• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROJETO PÓS-GRADUANDOS NA ESCOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROJETO PÓS-GRADUANDOS NA ESCOLA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PROJETO PÓS-GRADUANDOS NA ESCOLA

Crise no Brasil: uma perspectiva histórica

André Felipe D. Martins R. Elias

São Paulo 2016

(2)

2 APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A palestra tem como objetivo fornecer subsídios para a compreensão da atual conjuntura política e econômica do país. Em uma perspectiva histórica, pretendo trabalhar como se constituíram as crises dos governos Vargas (1954) e Jango (1964), estabelecendo paralelos com o atual momento vivido. Mais especificamente, o objetivo da palestra será problematizar como a noção de crise é permeada pela desestabilização econômica e política, como ambas desestabilizações estão articuladas e, por fim, como o próprio cenário de crise possui um efeito retro alimentador desses processos desestabilizadores, tornando-se uma verdadeira bola de neve.

Procurando criar um caráter mais dialógico na apresentação, procurarei resgatar o conhecimento prévio dos alunos sobre a história do Brasil, além de problematizar diversos discursos sobre a crise atual que permeiam os jovens, com destaque para a mídia. Para tal, é interessante que o público seja constituído por alunos do terceiro ano do ensino médio, dada a complexidade do tema abordado e a proposta de dialogar com os conteúdos de História.

A palestra tem como objetivo suprir algumas lacunas do currículo escolar no que diz respeito aos conhecimentos necessários para compreender criticamente o cenário de crise econômica e política. Apresentarei, ainda que brevemente, elementos da ciência econômica e da ciência política que não são regularmente apresentados no ensino básico. Além de procurar democratizar o conhecimento em Economia, pretendo fornecer subsídios à compreensão crítica do discurso midiático e dos diversos antagonismos presentes nas ruas do país.

OBJETIVO GERAL

 Apresentar uma interpretação histórica da atual crise vivida no país, buscando elementos explicativos na ciência econômica e na ciência política.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Compreender as crises que vieram a interromper governos legitimamente eleitos, Vargas (1954) e Jango (1964), explicitando como economia e política mantém uma relação de reciprocidade na produção da crise.

 Fazer um breve panorama econômico do contraponto da crise atual: o governo Lula e o período de prosperidade.

(3)

3

 Apresentar as inflexões da política econômica do governo Dilma, com enfoque para as mudanças na economia mundial pós-crise de 2008.

 Contrapor a realidade política dos governos Lula e Dilma, as estratégias de Lula para conseguir a estabilidade com o congresso e como esse modelo ruiu, as alternativas encontradas pelo Partido dos Trabalhadores, a oposição sistemática de Eduardo Cunha.

 Apresentar elementos comuns entre a oposição feita à Vargas, Jango e Dilma, não apenas feitas pela “alta política”, mas nos movimentos sociais, a mídia, etc.

METODOLOGIA

A apresentação será feita em forma de palestra, utilizando gráficos, vídeo curtos, trechos de filmes, enfim, recursos audiovisuais diversos. Gostaria de dispor os alunos em roda, ou uma alternativa que parta dos próprios jovens, a fim de criar um ambiente favorável a discussão, suscitando a participação ativa dos jovens. Com esse mesmo objetivo, pretendo trazer parte do cinema brasileiro para discutir os governos Vargas e Jango, com exibição de alguns trechos notáveis para a compreensão das estratégias sistemáticas das oposições à esses governos.

Pretendo cumprir meus objetivos no tempo total de duas horas/aula (1h e 40min), incluindo discussões de caráter mais livre sobre o atual cenário político brasileiro. Espera-se, assim, realizar as discussões proposta, sem tolir a criatividade dos alunos. A fim de evitar quaisquer dúvidas, gostaria de esclarecer que não haverá uma separação entre espaço de discussão e espaço de apresentação. O tempo de conversa livre no final se diferenciará por discutir assuntos do cotidiano dos próprios alunos, problemas levantados por eles, que não se associarão diretamente aos objetivos explicitados pela proposta, mas que têm um caráter complementar de suma importância.

PARTE I: Farei um regaste da conjuntura econômica dos governos Getúlio Vargas (1954) e João Goulart (1964), procurando situar a reciprocidade existente entre crise econômica e política. O conteúdo dessa primeira parte da palestra será baseado nas obras Estado e Planejamento Econômico no Brasil, de Octavio Ianni, e Economia Brasileira Contemporânea (1945-2004), de Fabio Giambiagi et at.

PARTE II: Farei uma análise da atual conjuntura econômica do país, partindo do estrangulamento do modelo de crescimento baseado no crédito e consumo, adotado no governo Lula. Através de uma análise da política industrial e os entraves para o progresso

(4)

4 tecnológico no país, pretendo apresentar alguns argumentos que possam ajudar os alunos no entendimento da estagnação econômica, inflação e desemprego enfrentados no governo Dilma. É preciso compreender as estratégias do mercado financeiro na determinação das políticas econômicas da atual gestão, bem como a articulação da oposição para retardar toda e qualquer tentativa de recuperação da confiança dos investidores. Para além, encerraria a palestra com a problematização histórica do processo de impeachment como golpe ao Estado Democrático de Direito, comparando com os governos Vargas e Jango. Nessa seção, serão utilizados diversos artigos de alguns notáveis economistas brasileiros, como Nelson Barbosa, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maria da Conceição Tavares, Marcelo Curado, além das análises de economistas estrangeiros, como Gabriel Palma e Joseph Stiglitz.

PERFIL DO FORMADOR

Graduado em Relações Econômicas Internacionais, pela FACE/UFMG, com formação complementar em Filosofia, Sociologia e Educação. Foi monitor do Programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo idealizador e da oficina O pedagógico e o cultural. A oficina abordava a história da cultura brasileira, através do cinema, literatura e música. A orientação dos meus trabalhos era de responsabilidade da Faculdade de Educação, da UFMG, especificamente realizada pela então doutoranda Erivane Ribeiro Rocha. A experiência de co-criação e execução da oficina, juntamente com a prof. Erivane Rocha, foi gratificada com a publicação de um artigo-relato no livro Educação Integral: contribuição da extensão da UFMG, da Editora UFMG.

Ainda mantém o vínculo com a UFMG, através da co-coordenação do projeto de extensão Economia sem Limites. O projeto consiste em promover discussões sobre temas diversos, acertados pela equipe do projeto, a partir dos interesses dos alunos. Alguns dos temas discutidos durante o último ano: homofobia, racismo, machismo, crise política e econômica no Brasil, redução da maioridade penal, ressonâncias contemporâneas do processo de independência do Brasil, juventude e educação no Brasil. As discussões são feitas com base em formações coletivas realizadas com especialistas nos referidos temas, oriundos das diversas faculdades da Universidade Federal de Minas Gerais.

Atualmente, como mestrando em Educação pela FE/USP, realizo uma pesquisa sobre a influência do pensamento econômico na experiência educacional, orientado pela professora Fabiana Jardim (FE/USP). Também atuo como monitor do Núcleo de Avaliação Institucional, supervisionando a atividade dos estagiários da disciplina de Política e

(5)

5 Organização da Educação Básica (POEB), além de colaborar com as demais atividades do núcleo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDERSON, Perry. A crise no Brasil. Blog da Boitempo, São Paulo, Abril de 2016. Disponível em: https://oppceufc.files.wordpress.com/2016/04/perry-anderson-crise-brasil-boitempo-abril-2016.pdf

BRESSER PEREIRA, Luís Carlos. Desenvolvimento e crise no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1968.

GIAMBIAGI, Fábio et al. Economia Brasileira Contemporânea [1945-2010]. São Paulo: Elsevier, 2011.

IANNI, Octavio. Estado e Planejamento no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

IANNI, Otávio. Estado e Capitalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

PALMA, Gabriel. Is Brazil’s recent growth acceleration the world’s most overrated boom?

UCTAD Background Paper, n. 3, March, 2012. Disponível em:

http://unctad.org/en/PublicationsLibrary/ecidc2012_bp3.pdf

SINGER, André. Cutucando onças com varas curtas: o ensaio desenvolvimentista no primeiro mandato de Dilma Rousseff (2011-2014). Novos Estudos, São Paulo, 102, jul. de 2015.

Referências

Documentos relacionados

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de