• Nenhum resultado encontrado

Mapeamento Da Vocação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mapeamento Da Vocação"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

MOSEP & PETROS

MOSEP & PETROS – – Mapeamento da Vocação Mapeamento da Vocação

Desde que começamos os nossos estudos sobre a análise da natureza Desde que começamos os nossos estudos sobre a análise da natureza humana, ficamos impressionados com os diferentes aspectos de nossa humana, ficamos impressionados com os diferentes aspectos de nossa personalidade. Os traços herdados do perfil humano são observáveis na personalidade. Os traços herdados do perfil humano são observáveis na infância, relativamente estáveis no tempo, preditivos de comportamento adulto infância, relativamente estáveis no tempo, preditivos de comportamento adulto e uniformes nas diferentes culturas.

e uniformes nas diferentes culturas.

Depois de algum tempo dedicado às pesquisas, chegamos à conclusão que Depois de algum tempo dedicado às pesquisas, chegamos à conclusão que conhecendo o nosso perfil, ou seja, nossa maneira natural de ser e de agir, conhecendo o nosso perfil, ou seja, nossa maneira natural de ser e de agir, podemos alcançar três grandes vantagens:

podemos alcançar três grandes vantagens: 1) Auto-conhecimento

1) Auto-conhecimento  – – Autoconsciência Autoconsciência - - capacidade capacidade de de observar observar a a sisi próprio, conhecer a própria natureza, identificar um pensamento ou sentimento próprio, conhecer a própria natureza, identificar um pensamento ou sentimento à medida que ele

à medida que ele surge. O auto-conhecimento aumenta nossa sensibilidade emsurge. O auto-conhecimento aumenta nossa sensibilidade em relação a nós mesmos e aos outros, conscientizando-nos das mudanças sutis relação a nós mesmos e aos outros, conscientizando-nos das mudanças sutis de comportamento. É primordial conhecer nosso perfil porque isto permite de comportamento. É primordial conhecer nosso perfil porque isto permite maior grau de auto-gestão e monitoramento pessoal. O autoconhecimento maior grau de auto-gestão e monitoramento pessoal. O autoconhecimento pode promover uma série de ajustes em nosso modo de ser, tais como: pode promover uma série de ajustes em nosso modo de ser, tais como: correção de falhas e expressão maior de

correção de falhas e expressão maior de valores.valores.

Identificação de pontos fortes e fracos. Torna-se possível Identificação de pontos fortes e fracos. Torna-se possível detectarmos as falhas de nosso perfil que afetam nosso detectarmos as falhas de nosso perfil que afetam nosso comportamento, limitam nossas ações, afastam pessoas, prejudicam comportamento, limitam nossas ações, afastam pessoas, prejudicam negócios, travam ministérios, enfermam a alma e contribuem para o negócios, travam ministérios, enfermam a alma e contribuem para o pecado.

pecado. PassamPassamos a conhecos a conhecer também er também as virtudes de as virtudes de nosso perfilnosso perfil que favorecem o bom comportamento, aproximam pessoas, ampliam que favorecem o bom comportamento, aproximam pessoas, ampliam os horizontes ministeriais, ajudam nos negócios e contribuem para a os horizontes ministeriais, ajudam nos negócios e contribuem para a nossa santidade.

nossa santidade.

Modulação de pontos fortes e fracos. A partir desse conhecimento Modulação de pontos fortes e fracos. A partir desse conhecimento prévio torna-se possível uma modulação de virtudes e defeitos, prévio torna-se possível uma modulação de virtudes e defeitos, acentuando um lado, diminuindo outro. Com essa modulação nossa acentuando um lado, diminuindo outro. Com essa modulação nossa personalidade assumirá um novo perfil, promovendo benefícios personalidade assumirá um novo perfil, promovendo benefícios pessoais,

pessoais, além além de de melhorar melhorar significativamensignificativamente te nossosnossos relacionamentos, atuação profissional e ministerial.

relacionamentos, atuação profissional e ministerial. 2) Relacionamentos Interpessoais Saudáveis

2) Relacionamentos Interpessoais Saudáveis  – –  os relacionamentos são  os relacionamentos são facilitados pelo conhecimento e respeito ao perfil do outro. Conhecer o perfil facilitados pelo conhecimento e respeito ao perfil do outro. Conhecer o perfil pessoal, dos colegas, familiares e irmãos de fé é um grande facilitador dos pessoal, dos colegas, familiares e irmãos de fé é um grande facilitador dos relacionamentos interpessoais.

relacionamentos interpessoais.

3) Direcionamento Profissional e Ministerial - Quando a distribuição de 3) Direcionamento Profissional e Ministerial - Quando a distribuição de atribuições em

atribuições em trabalhos profissionatrabalhos profissionais ou is ou ministeriais ministeriais são fesão feitas segundo itas segundo oo perfil pessoal, há uma enorme facilitação nos processos de gerenciamento, perfil pessoal, há uma enorme facilitação nos processos de gerenciamento, frutificação e satisfação pessoal. Acomodação de pessoas certas nos lugares frutificação e satisfação pessoal. Acomodação de pessoas certas nos lugares

(2)

certos, pelos motivos certos.

Os aspectos comportamentais estão sendo cada vez mais levados em consideração no desenvolvimento e desempenho profissional. Especialistas afirmam que muitas vezes, não é a falta de conhecimento técnico que prejudica uma carreira, mas questões comportamentais. O perfil, as atitudes pessoais e sociais são fatores cruciais para o sucesso profissional. Pessoas certas, nos lugares certos, pelas razões certas.

O perfil e outras características individuais inerentes à natureza e personalidade, constituem no mundo moderno uma parte importantíssima da qualificação de qualquer profissional. Muitas empresas e or ganizações, na hora da contratação, têm olhado antes para a pessoa do que para o profissional. Essa nova postura do segmento empresarial tem acontecido, principalmente, porque o desenvolvimento de capacidades, está mais disponível hoje do que em qualquer outra época, gerando um nivelamento técnico dos profissionais. O grande diferencial pode estar na personalidade. Se o profissional tiver comportamento contratante com os demais membros da equipe de trabalho, talvez não haja espaço de mercado para usar seu conhecimento acumulado. Por outro lado, se apresentar uma personalidade compatível com o ambiente de trabalho, suas qualificações profissionais somarão créditos em favor de sua contratação. Diante disso, cabe ao bom profissional, conhecer a si mesmo, preocupar-se em saber como é visto pelos colegas e estar pronto para efetuar modulações positivas em sua personalidade.

Diante da nova realidade globalizada, repensamos sobre o assunto no contexto da igreja. Se as organizações seculares estão empenhadas na busca do conhecimento do homem interior, por acreditarem que os resultados são altamente recompensadores, o que dizer da igreja? Sabemos que o corpo de Cristo tem duas naturezas: a espiritual e a organizacional. A igreja, como organização, funciona com líderes e liderados, tornando-se de suma importância a identificação da personalidade de seus membros, para que possa construir relacionamentos saudáveis e manter a excelência na gestão dos trabalhos. Por outro lado, a natureza espiritual da igreja funciona com discipuladores e discípulos, descobrindo, confirmando e investindo na vocação ministerial, de acordo com a unção recebida: pessoas certas nos lugares certos, pelas razões certas.

Se as ciências do comportamento alcançaram altos patamares de credibilidade nas últimas décadas, é natural esperarmos uma mobilização maior dos pesquisadores cristãos, agregando novas constantes científicas aos estudos já firmados ao longo dos seculos, confirmando ou desmistificando as teorias tradicionalmente aceitas sobre o homem interior.

Inegavelmente, o progresso dos estudos científicos sobre o comportamento humano têm sido fantásticos, mas a mais confiável forma de revelação sobre o assunto continua sendo a Bíblia Sagrada. Isso porque a Bíblia apresenta-nos uma visão antropológica que inclui o espírito na formação humana, fato desconhecido ou mesmo negado pelas ciências humanistas.

(3)

Uma outra forte razão para investirmos uma acurada pesquisa na Palavra de Deus em busca de respostas sobre a natureza humana é porque sabemos que a fonte da revelação especial está no Manual do Criador para todos os homens, a Bíblia Sagrada. Não queremos forçar uma mudança na trajetória da Teologia, mas requerer dos teólogos a sublime missão de mapear a natureza humana segundo a Bíblia Sagrada. Com certeza há genialidades antigas que nunca serão substituídas pela modernidade; uma delas é a revelação das Escrituras Sagradas.

 Ao longo dos últimos dez anos temos desenvolvido um modelo de mapeamento da personalidade denominado de MOSEP  – Modelo Simplificado de Estilo de Pessoas, exposto com mais detalhes em nossos livros: Essência e  A Vida Debaixo do Sol (ambos disponibilizados gratuitamente na web).

Na verdade, o MOSEP tem uma proposta maior do que o estudo da personalidade, seu âmago está centrado no mapeamento da vocação do homem natural e no discernimento do chamado ministerial do crente em Jesus Cristo.

Como proposta psicoteológica, o MOSEP é um instrumento de identificação de características da personalidade, onde as pessoas aprendem a identificar seus atributos, habilidades intelectuais, os tipos de trabalho e variedade de ministérios mais adequados ao seu perfil psicológico e espiritual, sob a condução da vocação e sentido existencial associados ao comportamento.

 As principais metas do MOSEP são:

Identificação do Perfil Natural e Ministerial;

Adequação vocacional e crescimento Teomático.

O nosso modelo trabalha com a vocação natural e com a vocação ministerial, podendo ser sintetizado no esquema abaixo:

MOSEP – Modelo Simplificado de Estilo de Pessoas 

DYNAMUS

 Dinamismo Psíquico

o

M3

 Tipos de inteligência: Racional, Motivacional e

Operacional.

o

ESSÊN-CIA

 Busca de sentido. Análise Essencial.

PETROS

 Dinamismo Ministerial

 Perfil Ministerial.

O mapeamento da personalidade feito pelo o MOSEP é uma ferramenta psicoteológica que auxilia a compreensão de nossa busca existencial e dos interesses vocacionais, através da seleção dos diversos tipos de atividades desenvolvidas. O método demonstra que onde o indivíduo tem maior satisfação resulta em maior produtividade, proporcionando seu desenvolvimento ministerial e profissional, além de uma visível melhoria de qualidade de vida. O MOSEP, como instrumento de leitura da personalidade, apresenta quatro grandes benefícios ministeriais e profissionais:

(4)

1. Facilita a escolha de um ministério e de uma profissão por apresentar diversos tipos de atividades relacionadas com a vocação natural e a vocação ministerial;

2. Aumenta a satisfação pessoal com a escolha de um segmento vocacional; orientando sobre tipo de ambiente de trabalho e das atividades e tarefas que são consideradas satisfatórias;

3. Favorece a utilização de táticas adequadas para manter a motivação durante todo o processo de desenvolvimento ministerial e profissional. 4. Oferece um auto-conhecimento no processo de modulação de

comportamento.

O auto-conhecimento da personalidade permite que a escolha profissional seja o resultado do cruzamento das preferências pessoais, estilo natural da liderança que desenvolve, competência técnica, ambiente de trabalho, vocação profunda, etc.

O mapeamento da personalidade de todas as pessoas envolvidas numa equipe permite informações técnicas que são essenciais em processos de treinamento e desenvolvimento. Conhecendo o método, uma organização ou igreja pode:

Compreender de forma rápida o perfil comportamental da pessoa analisada - Identificação do tipo, potencial e habilidades dos atuais e futuros componentes da equipe ou organização; Expectativas sobre seu comportamento no espaço atual de trabalho;

Implantar mudanças organizacionais alinhando os profissionais aos valores e estratégias da organização; Ter aproveitamento de potencial; Conhecer os agentes motivadores e estressores principais;

 Aumentar o desempenho através do entendimento de relações interpessoais e do atendimento das necessidades dos outros. Saber fazer uso dos pontos fortes da personalidade dos membros de sua equipe. Controlar atitudes pessoais negativas tanto na liderança como em posições de apoio; Verificar graus de flexibilidade e adaptação ao contexto profissional.

O PETROS é a parte do MOSEP voltada para o mapeamento da vocação ministerial, a partir dos registros bíblicos sobre dons do Espírito Santo.

Finalizamos enfatizando o fato de que o MOSEP é um modelo pastoral para todas as pessoas, em especial, àquelas que desejam descobrir suas vocações (natural e ministerial), construir relacionamentos saudáveis e alcançar o sucesso no centro da vontade de Deus.

Referências

Documentos relacionados

4º É lícito ao advogado contratar valor superior ao previsto na Tabela, salvo nas questões trabalhistas e previdenciárias, quando se acordar os honorários em êxito e

A Política de voto, em sua versão integral, e as informações relativas ao Exercício de Direito de Voto (“Política de Voto”) em assembleias gerais de fundos de investimento

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paclitaxel APS 6 mg/ml Concentrado para solução para perfusão Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento..

Alterar a composição da Comissão Organizadora da XII Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Alegre: -Maria de Fátima Cardoso do Rosário – FASC – Presidente do

Pensar a educação a partir desses preceitos implica em considerar a escola como uma instituição em que os indivíduos se reconheçam não nos moldes tradicionais como cidadãos que

É importante expor que, conforme apresentado por Schvarstzhaupt (2018), não existe geração de informações sobre a realidade dos parques urbanos de Porto Alegre para auxiliar

- Faire passer les câbles des sondes à travers les serre-câbles (F), les passe-fils (Ps), les passages sur l’isolation (Is), les sorties de la station solaire (Us/Ua) et les

Para Oliveira (2007), o planejamento estratégico permite a identificação dos pontos fortes e fracos da organização, ampliando ainda a visão da gestão em relação