• Nenhum resultado encontrado

INVENTÁRIO DE FONTES DA IRMANDADE DO SENHOR BOM JESUS DO DESCEDIMENTO Matriz de Santo Antônio TIRADENTES-MG XVIII XX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INVENTÁRIO DE FONTES DA IRMANDADE DO SENHOR BOM JESUS DO DESCEDIMENTO Matriz de Santo Antônio TIRADENTES-MG XVIII XX"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ARQUIVO ECLESIÁSTICO DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI

INVENTÁRIO DE FONTES DA

IRMANDADE DO

SENHOR BOM JESUS DO DESCEDIMENTO

Matriz de Santo Antônio

TIRADENTES-MG

XVIII – XX

BISPO DIOCESANO

Revmo. Dom Waldemar Chaves de Araújo

DIREÇÃO

Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva

ASSESSORIA

Aluísio José Viegas

COORDENAÇÃO

Profa. Maria Leônia Chaves de Resende

BOLSISTAS

André Lima e Silva Bruno Nascimento Campos

Flávio Marcos dos Passos

Este inventário de fontes é resultado do projeto de extensão universitária “Levantamento, Cadastramento e Indexação, em Banco de Dados, do Arquivo Eclesiástico – Documentos Avulsos e Códices – das Paróquias e Capelas Filiais da Diocese de São João del-Rei (Minas Gerais – Séculos XVIII – XIX)” , desenvolvido pelo DECIS/PROEXT/UFSJ1.

DECIS/UFSJ

(2)

ÍNDICE

TIPOLOGIA CAIXA

NÚMERO

PERÍODO

Contas, Inventário, Eleição e Posse

Entrada de Irmãos

Receita e Despesa

Receita e Despesa

Receita e Despesa

Receita e Despesa

Recibo De Missa

01

02

01

03

01

01

01

01

02

03

04

05

06

07

1784-1816

1750-1770

1730-1777

1736-1771

1777-1807

1808-1842

1776-1839

(3)

DOCUMENTAÇÃO DA IRMANDADE DO

SENHOR BOM JESUS DO DESCEDIMENTO

CONTAS, INVENTÁRIO, ELEIÇÃO E POSSE

LIVRO N.º: 01 CAIXA N.º: 01

TERMO DE ABERTURA: Escrito na 12.ª folha = “Este Livro há de servir para / os inventários da Irmandade do Snr. Bom / JESUS do descedimento desta Matriz / da Villa de S. Joseph. / E p.ª nelles se lansarem os termos das poses / dos novos Officiays que entram no princípio do / anno.”

RUBRICA: Não tem. DATA: 1784-1816

N.º DE FOLHAS: 49 (numeração descontínua)

CONTEÚDO: Registro das contas de ornamentos, inventário e termo de eleição e posse da Irmandade do Bom Jesus do Descendimento da Matriz de Santo Antônio da Vila de S. José. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Péssimo. Há presença de muita acidez e muitíssimos danos causados por insetos. O livro está desencadernando e em estado de decomposição.

OBSERVAÇÕES: Não tem termo de encerramento. No início do livro há uma carta anexada de difícil leitura.

ENTRADA DE IRMÃOS

LIVRO N.º: 02

CAIXA N.º: 02 (caixa grande)

TERMO DE ABERTURA: “(...) Livro tem noventa e (...) / (...)radas que há de servir para ne(...) / (...) os termos dos Irmãos que (...) / (...)acham (...) Livro velho, como também(...) / (...) Irmãos que de novo se quizerem os (...) / (...) por se achar o dt.º livro velho prehe(...) / (...) e nos novos termos se há de declarar (...) / (...) nas folhas do L.º velho tem os ditos(...) / (...) seus termos assignados.”

RUBRICA: Não tem. DATA: 1750-1770

N.º DE FOLHAS: 94 (o livro não está numerado)

CONTEÚDO: Registro da entrada de irmãos da Irmandade do Bom Jesus do Descendimento da Matriz de Santo Antônio da Vila de São José. Contém nome do irmão, data da entrada, valor das anuidades e da jóia de entrada. Em alguns há o registro da data de falecimento. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Péssimo. O livro está desencadernado, com as folhas todas soltas. Há presença de muita acidez e muitíssimos danos causados por insetos.

OBSERVAÇÕES: Este livro é transcrição, segundo o termo de abertura, de outro livro que se encontrava em péssimas condições. Há na folha de rosto uma observação ao pé da página, com a leitura comprometida. (...que chegou confirmado compromisso... provedor...irmãos da mesa...)

Microfilmado.

RECEITA E DESPESA

LIVRO N.º: 03 CAIXA N.º: 01

TERMO DE ABERTURA: Não tem. RUBRICA: Gonçalves

DATA: 1730-1777

(4)

CONTEÚDO: Registro da receita e despesa da Irmandade do Bom Jesus do Descendimento da Matriz de Santo Antônio da Vila de São José.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Péssimo. Há presença de muita acidez e muitíssimos danos causados por insetos. O livro está desencadernado e em estado de decomposição, algumas folhas estão reduzidas à metade.

OBSERVAÇÕES: Não tem termo de encerramento. Microfilmado.

RECEITA E DESPESA

LIVRO N.º: 04

CAIXA N.º: 03 (caixa grande) TERMO DE ABERTURA: Não tem. RUBRICA: Ilegível.

DATA: 1736-1771

N.º DE FOLHAS: 77 (há duas numerações – da folha 10 à 86 e da 10 à 87).

CONTEÚDO: Registros de Receita e Despesa da Irmandade do Senhor Bom Jesus do Descendimento.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom. O livro já foi restaurado, contudo não está encadernado.

OBSERVAÇÕES: Não tem termo de encerramento.

RECEITA E DESPESA

LIVRO N.º: 05 CAIXA N.º: 01

TERMO DE ABERTURA: “Este L.º há de servir p.ª (...) / peza da Irmde. do Bom Jesus (...) / cendimento desta V.ª de S. José e vai por (...) / numerado e rubricado com encer(...) / de clara n.º das folhas. S. José 25 de (...) / 1778. / Ignácio José de Silva”

RUBRICA: Silva (Ignácio José da Silva) DATA: 1777-1807

N.º DE FOLHAS: 83

CONTEÚDO: Registro da receita e despesa da Irmandade do Bom Jesus do Descendimento da Matriz de Santo Antônio da Vila de São José. Contém auto da tomadas de contas,

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Péssimo. Há presença de muita acidez e muitos danos causados por insetos e o livro está em estado de decomposição.

TERMO DE ENCERRAMENTO: “Este livro tem cento e oitenta e nove / folhas todas por mim rubricadas e (...) / (...)bro de 1776 / O Provor da Comarca / Ignacio José de Silva”

OBSERVAÇÕES: Há outro termo de encerramento: “Este livro (...) oitenta e / nove folhas e estão numeradas e rubricadas pelo Provedor / da dita Irmandade (...) Alexandre Rois Rabelo(...) / (...)5 [de setembro] de [1776]/ Alex(...)”

Microfilmado.

RECEITA E DESPESA

LIVRO N.º: 06 CAIXA N.º: 01

TERMO DE ABERTURA: “Este Livro há de servir para nelle se lançar a receita / e despesa da Irmande. do Sr. Bom Jesus do Descendimento / desta V.ª vai todo numerado e rubricado com a minha / rubrica Ros. e no fim servirá (...) com (...) / folhas S. José 9 de Setembro de 1809. / O Provor. / José Antônio (...)”

RUBRICA: Ros. DATA: 1808-1842

(5)

CONTEÚDO: Registro da receita e despesa da Irmandade do Bom Jesus do Descendimento da Matriz de Santo Antônio da Vila de São José. Contém auto da tomadas de contas

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Ruim. Há presença de acidez e danos causados por insetos. OBSERVAÇÕES: Não tem termo de encerramento. Microfilmado.

RECIBO DE MISSA

LIVRO N.º: 07 CAIXA N.º: 01

TERMO DE ABERTURA: “Este Livro há de servir para (...) nelle recibos / da despesa q. fizer na venerável Confraria (...) / Bom Jesus do Descendimento da Matriz S. Ant.º (...) / lla de S. José (...) do Rio das Mortes e vay o / mesmo numerado e rubricado por mim (...) / com a minha rubrica (...) que diz Laje (...) / (...) Villa de S. José 6 de (...) de 1775. / Dognos(?) / As certidões das Missas, a sim da Capella das (...) / se dizerem pellas almas dos Irmãos, q. falecerem (...) / e (...) se há de lançar neste lvr.º (...)”

RUBRICA: Laje DATA: 1776-1839

N.º DE FOLHAS: 52 (numeração descontínua)

CONTEÚDO: Registro dos recibos da Irmandade do Bom Jesus do Descendimento da Matriz de Santo Antônio da Villa de São José.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Péssimo. Há presença de muita acidez e muitos danos causados por insetos e o livro está desencadernado

OBSERVAÇÕES: Não há termo de encerramento. Microfilmado.

1

A organização do acervo paroquial de Tiradentes, realizada no período de setembro de 1998 a julho de 2004, foi uma iniciativa do Arquivo Eclesiástico Diocesano, com a coordenação da Prof.ª Maria Leônia Chaves de Resende (DECIS/UFSJ) e dos bolsistas Flávio Marcos dos Passos (licenciando em Filosofia/FUNREI) e revisão de André Lima e Silva e Bruno Nascimento Campos (graduandos em História/UFSJ).

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

RESUMO: Relatam-se os resultados do levantamento de dados referentes ao diagnóstico etiológico, distribuição e letalidade das encefalites na região do Vale do Ribeira, São