• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES ESPECÍFICO SIMULADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES ESPECÍFICO SIMULADO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES ESPECÍFICO – SIMULADO São consideradas doenças autoimunes:

(A) Lúpus e Psoríase. (B) Lúpus e Mononucleose.

(C) Síndrome de Sjögren e Meningite. (D) Doença Celíaca e HPV.

(E) AIDS e Leucemia Mieloide Aguda.

_________________________________________________________________________ A capacidade de se fixar a mastócitos, atravessar a placenta e proteger a mucosa e secreções são propriedades biológicas apresentadas, respectivamente, pelas seguintes classes de imunoglobulinas:

(A) IgE, IgG, IgA. (B) IgA, IgM, IgE. (C) IgA, IgG, IgE. (D) IgE, IgA, IgG. (E) IgM, IgE, IgG.

__________________________________________________________________________ O vírus da hepatite B é responsável por 350 milhões de infectados em todo o mundo. A respeito das infecções virais causadas por esse vírus, assinale a alternativa INCORRETA. (A) O vírus da hepatite B pode ser detectado no sangue e derivados, saliva, sêmem e secreção vaginal.

(B) A hepatite B pode existir na forma assintomática, sendo possível a detecção em triagem de banco de sangue ou em exames de rotina.

(C) Na hepatite B aguda, ocorre aumento dos níveis séricos de TGO e TGP e aumento dos níveis de bilirrubina.

(D) Na fase aguda da hepatite B, encontram-se elevados os níveis séricos de AgHBs e AgHBe.

(E) O AgHBs permanece após 6 meses da infecção no sangue de pessoas que obtiveram cura para hepatite B.

(2)

__________________________________________________________________________ Durante a entrevista de novo funcionário do laboratório de análises clínicas, o mesmo declarou nunca ter tido hepatite e foi apresentada uma série de exames laboratoriais admissionais, em que ele foi diagnosticado como totalmente saudável e vacinado para hepatite B. Dos quatro marcadores sorológicos analisados abaixo, ele apresentou provavelmente um perfil compatível com:

A) HbsAg (-), Anti-HBc (+), Anti-HCV (+), HAV-IgG (+). B) HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (-), Anti-HCV (-). C) Anti-HBc (+), Anti-HBs (-), HAV-IgG (+), Anti-HCV (+). D) Anti-HCV (+), HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (+). E) HBsAg (+), Anti-HBc IgM (+), Anti-HCV (-), HAV-IgG (+).

__________________________________________________________________________ A respeito do diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana (HIV), assinale a opção correta.

A) Os ensaios de triagem detectam anticorpos no soro dos pacientes infectados com o HIV e os ensaios confirmatórios identificam os resultados falso-negativos do ensaio anterior. B) Os testes de triagem e os confirmatórios caracterizam-se por apresentarem alta

especificidade e alta sensibilidade, respectivamente·.

C) Os ensaios denominados Elisa e Western Blot detectam respectivamente, anticorpos e antígenos do vírus no soro do pacientes.

D) Para que o diagnóstico do paciente seja considerado positivo, deverão ser realizados dois testes de triagem e um teste confirmatório.

E) Com o aumento da sensibilidade dos ensaios de diagnóstico sorológico, o período da janela imunológica passou a ser desconsiderado.

______________________________________________________________________ As doenças autoimunes são um tipo de desordem imunológica em que o organismo não reconhece os antígenos dos tecidos ou substâncias do próprio organismo e os ataca. São exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico de doenças autoimunes, EXCETO.

A) Células LE B) Dosagem de C5 C) FAN

(3)

E) Dosagem de CD4

______________________________________________________________________ O marcador sorológico mais frequentemente utilizado para o diagnóstico de Toxoplasma gondii é o:

A) anticorpo antitoxoplasma da classe IgG. B) anticorpo antitoxoplasma da classe IgE. C) anticorpo antitoxoplasma da classe IgM. D) anticorpo antitoxoplasma da classe IgD.

__________________________________________________________________________ Sobre o método de preparação Direta a Fresco utilizado no exame parasitológico de fezes, é CORRETO afirmar:

a) Consiste de uma técnica de concentração que resulta em uma preparação úmida e concentrada da amostra.

b) É um método em que a amostra obrigatoriamente deve ser fixada em álcool polivinílico. c) Fundamenta-se na detecção de antígenos parasitários nas amostras fecais.

d) É o método utilizado para o diagnóstico diferencial de Cryptosporidium spp.

e) Tem como principal finalidade a detecção de trofozoítos móveis de protozoários. __________________________________________________________________________

Método parasitológico baseado no trofismo das larvas de Strongyloides pela água morna consiste: a) Método de Faust b) Método de Ritchie c) Método de Carles-Berthélemy d) Método de Baermann e) Método de Kato _________________________________________________________________________ Na identificação de ovos de helmintos em amostra de fezes, assinale a opção que descreve as principais características morfológicas do ovo de Ascaris lumbricoides: a) Ovo apresenta-se de forma ovoide assimétrica, com casca dupla e lisa.

b) Ovo apresenta-se de forma ovoide, com casca operculata, fina e lisa.

c) Ovo apresenta-se de forma ovoide, com casca dupla e mamilonada externamente.

d) Ovo apresenta-se de forma ovoide, com casca apresentando um esporão lateral. e) Ovo apresenta-se de forma esférica, com casca dupla, lisa, com espaço claro entre as duas membranas.

(4)

O índice definido pela relação da concentração média de hemoglobina e o volume no eritrócito é:

a) Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) b) Volume Corpuscular Médio (VCM) c) Hematócrito (Hct)

d) Concentração de hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) e) Amplitude de distribuição dos eritrócitos (ADE)

_________________________________________________________________________ Anormalidade hematológica caracterizada por hipossegmentação nuclear dos leucócitos, determinada nos neutrófilos núcleos bilobulados, assemelhando a halteres e aumento no numero de bastonetes indica:

a) Leucocitose neonatal b) Reação Leucemoide c) Neutropenia d) Anomalia de Pelger-Huet e) Leucoeritroblastose __________________________________________________________________________ A anemia falciforme é caracterizada por anemia hemolítica crônica e fenômenos vasoclusivos que levam a crises dolorosas agudas e à lesão tecidual e orgânica crônica e progressiva. A anemia falciforme:

(A) é causada pela substituição de citosina por uracila, codificando valina em vez de ácido glutâmico, na posição 8 da cadeia da globina, com produção de hemoglobina glicada HbA1c.

(B) é causada pela Deficiência de Vitamina B12. (C) é considerada uma anemia ferropriva.

(D) exige que um hemograma seja realizado pelo menos duas vezes ao ano, pois a redução nos níveis basais de hemoglobina pode indicar insuficiência renal crônica ou crise aplástica.

(E) exige um tratamento realizado com altas concentrações de ácido fólico, com média de cura em seis meses.

(5)

O alto consumo de proteínas de origem animal (carnes) pode repercutir na composição urinária do indivíduo, elevando os valores de:

(A) potássio. (B) cálcio. (C) ureia. (D) nitritos. (E) glicose __________________________________________________________________________ Pacientes oncológicos recebendo medicação citostática apresentam uma grande destruição celular. O principal metabólito resultante do metabolismo de ácidos nucleicos é:

(A) a creatinina. (B) o ácido úrico. (C) a bilirrubina. (D) a ureia. (E) o urobilinogênio __________________________________________________________________________ As enzimas cardíacas, também chamadas de marcadores de necrose miocárdica, sinalizam a morte de células do músculo cardíaco e são elementos indispensáveis para o diagnóstico definitivo do infarto do miocárdio. Assinale a opção que indica a enzima que se eleva precocemente após a lesão cardíaca:

(A) Troponina

(B) Creatinofosfoquinase (CPK) (C) Mioglobina

(D) Creatinofosfoquinase – MB (CPK‐MB) (E) Desidrogenase lática (DHL)

__________________________________________________________________________ A amostra de um indivíduo de sexo masculino, com 50 anos, foi analisada para Fosfatase Alcalina Prostática (FAP) e Antígeno Prostático Específico (PSA) imediatamente após exame retal da próstata. Os resultados foram os seguintes: FAP = 6,0 g/L (normal até 3,0 g/L) e PSA = 2,0 g/L (normal até 4,0 g/L). Os resultados foram confirmados na mesma amostra. Assinale a opção que indica a melhor explicação para este quadro.

(A) A FAP está elevada pelo exame prostático.

(B) O paciente apresenta hipertrofia prostática benigna. (C) O paciente apresenta infecção prostática.

(D) O PSA está normal, pois é menos sensível que a FAP. (E) Erro metodológico. Solicitar nova amostra

(6)

Os fatores de coagulação relacionados a seguir podem ser avaliados pelo tempo de protrombina ou pelo tempo de tromboplastina parcial ativado, à exceção de um. Assinale‐ o.

(A) Fator VIII (B) Fator IX (C) Fator V (D) Fator XIII (E) Fator X

___________________________________________________________________________ No transporte e no armazenamento do sangue coletado devem ser tomados alguns cuidados. A seguinte dosagem não necessita de proteção contra a ação da luz:

(A) Bilirrubinas (B) Vitamina D (C) Betacaroteno (D) Vitamina B12 (E) Ácido fólico

___________________________________________________________________________ Sabe-se que a eletroforese é uma técnica de grande importância, por exemplo, para as áreas de bioquímica e biologia molecular. Sobre eletroforese de proteínas, é correto afirmar:

a) Não é possível analisar peptídeos por esta técnica.

b) As proteínas são sempre separadas por esta técnica de acordo com sua especificidade ao substrato enzimático.

c) Trata-se de um processo também conhecido como PCR.

d) Atividades enzimáticas não podem ser detectadas por esta técnica.

e) Por esta técnica é possível determinar o ponto isoelétrico de uma proteína. ___________________________________________________________________________

É correto afirmar sobre a coleta de amostras biológicas:

a) Heparina e EDTA são anticoagulantes que podem ser usados em coletas de sangue.

b) Sempre é obrigatória a condição de jejum para coleta de sangue. c) Nunca se podem usar tubos com anticoagulantes em coletas de sangue.

d) Não é possível obter o soro de um sangue sem uso de tubos de coleta com anticoagulantes.

e) O cloreto de sódio na concentração de 0,15 M é um anticoagulante clássico, sempre usado em coletas de sangue.

Referências

Documentos relacionados

6 Esaú tomou suas mulheres, seus filhos e suas filhas, assim como todo o seu pessoal, seus rebanhos, seus animais e todos os bens que tinha adquirido na terra de Canaã, e

Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de variáveis climáticas e de atividade de vôos de abelhas sem ferrão.A finalidade deste sistema

CANDY LONLY - 2 vitórias na Gávea, incl. Couto de Magalhães - G2, Clás. Couto de Magalhães - G2, etc. Irisarri; 4° Clás. Raise A Native Gold Digger In Reality Princess

[r]

Material e métodos: Para avaliar a importância das técnicas moleculares foram selecionadas amostras de pacientes diagnosticados com hepatite C crônica do genótipo

Reichenheim (2010), no Rio de Janeiro - Brasil, ao compararem mulheres que sofreram episódios de violência física na gestação com as que não sofreram, encontraram associação

9.6 – Em caso de perda ou roubo de documentos, o candidato será admitido para realizar a prova desde que apresente protocolo de solicitação de novo documento,

Encontramos também uma relação entre leptina e psoríase na presença de excesso de peso, porém essa relação já não atingiu um nível de