• Nenhum resultado encontrado

ISA_500

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISA_500"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ISA 500 (Clarificada) - Prova de Auditoria ISA 500 (Clarificada) - Prova de Auditoria

(Eficaz para auditorias de demonstrações financeiras para os períodos que comecem em ou após 15 (Eficaz para auditorias de demonstrações financeiras para os períodos que comecem em ou após 15 de Dezembro de 2009) de Dezembro de 2009) ÍNDICE ÍNDICE Parágrafo Parágrafo Introdução Introdução Âmbito

Âmbito desta desta ISA ISA 1-21-2

Data

Data de de Eficácia Eficácia 33

Objectivo 4 Objectivo 4 Definições 5 Definições 5 Requisitos Requisitos Prova

Prova de de Auditoria Auditoria Apropriada Apropriada Suficiente Suficiente 66 Informação

Informação a a Ser Ser Usada Usada como como Prova Prova de de Auditoria Auditoria 7-97-9 Seleccionar

Seleccionar Itens Itens para para Teste Teste para para Obter Obter Prova Prova de de Auditoria Auditoria 1010 Inconsistência

Inconsistência na na Prova Prova de de Auditoria, Auditoria, ou ou Dúvidas Dúvidas sobre sobre a a sua sua Fiabilidade Fiabilidade 1111 Aplicação e Outro Material Explicativo

Aplicação e Outro Material Explicativo Prova

Prova de de Auditoria Auditoria Apropriada Apropriada Suficiente Suficiente A1-A25A1-A25 Informação

Informação a a Ser Ser Usada Usada como como Prova Prova de de Auditoria Auditoria A26-A51A26-A51 Seleccionar

Seleccionar Itens Itens para para Teste Teste para para Obter Obter Prova Prova de de Auditoria Auditoria A52-A56A52-A56 Inconsistência

Inconsistência na na Prova Prova de de Auditoria, Auditoria, ou ou Dúvidas Dúvidas sobre sobre a a sua sua Fiabilidade Fiabilidade A57A57

A Norma Internacional de Auditoria (ISA) 500, "Prova de Auditoria" deve ser lida juntamente com a A Norma Internacional de Auditoria (ISA) 500, "Prova de Auditoria" deve ser lida juntamente com a ISA 200, "Objectivos Gerais do Auditor Independente e a Condução de uma Auditoria de Acordo com ISA 200, "Objectivos Gerais do Auditor Independente e a Condução de uma Auditoria de Acordo com as Normas Internacionais de Auditoria.

(2)

Introdução Introdução

Âmbito desta ISA Âmbito desta ISA l.

l. Esta Esta Internacional Internacional de de Auditoria Auditoria (ISA) (ISA) explica explica o o que que constitui constitui prova prova de de auditoria auditoria numanuma auditoria de demonstrações financeiras, e trata da responsabilidade do auditor em conceber e auditoria de demonstrações financeiras, e trata da responsabilidade do auditor em conceber e executar procedimentos de auditoria para obter prova de auditoria apropriada suficiente para ser executar procedimentos de auditoria para obter prova de auditoria apropriada suficiente para ser capaz de extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião de auditoria.

capaz de extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião de auditoria. 2.

2. Esta Esta ISA ISA é é aplicável aplicável a a toda toda a a prova prova de de auditoria auditoria obtida obtida no no decurso decurso de de uma uma auditoria. auditoria. OutrasOutras ISAs tratam de aspectos específicos da auditoria (por exemplo, a ISA 315

ISAs tratam de aspectos específicos da auditoria (por exemplo, a ISA 315 ¨, da prova de auditoria a ser¨, da prova de auditoria a ser obtida em relação a um particular tópico (por exemplo, a ISA 570¨), de procedimentos específicos obtida em relação a um particular tópico (por exemplo, a ISA 570¨), de procedimentos específicos para obter prova de auditoria (por exemplo, ISA 520¨, e da avaliação sobre se foi obtida prova de para obter prova de auditoria (por exemplo, ISA 520¨, e da avaliação sobre se foi obtida prova de auditoria apropriada suficiente (ISA 200¨ e ISA 330¨).

auditoria apropriada suficiente (ISA 200¨ e ISA 330¨). Data de Eficácia

Data de Eficácia 3.

3. Esta Esta ISA ISA é é eficaz eficaz para para auditorias auditorias de de demonstrações demonstrações financeiras financeiras de de períodos períodos que que comecem comecem emem ou após 15 de Dezembro de 2009.

ou após 15 de Dezembro de 2009. Objectivo

Objectivo 4.

4. O O objectivo objectivo do do auditor auditor é é o o de de conceber conceber e e executar executar procedimentos procedimentos de de auditoria auditoria de de tal tal maneiramaneira que habilite o auditor a extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião do auditor.

que habilite o auditor a extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião do auditor. Definições

Definições 5.

5. Para Para as as finalidades finalidades das das ISAs, ISAs, os os termos termos que que se se seguem seguem têm têm os os significados significados atribuídos atribuídos abaixo:abaixo: (a)

(a) Registos Registos contabilísticos contabilísticos - - Os Os registos registos dos dos lançamentos lançamentos de de contabilidade contabilidade iniciais iniciais e e registos registos dede suporte, tais como cheques e registos de transferência electrónica de fundos; facturas; contratos; os suporte, tais como cheques e registos de transferência electrónica de fundos; facturas; contratos; os razões geral e auxiliares, lançamentos de diário e outros ajustamentos às demonstrações financeiras razões geral e auxiliares, lançamentos de diário e outros ajustamentos às demonstrações financeiras que não estejam reflectidos em lançamentos de diário; e registos tais como folhas de trabalho e de que não estejam reflectidos em lançamentos de diário; e registos tais como folhas de trabalho e de cálculo que suportem as

cálculo que suportem as imputações de custo, cálculos, reconciliações e divulgações.imputações de custo, cálculos, reconciliações e divulgações. (b)

(b) Apropriação Apropriação (da (da prova prova de de auditoria) auditoria) - - A A medida medida da da qualidade qualidade da da prova prova de de auditoria, auditoria, isto isto é, é, aa sua relevância e a sua fiabilidade em proporcionar suporte para as conclusões sobre as quais se sua relevância e a sua fiabilidade em proporcionar suporte para as conclusões sobre as quais se baseia a opinião do auditor.

baseia a opinião do auditor. (c)

(c) Prova Prova de de auditoria auditoria - - Informação Informação usada usada pelo pelo auditor auditor para para chegar chegar às às conclusões conclusões em em que que sese baseia a opinião do auditor. A prova de auditoria inclui não só informação contida nos registos baseia a opinião do auditor. A prova de auditoria inclui não só informação contida nos registos contabilísticos subjacentes às demonstrações financeiras como outras informações.

contabilísticos subjacentes às demonstrações financeiras como outras informações. (d)

(d) Perito Perito da da gerência gerência - - Um Um indivíduo indivíduo ou ou organização organização que que possua possua perícia perícia num num campo campo que que nãonão seja contabilidade ou auditoria, cujo trabalho nesse campo é usado pela entidade para ajudar a seja contabilidade ou auditoria, cujo trabalho nesse campo é usado pela entidade para ajudar a entidade a preparar as demonstrações financeiras.

entidade a preparar as demonstrações financeiras. (e)

(e) Suficiência (da Suficiência (da prova prova de de auditoria) auditoria) - - A A medida medida da da quantidade quantidade da da prova prova de de auditoria. auditoria. AA quantidade da prova de auditoria necessária é afectada pela avaliação do auditor dos riscos de quantidade da prova de auditoria necessária é afectada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção material e também pela qualidade de tal prova de auditoria.

(3)

Requisitos Requisitos

Prova de Auditoria Apropriada Suficiente Prova de Auditoria Apropriada Suficiente 6.

6. O O auditor auditor deve deve conceber conceber e e executar executar procedimentos procedimentos de de auditoria auditoria que que sejam sejam apropriados apropriados nasnas circunstâncias para a finalidade de obter prova de auditoria apropriada suficiente. (Ref: Pará. circunstâncias para a finalidade de obter prova de auditoria apropriada suficiente. (Ref: Pará. A1-A25)

A25)

Informação a Ser Usada como Prova de Auditoria Informação a Ser Usada como Prova de Auditoria 7.

7. Quando Quando conceber conceber e e executar executar procedimentos procedimentos de de auditoria, auditoria, o o auditor auditor deve deve considerar considerar aa relevância e fiabilidade da informação a ser usada como prova de auditoria. (Ref: Pará. A26-A33) relevância e fiabilidade da informação a ser usada como prova de auditoria. (Ref: Pará. A26-A33) 8.

8. Se Se a a informação informação a a ser ser usada usada como como prova prova de de auditoria auditoria tiver tiver sido sido preparada preparada usando usando o o trabalhotrabalho de um perito da gerência, o auditor deve, na medida do necessário, ter em atenção a importância do de um perito da gerência, o auditor deve, na medida do necessário, ter em atenção a importância do trabalho desse perito para as finalidades do auditor. (Ref: Pará. A34-A36).:

trabalho desse perito para as finalidades do auditor. (Ref: Pará. A34-A36).: (a)

(a) Avaliar Avaliar a a competência, competência, capacidades capacidades e e objectividade objectividade desse desse perito, perito, (Ref: (Ref: Pará. Pará. A37-A43)A37-A43) (b)

(b) Obter Obter a a compreensão compreensão do do trabalho trabalho desse desse perito; perito; (Ref: (Ref: Pará. Pará. A44-A47)A44-A47) (c)

(c) Avaliar Avaliar a a apropriação apropriação do do trabalho trabalho desse desse perito perito como como prova prova de de auditoria auditoria para para a a asserçãoasserção relevante. (Ref: Pará. A48)

relevante. (Ref: Pará. A48) 9.

9. Quando Quando usar usar informação informação produzida produzida pela pela entidade, entidade, o o auditor auditor deve deve avaliar avaliar se se a a informação informação éé suficientemente fiável para os fins do auditor,

suficientemente fiável para os fins do auditor, incluindo como necessário nas circunstâncias:incluindo como necessário nas circunstâncias: (a)

(a) Obter Obter prova prova de de auditoria auditoria acerca acerca do do rigor rigor e e plenitude plenitude da da informação; informação; e(Ref: e(Ref: Pará. Pará. A49-A50)A49-A50) (b)

(b) Avaliar Avaliar se se a a informação informação é é suficientemente suficientemente precisa precisa e e pormenorizada pormenorizada para para as as finalidades finalidades dodo auditor, (Ref: Pará. A51)

auditor, (Ref: Pará. A51)

Seleccionar Itens para Testar para Obter Prova de Auditoria Seleccionar Itens para Testar para Obter Prova de Auditoria 10.

10. Quando Quando conceber conceber testes testes de de controlos controlos e e testes testes de de pormenores, pormenores, o o auditor auditor deve deve determinardeterminar meios de seleccionar itens para teste que sejam eficazes na satisfação da finalidade do procedimento meios de seleccionar itens para teste que sejam eficazes na satisfação da finalidade do procedimento de auditoria. (Ref: Pará. A52-A56)

de auditoria. (Ref: Pará. A52-A56)

Inconsistência na Prova de Auditoria, ou Dúvidas sobre a Fiabilidade Inconsistência na Prova de Auditoria, ou Dúvidas sobre a Fiabilidade 11. Se:

11. Se: (a)

(a) a a prova prova de de auditoria auditoria obtida obtida de de uma uma fonte fonte for for inconsistente inconsistente com com a a obtida obtida de de uma uma outra; outra; ouou (b)

(b) o o auditor auditor tiver tiver dúvidas dúvidas sobre sobre a a fiabilidade fiabilidade da da informação informação a a ser ser usada usada como como prova prova dede auditoria,

auditoria,

o auditor deve determinar que modificações ou adições aos procedimentos de auditoria são o auditor deve determinar que modificações ou adições aos procedimentos de auditoria são necessárias para resolver a matéria, e deve considerar o efeito da matéria, se existir, em outros necessárias para resolver a matéria, e deve considerar o efeito da matéria, se existir, em outros aspectos da auditoria, (Ref: Pará. A57)

aspectos da auditoria, (Ref: Pará. A57) ***

(4)

Aplicação e Outro Material Explicativo Aplicação e Outro Material Explicativo

Prova de Auditoria Apropriada Suficiente (Ref: Pará. A6) Prova de Auditoria Apropriada Suficiente (Ref: Pará. A6) A1.

A1. A A prova prova de de auditoria auditoria é é necessária necessária para para suportar suportar a a opinião opinião e e o reo relatório latório do do auditor. auditor. É É porpor natureza acumulativa e é principalmente obtida a partir de procedimentos de auditoria executados natureza acumulativa e é principalmente obtida a partir de procedimentos de auditoria executados no decurso da auditoria. Pode, contudo, incluir também informação obtida de outras fontes tais no decurso da auditoria. Pode, contudo, incluir também informação obtida de outras fontes tais como anteriores auditorias (contanto que o auditor tenha determinado se ocorreram alterações como anteriores auditorias (contanto que o auditor tenha determinado se ocorreram alterações desde a anterior auditoria que possam afectar a sua relevância no período corrente)¨ ou os desde a anterior auditoria que possam afectar a sua relevância no período corrente)¨ ou os procedimentos de controlo de qualidade de uma firma para a aceitação e continuação de um cliente. procedimentos de controlo de qualidade de uma firma para a aceitação e continuação de um cliente. Além de outras fontes dentro e fora da entidade, os registos contabilísticos da entidade são uma Além de outras fontes dentro e fora da entidade, os registos contabilísticos da entidade são uma fonte importante de prova de auditoria. Também, a informação que possa ser usada como prova de fonte importante de prova de auditoria. Também, a informação que possa ser usada como prova de auditoria pode ter sido preparada usando o trabalho de um perito da gerência. A prova de auditoria auditoria pode ter sido preparada usando o trabalho de um perito da gerência. A prova de auditoria compreende não só informação que suporta e corrobora as asserções da gerência, bem como compreende não só informação que suporta e corrobora as asserções da gerência, bem como qualquer informação que contradiga tais asserções. Além disso, em alguns casos a falta de qualquer informação que contradiga tais asserções. Além disso, em alguns casos a falta de informação (por exemplo, a recusa da gerência em fazer uma declaração pedida) é usada pelo informação (por exemplo, a recusa da gerência em fazer uma declaração pedida) é usada pelo auditor, e por isso, também constitui prova de auditoria.

auditor, e por isso, também constitui prova de auditoria. A2.

A2. A A maior maior parte parte do do trabalho trabalho do do auditor auditor na na formação formação da da opinião opinião do do auditor auditor consiste consiste em em obter obter ee avaliar prova de auditoria. Os procedimentos de auditoria para obter prova de auditoria podem avaliar prova de auditoria. Os procedimentos de auditoria para obter prova de auditoria podem incluir inspecção, observação, confirmação, recálculo, nova execução e procedimentos analíticos, incluir inspecção, observação, confirmação, recálculo, nova execução e procedimentos analíticos, muitas vezes nalguma combinação, além da indagação. Se bem que a indagação possa proporcionar muitas vezes nalguma combinação, além da indagação. Se bem que a indagação possa proporcionar importante prova de auditoria, e possa mesmo produzir prova de uma distorção, a indagação por si importante prova de auditoria, e possa mesmo produzir prova de uma distorção, a indagação por si não proporciona geralmente prova de auditoria suficiente da ausência de uma distorção material ao não proporciona geralmente prova de auditoria suficiente da ausência de uma distorção material ao nível de asserção, nem da eficácia operacional dos controlos.

nível de asserção, nem da eficácia operacional dos controlos. A3.

A3. Como Como explicado explicado na na ISA ISA 200¨, 200¨, a a segurança segurança razoável razoável é é obtida obtida quando quando o o auditor auditor obteve obteve provaprova de auditoria apropriada suficiente para reduzir o risco de auditoria (i.e., o risco de o auditor de auditoria apropriada suficiente para reduzir o risco de auditoria (i.e., o risco de o auditor expressar uma opinião não apropriada quando as demonstrações financeiras estão materialmente expressar uma opinião não apropriada quando as demonstrações financeiras estão materialmente distorcidas) a um nível

distorcidas) a um nível aceitavelmente baixo.aceitavelmente baixo. A4.

A4. A A suficiência suficiência e e a a apropriação apropriação da da prova prova de de auditoria auditoria estão estão inter-relacionadas. inter-relacionadas. A A suficiência suficiência é é aa medida da quantidade de prova de auditoria. A quantidade de prova de auditoria necessária é medida da quantidade de prova de auditoria. A quantidade de prova de auditoria necessária é afectada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção (quanto mais altos os riscos avaliados, afectada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção (quanto mais altos os riscos avaliados, mais prova de auditoria é provavelmente necessária) e também pela qualidade de tal prova de mais prova de auditoria é provavelmente necessária) e também pela qualidade de tal prova de auditoria (quanto mais alta a qualidade, menos será necessária). Obter mais prova de auditoria, auditoria (quanto mais alta a qualidade, menos será necessária). Obter mais prova de auditoria, porém, pode não compensar devidos à sua

porém, pode não compensar devidos à sua pobre qualidade.pobre qualidade. A5.

A5. A A apropriação é apropriação é a a medida medida da da qualidade qualidade da da prova prova de de auditoria, auditoria, isto isto é, é, a a sua sua relevância relevância e e a a suasua fiabilidade em proporcionar suporte para as conclusões em que se baseia a opinião do auditor. A fiabilidade em proporcionar suporte para as conclusões em que se baseia a opinião do auditor. A fiabilidade da prova é influenciada pela sua fonte e pela sua natureza, e está dependente das fiabilidade da prova é influenciada pela sua fonte e pela sua natureza, e está dependente das circunstâncias individuais em que é obtida.

circunstâncias individuais em que é obtida. A6.

A6. A A ISA ISA 330 330 exige exige que que o o auditor auditor conclua conclua se se foi foi obtida obtida prova prova de de auditoria auditoria apropriada apropriada suficiente¨.suficiente¨. Se foi obtida prova de auditoria apropriada suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível Se foi obtida prova de auditoria apropriada suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo, e por isso habilitar o auditor a extrair conclusões razoáveis sobre as quais aceitavelmente baixo, e por isso habilitar o auditor a extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião do auditor, é uma matéria de julgamento profissional. A ISA 200 contém um debate basear a opinião do auditor, é uma matéria de julgamento profissional. A ISA 200 contém um debate

(5)

de tais matérias como a natureza dos procedimentos de auditoria, a tempestividade do relato de tais matérias como a natureza dos procedimentos de auditoria, a tempestividade do relato financeiro, e o balanceamento entre benefício e custo, que são factores relevantes quando o auditor financeiro, e o balanceamento entre benefício e custo, que são factores relevantes quando o auditor exerce julgamento profissional com respeito a se foi ou não obtida prova de auditoria apropriada exerce julgamento profissional com respeito a se foi ou não obtida prova de auditoria apropriada suficiente.

suficiente.

Fontes de Prova de Auditoria Fontes de Prova de Auditoria A7.

A7. Alguma Alguma prova prova de de auditoria auditoria é é obtida obtida executando executando procedimentos procedimentos de de auditoria auditoria para para testar testar osos registos contabilísticos, por exemplo, por meio de análise e revisão, de nova execução dos registos contabilísticos, por exemplo, por meio de análise e revisão, de nova execução dos procedimentos seguidos no processo de relato financeiro, e reconciliando tipos e aplicações procedimentos seguidos no processo de relato financeiro, e reconciliando tipos e aplicações relacionados da mesma informação. Através da execução de tais procedimentos de auditoria, o relacionados da mesma informação. Através da execução de tais procedimentos de auditoria, o auditor pode determinar que os registos contabilísticos são internamente consistentes e concordam auditor pode determinar que os registos contabilísticos são internamente consistentes e concordam com as demonstrações financeiras.

com as demonstrações financeiras. A8.

A8. É É geralmente geralmente obtida obtida mais mais segurança segurança a a partir partir de de prova prova de de auditoria auditoria consistente consistente obtida obtida a a partirpartir de fontes diferentes de uma natureza diferente do que a partir de itens de prova de auditoria de fontes diferentes de uma natureza diferente do que a partir de itens de prova de auditoria considerados individualmente. Por exemplo, corroborar informação obtida de uma fonte considerados individualmente. Por exemplo, corroborar informação obtida de uma fonte independente da entidade pode aumentar a segurança que o auditor obtém de prova de auditoria independente da entidade pode aumentar a segurança que o auditor obtém de prova de auditoria que seja gerada internamente, tal como prova existente dentro dos registos contabilísticos, actas de que seja gerada internamente, tal como prova existente dentro dos registos contabilísticos, actas de reuniões, ou numa declaração da gerência.

reuniões, ou numa declaração da gerência. A9.

A9. A A informação informação de de fontes fontes independentes independentes da da entidade entidade que que o o auditor auditor pode pode usar usar como como prova prova dede auditoria pode incluir confirmações de terceiros, relatórios de analistas, e dados comparáveis acerca auditoria pode incluir confirmações de terceiros, relatórios de analistas, e dados comparáveis acerca de concorrentes (dados de referenciais).

de concorrentes (dados de referenciais).

Procedimentos de Auditoria para Obter Prova de Auditoria Procedimentos de Auditoria para Obter Prova de Auditoria A10.

A10. Como exigidComo exigido pelas o pelas ISA 315 ISA 315 e ISA e ISA 330, e 330, e explicado taexplicado também mbém nas nas mesmas, mesmas, a pa prova rova de aude auditoriaditoria para extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião do auditor é obtida executando: para extrair conclusões razoáveis sobre as quais basear a opinião do auditor é obtida executando: (a)

(a) Procedimentos Procedimentos de de avaliação avaliação do do risco; risco; ee (b)

(b) Procedimentos Procedimentos de de auditoria auditoria adicionais, adicionais, que que compreendem:compreendem: (i)

(i) Testes Testes de de controlos, controlos, quando quando exigidos exigidos pelas pelas ISAs ISAs ou ou quando quando o o auditor auditor escolhe escolhe fazê-lo; fazê-lo; ee (ii)

(ii) Procedimentos Procedimentos substantivos, substantivos, incluindo incluindo testes testes de de pormenores pormenores e e procedimentos procedimentos analíticosanalíticos substantivos.

substantivos. A11.

A11. Os Os procedimentos procedimentos de de auditoria auditoria descritos descritos nos nos parágrafos parágrafos A14-A25 adiante A14-A25 adiante podem podem ser ser usadosusados como procedimentos de avaliação do risco, testes de controlos ou procedimentos substantivos, como procedimentos de avaliação do risco, testes de controlos ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que são aplicados pelo auditor. Como explicado na ISA 330, a prova de dependendo do contexto em que são aplicados pelo auditor. Como explicado na ISA 330, a prova de auditoria obtida de anteriores auditorias pode, em determinadas circunstâncias, proporcionar prova auditoria obtida de anteriores auditorias pode, em determinadas circunstâncias, proporcionar prova de auditoria apropriada quando o auditor execute procedimentos de auditoria para estabelecer a sua de auditoria apropriada quando o auditor execute procedimentos de auditoria para estabelecer a sua contínua relevância¨.

contínua relevância¨. A12.

A12. A natureA natureza e za e tempestividade tempestividade dos dos procedimentos de procedimentos de auditoria a auditoria a serem serem usados usados podem podem serser afectadas pelo facto de alguns dos dados contabilísticos e outras informações apenas poderem estar afectadas pelo facto de alguns dos dados contabilísticos e outras informações apenas poderem estar disponíveis em forma electrónica ou somente em determinados pontos ou períodos de tempo. Por disponíveis em forma electrónica ou somente em determinados pontos ou períodos de tempo. Por

(6)

exemplo, documentos fonte, tais como encomendas de compra e facturas, podem existir apenas em exemplo, documentos fonte, tais como encomendas de compra e facturas, podem existir apenas em forma electrónica quando uma entidade usa comércio electrónico, ou podem ser inutilizados após forma electrónica quando uma entidade usa comércio electrónico, ou podem ser inutilizados após cópia filmada quando uma entidade usa sistemas de processamento de imagens para facilitar a cópia filmada quando uma entidade usa sistemas de processamento de imagens para facilitar a armazenagem e referência.

armazenagem e referência. A13.

A13. Determinada Determinada informação informação electrónica electrónica pode pode não não ser ser pesquisável pesquisável após após um um período dperíodo de e tempotempo especificado, por exemplo, se forem alterados ficheiros e não existirem ficheiros de backup. especificado, por exemplo, se forem alterados ficheiros e não existirem ficheiros de backup. Consequentemente, o auditor pode achar necessário em consequência das políticas de retenção de Consequentemente, o auditor pode achar necessário em consequência das políticas de retenção de uma entidade pedir a retenção de alguma informação para a revisão do auditor ou para executar uma entidade pedir a retenção de alguma informação para a revisão do auditor ou para executar procedimentos de auditoria numa altura em

procedimentos de auditoria numa altura em que a informação esteja disponível.que a informação esteja disponível. Inspecção

Inspecção A14.

A14. A inspecção A inspecção envolve o envolve o exame exame de rde registos ou egistos ou documentos, documentos, quer intquer internos ou ernos ou externos, eexternos, emm formato papel, forma electrónica, ou outros meios, ou um exame físico de um activo. A inspecção de formato papel, forma electrónica, ou outros meios, ou um exame físico de um activo. A inspecção de registos e documentos proporciona prova de auditoria de variados graus de fiabilidade, dependendo registos e documentos proporciona prova de auditoria de variados graus de fiabilidade, dependendo da sua natureza e fonte e, no caso de registos e documentos de controlo interno, da eficácia dos da sua natureza e fonte e, no caso de registos e documentos de controlo interno, da eficácia dos controlos sobre a sua produção. Um exemplo de inspecção usada como um teste de controlos é a controlos sobre a sua produção. Um exemplo de inspecção usada como um teste de controlos é a inspecção de registos para prova de autorização.

inspecção de registos para prova de autorização. A15.

A15. Alguns Alguns documentos documentos representam representam prova prova de de auditoria auditoria directa da directa da existência existência de de um um activo, activo, porpor exemplo, um documento que constitua um instrumento financeiro tal como uma acção ou exemplo, um documento que constitua um instrumento financeiro tal como uma acção ou obrigação. A inspecção de tais documentos pode não proporcionar necessariamente prova de obrigação. A inspecção de tais documentos pode não proporcionar necessariamente prova de auditoria acerca da propriedade ou valor. Além disso, inspeccionar um contrato executado pode auditoria acerca da propriedade ou valor. Além disso, inspeccionar um contrato executado pode proporcionar prova de auditoria relevante para a aplicação das políticas contabilísticas da entidade, proporcionar prova de auditoria relevante para a aplicação das políticas contabilísticas da entidade, tal como o reconhecimento do rédito.

tal como o reconhecimento do rédito. A16.

A16. A inA inspecção dspecção de e activos activos intangíveis intangíveis pode pode proporcionar proporcionar prova dprova de e auditoria auditoria fiável fiável com rescom respeito peito àà sua existência, mas não necessariamente acerca dos direitos e obrigações da entidade ou da sua existência, mas não necessariamente acerca dos direitos e obrigações da entidade ou da valorização de activos. A inspecção de itens individuais de inventário pode acompanhar a observação valorização de activos. A inspecção de itens individuais de inventário pode acompanhar a observação da contagem de inventários.

da contagem de inventários. Observação

Observação A17.

A17. A observação A observação consiste consiste em olhar em olhar para um para um processo ou processo ou procedimento procedimento que que está seestá sendondo executado por outros, por exemplo, a observação feita pelo auditor da contagem de inventários pelo executado por outros, por exemplo, a observação feita pelo auditor da contagem de inventários pelo pessoal da entidade ou o desempenho de actividades de controlo. A observação proporciona prova pessoal da entidade ou o desempenho de actividades de controlo. A observação proporciona prova de auditoria acerca do desempenho de um processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no de auditoria acerca do desempenho de um processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que se realiza a observação, e pelo facto de que a acção de ser observado pode afectar a tempo em que se realiza a observação, e pelo facto de que a acção de ser observado pode afectar a forma como o processo ou procedimento é executado. Ver ISA 501 para mais orientação sobre forma como o processo ou procedimento é executado. Ver ISA 501 para mais orientação sobre observação da contagem de inventários,¨

observação da contagem de inventários,¨ Confirmações Externas

Confirmações Externas A18.

A18. Uma Uma confirmação confirmação externa externa representa representa prova prova de de auditoria auditoria obtida pobtida pelo audelo auditor itor como ucomo umama resposta directa de um terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma de papel, ou por meio resposta directa de um terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma de papel, ou por meio electrónico ou outro. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes electrónico ou outro. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes quando tratam de asserções associadas a determinados saldos de conta e seus elementos. Porém, as quando tratam de asserções associadas a determinados saldos de conta e seus elementos. Porém, as

(7)

confirmações externas não necessitam de ser restritas apenas a saldos de conta. Por exemplo, o confirmações externas não necessitam de ser restritas apenas a saldos de conta. Por exemplo, o auditor pode pedir confirmação dos termos de

auditor pode pedir confirmação dos termos de acordos ou de transacções que uma entidade acordos ou de transacções que uma entidade realizourealizou com terceiros; o pedido de confirmação pode ser concebido para perguntar se foram feitas com terceiros; o pedido de confirmação pode ser concebido para perguntar se foram feitas quaisquer modificações ao acordo e, em caso afirmativo, quais são os pormenores relevantes. Os quaisquer modificações ao acordo e, em caso afirmativo, quais são os pormenores relevantes. Os procedimentos de confirmação externa também são usados para obter prova de auditoria acerca da procedimentos de confirmação externa também são usados para obter prova de auditoria acerca da ausência de determinadas condições, por exemplo, a falta de um "acordo lateral" que possa ausência de determinadas condições, por exemplo, a falta de um "acordo lateral" que possa influenciar o reconhecimento do rédito. Ver ISA 505 para mais orientação.¨

influenciar o reconhecimento do rédito. Ver ISA 505 para mais orientação.¨ Recálculo

Recálculo A19.

A19. O recalculo O recalculo consiste consiste na vena verificação do rificação do rigor materigor matemático de mático de documentos documentos ou ou registos. Oregistos. O recálculo poder executado manual ou

recálculo poder executado manual ou electronicamente.electronicamente. Desempenho de Novo

Desempenho de Novo A20.

A20. O novO novo do desempenho esempenho envolve envolve a a execução execução independente independente pelo pelo auditor auditor de de procedimentos procedimentos ouou controlos que forma originalmente executados como parte

controlos que forma originalmente executados como parte do controlo interno da do controlo interno da entidade.entidade. Procedimentos Analíticos

Procedimentos Analíticos A21.

A21. Os Os procedimentos procedimentos analíticos analíticos consistem consistem em em avaliações avaliações da da informação informação financeira financeira feitas feitas porpor estudo dos relacionamentos plausíveis entre dados não só de informação financeira como não estudo dos relacionamentos plausíveis entre dados não só de informação financeira como não financeira. Os procedimentos analíticos também abrangem a investigação de flutuações e financeira. Os procedimentos analíticos também abrangem a investigação de flutuações e relacionamentos identificados que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou se relacionamentos identificados que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou se desviem de forma significativa de quantias previstas. Ver ISA 520 para mais orientação.

desviem de forma significativa de quantias previstas. Ver ISA 520 para mais orientação. Indagação

Indagação A22.

A22. A indagação A indagação consiste consiste em em procurar informação procurar informação de de pessoas pessoas conhecedoras, conhecedoras, quer quer da da áreaárea financeira ou da área não financeira, dentro da entidade ou fora da entidade. Indagação é financeira ou da área não financeira, dentro da entidade ou fora da entidade. Indagação é extensivamente usada em toda a auditoria para além de outros procedimentos de auditoria. As extensivamente usada em toda a auditoria para além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem ir de indagações formais escritas até indagações orais informais. Avaliar respostas indagações podem ir de indagações formais escritas até indagações orais informais. Avaliar respostas a indagações é uma parte integrante do processo de indagação.

a indagações é uma parte integrante do processo de indagação. A23.

A23. As As respostas respostas a a indagações indagações podem podem proporcionar proporcionar ao ao auditor auditor informação informação não não previamentepreviamente possuída ou com prova de auditoria corroborativa. Alternativamente, as respostas podem possuída ou com prova de auditoria corroborativa. Alternativamente, as respostas podem proporcionar informação que difira significativamente de outra informação que o auditor tenha proporcionar informação que difira significativamente de outra informação que o auditor tenha obtido, por exemplo, informação respeitante à possibilidade da

obtido, por exemplo, informação respeitante à possibilidade da gerência não fazer caso de gerência não fazer caso de controlos.controlos. Em alguns casos, as respostas a indagações proporcionam um fundamento para o auditor modificar Em alguns casos, as respostas a indagações proporcionam um fundamento para o auditor modificar ou executar procedimentos de auditoria adicionais.

ou executar procedimentos de auditoria adicionais. A24.

A24. Se beSe bem que m que a a corroboração de corroboração de prova obtida prova obtida por intepor intermédio rmédio de de indagação seja indagação seja muitas muitas vezesvezes de particular importância, no caso de indagações acerca de intenções de gerência, a informação de particular importância, no caso de indagações acerca de intenções de gerência, a informação disponível para suportar a intenção de gerência pode ser limitada. Nestes casos, compreender o disponível para suportar a intenção de gerência pode ser limitada. Nestes casos, compreender o historial passado da gerência em levar a efeito as suas intenções declaradas com respeito a activos historial passado da gerência em levar a efeito as suas intenções declaradas com respeito a activos ou passivos, as razões de gerência declaradas para escolher uma particular orientação de gerência e ou passivos, as razões de gerência declaradas para escolher uma particular orientação de gerência e a capacidade de gerência para prosseguir uma orientação específica de acção podem proporcionar a capacidade de gerência para prosseguir uma orientação específica de acção podem proporcionar informação relevante para corroborar a prova obtida através de indagação.

(8)

A25.

A25. Com Com respeito respeito a a algumas algumas questões, questões, o auo auditor pditor pode ode considerar considerar necessário necessário obter obter declaraçõesdeclarações escritas da gerência e, quando apropriado, dos encarregados da governação para confirmar escritas da gerência e, quando apropriado, dos encarregados da governação para confirmar respostas a indagações orais. Ver ISA 580, para demais orientação.¨

respostas a indagações orais. Ver ISA 580, para demais orientação.¨ Informação a Ser Usada como Prova de Auditoria

Informação a Ser Usada como Prova de Auditoria Relevância e Fiabilidade (Ref: Pará. A7)

Relevância e Fiabilidade (Ref: Pará. A7) A26.

A26. Como refComo referido nerido no parágrafo o parágrafo A1, embora A1, embora a pa prova de rova de auditoria seja auditoria seja principalmente principalmente obtida aobtida a partir de procedimentos de auditoria executados no decurso da auditoria, pode também incluir partir de procedimentos de auditoria executados no decurso da auditoria, pode também incluir informações obtidas de outras fontes tais como, por exemplo, anteriores auditorias, em informações obtidas de outras fontes tais como, por exemplo, anteriores auditorias, em determinadas circunstâncias, e os procedimentos de controlo de qualidade de uma firma para a determinadas circunstâncias, e os procedimentos de controlo de qualidade de uma firma para a aceitação e manutenção de um cliente. A qualidade de toda a prova de auditoria é afectada pela aceitação e manutenção de um cliente. A qualidade de toda a prova de auditoria é afectada pela relevância e fiabilidade da informação sobre a qual se baseia.

relevância e fiabilidade da informação sobre a qual se baseia. Relevância

Relevância A27.

A27. A relevância A relevância trata da trata da ligação lógica, ligação lógica, ou relação, ou relação, com a com a finalidade finalidade do procedo procedimento ddimento dee auditoria e, quando apropriado, com a asserção em consideração. A relevância da informação a ser auditoria e, quando apropriado, com a asserção em consideração. A relevância da informação a ser usada como prova de auditoria pode ser afectada pela direcção do teste. Por exemplo, se a usada como prova de auditoria pode ser afectada pela direcção do teste. Por exemplo, se a finalidade de um procedimento de auditoria é testar quanto a sobreavaliação na existência ou na finalidade de um procedimento de auditoria é testar quanto a sobreavaliação na existência ou na valorização de contas a pagar, testar as contas a pagar registadas pode ser um procedimento de valorização de contas a pagar, testar as contas a pagar registadas pode ser um procedimento de auditoria relevante. Por outro lado, quando testar subavaliação na existência ou valorização de auditoria relevante. Por outro lado, quando testar subavaliação na existência ou valorização de contas a pagar registadas, testar as contas a pagar não seria relevante, mas pode ser relevante testar contas a pagar registadas, testar as contas a pagar não seria relevante, mas pode ser relevante testar informação tal como dispêndios subsequentes, facturas por pagar, extractos de fornecedores, e informação tal como dispêndios subsequentes, facturas por pagar, extractos de fornecedores, e relatórios de recepção não conciliados.

relatórios de recepção não conciliados. A28.

A28. Um Um dado dado conjunto conjunto de de procedimentos procedimentos de de auditoria auditoria pode pode proporcionar proporcionar prova prova de de auditoria auditoria queque seja relevante para determinadas asserções, mas não para outras. Por exemplo, a inspecção de seja relevante para determinadas asserções, mas não para outras. Por exemplo, a inspecção de documentos relativos à cobrança de contas a receber após o final do período pode proporcionar documentos relativos à cobrança de contas a receber após o final do período pode proporcionar prova de auditoria respeitante à existência e valorização, mas não necessariamente ao corte. De prova de auditoria respeitante à existência e valorização, mas não necessariamente ao corte. De forma análoga, obter prova de auditoria respeitante a uma dada asserção, por exemplo, a existência forma análoga, obter prova de auditoria respeitante a uma dada asserção, por exemplo, a existência de inventários, não substitui a obtenção de prova de auditoria respeitante a uma outra asserção, por de inventários, não substitui a obtenção de prova de auditoria respeitante a uma outra asserção, por exemplo, a valorização desse inventário. Por outro lado, a prova de auditoria proveniente de exemplo, a valorização desse inventário. Por outro lado, a prova de auditoria proveniente de diferentes fontes ou de uma diferente natureza pode ser muitas vezes relevante para a mesma diferentes fontes ou de uma diferente natureza pode ser muitas vezes relevante para a mesma asserção.

asserção. A29.

A29. Os tesOs testes dtes de e controlos controlos são concebidsão concebidos para os para avaliar a avaliar a eficácia eficácia operacional doperacional dos cos controlos naontrolos na prevenção, ou detecção e correcção, de distorções materiais ao nível de asserção. A concepção de prevenção, ou detecção e correcção, de distorções materiais ao nível de asserção. A concepção de testes de controlos para obter prova de auditoria relevante inclui a identificação das condições testes de controlos para obter prova de auditoria relevante inclui a identificação das condições (características ou atributos) que indicam o desempenho de um controlo, e as condições de desvio (características ou atributos) que indicam o desempenho de um controlo, e as condições de desvio que indicam afastamentos de adequado desempenho. A presença ou ausência dessas condições que indicam afastamentos de adequado desempenho. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

pode então ser testada pelo auditor. A30.

A30. Os Os procedimentos procedimentos substantivos substantivos são são concebidos concebidos para para detectar detectar distorções distorções materiais materiais ao níao nível vel dede asserção. Compreendem testes de pormenores e procedimentos analíticos substantivos. Conceber asserção. Compreendem testes de pormenores e procedimentos analíticos substantivos. Conceber procedimentos substantivos inclui a identificação de condições relevantes para a finalidade do teste procedimentos substantivos inclui a identificação de condições relevantes para a finalidade do teste que constitui uma distorção na

(9)

Fiabilidade Fiabilidade A31.

A31. A fiabilidadA fiabilidade da e da informação informação a sea ser usada r usada como procomo prova dva de aude auditoria, e itoria, e portanto da portanto da própria proprópria provava de auditoria, é influenciada pela fonte e pela sua natureza, e pelas circunstâncias segundo as quais é de auditoria, é influenciada pela fonte e pela sua natureza, e pelas circunstâncias segundo as quais é obtida, incluindo os controlos sobre a sua apresentação e manutenção quando relevantes. Por isso, obtida, incluindo os controlos sobre a sua apresentação e manutenção quando relevantes. Por isso, as generalizações acerca da fiabilidade de várias espécies de prova de auditoria estão sujeitas a as generalizações acerca da fiabilidade de várias espécies de prova de auditoria estão sujeitas a importantes excepções. Mesmo quando a informação a ser usada como prova de auditoria é obtida importantes excepções. Mesmo quando a informação a ser usada como prova de auditoria é obtida de fontes externas à entidade, podem existir circunstâncias que podem afectar a sua fiabilidade. Por de fontes externas à entidade, podem existir circunstâncias que podem afectar a sua fiabilidade. Por exemplo, a informação obtida de uma fonte externa independente pode não ser fiável

exemplo, a informação obtida de uma fonte externa independente pode não ser fiável se a fonte nãose a fonte não for conhecedora, ou a um perito da gerência falte objectividade. Embora reconhecendo que possam for conhecedora, ou a um perito da gerência falte objectividade. Embora reconhecendo que possam existir excepções, as generalizações que se seguem acerca da fiabilidade da prova de auditoria existir excepções, as generalizações que se seguem acerca da fiabilidade da prova de auditoria podem ser úteis:

podem ser úteis:

• A fiabilidade da prova A fiabilidade da prova de auditoria é aumentada quando seja de auditoria é aumentada quando seja obtida de fontes independentesobtida de fontes independentes

fora da entidade; fora da entidade;

• A fiabilidade da prova de auditoria que seja internamente gerada é aumentada quando osA fiabilidade da prova de auditoria que seja internamente gerada é aumentada quando os

respectivos controlos, incluindo aqueles sobre a sua preparação e manutenção, impostos pela respectivos controlos, incluindo aqueles sobre a sua preparação e manutenção, impostos pela entidade sejam eficazes.

entidade sejam eficazes.

• A prova de auditoria directamente obtida pelo auditor (por exemplo, observação daA prova de auditoria directamente obtida pelo auditor (por exemplo, observação da

aplicação de um controlo) é mais fiável do que a prova de auditoria obtida indirectamente ou por aplicação de um controlo) é mais fiável do que a prova de auditoria obtida indirectamente ou por inferência (por exemplo, indagação acerca da aplicação de um controlo).

inferência (por exemplo, indagação acerca da aplicação de um controlo).

• A prova de auditoria em forma documental, quer papel, meio electrónico ou outro, é maisA prova de auditoria em forma documental, quer papel, meio electrónico ou outro, é mais

fiável do que prova de auditoria obtida oralmente (por exemplo, um registo de uma acta escrita ao fiável do que prova de auditoria obtida oralmente (por exemplo, um registo de uma acta escrita ao momento é mais fiável do que uma

momento é mais fiável do que uma declaração subsequente das matérias discutidas).declaração subsequente das matérias discutidas).

• A prova de auditoria proporcionada por documentos originais é mais fiável do que a prova deA prova de auditoria proporcionada por documentos originais é mais fiável do que a prova de

auditoria proporcionada por fotocópias ou facsimiles, ou documentos que tenham sido filmados, auditoria proporcionada por fotocópias ou facsimiles, ou documentos que tenham sido filmados, digitalizados ou de outra forma transformados em forma electrónica, cuja fiabilidade pode depender digitalizados ou de outra forma transformados em forma electrónica, cuja fiabilidade pode depender dos controlos sobre a sua preparação e manutenção.

dos controlos sobre a sua preparação e manutenção. A32.

A32. A ISA A ISA 520 prop520 proporciona maiorciona mais s orientação orientação respeitante respeitante à à fiabilidade fiabilidade dos dos dados dados usados usados para para finsfins de concepção de procedimentos analíticos como

de concepção de procedimentos analíticos como procedimentos substantivos¨.procedimentos substantivos¨. A33.

A33. A ISA A ISA 240 trata 240 trata das das circunstâncias circunstâncias em que em que o audo auditor titor tem razõeem razões para s para crer qucrer que um e um documentodocumento pode não ser autêntico, ou pode ter sido modificado sem que essa modificação tenha sido divulgada pode não ser autêntico, ou pode ter sido modificado sem que essa modificação tenha sido divulgada ao auditor¨.

ao auditor¨.

Fiabilidade de Informação Produzida por um Perito da Gerência (Ref: Pará. A8) Fiabilidade de Informação Produzida por um Perito da Gerência (Ref: Pará. A8) A34.

A34. A preparação A preparação das ddas demonstrações emonstrações financeiras financeiras de ude uma entidadma entidade pe pode ode exigir exigir perícia nuperícia numm campo que não seja contabilidade ou auditoria, tal como cálculos actuariais, valorizações ou dados campo que não seja contabilidade ou auditoria, tal como cálculos actuariais, valorizações ou dados de engenharia. A entidade pode empregar ou contratar peritos nestes campos para obter a de engenharia. A entidade pode empregar ou contratar peritos nestes campos para obter a necessária perícia para preparar as

necessária perícia para preparar as demonstrações financeiras.demonstrações financeiras. A35.

A35. Quando a Quando a informação informação a sea ser usada r usada como pcomo prova de rova de auditoria auditoria tiver sidtiver sido preparado preparada usando a usando oo trabalho de um perito da gerência, aplica-se o requisito do parágrafo 8 desta ISA. Por exemplo, um trabalho de um perito da gerência, aplica-se o requisito do parágrafo 8 desta ISA. Por exemplo, um

(10)

indivíduo ou uma organização pode possuir perícia na aplicação de modelos para estimar o justo indivíduo ou uma organização pode possuir perícia na aplicação de modelos para estimar o justo valor de títulos relativamente aos quais não há mercado observável. Se o indivíduo ou a organização valor de títulos relativamente aos quais não há mercado observável. Se o indivíduo ou a organização aplicar essa perícia em fazer uma estimativa que uma entidade usa na preparação das suas aplicar essa perícia em fazer uma estimativa que uma entidade usa na preparação das suas demonstrações financeiras, o indivíduo ou a organização é um perito da gerência e aplica-se o demonstrações financeiras, o indivíduo ou a organização é um perito da gerência e aplica-se o parágrafo 8. Se, por outro lado, esse indivíduo ou essa organização meramente proporciona dados parágrafo 8. Se, por outro lado, esse indivíduo ou essa organização meramente proporciona dados de preços respeitantes a transacções privadas que não estariam de outra forma disponíveis para a de preços respeitantes a transacções privadas que não estariam de outra forma disponíveis para a entidade que a entidade usa nos seus próprios métodos de estimação, tal informação, se usada entidade que a entidade usa nos seus próprios métodos de estimação, tal informação, se usada como prova de auditoria, fica sujeita ao parágrafo 7 desta ISA, mas não é o uso de um perito da como prova de auditoria, fica sujeita ao parágrafo 7 desta ISA, mas não é o uso de um perito da gerência pela entidade.

gerência pela entidade. A36.

A36. A natureza, A natureza, tempestividade tempestividade e extene extensão dos são dos procedimentos procedimentos de auditde auditoria em oria em relação aorelação ao requisito, podem ser afectadas por matérias tais

requisito, podem ser afectadas por matérias tais como:como:

• A natureza e a complexidade da matéria com a a qual se relaciona o perito da gerência.A natureza e a complexidade da matéria com a a qual se relaciona o perito da gerência. •

• Os riscos de distorção material na matéria.Os riscos de distorção material na matéria. •

• A disponibilidade de fontes alternativas de A disponibilidade de fontes alternativas de prova de auditoria.prova de auditoria. •

• A natureza, âmbito e objectivos do trabalho do perito da gerência.A natureza, âmbito e objectivos do trabalho do perito da gerência. •

• Se o perito da gerência está empregado na entidade, ou é uma parte contratada por ela paraSe o perito da gerência está empregado na entidade, ou é uma parte contratada por ela para

prestar serviços relevantes. prestar serviços relevantes.

• A extensão até à qual a gerência pode exercer controlo ou ter influência sobre o trabalho doA extensão até à qual a gerência pode exercer controlo ou ter influência sobre o trabalho do

perito da gerência. perito da gerência.

• Se o perito da gerência está sujeito a normas de desempenho técnico ou a outros requisitosSe o perito da gerência está sujeito a normas de desempenho técnico ou a outros requisitos

profissionais ou sectoriais. profissionais ou sectoriais.

• A natureza e extensão de quaisquer controlos dentro da entidade sobre o trabalho do peritoA natureza e extensão de quaisquer controlos dentro da entidade sobre o trabalho do perito

da gerência. da gerência.

• O conhecimento e experiência do auditor no campo de perícia do perito da gerência.O conhecimento e experiência do auditor no campo de perícia do perito da gerência. •

• A anterior experiência do auditor do trabalho desse perito.A anterior experiência do auditor do trabalho desse perito.

A Competência, as Capacidades e a Objectividade de um Perito da Gerência (Ref; Pará. 8(a)) A Competência, as Capacidades e a Objectividade de um Perito da Gerência (Ref; Pará. 8(a)) A37.

A37. A competência A competência relaciona-se relaciona-se com a com a natureza natureza e nível e nível de perícia de perícia do peritdo perito da o da gerência. Agerência. A capacidade relaciona-se com a possibilidade de o perito da gerência exercer essa competência nas capacidade relaciona-se com a possibilidade de o perito da gerência exercer essa competência nas circunstâncias. Os factores que influenciam a capacidade podem incluir, por exemplo, localização circunstâncias. Os factores que influenciam a capacidade podem incluir, por exemplo, localização geográfica, e a disponibilidade de tempo e de recursos. A objectividade relaciona-se com os possíveis geográfica, e a disponibilidade de tempo e de recursos. A objectividade relaciona-se com os possíveis efeitos que os preconceitos, conflitos de interesses ou a influência de outros possam ter no efeitos que os preconceitos, conflitos de interesses ou a influência de outros possam ter no   julgamento profissional ou de negócios do perito da gerência. A competência, as capacidades e a   julgamento profissional ou de negócios do perito da gerência. A competência, as capacidades e a objectividade de um perito da gerência, e quaisquer controlos dentro da entidade sobre o trabalho objectividade de um perito da gerência, e quaisquer controlos dentro da entidade sobre o trabalho do perito, são factores importantes em relação à fiabilidade de qualquer informação produzida por do perito, são factores importantes em relação à fiabilidade de qualquer informação produzida por um perito da gerência.

(11)

A38.

A38. A informação A informação respeitante respeitante à competência, à competência, capacidades capacidades e objece objectividade dtividade de um e um perito perito dada gerência podem proceder de uma variedade de

gerência podem proceder de uma variedade de fontes, tais como:fontes, tais como:

• Experiência pessoal com trabalho anterior do perito.Experiência pessoal com trabalho anterior do perito. •

• Debates com esse perito.Debates com esse perito. •

• Debates com outros que estejam familiarizados com o Debates com outros que estejam familiarizados com o trabalho do perito.trabalho do perito. •

• Conhecimento das qualificações desse perito, inscrição como membro de uma organizaçãoConhecimento das qualificações desse perito, inscrição como membro de uma organização

profissional ou associação sectorial, licença para praticar, ou outras formas de reconhecimento profissional ou associação sectorial, licença para praticar, ou outras formas de reconhecimento externo.

externo.

• Documentos publicados ou livros escritos por Documentos publicados ou livros escritos por esse perito.esse perito. •

• Um perito do auditor, se existir, que assista o auditor na obtenção de prova de auditoriaUm perito do auditor, se existir, que assista o auditor na obtenção de prova de auditoria

apropriada suficiente com respeito à i

apropriada suficiente com respeito à informação produzida pelo perito da gerência.nformação produzida pelo perito da gerência. A39.

A39. As matériaAs matérias s relevantes relevantes para para a a avaliação da avaliação da competência, competência, capacidade capacidade e objee objectividade ctividade de de umum perito da gerência incluem se o trabalho do perito está sujeito a normas de desempenho técnico ou perito da gerência incluem se o trabalho do perito está sujeito a normas de desempenho técnico ou outros requisitos profissionais ou sectoriais, por exemplo, normas éticas e outros requisitos de outros requisitos profissionais ou sectoriais, por exemplo, normas éticas e outros requisitos de inscrição como membro de uma organização profissional ou associação sectorial, normas de inscrição como membro de uma organização profissional ou associação sectorial, normas de acreditação de uma organização licenciadora, ou requisitos impostos por lei ou regulamento.

acreditação de uma organização licenciadora, ou requisitos impostos por lei ou regulamento. A40.

A40. Outras Outras matérias matérias que que podem podem ser ser relevantes relevantes incluem:incluem:

• A relevância da competência do perito da gerência para a matéria para que será usado oA relevância da competência do perito da gerência para a matéria para que será usado o

trabalho do perito, incluindo quaisquer áreas de especialidade dentro do campo desse perito. Por trabalho do perito, incluindo quaisquer áreas de especialidade dentro do campo desse perito. Por exemplo, um dado actuário pode especializar-se em propriedades e seguro de acidentes, mas ter exemplo, um dado actuário pode especializar-se em propriedades e seguro de acidentes, mas ter limitada perícia no que respeita a cálculos de pensões.

limitada perícia no que respeita a cálculos de pensões.

• A competência do perito da gerência com respeito a requisitos contabilísticos relevantes, porA competência do perito da gerência com respeito a requisitos contabilísticos relevantes, por

exemplo, conhecimento de pressupostos e métodos, incluindo modelos quando aplicável, que sejam exemplo, conhecimento de pressupostos e métodos, incluindo modelos quando aplicável, que sejam consistentes com a estrutura conceptual de relato

consistentes com a estrutura conceptual de relato financeiro aplicável.financeiro aplicável.

• Se acontecimentos inesperados, alterações em condições, ou a prova de auditoria obtida doSe acontecimentos inesperados, alterações em condições, ou a prova de auditoria obtida do

resultado de procedimentos de auditoria indicam que pode ser necessário reconsiderar a avaliação resultado de procedimentos de auditoria indicam que pode ser necessário reconsiderar a avaliação inicial da competência, capacidades e objectividade do perito da gerência à medida que a auditoria inicial da competência, capacidades e objectividade do perito da gerência à medida que a auditoria progride.

progride. A41.

A41. Uma Uma larga larga gama gama de de circunstâncias circunstâncias pode pode ameaçar ameaçar a a objectividade, objectividade, por por exemplo, exemplo, ameaças ameaças dede interesse próprio, ameaças de advocacia, ameaças de familiaridade, ameaças de auto-revisão e interesse próprio, ameaças de advocacia, ameaças de familiaridade, ameaças de auto-revisão e ameaças de intimidação. As salvaguardas podem reduzir tais ameaças, e podem ser criadas quer por ameaças de intimidação. As salvaguardas podem reduzir tais ameaças, e podem ser criadas quer por estruturas externas (por exemplo, a profissão do perito da gerência, legislação ou regulação), ou pelo estruturas externas (por exemplo, a profissão do perito da gerência, legislação ou regulação), ou pelo ambiente de trabalho do perito da gerência (por exemplo, políticas e procedimentos de controlo de ambiente de trabalho do perito da gerência (por exemplo, políticas e procedimentos de controlo de qualidade).

qualidade). A42.

A42. Se bem Se bem que as que as salvaguardas salvaguardas não possanão possam m eliminar toeliminar todas as das as ameaças ameaças à objeà objectividade ctividade de ude umm perito da gerência, ameaças tais como intimidação podem ser de menos importância para um perito perito da gerência, ameaças tais como intimidação podem ser de menos importância para um perito contratado pela entidade do que para um perito empregado da entidade, e a eficácia das contratado pela entidade do que para um perito empregado da entidade, e a eficácia das

(12)

salvaguardas tais como políticas e procedimentos de controlo de qualidade podem ser maiores. salvaguardas tais como políticas e procedimentos de controlo de qualidade podem ser maiores. Porque a ameaça à objectividade criada pelo facto de ser um empregado da entidade estará sempre Porque a ameaça à objectividade criada pelo facto de ser um empregado da entidade estará sempre presente, um perito empregado da entidade não pode ser geralmente visto como sendo presente, um perito empregado da entidade não pode ser geralmente visto como sendo provavelmente mais objectivo que os outros empregados da entidade.

provavelmente mais objectivo que os outros empregados da entidade. A43.

A43. Quando aQuando avaliar a valiar a objectividade objectividade de ude um pem perito conrito contratado petratado pela enla entidade, tidade, pode pode ser ser relevanterelevante debater com a gerência e esse perito quaisquer interesses e relacionamentos que possam criar debater com a gerência e esse perito quaisquer interesses e relacionamentos que possam criar ameaças à objectividade do perito, e quaisquer salvaguardas aplicáveis, incluindo quaisquer ameaças à objectividade do perito, e quaisquer salvaguardas aplicáveis, incluindo quaisquer requisitos profissionais que se apliquem ao perito, e

requisitos profissionais que se apliquem ao perito, e avaliar se as salvaguardas são adequadas.avaliar se as salvaguardas são adequadas. Os interesses e relacionamentos que criam ameaças

Os interesses e relacionamentos que criam ameaças à objectividade podem incluir:à objectividade podem incluir:

• Interesses financeiros.Interesses financeiros. •

• Relacionamentos de negócios e pessoais.Relacionamentos de negócios e pessoais. •

• Prestação de outros serviços.Prestação de outros serviços.

Obter o Conhecimento do Trabalho do Perito da Gerência (Ref; Pará. 8(b)) Obter o Conhecimento do Trabalho do Perito da Gerência (Ref; Pará. 8(b)) A44.

A44. O conhecimenO conhecimento do to do trabalho trabalho do perito do perito da gerênda gerência inclui cia inclui o conhecimento o conhecimento do campodo campo relevante de perícia. O conhecimento do campo relevante de perícia pode ser obtido juntamente relevante de perícia. O conhecimento do campo relevante de perícia pode ser obtido juntamente com a determinação pelo auditor sobre se o auditor tem perícia para avaliar o trabalho do perito da com a determinação pelo auditor sobre se o auditor tem perícia para avaliar o trabalho do perito da gerência para esta finalidade¨.

gerência para esta finalidade¨. A45.

A45. Aspectos do Aspectos do campo dcampo do peo perito da rito da gerência regerência relevantes levantes para para o conhecimento conhecimento po pelo auditelo auditoror podem incluir:

podem incluir:

• Se o campo Se o campo desse perito tem áreas de especialidade que sejam relevantes para a auditoria.desse perito tem áreas de especialidade que sejam relevantes para a auditoria. •

• Se se aplicam quaisquer normas Se se aplicam quaisquer normas profissionais ou outras, e requisitos regulamentares e legais.profissionais ou outras, e requisitos regulamentares e legais. •

• Que pressupostos e métodos são usados pelo perito da gerência, e se eles são geralmenteQue pressupostos e métodos são usados pelo perito da gerência, e se eles são geralmente

aceites dentro do campo do perito e apropriados para fins de relato financeiro. aceites dentro do campo do perito e apropriados para fins de relato financeiro.

• A natureza dos dados internos e externos ou a informação que o perito do auditor usa.A natureza dos dados internos e externos ou a informação que o perito do auditor usa.

A46.

A46. No caso No caso de de um um perito perito da da gerência gerência contratado contratado pela pela entidade, entidade, existirá existirá geralmente geralmente uma uma cartacarta de compromisso ou outra forma escrita de acordo entre a entidade e esse perito. A avaliação desse de compromisso ou outra forma escrita de acordo entre a entidade e esse perito. A avaliação desse acordo ao obter o conhecimento do trabalho do perito da gerência pode ajudar o auditor na acordo ao obter o conhecimento do trabalho do perito da gerência pode ajudar o auditor na determinação da apropriação do que se segue para as finalidades do auditor:

determinação da apropriação do que se segue para as finalidades do auditor:

• A natureza, âmbito e objectivos do trabalho do perito;A natureza, âmbito e objectivos do trabalho do perito; •

• Os respectivos papéis e responsabilidades da gerência e Os respectivos papéis e responsabilidades da gerência e desse perito; edesse perito; e •

• A natureza, tempestividade e extensão das comunicações entre a gerência e esse perito,A natureza, tempestividade e extensão das comunicações entre a gerência e esse perito,

incluindo a forma de

Referências

Documentos relacionados

contratos de locação financeira e tendo em conta, por um lado, o disposto no art.º 3.º, n.º 2 do CIUC e, por outro, a vigência dos referidos contratos, referentes aos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

“Arquivos deslocados”, termos em inglês extraídos da terminografia arquivística: alienated records, captured archives, conflicting archival claims, custody, displaced

A unidade de pressão pode ser escolhida para se ajustar ao transmissor, e uma fonte de 24 V está disponível para alimentação de loop (não a versão IS).. Para a leitura

Para pausar ou retornar a reprodução: Após pressionar OK, gire o controle do visor no sentido anti-horário para selecionar pausa ou retorno. Para rolar as informações do

Através destes grácos, podemos conrmar o movimento caótico que pode ser causado a partir de mesmos parâmetros iniciais... De fato, os 2 tipos de pêndulos apresentados

Incluir cada documento clicando no ícone e escolher a opção documento externo;.. Preencher os campos, anexar o arquivo e clicar em