• Nenhum resultado encontrado

Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Ação do microagulhamento em pessoas com cicatriz de acne

Beatriz Bernardo Albertini1 be.albertini@gmail.com

Flaviano Gonçalves Lopes de Souza2

Pós-graduação em Procedimentos Estéticos e Pré e Pós-Operatório – Faculdade FASERRA

Resumo

Introdução. A acne é uma enfermidade pilossebácea muito comum com formação de

sequelas estéticas, como comedões, pápulas e cistos. Quando há inflamação intensa e constante, ocorre a formação pústulas e abscessos que geram cicatrizes. O microagulhamento é uma técnica que vem sendo utilizada na área estética e biomédica com a finalidade de estimular a formação de colágeno, obtendo para a cicatriz de acne um resultado de pele unirforme. Objetivo. Buscar em bases científicas online, artigos sobre ativos utilizados na técnica do microagulhamento para o tratamento estético de cicatriz de acne. Metodologia. É um estudo de revisão de literatura realizado em bibliotecas online da área da saúde no período de 2013 a 2015, nas bases de dados Pubmed, Scielo e revista científica. O principal descritor utilizado foi “microag1ulhamento”, “acne e tratamento estético”, “cicatriz de acne”, “induction

percutaneous collagen”, “microneedle”. Resultados. Foram encontrados 18 artigos científicos. A partir dessa busca, foram selecionados 8 artigos para o estudo. Porém, foram utilizados 5 artigos científicos que abordam o referido tema. Conclusão. O estudo concluiu que ativos adequados para serem usados em paralelo com a técnica de microagulhamento é um tratamento estético de grande resultado em pessoas com cicatriz de acne.

Palavras-chave: Microagulhamento, Ativos, Cicatriz de acne.

1. Introdução

De acordo com Harris1 a acne é uma doença pilosebácea que afeta adolescentes

de ambos os sexos, na fase adulta é mais encontrada em mulheres devido disfunções hormonais. Plewig2 estima que 80% das pessoas têm ou tiveram algum tipo de acne em toda sua vida, a acne pode deixar diferentes tipos de sequelas. O tratamento das cicatrizes de acne normalmente é longo e desafiador, pois não se espera o desaparecimento total das

1 Pós-graduando

emProcedimentos Estéticos e Pré e Pós-Operatório pela Faculdade FASERRA

(2)

lesões, já que as cicatrizes podem atingir toda a pele e o tecido subcutâneo. O objetivo final é a obtenção da melhor correção possível, combinando o máximo de técnicas disponíveis3.

Visto que a técnica de microagulhamento nos últimos anos ganhou cerca de 43% de visibilidade por ser um procedimento menos invasivo o trabalho irá estudar essa técnica que é realizada por aparelhos mais conhecidos como roller, estes aparelhos utilizam diversas e pequenas agulhas que variam de 0,5 a 2,0 mm e foram desenvolvidos para provocar pequenos traumas na pele, produzindo micro “furinhos” nas camadas mais externas da pele, a epiderme e a derme superficial4. É uma técnica usada para estimular o colágeno, e também para aplicar e favorecer a penetração de alguns ativos sobre a pele. Esses micros furinhos funcionam como pequenos canais para levar ativos até as camadas mais profundas da pele e, desta maneira, aumentar a eficácia do tratamento.

Com isso o presente trabalho tem como objetivo analisar resultados de trabalhos publicados no mínimo três anos atrás, para montar uma tabela de ativos que proporcionariam eficácia no tratamento dessa distrofia, buscando assim agregar conhecimento na literatura quanto a cicatrizes de acne e ao tratamento de microagulhamento assim como melhores ativos a serem absorvidos pelo organismo.

2. Fundamentação Teórica

A acne é uma dermatose que produz diferentes tipos de lesões, é caracterizada pelo aumento de secreções do sebo, através das glândulas sebáceas, no folículo piloso, acompanhados pelo acúmulo de células da pele que não se descamam normalmente, ficando aderidas e obstruindo os poros. Pode ser classificada de acordo com sua gravidade, como acne grau i – presença apenas de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas); acne grau ii – comedões, pápulas e pústulas; acne grau iii – comedões, espinhas, pústulas e cistos e acne grau iv – comedões, espinhas, lesões císticas maiores que podem se interconectar pela pele (acne conglobada), formando “túneis”. Essas cicatrizes em muitos casos chegam a atingir todo a face, se tornando um problema estético e psicológico. Alguns estudos de Majid5 apontam uma deficiência psicossocial em pessoas com cicatrizes de acne grave, apresentando um grande indice de depressão e isolamento social. Não esxite um tratamento padronizado para cicatrizes de acne, várias técnicas são descritas para melhora do problema e bom resultado no aspecto da pele, tais como pequenas cirurgias, dermoabrasão, laser fracionado, peelings químicos, resurfacing

(3)

e preenchedores6. O microagulhamento tem sido usado frequentemente no tratamento de

cicatrizes de acnes, estrias, alopécias e para o rejuvenescimento facial. Trata se de terapia de indução de colágeno, suas microagulhas produzem canas na pele e pode ser utilizado para penetração de ativos na derme e epiderme, técnica conhecida como drug delivery7.

Metodologia

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. Onde analisou-se o entendimento detalhado sobre o assunto da ação da técnica do microagulhamento em pessoas portadoras de cicatriz de acne. Realizou-se uma pesquisa de artigos científicos em bibliotecas online, como pubmed, scielo e revista científica.

Os critérios de inclusão utilizados, foram artigos científicos de revistas indexadas em inglês e português que abrangem o período de 2013 a 2015 que descrevam estudos do microagulhamento para o tratamento de cicatriz de acne.

Os critérios de exclusão empregados foram artigos científicos que abordassem o microagulhamento utilizado para outros tipos de tratamento, sem ser o da cicatriz de acne. Como estratégia de busca os principais descritores utilizados foram os termos “microagulhamento”, “acne e tratamento estético”, “cicatriz de acne”, “induction percutaneous collagen”, “microneedle”. As informações coletadas foram apresentadas em forma de tabela, com as seguintes descrições como características: base de dados, artigo, objetivo, método e resultado.

Resultados e Discussão 4.1 Resultados

Na pesquisa online foram encontrados 18 artigos científicos nas bases de dados, sendo 9 na PubMed, 4 na Scielo e 5 em Revista Cientifica. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão, restaram 8 artigos. Então foram selecionados 5 artigos que estão expostos na tabela abaixo.

Tabela 1. Artigos incluídos no trabalho Base de

dados Artigo Objetivo Método

Resultado do artigo

(4)

Revista Surgical & Cosmetic Dermatolog y LIMA, E. V. A.; LIMA, M. A.; TAKANO, D. Microagulhamen to: estudo experimental e classificação da injúria provocada. Surgical & Cosmetic Dermatology, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 110-114, abr./jun. 2013. Estudo experimental, para estabelecer a relação do comprimento das agulhas dos cilindros utilizados para o microagulhamen to, com a profundidade do dano. Foram realizadas e biopsiadas áreas de microagulhamen to, em pele de porco vivo, com cilindros contendo 192 agulhas de 0,5 a 2,5mm. Como veiculador de ativos para rejuvenesciment o o retinol e a vitamina C, obtiveram resultado para estímulo isolado no rejuvenesciment o da face, melhorando a coloração, textura e brilho da pele. No tratamento da flacidez e atenuação de rugas, já que favorece a produção de colágeno proporcionando aumento de volume da área tratada à custa desse estímulo. Na correção de cicatrizes deprimidas distensíveis, onduladas e retráteis, bem como na melhoria de estrias recentes e antigas.

(5)

PubMed CHAWLA, S. Split face comparative study of microneedling with PRP versus microneedling with vitamin C in treating atrophic post acne scars. Journal of Cutaneous And Aesthetic Surgery, Amritsar, India, v. 7, n. 4, p. 209-212, out./dez. 2014. Neste estudo, comparamos a eficácia da microneedling com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) contra microneedling com vitamina C tópica no tratamento atrófico pós cicatrizes de acne em um design de face dividida. Pacientes com cicatrizes atróficas pós-acne, foram oferecidas quatro sessões de tratamento em um intervalo de 4 semanas entre Sessões. O microagulhame nto associado à Vitamina C não foi tão eficiente quanto à técnica associada com o PRP. O PRP auxilia na cicatrização natural por conta dos vários fatores de crescimento que possui, sendo, portanto, uma alternativa de tratamento mais eficaz quando comparada ao microagulhame nto com Vitamina C. PubMed FABBROCINI, G. et al. Percutaneous collagen induction: an effective and safe treatment for post-acne scarring in different skin phototypes. Journal of Dermatological Treatment, Sea Bright, USA, v. 25, n. 2, p. 147-152, abr. 2014. O objetivo do estudo foi analisar a eficácia e a segurança da indução percutânea de colágeno para o tratamento de cicatrizes de acne em diferentes fotótipos de pele. 60 pacientes dos tipos de pele fototipo I a VI foram incluídos no estudo. A melhora estética foi avaliada por meio da Escala Global de Melhoria Estética (GAIS) e analisada estatisticamente por análise de imagem computadorizad a das fotografias dos pacientes. O teste de Wilcoxon para variáveis contínuas não paramétricas dependentes mostrou uma redução estatisticamente significativa (p <0,05) no grau de gravidade das cicatrizes de acne em T5 em comparação com a linha de base (T1). A análise do micro-relevo superficial realizado nas réplicas cutâneas mostrou diminuição no grau de irregularidade

(6)

da textura cutânea nos três grupos de pacientes, com redução média de 31% nos dois eixos após três sessões. Não foi observada discromia de curto ou longo prazo. PubMed DOGRA, S.; YADAV, S.; SARANGAL, R. Microneedling for acne scars in Asian skin type: an effective low cost treatment modality. Journal of Cosmetic Dermatology, Chandigarh, India, v. 13, n. 3, p. 180-87, set. 2014. Avaliar a eficácia e a segurança do tratamento com micro agulhas para cicatrizes atróficas de acne facial. Trinta e seis pacientes de cicatrizes atróficas no rosto, sofreram cinco sessões de dermaroller sob anestesia tópica em intervalos mensais. Registrou-se a pontuação da avaliação da cicatriz de acne no início e posteriormente em cada visita. As fotografias pré e pós-tratamento foram comparadas. Microneedling com dermaroller é um meio simples e barato, modalidade de tratamento para cicatrizes de acne remodulação com pouco tempo de inatividade, resultados satisfatórios e efeitos colaterais peculiares no tipo de pele asiática.

(7)

PubMed Gozali MV, Zhou B. Effective Treatments of Atrophic Acne Scars. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2015;8(5):33-40. Revisão das diferentes opções de tratamento de cicatrizes de acne atrófica. Revisão bibliográfica de vários estudos.

Esta técnica tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, é seguro em todos os tipos de pele e gera o menor risco de hiperpigmentaç ão pós-inflamatória quando comparado com resurfacing a laser, peelings químicos ou dermoabrasão. Segundo lugar, o tratamento não resulta em uma linha de demarcação entre tratados e pele não tratada. Em terceiro lugar, o período de recuperação de 2 a 3 dias é significativame nte mais curto do que os outros

procedimentos de resurfacing.

4.2 Discussão

A partir deste trabalho verificou-se que o microagulhamento é um tratamento estético com baixo custo financeiro e com autos resultados. Por ser um tratamento considerado como nível de dificuldade baixa, muitas vezes não se dá tanta importância. Porém verificou-se que é indicado para diversos fins, além do processo de regeneração de uma pele marcada por cicatrizes de acne. Quando realizado da devida maneira, com ativos corretos e obedecendo os princípios de pré tratamento, tratamento e pós tratamento o resultado é eficaz. Todos os artigos analisados tratam a técnica como não cirúrgica e

(8)

realizada por profissionais da estética como biomédicos, farmacêuticos, técnicos em estética e médicos dermatologistas

5. Conclusão

É preciso considerar que o microagulhamento é um tratamento inovador e os efeitos da técnica associados a diferentes ativos proporcionam o rompimento das fibras de colágeno, aumentando a renovação e crescimento de novas fibras proporcionando para a pele afetada pelas cicatrizes de acne uma aparência saudável e mais uniforme. As vantagens de cada ativo usado individualmente demonstram que é fundamental a associação de produtos para a estimulação e a formação de novo colágeno. Considera-se que os resultados aqui expressos podem contribuir com a utilização adequada da técnica, para um bom resultado terapêutico.

6. Referências

3. HARRIS MINC. Pele: Estrutura, Propriedades E Envelhecimento. 2ed. São Paulo: Senac, 2005.

4. PLEWIG G, KLIGMAN AM. Acne e Rosácea. Berlin: Springer-Verlag; 2000.

5. FABBROCINI G, ANNUNZIATA MC, D’ARCO V E COLS. Acne Scars: Pathogenesis, Classification And Treatment. Dermatol Res Pract. 2010; 2010:893080.

6. MATOS, MARINA CRUZ DE OLIVEIRA. O Uso Do Microagulhamento No Tratamento Estético De Cicatriz De Acne. / Marina Cruz De Oliveira Matos, Orientada Por Elaine Oliveira Dos Santos Melo E Flávia Oliveira Toledo. – Rio De Janeiro, 2014.

7. MAJID I. Microneeddling Therapy In Atrophic Facial Scars: An Objective Assessment. J Cutan Aesthet Surg. 2009;21(1):26-30.

(9)

8. LEHETA T, TAWDY A. Percutaneous Collagen Induction Versus Full-Concentration Trichloroacetic Acid In The Treatment Of Atrophic Acne Scars. Dermatol Surg. 2011;37(2):207-16.

9. DODDABALLAPUR, S. Microneedling With Dermaroller. J Cutan Aesthet Surg, Jul-Dec; 2(2): 110–111, 2009.

10. LIMA, E. V. A.; LIMA, M. A.; TAKANO, D. Microagulhamento: estudo experimental e classificação da injúria provocada. Surgical & Cosmetic Dermatology, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 110-114, abr./jun. 2013.

11. CHAWLA, S. Split face comparative study of microneedling with PRP versus microneedling with vitamin C in treating atrophic post acne scars. Journal of Cutaneous And Aesthetic Surgery, Amritsar, India, v. 7, n. 4, p. 209-212, out./dez. 2014.

12. FABBROCINI, G. et al. Percutaneous collagen induction: an effective and safe treatment for post-acne scarring in different skin phototypes. Journal of Dermatological Treatment, Sea Bright, USA, v. 25, n. 2, p. 147-152, abr. 2014.

13. DOGRA, S.; YADAV, S.; SARANGAL, R. Microneedling for acne scars in Asian skin type: an effective low cost treatment modality. Journal of Cosmetic Dermatology, Chandigarh, India, v. 13, n. 3, p. 180-87, set. 2014.

14. GOZALI MV, ZHOU B. Effective Treatments of Atrophic Acne Scars. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. 2015;8(5):33-40.

15. MONTEIRO EO. Tratamento De Cicatrizes De Acne E Ácido Hialurônico De Alta Viscosidade. Rbm Edição Especial Dermatologia & Cosniatria, 2010 Fev; 67:13-15.

Referências

Documentos relacionados

INTRODUÇÃO,11 CAPÍTULO 1 – Aproximações Conceituais de Referência,20 1.1 Globalização,20 1.2 Trabalho,26 1.3 Movimentos sociais,34 1.4 Políticas sociais,43 CAPÍTULO 2

Métodos: Ratos Wistar, com 10 semanas de idade, foram submetidos a um protocolo de corrida em esteira até a fadiga, e foram divididos em dois grupos: Baixo Desempenho (BD)

MICROAGULHAMENTO PARA CICATRIZ DE ACNE E OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS NO PERÍODO DE 2010 A 2016: REVISÃO DE LITERATURA1. Porto Velho

Os autores então concluíram que a técnica de microagulhamento é uma boa opção para o tratamento das sequelas deixadas pela acne, melhorando de forma

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), no uso de suas atribuições, torna pública por este Edital,

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) aprovam o Pronunciamento Técnico sobre CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PMEs),

No dia 20 de Maio de 2008, a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) publicou uma mensagem no espaço Moodle de apoio ao Programa KidSmart solicitando

Embora o planeta Proxima b orbite muito mais próximo da sua estrela do que Mercúrio o faz do Sol no nosso Sistema Solar, a estrela propriamente dita é muito mais ténue que o Sol, o