• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS ATIVIDADES DE REFORÇO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS ATIVIDADES DE REFORÇO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1) Com relação aos procariontes, marque a única alternativa correta: 1) Analise os seguintes modos de transmissão:

I – picada do mosquito Aedes aegypti, sendo eles os vetores das doenças;

II – ingestão de água ou de alimentos contaminados pelo vírus (moscas e baratas podem ter as partes externas de seus corpos contaminadas com fezes de pessoas que tenham esta doença e transportar esses vírus para alimentos com os quais entrem em contato). As fezes também podem contaminar a água de rios e mares.

III – mordedura de animal infectado, principalmente cachorro.

De acordo com as características, podemos concluir que estamos falando das seguintes doenças, respectivamente:

a) febre amarela e dengue, hepatite e raiva; c) hepatite e raiva, poliomielite e dengue; b) dengue e febre amarela, raiva e hepatite; e) poliomielite e raiva, dengue e febre amarela. c) poliomielite e dengue, hepatite e raiva;

2) Com relação aos sintomas das doenças provocadas por vírus, analise as afirmativas abaixo:

I - Hemorragias na pele, no nariz e em outros locais, dor nos olhos e no corpo, febre, fraqueza e desânimo, dores musculares.

II - Icterícia (amarelecimento da pele e da conjuntiva ocular); Fezes claras; Lesões hepáticas; Dores abdominais.

III - Afecção dos rins, fígado, coração e outros órgãos, febre, dores de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

IV - Afeta o sistema nervoso central, vindo a ser fatal.

V - Febre alta, dor muscular, tosse, falta de ar, hemorragias, hipotensão, diminuição do volume urinário.

VI - Similares ao da gripe, porém intensificados: Febre alta associada à tosse, dores musculares e nas articulações (“juntas”), dor de cabeça, prostração, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarreia.

Tais sintomas referem-se, respectivamente a:

a) Gripe suína, hantavirose, raiva, febre amarela, hepatites e dengue. b) Dengue, hepatites, febre amarela, raiva, hantavirose e herpes. c) Gripe suína, hantavirose, raiva, febre maculosa, hepatites e dengue. d) Dengue, hepatites, febre amarela, raiva, hantavirose e gripe suína. e) Herpes, gripe suína, febre amarela, raiva, hantavirose e dengue.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

Professor (a): Elisângela / Luciano

Aluno:

TURMA: Data: /05 /2012

2º BIMESTRE 1º ANO/EM

(2)

3) São profilaxia da leptospirose:

a) Vacinação de cães e gatos.

b) Controle de insetos transmissores, larvas e adultos, evitando água parada e fumacê nas cidades. c) Utilização de luvas e botas e regiões alagadas, impedimento de acesso a roedores, uso de

raticidas, acondicionamento correto do lixo e lavagem de recipientes alimentares de animais. d) Evitar contato com excretas dos roedores. Medidas de controle de roedores.

e) Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados e manter o sistema imunológico fortalecido.

4) São vetores da febre maculosa e doença de chagas, respectivamente:

a) Neisseria meningitidis e Vibrio cholerae b) Clostridium botulinum e Rickettsia richettsii

c) Leptospira icterohaemorrhagiae e Trypanosoma cruzi d) Rickettsia richettsii e Trypanosoma cruzi

e) Plamodium vivax ou p. falcipurum e toxoplasma gondii

5) São tratamentos para a Leishmaniose:

a) Em casos de mordida, limpeza da lesão, observação e, se necessário, soro e vacina.

b) A cutânea é tratada a base de antimônio, não sendo aconselhado a mulheres grávidas e portadores de doenças cardíacas e a visceral é feito com fármacos específicos, distribuídos pelo governo em hospitais de referência.

c) medicações sintomáticas como analgésicos, antitérmicos, hidratação oral e repouso e em casos mais graves, quando diagnosticados, devem receber antibióticos específicos e medidas de suporte, muitas vezes necessitando até de tratamento intensivo.

d) Na fase inicial aguda, o uso de fármacos como nifurtimox, alopurinol e Benzonidazol, curam ou diminuem a cronicidade. A fase crônica é incurável, já que os danos em órgãos como o coração e o sistema nervoso são irreversíveis. Tratamento paliativo pode ser usado.

e) Repouso absoluto, pois sua vacina ainda está em teste.

2) Identifique com (B) características das bacterioses e (P) características das protozooses:

Características B P

a) Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação,

fraqueza e manchas vermelhas na pele são sintomas da meningite. ... ( ) ( ) b) Ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce

contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento e mãos sujas (como vetores mecânicos, transportando o vibrião para a água

e para os alimentos), são meios de transmissão da cólera. ... ( ) ( ) c) Trypanossoma cruzi e plasmodium vivax ou falciparum são agentes etiológicos das

doenças de chagas e malária. ... ( ) ( ) d) O agente infectante ou etiológico é um parasita intracelular, principalmente de

células do sistema nervoso e muscular de animais endotérmicos - inclusive cães, gatos,

coelhos, lebres, aves, suínos, gados, ratos e cobaias. ... ( ) ( ) e) Não adquirir nem ingerir alimentos: cuja lata ou tampa se apresentem estufadas ou

enferrujadas; cujo conteúdo líquido se apresente turvo e cujo vidro se apresente turvo; Consumir mel de procedência conhecida e ferver alimentos enlatados antes do

(3)

consumo, principalmente o palmito, são profilaxias do botulismo. ... f) Picada do carrapato Amblyomma cajennense (glândulas salivares), que apresenta nomes populares como "carrapato-estrela", "carrapato de cavalo" ou "rodoleiro", são

vetores da febre maculosa. ... ( ) ( ) g) Secreções respiratórias como gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir são meios

de transmissão da meningite e gripe suína (H1N1). ... ( ) ( ) h) A transmissão da toxoplasmose dá-se através da ingestão da carne crua ou malcozida

de animais infectados. ... ( ) ( )

3 – Com relação às doenças provocadas por vírus, marque (C) para as questões corretas e (E) para as questões erradas.

C E Questões

( ) ( ) Repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá e/ou medicamentos antitérmicos que devem recomendados por um médico, são meios de tratamento da dengue.

( )

( ) Cuidados sanitários e esterilização de objetos, higiene pessoal e higiene dos alimentos, não ingerir bebidas alcoólicas, são profilaxias da hepatite.

( )

( ) Icterícia, é uma síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma anulação total de bilirrubina no organismo.

( ) ( ) Controle dos insetos transmissores, tanto na fase larval (aquática) quanto na adulta (terrestre), são profilaxias do botulismo.

( ) ( ) Por não tem tratamento específico, repouso absoluto é indicado nos casos de hepatites.

( )

( ) Saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável são meios de transmissão da meningite.

( )

( ) As fezes dos gatos e o material de forração do local aonde ele dorme devem ser eliminados diariamente, antes que os oocistos tenham tempo para embrionar, são meios de profilaxia da toxoplasmose.

( )

( ) Dengue, cólera, febre amarela, raiva, hantavirose, hepatite e gripe suína são todas doenças provocadas por vírus.

( )

( ) Meningite, botulismo, febre maculosa, leptospirose e doença de chagas, ao menos uma destas é provocada por protozoários.

( )

( ) Contato com excretas de roedores (Bolomys lasiurius) infectados ou por aerossóis, em locais onde o vírus é eliminado por saliva, fezes e urina dos animais, são meios de transmissão da hantavirose.

( ) ( ) O botulismo bloqueia a liberação de uma substância chamada Acetilcolina nas transmissões nervosas, o que paralisa músculos podendo levar o infectado à morte por parada respiratória.

( ) ( ) O soro antibotulínico associado a outros remédios impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso matando-a.

( ) ( ) Febre podendo ser de moderada a alta, chegando até a 39 / 40 graus, dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas, lesões de pele (máculas), róseas, nos punhos e tornozelos, que progridem para o tronco e face e após, mãos e pés, são sinais e sintomas da malária.

( ) ( ) Evitar contato com animais domésticos e silvestres em regiões reconhecidamente de alta incidência da doença, se necessário entrar em contato com animais vistoriar o corpo de 3 em 3 horas já que o carrapato necessita ficar aderido por mais de 4 horas para transmitir a infecção, são profilaxias utilizadas para a febre maculosa.

(4)

4) Complete abaixo, de acordo com as letras de A a H, a tabela a seguir:

Doença Vetor/Meio de transmissão

Sinais e Sintomas Profilaxia Tratamento Virose / Bacteriose / Protozoose ? A Secreções respiratórias ( gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir.) B Higiene Pessoal. Antivirais e tratamento hospitalar. Virose Botulismo Alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo, conservas e embutidos preparados em condições de higiene precárias Tontura, visão dupla, boca seca, aversão à luz, queda da pálpebra e dificuldade para urinar e evacuar

C Soro antibutulínico D

E F

Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas Vacinas bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não

existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença Bacteriose Cólera ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento e mãos sujas (como vetores mecânicos,

transportando o

vibrião para a água e para os alimentos.) diarreia volumosa, que começa de repente, acompanhada por vômitos, raramente febre e dores abdominais. G H Bacteriose

(5)

5) Complete a cruzadinha abaixo: 1 2 3 4 5

1 – Meio de transmissão da Leptospirose.

2 – Meio de transmissão da Doença de Chagas, um de seus gêneros transmissores, “barbeiro”. 3 – Um dos sintomas da malária decorrente da lise (rompimento) das hemácias.

4 – A leishmania é seu agente etiológico e o _________________ é o seu vetor. 5 – Inchaço e dilatação nestes órgãos são sintomas da Doença de Chagas.

6 – Relacione a segunda coluna de sinais/sintomas, profilaxia e tratamento de acordo com as doenças da primeira:

Doenças Sinais/Sintomas, Profilaxia e Tratamento

1 - Doença de Chagas 2 – Malária 3 – Toxoplasmose 4 – Leishmaniose 5 - Leptospirose ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

combate ao vetor, o barbeiro, principalmente através da melhoria das moradias rurais, pois este inseto vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos e sob pedras. febre, calafrio, conjuntivite, dor nos músculos (mialgia), fotofobia (incômodo na presença da luz), dor de garganta, gânglios no pescoço. evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite.

o principal (ínguas, geralmente no pescoço), podendo ainda ver seguido de febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo;

Até o quarto dia de doença, devem ser empregados antibióticos (doxiciclina, penicilinas), por reduzirem as chances de evolução para a forma grave.

feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo, podendo agravar para mucosas do nariz, boca e garganta.

A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento.

As drogas utilizadas são sulfadiazina, sulfametoxazol, pirimetamina, espiramicina e clindamicina, havendo três situações de tratamento.

Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos anopheles.

Usar repelentes quando estiver em região com casos de leishmaniose visceral, armazenar adequadamente o lixo orgânico (a fim de evitar a ação do mosquito) e não utilizar agulhas utilizadas por terceiros são profilaxias desta doença.

Referências

Documentos relacionados

Da mesma forma que foi realizado para o programa LDAR, o cálculo da redução de emissões pela metodologia Smart LDAR utilizou dados do programa de controle vigente e

Thus, this study aims to analyze the trend of social distancing ad- opted to control the COVID-19 pandemic and its relationship with living conditions in

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Custo Moderado Baixo Alto Baixo Alto Tempo em Trânsito Moderado Lento Rápido Lento Lento Disponibilidade Alta Moderada Moderada Baixa Baixa Flexibilidade Alta Moderada Moderada

Foi possível, através deste trabalho, tomando como referência o estudo de caso, observar e relatar a relevância da sistematização da prática da assistência de enfermagem

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

Com base no exposto, neste estudo tem-se como questão de pesquisa: No contexto organizacional e de cuidado a pacientes hospitalizados, como a espiritualidade e a prática da

Assim em vez de usar a escala de B maior imaginei este B maior sendo o tal 5º Grau da Escala de Em