• Nenhum resultado encontrado

CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CEO FGV Um programa para altos executivos feito por altos executivos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CEO FGV

“Um programa para altos executivos feito por altos

executivos.”

(2)

CEO FGV

Com o CEO FGV, executivos em posições-chave em suas organizações podem: • analisar em profundidade a realidade socioeconômica e política do País; • repensar as estratégias e incentivos à inovação adotados em sua empresa; • trocar experiências com professores e participantes de alto nível;

• atualizar e expandir sua rede de contatos;

• viver uma experiência internacional de aprendizado.

QUANDO OS DESAFIOS SÃO A SUA ROTINA

O CEO FGV é um programa único, que prepara líderes empresariais para enfrentar os desafios diários e perenes impostos às organizações. Seu conteúdo discute o papel da inovação nas empresas e aborda, de forma atual e consistente, os aspectos econômicos, sociais e políticos do País, bem como liderança, desempenho e mudança organizacional, oferecendo um conhecimento abrangente e fomentando a troca de ideias entre os participantes. A experiência completa do CEO FGV permite que a experiência de um líder empresarial seja somada à capacidade de acompanhar as mudanças no cenário nacional e mundial, entender o seu contexto e antecipar estratégias de sucesso.

ATUALIZAÇÃO DESTA EDIÇÃO DO PROGRAMA

Aliado ao processo de atualização permanente desse programa, a FGV baseada em sua experiência, reavaliou os programas voltados a CEOs das principais escolas do mundo e pesquisou a expectativa de CEOs de grandes corporações. A partir dos resultados atualizou essa versão do programa que está sintonizado com o que há de mais moderno no mundo para a alta direção.

(3)

UMA PEQUENA PAUSA PARA PENSAR EM GRANDES MUDANÇAS

O CEO FGV é um programa que cria um ambiente de aperfeiçoamento extremamente privilegiado, reunindo em um único local grandes executivos, líderes empresariais e um corpo docente do mais alto nível, formado por professores PhD vindos das cinco escolas da Fundação Getulio Vargas. Seu conteúdo é atualizado a cada edição, trazendo sempre o que há de mais expressivo no cenário mundial.

A essência do programa é fazer com que os participantes possam se aprofundar em questões pertinentes à realidade brasileira e desenvolver uma visão analítica consistente somada aos elementos de gestão de negócios. Para isso, o CEO FGV combina palestras, discussões em grupo, exemplos reais da vida empresarial, exercícios em grupo e uma dinâmica troca de ideias entre palestrantes e participantes.

Tudo isso em três módulos de cinco dias. Um tempo curto para se afastar da empresa sem problemas e, ao mesmo tempo, suficiente para se atualizar e se manter a frente dos acontecimentos.

PÚBLICO ALVO

O CEO FGV é destinado a presidentes, vice-presidentes e diretores-gerais de empresas, além de profissionais seniores, com potencial para assumir esses cargos em suas corporações, que desejam aprimorar seus conhecimentos visando liderar, desenvolver e executar estratégias de sucesso em seus negócios.

O PROGRAMA

O programa completo está dividido em três módulos: Estratégia, Mudança e Inovação; Ambiente Econômico, Político e Social e Liderança e Alto Desempenho. Cada um deles tem uma duração de 5 dias em regime de imersão, com intervalos de aproximadamente 4 meses. Os módulos são realizados em cidades diferentes, em hotéis com excelente infraestrutura.

O envolvimento dos participantes em tempo integral durante o programa fez do CEO FGV uma experiência extremamente produtiva.

(4)

Os coordenadores, professores PhD, acompanham os participantes durante todo o CEO FGV. São eles que entrevistam os candidatos, participam da concepção e preparação do programa e estão presentes durante toda a semana do evento garantindo a qualidade do programa e recebendo, a cada momento, o feedback dos participantes.

Ao final do programa, os participantes podem também viver uma experiência acadêmica internacional, frequentando programas de imersão na Columbia Business School, em Nova York (EUA), ou no IMD, em Lausanne (Suíça).

PROGRAMA

Módulos

1. Liderança e Alto Desempenho Abril de 2013

2. Estratégia, Mudança e Inovação Julho de 2013

3. Ambiente Econômico, Político e Social Outubro de 2013

Carga Horária Total (horas/aula) 170

EMENTAS*

Módulo Liderança e Auto Desempenho

O Módulo tem como objetivo maximizar o poder pessoal de liderança para reforçar comprometimento, alinhamento e resultados da organização. O Módulo está estruturado em quatro blocos. O primeiro foca a imagem do executivo como líder, utilizando ferramentas de assessment e outros recursos para fornecer insights sobre características da liderança, competências, comportamento e estilos. O segundo bloco aborda a flexibilidade da liderança, mostrando que ser líder é ser visionário, estar direcionado para resultados e pensar e agir estrategicamente. O terceiro bloco, através do feedback, está voltado para o líder como coach. Finalmente, o bloco final trata do legado da liderança, enfatizando o poder de influenciar pessoas e do uso da comunicação, para tratar os desafios organizacionais e o planejamento do futuro da organização.

(5)

Módulo Estratégia, Mudança e Inovação

O papel do conhecimento e da inovação na gestão empresarial é uma questão extremamente importante e ao mesmo tempo ainda pouco explorada.

Nesse módulo serão apresentadas as bases filosóficas do conhecimento e da inovação, o papel da empatia e do reconhecimento do outro e as mudanças na sociedade e na economia como estímulo à inovação. Serão mostrados métricas e resultados empíricos sobre a gestão do conhecimento gerado e as tendências atuais da inovação na indústria.

Em segundo momento, serão abordadas questões fundamentais para a disseminação do conhecimento e da inovação: os incentivos para a criatividade e o papel da comunicação empresarial para o processo de inovação.

O fechamento do módulo traz depoimentos de pessoas com experiências de sucesso na inovação, palestras sobre os aspectos psicológicos ou outras dimensões da criatividade, inovação e acumulação do conhecimento.

Módulo Ambiente Econômico, Político e Social

O Módulo faz um balanço da economia brasileira e avalia as forças indutoras do seu crescimento, e discute as principais tendências sociopolíticas do Brasil. Uma análise profunda e a avaliação do “status quo” dos fundamentos da economia brasileira, em especial os aspectos monetários, fiscais e cambiais, abrem esse módulo. Em seguida, o centro das discussões volta-se para as forças e fontes dinâmicas do crescimento econômico, numa visão empírica e comparativa, incluindo os elementos de natureza política e governamental. Finalmente, são discutidos assuntos que aprofundem essa visão crítica e estratégica de longo prazo, tais como educação, emergência dos novos grupos consumidores e comércio exterior. A sessão de encerramento do módulo apresenta um balanço e um encadeamento dos vários temas apresentados na semana, e discute a força do Brasil como um dos países BRIC na economia global.

(*) Os temas abordados nos módulos descritos acima, estão sujeitos a mudanças dependendo dos palestrantes e da atualidade dos assuntos.

(6)

COMPLEMENTO INTERNACIONAL*

O CEO FGV pode ser complementado com uma etapa internacional adicional, em regime de imersão, quando o participante poderá interagir com executivos de diversas partes do mundo. Esse complemento foca, de maneira inovadora, o redesenho das agendas pessoais e o estabelecimento de objetivos ambiciosos, tanto para a empresa quanto para a vida pessoal de cada executivo.

Os participantes podem escolher entre duas das mais conceituadas universidades do mundo em educação executiva: Columbia University (EUA) ou IMD (Suíça).

COLUMBIA University (Columbia Business School), Nova York, USA

LEADING STRATEGIC GROWTH AND CHANGE (duração de 5 dias, formação de networking internacional, requisito proficiência em inglês)

O Programa parte da premissa que o contexto moderno de negócios coloca muitos desafios para os dirigentes de empresas, estimulando-os a buscar para suas organizações soluções reais que possam direcionar seu crescimento e tornar em sucesso os novos negócios. O Programa apresenta discussões e estudos de caso para o desenvolvimento estratégico e negócios, num mundo com muita incerteza e mudanças rápidas.

Fundada em 1754, a Columbia University faz parte da prestigiada Ivy League. Localizada em Manhattan, no coração do centro financeiro mundial, a instituição se destaca por sua atuação no ensino de Economia e Administração, sendo eleita pelo financial Times como a número um do mundo em educação executiva.

Mais informações no site:

www4.gsb.columbia.edu/execed/programs/detail/10427/leading%20strategic%20growth%20and%20change

IMD, Lausanne, Suíça

(7)

O programa está focado em preparar executivos para enfrentar os desafios diários no desenvolvimento de estratégias, na criação e implementação de modelos de negócios, na formação de alianças e no envolvimento com questões gerenciais. Para isso, utiliza estudos de casos, simulações, palestras de professores e convidados, além de atividades individuais e discussões em grupo.

O IMD – International Institute for Management Development – é uma das principais escolas de negócios do mundo, localizada em Lausanne, Suíça, às margens do lago Lehman, a 40 minutos de Genebra. Suas instalações são modernas e funcionais, e seu corpo docente é formado por profissionais de diversos países, com grande experiência acadêmica.

Mais informações no site:

http://executive-education.imd.ch/general-management-programs/breakthrough-program-for-senior-executives

(*) Contratados e pagos diretamente com as Universidades recomendadas.

Cada uma dessas instituições tem processos de admissão próprios, que deverão ser cumpridos pelos participantes. Para a inscrição, é necessário o preenchimento do Admission Form, além de fluência na língua inglesa. A aceitação do candidato levará em consideração a avaliação curricular, o número de vagas disponíveis e o regulamento de cada uma das instituições.

APRESENTAÇÃO E DIFERENCIAIS DA IBE E DA FGV

A FGV é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1944, com objetivo de ser um centro voltado para o desenvolvimento intelectual do Brasil, reunindo escolas de excelência e importantes centros de pesquisa de documentação focados na economia, na administração pública e privada na história do país.

A FGV é uma instituição com intensa produção intelectual e dispõe, em seus quadros, de professores e pesquisadores aptos a transmitir seus conhecimentos analíticos.

A IBE Business Education é uma das grandes parceiras da FGV para o desenvolvimento de programas de MBA e Pós-Graduação. Esta parceria vai muito além da prestação de serviços. Através da parceria com o IBE, a Fundação Getulio Vargas passou a oferecer os programas internacionais MBA Pleno e FGV CEO Internacional, que têm convênios com as mais prestigiadas escolas de negócios do mundo, como Ohio University (EUA), Columbia Business School (EUA) e IMD (Suíça).

(8)

ADMISSÃO

A análise das inscrições acontece ao longo de todo o ano, mediante o envio da ficha de inscrição preenchida. Um representante da FGV está à disposição para visitar os candidatos e esclarecer quaisquer dúvidas em relação ao programa.

Os coordenadores acadêmicos conversam com todos os interessados em fazer parte dessa experiência para conhecer a realidade de cada um, entender suas expectativas e necessidades e, dessa forma, buscar o entendimento perfeito em relação ao que esperam do programa.

I – Documentos: Ficha de inscrição; CV atualizado; Cópia do RG e CPF; Uma foto; Taxa de inscrição/Matrícula;

Certificado de Graduação (se graduado).

II – Tenha sido entrevistado e considerado apto pelo setor de admissão pertinente do FGV Management. III – No ato da matrícula, o aluno assinará, em 03 vias, contrato de prestação de serviços educacionais.

CERTIFICAÇÃO

I – O aluno deve cursar com assiduidade todos os Módulos, para ter direito à certificação.

II – Caso o aluno seja reprovado por faltas em um dos Módulos, deverá cursá-lo nas turmas subsequentes oferecidas conforme calendários a serem divulgados, mediante pagamento adicional.

(9)

MAIS INFORMAÇÕES

Cristiano Antunes Michelli Tremaroli

(19) 3739-6429 (11) 9.9445-4410

(11) 9445-3713

Referências

Documentos relacionados

 Pela bateria—A unidade está a fornecer alimentação de reserva da bateria ao equipamento ligado; a unidade irá emitir um sinal sonoro quatro vezes a cada 30 segundos.. bu 04

144 Figura 58 Parˆametro de ordem, M , em fun¸c˜ ao do acoplamento, J, na transi¸c˜ ao de fase da rede de Watts-Strogatz para neurˆ onios do Regime 1 e N = 400 elementos com

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

A área em estudo, proposta como Parque Natural Regional de Almourão, engloba parte do território dos municípios de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, ambos

Devida à extrema diversidade de enfoque, à complexidade dos processos envolvidos e à multiplicidade de ambientes de ocorrência, este trabalho buscou discutir a susceptibilidade a

É necessário monitorar os pacientes recebendo administração concomitante de levotiroxina e medicamentos que podem afetar a função da tireoide (tais como amiodarona e inibidores

Se o aluno não cursar a disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA, só poderá entregar o Trabalho de Conclusão de Curso, após ter reaberto e cursado a