, nem para simplesmente acreditar nessa ou naquela seguidor, não me pediram para ter fé, nem para simplesmente acreditar nessa ou naquela afirmação por parte deles, como é costume dos profetas, sacerdotes ou escolhidos. Apenas afirmação por parte deles, como é costume dos profetas, sacerdotes ou escolhidos. Apenas sugeriram que eu meditasse sobre minha realidade e, aliás, na mesma hora em que me sugeriram que eu meditasse sobre minha realidade e, aliás, na mesma hora em que me falaram sobre a sua identidade, acrescentaram: -Acima de nós só existe uma coisa: o falaram sobre a sua identidade, acrescentaram: -Acima de nós só existe uma coisa: o  sentimento humano.

 sentimento humano.

Assim, esses seres ensinaram-me muitas coisas, sempre mostrando o caminho da Assim, esses seres ensinaram-me muitas coisas, sempre mostrando o caminho da reflexão e sutilmente levando as respostas a brotarem de mim mesmo, fazendo com que eu reflexão e sutilmente levando as respostas a brotarem de mim mesmo, fazendo com que eu as sentisse, sem imposições. Fizeram-me

as sentisse, sem imposições. Fizeram-me  sentir  sentir  com toda a certeza, com a força do meucom toda a certeza, com a força do meu coração, que o

coração, que o homem é a expressão máxima da criaçãohomem é a expressão máxima da criação e acredito que esse foi o maise acredito que esse foi o mais importante ensinamento recebido deles.

importante ensinamento recebido deles.

Quando voltamos à hospedaria, ao entardecer, a varanda da casa estava cheia de Quando voltamos à hospedaria, ao entardecer, a varanda da casa estava cheia de   pa

  pasqusquensenses es que que nos nos espesperaeravam vam parpara a ofeoferecrecer er peçpeças as de de seu seu artartesaesanatnato. o. ComComprapramosmos,,  principalmente, reproduções de

 principalmente, reproduções de moaismoais esculpidas em madeira, que são muito bem-feitas, eesculpidas em madeira, que são muito bem-feitas, e acabam sendo presentes muito interessantes.

acabam sendo presentes muito interessantes.

Todo o grupo deitou-se bem cedo, com as pernas cansadas pela escalada ao vulcão e Todo o grupo deitou-se bem cedo, com as pernas cansadas pela escalada ao vulcão e  pelas longas caminhadas, mas muito satisfeitos pela grandiosidade do primeiro passeio pela  pelas longas caminhadas, mas muito satisfeitos pela grandiosidade do primeiro passeio pela

Ilha da Páscoa. Ilha da Páscoa.

Antes de dormir fui até o jardim e Eduardo estava lá. Ele pediu e eu concordei em Antes de dormir fui até o jardim e Eduardo estava lá. Ele pediu e eu concordei em conversar mais um pouco sobre a minha experiência desde que ele concordasse em fazer  conversar mais um pouco sobre a minha experiência desde que ele concordasse em fazer  anotações. Expliquei-lhe que pretendia escrever um livro, aprovitando para fazê-lo nos anotações. Expliquei-lhe que pretendia escrever um livro, aprovitando para fazê-lo nos momentos de folga que apareciam durante as viagens. Assim, se ele fosse anotando alguma momentos de folga que apareciam durante as viagens. Assim, se ele fosse anotando alguma coisa, ajudaria minha tarefa. Ele concordou. Foi apanhar lápis e papel e na volta trouxe, coisa, ajudaria minha tarefa. Ele concordou. Foi apanhar lápis e papel e na volta trouxe, também, uma garrafa térmica com café. Aliás, com o café que a gente sempre leva, porque também, uma garrafa térmica com café. Aliás, com o café que a gente sempre leva, porque lá só se arranja café solúvel.

lá só se arranja café solúvel.

-Aqueles sete homens continuaram a aparecer por muito tempo? -Aqueles sete homens continuaram a aparecer por muito tempo?

-Não. Não por muito tempo. Acho que umas cinco ou seis vezes, durante um mês e só -Não. Não por muito tempo. Acho que umas cinco ou seis vezes, durante um mês e só isso. Na terceira noite em que apareceram, notei que só havia seis deles na frente da cama e isso. Na terceira noite em que apareceram, notei que só havia seis deles na frente da cama e que o sétimo estava de pé bem perto de mim, ao lado da cabeceira. Percebi que se me que o sétimo estava de pé bem perto de mim, ao lado da cabeceira. Percebi que se me virasse poderia ver seu rosto. Foi como se esse pensamento tivesse sido percebido por eles, virasse poderia ver seu rosto. Foi como se esse pensamento tivesse sido percebido por eles,  pois imediatamente senti que não deveria tentar. Era como se ouvisse uma ordem dos  pois imediatamente senti que não deveria tentar. Era como se ouvisse uma ordem dos

(14)

outros seis para não olhar. Mesmo assim, consegui me mover e talvez por um milésimo de outros seis para não olhar. Mesmo assim, consegui me mover e talvez por um milésimo de segundo pude ver o rosto. Quando o fitei, senti como se a minha cabeça explodisse. Era um segundo pude ver o rosto. Quando o fitei, senti como se a minha cabeça explodisse. Era um rosto como os nossos, mas de uma força indescritível. Na noite seguinte, apareceram de rosto como os nossos, mas de uma força indescritível. Na noite seguinte, apareceram de novo e essa foi a única vez em que ouvi a voz daqueles homens. O som produziu o mesmo novo e essa foi a única vez em que ouvi a voz daqueles homens. O som produziu o mesmo efeito avassalador de suas presenças e a mesma sensação de estar "explodindo". Naquele efeito avassalador de suas presenças e a mesma sensação de estar "explodindo". Naquele momento, compreendi por que ficavam de costas sem deixar que eu visse seus rostos e momento, compreendi por que ficavam de costas sem deixar que eu visse seus rostos e também por que não falavam. Seria totalmente insuportável para qualquer um de nós.

também por que não falavam. Seria totalmente insuportável para qualquer um de nós. -Mas o que você ouviu? -interrompeu Eduardo.

-Mas o que você ouviu? -interrompeu Eduardo.

-Ouvi só uma frase e fico assustado cada vez que me lembro dela, pois, desde que a -Ouvi só uma frase e fico assustado cada vez que me lembro dela, pois, desde que a ouvi, compreendi exatamente o que queria dizer. A frese foi esta: "

ouvi, compreendi exatamente o que queria dizer. A frese foi esta: " Eu te dou este anel  Eu te dou este anel ",", significando que estavam fazendo ou celebrando uma aliança. Hoje, quando sei exatamente significando que estavam fazendo ou celebrando uma aliança. Hoje, quando sei exatamente quem são aqueles homens, fico muito assustado em pensar que tenho algum tipo de quem são aqueles homens, fico muito assustado em pensar que tenho algum tipo de compromisso com eles e a sensação de não estar fazendo o máximo que me seria possível compromisso com eles e a sensação de não estar fazendo o máximo que me seria possível sempre me acompanha.

sempre me acompanha.

Continuei escrevendo poemas e textos sem parar e já se tinha passado um mês desde a Continuei escrevendo poemas e textos sem parar e já se tinha passado um mês desde a  primeira visita daqueles homens. Escrevia com extrema facilidade ao mesmo tempo em que  primeira visita daqueles homens. Escrevia com extrema facilidade ao mesmo tempo em que sentia que era capaz de ter tal aptidão. Para mim era tudo fantástico e inacreditável. sentia que era capaz de ter tal aptidão. Para mim era tudo fantástico e inacreditável. Comecei a pensar mais seguidamente em estar tendo alucinações e queria me livrar de tudo Comecei a pensar mais seguidamente em estar tendo alucinações e queria me livrar de tudo aquilo.

aquilo.

Através dos textos disseram-me que viviam em planetas de um sistema solar que era o Através dos textos disseram-me que viviam em planetas de um sistema solar que era o mais próximo do "Sol Central do Universo". Que esses planetas estão na mesma dimensão mais próximo do "Sol Central do Universo". Que esses planetas estão na mesma dimensão que a nossa e que, portanto, são materiais. E eles próprios possuem corpos materiais, mas que a nossa e que, portanto, são materiais. E eles próprios possuem corpos materiais, mas que

que nãnão o esestãtão o prpresesos os aoaos s lilimimitetes s da da mamatétériria, a, em em fufunçãnção o de de susua a prprópópriria a evevololuçuçãoão,, conhecimento tecnológico e poder mental, tendo acesso a qualquer plano de existência. conhecimento tecnológico e poder mental, tendo acesso a qualquer plano de existência. Seus corpos materiais são eternos e, quando querem deslocar-se com seus corpos através do Seus corpos materiais são eternos e, quando querem deslocar-se com seus corpos através do Universo, utilizam-se de naves. Nunca me falaram com detalhes dessas naves. Referiram-se Universo, utilizam-se de naves. Nunca me falaram com detalhes dessas naves. Referiram-se a elas somente uma vez e através de um poema:

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

I have the honour to state that, in accordance with arrangements between the Shell International Petroleum Company Limited (acting on its own behalf and also on behalf of

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Em virtude do grande impacto socioeconômico dessa doença, objetivamos realizar um levantamento epidemiológico dos pa- cientes vítimas de TRM no hospital público de Sergipe (HUSE),

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Que o Conselho Deliberativo solicite estudo viabilizando proposta de aumento do AFA, de 20% para 50% do Plano de Pecúlio Facultativo (PPF), contemplando os já

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de