• Nenhum resultado encontrado

INCI. Biocomplexo anticelulítico de plantas da Amazônia com destacada ação Drenante. Definição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INCI. Biocomplexo anticelulítico de plantas da Amazônia com destacada ação Drenante. Definição"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Produto SLIMBUSTER® H

INCI Water and Butylene Glycol and PEG-40 Hydrogenated Castor Oil and Ptychopetalum Olacoides Extract and Trichilia Catigua Extract and Pfaffia sp Extract

Definição Biocomplexo anticelulítico de plantas da Amazônia com destacada ação Drenante.

Propriedades SLIMBUSTER® H é um biocomplexo de plantas da Amazônia padronizado em saponinas e flavonóides, com destacada ação drenante e também lipolítica. Desenvolvido com expertise e tecnologia 100% nacional, é o primeiro princípio ativo do mercado a abordar o tratamento da celulite do ponto de vista da resposta imunológica da pele. Além da ampla bateria de testes In Vitro e In

Vivo que mensuraram objetivamente sua eficácia, 83% das voluntárias reportaram uma melhora perceptível da celulite ao final de 60 dias de tratamento.

Tanto a celulite como a gordura localizada são problemas multifatoriais, que não têm uma causa única. A existência de uma predisposição genética é determinante no processo e a intensidade do problema irá depender de diversos outros fatores coadjuvantes tais como hábitos alimentares, sedentarismo e alterações hormonais (o fator hormonal é fundamental no desencadeamento e também desempenha papel agravante do processo já iniciado, especialmente durante a adolescência).

Considerando isso, fica claro que não há “cura” para a celulite e para a gordura localizada. Entretanto, a moderna cosmetologia disponibiliza hoje ativos que têm a capacidade de atuar sobre os sintomas desses dois problemas, minimizando muito as alterações estéticas provocadas por eles e o desconforto que elas causam. SLIMBUSTER® H e SLIMBUSTER® L são princípios ativos naturais desenvolvidos para atuar de forma simultânea sobre os vários mecanismos bioquímicos envolvidos, de forma a minimizar tanto os aspectos relacionados à celulite (normalizando a microcirculação local e prevenindo ou corrigindo a desestruturação e o rompimento das fibras de colágeno e elastina na derme) como o acúmulo de gordura (aumento da lipólise e redução da lipogênese).

SLIMBUSTER® H é o resultado de uma extensa pesquisa científica e foi elaborado de forma a apresentar em sua composição uma associação sinérgica de extratos vegetais da flora amazônica que privilegiam a ação drenante, combatendo principalmente os fenômenos associados à celulite, embora também apresente moderada ação lipolítica.

(2)

AÇÃO DRENANTE: a composição de SLIMBUSTER® H foi feita de forma a reunir plantas amazônicas com composição fitoquímica específica que proporcionasse uma excelente ação drenante e vasoprotetora: a combinação dos extratos de Marapuama, Pfaffia e Catuaba resulta em um ativo rico em saponinas triterpênicas e os flavonóides. Muitos estudos, ao longo das últimas décadas, têm demonstrado que a associação destes ativos resulta em ação vasotônica, favorecendo a reabsorção do edema e estimulando a circulação local. Através desse processo, SLIMBUSTER® H tonifica os vasos, diminuindo a pressão local bem como a dor e o volume de água retida, ocorrendo uma melhora no aspecto de “casca de laranja” da pele.

Para comprovar a eficácia desta composição, estudos clínicos foram realizados em cooperação entre a Chemyunion e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Os resultados desses estudos comprovam claramente que SLIMBUSTER® H tem ação direta na ativação da microcirculação, com efeito potencial sobre a celulite (ou hidrodistrofia ginóide), melhorando sobretudo essa aparência de “casca de laranja”.

AÇÃO LIPOLÍTICA: além da sua ação principal que é a de minimizar as alterações vasculares e promover a drenagem dos líquidos acumulados na região afetada pela celulite, SLIMBUSTER® H também exerce uma ação lipolítica complementar. A gordura localizada pode ser encontrada tanto em pessoas com peso normal quanto nas que apresentam excesso de peso. As gorduras provenientes dos alimentos são armazenadas no interior dos adipócitos, células especiais localizadas na parte mais profunda da pele, a hipoderme. Mesmo estando localizados em um local tão distante de onde são aplicados os cosméticos, ainda assim é possível se conseguir que os adipócitos sejam afetados por alguns ativos anticelulíticos através do processo de comunicação celular. Como em qualquer processo metabólico que ocorre no nosso organismo, a quantidade de moléculas envolvidas é enorme. Vamos nos deter apenas naquelas que são importantes para o entendimento da atividade do SLIMBUSTER® H:

Gordura localizada e a resposta imunológica da pele: Hoje sabemos que a lipólise é controlada não apenas pelos fatores hormonais, mas também é modulada de maneira bastante significativa pelo sistema imunológico, que produz as interleucinas ou citoquinas capazes de ativar a lipase hormôniosensível (HSL), que por sua vez induz o processo lipolítico. Uma das principais citoquinas envolvidas neste processo é o TNF-α, que demonstrou efeitos importantes como mediador da lipólise em adipócitos humanos. Esta citoquina está profundamente envolvida no metabolismo das gorduras e já existem

(3)

evidências sugerindo que ela pode, pelo menos em parte, atuar através de um mecanismo indireto da regulação dos níveis circulatórios dos ácidos graxos livres.

O papel da neuromodulação no processo lipolítico: Estima-se hoje que a grande capacidade do acúmulo de lipídeos pelo tecido adiposo seja devido em parte, à regulação neuro-hormonal da lipogênese. O principal hormônio regulador do processo lipogênico é a insulina, que possui a capacidade de sinalizar endogenamente o acúmulo de lipídeos, como forma de reserva para futuras necessidades. Associado ela, um peptídeo estimulante central potente do apetite, denominado Neuropeptídeo Y (NPY), é capaz tanto de induzir a formação de triglicerídeos intracelulares em adipócitos, quanto de sinalizar o sistema nervoso central (SNC) a aumentar a ingestão calórica. Além disso, estudos recentes apontam que a presença de NPY nas áreas periféricas da pele, especificamente na hipoderme, regula a diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos maduros, células muito mais capazes de acumular gordura, já na primeira etapa da infância.

O mecanismo de ação pelo qual SLIMBUSTER® H promove a ação lipolítica ainda não está totalmente esclarecido, mas acredita-se que exerça sua ação principal através do bloqueio de receptores α-adrenérgicos e a estimulação da produção de TNF-α por adipócitos humanos:

O bloqueio dos receptores α-adrenérgicos e a conseqüente estimulação dos receptores β tem como efeito um processo lipolítico efetivo, já que em ambos os casos ocorre um aumento na atividade

(4)

do AMPcíclico, que gera lipólise em função de um aumento do gasto energético.

O aumento de TNF-α, que atua como mediador da lipólise, faz com que a quebra de triglicérides intracelulares ocorra, uma vez que a demanda energética pela célula é exigida.

Além disso, SLIMBUSTER® H foi capaz de diminuir a produção de NPY perifericamente em cultura de queratinócitos humanos, o que resultaria em uma diminuição da formação de triglicerídeos intracelulares em adipócitos, e também da regulação da diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos maduros, células muito mais capazes de acumular gordura, já na primeira etapa da infância.

Teste in vitro A atividade mais importante de SLIMBUSTER® H, que é sua forte capacidade drenante, ficou comprovada nos estudos clínicos descritos acima. Entretanto, sua composição fitoquímica fazia prever que ele poderia ter uma leve ação lipolítica em função de sua capacidade de modular a produção de neuropeptídeos. Para avaliar essa ação complementar foram realizados também alguns testes In Vitro:

Quantificação da liberação de TNF-αααα pela cultura de adipócitos: A medição da quantidade de TNF-α liberado por adipócitos humanos incubados na presença desse produto foi mais do que o dobro da verificada na cultura controle.

Avaliação da atividade lipolítica pela mensuração da liberação de ácidos graxos livres em culturas de adipócitos: Adipócitos cultivados na presença de SLIMBUSTER® H liberaram uma quantidade de ácidos graxos livres superior ao verificado em células não-tratadas e também em relação ao controle positivo feito com um derivado xantínico (isobutilmetilxantina), o que demonstra sua capacidade de induzir a lipólise.

Inibição da produção do Neuropeptídeo Y (NPY) em cultura de queratinócitos humanos: Queratinócitos humanos tratados com SLIMBUSTER® H mostraram uma forte diminuição da produção do NPY.

Os resultados desses testes In Vitro ajudam a elucidar o mecanismo da ação lipolítica do SLIMBUSTER® H: aumentando a liberação de TNF-alfa (mediador da lipólise) pelos adipócitos e diminuindo a produção do NPY (que induz a diferenciação dos adipócitos e a formação de triglicerídeos intra-celulares) na epiderme, consegue-se promover a liberação da gordura já armazenada nos adipócitos e, ao mesmo tempo, minimizar um novo acúmulo dos lipídeos.

(5)

Teste in vivo Estudos clínicos foram conduzidos de forma a avaliar a melhora da aparência da celulite, especialmente no que diz respeito à capacidade de melhorar a drenagem no tecido: aumento da micro-circulação, aumento da temperatura da pele nas áreas tratadas e diminuição da espessura da hipoderme.

Para a realização desses estudos, foi preparada uma loção cremosa fluida de rápida absorção, com 5% de SLIMBUSTER® H. Esta formulação foi aplicada sobre a pele seca, espalhando com movimentos circulares até total absorção do produto (as voluntárias foram orientadas a não massagear a área, para que a drenagem da própria massagem não interferisse nos resultados). As medidas foram realizadas antes do inicio do tratamento, após 30 dias de uso do produto e após 60 dias de uso do produto (D1, D30 e D60).

Avaliação da variação das medidas antropométricas: Nos tempos experimentais determinados as medidas centimétricas foram feitas por 2 avaliadores diferentes em diversas regiões (estômago, cintura, partes superior e inferior dos quadris, partes superior, mediana e inferior das coxas e partes superior e inferior das pernas). Observou-se uma significativa redução das medidas nas regiões do estomago, cintura, coxa superior e quadril superior.

Avaliação subjetiva do efeito anticelulite: Na avaliação subjetiva feita pelas voluntárias durante e ao final do período de uso do produto, os resultados foram muito bons: 57% das voluntárias tiveram uma percepção da melhora do quadro da celulite ao final dos primeiros 30 dias de tratamento, e ao final de 60 dias esse número subiu para 83% das voluntárias percebendo uma melhora efetiva proporcionada pelo uso da emulsão com 5% do SLIMBUSTER® H.

Avaliação da aceitabilidade: Após a análise dos dados individuais do questionamento das voluntárias e do exame cutâneo não foi observado qualquer sinal clínico e/ou sensação de desconforto atribuível ao produto testado, o que permite afirmar que ele teve uma aceitabilidade cutânea muito boa.

Avaliação das qualidades cosméticas: As voluntárias responderam um questionário no final do estudo sobre itens correspondentes às qualidades cosméticas do produto testado. De acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que o produto foi bem avaliado em relação à sua capacidade de atenuar a celulite. Mais importante

(6)

do que isso: mais de 75% das voluntárias reportaram a intenção de compra deste produto, o que reflete diretamente sua satisfação com os resultados obtidos.

Avaliação do efeito coadjuvante na melhora da celulite, medido por ultrassonografia: Esse estudo visa avaliar o incremento do fluxo da microcirculação que a loção cremosa testada pode acarretar após única aplicação. Comparando-se os dados experimentais obtidos e o controle positivo (nicotinato de metila) em relação à condição basal, observou-se que a loção com 5% de SLIMBUSTER® H apresenta aumento do fluxo da microcirculação local.

Ecografia - medida da espessura da hipoderme: Esse estudo avalia indiretamente a capacidade do produto em atuar nas regiões mais profundas da pele. As voluntárias aplicaram o produto-teste 2x/dia sem massagem nas regiões das coxas e abdômem, e as medições foram feitas no início do teste e repetidas após 30 e 60 dias. Ao final do período de teste as medidas feitas com o aparelho de ultrassonografia mostraram uma clara tendência de redução da espessura da hipoderme nas regiões avaliadas.

Avaliação da temperatura cutânea por meio de termômetro infravermelho: A temperatura corporal é mantida em grande parte pelo fluxo sanguíneo. Como as áreas atingidas pela celulite apresentam diminuição da microcirculação, elas sofrem também uma redução da temperatura. A melhora na vascularização local e o conseqüente aumento da drenagem linfática têm impacto direto sobre esse parâmetro e se refletem por um aumento da temperatura. Neste estudo verificou-se que um significativo aumento da temperatura cutânea nas regiões tratadas, comprovando o efeito positivo do produto aplicado.

O conjunto desses resultados mostra claramente que a loção com 5% de SLIMBUSTER® H utilizada pelas voluntárias foi eficaz como um coadjuvante no tratamento da celulite, contribuindo significativamente para melhorar a circulação local e a drenagem dos líquidos acumulados que têm grande parcela de “culpa” nos aspectos visíveis da celulite (“casca de laranja”).

Além dos resultados mensurados de forma objetiva, também se destaca a melhora reportada pelas voluntárias que, em sua grande

(7)

maioria, não apenas perceberam o efeito do produto como também reportaram o desejo de compra do produto.

Aplicações Loção drenante anticelulítica Fluido corporal anticelulítico

Gel anticelulítico para drenagem linfática Gel-creme drenante

Informações farmacotécnicas

Concentração de Uso: 5% Hidrossolúvel

Não apresenta incompatibilidades conhecidas até o momento. Incorporar na formulação em temperatura abaixo de 40°C Bibliografia 1. Dossiê técnico Chemyunion – Tecnologia 100% Nacional no

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

This development scenario implies that both the MaaS Integrator and Operator roles are absorbed by the private sector such as Transport service providers.. The Public

After analyzing all the procedures involved in the production process of GFRP profiles, it was concluded that it would be possible to improve the sustainability and

Com o avanço das políticas públicas educacionais voltadas para a Educação Inclusiva surgem novas propostas direcionadas ao Atendimento Educacional Especializado as

Dada a elevada demanda de medicamentos manipulados, o LM tem uma produção diária quer de formulações magistrais, quer de formulações oficinais. Relativamente às

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de