• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE SEGUNDO CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE SEGUNDO

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR

AUTORES

Alfredo Alves de Oliveira Meio

Rua Boa Esperança, 40 / 202 - Carmo-Sion Belo Horizonte - M G

CEP.: 30.310-730 Tel.: (031) 223-2021

Vânia das Graças Rocha Simões

Rua Corumbá, 429 / 201 - Carlos Prates Belo Horizonte - M G

CEP.: 30.710-280 Tel.: (032) 371-5443

INSTITUIÇÃO

Faculdade Ciências Econômicas / FACE/UFMG Departamento de Ciências Administrativas

Rua Curitiba, 832 / 1001 - Centro Belo Horizonte - M G

CEP.: 30.170-120

Resumo:

Este artigo aborda a questão da avaliação do processo ensino-aprendizado no Departamento de Ciências Administrativas/CAD, da Faculdade de Ciências Econômicas/FACE, da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. É analisado o desempenho do docente, do curso de administração, a partir da perspectiva do discente. Este estudo utiliza-se a experiência do CAD e referencia trabalhos anteriores sobre o assunto. No presente trabalho os professores foram divididos por grupos segundo características predominantes. Os cortes da amostra foram feitos segundo as seguintes características: 1) regime de trabalho; 2) idade; 3) desempenho ou não de função administrativa; 4) tempo de serviço junto à universidade; e 5) titulação.

Palavras-chave:

- Universidade; - Avaliação de Docentes; - Instrumentos de Avaliação;

- Avaliação de Desempenhos e Resultados; - Sistemas de Avaliação.

(2)

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE SEGUNDO

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR

AUTORES

Alfredo Alves de Oliveira Meio

Rua Boa Esperança, 40 / 202 - Carmo-Sion Belo Horizonte - M G

CEP.: 30.310-730 Tel.: (031) 223-2021

Vânia das Graças Rocha Simões

Rua Corumbá, 429 / 201 - Carlos Prates Belo Horizonte - M G

CEP.: 30.710-280 Tel.: (032) 371-5443

INSTITUIÇÃO

Faculdade Ciências Econômicas / FAC E/UFMG Departamento de Ciências Administrativas

Rua Curitiba, 832 / 1001 - Centro Belo Horizonte - M G

CEP.: 30.170-120

FACE/UFMG - FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

1 Introdução

Os sistemas de avaliação de desempenho são tidos como fundamentais na busca de ganhos de qualidade nas mais diversas organizações. As universidades, como um tipo particular de organização, também estão expostas a cobranças para melhoria de seu desempenho. Assim, no Brasil, a avaliação das instituições de ensino superior está cada vez mais na ordem do dia. A avaliação, seja ela feita por entidades governamentais ou por instituições congêneres , seja por pares quando se trata de desempenhos individuais, poderá ser categorizada como avaliação externa ou avaliação interna.

A avaliação feita pelo discente sobre o desempenho do docente é do tipo de avaliação interna que é feita intra-muros à instituição, e poderá contribuir fortemente para a melhoria do processo de ensino-aprendizado. A avaliação do processo, ou o acompanhamento do mesmo, é uma das etapas fortemente valorizadas nas abordagens gerenciais como "Controle da Qualidade Total " e "Reengenharia". O principio básico é que a gerência do processo, através de controle rigoroso de cada fase de elaboração do produto ou da prestação do serviço leva a ganhos de qualidade que contribuem fortemente para a performance final deste produto ou serviço. Entretanto, é necessário lembrar que tais abordagens vêm sofrendo fortes criticas por pane de parcela dos pesquisadores.

No presente trabalho, procuramos analisar a avaliação feita do professor, a partir da perspectiva do aluno, possibilitando identificar os principais pontos de reflexão para possíveis melhorias do processo ensino-aprendizado.

A amostra está segmentada segundo características relevantes do docente. Assim, os professores avaliados são divididos conforme os seguintes critérios: l) o regime de trabalho na universidade; 2) a idade 3) o desempenho ou não de função administrativa; 4) o tempo de serviço junto á universidade; e 5) a titulação.

(3)

Este artigo está estruturado em 5 seções, das quais esta introdução é a primeira. Na seção 2 descrevemos a metodologia utilizada. Na seção 3 analisamos os resultados dos quadros por cortes. Na seção 4 apresentamos a conclusão. Finalmente, na seção 5 listamos as referências bibliográficas.

2 Metodologia

Com a finalidade de abordarmos a avaliação do docente pelo discente do Departamento de Ciências Administrativas/CAD da Faculdade de Ciências Econômicas/FACE da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, utilizamos a técnica denominada estudo exploratório, que é a mais recomendada para o desenvolvimento deste tipo de pesquisa.

Este artigo constitui-se em um desdobramento de trabalhos realizados por MELO (1993) - A melhoria da qualidade do ensino através das ferramentas do TQC, e CARVALHO (1994) - Avaliação docente pelo discente no Departamento de Ciências Administrativas da UFPE: associação entre o desempenho metodológico e características do professor.

2.1 A Amostra e o Período de Estudo

Foram tomados, para análise, os resultados da avaliação dos docentes pelo discentes, referentes ao segundo semestre de 1994, do curso de administração, pertencentes ao CAD/FACE/UFMG. Foram considerados 33 docentes de um grupo de professores do departamento. Não foram considerados os professores substitutos, auxiliares e docentes que não lecionaram durante o período da pesquisa. Dos 33 professores considerados, 28 estavam em regime de dedicação exclusiva e 5 em regime de vinte horas (20 hs); 12 docentes possuíam encargos administrativos e 21 não tinham este tipo de atividade; 13 professores tinham menos de 13 anos de tempo de serviço e 20 mais de 13; 13 docentes possuíam menos de 46 anos de idade e 20 mais do que isto; 11 professores eram doutores, 15 mestres e 7 eram especialistas.

No perfil da amostra acima é possível identificar que o maior desequilíbrio aparece nos cortes de regime de trabalho, pois 85% dos docentes estão na categoria de dedicação exclusiva e apenas 15 % na categoria de 20 hs semanais.

2.2 A Fonte dos Dados

Utilizou-se como fonte dos dados, o questionário que foi aplicado aos discentes. No total foram processados, para formarmos a base de dados, 951 questionários. As perguntas objetivas foram pontuadas de 0 (zero) a l0 (dez) pelo aluno.

As questões selecionadas do questionário para a nossa análise abordaram as seguintes dimensões relativas ao professor e à disciplina:

1) Assiduidade ás aulas;

2) Pontualidade no cumprimento dos horários de aula; 3) Didática e metodologia utilizadas;

4) Adequação dos critérios de avaliação;

5) Domínio e conhecimento da matéria selecionada; 6) Capacidade para despertar o interesse pela disciplina;

7) Capacidade para lidar satisfatoriamente com as perguntas dos alunos; 8) Demonstração de preparação de aulas;

(4)

10) Relacionamento com os alunos;

11) Fornecimento e discussão do programa no início do curso;

12) Indicação de bibliografia de fácil acesso e disponibilidade no comércio ou nas bibliotecas.

2.3 Tratamento dos Dados

Optou-se em tratar os dados de forma agregada, calculando-se a média e o coeficiente de variação [ (cv = desvio padrão/ média) x 100 ] das questões. A média está, de uma forma geral, ligada ao desempenho do docente. E o coeficiente de variação nos permite comparar as dispersões das questões, ou seja, se existe maior ou menor homogeneidade nas respostas dos discentes. O coeficiente de variação e a média foram calculados para cada sub-corte.

A avaliação do docente feita pelo discente está segmentada segundo características relevantes do professor. Os professores avaliados, para fins de estudo, são divididos da seguinte forma:

1) Regime de Trabalho: Nas universidades federais brasileiras, os professores possuem como regimes de trabalho predominantes o regime de dedicação exclusiva e o regime de vinte horas semanais (20hs). Espera-se que o regime de trabalho seja importante no desempenho do docente dos cursos de administração. Pois, se de um lado, os professores em regime de dedicação exclusiva possuem mais tempo para o preparo das aulas, leituras adicionais e trabalhos de pesquisa, outros, por outro lado, em regime de 20 hs, trazem para suas aulas a experiência profissional adquirida no cotidiano de suas atividades extra-universidade;

2) Idade: Quanto á idade os professores foram divididos em dois grupos: aqueles com mais de quarenta e seis anos e aqueles com menos de quarenta e seis anos. Espera-se que docentes mais idosos possuem mais experiência, e professores mais novos, apesar de menos experientes, possuem maior motivação, sobretudo, para construírem a carreira docente. A definição de 46 anos como divisor dos dois grupos deu-se em função da idade média dos professares que compõem a amostra;

3) Professores com Função Administrativa ou Docente sem Função Administrativa: A expectativa é que o professor com encargo administrativo, ao participar de atividades de planejamento e controle do processo ensino-aprendizado, terá maior envolvimento com o curso e dai obter melhor avaliação por parte dos discentes. Entende-se por função administrativa, docentes que são responsáveis pela chefia e subchefia do departamento, coordenação e sub-coordenação do colegiado dos cursos de pós-graduação, coordenação e sub-coordenação do colegiado do curso de graduação, e coordenação de áreas temáticas do próprio departamento (Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos e Relações de Trabalho, Administração da Produção, Administração Geral e Administração Mercadológica);

4) Tempo de Serviço: Quanto ao tempo de serviço, a amostra foi dividida em dois grupos: aqueles professores com mais de 13 anos de universidade e docentes com menos de 13 anos de universidade. A definição de 13 anos como divisor dos dois grupos deu-se em função da média do tempo de serviço dos professores que compõem a amostra. As expectativas aqui são semelhantes àquelas que consideram a idade do professor, ou seja, maior experiência para os mais antigos e maior motivação para os mais novos;

5) Titulação: Espera-se que os docentes mais titulados, possuindo conhecimento mais aprofundado e maior experiência no trato do conteúdo de sua área de atuação deveriam ser melhor avaliados. Os professores foram divididos em três grupos: docentes com titulo de doutorado, docentes com titulo de mestrado e docentes com titulo de especialista. No levantamento de dados foi encontrado um professor que só apresentava o titulo de bacharel, o mesmo foi excluído da amostra afim de não provocar distorções nos resultados.

3 Análise dos Resultados

A seguir será feita a análise dos principais resultados desta pesquisa. Foram tomadas, para efeito de análise, as maiores e as menores médias, e seus respectivos coeficientes de variação, pelos cortes segundo as características já definidas. Ou seja, por regime de trabalho; idade; encargo administrativo ou sem nenhum encargo administrativo; tempo de serviço e titulação.

(5)

Ao analisar os dados dos quadros, que serão apresentados a seguir, é fundamental ter a compreensão de que quanto maior o coeficiente de variação (C.V.) da dimensão avaliada, que foi apresentada em forma de pergunta, maior é a dispersão da mesma, ou seja, menor é a homogeneidade das respostas dos discentes em relação á questão. Todavia, quanto menor o C.V. , menor a dispersão, isto quer dizer que, maior é a homogeneidade nas respostas dos alunos em relação à pergunta.

Inicialmente, procederemos á análise dos resultados agregados conforme apresentados no quadro 1.

Quadro 1

Relação da Média Geral versus o Coeficiente de Variação

Questões Média Geral Coeficiente de

Variação (C.V.) 1 Assiduidade às aulas 8.41 28.77% 2 Pontualidade no horário 8.36 28.47% 3 Didática e metodologia 7.23 32.78% 4 Critério de avaliação 7.64 25.52% 5 Domínio da matéria 8.43 21.00%

6 Capacidade p/ despertar interesse 7.22 31.85% 7 Capacidade p/ lidar c/ perguntas 7.84 25.38% 8 Demonst. prep. de aulas 7.93 29.00% 9 Disponibilidades p/ orientar 7.27 29.85% 10 Relacionamento c/ alunos 7.89 29.78% 11 Fornecimento/discussão do prog. 8.03 24.53% 12 Indicação bibliográfica disponível 7.93 18.41%

No quadro 1, percebe-se que a questão 5, domínio e conhecimento da matéria selecionada, se destaca como a maior média geral, sendo igual a 8.43, e o seu coeficiente de variação igual a 21.00%. Isto quer dizer que, os professores do CAD/FACE, apresentam um melhor desempenho neste item por possuírem domínio e conhecimento da matéria que lecionam. Além disso, observa-se que, entre as demais questões, a 5 possui o segundo menor coeficiente de variação, ou seja, há uma menor dispersão na avaliação da mesma, isto é, existe uma maior homogeneidade nas respostas dos discentes em relação a esta questão.

Nota-se, também, que a questão 6, capacidade para despertar o interesse pela disciplina apresenta a menor média geral, 7.22, e um coeficiente de variação igual a 31.85%, sendo o segundo maior C.V. que sobressai nos dados agregados.

Quadro 2

Desempenho por Regime de Trabalho

Questões relativas ao prof. Dedicação Exclusiva 20 horas Média C.V. (%) Média C.V. (%) 1 Assiduidade às aulas 8.97 10.70 5.24 75.19 2 Pontualidade no horário 8.90 9.10 5.35 74.77 3 Didática e metodologia 7.86 15.78 3.65 79.73 4 Critério de avaliação 8.21 10.23 4.50 57.78 5 Domínio da matéria 8.94 9.50 5.59 40.79 6 Capacidade p/ despertar interesse 7.81 18.82 3.94 60.66 7 Capacidade p/ lidar c/ perguntas 8.39 11.32 4.76 52.52 8 Demonst. prep. de aulas 8.51 11.04 4.65 71.18 9 Disponibilidades p/ orientar 7.82 16.37 4.20 64.28 10 Relacionamento c/ alunos 8.50 13.29 4.47 71.81 11 Fornecimento/discussão do prog. 8.53 10.55 5.22 53.06

(6)

12 Indicação bibliográfica disponível 8.28 12.20 5.98 29.10

Observa-se, no quadro 2, que professores com dedicação exclusiva recebem sua melhor avaliação no que se refere à assiduidade às aulas, questão 1. Neste item obtiveram a maior média, igual a 8,97, e além disso, um coeficiente de variação (C.V.) igual a 10,70%.

Por outro lado, a menor média dos docentes com dedicação exclusiva se refere á questão 6, capacidade

para despertar o interesse pela disciplina, sendo igual a 7.81, e além disso, possui, coincidentemente, o maior

C.V., igual a 18.82%.

No mesmo quadro, no sub-corte de professores com regime de vinte horas (20hs) semanais, nota-se que a maior média é igual a 5.98, referente à questão 12, indicação de bibliografia de fácil acesso e

disponibilidade no comércio ou nas bibliotecas, e apresenta um C.V. igual a 29.10%.

A menor média do sub-corte de docentes com regime de 20 hs semanais, corresponde á questão 3,

didática e metodologia utilizadas, com uma média igual a 3.65, e além disso, apresenta um C.V. igual a 79.73%, o maior deste sub-corte.

Merece destaque a grande diferença entre as médias e os C.V. dos professores com dedicação exclusiva em relação aos docentes com regime de 20 hs. Estes últimos, além de obterem as menores médias apresentaram altos C.V..

Quadro 3 Desempenho por Idade

Questões relativas ao prof. Idade > = 46 anos Idade < 46 anos Média C.V. (%) Média C.V. (%) 1 Assiduidade às aulas 8.54 30.80 8.86 13.77 2 Pontualidade no horário 8.27 31.44 8.97 9.14 3 Didática e metodologia 6.43 37.48 8.31 14.68 4 Critério de avaliação 7.22 27.98 8.64 9.84 5 Domínio da matéria 7.86 23.92 9.36 6.09 6 Capacidade p/ despertar interesse 6.35 36.53 8.16 17.28 7 Capacidade p/ lidar c/ perguntas 7.29 27.98 8.75 10.63 8 Demonst. prep. de aulas 7.19 33.38 8.89 8.77 9 Disponibilidades p/ orientar 7.16 31.84 7.58 20.71 10 Relacionamento c/ alunos 7.61 33.11 8.57 14.23 11 Fornecimento/discussão do prog. 7.58 27.31 8.68 11.41 12 Indicação bibliográfica disponível 7.36 20.52 8.60 10.70

A análise dos resultados segundo a idade dos professores mostra que o grupo com idade maior que ou igual a 46 anos, apresenta a maior média, 8,54, na questão 1, assiduidade às aulas.

Por outro lado, a menor média, 6.35, dos professores com idade maior que ou igual a 46 anos se refere á questão 6, capacidade para despertar o interesse pela disciplina, e além disso, a esta questão está ligado o segundo maior C.V., igual a 36.53%.

No quadro acima, no sub-corte de professores com idade menor que 46 anos, observa-se que a maior média, 9.36, refere-se à questão 5, domínio e conhecimento da matéria, e apresenta o menor C.V., igual a

(7)

A menor média, 7.58, do sub-corte de professores com idade menor que 46 anos, corresponde à questão 9, disponibilidade para orientar ou responder questões quando solicitado por alunos, em horário

extra-classe, e além disso, apresenta um C.V. igual a 20.71%, o maior deste sub-corte. Quadro 4

Desempenho dos Professores com Função Administrativa e Professores Sem Função Administrativa Questões relativas ao prof. Com Função

Administrativa Sem Função Administrativa Média C.V. (%) Média C.V. (%) 1 Assiduidade às aulas 8.99 12.12 8.07 32.22 2 Pontualidade no horário 8.94 7.61 8.04 32.09 3 Didática e metodologia 7.69 15.21 6.96 37.21 4 Critério de avaliação 8.09 7.29 7.39 30.04 5 Domínio da matéria 8.51 12.22 8.38 23.39 6 Capacidade p/ despertar interesse 7.58 17.28 7.02 35.33 7 Capacidade p/ lidar c/ perguntas 8.09 13.35 7.69 27.96 8 Demonst. prep. de aulas 8.21 11.57 7.77 32.05 9 Disponibilidades p/ orientar 7.57 16.64 7.10 33.24 10 Relacionamento c/ alunos 8.36 16.87 7.63 32.37 11 Fornecimento/discussão do prog. 8.54 10.89 7.74 27.13 12 Indicação bibliográfica disponível 8.09 13.47 7.84 19.89

Nota-se, no quadro 4, que o professor com função adminis trativa obtém a maior média, 8.99, na questão 1, assiduidade às aulas.

A menor média, 7.57, do docente com função administrativa, refere-se à questão 9, disponibilidade

para orientar ou responder questões quando solicitado por alunos, em horário extra-classe.

No sub-corte de professores sem nenhuma função administrativa, observa-se que a maior média, 8.38, corresponde a questão 5, domínio e conhecimento da matéria, e além disso, apresenta um C.V. igual a

23.39%, Nota-se que este é o segundo menor C.V. deste sub-corte.

A menor média, 6,96, do sub-corte de docentes sem função administrativa, corresponde à questão 3,

didática e metodologia utilizadas, além disso, apresenta um C.V. igual a 37,21%, o maior deste sub-corte. Quadro 5

Desempenho por Tempo de Serviço

Questões relativas ao prof. Tempo de Serviço > = 13 anos Tempo de Serviço < 13 anos Média C.V. (%) Média C.V. (%) 1 Assiduidade às aulas 8.06 32.75 8.94 12.5 2 Pontualidade no horário 7.87 32.8 9.13 7.8 3 Didática e metodologia 6.79 36.4 7.90 19.11 4 Critério de avaliação 7.32 29.5 8.15 12.14 5 Domínio da matéria 8.09 23.8 8.95 11.28 6 Capacidade p/ despertar interesse 6.94 33.1 7.6 23.5 7 Capacidade p/ lidar c/ perguntas 7.52 27.9 8.33 14.4 8 Demonst. prep. de aulas 7.44 32.4 8.67 12.3 9 Disponibilidades p/ orientar 7.02 34.2 7.66 15.7 10 Relacionamento c/ alunos 7.67 19.2 8.23 18.22 11 Fornecimento/discussão do prog. 7.76 27.83 8.45 10.65

(8)

12 Indicação bibliográfica disponível 7.76 21 8.19 11.6

Percebe-se, no quadro 5, que docentes com o tempo de serviço maior ou igual a 13 anos, obtêm a maior média, 8,09, na questão 5, domínio e conhecimento da matéria, e além disso, possuem um coeficiente de variação (C.V.) igual a 23.8%.

Por outro lado, a menor média, 6.79, dos professores com tempo de serviço maior ou igual a 13 anos, se refere á questão 3, didática e metodologia utilizadas . E além disso, a pergunta possui, coincidentemente, o maior C.V., igual a 36.4%.

No mesmo quadro, no sub-corte de docentes com tempo de serviço menor que 13 anos, observa-se que a maior média, 9.13, corresponde à questão 2, pontualidade no cumprimento dos horários de aula, e ela apresenta um C.V. igual a 7.8%, coincidentemente o menor C.V. do sub-corte.

A menor média, 7.6, do sub-corte de professores com tempo de serviço menor que 13 anos, corresponde à questão 6, capacidade para despertar o interesse pela disciplina, e além disso, apresenta um C.V. igual a

23.5%, o maior deste sub-corte.

Quadro 6 Desempenho por Titulação

Questões relativas ao prof. Doutor Mestre Especialista

Média C.V. (%) Média C.V. (%) Média C.V. (%)

1 Assiduidade às aulas 8.63 13.32 7.91 37.80 9.14 9.30 2 Pontualidade no horário 8.71 7.46 7.77 38.09 9.10 9.67 3 Didática e metodologia 7.91 11.88 6.89 40.63 6.88 27.91 4 Critério de avaliação 8.13 11.07 7.26 34.71 7.71 8.56 5 Domínio da matéria 8.56 13.08 8.16 27.45 8.78 6.72 6 Capacidade p/ despertar interesse 7.99 14.77 6.99 36.19 6.52 31.75 7 Capacidade p/ lidar c/ perguntas 8.23 12.27 7.48 33.15 7.98 10.53 8 Demonst. prep. de aulas 8.37 13.38 7.57 36.99 8.00 13.00 9 Disponibilidades p/ orientar 7.69 11.83 6.85 37.23 7.51 25.70 10 Relacionamento c/ alunos 8.56 12.27 7.20 39.72 8.33 12.85 11 Fornecimento/discussão do prog. 8.71 7.92 7.55 31.65 7.99 13.52 12 Indicação bibliográfica disponível 8.61 9.64 7.57 22.85 7.63 12.45

No quadro 6, nota-se que os professores com doutorado apresentam na questão 2, pontualidade no

cumprimento dos horários de aula, e na questão 11, fornecimento e discussão do programa no início do curso, as maiores médias, iguais, coincidentemente a 8,71. E além disso, estas questões possuem,

respectivamente, coeficientes de variação (C.V.) iguais a 7,46% e 7,92%. Observa-se, também, que a questão 2 contém o menor C.V., e em seguida, a questão 11 apresenta o segundo menor C.V. deste sub-corte.

Por outro lado, a menor média, 7.69, dos docentes com doutorado, refere-se à questão 9,

disponibilidade para orientar ou responder questões quando solicitado por alunos, em horário extra-classe.

No sub-corte de professores com mestrado, nota-se que a maior média, 8.16, corresponde à questão 5,

domínio e conhecimento da matéria selecionada , e apresenta um C.V. igual a 27.45%, o segundo menor C.V.

do sub-corte.

A menor média, 6.85, do sub-corte de docentes com mestrado, corresponde à questão 9,

disponibilidade para orientar ou responder questões quando solicitado por alunos, em horário extra-classe.

(9)

No sub-corte de professores com especialização, observa-se que a questão 1, assiduidade às aulas, apresenta a maior média, 9.14, e além disso, possui um coeficiente de variação (C.V.) igual a 9.30%.

Finalmente, a menor média, 6.52, dos docentes com especialização, se refere à questão 6, capacidade

para despertar o interesse pela disciplina, e além disso, possui, coincidentemente, o maior C.V., igual a 31.75%.

4 Conclusão

lnicialmente, é preciso ressalvar que os resultados aqui apresentados devem ser compreendidos levando-se em consideração as restrições da metodologia utilizada, da época e local de realização. Portanto, não levando-se pode afirmar que em outros cursos de administração se obtêm resultados semelhantes.

No tratamento dos dados, seção 2.3, deste artigo, levantamos algumas expectativas quanto aos resultados obtidos pelos docentes em função de suas características relevantes. Após fazer a análise dos dados confirmamos que os professores com dedicação exclusiva e com função administrativa foram os melhores avaliados pelos discentes. Todavia, quanto ao tempo de serviço e á idade, os resultados demonstraram que foram melhores avaliados pelos alunos, os docentes mais jovens e com menor tempo de serviço. Além disso, professores mais titulados deveriam ser melhores avaliados, porém, os resultados, á exceção para docentes doutores, não confirmaram integralmente esta suposição.

Face aos resultados da pesquisa pode-se inferir que o perfil do docente melhor avaliado pelos discentes possui regime de trabalho com dedicação exclusiva, tem idade menor que 46 anos, possui função administrativa, tem menos de 13 anos de tempo de serviço na universidade e é doutor.

Finalmente, a busca do aperfeiçoamento dos métodos de acompanhamento de ensino-aprendizado continua como sendo um dos desafios dos educadores. A incorporação de conceitos de gestão utilizadas fora das instituições de ensino poderão auxiliar nesta tarefa.

5 Referências Bibliográficas

CARVALHO, Eleonôra et al. Avaliação docente pelo discente no Departamento de Ciências Administrativas da UFPE: associação entre desempenho metodológico e características do professor. ln:

ANPAD - Associação Nacional de Programas de Pós - Graduação em Administração, 18, 1994, Curitiba. Anais... p.232 - 242. Florianópolis, ANPAD, 1994, v. 6.

GAZOLLA, Ana L., ARANCIBIA, M. Aida. Avaliação da pós-graduação da UFMG, 1987-1989. Belo Horizonte: UFMG, 1989.

MELO, Alfredo A. O. A melhoria da qualidade do ensino através das ferramentas do TQC.. ln: ANPAD - Associação Nacional de Programas de Pós - Graduação em Administração, 17, 1993, Salvador. Anais... p. 179 - 185. Florianópolis, ANPAD, 1993, v. 7.

SELLTIZ, Claire et al. Métodos de pesquisa social. São Paulo: EDUSP, 1974. TRIPODI, T. et al. Análise de pesquisa social. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

Referências

Documentos relacionados

Você pode querer plantar as suas sementes dando às convidadas o Folheto Mary Kay é um Futuro Brilhante para que o leiam em casa, e depois, fazendo uma reunião com elas para lhes

Os resultados do modelo mostram que, no caso dos controles diretos quarentena ou indiretos imposto com alíquota decrescente em função do tempo de permanência na economia e

Based on results, it could be concluded that school basketball athletes submitted to 4-month training macrocycle with wave periodization, with frequency of 2 weekly training

Dentro dessa ótica, averigou-se o pós-tratamento do efluente de uma estação piloto constituída de um reator UASB tratando esgotos sanitários da cidade de Belo

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Tem ainda, como objetivos específicos, analisar os tipos de inteligências múltiplas e relacionar a inteligência racional e emocional; estudar a capacidade do indivíduo de

Por último, porém, não menos importante, resta observar que a extinção da obrigação de prestar alimentos gravídicos pode ocorrer por conta de aborto (espontâneo ou

O presente trabalho tem como objetivo propor a reflexão sobre o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e expressões que não se dão em