• Nenhum resultado encontrado

Lição. I Reis 17:7-16 Na lição de hoje, as crianças vão aprender sobre uma viúva pobre que repartiu o pouco de comida que

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição. I Reis 17:7-16 Na lição de hoje, as crianças vão aprender sobre uma viúva pobre que repartiu o pouco de comida que"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

4 - 6 Anos

FRUTOS-1 – Descoberta

Lição

11

I Reis 17:7-16

Na lição de hoje, as crianças vão apren-der sobre uma viúva pobre que repartiu o pouco de comida que ela tinha com o profeta Elias. As crianças vão aprender que Deus quer que repartamos o que temos com outras pessoas, quer tenhamos muito ou pouco. As crianças vão ouvir que Deus amparou a viúva e Ele nos ampara também.

Versículo Bíblico "Sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir". I Timóteo 6:18 (NVI)

Objetivos

O QUE? (GG):As crianças ouvirão a história da viúva pobre que repartiu a sua comida com o profeta Elias, e para quem Deus providenciou óleo e farinha.

E ENTÃO? (GG):As crianças aprenderão que Deus providencia aquilo que

precisamos e Ele quer que

compartilhemos isso com outras pessoas. E AGORA? (PG):As crianças participarão de uma atividade para ajudá-las a entender como elas podem compartilhar com outras pessoas.

Formação Espiritual Generosidade e Doação Crescimento e Mutualidade

Pessoal Necessário Comunicador, Rei Acabe, Elias e a Viúva. Material Necessário Uma Moeda;  Lápis;  Números;  Um punhado de farinha;  Um vidro de Óleo;  Uma bacia limpa;  Pedaço de Pão;  Uma caixa;  Roupas de época;

 Cartões com o roteiro para os atores;  CD Player;

 Opcional: Luva de borracha; a história de Elias em vídeo (opcional, não incluso no currículo); Fantoches e teatro de fantoches caso utilize o método de teatro de bonecos. Preparar Antecipadamente • Determine quais as músicas que você

vai usar, e prepare-se para conduzi-las ou ensiná-las;

• Chame o pessoal necessário; • Tire cópias do roteiro, prepare os

cartões com o roteiro dos atores e ensaie a parte de ensino. Para preparar os cartões de roteiro dos atores, copie o roteiro da história e coloque-os em uma cartolina mais grossa, ou destaque com caneta o que cada ator deve fazer. CONCEITO CHAVE Deus é o nosso provedor e nós podemos com-partilhar o que temos com os outros, quer tenhamos muito ou pouco.

(2)

• Leve em consideração o uso da história de Elias em vídeo como uma Segunda forma de contar essa história;

• Junte as roupas de época. Utilize itens simples que você tenha a mão. Como sugestão utilize pedaços de pano ver-melho ou roxo e uma coroa feita de papelão para o Rei Acabe, uma camisa marrom para Elias e uma estola colorida para a viúva. Coloque as roupas em um cesto fechado para que as crianças não vejam até que os atores retirem do cesto. • Copie as histórias numeradas da Lição

11 que estão no Pacote de Figuras do Grande Grupo. (o pacote de figuras está incluso no CD do currículo). Atrás de cada

número, escreva o método de ensino correspondente que você vai usar. Se o seu primeiro método é o de contar a história, escreva a palavra "Contador de história" atrás do cartão de história número 1. Pendure as histórias numeradas na área de ensino para que o comunicador possa fazer referência a elas durante a programação.

• Junte os materiais necessários e prepare a área de ensino. Considere colocar cortinas como pano de fundo na sua área de ensino.

[quando as crianças estiverem chegando, coloque a música de transição].

Comunicador: Quantos de vocês sabem que Deus é o nosso provedor – Que Ele nos dá o que precisamos? (as crianças levantam os braços). Todos temos um lugar para morar, comida na geladeira, uma família e amigos. Quantos de vocês sabem que Deus gosta quando compartilhamos o que temos? (as crianças levantam os braços). Eu tenho certeza que todos vocês compartilham o que tem. É fácil dar quando temos muito. Se eu tivesse muito dinheiro, seria muito fácil dar uma parte, não era? Mas o que aconteceria se eu tivesse apenas uma moedinha? [levante a moeda]. Seria fácil compartilhar se eu só tivesse essa moeda? (não). Se eu tivesse o dia todo para brincar, seria difícil ajudar a mamãe em casa nas tarefas domésticas por dez minu-tos? (não). Como seria então se você só tivesse 15 minutos para brincar? Você ainda ajudaria a mamãe nas tarefas domésticas durante 10 minutos? (não). Se eu tivesse um estojo com 64 tipos de lápis de cor, seria fácil desenhar algo bonito para o amigo que está doente? (sim). Mas como seria se eu só tivesse um lápis [levante o lápis]? Ainda seria fácil

desenhar uma figura bonita? (não). A história de hoje nos faz lembrar que DEUS É O NOSSO PROVEDOR E NÓS PODEMOS COMPARTILHAR O QUE TEMOS COM OS OUTROS, QUER TENHAMOS MUITO OU POUCO.

A história que nós vamos contar hoje é sobre uma viúva. Uma viúva é uma mulher cujo marido morreu. A viúva da nossa história tinha um filho pequeno e eles tinham muito pouco para se alimentar, pois não chovia há muito tempo, e por isso não foi possível colher nenhuma comida da plantação, não havendo quase nada para se comer.

Tudo o que a viúva e o seu filho tinham para comer era o pão que a viúva preparava – contudo a farinha já estava chegando ao fim. Nos tempos da Bíblia, eram as pessoas que preparavam o seu próprio pão. Eles usavam óleo de um vaso e farinha que ficava num saco. [levante a farinha e o óleo para que as crianças possam ver. Quando você estiver dizendo as próximas linhas, coloque um pouco de farinha e óleo dentro de uma bacia limpa e misture, para que as crianças possam saber o que você está dizendo. Talvez você deseje usar uma luva de borracha quando estiver misturando a farinha e o óleo]. Eles juntavam o

Pré-Ensino

(3)

óleo e a farinha e cozinhavam até que o pão ficasse pronto. [levante o pedaço de pão]. Se esse fosse o seu último pedaço de pão, e você estivesse com muita fome, você acha que seria fácil compartilhá-lo? (não).

Nós vamos contar a história dessa viúva de quatro maneiras diferente hoje. [aponte para as histórias numeradas]. Esses números que estão pendurados vão nos dizer como nós vamos contar essa história. Eu vou convidar os nos-sos atores para virem até o palco, então vamos recebê-los com uma salva de palmas. [os atores sobem até o palco]. Cada uma vai escolher uma roupa [os atores abrem o cesto de roupas e tiram as suas respectivas roupas], enquanto eles fazem isso, eu vou pegar a

história número 1 para ver a primeira forma de contar esse história. [pegue a história número 1 que está pendurada e diga para as crianças o primeiro método que a história vai ser contada. Após isso entregue a história para os atores]. Eu vou dar para cada um dos atores algumas linhas e deixar que eles ensaiem para contar a história. [os atores vão para trás do palco e fingem que estão ensaiando]. Nós vamos encenar essa história e ver se vocês entenderam o que significa quando nós dizemos que DEUS É O NOSSO PROVEDOR E NÓS PODEMOS COMPARTILHAR O QUE TEMOS COM OS OUTROS, QUER TENHAMOS MUITO OU POUCO.

Notas para o Comunicador O ensino dessa lição envolve o uso de métodos múltiplos para contar uma história e com isso desafiar as crianças a pensarem sobre as diferentes formas que elas podem compartilhar com as outras. Entre os diferentes métodos estão contar histórias, Marionetes, participação da Platéia, Ópera, Poesia e Vídeo. Veja os roteiros a seguir e determine quais os quatro melhores métodos para você e para a sua equipe. O "roteiro de história" pode ser usado para os méto-dos de Contar história, Marionetes, Participação da Platéia e Ópera. O "roteiro de poema" pode ser lido por um professor ou por um dos atores como um outro método de contar a história. O "roteiro de respostas" é usado após contar cada uma das histórias e vai ilus-trar para as crianças como elas podem dar o seu dinheiro, tempo e talento para os outros e fazer Deus ficar alegre – mesmo que o que elas têm para dar não seja muito.

Participação da Platéia: As linhas sublinhadas no roteiro da história são para que a platéia participe e ajudará os atores se lembrarem de esperar pelas

respostas das crianças. Antes de começar a contar histórias com esse método, divida as crianças em quatro grupos e lembre a cada grupo para ficar atento à sua pista. Quando for pronunciado o nome do "Rei Acabe", as crianças fazem, "Rrrrr (com

raiva)". Quando for pronunciado o nome de "Deus", as crianças fazem, "Iêêê (com alegria)". Quando for pronunciado o nome de "Elias", as crianças fazem, "Woo-hoo (vibrando)". Quando for pro-nunciado o nome "Viúva", as crianças fazem, "Ooooh" como se estivessem com fome. Treine cada resposta algumas vezes com as crianças, certificando-se de que elas estão prontas para começar a história. Ópera: Quando estiver contando a história, os atores devem cantar o seu texto de uma forma muito dramática.

Comunicador: O Rei de Israel era o Rei Acabe. Ele não obedecia a Deus.

Acabe: [entra em cena]. Eu faço tudo o que eu quero.

Ensino

(15 minutos)

DICA DE ENSINO

Cada ator talvez queira destacar

a sua fala no texto com uma

caneta marca texto, para que possa destacá-la

facilmente daquela dos

(4)

Comunicador: Deus não estava nada satisfeito com isso, então Ele enviou Seu amigo Elias para dar ao Rei Acabe algumas notícias muito importantes.

Elias: [caminha até Acabe]. Rei Acabe, porque tu não obedeces a Deus, não choverá no teu país por alguns anos.

Acabe: [coloca o dedo no nariz de Elias]. Eu não gosto de você.

Comunicador: Então Deus disse que Elias devia se esconder do Rei Acabe, bem longe, próximo do riacho de Querite. [Elias caminha até o outro lado do palco]. Elias bebeu da água do riacho [Elias finge que bebe do riacho e pega a comida de um pássaro que voa] e comeu dos frutos que os pássaros lhe traziam. [Elias sorri]. Mas deixou de chover e o riacho secou. Elias: [olha triste para o céu, como se estivesse orando]. Deus o que eu faço agora?

Comunicador: Deus mandou que ele fosse para a cidade e disse para ele procurar uma viúva. [A viúva entra no palco com um punhado de farinha, azeite, uma bacia e um pedaço de pão. Ela finge que está fazendo pão; Elias caminha até onde ela

está.] Deus já havia dito à viúva que Elias viria e que ela lhe daria comida.

Elias: Senhora viúva, com licença. Você pode-ria me trazer um pouco de água para beber? Poderia me trazer também um pouco de pão? Viúva: Eu só tenho um punhado de farinha e óleo para fazer a última refeição para mim e para meu filho comermos. Então não teremos mais nada para comer e morreremos de fome. [Pausa] Porém, eu obedecerei a Deus e prepararei para você esse último pão. Elias: Não temas. Prepare o pão para eu comer. Então faça uma refeição para você e para seu filho. Confie em Deus pois Ele me disse, “O punhado de farinha e o óleo não se acabarão até que chova novamente.”

Comunicador: E foi exatamente o que acon-teceu. A viúva obedeceu a Deus e deu o seu último pedaço de pão para Elias. [a viúva entrega um pedaço de pão para Elias, então olha para a farinha e para o óleo e sorri, vendo que eles ainda não acabaram]. E nem a farinha nem o óleo se acabaram até que chovesse novamente e houvesse comida novamente.

Na terra de Israel vivia um homem. Ele dizia tudo o que Deus lhe ordenava. Quem ocupava o trono naquela época era um rei que era mau.

Ele não obedecia a Deus, o seu nome era Acabe. Deus disse para Elias ir falar com ele.

E lhe dizer que ele tinha de pagar por seus peca-dos.

Pois nos próximos anos não haveria chuva. Então não haveria de onde tirar comida. Elias deixou a cidade e se escondeu próximo de um riacho.

Onde ele bebia água e então não morreria.

As aves lhe traziam comida a cada dia. Dessa forma Elias poderia viver fora da cidade. Então o córrego secou e Elias se mudou. Deus o enviou para uma viúva que ficava próxima da cidade.

Deus disse para a viúva dar pão para Elias. Ela obedeceu a Deus mesmo podendo morrer de fome.

Ela preparou pão para ele do óleo e da farinha. “Eles não se acabarão”, disse Elias para viuvinha. E nunca acabaram, nunca nem se estragaram. Sem o óleo e a farinha, ela nunca ficou.

Roteiro da História

(5)

Roteiro das Respostas

Os mesmos atores que fazem o papel do Rei

Acabe, Elias e da viúva, fazem o papel dos atores 1-3. Determine antes quem vai ser o ator 1, 2 e o 3.

[APÓS A 1ª HISTÓRIA].

Comunicador: [para os atores]. Vocês sabem porque nós estamos contando essa história bíblica? A viúva repartiu o seu último pedaço de pão porque ela sabia que Deus era o seu provedor. Vocês entendem o que vocês podem aprender com essa história?

Ator 1: Humm. Não sei.

Ator 2: Não, eu não estou bem certo sobre o que eu devo aprender com essa história.

Ator 3: Não, eu não entendi.

Comunicador: [para os atores]. Muito bem. Vamos contar a história novamente e ver se nós conseguimos descobrir o que poderemos aprender com ela. [pegue a 2ª história e abra-a para revelar o segundo método de contar a história que você vai usar. Diga para as crianças qual vai ser o método. Os atores vão para trás do palco fingindo que estão se preparando novamente]. Enquanto vocês ouvem a história, vejam se vocês conseguem enten-der o que significa quando dizemos,DEUS É O NOSSO PROVEDOR E NÓS

PODEMOS COMPARTILHAR O QUE TEMOS COM OS OUTROS, QUER TENHAMOS MUITO OU POUCO.

[APÓS A 2ª HISTÓRIA].

Comunicador: [para os atores]. Vocês sabem porque nós estamos contando essa história bíblica? A viúva repartiu o seu último pedaço de pão porque ela sabia que Deus era o seu provedor. Vocês entendem o que vocês podem aprender com essa história?

Ator 1: Eu entendi! A viúva usou o dinheiro dela para comprar farinha e azeite para fazer o pão que ela compartilhou. Eu posso usar o meu dinheiro para repartir com as pessoas, mesmo que não seja muito. Eu posso comprar comida para pessoas que estão com fome, mesmo que seja apenas uma banana. Não é muito, mas Deus fica feliz com isso.

Comunicador: Isso fará Deus ficar muito feliz! E vocês, [Ator 2] e [Ator 3]? Alguma coisa mais que vocês aprenderam com essa história?

Ator 2: Hum. Não, eu não estou bem certo sobre o que eu devo aprender com essa história.

Ator 3: Não, eu não entendi.

Comunicador: [para os atores]. Muito bem. Vamos contar a história novamente de outra forma e ver se nós conseguimos descobrir o que poderemos aprender com ela. [pegue a 3ª história e abra-a para revelar o terceiro método de contar a história que você vai usar. Diga para as crianças qual vai ser o método. Os atores vão para trás do palco fingindo que estão se preparando novamente].

(6)

Roteiro de Respostas

[APÓS A 3ª HISTÓRIA].

Comunicador: [para os atores]. Vocês sabem porque nós estamos contando essa história bíblica? A viúva repartiu o seu último pedaço de pão porque ela sabia que Deus era o seu provedor. [Ator 1], você entendeu que pode repartir o seu dinheiro com alguém que não tem. E você, [Ator 2], você aprendeu o que com essa lição? Ator 2: Eu entendi! A viúva usou o tempo dela para preparar o pão que ela compar-tilhou. Eu posso usar o meu tempo para repartir com as pessoas, mesmo que não seja muito. Eu tenho tempo para apanhar as folhas do jardim do meu vizinho. Ela já é velha e não pode fazer isso. Não é muito, mas Deus ficará feliz com isso.

Comunicador: Isso fará Deus ficar muito feliz! E você, [Ator 3]? Alguma coisa mais que você aprendeu com essa história? Ator 3: Hum. Não, eu ainda não entendi bem.

Comunicador: [para os atores]. Muito bem. Vamos contar a história novamente de outra forma e ver se nós conseguimos aju-dar ao [Ator 3] entender. [pegue a 4ª história e abra-a para revelar o quarto método de contar a história que você vai usar. Diga para as crianças qual vai ser o método. Os atores vão para trás do palco fingindo que estão se preparando nova-mente].

[APÓS A 4ª HISTÓRIA]

Comunicador: [para os atores] Vocês sabem porque nós estamos contando essa história bíblica? A viúva repartiu o seu último pedaço de pão porque ela sabia que Deus era o seu provedor. [Ator 1], você entendeu que pode repartir o seu dinheiro com alguém que não tem. E [Ator 2], você aprendeu que pode repartir o seu tempo com alguém. E você, [Ator 3]?

Ator 3: Eu entendi! A viúva sabia preparar bem o pão que ela compartilhou. Eu posso fazer alguma coisa em que eu sou bom e repartir com as pessoas, mesmo que não seja muito. Eu sou bom em fazer cartões postais, então eu posso fazer um para o meu amigo que está doente. Não é muito, mas Deus ficará feliz com isso. Comunicador: Isso fará Deus ficar muito feliz! Parabéns a todos. [para as crianças]. Vamos dar uma salva de palmas para os nossos atores. [bata palmas com as crianças enquanto os atores se retiram].

(7)

Pós-Ensino

(5 minutos) Comunicador: Você entenderam? Deus

quer que nós compartilhemos com as pes-soas quer tenhamos muito ou pouco. Há três coisas que você pode compartilhar com os outros, o seu dinheiro, o seu tempo e o seu talento. Você sempre tem algo a compartilhar. Mesmo que você compartilhe um pouco do seu dinheiro, você estará ajudando a alguém e Deus ficará feliz. Mesmo que você compartilhe um pouco do seu tempo, você estará aju-dando a alguém e Deus ficará feliz. Mesmo que você compartilhe um pouco do seu talento, você estará ajudando a alguém e Deus ficará feliz. Vocês enten-deram? (sim!).

O nosso versículo bíblico de hoje nos ajuda a lembrar queDEUS É O NOSSO PROVEDOR E NÓS PODEMOS COMPAR-TILHAR O QUE TEMOS COM OS OU-TROS, QUER TENHAMOS MUITO OU

POUCO. Esse versículo está escrito em I Timóteo 6:18 e diz: "Sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repar-tir". I Timóteo 6:18

No seu pequeno grupo de hoje, vocês terão a oportunidade de pensar sobre for-mas de compartilhar com os outros e fazer Deus feliz. Antes de vocês irem para os seus grupos, vamos orar juntos. Repitam comigo.

Oração Querido Deus,

Obrigado por tomar conta de mim. Ajude-me a lembrar de compartilhar com outras pessoas, quer eu tenha muito ou pouco. Amém.

[despeça para os Pequenos Grupos. Coloque música enquanto as crianças saem].

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os elementos: temperatura do ar, umidade relativa do ar e temperatura da superfície do solo, e aplicar o Índice de Calor

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política