• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo. Coordenação de Engenharia Eletrônica. EDITAL nº 002/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Toledo. Coordenação de Engenharia Eletrônica. EDITAL nº 002/2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL nº 002/2013

Projeto OMNI Idiomas

(2º semestre de 2013)

Setembro/2013 Toledo – PR Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus – Toledo

(2)

1. OBJETIVO 1.1 GERAL

Já dizia o poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935) inspirado na frase do general romano Pompeu (106 a.c. - 48 a.c.), "navegar é preciso!", e no século XXI podemos dizer que "comunicar é preciso!", ou melhor, "essencial !", não apenas em nossa língua materna mas em outras línguas, com pessoas de países e culturas diferentes. Sob esta bandeira, o projeto OMNI idiomas tem como princípio fundamental prover os instrumentos necessários que motivem e encorajem principalmente os estudantes do curso de engenharia eletrônica, a busca de novos horizontes e desafios, sejam eles profissionais, intelectuais ou pessoais através do aprendizado de diferentes idiomas.

O projeto OMNI idiomas surgiu a partir de uma reivindicação dos alunos do curso de engenharia eletrônica através de seu centro acadêmico (CA) e atualmente possui o apoio da coordenação do curso de engenharia eletrônica. A palavra "omni" vem do latim "omnis" e representa a ideia de difundir todo e qualquer idioma. Embora seja um projeto ambicioso, a política adotada é a de ofertarmos gradualmente os idiomas mais solicitados pelos alunos.

A primeira fase do projeto contou com 02 (dois) idiomas, o inglês e o alemão, e contemplaram conforme disponibilidade tanto professores quanto alunos. Os cursos foram de nível Intermediário e básico, respectivamente, abordando os

(3)

alunos e professores do curso de engenharia eletrônica participantes do projeto.

1.2 ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos deste projeto são:

- Permitir que os egressos do curso de engenharia eletrônica tenham a oportunidade de formação complementar durante a fase universitária, tendo em vista a forte atuação de empresas multinacionais no setor elétrico/eletrônico; - Compreender culturas e hábitos de outros povos e permitir reflexões que ampliem a visão do mundo que nos cerca;

- Desenvolver o senso de respeito em relação à cultura e hábitos de outros grupos étnicos;

- Contribuir para o desenvolvimento interpessoal e, principalmente, intrapessoal;

Os idiomas disponibilizados pelo Projeto OMNI Idiomas serão frequentemente utilizado em diferentes áreas do conhecimento dentro da Engenharia Eletrônica, seja na parte científica, ou na atuação profissional dos engenheiros. O inglês no nível Intermediário vem do pressuposto que os alunos já possuem algum conhecimento do idioma, sendo que os mesmos terão a oportunidade de praticá-lo e melhorá-lo ao nível dos três eixos de comunicação e objetivando entre outras coisas um futuro intercâmbio, ou uma oportunidade profissional em empresas multinacionais.

O alemão no nível básico vem do aproveitamento do regionalismo de Toledo através da forte presença de imigrantes alemães, da necessidade de atender uma solicitação dos alunos que possuem interesse empregatício em empresas multinacionais alemãs e por motivos acadêmicos em futuros intercâmbios. O espanhol no nível básico visa despertar o interesse pelo idioma mais falado na América Latina.

(4)

O japonês no nível básico visa estimular o interesse pela cultura e costumes de um país com o qual o Brasil possui uma relação centenária de amizade e respeito.

3. PÚBLICO-ALVO

Os cursos de idiomas destinam-se exclusivamente aos alunos regularmente matriculados no curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR – Campus Toledo e docentes do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR – Campus Toledo.

4. NÚMERO DE VAGAS

Serão ofertadas inicialmente 10 vagas por curso de idioma. O número de vagas poderá aumentar até o máximo de 15 vagas dependendo da procura pelo idioma.

5. PROCESSO SELETIVO

As vagas ofertadas serão destinadas para os acadêmicos que estiverem cursando o terceiro período em diante do curso de Engenharia Eletrônica e professores da Engenharia Eletrônica. Caso haja a necessidade de seleção dos alunos, segue a ordem dos critérios:

1. Preenchimento de vagas priorizando alunos dos períodos mais avançados; 2. O critério de desempate será gerenciado pelo Prof. Coordenador do Projeto em função do coeficiente de rendimento (C.R.) e do currículo do aluno.

3. Para os cursos ofertados em níveis superiores ao Básico poderá ser aplicado um teste de nível de idioma aos participantes matriculados. Em caso do resultado estar em desacordo com o exigido neste edital, implicará no desligamento do participante;

4. Em casos de desistência, a vaga só será preenchida em função da lista de espera dos alunos inscritos adequadamente no projeto.

(5)

4.2. Também serão considerados desistentes aqueles que optarem pela desistência pelo curso de engenharia eletrônica ou transferência para outro curso do campus ou transferência para outro campus.

5. Casos omissos serão deliberados pela comissão do Projeto.

6. DIVULGAÇÃO

A divulgação do processo de seleção, lista de aprovados, homologação de resultados, lista de espera, início dos cursose outros, será efetuada através do sitio da UTFPR – Campus Toledo e do Centro Acadêmico da Engenharia Eletrônica.

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os Professores de idiomas serão alunos voluntários da engenharia eletrônica da UTFPR campus Toledo, e irão utilizar livros que os mesmos já tenham utilizado em seus cursos de idiomas.

Para o inglês, serão utilizados os livros textos da série American English File (Oxford), por ter o conteúdo organizado de forma gradual, clara e bem programado. Essa medida visa gerar uma formação continuada e com planejamento de escolas conceituadas na área de idiomas.

Para o alemão, serão utilizados livros da série Deutsch Warum Nicht, disponibilizados para download no sítio eletrônico “http://www.dw.de/aprender-alemão/deutsch-warum-nicht” que oferece o curso de forma gratuita.

Para o espanhol, serão utilizados livros ou módulos, disponibilizados para download em sítios que oferecem o curso de forma gratuita, definido pelo professor de idioma no primeiro dia letivo do curso.

Para o japonês, será utilizado o livro “PROGRESSIVE: Curso Básico de Japonês Vol.1” em conjunto com material preparado pelo próprio professor. O curso será focado nos alfabetos hiragana, katakana e ideogramas básicos.

(6)

8. HORÁRIO/PERIODO/LOCAL Local: UTFPR, campus Toledo.

Período: 2º semestre de 2013, conforme calendário acadêmico da UTFPR campus Toledo (outubro/2013 a fevereiro/2014). Início previsto para a terceira semana de outubro de 2013.

Horários: Conforme disponibilidade dos professores de idiomas e alunos interessados no curso, no período noturno para viabilizar o uso das salas de aula da universidade.

9. COORDENAÇÃO / PROFESSORES /DISCIPLINAS Coordenação Geral:

· Prof. Dr. Alberto Yoshihiro Nakano Coordenação das Atividades Específicas:

· Prof. MSc. Rodrigo da Ponte Caun

Professores de idiomas da engenharia eletrônica da UTFPR câmpus Toledo:

· Nelson Cerqueira Leite Neto (nelson.cerqueira@yahoo.com.br) Disciplina: Inglês – Intermediário;

· Norton Felipe Sanches Lima (norton_felipelima@hotmail.com) Disciplina: Alemão – A1;

· Fernando Tomas Sanchez (nanowey2009@yahoo.com.br) Disciplina: Espanhol – Básico 1;

· Evandro Willimann (ewjapa@gmail.com) Disciplina: Japonês – Básico 1;

10. INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada na Sala das Coordenações, 2º Andar, Bloco A, UTFPR campus Toledo, através do Formulário de Inscrição devidamente preenchido (Conforme Anexo I).

(7)

11. RECURSOS MATERIAIS

A divulgação do dia, horário e sala de aula que ocorrerão os cursos de idiomas ofertados neste edital serão disponibilizadas aos participantes após o período de inscrição.

12. CRONOGRAMA DO CURSO E VALORES DE REMUNERAÇÃO

Os professores de idiomas, constante no Item 9, serão voluntários e não receberão remuneração ou qualquer provento financeiro dos alunos participantes.

13. CERTIFICADOS

Todos os alunos e professores de idiomas receberão certificados de participação no projeto.

Os Organizadores receberão certificados que será emitido pela Coordenação do curso de Engenharia Eletrônica.

Toledo, 30 de setembrode 2013.

Prof. Dr. Alberto Yoshihiro Nakano UTFPR Campus Toledo

Coordenador do Projeto Parecer da coordenação: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Prof. MSc Rodrigo da Ponte Caun Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan

UTFPR Campus Toledo UTFPR Campus Toledo

(8)

ANEXO 1 – FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome completo: _________________________________________________

RA (se discente): ______________ Curso (se discente): ________________

Período em que se encontra: ______Email: __________________________

Telefone residencial: ( ) __________ Telefone celular: ( ) ___________

Vaga pretendida: ( ) Curso de Inglês, Nível: Intermediário ( ) Curso de Alemão, Nível: A1

( ) Curso de Espanhol, Nível: Básico ( ) Curso de Japonês, Nível: Básico Obs: O aluno só poderá escolher um idioma a ser cursado.

Declaro verdadeiros os dados informados e que estou ciente das regras do Projeto 02/2013 – COELE.

Referências

Documentos relacionados

Na tabela de distribuição das medidas de tendência central e dispersão, segundo o tempo empregado para se alcançar a força axial máxima da língua,

[r]

Para as antenas Zepp que, como se viu anteriormente, são de ajuste muito trabalhoso por necessitar muitos ciclos de abaixamento-ajuste-levantamento das mesmas, uma solução pode

telecomunicações e da alta tecnologia como a Vodafone, a Telekom, a BT, a Samsung, a Infosys e a Yaskawa, estão também sedeadas inúmeras grandes empresas da área financeira e

Importante destacar que as mulheres pertencentes a grupos familiares que acessam regularmente os serviços de saúde têm conhecimento dos exames ginecológicos; Porém, ainda se

Quando a doença, visivelmente minorada, reverte insensivelmente ao estado de psora latente, constata-se que os seus sintomas enfraquecem e dentro de breve tempo deixam de

33 11 JOSÉ LUIZ MOREIRA JUNIOR AVULSO 37 A 50 ANOS 34 12 MICHEL RAMOS MOTA BIKE TECH/CORRETORA COELHO/FERA BIKE RACE/NUTRIWAY 37 A 50 ANOS. 35 13 PAULO ROBERTO MOCELIN

No exercício de 2014 início da crise no país os usuários não sentiram muita no que diz respeito o seu percentual da parcela da riqueza distribuída pela companhia, no