• Nenhum resultado encontrado

Eleição dos representantes dos funcionários nos Comitês Estaduais Para Ética. Disposições Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eleição dos representantes dos funcionários nos Comitês Estaduais Para Ética. Disposições Gerais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Eleição dos representantes dos funcionários nos Comitês Estaduais Para Ética

Disposições Gerais

1. O processo eleitoral para escolha dos funcionários que irão compor os Comitês Estaduais Para Ética ocorre a cada dois anos; é coordenado pela Dipes/Dedip e a participação dos funcionários é facultativa.

2. As etapas do processo eleitoral são a constituição das Comissões Eleitorais, a apresentação e validação das candidaturas, a eleição (votação e apuração), a

capacitação e a posse dos representantes.

3. Serão realizadas, concomitantemente, 27 eleições, uma por UF.

4. Cabe à Dipes/Dedip suspender o processo de eleição caso se verifiquem situações que comprometam a sua idoneidade e exequibilidade.

5. Situações omissas em relação ao processo eleitoral devem ser submetidas à Dipes/Dedip.

Candidaturas 6. Os candidatos concorrerão individualmente.

7. As candidaturas poderão ser registradas a partir de 10.6.2013, às 8h, até 14.6.2013, às 18h.

7.1 As candidaturas serão efetuadas por meio do aplicativo TAO (Seleções e Programas), pelo seguinte caminho: Pessoal 43>26>Outras Oportunidades. 8. Os requisitos concomitantes para candidatura são:

8.1 posse no Banco do Brasil há dez anos ou mais;

8.2 lotação e localização há pelo menos um ano na UF do Comitê ao qual concorre;

8.3 efetivo exercício, nas situações previstas na Tabela de Códigos FIP em Atividade no Banco, na data da formalização da candidatura;

8.4 inexistência de registro impeditivo no cadastro de ocorrências disciplinares (ODI). Códigos "DF" e "T";

(2)

8.5 inexistência de Estudo de Caso de Ouvidoria procedente nos 12 meses antecedentes à candidatura ou de ocorrências de Estudo de Caso de Ouvidoria procedentes e recorrentes nos 24 meses antecedentes da candidatura;

8.6 inexistência de registro impeditivo no aplicativo Ética;

8.7 conclusão do curso “Conhecendo o Programa Gestão da Ética no BB”, disponível no ambiente Sinapse;

8.8 o contrato de trabalho não esteja suspenso (licença-interesse); 8.9 não tenha sido eleito representante dos funcionários no último pleito realizado;

8.10 não participe do Programa de Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, na modalidade pesquisador.

9. Ao candidatar-se, o funcionário declara estar apto e desimpedido a apresentar candidatura por atender os requisitos, bem como declara ciência e concordância com as normas internas, os padrões e os princípios do Banco do Brasil contidos nas Políticas do BB, na Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental, no

Código de Governança Corporativa, no Código de Ética, nas Normas de Conduta e nos demais regulamentos internos.

10. Funcionários que atendam os requisitos e tenham intenção de concorrer ao Comitê de seu Estado, mas que no período de inscrição estejam em ausências planejadas, poderão, previamente, preencher o documento de inscrição, solicitar o abono de sua assinatura por um funcionário de nível gerencial, digitalizá-lo e encaminhá-lo para a Gepes jurisdicionante, até 14.6.2013, às 18h.

10.1 Solicitações de candidaturas enviadas após o término do período de inscrições não serão homologadas.

11. Funcionários que atendam os requisitos e não consigam efetivar sua

candidatura no sistema devem preencher o documento de inscrição, solicitar o abono de sua assinatura ao superior hierárquico imediato e enviar o documento digitalizado para a Gepes jurisdicionante.

11.1. Solicitações de candidaturas enviadas após o término do período de inscrições não serão homologadas.

12. Findo o prazo de inscrição, as Comissões Eleitorais de cada UF farão a verificação das candidaturas.

(3)

13. Em 19.6.2013, serão divulgadas as listas preliminares de candidaturas habilitadas por UF.

14. Defesas de candidaturas ou pedidos de impugnação devem ser encaminhados para a Gepes Jurisdicionante do Comitê, até 21.6.2013, às 18h.

15. As Comissões eleitorais analisarão os pedidos apresentados, verificando o atendimento dos requisitos de elegibilidade.

16. Em 27.6.2013, será publicada a relação final das candidaturas concorrentes que atenderam os requisitos de elegibilidade.

17. A Dipes/Dedip poderá, a qualquer tempo, impugnar a candidatura ou a posse de funcionário, caso identifique o não atendimento de um dos requisitos acima

relacionados.

Comissões Eleitorais

18. As Comissões Eleitorais são colegiados que têm como função coordenar o processo eleitoral em sua jurisdição.

19. São constituídas, em cada UF, por um representante: 19.1 da entidade dos funcionários;

19.2 da Gepes jurisdicionante;

19.3 da Superintendência de Varejo ou Governo; 19.4 da Gecoi;

19.5 da rede de apoio da Dinop.

20. O coordenador da Comissão Eleitoral é o representante da Gepes jurisdicionante.

20.1 Durante o processo eleitoral, a coordenação poderá ser delegada a outro funcionário representante da Empresa, a critério do representante da Gepes e mediante delegação formal.

21. Compete à Comissão Eleitoral:

(4)

21.2 apoiar a divulgação institucional do processo eleitoral, na UF;

21.3 ser interlocutora entre os funcionários da UF e a Dipes/Dedip em assuntos relativos ao processo eleitoral;

21.4 solucionar dúvidas relativas ao processo eleitoral, mediante consulta aos normativos e à Dipes/Dedip;

21.5 informar à Dipes/Dedip sobre eventuais atos ou fatos irregulares referentes a qualquer fase do processo eleitoral.

22. A Comissão Eleitoral poderá solicitar a impugnação da candidatura ou da posse do representante dos funcionários de sua jurisdição, mediante consulta formal e

manifestação da Dipes/Dedip.

23. A Comissão Eleitoral dissolve-se com a posse dos representantes dos funcionários eleitos para os Comitês Estaduais para Ética.

Campanha Eleitoral

24. Será facultado aos candidatos habilitados à eleição a realização de campanha eleitoral, a seus custos, no período de 01.7 a 12.7.2013.

25. São de responsabilidade dos candidatos todo o material de campanha e seu respectivo conteúdo, assim como toda e qualquer declaração que veicular no âmbito interno e externo, com relação à campanha eleitoral.

26. Todos os candidatos serão identificados no site institucional da eleição, em seu respectivo estado, com nome, data de posse, dependência de lotação atual.

27. Será facultado aos candidatos o envio de foto de rosto e texto com a

apresentação do(s) motivo(s) de sua candidatura, a partir de 10.6.2013, até 18.6.2013, às 18h.

27.1 O candidato poderá enviar e-mail para a Gepes jurisdicionante do Comitê ao qual concorre, sob o título “Perfil – Matrícula – UF”, com:

27.1.1 foto de rosto com 125 pixels (largura) por 140 pixels (altura), peso de até 30 Kb, formato JPEG. O nome do arquivo deve estar no formato NomeSobrenome_estado; (exemplo: JoãodaSilva_MG);

27.1.2 texto com até 300 caracteres que explique “o(s) motivo(s) de minha candidatura”.

(5)

27.2 Arquivo de foto em formato divergente do estipulado no item 27.1.1 não será publicado.

27.3 A Comissão Eleitoral analisará previamente o texto a ser publicado no âmbito do Banco, cabendo-lhe requerer modificação do material ou vedar a veiculação, em caso de não atendimento das exigências.

27.4 Serão publicados no hotsite, a partir de 01.7.2013 e em ordem alfabética, apenas os perfis dos funcionários que tiverem suas candidaturas homologadas, na forma dos itens 6 a 17 deste Regulamento.

27.4 Para garantir a isonomia de tratamento, caso a quantidade de material recepcionada para compor o perfil dos candidatos no hotsite da eleição seja superior à capacidade de publicação, o material não será divulgado.

28. É vedada a utilização de material de escritório, equipamentos, instalações, ou outros bens do patrimônio do Banco do Brasil, inclusive a marca, para divulgação da campanha, exceto os concedidos na forma deste regulamento, garantida a isonomia de tratamento entre os candidatos.

29. É vedado ao candidato fazer campanha pelos meios, canais ou veículos institucionais não autorizados, sob pena de ser excluído do processo eleitoral.

Votação e Apuração

30. A eleição ocorre de forma direta, com voto facultativo, sendo a base eleitoral constituída pelos funcionários com vínculo empregatício não

encerrado/extinto/totalmente suspenso, na data de 17 de junho de 2013.

30.1 Cada eleitor vota uma única vez em apenas um candidato de seu estado de lotação e poderá fazê-lo em qualquer dependência do país.

31. A votação é efetuada, exclusivamente, por meio do SISBB, pelo seguinte caminho: Pessoal>48.

32. O período de votação inicia-se em 15.7, às 8h, e termina em 19.7, às 18h. 33. A apuração dos votos tem início imediatamente após encerrada a votação, com totalização eletrônica, por meio do sistema desenvolvido pela Ditec.

34. Vencem a eleição, desde que atendidos os requisitos, os dois candidatos que receberem o maior número de votos em cada UF.

(6)

34.1 o candidato mais votado em cada Unidade da Federação e Distrito Federal será empossado como membro titular no respectivo Comitê Estadual para Ética;

34.2 o candidato com a segunda maior votação em cada Unidade da Federação e Distrito Federal será empossado como membro suplente no respectivo Comitê Estadual para Ética.

35. Em caso de empate, é eleito como titular, ou suplente, o candidato que apresentar maior tempo de Banco.

Posse do Representante Eleito

36. A posse dos representantes eleitos dos funcionários ocorrerá no primeiro dia útil de setembro.

Mandato

37. O mandato do representante dos funcionários nos Comitês Estaduais para Ética é de dois anos, vedada a reeleição.

38. A critério do Comitê de Administração da Dipes/Dedip, o mandato dos representantes eleitos poderá ser prorrogado em até um ano.

39. Nas ausências legais e regulamentares do titular, o suplente é convocado a participar das reuniões agendadas no período.

40. Constituem impedimentos para a posse e para o exercício do mandato:

40.1 mudança de lotação ou localização do representante eleito, quando esta resultar na mudança de UF;

40.1.1 o representante não pode ser removido da UF para qual foi eleito durante a vigência do mandato, salvo em comum acordo entre ele e o Banco;

40.2 a existência em nome do representante eleito de anotação impeditiva no cadastro de ocorrências disciplinares (ODI). Códigos “DF” e “T”;

40.3 Estudo de Caso de Ouvidoria considerado procedente;

(7)

40.5 Suspensão do contrato de trabalho (licença interesse);

40.6 participação no Programa de Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, na modalidade pesquisador.

41. O Comitê Superior Para Ética decidirá sobre a destituição dos membros eleitos em virtude de conduta incompatível com a função, devidamente comprovada.

Vacância do representante eleito

42. Ocorre pelo não atendimento de qualquer dos requisitos estabelecidos para exercício do mandato.

43. Será destituído do mandato o representante eleito que se ausentar de duas reuniões consecutivas.

44. Em caso de vacância, tomará posse o candidato seguinte mais votado, considerada a ordem decrescente do número de votos, desde que este atenda aos requisitos para posse, e assim sucessivamente.

Garantias dos representantes dos funcionários

45. O representante eleito pelos funcionários e o seu suplente não poderão ser transferidos de UF, exceto por seu interesse, o que implica renúncia ao mandato. 46. O representante dos funcionários e seu suplente não podem ser demitidos, salvo por justa causa decorrente de ação disciplinar, conduzida na forma da [IN: 383-1] - Controle Disciplinar, a partir da sua posse até um ano após o final de seu mandato. 47. Resultam na perda das garantias do exercício da representação:

47.1 A destituição ou a renúncia pelo representante eleito;

47.2 A existência de quaisquer dos impedimentos para o exercício do mandato.

Referências

Documentos relacionados

Yazigi (2009),traz que a longevidade é o fator de avaliação mais importante dos impermeabilizantes. Para tempo de vida útil inferior a 25 anos atribui-se valor

Data foi criada para que a população pudesse refletir acerca de temas como fome, segurança alimentar e alimentação saudável..

Ligado (marca de verificação) ou desligado (sem marca de verificação); X-PAND, temperaturas, pressão, tanques, tensões, combustível, ECO, cruzeiro, navegação, registro de

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

No experimento 1 houve comparação de: (1) compactação adicional com máquina de 9 Mg, em dezembro de 2002, sobre residual de compactação aplicada por quatro passadas de máquina de

Dakle svi otoci i kopno od narecene Lini- je prema Zapadu i Jugu a koji nisu u vlasnistvu bilo kojeg krscanskog princa ili kralja do ove godine 1493.. po

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início