• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO CINQUENTENÁRIO DA FACULDADE CASTELO BRANCO: IDADE DE OURO. História, Memória, Sonhos e Realizações.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO CINQUENTENÁRIO DA FACULDADE CASTELO BRANCO: IDADE DE OURO. História, Memória, Sonhos e Realizações."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO

CINQUENTENÁRIO DA FACULDADE CASTELO BRANCO:

“IDADE DE OURO”

História, Memória, Sonhos e Realizações.

Colatina – ES 2013

(2)

2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 3 2. JUSTIFICATIVA ... 4 3. OBJETIVOS ... 6 4. PROGRAMAÇÃO ... 7 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 7 6. REFERÊNCIAS ... 8

(3)

3

1. INTRODUÇÃO

A FACULDADE CASTELO BRANCO, FCB , completa, no ano de 2014, cinquenta anos de existência. Inicialmente – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, (FAFIC)- criada pela Lei nº 1.442 de 21 de outubro de 1964, com o apoio do Governo Municipal e com o aval da sociedade colatinense, realizou seu primeiro concurso de vestibular em 1964, oferecendo os cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia. Hoje Faculdade Castelo Branco, composta pelos cursos: Geografia, História, Letras, Pedagogia, Marketing, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração e Direito, conquistas que sinalizam o resultado de sua profícua caminhada.

Para comemorar esse marco histórico significativo, a Instituição apresenta proposta para a realização do evento em comemoração ao seu JUBILEU DE OURO, cujas atividades realizar-se-ão no período de outubro de 2013 a outubro de 2014.

Para esse momento, a FCB compartilha grandiosa comemoração: O Cinquentenário da FCB - “A Idade de Ouro” – História, Memória, Sonhos e Realizações, atividade que inclui a colaboração e a participação da comunidade acadêmica atual, de todos os alunos e profissionais que participaram da construção de sua história, em especial, da sociedade Colatinense e Capixaba, berço dessa semente tão próspera e promissora, e de significativos parceiros dessa caminhada da sociedade do ES.

O objetivo deste projeto é sistematizar a brilhante história da FCB (1964-2014), rememorar o passado para compreender e festejar o presente, e içar âncoras para o futuro. Esse exercício pretende promover uma melhor visibilidade desse marco histórico para a comunidade acadêmica interna e externa, construir um saber histórico atual, relevante e próspero para seus participantes e para a sociedade com a qual tem compromisso social, cujas demandas e

(4)

4 necessidades são indicadores de base para direcionar os Projetos e Atividades desta IES.

2. JUSTIFICATIVA

A FCB reconhece a singularidade histórica deste momento e quer dar oportunidade real de sua significação a todos que dela participam e/ou participaram. Cícero, em sua sabedoria, discorre sobre a importância histórica, corroborando o seguinte:

“A história é testemunha dos tempos, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, mensageira da antiguidade"

História est testis témporum, lux veritátis, vita memóriae, magistra vitae, núntia veritatis". (CÍCERO,1967:9-36).

Em suas atividades comemorativas, a FCB pretende realizar, em um primeiro momento, a memória da sua história, a que aconteceu no passado, efetivamente a mestra da vida.

Em um segundo momento, conclamará toda a sua comunidade acadêmica para que se faça historiadora e mestra da vida, sistematizando a história da FCB como ciência, aquela que faz com que a mestra da vida volte a falar, festeje o presente e aponte novos rumos, desejos e sonhos que o momento mobiliza.

Considerando que esta é “A Idade de Ouro”, a FCB propõe e quer fazer o devido registro desse momento, não só por estar comemorando o seu Jubileu de Ouro, mas também pelas sementes plantadas e pelos frutos colhidos neste porvir. Por ser esta uma Instituição de Ensino constituída por uma gestão que apresenta ousados projetos e impulsionada pelo reconhecimento que ora a sociedade lhe confere, vive um porvir de desafios e de muito brilho em suas realizações, quer partilhar suas conquistas em sua plenitude.

(5)

5 Além disso, pretende envolver a comunidade acadêmica, como também a sociedade sobre suas realizações, fazeres e saberes, num diálogo acadêmico, promovendo reflexões sobre a dimensão político/social do seu papel na formação de diferentes profissionais.

Para consolidar sua missão de formar profissionais comprometidos com a excelência na sua área de atuação, com uma postura ética, contribuindo para sua inserção no contexto social como agente transformador, pretende desenvolver atividades pertinentes à função social dos diferentes agentes políticos/sociais, envolvendo toda a comunidade para atender demandas sociais locais que dignificam e promovem a autonomia do indivíduo.

A sociedade capixaba, em especial o Norte e o Noroeste do Estado, tem apresentado avanços nos trabalhos relativos à área social, apresentando um novo olhar permeado por uma atitude de parceria com o terceiro setor.

Assim, a significativa e responsável presença dos políticos e seus articuladores para redirecionar as políticas públicas e sociais, em consonância com os ambientes e serviços privados, apontam novos rumos para a região.

A Faculdade Castelo Branco, FCB, tem como base central de sua política estar atenta à causa humana por meio de ações práticas, visando à sustentabilidade aliada ao seu compromisso em formar profissionais de excelência e cumprir rigorosamente as exigências estabelecidas pelo MEC. O reconhecimento dessa prática foi confirmado pelo MEC ao divulgar os resultados obtidos nas avaliações dos cursos. O mérito dessa política é demarcar a identidade da Faculdade Castelo Branco que, com seus quase trinta e cinco mil egressos constrói uma história de sucesso e de destaque na construção da comunidade capixaba.

As atividades relativas ao Jubileu de Ouro da FCB ampliam, neste ano comemorativo do seu cinquentenário, o compromisso com a sustentabilidade e

(6)

6 com a formação de profissionais de excelência, corroborando uma ampla visibilidade da função social/política dos parceiros junto à comunidade capixaba.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

3.1.1 Comemorar o Cinquentenário da FCB, por meio do resgate e da sistematização da Memória, da História e divulgar as conquistas nas realizações atuais, vivenciadas na construção de novas perspectivas permeadas pela Missão Institucional, motivo que a enobrece em sua plenitude. 3.1.2 Promover atividades com os universitários em conjunto com a sociedade, construindo valores coletivos e levando serviços importantes para quem precisa.

3.2 ESPECÍFICOS

3.2.1 Anunciar, soberanamente, a comemoração do Cinquentenário da FCB, “A Idade de Ouro” História, Memória, Sonhos e Realizações à sociedade Capixaba e, em especial, aos ex-alunos e aos colaboradores.

3.2.2 Reafirmar a sua Missão Institucional por meio da realização de ações científico/pedagógicas, esportivas, culturais e sociais em atividades relativas ao seu cinquentenário, envolvendo os parceiros nas atividades programadas.

3.2.3 Organizar momentos de interação que contemplem a participação ativa de toda a comunidade acadêmica local, externa e a sociedade em geral, consolidando a função social política e formadora da FCB.

(7)

7 3.2.4 3.2.4 Vivenciar a articulação da graduação à pós-graduação, por meio de ações coletivas e transformadoras em cenários educacionais local e nacional;

4. PROGRAMAÇÃO

A celebração desse marco histórico acontecerá durante todo o ano de 2014 através de uma série de atividades culturais, esportivas, sociais e acadêmicas. A programação completa está disponível no site www.fcb.edu.br.

5.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ciente da sua função educadora, a FCB reafirma seu compromisso de protagonizar seu papel político pedagógico de “espaço de discussão,

proposição, reflexão e transformação” dos paradigmas que norteiam as

diferentes formações profissionais.

Portanto, na comemoração do Cinquentenário da FACULDADE CASTELO

BRANCO: “Idade de Ouro”, História, Memória, Sonhos e Realizações, fica

estabelecido que a FCB oferecerá aos seus, momentos de participação e de enriquecimento científico, histórico, cultural, esportivo, profissional e político; reflexão e discussão de saberes; reorientação de suas competências, habilidades e valores para uma concepção mais ecológica, cosmológica e ética, atendendo, assim, às exigências de uma nova sensibilidade social, frente à contemporaneidade desafiadora.

Nesse ínterim, a FCB agradece, de modo especial, a todos os que contribuírem para a realização do presente evento.

(8)

8

6.REFERÊNCIAS

CÍCERO. ( De oratore II, 9-36) In: CICERÓN, M. T. EL Orador. Ed. Bilingue. Texto revisado y traducido por A. Tovar y A. R. Bujaldón. Barcelona: Alma Mater. 1967.

Professor Luciano Carlos Merlo Diretor Geral

Faculdade Castelo Branco Colatina-ES

Referências

Documentos relacionados

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

O governo do Rio Grande do Sul deve vender um lote de 26 milhões de ações preferenciais B (PNB) do Banrisul, o equivalente a 12,75% dos papéis preferenciais do banco, em leilão na

Este produto não apresenta ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo.. 4- MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS Medidas

No futuro , o módulo de controle eletrônico da transmissão não será mais baseado em diagramas de curvas características, mas em modelos matemáticos de todos os componentes

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um

Última atualização: Lei n.º 2/2020, de 31 de março 27 terminada a construção das obras ou de ultimada a plantação, o imposto incide sobre o valor actual do

IDADE MODERNA: Expansão Marítima e Mercantilismo; Brasil Colônia: Colonização Portuguesa na América, Montagem do Sistema Colonial Português; Ciclos Produtivos: cana e ouro; Disputas

Autônoma nos Cuidados em Saúde no Município de Belo Horizonte-MG Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e Intensivista pela PUC-MG graziellediniz@hotmail.com..