• Nenhum resultado encontrado

CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL

DAS

A

MÉRICAS

Washington D. C - março 2014

NOME REDE SOCIAL EMPRESARIAL : CONNECT AMERICAS

CLASSIFICAÇÃO PRÁTICA

CATEGORIA INTERNACIONALIZAÇÃO

TEMA FORTALECIMENTO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

PALAVRAS-CHAVE CONEXÃO, PEQUENAS EMPRESAS, GLOBALIZAÇÃO, EMPRESAS ON LINE, NEGÓCIOS INTERNACIONAIS, REDE EMPRESARIAL

Buscando ajudar as empresas da América Latina e do Caribe a se expandir sua atuação internacional, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou uma plataforma digital de networking chamada ConnectAmericas.

A ConnectAmericas é uma rede empresarial dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional. A plataforma tem como base de atuação três pilares:

Conecte-se - criação de uma massa/volume de empresas ligadas em rede (virtual e física) que

permita a interação e aprendizado, permitindo que os usuários postem o perfil de sua empresa e vejam os perfis de clientes, fornecedores e investidores potenciais. As empresas podem usar a plataforma para se comunicar com outros usuários por meio de um sistema interno de mensagens, privativo e seguro. Os usuários podem avaliar e analisar outros usuários com base em suas trocas de informações.

Aprenda - efetivação das relações de troca de experiências e possibilidades de negócios,

utilizando-se da plataforma criada. Os usuários encontrarão um repositório abrangente de bancos de dados, tutoriais, webinars e cursos abertos online (massive online open courses - MOOCs) que aumentarão seus conhecimentos sobre o processo de exportação, incluindo conteúdos criados pela Corporação Interamericana de Investimentos (CII)1 sobre exportação e temas como desenvolvimento de um plano de negócios para exportadores principiantes. • Financie-se - dimensão de atuação focada na geração de negócios, inclusive com a

possibilidade de financiamentos e parcerias internacionais. Os usuários podem ficar sabendo de oportunidades de financiamento para comércio internacional e investimentos oferecidas pelo BID e pelos bancos comerciais. Os usuários também poderão ter acesso ao InvestAmericas, uma plataforma desenvolvida pela CII, que procura facilitar os investimentos e o processo de due-diligence entre empresas e investidores internacionais.

A ConnectAmericas ajuda as MPEs a fortalecer seus negócios, oferecendo acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores por segmento. Também proporciona informação útil e simples

1

Sobre a CII: A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) é membro do Grupo BID. A CII promove o desenvolvimento por

meio do setor privado na América Latina e no Caribe, com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs). A CII oferece às empresas financiamento na forma de capital, empréstimos e garantias, além de assistência técnica inovadora, serviços de assessoria e produtos de conhecimento.

(2)

sobre os procedimentos, sobre a regulamentação do comércio internacional e sobre as oportunidades de financiamento disponíveis nos países membros que participam da rede.

O BID desenvolveu a ConnectAmericas com o apoio de Google, DHL, Visa e Alibaba e tem como objetivo ser um instrumento de fomento da internacionalização de PMEs, sem perseguir fim lucrativo algum. A plataforma proporciona também um grande banco de dados de informações sobre tarifas e regras de comércio e uma variedade de cursos gratuitos online para ajudar as empresas a aprender como exportar ou se tornar parte de cadeias de abastecimento internacionais. Além disso, o ConnectAmericas oferece aos usuários informações sobre opções de financiamento disponíveis de bancos comerciais, investidores internacionais e do BID.

Os membros que criam perfis de usuário recebem recomendações de contatos e de novos materiais de aprendizagem para serem acessados, com base em seu perfil de negócio e preferências.

Usuários frequentes do site acumulam pontos, que retornam como benefícios especiais oferecidos pelo BID e seus parceiros do setor privado no ConnectAmericas, que são Google, DHL, Visa e Alibaba. Os prêmios para usuários frequentes incluem anúncios online com desconto no Google, tarifas especiais para remessas pela DHL e promoções especiais em serviços do Visa e Alibaba.com

PRÁTICA CONNECT AMERICAS: REDE SOCIAL EMPRESARIAL DAS

AMÉRICAS

Objetivo Apoiar as Micro e Pequenas Empresas a fortalecer seus negócios, oferecendo acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores por segmento

Nome Connect Americas

Nome da instituição BID Banco Interamericano de Desenvolvimento

País Estados Unidos da América

Ano de constituição 1959

Setor/Âmbito de atuação da instituição

O BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, Estados Unidos.

Atualmente o BID é o maior banco regional de desenvolvimento do mundo e serviu como modelo para outras instituições de mesma natureza.

• Fundação - 1959

• Abrangência - América Latina e Caribe • Setor de atuação - Multissetorial

O que faz - financiamento de projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promoção da integração comercial na área da América Latina e o Caribe.

Clientes Órgãos governamentais, estaduais e municipais; empresas privadas e organizações não governamentais.

Tamanho da instituição Possui em torno de 2.000 funcionários. Sua diretoria executiva é formada por representantes de 48 países. A Sede Administrativa está em localizada em Washington D.C. com escritórios em 26 países.

(3)

Parceiros Google, DHL, Visa e Alibaba Setor/Âmbito de atuação da

instituição parceira

Google Inc.

• Abrangência - Internacional

• Setor de atuação - Serviços de tecnologia • O que faz - Serviços online e software

• Como atua - Prestação de serviços de hospedagem e desenvolvimento de uma série de serviços e produtos baseados na internet, gerando lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.

DHL

• Abrangência - Internacional

• Setor de atuação - Serviços logísticos

• O que faz - Logística Internacional e Correio Expresso

• Como atua - Prestação de serviços de expresso internacional, transporte aéreo e transporte terrestre, assim como em logística.

VISA

• Abrangência - Internacional

• Setor de atuação - Serviços financeiros

• O que faz - facilita o processamento de transações em nome de instituições financeiras, comerciantes e consumidores

• Como atua - Conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios, o que lhes permite usar a moeda digital, em vez de dinheiro e cheques.

ALIBABA

• Abrangência - Internacional

• Setor de atuação - Comércio eletrônico • O que faz - comércio internacional por atacado • Como atua - conecta fabricantes chineses com

compradores estrangeiros.

Papel dos parceiros Além da criação de uma plataforma on line para as pequenas empresas acessarem contatos de negócios, cursos on line, dicas sobre exportação e oportunidades de financiamento, os parceiros oferecem um programa de benefícios, com acúmulo de pontos, que se converte em prêmios aos usuários frequentes do Connect Americas.

Google

• Oferece aos usuários do ConnectAmericas benefícios especiais para acessar suas ferramentas de publicidade online, bem como treinamentos para que as PMEs participantes possam aproveitar ao máximo a internet e os seus produtos;

DHL

(4)

online, vídeos, artigos e informações sobre os países.

VISA

• Contribui com guias e vídeos de comércio eletrônico, pesquisas e artigos sobre PMEs, além de prêmios para membros que somarem pontos pelo uso frequente das funções do site.

ALIBABA

• Oferece descontos em seus serviços de verificação e associação para usuários da rede, promovendo a ConnectAmericas em seu próprio portal e contribuindo com materiais de aprendizagem online.

Público alvo da prática Pequenas e micro empresas. Setor(es) do público alvo Multissetorial

Justificativa da prática É latente a demanda da pequenas e médias empresas pela expansão dos seus negócios para o mercado internacional. No entanto, estas empresas ainda enfrentam alguns obstáculos que as impedem de exportar: falta de acesso a informações técnicas, contatos de negócios confiáveis e acesso a financiamentos, são algumas das principais dificuldades apresentadas.

Com o objetivo de superar estas três grandes barreiras foi criada a ConnectAmericas, rede empresarial dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional.

Esta prática busca incentivar o fortalecimento de pequenos negócios no âmbito do comercio exterior, por meio de uma plataforma digital de networking possibilitando acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores, assim como a informações simples e úteis sobre os procedimentos, regulamentação do comércio internacional e sobre as oportunidades de financiamento disponíveis nos países membros que participam da rede.

Tema Internacionalização/Negócios Internacionais / exportação Local/ Escopo geográfico América Latina e Caribe

Ano de implementação 2014

Descrição dos serviços e atividades realizados

Por meio da plataforma digital ConnectAmericas, pequenas e médias empresas do mundo inteiro, com interesse em internacionalizar ou expandir seus negócios, tem acesso a:

• Expansão da rede de contatos para pequenos e médios negócios - Interação com potenciais empresas clientes, fornecedoras e investidoras; • Ampliação do conhecimento sobre o processo de

(5)

Corporação Interamericana de Investimentos (CII)2 sobre exportação e temas como desenvolvimento de plano de negócios. Além, disso, contarão com informações de tarifas e regras de comércio e uma variedade de cursos gratuitos on line para ajudar as empresas a aprenderem como exportar ou tornar-se parte de cadeias de abastecimento internacionais. • Acesso a oportunidades de financiamento para

comércio internacional e investimentos oferecidos pelo BID e bancos comerciais. Os usuários também poderão ter acesso ao InvestAmericas, uma plataforma desenvolvida pela CII, que procura facilitar os investimentos e o processo de due-diligence entre empresas e investidores internacionais.

A ConnectAmericas também oferece uma ferramenta de autodiagnóstico, que ajudará os empresários a compreender suas necessidades e orientá-los na busca de materiais para seu aprendizado. Os usuários também tem acesso a um completo banco de dados (INTRADE) sobre estatísticas comerciais, com informações sobre tarifas e medidas não tarifárias, como requisitos sanitários e fitossanitários. Busca criar um ambiente de confiança para fazer negócios, no qual a identidade das empresas seja verificada e elas sejam submetidas a avaliações e comentários dos outros usuários. Por sua vez, a ConnectAmericas oferece informação atualizada, prática e simples sobre os principais aspectos da operação do comércio internacional, por meio de artigos, blogs, cursos online e ferramentas interativas de aprendizagem.

A ConnectAmericas busca fomentar negócios internacionais em todas as áreas de atividade. Por isso, a oferta de produtos abrange assuntos gerais, comunidades como a estratégia de internacionalização e o preparo de planos de negócios internacionais. Do mesmo modo, a oferta de produtos financeiros e de assistência técnica foi pensada para qualquer MPE que estiver interessada em expandir seus negócios na região ou no mundo.

Existe um repositório de conteúdo editorial original, elaborado pela equipe da ConnectAmericas e as agências de promoção comercial da região, que contém informação simples e práticas sobre os principais aspectos do comércio internacional, e que inclui assuntos normativos, estratégicos, financeiros e culturais.

Recursos necessários Investimento oficial não divulgado

2

Sobre a CII: A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) é membro do Grupo BID. A CII promove o desenvolvimento por

meio do setor privado na América Latina e no Caribe, com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs). A CII oferece às empresas financiamento na forma de capital, empréstimos e garantias, além de assistência técnica inovadora, serviços de assessoria e produtos de conhecimento.

(6)

Resultados e evidências disponíveis Os resultados verificados até o momento são: • Mais de 70.000 visitas técnicas;

• 12.000 inscritos de 42 países identificando oportunidades de negócios, acessando conteúdos escritos e audiovisuais e redirecionados para páginas dos parceiros locais;

• Divulgação da plataforma em âmbito regional e mundial, oferecida gratuitamente para as agências de promoção do comércio exterior e o investimento estrangeiro, câmaras de comércio e associações setoriais como uma ferramenta de marketing na qual podem promover seus serviços, eventos e conteúdos diante de um público mundial.

• A quantidade de negócios estabelecidos não foi avaliada até o momento

Replicação As redes empresariais que buscam os estabelecimento de relacionamentos comerciais não são novidade, porém a sua força e abrangência em muito dependem da adesão de usuários.

A viabilidade e sucesso de uma iniciativa como a ConnectAmericas está associada ao volume de empresas que participam da rede, à quantidade de negócios gerados, à quantidade de usuários que se aproveitam dos produtos de capacitação e conhecimento, etc.

Também no Brasil, ou em qualquer parte do mundo, esta ferramenta pode ser utilizada e a sua replicação pode ser assumida por entidades ou empresas de tecnologia com capacidade para o desenvolvimento da ferramenta, mas em qualquer caso, é importante observar que a adesão das empresas ainda é um fator decisivo para que a iniciativa alcance os resultados desejados.

Em se tratando de uma plataforma que busca potencializar a atuação internacional das empresas, observa-se, também, a necessidade de contar com a participação de usuários de diversos países.

Há também a possibilidade de fortalecer a iniciativa ConnectAmericas com o estabelecimento de parcerias locais e nacionais.

Conclusão O ConnectAmericas foi criado em resposta às demandas de pequenas e médias empresas (PMEs) da região e foi projetado para ajudar a superar alguns dos principais obstáculos que as impedem de exportar: falta de acesso a informações técnicas e contatos de negócios confiáveis. Esta plataforma oferece aos empresários de qualquer país um sistema virtual no qual poderão vincular-se com clientes, fornecedores e investidores, terão acesso a informações e treinamento sobre como realizar transações internacionais e

(7)

obter dados sobre oportunidades de financiamento.

Como qualquer rede social, o ConnectAmericas cresce gradualmente e organicamente conforme novos membros se registrarem, serviços e cursos de treinamento adicionais forem acrescentados.

Por meio do ConnectAmericas, o BID está usando o poder das mídias sociais e expandindo o uso da internet na América Latina e no Caribe para oferecer às empresas informações acessíveis de fontes confiáveis.

Mais informações http://www.connectamericas.com http://www.iadb.org

Material relacionado http://connectamericas.com/

http://www.iadb.org/en/news/news-releases/2014-03- 28/connectamericas-and-smes-in-latin-america-and-caribbean,10777.html

http://www.iadb.org/en/about-us/organizational-structure https://twitter.com/connectamericas

Referências

Documentos relacionados

Os açúcares adicionados estão presentes nos alimentos sob a forma de: açúcar (que pode ser branco ou amarelo), xarope de milho, frutose, maltose, mel, melaço, entre outros

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Enquanto o IPPC vai concedendo cada vez me- nos verbas para trabalhos de campo, de ano para ano, tais trabalhos 5x0 cada vez mais caros e impli- cam um dispêndio

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

An optimized set of loading (tension), frequency and number of cycles was obtained. Concerning the method validation, using modified T-test samples in fresh and humidity-aging

These characteristics make secondary batteries a good choice in two major types of application, as an energy storage device (e.g. Uninterruptible Power Sources, Stationary

While in the first season, addressing high order tactical content was only possible with strong intervention and leadership of processes by the teacher e.g., identification of