• Nenhum resultado encontrado

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1. IDENTIFICAÇÃO

PERÍODO: 5º CRÉDITO: 04

NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL IV NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04

2. EMENTA

Direito das Coisas. Posse. Propriedade. Direitos reais de Gozo e Fruição. Direitos Reais em garantia.

3. OBJETIVOS

 Compreender os institutos da disciplina de Direito das Coisas, utilizando- os nas inúmeras funções desenvolvidas pelo jurista.

 Conhecer os teóricos que desenvolvem o tema e sua aplicação prática, com respaldo na ampla jurisprudência e nas doutrinas complementares da matéria.

 Identificar, por meio de estudo analítico e crítico, as peculiaridades dos institutos que permeiam o direito real, considerando casos concretos.

 Aplicar, no mundo jurídico atual, os diversos institutos, a partir das novas interpretações da matéria e as repercussões jurídicas acerca da legislação vigente.

4. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 Leitura, compreensão e elaboração de textos, artigos científicos, resumos, resenhas e outros textos acadêmicos com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

 Problematização dos fatos sociais que envolvam a aplicação dos direitos humanos, especialmente nas dimensões que envolvam os chamados grupos vulneráveis.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PARTE I – DIREITOS REAIS E DIREITOS PESSOAIS 1. Conceito de direito das coisas e de direito real.

2. Distinção em relação aos direitos pessoais. 3. Classificação dos direitos reais.

4. Características. Constituição e formação dos direitos reais. PARTE II – DA POSSE

(2)

1. Histórico, teorias, conceito, distinção entre posse e propriedade 2. Posse e detenção. Regras básicas.

3 Classificação, aquisição e perda. 4. Efeitos.

5. Proteção interdital 6. Função social da posse

PARTE III – DA PROPRIEDADE EM GERAL

1. Histórico, teorias, conceito e classificação geral da propriedade.

2. O princípio da Função Social da Propriedade como efetivação dos direitos humanos tutelados pelo ordenamento jurídico.

3. Aquisição e perda da propriedade imóvel.

4. Conceito, modos de aquisição e perda da propriedade móvel. 5. Registro

6. Acessão 7. Usucapião. 8. Descoberta.

9. Compromisso de compra e venda. Conceito, histórico, legislação, jurisprudência. 10. Condomínio: geral, voluntário, necessário, edilício e condomínio de lotes. 11. Da laje.

12. Propriedade Fiduciária.

13. Direitos autorais. Conceito, histórico, legislação pertinente. PARTE IV – DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS 1. Direitos reais de gozo ou fruição.

2. Direito de Superfície 4. Usufruto, uso e habitação. 5. Servidão. 6. Hipoteca 7. Penhor 8. Anticrese

6. MÉTODO DIALÉTICO

1. PROBLEMATIZAÇÃO Momento de sensibilização

Estreitamento entre a prática social e o conhecimento.

Caminho de predisposição para a aprendizagem significativa, considerando os alunos visuais, auditivos e cenestésicos.

Perguntas dasafiadoras e motivadoras de curiosidade

Objetivo: selecionar e fazer as principais interrogações, instigando a imaginação. Discutir problemas.

(3)

Papel docente: desafiar a identificação dos limites e possibilidades do conhecimento,a partir de sua prática social,explicitando a problemática do conteúdo, justificando sua importância, mediante:

a) Breve roda de discussão, opiniões e crenças; b) Perguntas norteadoras.

2. INSTRUMENTALIZAÇÃO Momento de apropriação

É a introdução ao conhecimento sistemático. Caminho de acesso aos instrumentos científicos.

Conteúdo propriamente dito

Objetivo: responder à problematização, apropriando-se dos conhecimentos. Meta: Exercitar os instrumentos possibilitadores de construção de conhecimento. Papel docente: por à disposição dos aprendentes o conteúdo sistematizado mediante:

a) Apresentação do conhecimento Científico por meio de ações docentes; b) Utilizar recursos necessários à aprendizagem.

3. CATARSE

Momento de significação

É a purificação: compreensão da problematização e instrumentalização. Elaboração de novos conhecimentos

Objetivo: purificar as informações demonstrando por fala e atitudes o essencial que se compreendeu. Saber expressar os pensamentos, ideias e conceitos.

Meta: Nova posição mental do aprendente em relação ao conteúdo.

Papel docente: instigar o aprendente a demonstrar a nova posição mental (= o que aprendeu), mediante:

a) O aprendente manifesta a nova postural mental por um RESUMO de tudo o que aprendeu; b) O aprendente expressa essa síntese através de avaliação oral ou escrita (formal ou informal).

4. SINTÉSE

Momento de formação

É a consolidação da aprendizagem. Crítica ao conhecimento-científico. Prática social final

Objetivo: Expressar a percepção das transformações ocorridas: conceituais, procedimentais e atitudinais.

Meta: Nova produção (oral ou escrita) cultivando a constituição de significados. Novo agir, pensar, fazer.

Papel docente: constar o assumir do aprendente na nova postura de ação: a) Pela nova postura prática, novas atitudes, novas disposições;

(4)

7. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aproveitamento será feita levando em consideração o grau em que os objetivos foram ou deixaram de ser alcançados pelo/a discente, e será traduzida em nota que varia de zero a dez, admitindo-se o meio ponto.

O/A discente será submetido, no mínimo, a três avaliações regulares, realizadas, cada uma, em duas partes: a primeira parte é composta de uma prova escrita e sem consulta, realizada individualmente, com 10,0 (dez) questões de múltipla escolha, que corresponde à 30% (trinta por cento) da nota; e 2 (duas) questões discursivas, que correspondente à 40% (quarenta por cento) da nota, a segunda parte que corresponde a à 30% (trinta por cento) da nota, e constituída de seminários, discussões textuais, provas orais, pesquisas, questionários, estudos dirigidos, produções textuais e demais atividades semelhantes, as quais serão definidas oportunamente pelo professor.

O/A discente que ao final da segunda avaliação regular, alcançar uma média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 5,0 (cinco), considerando para o cálculo da média a somatória da 1ª e 2ª avaliação regular, poderá substituir a menor nota quer seja a 1ª ou 2ª avaliação regular.

Para substituir a menor nota, da 1ª ou da 2ª avaliação, o/a discente deverá elaborar um artigo científico de revisão de conteúdo, fundamentado teoricamente em no mínimo três autores que discorram sobre o conteúdo referente ao mesmo da nota a ser substituída.

O referido artigo científico deverá atender ao disposto nas normas da FEST e ser entregue ao professor até o dia 30 de maio do corrente semestre. O mesmo será avaliado pelo professor da respectiva disciplina e pelo coordenador de Pós Graduação da FEST, que atribuirão nota, variando de zero a dez, admitindo-se meio ponto. Acresce-se que se a nota for superior à nota a ser substituída e maior que sete, o artigo poderá ser publicado.

Ressalta-se que da terceira avaliação regular não haverá avaliação de reposição e nem avaliação de segunda chamada.

A segunda chamada é uma oportunidade para os/as discentes que por algum motivo não puderem comparecer no dia da prova escrita.

A segunda chamada deve ser feita sob solicitação na recepção e pagamento da respectiva taxa. O boleto poderá ser pago até o seu vencimento e dentro do prazo estabelecido pelo calendário acadêmico vigente. A falta de pagamento da taxa implica na impossibilidade de realizar a segunda chamada, ficando, portanto, o discente com a nota zero na prova na qual havia feito a solicitação.

(5)

avaliações regulares, nota média igual ou superior a sete, bem como tenha obtido o mínimo de setenta e cinco por cento (75%) de presenças.

O/A discente que, após as Avaliações Regulares, alcançar nota média final inferior a sete e igual ou superior a cinco, será submetido a uma avaliação final que será constituída de uma prova, sem consulta, contendo 10 (trinta) questões de múltipla escolha, e versará sobre o conteúdo programático da disciplina, na sua integralidade, devendo o mesmo, obrigatoriamente, atingir no mínimo a nota sete, desprezadas as notas das demais avaliações anteriores.

O/A discente que após as avaliações regulares alcançar nota média inferior a cinco, está reprovado, não sendo permitido a este a realização de avaliação final. Também está reprovado o/a discente que após ser submetido à avaliação final obtenha nota inferior a sete.

8. BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

 TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito das coisas. 5.ed. São Paulo - SP: Método, 2015.

 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Direito das coisas. 3. ed. rev. atual, São Paulo SP: Saraiva, 2014.

 VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: direitos reais. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v.5 COMPLEMENTAR

 MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil: direito das coisas. Colaboração de Carlos Alberto Dabus Maluf. 38.ed.rev.atual. São Paulo - SP: Saraiva, 2007.

 PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil: Direitos Reais: Posse e Propriedade. 19. ed. rev. atual, Rio de Janeiro: Forense 2007.

 RIZZARDO, Arnaldo. Direito das Coisas. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

 DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Periódicos. Brasil. Revista Magister de Direito Civil e Direito Processual Civil. Ed. Magister. Porto Alegre: RS.

 DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Periódicos. Brasil. Revista Magister de Direito Ambiental e Urbanístico. Ed. Magister. Porto Alegre: RS.

 DIREITO. Periódicos. Brasil. Revista Consulex. Ed. Consulex. São Paulo: SP.

 Sítios de Direito Civil e Processo Civil na internet – www.idcivil.com.br,

(6)

LOCAL: Imperatriz-MA. MÊS/ANO: JANEIRO/2018.

NOME DO PROFESSOR: THIAGO VALE PESTANA ASSINATURA DO PROFESSOR:

Referências

Documentos relacionados

O desprezo pela ordem social manifesta-se com maior clareza no seu ponto máximo, o crime. Se as causas que tornam o operário imoral se exercem de maneira mais

129 Henrique Ferreira de Almeida Alimentação: 05 lanches, Transporte: não se enquadra, Uniforme: informar as peças que precisa, bem como o tamanho e Material Didático:

Situação diver- sa é atribuída àqueles que optam por per- manecer, na sociedade conjugal, com pa- trimônios distintos e particulares (separa- ção absoluta), podendo,

RELAÇÃO DOS SERVIDORES DA CIDADE DE NAZARÉ DO PIAUÍ QUE SERÃO INCLUÍDOS

22 Com o sistema de captação de águas pluviais, pode-se diminuir o alto grau de consumo, o que gera, consequentemente, economia nos custos para fins não potáveis, além de ocasionar

O Espírito Santo Mercados Emergentes – Fundo de Investimento de Acções Internacionais, adiante designado por Fundo, é um Fundo de Investimento Mobiliário Aberto, gerido pela ESAF

No que ao valor da energia livre de Gibbs diz respeito, a grande vantagem do método Group Contribution (GC) está no extenso número de reações metabólicas para as quais

38 comportamento social típico de cada gênero de acordo com o contexto sociocultural a que o indivíduo pertence” (Stoller, 1978; Money, 1994). No processo de construção social